Para o fim de semana a previsão é de chuva, que pode começar a partir da tarde e noite desta sexta-feira (28). De acordo com o Boletim Meteorológico da Secretaria de Defesa Civil, hoje e amanhã (29), haverá pancadas de chuva moderada a forte, de forma isolada, podendo vir acompanhada por descargas elétricas e rajadas de vento. Com essa previsão, a Prefeitura designou que as equipes se mantenham de sobreaviso para o atendimento a possíveis ocorrências.

As chuvas previstas para hoje (28) e este sábado (29), têm condições de provocar acumulados significativos, que podem gerar ocorrências como deslizamentos, inundações, alagamentos e queda de galhos e árvores. A mudança no tempo se dá em função da atuação de uma frente fria no oceano, que passa a apresentar instabilidade no município, com aumento gradual da nebulosidade.

As mesmas condições no tempo se estendem para domingo (30), quando a tendência é de predomínio de céu nublado, com pancadas de chuva moderada a forte, principalmente durante a tarde e noite, podendo vir acompanhada por descargas elétricas. Haverá queda na temperatura, que pode variar entre 16°C e 26°C.

A Defesa Civil orienta que a população fique atenta aos alertas emitidos pelos canais de comunicação do órgão. Para o recebimento de SMS em tempo real, basta realizar o cadastramento do CEP de sua residência pelo número 40199. As previsões do Boletim Meteorológico podem ser conferidas pelo link https://bit.ly/3vmRgZ2 e acompanhadas pelo site da Defesa Civil https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/. No mesmo ambiente também é informado o estágio operacional da cidade e publicados os informes da secretaria.

Ao sinal de qualquer instabilidade, os agentes da Defesa Civil devem ser acionados pelo telefone 199.

Nesta quinta-feira (27), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.498 doses da vacina contra a covid-19. Foram 1.786 doses de reforço, 174 aplicações de segunda dose, 535 de primeira e três doses adicionais para imunossuprimidos.

No total, a cidade conta com 244.832 vacinados com a primeira dose, 225.732 com a segunda dose e 86.300 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.279 imunossuprimidos.

Detalhamento dos números de quinta-feira

Na quinta-feira, 380 idosos foram vacinados, sendo dois com a segunda dose e 378 com a dose de reforço. Oito pessoas com comorbidades também receberam a dose de reforço.

As equipes também aplicaram a primeira dose em 17 adolescentes e a segunda dose em 66 indivíduos de 12 a 18 anos. Houve, ainda, a aplicação da primeira dose em 490 crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Saúde também aplicou a segunda dose em três gestantes. Dez trabalhadores da saúde foram vacinados com o reforço e um com a segunda dose.

Por faixa etária, foram 1.390 adultos vacinados com a dose de reforço, 102 com a segunda dose e 28 com a primeira.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

Pessoas assintomáticas que tiveram contato com infectados e queiram fazer o exame para covid-19, precisam agendar o atendimento nos Postos de Saúde da Família (PSFs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs) mais próximas de suas casas. Atualmente, pessoas com sintomas leves e graves estão sendo acolhidas nos postos de testagens montados pela Prefeitura em seis pontos do município.

A Secretaria de Saúde recomenda, no entanto, que ao invés de fazerem a testagem, as pessoas assintomáticas prefiram manter o distanciamento social assim como todos os outros protocolos preconizados, como uso de máscaras e de álcool em gel. Isso porque, por conta da baixa carga viral, os exames desses indivíduos podem trazer falsos negativos, ou seja, ele pode continuar circulando e infectando outras pessoas.

“Mas, além disso, também estaremos garantindo que o estoque de testes seja utilizado apenas para os sintomáticos leves ou graves. Ainda temos exames suficientes, porém, o Estado já informou que não existe previsão de envio de novas remessas”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo.

“Tive sintoma da covid. E agora?”

• Pessoas com sintomas leves podem procurar seis polos de testagem e atendimento: UPAs Centro e Cascatinha, UBS Itaipava, Liceu Carlos Chagas, UBS Quitandinha e Pronto-Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra). Todos estes locais contam com tendas montadas para atender à maior demanda. Lá, o paciente passa por triagem e faz o teste rápido de swab (antígeno). A pessoa é atendida por um médico para avaliação primária, prescrição de medicamento e, caso necessário, atestado de afastamento.

• Pessoas com sintomas graves (como, por exemplo, falta de ar) devem procurar pronto-atendimento nas três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e os Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) da Posse e de Pedro do Rio.

Funcionários da Companhia cuidam do importante ponto de encontro de lazer para petropolitanos e turistas

A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) está promovendo a revitalização dos espaços urbanos no Centro Histórico. Nesta quinta-feira (27.01) as equipes estiveram na Praça da Liberdade, importante ponto de encontro de petropolitanos e referência para turistas e visitantes.

“A Praça da Liberdade é um dos nossos cartões postais. Já faz parte das memórias de muitos petropolitanos e está registrada em muitas fotografias de quem vem nos conhecer”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

O chafariz recebeu pintura; estátuas e bustos passaram por limpeza e manutenção; calçadas foram lavadas; o acervo botânico também recebeu atenção dos servidores com corte de grama e plantio de novas mudas.

“Criamos um cronograma que vai atender diferentes áreas do Centro Histórico. Começamos pelo Bosque do Imperador na semana passada, também recuperamos o Relógio das Flores e nesta semana Praça da Liberdade. Outros pontos receberão nossas equipes nas próximas semanas”, garante Léo França, diretor-presidente da Comdep.

Ipê Amarelo é destaque na Praça da Liberdade

Esta semana o Ipê Amarelo localizado no entorno da Praça da Liberdade floresceu. A árvore garante belos registros e encanta quem passa pelo local. A florada dura aproximadamente 15 dias. O Ipê é árvore símbolo da cidade e tem um dia dedicado a ele no município: 28 de junho.

Sexta, 28 Janeiro 2022 10:38

27.01.22 - Boletim Epidemiológico

Petrópolis terminou a quinta-feira (27) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 68,40%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 50%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 97 pacientes permanecem internados, sendo 66 em leitos clínicos e 31 em leitos de UTI.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 226.212 testes, dos quais 51.927 tiveram resultados positivos e 171.910 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.577 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.