A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, neste domingo (25/07), em 19,40% em leitos clínicos e 19,32 Oi% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 74 pacientes internados, sendo 40 em UTIs e 34 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 177.768 testes para Covid-19, com 43.357 resultados positivos e 134.000 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.366 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

A Secretaria de Defesas Civil e Ações Voluntárias alerta para a passagem de uma frente fria na Região Sudeste do Brasil, que modificará as condições de tempo no município de Petrópolis a partir de quarta-feira (28). Neste dia está previsto a ocorrência de chuva com intensidade fraca a moderada com rajadas de vento forte, que poderão provocar o destelhamento de edificações e queda de árvores.

O órgão alerta ainda que com a frente fria, a incursão de uma massa de ar frio provocará o declínio das temperaturas já na quarta-feira, sendo acentuado na quinta-feira (29), com máxima prevista de 12°C, e mínima de 4°C na madrugada/manhã do mesmo dia, persistindo nos próximos dias com temperaturas baixas na cidade de Petrópolis.

Solicitamos à população que fiquem atentas às atualizações emitidas pelas Defesa Civil, assim como os boletins meteorológicos emitidos diariamente contendo a previsão do tempo para o município, e qualquer emergência ligue 199.

O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias, o tenente-coronel, destaca que a equipe está em alerta para possíveis ocorrências. "Estamos de prontidão e a população deve estar atenta para a identificação de qualquer anormalidade. Em situações de emergência o número 199 deve ser acionado", ressalta.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no sábado (24/07) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 3.334 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 2.703 receberam a primeira dose e 631 receberam a segunda dose do imunizante. Até o momento 145.592 pessoas receberam a primeira dose, 52.482 receberam a segunda dose e 6.805 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização foram vacinados 624 idosos, sendo oito com a primeira dose e 616  com a segunda dose. A vacina foi aplicada em 2.665 pessoas com idade entre 39 e 59 anos sem comorbidades, sendo 2.659 com a primeira dose e seis com a segunda. 

A vacina foi aplicada ainda em 12 gestantes, sendo 11 com a primeira dose e uma com a segunda. Também foram vacinadas 33 puérperas, sendo 25 com a primeira dose e oito com a segunda.   

A campanha de imunização contra a covid-19 segue na segunda (26/07), com a vacinação de pessoas acima de 39 anos sem comorbidades. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A vacinação contra a covid-19 acontece em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, neste sábado (24/07), em 19,40% em leitos clínicos e 20,45% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 75 pacientes internados, sendo 41 em UTIs e 34 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 177.768 testes para Covid-19, com 43.357 resultados positivos e 134.000 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.366 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta (23/07) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 3.306 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 2.444 receberam a primeira dose e 862 receberam a segunda dose do imunizante. Até o momento 142.889 pessoas receberam a primeira dose, 51.851 receberam a segunda dose e 6.805 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização foram vacinados 756 idosos, sendo 13 com a primeira dose e 743 com a segunda dose. A primeira dose da vacina foi aplicada em 2.196 pessoas com idade entre 40 e 59 anos sem comorbidades. Nesta faixa etária, 58 pessoa também receberam a segunda dose.

Também receberam a vacina, 81 pessoas com comorbidades. Destas, 79 receberam a primeira dose e dois receberam a segunda dose. Além destas, dois deficientes receberam a primeira dose.

A vacina foi aplicada ainda em 37 gestantes, sendo 29 com a primeira dose e oito com a segunda. Também foram vacinadas 70 puérperas, sendo 48 com a primeira dose e 22 com a segunda.

