05.01.2022 – Boletim Covid-19: epidemiológico e vacinação
Petrópolis terminou a quarta-feira (05) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 0%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 8,70% (duas internações). A rede privada registrou uma internação clínica e nenhuma em terapia intensiva.
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 217.148 testes, dos quais 50.458 tiveram resultados positivos e 166.339 negativos (considerando swab e rápidos).
Desde o início da pandemia, foram 1.571 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.
Mais 1.546 doses de vacinas aplicadas
Também na quarta-feira (05), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 1.546 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.186 doses de reforço, 330 aplicações de segunda dose e 30 de primeira.
No total, a cidade conta com 240.502 vacinados com a primeira dose, 221.946 com a segunda dose e 56.052 com a dose de reforço. A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação.
Na quarta-feira, 326 idosos foram vacinados, sendo dois com a segunda dose e 324 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em 12 pessoas com comorbidades.
Quatro gestantes e duas puérperas foram imunizadas com a segunda dose.
As equipes também aplicaram a primeira dose em 16 adolescentes e a segunda em 155 indivíduos entre 12 e 18 anos. Houve ainda a vacinação de sete trabalhadores da saúde com o reforço.
Por faixa etária, foram 843 adultos vacinados com a dose de reforço, 160 com a segunda dose e 14 com a primeira.
O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/
Prefeitura prorroga prazo para pagamento do IPTU com desconto de 10%
O desconto na cota única vale até o dia 20 de janeiro
A Prefeitura prorrogou o prazo para pagamento do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única com desconto de 10%. Agora, os moradores de Petrópolis terão esse desconto até o dia 20 de janeiro. É uma oportunidade para o morador fazer uma economia em suas despesas, não precisar se preocupar com IPTU até 2023 e ainda ajudar o município a aplicar os recursos em saúde, educação e outras áreas.
O prefeito Rubens Bomtempo assinou o decreto com a prorrogação nesta quarta-feira (5).
“Agora, aquele morador que recebe o seu salário no quinto dia útil terá a oportunidade de ter o desconto de 10%. É um desconto importante, principalmente neste momento econômico difícil vivido pelo país”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Para quem já pagou ou vai pagar o IPTU em cota única até o dia 6, nada muda. Agora, quem já recebeu o carnê e for pagar em cota única a partir do dia 7 deverá descartar o carnê e emitir a segunda via: no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou nos três polos de atendimento criados pela Prefeitura, abertos de segunda a sexta-feira das 9h às 17 horas.
• Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visconde de Mauá, 305, Centro)
• Secretaria de Fazenda (Avenida Koeler, 260, Centro)
• Inpas (Rua Dr. Alencar Lima, 35, sala 101, Centro)
Assistência Social e Saúde promovem reunião sobre busca ativa e atendimento à extrema pobreza
Secretarias realizam trabalho intersetorial para garantir direitos dos que estão em situação de extrema vulnerabilidade social
As Secretarias de Assistência Social e Saúde iniciaram, nesta quarta-feira (5), um trabalho para organizar a busca ativa e atendimento à população em extrema pobreza na cidade. De acordo com o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do governo federal, há 2.410 famílias em situação de extrema pobreza em Petrópolis no ano passado. Destas, 535 famílias não recebiam nenhum benefício.
A Superintendente de Atenção à Família, Claudia Respeita, disse que a Assistência Social está trabalhando desde o ano passado a questão da extrema pobreza, por conta da pandemia. “Fazemos um trabalho com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Educação e de Assistência Social. Como no momento a Educação está em férias, estamos realizando esta reunião para saber como estão os trabalhos, identificar as famílias que estão em situação de extrema pobreza”, declarou.
A Diretora da Atenção Básica em Saúde, Luana Mello, que é responsável pelos 47 postos de saúde da família e das nove Unidades Básicas de Saúde, explicou que os agentes comunitários de saúde estão fazendo um trabalho de busca ativa, com a equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF). “Essa busca consiste em identificar famílias que estão em situação de extrema vulnerabilidade social, de extrema pobreza e no intuito de inserir essas famílias em programas sociais que temos em Petrópolis”, afirmou.
A Assistente Social, Denize Militão, falou sobre como é feita a busca ativa. “Estamos fazendo esse trabalho intersetorial, algumas famílias estão sendo chamadas nos equipamentos, para passarem novamente pelos atendimentos. Elas são famílias identificadas como de extrema pobreza e estão passando por todos os cuidados de todas as secretarias. Estamos diagnosticando quem é, de fato, que está nesta condição ou se o quadro mudou. Se a pessoa conseguiu um emprego, uma renda, se morreu. Assim atualizamos o cadastro direcionando para o benefício correto, caso haja necessidade: Cartão Imperial, cesta básica, encaminhamento para a rede ou encaminhamento de emprego”, disse.
Os profissionais afirmaram que a demanda está muito grande, principalmente com o fim de alguns benefícios, como o auxílio emergencial, que impactou fortemente a economia petropolitana, principalmente essas famílias em questão.
Estiveram presentes assistentes sociais, nutricionistas e psicólogas dos Centros de Referência de Assistência Social, além dos profissionais da saúde ligados ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e Centro de Saúde. De acordo com Claudia, o trabalho consiste em identificar e recadastrar essas famílias para serem incluídas nos benefícios que têm direito. Tanto na política de saúde, como de assistência social, para que minimize essa questão da extrema pobreza em Petrópolis.
Essas ações são para trabalhar a vulnerabilidade dessas famílias, com todas as Secretarias em conjunto. Quem precisar de alguma orientação, basta ir até uma unidade do CRAS. São 9 equipamentos espalhados por todo o município.
Em aviso meteorológico, Defesa Civil informa a previsão de chuva para os próximos dias
Em aviso meteorológico divulgado na tarde desta quarta-feira (5), a Secretaria de Defesa Civil informa a previsão de chuva que pode voltar a ocorrer no município a partir da madrugada desta quinta-feira (6). A instabilidade no tempo é influenciada pela atuação de um canal de umidade sobre a Região Sudeste, que pode provocar chuva fraca a moderada durante a noite.
Para amanhã (6), o dia será com céu nublado a encoberto, com condições de registro de pancada de chuva que pode ganhar intensidade, podendo ser forte, acompanhadas por descargas elétricas. Esta previsão se estende até sexta-feira (7). O boletim desta quarta (5), que pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3vmRgZ2, informa ainda sobre a previsão de rajadas de vento forte. A temperatura pode variar entre 17°C a 26°C.
A Secretaria de Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos avisos e boletins. Em caso de emergência o contato pode ser feito pelo número 199.