O Balcão de Empregos, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, está oferecendo nesta terça-feira (27.07) vagas para início imediato. O interessado pode comparecer na sede da Casa do Trabalhador na Rua Doutor Porciúncula, 75 - Centro (Antiga rodoviária) até às 16h30 com currículo em mãos para participar da entrevista.

Vale lembrar que o Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O telefone para contato é o 2246-8942. Confira as oportunidades:

- Encarregado de Obras – Salário + Alimentação + Plano de Celular + Transporte (carro da empresa)

- Eletricista - Salário + 30% (Periculosidade) NR-10 e CNH B. Ensino Médio Completo, com mínimo de 6 meses de experiência em manutenção predial - Curso NR10 - Conhecimento em elétrica

- Oficial de Manutenção Predial – Salário e o candidato deve possuir CNH B

- Instalador de Rede - Ensino Médio Completo, com mínimo de 6 meses de experiência

- Auxiliar de Obras Predial - Ensino Médio Completo, com mínimo de 6 meses de experiência

A Casa da Cidadania recebeu nesta segunda-feira (26) uma ação social voltada para mulheres em situação de rua. Coleta de exames preventivo, informações sobre métodos contraceptivos, marcação de mamografias, serviços de cabeleireiro e manicure foram algumas das atividades disponibilizadas em uma parceria das Secretárias de Saúde e Assistência Social, com apoio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM).

Foram atendidas cerca de 20 mulheres na ação que também contou com a parceria do Consultório na Rua. “Já tínhamos uma lista de mulheres que seriam atendidas. Realizamos busca ativa e encaminhamos para a Casa da Cidadania para oferecer os atendimentos de resgate ao autocuidado dessas mulheres”, é o que explica a coordenadora do Consultório na Rua.

Além disso, no local foi iniciado o mapeamento da população para o acompanhamento, voltada a parte sexual e reprodutiva. Também houve roda de conversa com temas relacionados a violência contra a mulher. A ação contou com a parceria de um grupo de cabelereiros e manicure, e da participação das equipes do Centro Pop, UNAT e do NIS.

A coordenadora do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM) ressalta a necessidade do atendimento desse público: “Muito importante uma ação que envolva as mulheres em situação de rua. Atendemos várias delas no CRAM, mas existe uma grande dificuldade de seguir um acompanhamento até o fim do processo, uma vez que a falta de residência fixa e a alta mobilidade, fazem com que muitas vezes elas não retornem ao atendimento e não sejam intimadas das audiências. Precisamos mostrar seus direitos, deixando claro que a lei é para todas”.

A assistente social, Olivia Leal, fala sobre os riscos que essas mulheres correm na rua: “Uma mulher em situação de rua já está em risco social. Uma mulher que sofre violência, precisa de uma ação integral da rede e todo acolhimento possível”.

O material apreendido pela Guarda foi encaminhado para a Polícia Civil.

Na tarde desta segunda-feira (26), Chico, um Golden Retriever, de três anos, que pertence ao Grupamento de Operações com Cães, do canil Rufus Von Kru Gdorf, da Guarda Civil de Petrópolis, ajudou a localizar 21 cápsulas de cocaína, carga que estava escondida na Rua do Encanto, no Centro. O material foi apreendido pela equipe de guardas e encaminhado para a 105ª Delegacia de Polícia, no bairro Retiro.

“A apreensão do material entorpecente foi resultado de um patrulhamento preventivo que estava sendo feito no local pela equipe K9 com a equipe que opera de forma fixa na Praça da Liberdade. A droga estava escondida em uma sacola, próximo à uma banca de jornal, e agora segue para a Polícia Civil, para que uma investigação ajude a identificar o responsável”, destacou o superintendente adjunto da Guarda Civil de Petrópolis.

Segundo o treinador do canil da Guarda, o animal mudou de comportamento, ao se aproximar do local. “Ele é um animal treinado para farejar material entorpecente e indicar a seus tutores, durante o trabalho de patrulhamento, que há esse tipo de material próximo. Ele percebeu ali o odor e farejou até localizar o material. Essa ação é resultado de um trabalho de continuidade, que envolve toda a equipe nesse estímulo ao animal, como se fosse uma brincadeira”, informa.

“É muito importante saber que nossa Guarda e nosso grupamento com cães participaram dessa ação, ajudando a localizar o material entorpecente. Neste ano tivemos também o retorno do trabalho de cinoterapia, do qual o Chico também faz parte com a Jujuba (uma cadela, também da raça Golden Retriever). Hoje, o canil da Guarda Civil de Petrópolis já é referência em todo o Estado”, pontua a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública - SSOP.


A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta segunda (26/07), em 25,37% em leitos clínicos e 21,59% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 89 pacientes internados, sendo 45 em UTIs e 44 em leitos clínicos. Mais dois óbitos foram confirmados e inseridos na base estatística.

