Segunda, 13 Setembro 2021 10:37

Boletim Epidemiológico – 12/09/21 (domingo)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, neste domingo (12/09), em 56% em leitos clínicos e 45,59% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 125 pacientes internados, sendo 65 em UTIs e 60 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 192.495 testes para Covid-19, com 46.981 resultados positivos e 144.523 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.468 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Segunda, 13 Setembro 2021 10:36

Boletim vacinação – 11/09/2021 (sábado)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no sábado (11/09) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.419 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 356 receberam a primeira dose, 1.063 receberam a segunda dose. Até o momento 214.118 pessoas receberam a primeira dose, 108.399 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 214 idosos institucionalizados maiores de 70 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização 53 idosos foram vacinados, sendo três com a primeira dose e 50 com a segunda dose.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 316 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 594 pessoas também receberam a segunda dose.

Foram vacinadas com a segunda dose 133 pessoas com comorbidades. Receberam a primeira dose ainda 27 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades.

Equipes vacinaram ainda seis gestantes. Destas, cinco receberam a primeira dose e um recebeu a segunda dose. Além destas, sete puérperas também foram vacinadas, sendo cinco delas com a primeira dose e duas com a segunda dose.

Também foram vacinados com a segunda dose quatro profissionais de Saúde, 36 profissionais de Educação e 243 trabalhadores do setor se transportes.
A vacinação contra a covid-19 segue na segunda-feira (13.09) em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos.

A partir desta segunda, idosos com mais dr 90 anos que receberam a segunda dose da vacina há 6 meses podem receber a dose de reforço, que estará disponível nos pontos da UCP Benjamim Constant (Centro) e do Parque Municipal em Itaipava.

Estão sendo vacinadas atualmente pessoas acima de 18 anos sem comorbidades, adolescentes com comorbidades na faixa etária entre 12 e 17 anos e todos os demais grupos que fazem parte do Plano Nacionalde Imunização. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Cadastro para este grupo será aberto no domingo no site da prefeitura

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, imunossuprimidos podem receber a dose de reforço a partir de 28 dias após a aplicação da segunda dose

A Prefeitura de Petrópolis abre neste domingo (12/09) cadastro para pessoas imunossuprimidas (com baixa imunidade) receberem a dose de reforço da vacina contra a covid-19. Para preencher o cadastro a pessoa deve acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner “dose de reforço Imunossuprimidos”, que estará ao lado do link de cadastramento para primeira dose. A vacinação deste grupo será feita na terça (14/09) e quarta-feira (15/09), com opções de agendamentos em quatro diferentes pontos da cidade: Clube Palmeira, no Itamarati; Esporte Clube Magnólia, no Bingen; Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro; e Parque Municipal, em Itaipava.

“O reforço na vacinação destas pessoas que têm imunidade baixa e por isso são mais vulneráveis é mais um passo importante dentro da campanha de imunização contra a covid-19 na cidade. A Secretaria de Saúde faz todo um planejamento para que a gente continue a atender de forma organizada todos os públicos a medida em que a campanha avança e é ampliada. A vacinação de cada petropolitano é importante para a proteção de todos”, pontua o governo municipal.

De acordo com as orientações do Ministério da Saúde, imunossuprimidos podem receber a dose de reforço a partir de 28 dias após a aplicação da segunda dose.

“É fundamental que todos observem no cartão de vacina a data em que foi aplicada a segunda dose e verifiquem se já estão aptos a receber a dose de reforço, que, no caso das pessoas imunossuprimidas, deve ser feita pelo menos 28 dias após a segunda dose, diferente dos idosos, que precisam de um intervalo maior - seis meses”, explica o secretário de Saúde.

Até o momento, cerca de 2.300 pessoas com imunidade baixa foram vacinadas contra a covid-19 em Petrópolis. Fazem parte deste grupo pacientes com doenças renais crônicas em diálise, pessoa com câncer, pessoas que vivem com HIV, entre outras doenças que causam perda de imunidade. Para a aplicação da dose de reforço, no momento da vacinação é obrigatória a apresentação do comprovante de vacina, além de CPF, documento pessoal com foto e laudo médico.