Equipes vacinaram também 46 profissionais de Saúde, sendo 20 com a primeira dose e 26 com a segunda. Também receberam a vacina 17 profissionais de Educação, sendo 14 com a primeira dose e três com a segunda. Além destes, 43 profissionais de transporte foram vacinados com a primeira dose.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue neste sábado (24/07), com a vacinação de pessoas acima de 39 anos sem comorbidades. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A vacinação contra a covid-19 acontece em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Mais de 600 encaminhamentos foram realizados pela Polícia Civil, no primeiro semestre deste ano, a Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos do Programa de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz. A parceria entre as instituições se baseia na Lei 13.140/15 que lastreia a mediação envolvendo infrações de menor potencial ofensivo, como briga de vizinhos e desentendimentos entre familiares, por exemplo.

“O objetivo da Câmara de Prevenção é solucionar esses pequenos conflitos sem que eles se tornem um registro de ocorrência. Na maioria das vezes, esses problemas são resolvidos sem que a polícia precise intervir. Além de resolver a questão, o trabalho contribui para que os investigadores se concentrem em casos de maior relevância”, explica a coordenadora do Programa Petrópolis da Paz.

Além dos encaminhamentos realizados pela Polícia Civil ao espaço da Câmara de Prevenção, as equipes do Petrópolis da Paz realizam mediações nas próprias delegacias, que cedem suas dependências e permitem que as equipes do programa realizem atendimentos na própria unidade, visando a triagem de casos e a possibilidade de solicitação de mediação.

Os profissionais da Câmara ouvem as partes envolvidas e se tratando de caso sanável por meio de mediação, apresentam a opção como meio de resolução. Se houver interesse, no mesmo ato é feito o preenchimento do formulário e é dado início ao processo.“A contrapartida é o escoamento de casos mediáveis ao destino mais adequado e a consequente agilização do trabalho policial cotidiano. Considerando que as custas de um registro de ocorrência e inquérito policial vão de R$ 50,00 a R$ 50 mil, manter o nosso trabalho sai muito mais em conta ao Estado”, completa a coordenadora.

Para o delegado Nei Loureiro, titular da 106ª DP, o programa se tornou um importante aliado da Polícia. “É um importante instrumento de pacificação social e os resultados obtidos são expressivos. Casos simples, mas que ocupavam muito tempo das equipes estão sendo resolvidos e dificilmente retornam. A parceria foi um ganho tanto para as partes, quanto para desafogar e contribuir para melhorias na produção policial”, conta o delegado.

O Programa de Pacificação Restaurativa Petrópolis da Paz realiza ações voltadas aos três eixos restaurativos. São eles: mediação escolar, mediação comunitária e Justiça Restaurativa. Além das delegacias, as ações acontecem na sede do programa, na Avenida Ipiranga, assim como nas escolas da rede municipal e em pólos universitários.

No espaço revitalizado serão preparadas cerca de 8.400 refeições por mês

O governo interino e o secretário de Saúde entregaram na manhã desta sexta-feira (23/07) as obras na cozinha e refeitório do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. O espaço, onde por mês são preparas 8.400 refeições, não recebia melhorias significativas há mais de 10 anos. As obras tiveram início no dia 8 do mês passado. Em 45 dias de trabalho a cozinha e refeitório foram totalmente reformados. Os espaços receberam novo piso, paredes ganharam pintura nova, vidros e janelas foram trocados e receberam novas telas. Uma nova iluminação também foi instalada. A entrada do refeitório também ganhou uma rampa, para melhorar as condições de acessibilidade.

“São espaços onde são preparados os alimentos para pacientes e funcionários que conseguimos reformar e que estamos entregando hoje totalmente revitalizados. Desde o início da gestão temos trabalhado para melhorar a estrutura das unidades de saúde, pois entendemos que isso é fundamental para que funcionários tenham melhores condições de trabalho e por consequência as pessoas que buscam a rede pública tenham um atendimento com mais qualidade”, destaca o governo interino.

“Uma alegria e um grande orgulho para mim entregar estas obras, de revitalização do refeitório e da cozinha do HMNSE. Como servidor concursado, que sempre trabalhou aqui, entendo que estas melhorias ajudam a resgatar a dignidade dos profissionais que trabalham no hospital”, destaca o secretário de Saúde.

