As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda (12/07) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.247 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1;898 receberam a primeira dose, 99 receberam a segunda dose e 250 receberam a dose única. Até o momento 127.622 pessoas receberam a primeira dose, 41.588 receberam a segunda dose e 6.704 receberam a dose única do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização foram vacinados 26 idosos, sendo 15 com a primeira dose, quatro com a segunda dose e sete com a dose única. A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 1.831 pessoas com idade entre 45 e 59 anos sem comorbidades, além de 1910 pessoas que receberam a dose única e 59 que receberam a segunda dose.

Também receberam doses do imunizante 88 pessoas com comorbidades, sendo 39 com a primeira dose, 44 com a dose única do imunizante e cinco com a segunda dose.

Foram vacinadas ainda 11 gestantes, sendo uma com a primeira dose e 10 com a segunda. E ainda duas puérperas e lactantes com a segunda dose do imunizante.

Equipes vacinaram também 20 profissionais de Saúde, sendo sete com a primeira dose, dois com a segunda e 11 com a dose única. Também receberam a segunda dose, 12 trabalhadores da Educação. Um trabalhador dos setor de transportes coletivos também recebeu a primeira dose da vacina.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue na terça (13/07), com a vacinação de pessoas acima de 45 anos sem comorbidades e pessoas de grupos prioritários elencados pelo Ministério da Saúde. No sábado a prefeitura iniciou o cadastro de pessoas maiores de 43 anos para a vacinação. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A vacinação contra a covid-19 acontece em pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Podem se cadastrar para vacinação neste momento:

- Pessoas com mais de 43 anos sem comorbidades
- Gestante, puérperas e lactantes (mães de bebês menores de 2 anos) com e sem comorbidades acima de 18 anos.
- Profissionais de Transporte Coletivo Rodoviário, motoristas de transporte escolar cadastrados junto a CPTrans e caminhoneiros (carteiras de habilitação C ou E) – maiores de 18 anos.
- Profissionais da educação infantil, ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e ensino profissionalizante
- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos
- Pessoas com comorbidades e deficientes maiores de 18 anos
- Pessoas com síndrome de down e autismo maiores de 18 anos
- Idosos com mais de 60 anos

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde está, nesta segunda (12/07), em 45,21% em leitos clínicos e 44,57% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 112 pacientes internados, sendo 59 em UTIs e 53 em leitos clínicos.

Até agora foram realizados no município 174.474 testes para Covid-19, com 42.474 resultados positivos e 131.129 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.324 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Mulher, 85 anos, moradora na Castelânea. Internada em 30.05.2021 na UPA Cascatinha e transferida para o HAC. Óbito em 07.07.2021 no HAC. Paciente com hipertensão arterial, diabetes e doença cardiovascular crônica.

Homem, 40 anos, morador na Estrada da Saudade. Internado em 18.05.2021 no HST. Óbito registrado em 07.07.2021 no HST. Paciente com obesidade.

Homem, 94 anos, morador no Centro. Internado em 28.06.2021 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 08.07.2021 no Hospital Unimed. Paciente com Mastenia Grávida e Hipertensão arterial.

Homem, 36 anos, morador em Madame Machado. Internado em 26.06.2021 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 09.07.2021 no Hospital Unimed. Paciente com síndrome de down.

Uma cerimônia na sede Guarda Civil Municipal de Petrópolis comemorou hoje (12) os 97 anos da instituição de segurança pública. Durante o evento, o governo interino e a secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública homenagearam os agentes da corporação, agradecendo pelo trabalho diário por toda a cidade. O grupo também celebrou as conquistas dos últimos meses, como novos uniformes e equipamentos, além da imunização dos inspetores contra a Covid-19.

"É com muito orgulho que venho aqui hoje participar desta celebração pelos 97 anos da Guarda, que é uma instituição fundamental para a segurança pública na cidade. É a segunda mais antiga do país, o que evidencia ainda mais sua importância não apenas nas operações, mas na história da cidade. É importante agradecer a cada um pelo trabalho diário para a nossa população", disse o governo interino, lembrando do trabalho no programa Jovens Promotores da Paz, o Propaz. "É um programa fantástico, que espero ver em funcionamento novamente em breve".