“O cartão de vacinação é importante para que a equipe de vacinação verifique o tipo de vacina que foi aplicada anteriormente e possa conferir também a data em que a aplicação da segunda dose foi feita, garantindo que o prazo para receber o reforço está correto”, explica o secretário de Saúde.

Vacinação deste grupo será no campus da UCP na Benjamim Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Não é preciso fazer o agendamento

A dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses

O governo municipal anunciou para esta segunda-feira (13/09) o início da aplicação da dose de reforço da vacina contra a covid-19 em idosos. A aplicação para este grupo será feita de forma escalonada. Nesta primeira etapa, a Secretaria de Saúde está chamando pessoas com mais de 90 anos que receberam a segunda dose do imunizante há mais de seis meses. A vacinação deste grupo será feita em dois pontos: campus da UCP na Rua Benjamim Constant, no Centro; e Parque Municipal em Itaipava - sempre das 9h às 16h. Neste caso, não é necessário agendamento: basta que o idoso retorne ao local onde recebeu as doses anteriores e apresente o cartão de vacinação, CPF e documento pessoal com foto.

A Secretaria de Saúde também inicia esta semana a aplicação da dose de reforço em idosos acamados. A aplicação do reforço do imunizante segue as orientações do Ministério da Saúde, que no fim do mês passado, enviou Nota Técnica aos municípios estabelecendo as diretrizes para a aplicação, que deve ser feita em pessoas com mais de 70 anos.

“Estamos avançando com a vacinação dos jovens a partir dos 18 anos, assim como dos adolescentes com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes, que seguem sendo vacinados. Temos hoje mais de 90% da população adulta com a primeira dose aplicada e mais de 46% deste público já completaram o esquema de vacinação. O reforço na imunização de idosos começou nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e agora estamos dando mais um passo iniciando a aplicação do reforço para os demais idosos”, explica o governo municipal, lembrando que, na próxima semana, também será iniciada a aplicação da dose de reforço em imunossuprimidos, conforme previsto em novas instruções do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde. Este público, que é em número maior, deverá fazer o cadastramento prévio para receber o reforço. A medida visa garantir a organização e o controle de doses nos postos.

A dose de reforço em idosos com mais de 70 anos começou a ser aplicada no dia 1º de setembro em pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). “Até sexta-feira (10/09) 214 idosos que residem em ILPIs já tinham recebido o reforço para a imunização. As equipes da Secretaria de Saúde seguem com este trabalho e, em paralelo, iniciaremos a dose de reforço para os demais idosos, começando por aqueles que têm mais de 90 anos. O escalonamento das faixas etárias é necessário dentro do planejamento da Secretaria, de acordo com a chegada de doses e para que a vacinação siga de forma organizada”, frisa o secretário de Saúde.

De acordo com o Ministério da Saúde, a dose de reforço é indicada para os idosos que completaram o esquema vacinal há mais de seis meses. A Secretaria de Saúde destaca que é importante que os idosos ou as pessoas próximas, que cuidam daqueles que têm alguma dificuldade estejam atentos e verifiquem o cartão de vacinação para saber se já estão aptos a receber a dose de reforço. A apresentação do comprovante de vacinação com registro das doses anteriores é obrigatória. Também é necessária a apresentação de CPF ou documento com foto.

“É preciso que a pessoa apresente o comprovante de vacinação para que a equipe verifique que tipo de vacina foi aplicada nas doses anteriores, bem como a data em que o idoso recebeu a segunda dose. Isso é necessário para garantia de que está sendo respeitado o prazo de seis meses de intervalo” explica o secretário de Saúde, lembrando ainda que “a vacina continua sendo o instrumento mais eficaz para nos proteger da covid-19, evitando que os casos se agravem. É muito importante que os idosos não deixem de tomar a dose de reforço quando chegar a hora. A vacina salva vidas!”, afirma.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta-feira (10/09) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.712 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 960 receberam a primeira dose, 1.746 receberam a segunda dose e seis idosos receberam a dose de reforço do imunizante. Até o momento 213.762 pessoas receberam a primeira dose, 107.336 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 214 idosos institucionalizados maiores de 70 anos receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização 99 idosos foram vacinados, sendo nove com a primeira dose e 90 com a segunda dose. Outros seis idosos com mais de 70 anos que vivem em ILPIs receberam a dose de reforço do imunizante.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 890 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 938 pessoas também receberam a segunda dose.

