Petrópolis terminou a quarta-feira (19) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 57,89% (22 internações). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 52,17% (12 internações). A rede privada registrou 10 internações clínicas e seis de terapia intensiva.

As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 220.539 testes, dos quais 50.572 tiveram resultados positivos e 168.753 negativos (considerando swab e rápidos).

Desde o início da pandemia, foram 1.575 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.

Óbito registrado:

Homem, 63 anos, morador do Morin. Internado no dia 14/01/2022 no HAC. Óbito registrado no dia 16/01/2022 no HAC. Paciente com neoplasia de esôfago.

Mais 2.131 doses de vacinas aplicadas

Também na quarta-feira (19), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.131 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.601 doses de reforço, 184 aplicações de segunda dose, 338 de primeira e oito doses adicionais para imunossuprimidos.

No total, a cidade conta com 241.331 vacinados com a primeira dose, 224.583 com a segunda dose e 74.445 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.246 imunossuprimidos.

Na quarta-feira, 497 idosos foram vacinados, sendo um com a segunda dose e 496 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em oito pessoas com comorbidades.

As equipes também aplicaram a primeira dose em três adolescentes e a segunda dose em 60 indivíduos de 12 a 18 anos. Houve ainda a vacinação de sete trabalhadores da saúde com o reforço e dois com a segunda dose.

A Secretaria de Saúde também fez a aplicação da primeira dose em 64 crianças com comorbidade. Além destas, 267 indivíduos de 5 a 11 anos receberam uma primeira aplicação.

Por faixa etária, foram 1.090 adultos vacinados com a dose de reforço, 122 com a segunda dose e quatro com a primeira.

O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/

Morador pode emitir a segunda via do carnê pelo site ou nos polos de atendimento

O morador de Petrópolis tem mais um dia para pagar o Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) em cota única com 10% de desconto. Essa oportunidade é até o dia 20 de janeiro (quinta-feira). Para isso, é preciso emitir a segunda via do carnê – pela internet (no site da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br) ou nos polos de atendimento montados pela Prefeitura.

Para quem optar pela internet, a segunda via é emitida com um QR Code ao lado do código de barras, permitindo que o contribuinte pague o tributo via Pix. Já para quem preferir não utilizar a internet, a Prefeitura colocou à disposição da população, ao todo, 15 polos de atendimentos espalhados por 12 bairros, nos cinco distritos da cidade.

“É uma oportunidade para o contribuinte ficar em dia com o município, ganhar um desconto de 10% e não precisar se preocupar com o IPTU até 2023”, disse o secretário de Fazenda, Paulo Roberto Patuléa.

Para ganhar o desconto, o contribuinte deverá descartar o carnê que recebeu pelos Correios, já que, nele, a data de vencimento da cota única com desconto de 10% é a antiga (6 de janeiro). Na segunda via, emitida pelo site da Prefeitura ou nos polos de atendimento, o prazo já está atualizado.

Tanto pela internet quanto nos polos de atendimento, o cidadão pode também retirar as guias das parcelas mensais, caso prefira parcelar o pagamento do IPTU ao longo do ano.

Polos de atendimento

Os polos de atendimentos funcionam nos bairros: Alto da Serra, Bingen, Cascatinha, Centro, Corrêas, Estrada da Saudade, Independência, Itaipava, Mosela, Pedro do Rio, Posse e Retiro. O horário de funcionamento é das 9h às 16h, com exceção dos quatro polos do Centro (Secretaria de Fazenda, Inpas, Centro de Cultura e Secretaria de Desenvolvimento Econômico), que funcionam das 9h às 17h. Além desses polos, o contribuinte pode também emitir a segunda via pela internet, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O IPTU pode ser pago em agências bancárias, caixas eletrônicas e casas lotéricas, em todos os bancos (exceto o Bradesco).