Até agora foram realizados no município 178.152 testes para Covid-19, com 43.456 resultados positivos e 134.244 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.368 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Mulher, 65 anos, moradora em Madame Machado. Internada em 07.07.2021 no HAC. Óbito registrado em 22.07.2021 no HAC. Paciente com diabetes e obesidade.

Mulher, 76 anos, moradora no Quitandinha. Internada em 22.06.2021 na UPA Cascatinha e transferida para o SMH. Óbito registrado em 25.07.2021 no SMH. Paciente com hipertensão arterial e diabetes.

A prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), lança hoje (26/07) o Agita Petrópolis Itinerante. Cada núcleo do programa vai receber uma modalidade diferente por mês. Essa atividade também será ministrada por um outro professor, diferente daquele que a turma está habituada. A aula do bairro Madame Machado desta segunda, às 18h, que é de ginástica ou de dança, será de alongamento.

“Esse é o primeiro passo do Agita Itinerante. Em breve teremos mais novidades, possibilitando que mais modalidades sejam oferecidas. Estamos trabalhando para oferecer o programa de forma mais estruturada, chegando para mais pessoas em toda a cidade”, afirma o secretário da SEPJIL.

Atualmente, o Agita Petrópolis acontece no Alto da Serra, Bataillard, Benfica, Cascatinha, Caxambu, Centro, Contorno, Madame Machado, Oswaldo Cruz, Pedro do Rio, Posse, Quitandinha, São Sebastião, Vale do Cuiabá, Vicenzo Rivetti, Vila Rica. Os interessados em participar podem entrar em contato com a SEPJIL através do telefone (24) 2233-1218.

“Tenho um grande orgulho de ter criado o Agita Petrópolis em 2017 quando era secretário de Esportes. O nosso objetivo é promover saúde e qualidade de vida, de forma cada vez mais estruturada, o que vai permitir a expansão do programa”, completa o governo interino.

A prefeitura, através da Secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), promoveu neste sábado (24) o Festival das Comunidades no Atílio Marotti. Foram realizadas atividades diversas como recreação infantil, alongamento e futebol na quadra comunitária do bairro. A programação foi acompanhada por profissionais de educação física e estagiários.

O objetivo do Festival das Comunidades é estimular a prática esportiva nos bairros. "Criamos o programa em 2017, na época em que eu estava à frente da Secretaria de Esportes do município, e o trabalho foi muito bem aceito nos locais realizados. É uma atividade itinerante e que abre espaço para crianças e adolescentes", ressaltou o governo interino, que acompanhou o trabalho.

Segundo o secretário da SEPJIL,  a pasta está elaborando um cronograma para que o Festival das Comunidades atenda a todos os distritos de Petrópolis. "No Atílio Marotti a gente conseguiu receber crianças de outros locais, como do Quarteirão Brasileiro, por exemplo. Queremos oferecer o programa em todas as regiões da cidade", afirmou.

Os moradores Anderson Dutra e Douglas Ferreira, que realizam há seis meses um trabalho social com as crianças na quadra de esportes do bairro, também comemoraram a chegada do Festival das Comunidades ao Atílio Marotti.

"Começamos esse trabalho de forma natural, colocando as crianças para brincar, e a coisa foi crescendo. Atualmente são 100 atletas, divididos nas categorias masculino e feminino. Esse apoio da Prefeitura vem fortalecer bastante o nosso trabalho", disse Douglas Ferreira. "Em breve vamos iniciar também um trabalho com os pais da comunidade", completou Anderson Dutra.

A defesa do livro físico em tempos do virtual será o tema do "IMC nas Redes – Conversas Culturais" da próxima quarta-feira (28/07). O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Flávia Werneck, Leonardo Meireles, Luiz Ribeiro e Marianne Wilbert. A mediadora da roda de conversa será a gerente do Centro de Cultura, ligado ao Instituto Municipal de Cultura (IMC).

"Falar da importância de incentivar a leitura na semana em que comemoramos o Dia do Escritor, 25 de julho, é valorizar o objeto que nos trouxe o maior conteúdo de conhecimento em qualquer que seja a nossa profissão. E, ao mesmo tempo, valorizar quem trabalha por manter vivo nosso apreço por ele, o livro. Será uma Live incrível", garante a gerente.

Flávia Werneck é licenciada em Letras-Literatura e pós-graduada em tradução de inglês. Possui um blog e um Instagram literário, lugares onde fala de livros, filmes e séries, há cerca de cinco anos. Trabalha com revisão acadêmica e de mídias sociais. Marianne Wilbert é jornalista, pós-graduada em Mídias Digitais e editora do site Acontece em Petrópolis. Apaixonada por literatura, já teve seus contos publicados nos livros “Poesias sem fronteiras”, “Escrito por elas” e “Natal”.

Luiz Antonio Ribeiro é dramaturgo e doutor em Memória Social na área de literatura brasileira. Nascido em Petrópolis, foi para o Rio de Janeiro em 2006, onde mora no Catete com seu gato Chicó. Gosta de literatura, cerveja, coca-cola e bagunça. Já Leonardo Meireles é carioca, de 64 anos, é redator, produtor e especializado em TV. Bacharel em Direito e formado em artes, trabalhou em televisão por escolha própria.