Foram vacinadas ainda 331 pessoas com comorbidades, sendo uma com a primeira dose e 330 com a segunda dose. Também receberam a segunda dose da vacina três deficiente. Foram vacinados também 29 adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades.

Equipes vacinaram ainda 22 gestantes. Destas, 17 receberam a primeira dose e quatro receberam a segunda dose. Além destas, 13 puérperas também foram vacinadas, sendo 11 delas com a primeira dose e duas com a segunda dose.

Também foram vacinados com a segunda dose 92 profissionais de Saúde, 129 profissionais de Educação, dois integrante de Forças de Segurança e 151 trabalhadores do setor se transportes.

Equipes vacinaram ainda oito pessoas em situação de rua. Três delas receberam a primeira dose e outras cinco receberam a segunda dose.
A vacinação contra a covid-19 segue neste sábado (11.09) em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Estão sendo vacinadas atualmente pessoas acima de 18 anos sem comorbidades, adolescentes com comorbidades na faixa etária entre 12 e 17 anos e todos os demais grupos que fazem parte do Plano Nacional de Imunização. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

Uma das agências do Banco Bradesco, em Petrópolis, foi notificada pelo Procon Petrópolis, na tarde desta sexta-feira (10), por descumprir a Lei Estadual 139/2013, a lei das filas. O banco não estava fazendo a distribuição de senhas de atendimento aos clientes que, inclusive, faziam fila na calçada.

Na ação, as equipes do Procon Petrópolis constataram que havia clientes aguardando há mais de 40 minutos na fila e sem acesso ao totem para o fornecimento de senhas. O equipamento estaria com defeito e ainda iria passar por manutenção. O coordenador do Procon Petrópolis esteve com a gerência da agência, que garantiu que os reparos serão realizados o mais breve possível.

"Como a agência visitada ainda não havia apresentado esse tipo de problema, foi apenas notificada a corrigi-lo no prazo máximo de 10 dias, sob pena de multa. É importante frisar que o consumidor deve receber a senha ainda no exterior da agência, pois ela é instrumento de controle do tempo efetivo para o atendimento”, explicou coordenador do Procon.

O Procon Petrópolis funciona de segunda a sexta-feira, de 11h às 17h, na Rua Moreira da Fonseca, 33. Informações pelos telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477.

A Secretaria de Assistência Social – SAS fechou com saldo positivo a primeira semana do CRAS Volante, em Cascatinha. Sessenta e sete pessoas foram atendidas pela equipe da SAS, que vai ficar nove dias na sede da Associação de Defesa dos Mananciais do Alcobaça (Adma). No local, os moradores podem verificar benefícios como o Bolsa Família, BPC, o "ID" Jovem e o Cartão Imperial, em mais esta ação do programa Acelera Petrópolis.

Com a implantação do CRAS Volante, a equipe da Secretaria de Assistência Social tem o objetivo de oferecer os serviços de recadastramento e atualização de seus dados junto ao CadÚnico mais próximo das comunidades. Isso evita que os beneficiários tenham que se deslocar de uma região para outra. Este é o caso da dona de casa Andréia Bernardo Dias, de 49 anos, que mora no Alcobacinha.

"Eu precisava resolver logo a atualização do Bolsa Família e quando soube que o CRAS estava aqui pertinho, vim logo. Isso cria uma facilidade enorme para a gente, que não precisa ir ao Centro. Aqui é bem mais tranquilo", disse Andréia.

O CRAS Volante já percorreu neste ano as comunidades do Vicenzo Rivetti, Roseiral, Jardim Salvador, Meio da Serra, Caxambu e Floresta, contabilizando 521 atendimentos.

