As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na quarta (28/07) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.163 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 238 receberam a primeira dose e 1.925 receberam a segunda dose do imunizante. Até o momento 147.322 pessoas receberam a primeira dose, 58.121 receberam a segunda dose e 6.805 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização foram vacinados 1.290 idosos, sendo três com a primeira dose e 1.287 com a segunda dose. Equipes aplicaram a vacina em 651 pessoas com idade entre 39 e 59 anos sem comorbidades. Destes, 166 receberam a primeira dose e 485 a segunda.

Também receberam a vacina 54 pessoas com comorbidades, sendo uma com a primeira dose e 53 com a segunda. Além destes, cinco deficientes receberam a segunda dose.

A vacina foi aplicada ainda em 24 gestantes, sendo 23 com a primeira dose e uma com a segunda. Também foram vacinadas 48 puérperas, das quais 44 com a primeira dose e quatro com a segunda dose.

Equipes vacinaram também 88 profissionais de Saúde, sendo uma com a primeira dose e 87 com a segunda. Também receberam a segunda dose da vacina três profissionais de Educação.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue nesta quinta-feira (28/07), com a vacinação de pessoas acima de 38 anos sem comorbidades. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A vacinação contra a covid-19 acontece em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

As ações do mutirão de serviço do programa Acelera Petrópolis levaram avanços para a Comunidade da Jaqueira, no Meio da Serra. Nesta quarta-feira (28), a localidade recebeu a operação de tapa-buracos, permitindo melhorias para a circulação tanto de pedestres quanto para os veículos dos moradores.

O serviço havia sido iniciado no dia anterior e se estendeu por toda a manhã de hoje (quarta), alcançando o trecho conhecido como “Cantinho da Fábrica”. “Recebemos as solicitações dessas demandas por meio de reuniões semanais com lideranças comunitárias de toda a cidade. Dessa forma, através do Acelera Petrópolis, já conseguimos chegar com o mutirão de serviços em 14 comunidades, além de ações pontuais do programa em andamento em diferentes regiões do município”, destaca o governo interino.

Na localidade conhecida como Jaqueira está sendo providenciada a extensão da rede elétrica com a substituição de um poste e construção de um espaço de convivência. O parquinho também será revitalizado. Vendedores ambulantes das comunidades de toda a Serra Velha também serão orientados a buscar a regularização. No Açude, haverá ainda a conclusão de pavimentação.

Além dos serviços de capina e roçada, as comunidades vão receber pintura de postes e revitalização da sinalização viária. Além da Serra Velha da Estrela, simultaneamente, as ações do mutirão de serviços vão acontecer no Alto da Serra e comunidades adjacentes, como Vila Felipe, Sargento Boening, Oficina, entre outras.

Equipes das secretarias de Assistência Social e da Defesa Civil e Ações Voluntárias estão com equipes mobilizadas para o fortalecimento de ações voltadas para esses dias de frio intenso na cidade. Nesta quarta-feira (28) foram montadas em Itaipava as três barracas para o acolhimento temporário de pessoas em situação de rua. A iniciativa fortalece o trabalho de abordagem realizado pelas equipes da Assistência por meio de busca ativa de pessoas que estejam em maior vulnerabilidade e expostas ao tempo. Além da estrutura montada para o atendimento pelos distritos, o governo municipal tem ainda a unidade permanente de acolhimento no Núcleo de Integração Social (NIS) e a Unidade de Atendimento Temporário (UnAT), além do Centro POP.

As estruturas montadas em Itaipava vão facilitar e agilizar o atendimento das pessoas que estiverem em situação de rua pelos distritos. A Defesa Civil vai atuar em apoio às equipes da Assistência Social na busca e orientação das pessoas para que aceitem o acolhimento ofertado pelo governo. As barracas montadas no distrito contam com colchonetes, cobertores, banheiros e ainda será oferecida alimentação para as pessoas que aceitarem o serviço.

