Os 58º Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) serão abertos nesta quinta-feira (3), com competições de futsal masculino e feminino, no Serrano Futebol Clube. Serão dez partidas disputadas por 20 escolas públicas e privadas da cidade, na categoria de 18 anos. O primeiro jogo está marcado para às 11h.

“Qualquer modalidade esportiva é uma ferramenta educacional eficiente para jovens e crianças, que precisam estar inseridos e serem incentivados a pratica de atividades físicas. Os Jeups já são tradicionais na cidade e totalmente voltados para os esportes estudantis do município”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Este ano, 27 escolas municipais, estaduais, federais e particulares se inscreveram e participam de jogos coletivos e individuais nas modalidades futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo, xadrez, crossfit serra e tênis de mesa. “Para este ano, a grande novidade será o levantamento de peso olímpico. As competições se estendem por todo o mês de novembro”, destaca o secretário de Esportes, Rafael Simão.

Para o gerente da Secretaria de Esportes, André Fernandes, a realização dos Jeups é uma demonstração de como as escolas utilizam as atividades esportivas para contribuir com desenvolvimento humano e social dos jovens. “Além disso, eles têm a oportunidade de vivenciar os jogos e aprender a competir dentro das regras de cada esporte, demonstrando respeito, ética. Também são estimulados a cuidar da saúde e a conhecer e a socializarem com estudantes das mais diversas instituições”, disse.

Os jogos acontecerão nas quadras do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Caxambu, Serrano Futebol Clube, Escola São Tomás de Aquino, 32º Batalhão de Infantaria Leve e Casa da Educação Visconde de Mauá.

Prefeitura foi às comunidades intensificar apelo para estimular imunização

A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite deu um salto de 21,96% durante a intensificação realizada pela Prefeitura entre os dias 24 e 27 de outubro. No período, a cobertura vacinal - que estava em 35,41% no último dia 18 - subiu para 57,37% do público alvo, ou seja, crianças de um a menores de cinco anos. Durante toda a mobilização, 8.258 doses foram aplicadas.

A campanha municipal envolveu mais de 30 postos, além dos Centros de Saúde Coletiva e do Itamarati, escolas e associações de moradores. O imunizante continuará disponível nas 13 salas de imunização da cidade. “É essencial a conscientização de toda a população sobre a importância da vacinação, não só contra a Poliomielite, que causa a paralisia infantil, mas de todos os imunizantes que constam do Calendário Nacional. As vacinas são extremamente seguras, protegem nossas crianças e salvam vidas”, frisa o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com o secretário de Saúde, Marcus Curvelo, embora a campanha tenha encerrado, a Prefeitura pretende realizar novas ações para garantir que o imunizante alcance todo o público vacinável. “Como dependemos do envio de novas doses pela Secretaria de Estado de Saúde, precisamos aguardar para saber o montante que vamos receber e, a partir daí, elaborar novas mobilizações. A Prefeitura está fazendo a sua parte, mas é fundamental que pais e responsáveis se conscientizem e levem suas crianças até os postos, pois elas vão continuar disponíveis nas 13 salas tradicionais”, disse Curvelo.

Salas de vacinação e horários:

CENTRO DE SAÚDE COLETIVA
- 08h às 16h30 terças e quintas e de 8h30 às 19h30 segunda, quarta e sexta.
PSF ALTO DA SERRA
- 08h30 às 16h30 de segunda-feira a sexta-feira
UBS ALTO INDEPENDENCIA
8h30 às 16h30h de segunda-feira a sexta-feira
UBS MORIN
8h30 às 16h30 de segunda-feira a sexta-feira
UBS QUITANDINHA
8h30 às 19h de segunda-feira a sexta-feira
AMBULATÓRIO ESCOLA
8h30 às 16h30h segunda-feira a sexta-feira
CENTRO DE SAÚDE ITAMARATI
8h30 às 19h30 de segunda-feira a sexta-feira
AMBULATÓRIO HOSPITAL ALCIDES CARNEIRO
8h30 às 16h30 de segunda-feira a sexta-feira
PSF POSSE
8h às 16h de segunda-feira a sexta-feira
UBS MOSELA
8h30 às 19h segunda-feira a sexta-feira
UBS ARARAS
7h30 às 15h30 de segunda-feira a sexta-feira
UBS ITAIPAVA
8h30 às 16h30 às segundas-feiras e sextas-feiras e 8h30 às 19h, às terças-feiras, quarta-feiras e quinta-feiras.
UBS PEDRO DO RIO
8h às 16h de segunda-feira a sexta-feira