Sete guardas foram homenageados na cerimônia. Entre eles, o pai da Raiane, Alexandre de Lima, o único guarda municipal que faleceu em decorrência de complicações do coronavírus. "É um momento muito emocionante, porque meu pai era membro da Guarda Civil desde que eu tinha seis anos de idade. Foram 24 anos de história. Não só dele, mas também nossa como família. Estar aqui vendo completar 97 anos e saber que de alguma forma ele contribuiu é muito emocionante", disse Raiane de Lima, que é professora.

Na corporação, mais de 200 inspetores foram imunizados com a primeira e a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Fato lembrado pelo superintendente geral da Guarda Civil Municipal de Petrópolis. "Queria agradecer ao governo interino, não só pela oportunidade de estar aqui hoje representando a instituição, mas também por garantir que todos os nossos guardas fossem imunizados", ressaltou.

A secretária de Serviços, Segurança e Ordem Pública - gestora da pasta sob a qual está a Guarda Civil Municipal - lembrou ainda de outras conquistas alcançadas no ano do 97º aniversário da instituição. "Além da retomada da cinoterapia junto ao CTO, trabalho que hoje é referência em outros municípios, tivemos ainda a atuação junto às polícias Civil e Militar em mais de 40 ações de combate ao tráfico de drogas com auxílio dos canil da Guarda só neste ano. Além disso, ainda tivemos a atualização para atuação no trânsito junto com a Guarda Municipal do Rio e com a CPTrans, a doação de rádios transmissores e drones por parte da Receita Federal e ainda equipamos a Guarda com mais de cinco mil itens entre fardamento e equipamentos de proteção individual, bem como a aquisição de dois novos veículos, por meio de emenda", lembra.

A ação aconteceu no início da noite desta segunda-feira (12).

O secretário de Meio Ambiente e o presidente da Companhia de Desenvolvimento - Comdep estiveram hoje (12), acompanhados de equipe do Instituto Estadual do Ambiente - Inea, no Parque São Vicente, no Quitandinha, para vistoriar os lagos da região. O grupo esteve no local para discutir com representante do instituto estadual detalhes sobre ações que serão realizadas no local para desassoreamento dos lagos.

"O serviço é atribuição do Inea, mas daremos todo o apoio necessário, trabalhando de maneira integrada para atender esta que é uma importante demanda dos moradores aqui da região", destacou o secretário de Meio Ambiente.

Segundo o presidente da Comdep, Prefeitura e Inea estão acertando os últimos detalhes da operação. "O serviço será iniciado o mais rapidamente possível", afirmou.


1.200 animais cadastrados serão castrados de 12 a 17 de julho

O governo interino acompanhou na manhã desta segunda-feira (12/07) o início dos trabalhos de castração de animais realizada pela Secretaria de Saúde, com o apoio da Coordenadoria de Bem-estar Animal, trabalho que segue sendo realizado até o dia 17. Neste primeiro dia, 200 animais foram submetidos ao procedimento – 70 felinos e 130 caninos. Até o fim da semana, 1.200 castrações serão realizadas. Os cães e gatos foram previamente cadastrados e são de moradores de comunidades. O procedimento é importante para o controle da população de animais. É a primeira vez que a ação acontece no bairro Bingen.

“É uma ação que começa hoje e seguirá durante toda semana, com cerca de 200 procedimentos realizados por dia. Um trabalho que estamos retomando e que é fundamental para que haja controle da população de animais”, destaca o governo interino, que esteve na Escola Santa Maria Goretti, nesta segunda-feira (12/07).

“Essa castração feita pela prefeitura vai nos ajudar muito. Das cinco cadelas que temos em casa, só uma é castrada. Uma delas teve 11 filhotes. Conseguimos que oito fossem adotados, mas três fêmeas acabaram ficando. Consegui trazer a mãe e as três filhotes para a castração hoje, graças a Deus”, conta a costureira.

Serão atendidos animais que pertencem a moradores das localidades como Bairro Castrioto, Dias de Oliveira, Duarte da Silveira, Manoel Torres, Capela, entre outras localidades.

“Os trabalhos são organizados pela Coordenadoria de Vigilância Ambiental da Vigilância em Saúde, que é responsável pela vacinação animal e já vinha mapeando a necessidade das castrações. As equipes dos postos de Saúde fizeram o cadastro prévio dos animais e orientaram os responsáveis sobre os cuidados necessário para o procedimento”, explica o secretário de Saúde, lembrando que a realização do trabalho é feita em parceria com a Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea).