O Cras Volante estará em Cascatinha até o próximo dia 17 e o público pode se dirigir ao local de 9h às 16h. A secretária de Assistência Social destacou a importância do serviço. “Estando mais perto das comunidades, estamos facilitando a vida de nossos usuários nesses tempos de pandemia”, disse, lembrando que todos os protocolos de prevenção a covid-19 estão sendo seguidos e no local estão sendo disponibilizadas máscaras e álcool gel.

Segunda, 13 Setembro 2021 10:21

Boletim Epidemiológico – 10/09/21 (sexta)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta sexta (10/09), em 47,92% em leitos clínicos e 52,94% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 126 pacientes internados, sendo 68 em UTIs e 58 em leitos clínicos. Um óbito foi confirmado e inserido na base estatística.
Até agora foram realizados no município 192.414 testes para Covid-19, com 46.971 resultados positivos e 144.470 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.468 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Homem, 63 anos, morador em Madame Machado. Internado em 05.09.2021 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 05.09.2021 na UPA Cascatinha. Paciente com diabetes.

A passagem de uma frente fria pela Região Sudeste deixa instável a condição do tempo no município e coloca as equipes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias em estágio de atenção. A partir de hoje e ao longo do fim de semana, o órgão reforça o plantão mantendo quatro equipes destacadas para o suporte em caso de ocorrências pela cidade. De acordo com o serviço de meteorologia da Defesa Civil, a previsão é de chuva com intensidade entre moderada a forte de forma localizada.

A orientação é para que a população fique atenta aos alertas emitidos ou até mesmo, acionamento de sirenes pela Defesa Civil. Em caso de identificação de situação de risco, as equipes devem ser acionadas pelo número de telefone 199. Durante o sábado (11), a previsão se mantém com céu encoberto a parcialmente nublado com nevoeiros. É possível o registro de pancadas de chuva moderada a forte, com raios a qualquer momento do dia, principalmente à noite.

“Desde ontem estamos com nossas equipes de sobreaviso. Tendo em vista a previsão de instabilidade do tempo na cidade, nós dobramos o nosso efetivo para atender possíveis ocorrências e estamos com planejamento feito para todo o fim de semana, até que a cidade retome o estágio de normalidade”, destacou o subsecretário da Defesa Civil.

Na noite da última quinta-feira (9) a Defesa Civil emitiu o primeiro aviso chamando a atenção para o registro de chuva forte na cidade. As regiões do Vila Felipe, Independência, Dr. Thouzet, Coronel Veiga e São Sebastião registraram índices de volume de chuva que variaram entre 23.4mm/h a 27mm/h. “Nosso alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que provoca mudança no tempo da cidade. São esperados volumes elevados de chuva. Os maiores acumulados são previstos para o período da tarde e noite de hoje e amanhã”, pontua a meteorologista, Hana Silveira.

A Defesa Civil conta com equipes e sistemas de monitoramento que auxiliam no acompanhamento das mudanças do tempo e do impacto da chuva na cidade de forma constante. Por meio das câmaras do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP) os técnicos visualizam a situação das vias da cidade e, em caso de possibilidade de alagamentos, as equipes são deslocadas para o bloqueio de tráfego e orientação da população.

Candidatos devem manter dados atualizados e recadastrar currículo no site da prefeitura

O Balcão de Emprego da Prefeitura, que é coordenado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 39 vagas. Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

"Uma das metas da minha gestão é alavancar a economia e a geração de emprego. Temos contactado as empresas petropolitanas para que as mesmas utilizem o Balcão de Empregos. O serviço une quem precisa de mão de obra, nas mais diferentes áreas, e quem busca uma oportunidade no mercado", lembra o governo municipal, acrescentando que empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As 39 vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Costureiro / Ambos os sexos / 22 vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS de 6 meses

2. Arrematador / Ambos os sexos / Oito vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS de 6 meses

3. Passadeira de peças confeccionadas / Ambos os sexos / Três vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental Incompleto

4. Alimentador de linha de produção / Ambos os sexos / Cinco vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental Incompleto