O diretor médico do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp destacou a importância das melhorias para pacientes internados e profissionais que atuam na unidade. “Com a inauguração feita hoje, passamos a ter no HMNSE cozinha de boa qualidade. A obra permitiu que todo espeço fosse revitalizado, com todos os quesitos sanitários cumpridos, o que vai melhorar muito a qualidade da alimentação dos profissionais e dos pacientes”, destaca.

O diretor administrativo lembrou que a reforma atende a uma demanda antiga dos funcionários da unidade. De acordo com a direção do HMNSE, de segunda a sexta-feira, são preparadas por dia 250 refeições servidas no almoço e no 80 no jantar. Nos fins de semana são preparadas 150 almoços e 80 jantares por dia. As refeições são destinadas a funcionários e pacientes internados na unidade.

“É uma manhã de muita felicidade para os servidores do HMNSE. Vimos hoje a entrega da cozinha e do refeitório, uma reivindicação antiga, que hoje se tornou realidade. Essa entrega mostra a valorização aos funcionários pelo governo interino e pelo secretário de Saúde, que foi da minha equipe, e que conhece a realidade do hospital. Com as obras os profissionais do hospital passam a ter um espaço digno para fazer as suas refeições”, afirma o diretor administrativo do HMNSE.


Atual gestão conseguiu resolver entraves que fizeram equipamento ficar guardado por 2 anos

O governo interino e o secretário de Saúde inauguraram nesta sexta-feira (23/07) o novo aparelho de densitometria óssea do Centro Municipal de Ortopedia, que funciona no prédio anexo ao Hospital Municipal Nelson de Sá Earp. O equipamento dará mais qualidade ao atendimento de pacientes com artrose e é importante também para o tratamento preventivo à osteoporose. Inicialmente, por conta dos protocolos sanitários, serão realizados 200 exames por mês, mas a expectativa é de aumentar o número de exames.

“Estamos aqui hoje no Centro Municipal de Ortopedia fazendo a entrega deste equipamento, que estava parado e que conseguimos colocar para funcionar. A partir de segunda-feira (26/07) já temos pacientes agendados para fazer exames aqui”, disse o governo interino, lembrando a importância do diagnóstico para a prevenção da osteoporose. “Este equipamento é importante para se possa a fazer um trabalho de prevenção já tendo como base o diagnóstico apontado no exame”, disse.

O equipamento é fruto de emenda parlamentar, foi entregue ao município em maio de 2019 e por entraves burocráticos nunca havia sido utilizado. A atual gestão conseguiu resolver os entraves burocráticos, entre os quais as licenças para operação do equipamento.

“Desde que assumimos a Secretaria, sempre tivemos como prioridade adotar todas as medidas para colocar para funcionar tudo que está parado. Colocamos para funcionar no mês passado o mamógrafo do Centro de Saúde, inauguramos aqui no Centro Municipal de Ortopedia o tratamento com ácido hialurônico (viscossuplementação), um tratamento inovado na rede pública e que já vem melhorando a qualidade de vida de pacientes com artrose e reduzindo os gastos do município com próteses e cirurgias. Hoje, temos mais uma conquista aqui, entregando este equipamento para exames de densitometria, que será importante sobre tudo para o tratamento de osteoporose”, destaca o secretário de Saúde.

“Este equipamento de densitometria é uma entrega maravilhosa para o Centro Municipal de Ortopedia, porque irá ajudar muito no tratamento das doenças relacionadas a perda óssea, osteoporose, osteopenia nas mulheres, e outra doenças. Com certeza colocar este equipamento para funcionar será muito importante para o sistema de Saúde de Petrópolis e para o Hospital Municipal Nelson de Sá Earp”, destaca o diretor médico do HMNSE, que estava ao lado do diretor administrativo. “É uma conquista importante para o Centro Municipal de Ortopedia e para os usuários da nossa rede”, completa o diretor administrativo.