“A iniciativa visa oferecer mais seguranças para as pessoas em situação de rua. Estamos atuando para promover acolhimento para que essas pessoas não fiquem expostas às baixas temperaturas previstas para os próximos dias”, destacou o governo interino.

A Defesa Civil tem emitido alerta, desde o último domingo, sobre a passagem da frente fria que afeta a cidade a partir desta quarta-feira (28), com a previsão de chuva de intensidade fraca a moderada. A incursão da massa de ar frio provocará ainda declínio na temperatura, que será acentuado na quinta (29) e sexta-feira (30). A máxima prevista é de 12°C e mínima de 3°C nas madrugadas e manhãs dos mesmos dias.

A mobilização para esses dias de frio intenso, conta ainda com a Coordenadoria do Bem-Estar Animal (Cobea), que vai oferecer cobertores para cães e gatos.

Doação de agasalhos - Para dar suporte às ações para esses dias de maior frio, o governo municipal mobiliza ainda a população para uma nova campanha de doação de agasalhos, cobertores para a população em situação de rua. Para os animais estão sendo aceitas ainda casinhas e camas que serão instalados por pontos diversos pela cidade.

Os pontos de recolhimento das doações estão instalados nas sedes da Defesa Civil, na rua Buarque de Macedo - 128; da Cobea, na Avenida Koeler – 260; quartel do Corpo de Bombeiros da Barão, na Avenida Rio Branco, 1957 – Retiro; e no destacamento de Itaipava, na Estrada União e Indústria, 9998. Os interessados em doar cobertores, agasalhos e itens para os animais podem se dirigir aos locais no horário comercial. As secretarias de Segurança, Serviços e Ordem Pública (SSOP), de Obras e Comdep também atuam no apoio às ações.

Realizar exames periodicamente e de forma preventiva são algumas das recomendações

Entre os dias 10 e 24 de julho, a prefeitura de Petrópolis realizou o mutirão de atendimentos para o público masculino em celebração ao Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho. A ação buscou a conscientização e exames voltados ao cuidado da saúde masculina em 41 unidades de saúde da cidade. Ao todo, foram 608 homens atendidos na programação, com realização de cerca de 1.000 testes rápidos para Hepatites, HIV e Sífilis.

“A valorização da saúde do homem é de extrema importância. Fico muito feliz com esse número e com a procura nos postos de saúde. Com ações como essa queremos que o público masculino também busque os atendimentos e cuide da sua saúde”, disse o governo interino.

O objetivo da ação foi de fortalecer a importância do cuidado integral do homem, abordando assuntos como disfunções sexuais, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de pênis e de próstata, ressaltar a importância da atividade física e do autocuidado, e fortalecer o pré-natal do parceiro. Além disso, foram realizados atendimentos odontológicos, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, mensuração de peso e altura para cálculo de IMC, atualização do cartão vacinal, orientações sobre planejamento familiar e vigilância nutricional do homem.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem ressalta que as ações foram realizadas como incentivo para que o público masculino busque o atendimento nas unidades de saúde: “A nossa intenção é fazer com que os homens busquem o atendimento primária na rede de saúde, tenham o acompanhamento médico constante e que isso se torne rotina na vida deles. Temos os atendimentos realizados no turno da noite nas UBSs e no Centro da Saúde, para que eles consigam ir as consultas, após o trabalho por exemplo”.

Para ela, os homens precisam se atentar aos cuidados com o seu corpo: “Os homens entram em nossa rede de saúde, geralmente já é em casos de emergência. O ideal é que eles realizem os atendimentos de forma preventiva. Realizar exames periodicamente e buscar informações são alguns dos cuidados básicos”, completou ela.


A próxima etapa da obra, que utiliza recursos do Finisa, é a rua Luiz Winter, também no Bingen. Ao todo 59 vias públicas receberão melhorias na pavimentação.

