na última semana, mais de 50 equipamentos foram danificados no Centro Histórico


Os atos de vandalismo praticados contra os equipamentos públicos têm se tornado cada vez mais frequentes em Petrópolis. Nos últimos 10 meses, a Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep já repôs mais de 1.200 equipamentos, entre coletoras de lixo e lixeiras (containers), além de substituir mais de 80 bancos, que foram quebrados, furtados, queimados ou deteriorados no município, causando prejuízos aos cofres públicos e transtornos à população.

No Centro Histórico, local que concentra o maior número de incidências registradas, somente esta semana, mais de 50 equipamentos foram destruídos por atos de vandalismo.

Esse ano, a Comdep já realizou a troca de mais de 600 coletoras de lixo em todo município. Vele destacar que muitos equipamentos foram destruídos e levados pelos temporais do início do ano.

Além das coletoras, desde o inicio do ano, a Comdep também substituiu e instalou mais de 600 containers de lixo no município.

“Esses equipamentos passam por constantes manutenções e estamos sempre atentos para realizar a instalação de novos ou repor aqueles que infelizmente foram alvos de vândalos. Já acionamos a Guarda Municipal e a Polícia Militar, que estão monitorando os atos de vandalismo”, ressalta o Prefeito Rubens Bomtempo.

O prefeito ainda destaca que o lixo jogado nas ruas, em consequência dos equipamentos danificados, podem ocasionar sérios problemas para a cidade. “O lixo acaba sendo descartado de forma irregular e sendo arrastado para os córregos, causando o entupimento de bueiros, bocas de lobo e provocando alagamentos”, explica.

O presidente da Comdep, Cedenyr Vieira ressalta que a limpeza da cidade precisa ser enfrentada como uma responsabilidade compartilhada, evitando jogar o lixo no chão e denunciando os vândalos. “A gestão pública tem se dedicado em oferecer um serviço de qualidade. Toda a semana fazemos a vistoria, a manutenção e substituição de coletoras e lixeiras destruídas”, destacou. O presidente da Companhia ainda enfatizou a importância do cidadão guardar o resíduo, até encontrar a próxima coletora de lixo.

A população pode contribuir apresentando as denúncias sobre atos de vandalismo e irregularidades pelo telefone da Comdep: (24) 2292-9500.


A partir desta segunda-feira (21) bebês de seis meses a dois anos 11 meses e 29 dias com comorbidades começam a receber a primeira dose da vacina contra a covid-19. O anúncio foi feito pelo prefeito Rubens Bomtempo, durante reunião do Comitê Cientifico, na manhã desta quinta-feira (17). O atendimento desse público será feito mediante agendamento em uma das sete salas de imunização do município e precisa ser feito através dos telefones: (24) 2233-2674 ou pelo whatsapp: (24) 99220-2104.

A previsão é de que 41 frascos, o que representa 410 doses, sejam entregues ainda nesta sexta-feira (18). Para receber o imunizante, pais e responsáveis precisam comprovar a comorbidade da criança. As informações serão solicitadas pela equipe da Divisão de Imunização no momento dos agendamentos e os comprovantes apresentados no momento da aplicação da vacina. O novo público receberá três doses. Porém, será necessário realizar um intervalo de quatro semanas da primeira para a segunda dose e de oito semanas para o reforço.

“Essa é uma grande notícia que, com certeza, era muito esperada pelas famílias desse novo público, principalmente nesse momento de circulação de uma nova cepa. Acreditamos na ciência, as vacinas são seguras e todas as crianças precisam ser levadas aos postos o quanto antes para garantir a proteção”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Além das vacinas Pfizer Baby, o município vai receber ainda 4.002 doses da Pfizer adulto e outras 700 doses pediátricas, destinadas a crianças de três a onze anos. “Era uma grande preocupação, principalmente porque hoje (17), já houve a falta do imunizante para o público adulto em um dos nossos postos. As equipes da Divisão de Imunização se empenharam e conseguiram garantir a entrega de mais esse lote para o atendimento da nossa população”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

No entanto, ainda existem duvidas sobre a chegada de novas remessas do imunizante Coronavac. “Os estoques da Central Municipal de Rede de Frio, de onde são distribuídos os imunizantes, estão zerados. Atualmente, temos apenas aqueles que já estão disponíveis nas salas de vacina. Temos cobrado ao Estado, porém, ainda não existe nenhuma previsão de entrega. A Secretaria de Estado de Saúde depende do Ministério da Saúde e nós dependemos do Estado”, explica Curvelo.