A inauguração foi acompanhada por integrantes do legislativo municipal e da Comissão de Saúde da Câmara.

Espalhadas por toda a cidade, cerejeiras são catalogadas por regiões através de mapa digital no site da Turispetro

Há alguns anos o Circuito das Cerejeiras faz um enorme sucesso na cidade. Petropolitanos e também visitantes ficam encantados com o espetáculo que a natureza proporciona todos os anos nos meses de julho, quando as baixas temperaturas favorecem a floração das sakuras, como são chamadas pelos japoneses. Em alguns locais, elas embelezam e dão vida aos atrativos turísticos da cidade, como é o caso do Palácio Quitandinha.

Pensando em facilitar a vida daqueles que buscam seguir o roteiro das cerejeiras e aproveitar para fotografar a beleza das árvores, a Secretaria de Turismo acaba de incluir em seu site o mapa digital do circuito (www.petropolis.rj.gov.br/turispetro/circuito-das-cerejeiras), onde constam os principais pontos de visitação. O circuito foi oficialmente lançado em 2018 e inclui pontos onde estão as cerejeiras, como Quitandinha, Valparaíso, Mosela, Retiro, Araras, Centro, Corrêas, Nogueira e Itaipava.

Mas, na verdade, a história das sakuras em Petrópolis começou bem antes: em 1995, quando quatro agremiações nikkeis do estado, em comemoração aos 100 anos da assinatura do “Tratado de Amizade, Comércio e Navegação entre Brasil e Japão”, plantaram 300 mudas na cidade. Na ocasião, além do Quitandinha, também foram plantadas mudas no Museu Imperial e no Palácio Rio Negro.

A partir de 2008, em comemoração aos 100 anos da imigração japonesa no Brasil, a Associação Nikkei de Petrópolis iniciou a realização do Bunka-Sai em parceria com a Prefeitura e consequemente retomou o plantio de mudas de cerejeiras na cidade, embelezando outras regiões e possibilitando a criação do circuito.

Enquanto no Japão as sakuras florescem entre o fim de março e início de abril, começo da primavera, no Brasil, a floração acontece da metade de julho até agosto. E quem pretende admirar a beleza dessas árvores precisa aproveitar o momento, já que o período de florada das cerejeiras dura geralmente 15 dias.


A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta sexta (23/07), em 19,40% em leitos clínicos e 26,14% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 88 pacientes internados, sendo 52 em UTIs e 36 em leitos clínicos. Um óbito foi confirmado e incluído na base estatística nesta sexta.

Até agora foram realizados no município 177.767 testes para Covid-19, com 43.357 resultados positivos e 133.999 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.366 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Mulher, 67 anos, moradora em Madame Machado. Internada em 17.07.2021 na UPA Itaipava e transferida para o HMNSE. Óbito em 20.07.2021 no HMNSE. Paciente com hipertensão arterial e diabetes.

Dando continuidade à ação de fiscalização em postos de gasolina, o Procon Petrópolis realizou nesta quinta-feira (22) a operação na rua Washington Luis. Não foram constatadas irregularidades nos dois postos verificados na via próximo ao Centro Histórico. A ação faz parte de uma operação do órgão de defesa do consumidor que começou neste mês, que visa fiscalizar possíveis infrações cometidas pelos estabelecimentos.

Nos postos, a equipe de fiscalização realizou a testagem dos combustíveis. Além disso, a força-tarefa ainda observou que a documentação dos estabelecimentos estava em dia, assim como as notas fiscais da compra de gasolina e derivados.

Neste mês, as ações do Procon já resultaram na interdição de bombas de dois postos de combustíveis, após constatação da venda de gasolina comum com teor de etanol acima do permitido pela lei.