5. Auxiliar de Serviços Gerais / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS de 6 meses


Taxa de retorno está acima do que preconiza o Ministério da Saúde: é de 96,4%

Com 218.979 pessoas maiores de 18 anos que já receberam a primeira dose ou dose única da vacina contra a covid-19, Petrópolis tinha até quinta-feira (09/09) 90,46% da população adulta vacinada. Até a data, o município tinha também 628 adolescentes com comorbidades vacinados. Dados da Secretaria de Saúde mostram que 112.395 pessoas concluíram o esquema vacinal, recebendo a segunda dose ou a dose única da vacina, o que significa que 46,43% da população adulta recebeu as doses necessárias para a imunização.

Levantamento feito pela Divisão de Imunização da Vigilância em Saúde do município mostra que a taxa de retorno de pessoas aos postos para receber a segunda dose da vacina, dentro do prazo previsto, está acima do que estabelece o Ministério da Saúde (90%). Em Petrópolis, 96,4% das pessoas cujo prazo para receber a segunda dose já venceu, retornaram e receberam a segunda dose e estão com o esquema vacinal completo.

“São números que mostram que estamos no caminho certo. Desde o princípio da campanha, Petrópolis se destaca pela organização e responsabilidade na condução da vacinação. A vacinação já mostrou resultados, com a redução dos casos graves. Todos os esforços estão sendo feitos para que toda população esteja imunizada o quanto antes”, destaca o governo municipal.

“Temos uma boa taxa de retorno para segunda dose, acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, mas seguimos trabalhando para que todos sejam vacinados e ainda para que aqueles que receberam a primeira dose concluam o esquema de vacinação. A imunização completa é fundamental para que possamos controlar a pandemia e vencer a covid-19”, completa o secretário de Saúde.

Estão sendo vacinados hoje em Petrópolis pessoas maiores de 18 anos sem comorbidades, adolescentes com idade entre 12 e 17 anos com comorbidades, gestantes, puérperas e lactantes. A vacinação acontece em 13 pontos distribuídos nos cinco distritos. Para receber a vacina é preciso estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Para acelerar a aplicação de vacinas contra a covid-19, a Secretaria de Saúde elaborou um cronograma para fazer a busca ativa por pessoas ainda não vacinadas nas áreas atendidas por equipes de Estratégia de Saúde da Família. Em 11 dias, 2.398 vacinas forma aplicadas – 2.256 referentes a primeira dose e 142 referentes a segunda dose.

Em outra frente de imunização, a Secretaria de Saúde segue aplicando, conforme orientação do Ministério da Saúde, doses de reforço em idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência (INPIs). Até quinta-feira (09/09) 208 idosos institucionalizados com mais de 70 anos receberam a aplicação da dose de reforço da vacina.


A Casa do Trabalhador fez a distribuição de 586 currículos para 81 vagas de empregos em empresas parceiras no Balcão de Empregos durante o mês de agosto. As vagas abertas de serviço ficam disponíveis e os candidatos devem cadastrar os seus currículos no site www.petropolis.rj.gov.br. As empresas interessadas também podem oferecer oportunidades para recrutamento de mão-de-obra, anunciando na Casa do Trabalhador pelo telefone 2246-8942.

“A Casa do Trabalhador já ajudou diversas pessoas a conquistar uma recolocação no mercado. O papel social da Casa do Trabalhador é muito importante. Os petropolitanos podem e devem utilizar o espaço caso estejam procurando por uma oportunidade de emprego, além dos demais serviços oferecidos, como emissão da Carteira de Trabalho”, destaca o governo municipal.

A Casa do Trabalhador também oferece o serviço de requisição do seguro desemprego. Para dar encaminhamento a pessoa deve levar identidade, CPF, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, Rescisão de Contrato, Requerimento do Seguro Desemprego e o Extrato de Saque do FGTS. A liberação dessa ferramenta foi possível em uma parceria com o governo federal, por meio da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia.

