11.01.2022 – Boletim Covid-19: epidemiológico e vacinação
Petrópolis terminou a terça-feira (11) com a taxa de ocupação dos leitos clínicos destinados para o tratamento da covid-19 no sistema público de saúde em 6,67% (duas internações). Já em UTIs do SUS, a taxa foi de 0%. A rede privada registrou duas internações clínicas e nenhuma de terapia intensiva.
As equipes da Secretaria de Saúde realizaram, até ontem, 218.229 testes, dos quais 50.473 tiveram resultados positivos e 166.987 negativos (considerando swab e rápidos).
Desde o início da pandemia, foram 1.572 óbitos registrados. Este número é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. É uma medida de segurança da Secretaria de Saúde, para evitar erros nos registros.
Mais 2.292 doses de vacinas aplicadas
Também na terça-feira (11), as equipes da Secretaria de Saúde aplicaram 2.292 doses da vacina contra a covid-19 nos 10 postos disponíveis. Foram 1.962 doses de reforço, 289 aplicações de segunda dose e 41 de primeira.
No total, a cidade conta com 240.680 vacinados com a primeira dose, 223.140 com a segunda dose e 63.817 com a dose de reforço. A dose única chegou a 6.805 pessoas desde o início da campanha de vacinação.
Na terça-feira, 657 idosos foram vacinados, sendo um com a primeira dose, seis com a segunda dose e 650 com a dose de reforço. A dose de reforço também foi aplicada em 12 pessoas com comorbidades.
Uma gestante recebeu a primeira dose e outra, a segunda. Duas puérperas também retornaram aos postos para uma segunda aplicação.
As equipes também aplicaram a primeira dose em 20 adolescentes e a segunda em 139 indivíduos entre 12 e 18 anos. Houve ainda a vacinação de 25 trabalhadores da saúde com o reforço.
Por faixa etária, foram 1.275 adultos vacinados com a dose de reforço, 141 com a segunda dose e 19 com a primeira.
O acompanhamento da situação da covid-19 na cidade pode ser feito através do portal de monitoramento, disponível no site da Prefeitura: https://petropolis.rj.gov.br/pmp/
Prefeitura mantém efetivo de todas as áreas de governo de prontidão para o suporte a ocorrências que podem ser registradas por conta das chuvas
A Secretaria de Defesa Civil manteve nesta terça-feira (11) equipes reforçadas para o atendimento a ocorrências registradas no município em função da chuva intensa que afeta a cidade. Desde a madrugada desta terça-feira (11), foram 61 chamados, dos quais a maior parte– 29 dos casos – foi de deslizamentos. Desde a noite de quinta-feira (6), os agentes da Defesa Civil, com o suporte do efetivo da Prefeitura de diferentes setores, atenderam mais de 300 chamados. No período 64 casas foram interditadas e 210 pessoas estão sendo atendidas pela Secretaria de Assistência Social. Tendo em vista a previsão de chuva moderada a forte para a noite desta terça, se estendendo até amanhã (quarta, 12), o município permanece em estágio operacional de alerta, estabelecido desde o último dia 6 de janeiro.
“Com a previsão de chuva que se estende vamos manter nosso efetivo reforçado, de prontidão ao longo da noite para garantir todo o suporte necessário. Seguimos com trabalho integrado, unindo forças de todas as áreas do governo para oferecer atendimento célere para a população”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo. O município anunciou a criação do Comitê de Ações Emergenciais com intuito de integrar as iniciativas de governo para a oferta de resposta rápida em situações de como a que o município atravessa, por conta das fortes chuvas.
Desde a última quinta (6), a Defesa Civil com o suporte da secretaria de Obras, CPTrans, Educação, Saúde, Comdep, Administração e Assistência Social, atuou no atendimento de - além dos deslizamentos que somam a maior parte dos registros, com 197 casos – também realizou avaliações de riscos geológicos, estruturais em vias e imóveis, de queda de árvores e postes, além de infiltrações e alagamentos. As ocorrências afetaram em maior parte as regiões do primeiro distrito, localidade com maior registro de chuva nas últimas horas.
“Seguimos em alerta e orientamos a população que fique atenta aos avisos e alertas que podemos emitir para as próximas horas”, destacou o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers. Nas últimas horas, núcleos de chuva moderada a forte atuaram de forma isolada no município. No período dos últimos cinco dias – 6 a 11 de janeiro – o município registrou um acumulado pluviométrico de 416 milímetros.