"Estamos ampliando a fiscalização nos postos de combustíveis. Hoje visitamos mais dois estabelecimentos e verificamos a pureza dos derivados servidos ao consumidor. Além disso, verificamos outros fatores como preço visível dos demais produtos, livro de reclamações e existência de banheiros em condição de funcionamento. Essas operações serão semanais e pretendemos alcançar todos os estabelecimentos do município e distritos, retornando periodicamente”, disse o coordenador do Procon Petrópolis.

As ações em alusão ao Dia Nacional do Homem, comemorado em 15 de julho, terão encerramento neste sábado (24), no Posto de Saúde Menino Jesus, no Bairro Duarte da Silveira. Na unidade, serão realizadas atividades de conscientização e exames voltados ao cuidado da saúde masculina. Os atendimentos acontecem entre 9h às 16h.

“Valorizar a população e oferecer os melhores serviços para os petropolitanos são as nossas maiores missões. Estamos encerrando a programação referente ao Dia nacional do Homem. Fico muito feliz com todos os depoimentos positivos que recebemos e com a participação das equipes de saúde, oferecendo atendimento ao público masculino”, disse o governo interino.

O tema escolhido para celebrar a data foi "Homem em Movimento: Visando o cuidado Integral da Saúde". O secretário de Saúde explica quais objetivos da ação: “A intenção é fortalecer a importância do cuidado integral do homem, ao abordar assuntos como disfunções sexuais, infecções sexualmente transmissíveis, câncer de pênis e de próstata, entre outros temas. Ressaltamos a importância do cuidado do homem com a sua saúde”.

A programação com atividades acontece desde o dia 10 deste mês, com participação de mais de 40 unidades de saúde de Petrópolis. O mutirão de atendimentos foi realizado em 17, com a realização de testes rápidos de hepatites B e C, HIV e sífilis, atendimento odontológico, aferição de pressão arterial, glicemia capilar, mensuração de peso e altura para cálculo de IMC, atualização do cartão vacinal, orientações sobre planejamento familiar e vigilância nutricional do homem. Além da distribuição de kits com álcool gel, máscara e preservativos, vacinação contra gripe e teste rápido contra Covid-19, que também serão oferecidos no Posto de Saúde Menino Jesus.

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador, da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Petrópolis também realizou atendimentos para os homens nesta sexta-feira (23). Esta é uma ação da prefeitura de Petrópolis através da Área Técnica de Saúde do Homem da Secretaria de Saúde.

Vai ao ar no próximo domingo (25/07), no Diversão com Arte, o terceiro episódio da minissérie Cucaracha e Theobalda da minissérie Cucaracha e Theobalda: Um Novo Olhar para o Lar. O programa será exibido no canal oficial da prefeitura no Youtube às 16h. A dupla promete arrancar risadas de toda a família com a história de duas palhaças buscando alcançar objetivos em comum, com empatia, coragem e companheirismo, rindo dos seus erros e admirando suas potencias. A produção foi contemplada pelo edital da Lei Aldir Blanc.

Na minissérie, Theobalda recebe pelo correio sua última compra na internet: um jogo com instruções misteriosas que ela prontamente divide com sua melhor amiga, Cucaracha. Juntas, porem separadas cada qual em seu lar, elas brincam redescobrindo os cômodos de suas casas, e cada um destes proporciona uma experiência sensível e lúdica. O terceiro episódio é chamado "O banheiro" e toda a minissérie será apresentada até o fim deste mês.

Como são artistas essencialmente do palco, os desafios do isolamento por conta da pandemia deram à dupla Raquel Theo e Florencia Santángelo a chance de iniciar uma revigorante pesquisa audiovisual. As duas criaram uma série de vídeos, descobrindo um caminho de investigação dentro da dramaturgia da palhaçaria feminina.

Sobre o Diversão com Arte

O Diversão com Arte apresenta sempre aos domingos, às 16h, no canal de Youtube oficial da Prefeitura de Petrópolis, vídeos contemplados pelo editais da cultura no município. O objetivo é abrir espaço para os artistas petropolitanos.