A unidade também ajudou 77 pessoas a migrar para o sistema digital da Carteira de Trabalho. O formato eletrônico está em funcionamento desde 2019, podendo substituir a versão impressa. Para acessar a Carteira Digital é preciso ter cadastro no sistema acesso.gov.br. O documento é disponibilizado pelo aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” e pode ser acessada pelo CPF do trabalhador.

O secretário de Desenvolvimento Econômico destaca o papel da Casa do Trabalhador e que em pouco tempo já se tornou referência para a população de Petrópolis.
“A Casa do Trabalhador reúne muitos serviços em único local, para facilitar a vida da população. Queremos intensificar a utilização do espaço com a oferta de cursos, palestras e oficinas para capacitar e orientar as pessoas sobre o mercado de trabalho”, disse.

O atendimento na Casa do Trabalhador oferece ainda orientação ao trabalhador, instruções sobre elaboração de currículo, auxílio de cadastro no Balcão de Empregos da Prefeitura, entre outras indicações para o mercado de trabalho. A Casa do Trabalhador funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Além disso, quem passa pela porta do local, tem acesso as vagas disponíveis no Balcão de Empregos no dia. Outras informações podem ser consultadas pelo telefone 2246-8942.

Os protetores viabilizam a vacinação, castração e vermifugação de todos os animais do evento

A 11ª edição da Campanha de adoção de animais promovida pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, vai acontecer neste sábado (11), de 10h às 15h, na Praça Dom Pedro. O evento, que iniciou em fevereiro deste ano, possibilitou 84 acolhimentos responsáveis ao todo. Neste fim de semana, três instituições ficarão responsáveis por disponibilizar cães e gatos para acolhimento: Alma Peluda, Irmão Animal e a GAPA Itaipava. Vale destacar que, para realizar o processo de adoção, os interessados precisam ser maiores de 18 anos, além de apresentar comprovante de residência fixa, carteira de identidade e CPF.

“É muito perceber que as campanhas estão tendo resultado positivo. São dez edições, sempre com números muito bons. Já possibilitamos novos lares para 84 animais e tenho certeza que vamos popularizar gradativamente mais a ideia sobre a posse responsável para alcançarmos mais acolhimentos”, afirmou o governo municipal.

Além das instituições citadas, a iniciativa conta com apoio do Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (COMUPA), Secretaria de Saúde, Universidade Estácio de Sá e loja Rospauth, que presenteia os novos tutores com um cupom de 10% de desconto em produtos do seu estabelecimento, e a Escola de Tosa Cintia Lima, que oferece uma sessão de banho e tosa aos animais acolhidos. Uma equipe da Vigilância Ambiental também estará presente no local e vai orientar a população sobre os cuidados com animais peçonhentos.

Em caso de chuvas, o evento poderá ganhar uma nova data de realização. A Coordenadoria também disponibiliza contatos por e-mail e telefone para esclarecimento de dúvidas dos munícipes.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; telefone: (24) 2291-1505.


A prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), vai promover uma série de atividades no Dia Nacional da Recreação – comemorado no próximo domingo (12/09). Serão realizados jogos, gincanas e brincadeiras para toda a família na Casa de Petrópolis – Instituto de Cultura (antiga Casa dos Sete Erros), na Avenida Ipiranga, entre 9h e 12h. A ação será realizada seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19, com número limite de pessoas por atividade, além do uso obrigatório da máscara e do álcool em gel.

“A ideia é agregarmos essas atividades para as pessoas que estejam usufruindo do Circuito da Barão”, explica o secretário da SEPJIL. “Esporte promove saúde, proporciona bem-estar, qualidade de vida, e em meio à pandemia, se tornou um grande aliado para a saúde física e mental”, reforça o governo municipal.

Com acompanhamento da Prefeitura, Fernando Chiriboga fotografou museus, palácios, igrejas e ruas da cidade

Grande parte do patrimônio histórico de Petrópolis - incluindo museus, igrejas, palácios e ruas - estarão retratados no livro "Relíquias - Patrimônio Arquitêtônico do Sudeste do Brasil", que será lançado em breve pelo fotógrafo equatoriano Fernando Chiriboga. O trabalho faz parte de uma coleção publicada pelo autor, que já retratou as belezas arquitetônicas do Nordeste no primeiro trabalho da série. Em Petrópolis esta semana retratando nossos principais atrativos turísticos, o autor teve sua visita à cidade acompanhada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo (Turispetro).