A secretaria de Obras, do governo interino, concluiu nesta semana a primeira etapa do trabalho de asfaltamento de 59 vias públicas, que foi iniciado no dia 13 deste mês e vai pavimentar 42 quilômetros. A Rua João Xavier, no Bingen, recebeu 2,7 quilômetros de piso CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), material que está sendo colocado com recursos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento - Finisa, da Caixa Econômica Federal - CEF, além de recursos do próprio município.

“É o retorno à população de uma demanda antiga, de melhoria nas ruas com a chegada do asfalto ou recuperação do asfalto que foi sendo deteriorado com o tempo. São 59 ruas incluídas nesta etapa, em diferentes pontos da cidade. Não apenas aqui no Bingen, no primeiro distrito, mas também no centro, Morin, Siméria, Quitandinha, Itaipava, Nogueira, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Alto da Serra, Sargento Boening e Valparaíso. Tudo isso é parte do programa Acelera Petrópolis, que tem esse objetivo de levar um mutirão de serviços às comunidades e acelerar as melhorias demandadas por tanto tempo pela população”, destacou o governo interino.

A próxima etapa do programa é a Rua Luiz Winter, que conecta a interseção das ruas João Xavier e à um importante acesso à BR-040. “Neste ponto, serão 500 metros de pavimentação de um trabalho que começa hoje. No Bingen, ainda teremos intervenções nas ruas Paulo Hervê e Henrique Cunha, além da Avenida Lucia Meira".

O trabalho de recuperação viária inclui a formação de estrias (processo de raspagem da pavimentação antiga) e instalação de uma camada de 5 a 8 cm de asfalto, dependendo do trecho.

“Serão 4,6km de ruas asfaltadas apenas aqui no Bingen. Depois o trabalho segue para a Nogueira, onde serão asfaltados 4,4km das Ruas Promenade, Dr. Bina e Padre Correa Lima, além da Estrada do Calembe. Além disso, cabe ressaltar que fazemos pela primeira vez neste momento o asfaltamento, também com verbas do Finisa, da rua Desembargador Luiz Antônio Severo, que fica na parte de trás do Parque municipal em Itaipava e vai servir como rota alternativa à Estrada União e Indústria nesse momento de execução das obras do DNIT”, informou o secretário de Obras, que lembra que nas próximas semanas a Rua João Xavier passará ainda pela pintura e melhoria na sinalização viária.


Aumento valerá já em agosto

Os professores da rede municipal que realizam horas de atividades além da sua jornada normal, ou seja, os que têm REHT – Regime Especial de Horas Temporárias – receberão, já em agosto, o aumento no valor da hora/aula. O anúncio foi feito pelo governo interino nessa quarta-feira (28/07) durante uma reunião com representantes do Sepe, na prefeitura. O valor passará de R$ 14,99 para R$ 25,74 por hora/ aula.

“Continuamos avançando, com responsabilidade. É um aumento muito esperado e que, com certeza fará diferença para a classe”, disse.

A representante do Sepe, Rose da Silveira, destacou o avanço. “O aumento é justo e é uma reinvindicação dos professores que, em 2017, foram surpreendidos com uma mudança no valor que era pago pelas horas", lembrou.

Aulas presenciais retornam dia 24 de agosto nas escolas municipais: formato híbrido

Durante o encontro, o retorno das aulas presenciais também foi abordado. Conforme o calendário escolar 2021, as aulas remotas na rede municipal de ensino retornam dia 3 de agosto. Já o ensino híbrido – presencial e remoto – terá início no dia 24 de agosto, de forma escalonada, conforme planejamento da Secretaria de Educação, com respeito aos protocolos, com distanciamento, uso de máscara e oferta de álcool em gel. As famílias seguirão com a opção de manter o aluno no ensino remoto, se assim preferir.