As inscrições para a terceira etapa do desafio Motiv@ção serão abertas no próximo domingo (25/07). Os interessados podem se inscrever através do Instagram oficial da prefeitura (@petropolis_pmp) a partir de 9h. A intenção do governo municipal é incentivar a corrida individualizada sem caráter competitivo, sendo apenas participativa e filantrópica. Para isso, a prefeitura vai disponibilizar 200 vagas e os atletas devem atestar que realizaram a quilometragem da prova – 21 quilômetros, distância que pode ser realizada em até cinco etapas. A comprovação terá que ser enviada para o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Para o corredor buscar sua medalha, ele terá que doar uma lata de leite em pó.

"Basta o atleta instalar no seu celular um aplicativo de corrida de rua para demarcar a distância percorrida. Vamos aceitar até cinco "prints" do aplicativo, que somados, devem dar os 21 quilômetros. A terceira etapa terá como tema os Jogos Olímpicos", explica o secretário de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer, pedindo ainda que os participantes façam o desafio respeitando os protocolos de saúde.

"Pode correr ou caminhar em casa no quintal, na esteira, ou mesmo na rua, mas a gente pede que seja de maneira isolada, sem aglomeração, e com todos os cuidados preventivos. O esporte, nesse momento de pandemia, está contribuindo bastante para a melhora do lado emocional e físico das pessoas", garante o governo interino.

Também no domingo, às 10h, no Facebook e no Youtube oficiais da prefeitura, será transmitido um vídeo contando um pouco sobre a relação Petrópolis e os Jogos Olímpicos. Curiosidades, atletas do município que já disputaram a competição, e uma apresentação de breaking – que neste ano é o esporte teste dentro das Olimpíadas – estão no roteiro do programa.

"Promoção da saúde e de bem-estar. Esses são os objetivos do Motiv@ção. Conseguimos reunir nas etapas até aqui o esporte e as atividades on-line. Lembrando ainda que as pessoas podem usar o espaço de suas casas para praticar alguma atividade", concluiu.

Elaboração da Defesa Civil

A Defesa Civil disponibilizou na plataforma Educa em Casa um guia virtual com dicas sobre preservação da água, fatores que contribuem para estiagem e dicas de economia em ambientes diferenciados. O conteúdo está disponível no ícone “Atividades Extras” que está na página principal do Educa, disponível no site da prefeitura de Petrópolis: www.petropolis.rj.gov.br 

No guia há informações ciclo das águas: evaporação, transpiração, condensação e o que as comunidades devem fazer para a preservação do bem comum, como por exemplo, preservar o meio ambiente protegendo a fauna e a flora, cuidando e limpando as nascentes e as cachoeiras, plantando árvores e mantendo a vegetação intacta nas margens dos rios.

“As crianças estão de férias, mas esse material vai ficar disponível e servirá como base para atividades diferenciadas que poderão ser feiras pelas instituições de ensino quanto as aulas voltarem. Serve também como fonte de consulta. Agradecemos a Defesa Civil por mais essa contribuição tão importante para a nossa plataforma”, disse a secretária de Educação.

O guia mostra, ainda, sugestões para economizar água em ambientes diferenciados como banheiro, cozinha, quintal, lavanderia como:

- Manter a torneira fechada enquanto escova os dentes: a economia é de 11,5 litros (casa) e 79 litros (apartamento);

- Mantendo-a fechada ao fazer a barba, a economia é de 9 litros (casa) e 79 litros (apartamento);

- Tome banho de no máximo 5 minutos: mantendo o registro fechado ao se ensaboar, a economia é de 90 litros (casa) e 162 litros (apartamento);

- Mantenha a torneira fechada ao ensaboar a louça: a economia é de 97 (casa) e 223 litros (apartamento);

- Ao lavar o carro, use um balde ao invés de mangueira: a economia é de 176 litros;

- Use a vassoura para varrer a calçada, não a mangueira, pois o desperdício chega a 279 litros a cada 15 minutos;