A castração em massa é feita por uma empresa terceirizada, que faz as cirurgias dentro de um castramóvel que ficará instalado até sábado na Escola Municipal Santa Maria Goretti, no Capela.

Para serem castrados, os cães e gatos foram inscritos nas unidades de saúde da família da região: ESF São João Batista, ESF Bairro Castrioto e ESF Com. Menino Jesus de Praga. Entidades protetoras da causa animal tiveram um percentual de cirurgias garantidas, por meio da Coordenadoria de Bem-Estar Animal (Cobea).

“Além da castração do animal fazemos aqui todo um trabalho de orientação, com palestras de conscientização sobre as responsabilidades que os tutores devem ter com os animais”, explica o coordenador da Cobea.

A coordenadora da Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, destacou a importância do cadastro prévio para a realização dos procedimentos “Além de ser importante para a organização dos trabalhos, no momento do cadastro os proprietários recebem informações sobre o preparo que os animais precisam ter para passar pelo procedimento: a importância do jejum para a cirurgia, informações sobre o procedimento que será realizado e riscos da operação. Eles também são conscientizados da importância no controle da reprodução e de algumas doenças relativas à reprodução animal”, explica. No momento do cadastro os tutores receberam cartilhas e folders informativos.

A região foi selecionada por fatores socioeconômicos, como o aumento no número de animais com doenças transmissíveis, em uma região que ainda não havia sido contemplada dentro do Projeto de controle populacional de cães e gatos com Unidade Móvel. Outro fator de avaliação foi a região apresentar alto quantitativo de animais vacinados contra raiva.

“É fundamental que tenhamos este tipo de ação em áreas de vulnerabilidade social, como estamos fazendo aqui. Em levantamentos feitos durante as campanhas de vacinação animal, verificamos que havia muitos cães e gatos não castrados aqui. Além de controlar a população de animais, o procedimento evita que os animais desenvolvam doenças, como tumores. No caso dos gatos, por exemplo, ela é muito importante, pois reduz muito os riscos da esporotricose, que pode ocorrer nos felinos, que sem a castração, se envolvem em brigas”, explica a veterinária da Vigilância Ambiental.

A via pode ser alternativa para motoristas evitarem o trecho que passa por intervenções na obra de recuperação da Estrada União e Indústria, feita pelo DNIT.

A Prefeitura de Petrópolis, por meio da Secretaria de Obras, vai viabilizar, até sexta-feira (16) a passagem de veículos de passeio (ou seja, veículos leves) pela Rua Joaquim Agante Moço. A via alternativa liga a Vila Epitácio, em Nogueira, (por meio da Avenida Leopoldina) com a Estrada União e Indústria, no trecho localizado próximo ao Shopping Tarrafas, em Itaipava. A passagem pelo local estava interditada desde o início do ano passado e a recuperação do trecho vai ajudar a desafogar o trânsito, no momento em que as obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT chega ao distrito.

“É uma medida importante nesse momento em que as obras do DNIT alcançaram justamente a ponte e a rotatória do trevo de Bonsucesso. A via alternativa será de grande importância para que os motoristas que trafegam na região possam evitar a Estrada União e Indústria”, destacou o secretário de Obras.

Para viabilizar a passagem de veículos no local, as equipes da secretaria iniciou hoje (12) os trabalhos de recuperação da Rua Joaquim Agante Moço. “As máquinas já estão nivelando o piso, onde será feita a aplicação de raspa de asfalto. Já temos também as autorizações necessárias, inclusive do proprietário de um terreno na região, onde será feito um desvio de cerca de três metros em relação à via original, em uma área de 50 metros quadrados. A Comdep já está fazendo também a limpeza da rua”, informou.

O objetivo é liberar a passagem dos veículos até o fim da semana. “Será uma alternativa importante para o trânsito na região, que vem sofrendo os impactos da intervenção do DNIT na Estrada União e Indústria. O objetivo é fazer com que o motorista (de veículo leve) possa seguir de Nogueira até Itaipava, sem passar pelo trecho de obras”, ressaltou o diretor-presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans.