O calendário preparado pela Secretaria de Educação com o escalonamento das turmas será publicado na primeira quinzena de agosto. O planejamento será apresentado para o Grupo de Trabalho e Conselho Municipal de Educação. “O primeiro passo tem que ser dado. Com segurança, cuidado e, claro, levando em consideração o cenário epidemiológico do município. Estaremos acompanhando todo o processo e mantendo diálogo aberto”, disse o governo interino, acrescentando a importância do retorno para as crianças.

“Há estudos que mostram e comprovam a necessidade do retorno presencial. Unicef fez um apelo recente pedindo aos gestores que avaliem as condições das crianças que estão há mais de um ano fora do ambiente escolar. Não podemos continuar nesse cenário. Temos que retornar. As escolas estão recebendo a visita da comissão e as que já possuem o Selo Escola Segura estão prontas”, disse a secretária de Educação.

A secretária de Educação lembrou que as escolas e CEIs dos municípios já têm os materiais necessários para as adequações. “Continuamos fazendo as visitas com o apoio do GT. Não é um trabalho fácil e que continuará mesmo após a abertura. As escolas particulares tiveram experiências positivas e, com as municipais, tenho certeza que avançaremos também”, afirmou a secretária de Educação. Atualmente, 79 unidades da rede municipal já possuem o Selo Escola Segura.


Ação também contou com atendimentos no Ônibus Lilás

No Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a prefeitura de Petrópolis promoveu nesta quarta-feira (28), por meio da Área Técnica de IST/Aids da Secretaria de Saúde, a ação de testagem contra as hepatites B e C, sífilis e HIV. Com a disponibilização dos resultados dos testes em 15 minutos, a atividade contou com cerca de 90 atendimentos na Praça de Corrêas. Foram realizados ao todo 360 testes, na ação que também contou com atendimentos no Ônibus Lilás.

“Fiz os testes e vim para certificar que eu estou com saúde”. Esta foi a declaração de Ricardo Azevedo, de 54 anos, que realizou os quatro exames. A empresária Anezia Pavone, de 65 anos também fez os testes: “É a primeira vez que faço esses exames. Quero colocar a minha saúde em dia”. O aposentado Renato de Aquino, estava passando pelo local e foi conferir a testagem: “Aproveitei a oportunidade e vim aqui ver como está a minha saúde. Isso é muito importante. Sempre que posso estou realizando exames”, disse ele.

A ação faz parte da programação em alusão ao Julho Amarelo, no mês da conscientização das hepatites virais. Além disso, foram distribuídos materiais informativos e kits de prevenção com preservativos e álcool gel, alertando sobre a importância da conscientização sobre as doenças. A atividade contou com parceria do gabinete da Cidadania e do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

O CRAM esteve no local realizando atendimentos com o Ônibus Lilás. Foram mulheres recebidas no veículo com orientação de psicóloga, assistente social e advogado. A coordenadora do CRAM fala sobre a utilização do Ônibus Lilás no local: “Nosso objetivo é levar o ônibus ao máximo de lugares possíveis, dando às pessoas que moram longe do centro as mesmas oportunidades de exercitarem seus direitos. Muitas pessoas passarem por aqui hoje e conseguimos fazer a captação para o atendimento da nossa equipe”.

Esta é a terceira atividade de estímulo ao diagnóstico oportuno e prevenção das hepatites virais no mês de julho, que se encerrará no próximo sábado (31). De 08h às 16h, a ação será finalizada em quatro postos de saúde do município: PSF Alto da Serra, UBS Quitandinha, UBS Retiro e USF Posse. No dia 13, a equipe da Área Técnica de IST/Aids esteve no Centro de Saúde do Itamarati oferecendo testes na unidade, e no dia 20 na Praça da Inconfidência.


O governo interino liberou hoje (28.07) o primeiro incentivo fiscal da nova legislação, para a empresa Mattheis Borg/Mustad. O benefício já seguirá as regras estipuladas na nova Lei de Incentivo Fiscais - que não era revisada há 18 anos - e foi criada para substituir a lei 6.018/2003. O novo texto é mais adequado à realidade atual, com foco principal na atração de novos empreendimentos para o município, fortalecimento da economia e geração de empregos.