O Comitê Científico determinou o retorno do uso de máscaras em ambientes escolares e no transporte público e escolar devido ao aumento de casos de covid-19, durante reunião realizada nesta quinta-feira (17), na Fiocruz. A determinação se baseou nos quadros epidemiológicos do município e no crescimento do número de casos relacionados a síndromes respiratórias agudas graves.

O uso do EPI por pessoas com síndromes gripais, imunossuprimidas ou com comorbidades continua obrigatório, assim como em ambientes hospitalares, clínicos, ambulatoriais e laboratoriais e se aplica a funcionários, pacientes e acompanhantes. A recomendação, no entanto, é de utilização das máscaras em qualquer ambiente fechado. “Porém, além de seguir os outros protocolos como uso de álcool em gel, a principal recomendação para garantir a proteção de todos é a vacina. Neste momento, temos 18 pessoas internadas, três delas em leitos de UTI. Porém, a maioria desses pacientes está com o esquema vacinal incompleto”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

Além de monitorar o andamento dos casos na cidade, a Prefeitura está acompanhando a evolução da doença em outros países e já percebeu que, ao contrário de cepas anteriores, esta afeta inclusive as crianças. “Por isso pais e responsáveis devem procurar os postos e atualizar o ciclo vacinal das crianças. A previsão é de recebermos 410 doses da Pfizer Baby, destinada a bebês de seis anos a menores de três anos com comorbidades ainda nesta sexta-feira (18)”, complementa Rubens Bomtempo.

“O cenário epidemiológico atual exige medidas eficazes para garantir que os números de contaminação voltem a cair. Estamos acompanhando a situação e uma nova avaliação será feita”, disse o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, acrescentando que a vacina é a principal forma de prevenção. “O esquema vacinal precisa estar completo, com as quatro doses, para garantir a imunização”, frisou. O decreto com os novos protocolos contra a covid-19 será publicado no Diário Oficial (D.O.).

Comparando com outros municípios, segundo o infectologista e presidente do Comitê Cientifico Marcus Liserre, a cobertura vacinal em Petrópolis é considerada boa, mas a adesão da população é essencial. “Não temos visto a forma grave da doença em pessoas vacinadas, por isso a importância da vacinação e ter o esquema vacinal completo. Este ano levamos a vacina para as escolas e as equipes da secretaria participaram de várias ações para aumentar a cobertura vacinal da população”, ressaltou o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

A Prefeitura entrou no segundo dia (17) do programa Concilia Petrópolis com uma novidade: o lado par da Avenida Koeler está liberado para o estacionamento do carro do contribuinte que for ao programa.

A via já está toda sinalizada nesse sentido: “Área de estacionamento exclusiva para o atendimento do programa Concilia”. Assim, o contribuinte tem mais uma facilidade para comparecer ao programa, quitar suas dívidas com o município e ficar em dia com suas obrigações.

“Estamos garantindo todas as facilidades possíveis para o contribuinte participar do programa. O estacionamento liberado e gratuito ao longo da Avenida Koeler, espaços Kids para as crianças, cadeiras, tendas, um sistema de senhas, 18 guichês no Centro, 8 guichês em Itaipava, uma ambulância no pátio da Prefeitura caso alguém tenha algum problema. Ninguém vai esperar muito tempo para ser atendido. E nesse curto tempo de espera, a pessoa vai ser sentada, confortável, tratada com muito respeito”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Até o dia 20 de dezembro, de segunda-feira a sábado, o contribuinte poderá quitar suas dívidas com o município. Dívidas de IPTU, ISS, ITBI e outros impostos e taxas municipais. Dependendo do número de parcelas, os descontos de juros e multas podem chegar até a 100% (no caso do pagamento em cota única).

Serviço

Quando

• Até o dia 20/12

Horários

• De segunda a sexta-feira, das 12h às 19h
• Aos sábados, das 8h30 às 13h

Onde

• Centro: Casa dos Conselhos Municipais Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, 260, na sede da Prefeitura)
• Itaipava: Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (na entrada do parque, na Subsecretaria de Fazenda)