Sobre o IMC nas Redes

O IMC nas Redes foi criado pela equipe técnica do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e tem como objetivo promover encontros entre agentes culturais, instituições de relevância, especialistas nas áreas dos diversos segmentos, procurando agregar informações e conhecimento. Desde maio - quando foi lançado - até o momento, o projeto já debateu assuntos como a produção cultural para crianças, cultura e acessibilidade, cultura de sustentabilidade, artes visuais, entre outros.

Escolas de Petrópolis servirão como polo de aprendizagem para os estudantes do curso de graduação de Licenciatura em Pedagogia (com perspectiva bilíngue - Língua Brasileira de Sinais / Língua Portuguesa) na modalidade à distância ofertado pelo INES - Instituto Nacional de Educação de Surdos. O convênio foi assinado entre a Prefeitura, através da Secretaria de Educação e publicado no Diário Oficial da União.

“Petrópolis já mantém um trabalho de acompanhamento e monitoramento de excelência na Educação Inclusiva, com a oferta de Atendimento Educacional Especializado e também na formação de professores e, agora, poderá auxiliar os estudantes do INES que estão se dedicando a essa prática, especialmente com os alunos surdos. Para nós, é uma alegria poder firmar esse convênio que certamente será mais um reforço para a nossa rede”, disse o governo interino.

O convênio terá duração de cinco anos e será acompanhando pelo Departamento de Educação Especial da Secretaria de Educação. “Na rede mantemos a perspectiva da educação inclusiva e oferecemos escolas polos onde os alunos surdos têm o currículo adaptado fortalecido através da Libras, com instrutores e interpretes. Por isso, acredito que tanto para os estagiários quanto para os alunos será uma ótima oportunidade de aprendizado”, completa a secretária de Educação.

A rede municipal conta, atualmente, com 40 alunos surdos. A previsão é de que os estagiários iniciem as atividades quando as aulas presenciais retornarem na rede municipal de Educação.

O Balcão de Empregos administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oferece esta semana 35 vagas de emprego. Os candidatos que tiverem interesse devem cadastrar os seus currículos pelo site www.petropolis.rj.gov.br.

O Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942. Confira as oportunidades:

1. Cozinheiro / Ambos os sexos / Ensino Médio Completo / Uma vaga / Experiência em CTPS / Faixa Etária de 18 a 50 anos

2. Copeiro / Ambos os sexos / Três vagas / Ensino Médio Completo / Experiência em CTPS / Faixa Etária de 18 a 50 anos

3. Costureiro / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Médio Incompleto / Experiência em CTPS acima de 6 meses/ Faixa Etária de 18 a 50 anos

4. Eletricista de Manutenção Industrial / Masculino / Cinco vagas / Ensino Superior ou Técnico / Experiência em CTPS acima de 1 ano/ Faixa Etária de 20 a 50 anos

5. Mecânico de Manutenção Industrial / Masculino / Oito vagas / Ensino Superior ou Técnico / Experiência em CTPS acima de 1 ano/ Faixa Etária de 20 a 50 anos

6. Oficial de Manutenção / Masculino / Ensino Médio ou Técnico / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 2 ano/ Faixa Etária de 25 a 50 anos

7. Encarregado de Obras / Masculino / Ensino Médio / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 2 ano/ Faixa Etária de 30 a 50 anos

8. Auxiliar de Obras / Masculino / Ensino Médio / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 2 ano/ Faixa Etária de 20 a 50 anos

9. Instalador de Redes / Masculino / Ensino Médio / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 2 ano/ Faixa Etária de 25 a 50 anos

10. Eletricista / Masculino / Ensino Médio ou Técnico / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 2 ano/ Faixa Etária de 25 a 55 anos

11. Soldador Industrial / Ambos os sexos / Ensino Fundamental / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 4 anos

12. Soldador Industrial / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS acima de 4 anos

13. Eletricista Industrial / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Fundamental / Experiência em CTPS acima de 4 anos

14. Técnico de garantia da qualidade / Masculino / Quatro vagas / Ensino Médio / Experiência em CTPS acima de 2 ano/ Faixa Etária de 20 a 50 anos

15. Atendente de Lanchonete / Ambos os sexos / Uma vaga / Ensino Médio / Faixa Etária de 18 a 40 anos

16. Ajudante de Motorista / Masculino / Uma vaga / Ensino Médio / Experiência em CTPS acima de 2 ano / Faixa Etária de 18 a 50 anos / CNH D

17. Churrasqueiro / Masculino / Uma vaga / Ensino Médio / Experiência em CTPS acima de 6 meses / Faixa Etária de 20 a 50 anos

18. Garçom / Masculino / Ensino Médio / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 6 meses / Faixa Etária de 20 a 50 anos

19. Açougueiro / Ambos os sexos / Ensino Médio Incompleto / Uma vaga / Experiência em CTPS acima de 6 meses/ Faixa Etária de 25 a 55 anos