Para amanhã (12), a previsão permanece com dia de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva moderada a forte, podendo ocorrer de forma isolada durante a tarde e noite, com diminuição da intensidade no período seguinte. A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações dos boletins e alertas que podem ser emitidos. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado. A previsão detalhada para a cidade pode ser consultada através do link https://bit.ly/3vmRgZ2.
Prefeitura realiza reunião para estreitar contato do governo com concessionária de energia
Rotatória do Carangola, Comitê de Ações Emergenciais, integração para serviços de poda de árvore e a conclusão das obras de enterramento da fiação do Centro Histórico foram os temas de uma reunião, na manhã desta terça-feira (11), entre a Prefeitura e a concessionária Enel, fornecedora de energia.
Além dos representantes da empresa Enel, Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte (CPTrans), Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep), Secretaria de Obras e Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias também participaram do encontro. “Essa reunião é fundamental para restabelecermos o contato e o relacionamento institucional. Dessa forma, é possível avançar em uma série de demandas em benefício da nossa população e, principalmente, no desenvolvimento da nossa cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
Na reunião, ficou definida a retomada do Comitê de Ações Emergenciais, que, inclusive, já teve a primeira reunião na semana passada. “A ativação do comitê contribui para o fortalecimento do trabalho integrado entre os órgãos de governo e agências que têm atuação direta em situações de emergências, como essas que vivemos por conta das chuvas intensas. O trabalho vai agilizar a tomada de decisão e oferecerá celeridade no atendimento à população”, disse o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.
Também foi apresentada a proposta de parceria entre a Comdep e a Enel para os serviços de poda de árvore e recolhimento do lixo verde. “A ideia é que cada uma das partes fique responsável por uma das etapas, ou seja, uma realiza a poda e a outra faz a limpeza da via. Assim estamos dando mais segurança e agilidade nas ações”, explica o presidente da Comdep, Leonardo França.
Além de se inteirar de forma mais ampla sobre a construção da rotatória no Carangola, a reunião tinha como objetivo agilizar as ações e garantir o envolvimento de todos os setores pertinentes da Prefeitura no processo. De acordo com o presidente da CPTrans, Jamil Sabrá Neto, o engajamento de toda a Prefeitura é primordial. “Por isso, fizemos um encontro in loco para definirmos as medidas que podem ser tomadas para acelerar o trabalho”, frisa.
Defesa Civil faz o toque de sirenes para o aviso de chegada de chuva forte no município
A Secretaria de Defesa Civil realizou o primeiro acionamento das 18 sirenes para avisar a chegada de chuva forte. Conforme a previsão divulgada desde a última segunda-feira (10), a cidade pode voltar a ser afetada por pancadas de chuva moderada a forte de forma isolada, podendo ser acompanhada de raios e rajadas de vento forte. O toque das sirenes nas comunidades reforça os comunicados feitos pela equipe técnica de monitoramento, que no início da tarde desta terça-feira (11), já havia feito a emissão de comunicado pelo sistema de SMS oficial do órgão e pelos grupos de aplicativo, com os quais se comunica com os representantes dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil.
“Esta medida se faz necessária para comunicar a população, principalmente das áreas de risco, a possibilidade de chegada de chuva forte que estamos prevendo a partir do nosso trabalho de monitoramento meteorológico”, destaca o secretário de Defesa Civil, o Tenente Coronel Gil Kempers. A partir do acompanhamento das previsões de chuva, as equipes da Defesa Civil, quando identificada a necessidade, atuam com reforço no efetivo para garantir o suporte necessário em caso de ocorrências. O efetivo de diferentes setores do Governo Municipal – Obras, Educação, Saúde, CPTrans, Comdep e Assistência Social - trabalham desde a última quinta-feira (6) de forma intersetorial para garantir a agilidade nos atendimentos.
“Estamos acompanhando de perto todo o trabalho feito pela Defesa Civil e estamos com efetivo reforçado para dar todo o suporte necessário para a população”, reforçou o prefeito Rubens Bomtempo, destacando que havendo necessidade vai determinar o deslocamento de efetivo para postos avançados de forma a agilizar o atendimento em locais mais distanciados, como feito nos últimos dias quando um destacamento foi criado na
Para hoje (11) a previsão é de chuva intensa, principalmente no período da tarde. Amanhã (12), o dia será de céu encoberto a nublado, com pancadas de chuva moderada a forte, podendo ocorrer de forma isolada durante a tarde e noite, com diminuição da intensidade no período seguinte.
A Defesa Civil orienta que a população fique atenta às atualizações dos boletins e alertas que podem ser emitidos. Em caso de emergência, o telefone 199 deve ser acionado.
A previsão detalhada para a cidade pode ser consultada através do link https://bit.ly/3vmRgZ2.