"Petrópolis é uma cidade linda, com arquitetura e belezas naturais sem igual. Ver a cidade retratada em livro nos enche de orgulho", frisou o governo municipal. "Fomos procurados pelo fotógrafo, interessado em retratar nosso patrimônio em seu belo livro, que vai mostrar as belezas arquitetônicas e paisagísticas das principais cidades históricas do Rio de Janeiro, incluindo Petrópolis. Oferecemos o apoio necessário para que o este trabalho tenha o melhor resultado para a cidade como um todo", disse o secretário de Turismo, que, em nome do governo municipal, convidou o fotógrafo para promover um lançamento do trabalho em Petrópolis.

O fotógrafo foi acompanhado pela assessora de turismo e eventos da Turispetro, que possui também longa experiência como guia de turismo. Na cidade, ele visitou o Palácio Quitandinha, a Catedral de São Pedro de Alcântara, o Museu Imperial, o Museu Casa de Santos Dumont, o Palácio Amarelo (sede da Câmara Municipal) e esteve também no Palácio Sergio Fadel (sede da Prefeitura).

Com mais de 20 anos dedicados à fotografia e 17 livros publicados, Chiriboga percorre o Brasil retratando suas belezas e diversidade. Participa de várias exposições fotográficas no Brasil e no exterior, com fotografias premiadas em importantes concursos. Atualmente possui uma galeria de fotografia em Natal (RN), na qual expõe quadros e livros de sua autoria.


Atendimento presencial acontecerá na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta na segunda (13) e terça (14)

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Turismo, estará realizando nas próxima segunda (13/9) e terça (14/9), nas 9h às 16h, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanatta (Avenida Koeler, nº 260, Centro) um mutirão de orientação e apoio aos empresários e profissionais de turismo e de contabilidade, com o objetivo de auxiliar os mesmos a integrarem - ou a cadastrarem seus respectivos clientes - no Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, o Cadastur, um banco de dados do Ministério do Turismo (MTur).

A ação faz parte da campanha "CADASTUR é legal, fácil e gratuito", recentemente lançada pela Turispetro, que tem por objetivo aumentar o número de cadastrados ao banco de dados do MTur na cidade, e conta conta com o apoio da TurisRio e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB), que na segunda-feira (13), no mesmo horário, também estará atendendo seus mantenedores em sua sede no Shopping Vilarejo (Estr. União e Indústria, 10035, sala 146 - Itaipava).

O governo municipal destaca que o programa é executado pelo MTur, em parceria com os órgãos oficias de turismo nos estados e municípios das 27 unidades da federação. "Trata-se de um sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo, muito importante, pois se traduz em segurança, qualidade e credibilidade na prestação de serviço turístico, além de ser importante fonte de consulta para o próprio visitante", destaca.

"Entre os benefícios para a empresa cadastrada estão o acesso a linhas de financiamento voltadas para o turismo, participação de eventos, feiras e ações do Ministério do Turismo e Embratur, além dos programas de qualificação", completa o secretário de Turismo, lembrando que o cadastro é um dos requisitos de avaliação do destino turístico de Petrópolis, para que a cidade continue na categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro.

"Todas as ações que organizem o turismo são importantes em Petrópolis onde o setor é fundamental para a economia. O Cadastur dá segurança ao próprio profissional e empresa e os valoriza ainda mais como prestadores do atendimento ao turista. Petrópolis é referência no setor mesmo diante da pandemia muito em função do profissionalismo de todo o trade", destaca o presidente do PC&VB.

É importante destacar que o cadastro é obrigatório, por lei, para os seguintes estabelecimentos: acampamentos turísticos, agências de turismo, meios de hospedagem, organizadoras de eventos, parques temáticos e transportadoras turísticas. O cadastro também é obrigatório para exercer a profissão de Guia de Turismo, de acordo com a Lei nº 8.623, de 28 de janeiro de 1993.

