Com o município em estágio de observação, prefeitura segue atuando nos reparos às áreas afetadas pelas chuvas e mantém equipes de prontidão
Com a redução dos acumulados pluviométricos das últimas 24 horas, a Secretaria de Defesa Civil retornou o município para o estágio operacional de observação, na manhã desta sexta-feira (14). A secretaria também emitiu um novo boletim geológico em que reduz para moderado o risco para deslizamento, visto que desde ontem (13), não há registro de chuva na cidade. Nos últimos oito dias, permaneceu válido o alerta para risco muito alto para escorregamentos de terra, principalmente no primeiro distrito. No período, a Prefeitura atuou de forma integrada, com agentes de todas as áreas de governo, para o atendimento de mais de 400 ocorrências, sendo a maior parte delas por deslizamentos, que somam 234 casos.
Ao todo foram realizadas 68 interdições a imóveis. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, mantém o suporte a 233 pessoas e estuda a melhor forma de atender as famílias com a destinação dos recursos adequados. “O município trabalha para garantir toda a assistência necessária para as pessoas que foram atingidas pelas chuvas intensas dos últimos dias e continua com todo o nosso efetivo atuante para fazer os reparos que ainda são necessários na cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
Além de deslizamentos, a Defesa Civil realizou com o suporte das demais secretarias – de Obras, de Serviços, Segurança e Ordem Pública, da Comdep, da CPTRans e Administração – atendimento a chamados de quedas de árvores e postes, avaliações geológicas e de estruturas de residências e vias públicas, alagamentos e inundações. “Ainda temos previsão de pancadas de chuva para hoje, então continuamos atentos para a possibilidade de novas ocorrências. Pedimos a população que nos acione pelo 199 ao sinal de qualquer instabilidade em suas regiões”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
A previsão para hoje (14) e para os próximos dias é de redução da nebulosidade e elevação gradual da temperatura. Entretanto, com a disponibilidade de umidade poderá haver áreas de instabilidades isoladas. Assim, para hoje e amanhã (15), as condições meteorológicas são de céu nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva, de forma isolada, para os períodos da tarde e noite. A previsão detalhada para a cidade pode ser consultada através do link https://bit.ly/3vmRgZ2.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações dos boletins e alertas que podem ser emitidos. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.
13.01.2022 – Boletim Covid-19: epidemiológico e vacinação
Petrópolis terminou a quinta-feira (13) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 30% (nove internações). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 13,04% (três internações). A rede privada registrou quatro internações clínicas e uma de terapia intensiva.
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 219.282 testes, dos quais 50.517 tiveram resultados positivos e 167.820 negativos (considerando swab e rápidos).
Desde o início da pandemia, foram 1.574 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.
Óbito registrado:
Mulher, 81 anos, moradora do Caxambu. Internada no dia 08/01/2022 no Hospital Unimed. Óbito registrado no dia 09/01/2022 na mesma unidade de saúde. Paciente com doença neurológica crônica, doença cardiovascular crônica e diabetes mellitus.
Mais 2.141 doses de vacinas aplicadas
Também na quinta-feira (13), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.141 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.849 doses de reforço, 284 aplicações de segunda dose e 8 de primeira.
No total, a cidade conta com 240.747 vacinados com a primeira dose, 223.693 com a segunda dose e 66.386 com a dose de reforço (terceira aplicação para o público em geral e quarta para imunossuprimidos). A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.222 imunossuprimidos.
Na quinta-feira, 553 idosos foram vacinados, sendo três com a segunda dose e 550 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em 23 pessoas com comorbidades. Três gestantes receberam a segunda dose.
A Secretaria de Saúde também fez a aplicação da vacina em pacientes crônicos internados em instituições de longa permanência. Neste grupo, quatro pessoas receberam a primeira dose e 11, a segunda.
As equipes também aplicaram a segunda dose em 114 adolescentes. Houve ainda a vacinação de 25 trabalhadores da saúde com o reforço.
Por faixa etária, foram 1.251 adultos vacinados com a dose de reforço, 153 com a segunda dose e quatro com a primeira.
O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/
Órgãos da Prefeitura percorrem os distritos para avaliar danos causados pelas chuvas
O governo municipal esteve na quarta-feira (012) percorrendo os distritos, como Posse e Pedro do Rio, verificando as demandas provocadas pelas chuvas que caíram na região, nos últimos dias. A Comunidade Nossa Senhora de Fátima, onde houve queda de parte de uma rua, foi um dos pontos visitados. As intervenções no local, como a retirada de entulho, serão iniciadas nos próximos dias.
“As primeiras medidas já estão sendo tomadas e além dos problemas causados pelas chuvas, observamos outras necessidades. Por isso vamos realizar mutirões de limpeza, com capina, roçada, ações de tapa buraco, entre outros”, disse Bomtempo.
O secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers, o presidente da Comdep, Leonardo França e o vice-prefeito Paulo Mustrangi, que acumula as pastas das Secretarias de Obras e de Serviços, Segurança e Ordem Pública participaram das vistorias para tomar as providencias necessárias. Os vereadores Ronaldo Ramos e Júnior Paixão,
Na Posse, foram percorridas as comunidades Granja Cláudia, Boa Vista, Santo Antônio, Sabará e Ingá. No bairro Nossa Senhora de Fátima, onde houve a queda de um trecho da via, por exemplo, os moradores ficaram mais aliviados com a presença do Poder Executivo. "Estamos muito preocupados, mas tivemos uma rápido resposta da Prefeitura, que irá tomar as providências necessárias", disse o morador Miguel Archangelo Silva.
Em Pedro do Rio, o governo municipal esteve nas regiões de Anápolis e Secretário. Ele foi verificar as condições das estradas vicinais da região. Na ocasião, devido a situação da via, o coletivo que faz a linha Fagundes não está conseguindo chegar até seu ponto final, na Posse dos Coqueiros. “Já estamos mobilizando a Secretaria de Obras e as equipes da Agência Regional para limpar e melhorar os acessos dessas vias”, frisou o prefeito.
Ainda com previsão de chuva para a noite, Prefeitura segue com o efetivo dedicado ao suporte à Defesa Civil em caso de ocorrências
A Prefeitura continua com o efetivo voltado para os atendimentos a ocorrências geradas por conta da chuva nos últimos sete dias. Hoje (13) além das vistorias em locais afetados, os agentes da Secretaria de Defesa Civil atuaram no atendimento de mais 36 ocorrências, das quais 19 por deslizamentos. Desde o dia 6 de janeiro, foram quase 400 ocorrências, com 68 interdições a imóveis. Até o momento, 233 pessoas recebem o suporte da Secretaria de Assistência Social para a destinação de recursos adequados. Agentes de diferentes setores do governo municipal – de Obras, da Comdep, de Serviços, Segurança e Ordem Pública, da CPTRans e Administração – atuam para garantir que todos os reparos nas áreas afetadas pelas chuvas sejam providenciados de forma célere.
A Defesa Civil mantém o município em estágio operacional de atenção tendo em vista a previsão do tempo para hoje que, por conta do aquecimento diurno e disponibilidade de umidade, há condições de pancadas de chuva moderada a forte durante a noite. As equipes mantêm o monitoramento para garantir o acionamento do efetivo operacional para a atuação em emergências. “Todos os setores se mantêm em supervisão e havendo a necessidade, serão acionados para dar o suporte para a Defesa Civil”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
Além dos deslizamentos, nesta quinta-feira (13), as equipes da Defesa Civil realizaram atendimentos em casos de quedas de árvores, avaliações de riscos estruturais, geológicos, infiltrações e problemas em vias. As ocorrências foram registradas, em maior parte, nas localidades do primeiro distrito, havendo ainda chamados para as regiões da Posse, Pedro do Rio, Itaipava e Corrêas. “Ainda estamos em estágio de atenção, podendo haver novos registros de pancadas de chuva. Nossas equipes se mantêm de sobreaviso e pedimos a população que fique atenta, pois mesmo sem chuva, estamos com algumas regiões do município ainda em condições de apresentar ocorrências tendo em vista o impacto da chuva no solo”, ressaltou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
Para a sexta-feira (14), a previsão é de céu nublado a parcialmente nublado, com condições para pancadas de chuva durante a tarde e noite. A previsão detalhada para a cidade pode ser consultada através do link https://bit.ly/3vmRgZ2.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações dos boletins e alertas que podem ser emitidos. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.
Último dia para pré-matrícula na rede municipal de ensino para alunos novos
São aceitas inscrições a partir do terceiro período da educação infantil
Esta sexta-feira (14) é o último dia para a pré-matrícula para os alunos novos da rede municipal de educação. As inscrições devem ser realizadas pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Nesta fase, são aceitas inscrições de alunos novos, do terceiro período da educação infantil ao nono ano do ensino fundamental, e também do EJA (Educação de Jovens e Adultos).
“Até hoje, tivemos 1.692 pré-matrículas. É um número que vem superando as nossas expectativas e revela o aumento da procura por vagas na rede pública. Quem ainda não fez a pré-matrícula tem mais um dia para fazer a inscrição. O portal para as inscrições é bastante autoexplicativo, de fácil acesso ao cidadão. Para a inscrição, são necessários, basicamente, os dados pessoais do aluno”, disse a secretária de Educação, Adriana de Paula.
O resultado da pré-matrícula será divulgado no dia 17, e as matrículas poderão ser feitas entre os dias 19 e 28. A etapa para transferências internas foi realizada no ano passado.
A rede municipal de educação conta com mais de 180 unidades (entre escolas e centros de educação infantil) em todos os distritos e bairros de Petrópolis. Na inscrição, a pessoa pode dar duas opções de escola.
Sistema de monitoramento da Prefeitura tem novos instrumentos para identificar situação de emergência por chuvas fortes
O serviço de monitoramento da Prefeitura, gerenciado pela Secretaria de Defesa Civil, conta com novas ferramentas tecnológicas para o acompanhamento do impacto da chuva na cidade. Os novos sistemas contribuem para o planejamento de ações operacionais de prevenção e resposta rápida em caso de ocorrências causadas pelas fortes chuvas, como as que afetaram a cidade nos últimos dias.