“Fico muito feliz por estar aqui e liberar o incentivo fiscal para uma empresa tão renomada. Estamos trabalhando para criar um ambiente positivo e atrativo para novos negócios e empreendimentos, gerando empregos e aquecendo a economia, mesmo dentro de um cenário ainda instável devido a pandemia”, avalia o governo interino.

A nova legislação foi estruturada a partir de estudos e pesquisas de leis similares de outros municípios, como Maringá, São José dos Campos e Juiz de Fora, entre outras. O texto é baseado em uma pontuação de incentivo fiscal que vai analisar critérios técnicos, financeiros e estratégicos. A tabela foi desenvolvida por um grupo de trabalho formado por representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Planejamento, Obras e Procuradoria.

Os critérios inseridos na tabela de pontuação para a liberação dos incentivos (redução do ISS, isenção de IPTU e isenção de licenças e taxas municipais) são mais diversificados do que na legislação anterior. Levam em conta o alinhamento com as principais vocações do município - com setores de turismo, tecnologia e têxtil - e critérios de geração de empregos diretos, compra de produtos locais, localização, soma de investimentos, capacitação, entre outros. Quanto mais critérios a empresa atender, maior será a pontuação.

A nova Lei de Incentivos Fiscais também apresenta uma outra novidade. Agora será adotada a dosimetria para os critérios de análise de prestação de contas das empresas. Esse fator oferecerá mais flexibilidade para a empresa na hora da prestação de contas, com a proporcionalidade do cumprimento do que for acordado em contrato. O secretário Marcelo Soares exemplifica que, se uma empresa cumprir 80% das exigências, receberá 80% dos incentivos fiscais previstos.

“Demonstramos que esse critério é mais justo e correto para todas as partes. Anteriormente, se faltasse na prestação de contas 2% do exigido, eram cobradas todos as taxas pelo período todo do incentivo. Com a nova lei, tudo vai ser feito de acordo com a dosimetria. A Mattheis Borg/Mustad será a primeira beneficiada pelo novo regramento”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico.

A Mattheis Borg/Mustad está instalada em Petrópolis há 126 anos, gera mais de 170 empregos diretos e é a maior empresa de ferraduras do mundo. Para o gerente de produção e responsável pela sede no município, o governo atual tem se aproximado de forma mais contunde das empresas petropolitanas.

“Existe um novo espírito, uma maior transparência e um cuidado maior com que é responsável pela cadeia produtiva da cidade, quem gera emprego. Estamos felizes por estarmos aqui hoje assinando esse termo de incentivo fiscal”, disse ele, acompanhado pelo controller da empresa.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta quarta (28/07), em 13,43% em leitos clínicos e 23,86% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 78 pacientes internados, sendo 42 em UTIs e 36 em leitos clínicos. Dois óbitos foram confirmados e inseridos na base estatística nesta quarta.

Até agora foram realizados no município 178.501 testes para Covid-19, com 43.551 resultados positivos e 134.536 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.374 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Homem, 44 anos, morador no Quitandinha. Internado em 06.07.2021 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 20.07.2021 no HNSA. Paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Mulher, 68 anos, moradora em Bonsucesso. Internado em 21.07.2021 no HST. Óbito registrado em 26.07.2021 no HST. Paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Entra em cartaz no dia 7 de agosto, no Centro Cultural Estação Nogueira, a exposição "Magia das Cores". Oferecida pela Associação dos Artistas Plásticos de Petrópolis (AAPP), a mostra conta com a participação de 19 artistas da cidade e fica disponível para os visitantes até 29 de agosto. O trabalho foi desenvolvido visando incentivar a arte e a criatividade em meio à pandemia.