Abaixo, os endereços dos 15 polos de atendimento:

• ALTO DA SERRA – E. M. Vereador José Fernandes da Silva (Rua Teresa, 1.781)
• BINGEN – E. M. Johann Noel (Rua Bingen, 843)
• CASCATINHA – CEI André Vanzan (Rua Bernardo Proença, 809)
• CENTRO – Centro de Cultura Raul de Leoni (Praça Visconde de Mauá, 305)
• CENTRO – Centro de Moda da Rua Teresa (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Rua 24 de Maio, 2)
• CENTRO – Inpas (Rua Dr. Alencar Lima, 35, sala 101)
• CENTRO – Secretaria de Fazenda (Avenida Koeler, 260)
• CORRÊAS – E. M. Professor Josemar Contage (Rua Castro Alves, 80)
• ESTRADA DA SAUDADE – E. M. Fábrica do Saber (Estr. Machado Fagundes, 269)
• INDEPENDÊNCIA – Escola Municipal Alto Independência (Rua Leonor Maia, 1.670)
• ITAIPAVA – Polo de Educação (Shopping 2000, Estrada União e Indústria, 11.590, sala 105)
• MOSELA – Escola São Judas Tadeu (Rua Mosela, 1.445)
• PEDRO DO RIO – E. M. Monsenhor João de Deus Rodrigues (Rua Dr. Barros Franco, s/n)
• POSSE – CEI Ângela Maria da Conceição Silva (Estrada União e Indústria, 33.666)
• RETIRO – Liceu Municipal Carlos Chagas Filho (Avenida Barão do Rio Branco, 2.053)

Quinta, 20 Janeiro 2022 10:53

Nota: deslizamento no Ingá

A prefeitura designou agentes da Defesa Civil para a comunidade do Ingá, na Posse, onde um deslocamento de pedras ocorreu por volta das 20h, na noite desta quarta-feira (19). A ocorrência foi registrada próxima a quatro residência. As família se deslocaram para a casa de familiares. Não houve feridos. A área foi isolada e as equipes mantêm monitoramento no local. Tendo em vista a impossibilidade de atuação por conta da invisibilidade no local, outra equipe técnica, com geólogo, retornará pela manhã para nova avaliação.

Secretaria de Obras desenvolve projeto para contenção da encosta

A Prefeitura iniciou, nesta semana, o trabalho de retirada das barreiras da Rua Pedro Elmer, que liga o Itamarati a Cascatinha. A via está com acesso liberado apenas aos moradores desde as fortes chuvas do início do mês, por conta de um deslizamento de terra. Sem a previsão de chuva, equipes da Comdep e da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública conseguiram se dirigir ao local.

Nesta quarta-feira (19), o governo municipal esteve no local, no trecho localizado atrás do Clube Palmeira. Ele também visitou a rua de cima: uma servidão na Spartaco Banal, que fica acima da Rua Pedro Elmer.

“A Rua Pedro Elmer é uma via é estratégica para a fluidez no trânsito, por ser uma ligação alternativa entre Itamarati e Cascatinha, duas regiões que cresceram muito nas últimas décadas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.

Neste primeiro momento, o governo municipal fará um mutirão no local, que precisa de uma série de intervenções. O objetivo é devolver a normalidade à região o quanto antes.

“Estamos providenciando os reparos necessários para liberar a via o mais rápido possível. Mas, devido ao tamanho do problema no local onde houve o deslizamento, será necessária uma obra de grande porte, com muro de contenção e tudo para poder garantir a segurança das pessoas. A Secretaria de Obras já está desenvolvendo um projeto para tentar captar recursos para fazer essa obra o mais rápido possível”, disse o vice-prefeito e secretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiári, Paulo Mustrangi.

A Comdep também já está atuando na limpeza da região. Já foi feita a limpeza da parte de baixo da rua, e agora será feita a limpeza da parte de cima.

“Vamos entrar com a capina, poda, limpeza e depois vamos lavar a rua com a pipa d’água”, disse o presidente da Comdep, Léo França.

O prefeito Rubens Bomtempo destacou a grande quantidade de lixo encontrado na rua de cima.

“Os deslizamentos têm relação direta com a colocação de lixo e entulho nas encostas, e aqui é prova disso. Tem que acabar com isso na nossa cidade. Vamos limpar tudo isso, colocar contêineres. Mas o povo tem que se conscientizar. Não tem outra saída. Temos que nos organizar, chamar associação de moradores, chamar os moradores para esse diálogo. A única saída que existe para nós melhorarmos a nossa cidade é essa. A cidade precisa parar de jogar lixo e entulho nas encostas”, disse Bomtempo.