Além das cinco estações geotécnicas que mostram o impacto da infiltração da chuva no solo, a equipe técnica da Defesa Civil também analisa dados da plataforma Urbii, que possibilita identificar localidades com maior acumulado de chuva, com condições para alagamentos, inundações e deslizamentos.
Para o governo municipal, os instrumentos são fundamentais para o trabalho de identificação de riscos e atuação preventiva das equipes. “Atualmente observamos cada vez mais a importância da tecnologia no suporte a serviços que são fundamentais para o melhor atendimento à população. Esses sistemas oferecem um diferencial para o trabalho de agentes de diferentes áreas do governo”, destacou o prefeito, Rubens Bomtempo.
Os novos instrumentos já entraram na rotina de monitoramento da Defesa Civil. As cinco estações geotécnicas, obtidas por meio de acordo de cooperação técnica com o Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação, foram instaladas pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN-BR) no final do ano passado. Os equipamentos já passaram por testes e agora já fornecem dados para a atuação das equipes. As estações geotécnicas funcionam nas localidades do Chácara Flora, Bingen, Quitandinha, São Sebastião e Dr. Thouzet.
“A partir da leitura dos dados fornecidos pelos novos sistemas, podemos identificar áreas com maior possibilidade de registrar ocorrências de deslizamentos ou inundações e proceder com a emissão de avisos e alertas, além do direcionamento das equipes, quando necessário. Essa estrutura oferece importante suporte para que nossas equipes possam atuar de forma preventiva, sempre com o intuito de preservar vidas”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers.
Além do monitoramento pelas equipes da Defesa Civil, os dados das estações geotécnicas também são captados pelo CEMADEN. “Também fazemos o acompanhamento dos dados através da nossa sala de observação e quando identificamos necessidade, atuamos em conjunto com a Defesa Civil”, disse o geólogo do Cemaden Nacional, Marcio Andrade. A implantação das estações geotécnicas contou ainda com o estudo do solo das localidades onde os equipamentos foram instalados. O trabalho possibilita a realização de análises sobre o volume de umidade do solo, o que permite avaliar o risco para deslizamento nas localidades.
A plataforma Urbii, desenvolvida pela Wiiglo Tecnologia da Informação, é mais uma ferramenta de monitoramento para a obtenção de dados pluviométricos na cidade. Com o novo sistema, que tem acompanhamento 24 horas pelo Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP), as equipes conseguem identificar as localidades com maior acumulado de chuva e elevados riscos de alagamentos, inundações e deslizamentos. A plataforma coleta e processa informações da chuva, em tempo real, de diversas fontes e sensores, como imagens de radar e câmeras.
Boletim covid-19 passa a contabilizar dose adicional de imunossuprimidos
A partir desta quinta-feira (13), o Boletim Covid-19 disponibilizado diariamente pela Prefeitura passa a contabilizar o número de doses adicionais da vacina contra o coronavírus aplicadas em imunossuprimidos. Neste grupo, essa é a terceira aplicação. A dose de reforço, para indivíduos com problemas no sistema imunológico, corresponde a uma quarta aplicação.
Em dezembro, o Ministério da Saúde orientou a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 para imunossuprimidos. Antes disso, a Secretaria de Saúde contabilizava a dose adicional como dose de reforço.
12.01.2022 – Boletim Covid-19: epidemiológico e vacinação
Petrópolis terminou a quarta-feira (12) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 13,33% (quatro internações). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 13,04% (três internações). A rede privada registrou três internações clínicas e nenhuma de terapia intensiva.
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 219.001 testes, dos quais 50.479 tiveram resultados positivos e 167.317 negativos (considerando swab e rápidos).
Desde o início da pandemia, foram 1.573 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.
Óbito registrado:
Mulher, 66 anos, moradora do Roseiral. Internada no dia 02/01/2022 na UPA Cascatinha e transferida para o HNSA no dia 02/01/2022. Óbito registrado no dia 09/01/2022 no HNSA. Paciente com doença cardiovascular crônica.
Mais 2.284 doses de vacinas aplicadas
Também na quarta-feira (12), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.284 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.942 doses de reforço, 269 aplicações de segunda dose e 59 de primeira. A dose adicional foi aplicada em 14 imunossuprimidos.
No total, a cidade conta com 240.739 vacinados com a primeira dose, 223.409 com a segunda dose e 64.537 com a dose de reforço. A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação e a dose adicional a 1.222 imunossuprimidos.
Na quarta-feira, 592 idosos foram vacinados, sendo um com a primeira dose, dois com a segunda dose e 589 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em três pessoas com comorbidades.
Quatro gestantes receberam a segunda dose. Quatro puérperas também retornaram aos postos para uma segunda aplicação e uma recebeu a primeira dose.
As equipes também aplicaram a primeira dose em 21 adolescentes e a segunda em 119 indivíduos entre 12 e 18 anos. Houve ainda a vacinação de 23 trabalhadores da saúde com o reforço.
Por faixa etária, foram 1.327 adultos vacinados com a dose de reforço, 140 com a segunda dose e 36 com a primeira.
O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/