"É sempre uma alegria receber os artistas da AAPP no nosso centro cultural que com suas obras, traços e cores alegram ainda mais o espaço. Em dias difíceis precisamos dessa alegria, desse contato com a arte e propagar cultura é a nossa missão. Que a exposição alegre a todos os visitantes", disse o coordenador do espaço.

O Centro Cultural Estação Nogueira fica na Av. Leopoldina, nº 317, em Nogueira. O local funciona de 9 às 17h, de terça até sexta-feira, e aos sábados, domingos e feriados das 9 às 13h.

Cadastro está sendo aberto nesta quarta (28/07) para vacinação a partir de quinta-feira (29/07)

A chegada, nesta quarta-feira (28), de um novo lote de vacinas destinadas à aplicação de primeira dose, permitirá que a prefeitura amplie mais uma vez a vacinação contra a covid-19, iniciando o processo de imunização de pessoas a partir dos 38 anos. O cadastro está sendo aberto nesta quarta-feira (28/07) para vacinação deste público a partir desta quinta. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A Secretaria de Saúde recebeu nesta quarta-feira (28/07) 3.910 vacinas destinadas à aplicação de primeira dose e 5.050 para a aplicação de segundas doses dos imunizantes. As vacinas são encaminhadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Estado.

“Todos os esforços estão sendo feitos pelo município para que tenhamos toda a população apta vacinada o quanto antes. Os resultados da vacinação já são observados com a redução na demanda por atendimentos de pacientes com sintomas de covid verificada desde o mês passado. As taxas de ocupação de leitos clínicos e de UTI também vêm caindo desde o início de junho. Estes resultados mostram que estamos trabalhando de forma correta e organizada”, afirma o governo interino, lembrando que as ampliações estão sendo feitas sempre a partir da entrega de novos lotes de vacinas.

Até terça-feira (27/07) 153.889 pessoas em Petrópolis receberam pelo menos uma dose da vacina - considerando aplicações de primeiras doses e doses únicas - o que corresponde a 63,57% das pessoas maiores de 18 anos. Destas, 63.001 pessoas concluíram o esquema de vacinação, o que significa que Petrópolis tinha até a data, 26,02% da população vacinável (com mais de 18 anos) imunizada.

"Seguimos avançando com a vacinação, sempre de acordo com a chegada de novos lotes de vacinas. Nossa meta é imunizar toda a população vacinável o quanto antes. Toda a equipe da Secretaria de Saúde está empenhada neste trabalho, em especial as equipes de Planejamento e do Departamento de Imunização da Vigilância em Saúde. Só dependemos hoje do envio de mais doses por parte do Ministério da Saúde e do Estado para que possamos ter todos os petropolitanos imunizados e protegidos contra a covid-19", explica o secretário de Saúde.

A vacinação em Petrópolis está sendo feita em 12 pontos de vacinação distribuídos nos cinco distritos. Em caso de dúvidas, a população tem a disposição o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias alerta para a passagem de frente fria pela Região Sudeste que modificará o tempo em Petrópolis, a partir desta quarta-feira (28). A previsão é de céu encoberto com nevoeiros e chuva fraca a moderada de forma isolada.

As equipes da Defesa Civil estão de prontidão para o atendimento de emergências, que podem ser notificadas pelo número 199. “É importante que a população esteja atenta e a qualquer sinal de risco acione a equipe que está preparada para dar todo o suporte necessário”, destacou o secretário da Defesa Civil.

O departamento de meteorologia da Defesa Civil alerta para o declínio acentuado da temperatura na quinta-feira (29), podendo registrar a máxima de 12°C e mínima de 3°C na madrugada de sexta-feira (30), com condições favoráveis à ocorrência de geadas. A umidade relativa do ar pode variar nesses dias entre 65% e 85%.

Tendo em vista a modificação acentuada nas condições climáticas, a Defesa Civil emitirá atualização periódica de alertas para a população.