23.01.2022 – Boletim Covid-19: vacinação
Neste domingo (23), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 753 doses da vacina contra a covid-19. Foram 699 doses de reforço, 27 aplicações de segunda dose, 25 de primeira e duas doses adicionais para imunossuprimidos.
No total, a cidade conta com 242.837 vacinados com a primeira dose, 225.071 com a segunda dose e 79.451 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.256 imunossuprimidos.
Detalhamento dos números de domingo
No domingo, 149 idosos foram vacinados, sendo dois com a primeira dose, um com a segunda dose e 146 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em duas pessoas com comorbidades.
As equipes também aplicaram a primeira dose em nove adolescentes e a segunda dose em três indivíduos de 12 a 18 anos.
Por faixa etária, foram 553 adultos vacinados com a dose de reforço, 23 com a segunda dose e 14 com a primeira.
O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade e o cadastro para a vacinação estão disponíveis no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/
21.01.22 - Boletim Epidemiológico
Petrópolis terminou a sexta-feira (21) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 67,53%. Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 35,85%. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, 59 pacientes permanecem internados, sendo 40 em leitos clínicos e 19 em leitos de UTI.
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 221.942 testes, dos quais 50.656 tiveram resultados positivos e 169.592 negativos (considerando swab e rápidos).
Desde o início da pandemia, foram 1.575 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.
Primeiro dia de novo fluxo de atendimento contra covid garante redução das filas nas urgências e emergências
Seis polos de triagem, testagem e primeiro atendimento dividiram a demanda e reorganizaram a rede de saúde em novo pico da pandemia
O primeiro dia do novo fluxo de atendimentos sobre a covid-19 em Petrópolis terminou com melhor distribuição da demanda, que aumentou nas últimas semanas. As equipes da Secretaria de Saúde monitoraram as unidades durante todo o dia e constataram que houve uma acomodação maior: as tendas para o primeiro atendimento de pessoas com sintomas leves, em locais com ventilação, fez com que as unidades de emergência – que atendem pacientes graves e atendimentos não-relacionados à covid – reduzissem a fila de espera. Um exemplo claro disso foi a UPA de Cascatinha, que chegou a ficar vazia na tarde desta sexta (21).
“A demanda por atendimento ainda é muito grande. Há muitas pessoas testando positivo e, por conseqüência, há muitas outras querendo realizar o teste, uma vez que tiveram contato com as infectadas. Isso gera uma pressão sobre todas as unidades de saúde. Por isso, organizamos este fluxo, com tendas em seis pontos, para acolher essas pessoas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Neste monitoramento, o município determinou uma alteração em um dos pontos, que estava com filas maiores devido ao pouco espaço físico: a UBS do Retiro. A unidade continuará atendendo pessoas assintomáticas que tiveram contato com infectados, mas a tenda atendimento de pessoas com sintomas leves será redirecionada para o Liceu Municipal Carlos Chagas, na Avenida Barão do Rio Branco, local central e com mais espaço.
O secretário de Saúde, Marcus Curvelo, adianta que além da mudança na localização no posto do Retiro, não haverá alterações no planejamento. “Hoje percorremos todos os espaços e ficou claro que foram os responsáveis pelo distensionamento dos atendimentos nas unidades de urgência e emergência", frisa Curvelo, reforçando a importância da vacinação, assim como a manutenção de todo o protocolo como uso de máscaras em locais abertos ou fechados, lavar as mãos com água e sabão ou utilizar álcool em gel, além de manter o distanciamento.
O presidente do Sehac, Ricardo Patuléa, responsável pela administração das UPAs acompanhou a vistoria nos polos de testagens. “A ação foi extremamente exitosa, principalmente, no sentido de separar os sintomáticos dos demais atendimentos e diminuir o tensionamento das Unidades de Pronto Atendimento – UPAs que, além da COVID, atendem a outros casos emergenciais”, disse Patuléa.
Os polos de testagem e triagem para o atendimento da covid-19, contam com tendas para atender o público e equipe com enfermagem, médico clínico e pediatra. Estes espaços funcionam nas UPAs do Centro e de Cascatinha; no Pronto-Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra; e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Quitandinha e Itaipava e no pátio do Liceu Carlos Chagas, no Retiro.
Elas são destinadas para quem tem sintomas graves, como, por exemplo, falta de ar. Quem se enquadrar nesta categoria deve procurar atendimento nas três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), o Pronto-Socorro do Alto da Serra e os Serviços de Pronto-Atendimento de Pedro do Rio e da Posse. Pessoas assintomáticas que tiveram contato com infectados pela covid-19 devem procurar o primeiro atendimento na Unidade Básica de Saúde ou Posto de Saúde da Família mais próximo.
“Tive sintoma da covid. E agora?”
• Pessoas assintomáticas que tiveram contatos com infectados devem procurar o Posto de Saúde da Família (PSF) ou a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima;
• Pessoas com sintomas leves podem procurar seis polos de testagem e atendimento: UPAs Centro e Cascatinha, UBS Itaipava, Liceu Carlos Chagas, UBS Quitandinha e Pronto-Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra). Todos estes locais terão tendas montadas para atender à maior demanda. Lá, o paciente passará por triagem e fará o teste rápido de swab (antígeno). A pessoa será atendida por um médico (cada polo terá um clínico e um pediatra) para avaliação primária, prescrição de medicamento e, caso necessário, atestado de afastamento.
• Pessoas com sintomas graves (como, por exemplo, falta de ar) devem procurar pronto-atendimento nas três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e os Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) da Posse e de Pedro do Rio.
Comdep conclui revitalização do Bosque do Imperador
Um dos símbolos da cidade, praça teve bancos revitalizados, corte de grama, limpeza do jardim e chafariz recuperado
O Bosque do Imperador, no Centro, está sendo completamente recuperado pela Prefeitura, por meio da Comdep e da Secretaria do Meio Ambiente. A bomba do chafariz foi recuperada; os bancos, pintados; o parquinho foi reconstruído; e outras ações de manutenção também foram feitas, como a limpeza do jardim e o corte de grama.
O presidente da Comdep, Léo França, ressaltou a importância de fazer a manutenção frequente nas áreas públicas da cidade. “As praças têm muita importância para a população. Com o grande fluxo de pessoas que frequentam e passam diariamente por elas, percebe-se a necessidade de preservação do espaço. Mantendo o local limpo e organizado, todos podem usufruir da melhor forma”, destacou.
Além disso, as praças são as principais responsáveis pela presença de vegetação na cidade, como destacou o secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz. “As árvores auxiliam na manutenção do clima, evitando ilhas de calor, melhorando a qualidade do ar e aumentando a biodiversidade. Esse trabalho de revitalização colabora para deixar a cidade ainda mais bela e promover mais espaços de lazer para todos os moradores e turistas”, afirmou.