Para mais informações, o interessado pode ser comunicar com o Disque de Turismo de Petrópolis, pelo 0800-024-1516 (de segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h; e domingos, das 9h às 14h), ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Após o primeiro encontro com o governo interino na última quinta-feira (9), o novo comandante do 26° Batalhão de Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, o coronel André Henrique de Oliveira conheceu as instalações do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (CIMOP). O sistema do município funciona de maneira integrada ao Corpo de Bombeiros, SAMU, Companhia Petropoliana de Trânsito e Transporte (CPTRans), Guarda Municipal, Defesa Civil e a própria Polícia Militar foi elogiado pelo comando da PM. Para o novo representante do órgão, o alinhamento e o trabalho em conjunto com os diferentes setores de gestão e segurança pública, oferece forte contribuição para a organização da cidade.

À frente do órgão desde a última sexta-feira (3), o coronel André Henrique de Oliveira aproveita os primeiros dias de gestão para conhecer as demandas da cidade e atua para a manutenção do trabalho integrado entre os setores. “A união de forças é sempre benéfica para a população. Quanto mais integração houver entre as equipes, melhores serão os resultados, seja qual for a área. Nossas equipes estão à disposição para colaborar com a atuação da PM, como sempre foi feito. Essa estrutura do CIMOP é um exemplo. É uma importante ferramenta de trabalho em conjunto que o governo tem com os órgãos. Vamos continuar os trabalhos para que mais avanços sejam garantidos para o reforço da segurança da nossa cidade”, afirmou o governo municipal.

Acompanhado dos secretários de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e Defesa Civil e Ações Voluntárias, o novo comandante esteve na sede da Defesa Civil, onde atualmente está instalado o CIMOP. “Aqui contamos com importante estrutura para o controle da nossa cidade. Ter a Polícia Militar integrada a esse sistema permite maior agilidade para a atuação dos agentes no reforço da segurança do nosso município”, pontuou o secretário de Defesa Civil. No local, o novo comandante verificou na prática como funciona o sistema.

“A estrutura oferece um bom suporte para as forças de segurança, seja a Polícia Militar, Civil, Defesa Civil ou Guarda Municipal. Essa integração é fundamental para se prestar um serviço de qualidade para a população”, destacou o coronel André Henrique de Oliveira, ressaltando a efetividade do sistema para a segurança. “Tenho experiência de outras cidades, como Saquarema e Búzios, onde foi implementado o monitoramento que traz forte colaboração para a redução dos índices de criminalidade, além de potencializar as ações da polícia militar e civil”, completou.

Além de permanecer com o serviço integrado entre os órgãos de gestão e segurança, o novo comandante do 26° BPMERJ pretende trazer para a cidade uma capacitação para os oficiais de segurança. O objetivo é fortalecer a atuação em conjunto com as comunidades através do treinamento de Polícia de Proximidade. “Essa é uma capacitação que oferece aos oficiais o conhecimento da importância de haver troca de informação entre população e órgão de segurança. O objetivo é desenvolver um trabalho que atenda as necessidades das comunidades, além de fortalecer a relação de confiança entre sociedade e a Polícia Militar, que percebemos ser um órgão bastante valorizado aqui na cidade”, reforçou.

Para a secretária da SSOP, a troca de expertise entre os órgãos é de grande valor para a manutenção do trabalho que vem sendo realizado no município. “A Integração é um fator principal que temos aqui e pretendemos permanecer com essa atuação, unindo todas as forças. Tenho certeza que essa parceria vai continuar e isso trará ótimos frutos para a população”, disse.

O CIMOP tem atualmente 56 câmeras instaladas em 46 locais diferentes em toda cidade. Os aparelhos possuem tecnologia para filmagem em alta definição, com alcance de 1 km de distância e em 360°. O sistema de monitoramento permite ainda fazer investigações a partir de filtros de imagens por cor, direção, objeto, velocidade, ociosidade, entre outros.