Primeiro segmento a ser atendido será o de tecnologia

Na próxima quinta-feira (15.07), a partir das 9h, o Mercoserra vai realizar, com a participação do governo municipal por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a primeira Rodada de Negócios Virtual. As inscrições das empresas interessadas em participar do evento terminam quarta-feira (14.07) e devem ser feitas por meio do link https://www.sympla.com.br/rodada-de-negocios-virtual__1256545. No momento da inscrição, o participante receberá o endereço da sala virtual com a devida confirmação. Cada empresa participante terá cerca de dois minutos para a apresentação no dia do evento.

O segmento a ser atendido nessa primeira rodada será o de tecnologia. Cada município apresenta uma empresa âncora, que receberá propostas de até 15 outras empresas fornecedoras de produtos e serviços por cidade. Estarão representando seus respectivos municípios o Serratec (Petrópolis), Gigalink (Nova Friburgo) e Alterdata (Teresópolis).

As demandas definidas pelo Serratec como demanda são para suprir serviços de conectividade / fornecimento de internet, marketing digital, material de escritório, mobiliário de escritório, seleção de prestadores de serviços terceirizados, equipamentos (principalmente notebook), empresas de brindes/material promocional, curso de idiomas e gympass.

“Empresas locais devem participar, será uma ótima oportunidade para gerarem negócios. Temos muitas empresas em Petrópolis capacitadas na cidade para atender as demandas que surgirem. Essa rodada virtual vai ajudar a impulsionar essa relação comercial dentro de Petrópolis”, destaca o governo interino.

“As empresas precisam aproveitar a oportunidade e se inscreverem nesse modelo de negócios que estamos oferecendo, para atender uma demanda grande de serviços e produtos. Essa rodada virtual gerará uma mobilização forte para que negócios diversificados possam ser concretizados, ajudando fortalecer a economia local e oportunizando a algumas empresas um bom volume de vendas. Espero que haja uma adesão do empresariado do município e das cidades que estão incluídas no Mercoserra”, aponta o secretário de Desenvolvimento Econômico.

Um mês após a realização do evento será enviado um formulário para cada empresa participante, para que possam apontar se foi gerado algum negócio por meio da Rodada de Negócios Virtual. Com essa pesquisa, os organizadores poderão mensurar os resultados, com a finalidade de aprimorar o sistema para novas rodadas para outros setores econômicos.

Programação do evento

No dia 15/07, às 9hrs, será promovida uma "Rodada de Negócios Virtual", organizada por estas Instituições, de forma a promover o desenvolvimento econômico e integração da Região. Confira a programação:

9h - Abertura sala virtual

9h15 - Presidente do Mercoserra (anfitrião) falará sobre a rodada.

9h20 - O prefeito de cada município da Região Serrana explicará um pouco sobre os negócios locais.

9h35 - Silvia Guedon (Mercoserra) explicará quais são os objetivos da agência, resumindo todo trabalho que já foi desenvolvido ao longo destes três anos.

9h45- Apresentação do Presidente do Conselho Deliberativo do Mercoserra e Presidente da ACIANF (Júlio Cordeiro) que falará da importância do associativismo na atividade empresarial e de sua experiência à frente da Associação Industrial, Comercial e Agrícola de Nova Friburgo.

10h - Início da Rodada de Negócios com apresentação de 10 minutos por empresa âncora. Cada uma falará de suas áreas de interesse com relação a fornecedores de diferentes setores.

10h30 - Apresentação de cada empresa inscrita. Cada uma terá dois minutos. Depois do evento, será disponibilizado por e-mail ou WhatsApp, uma listagem com todos contatos dos participantes.

12h30 - Encerramento, com participação do Mercoserra e secretários.


Evento organizado pela Secretaria de Educação

“Estamos aprendendo a e reeducar a partir de novas experiências”, disse o professor doutor Nilton dos Anjos, palestrante que marcou presença na abertura da Jornada Alusiva ao centenário de Paulo Freire, nessa segunda-feira (12/07). O evento, organizado pela Secretaria de Educação, foi transmitido pelo YouTube e facebook da Prefeitura de Petrópolis e teve como foco os desafios e as possibilidades da remota Educação. Mais dois dias de evento estão programados ao longo da semana.

“Importante salientar que a jornada foi preparada não só para os profissionais da rede municipal, mas, para todos aqueles que se interessam pela educação e pelos desafios impostos por esse momento que estamos vivendo. A educação se reinventou, as relações mudaram e todos tiveram que se ajustar. Não foi e não está sendo fácil, mas, temos que avançar e o diálogo, a troca de informações é sempre positiva. Agradeço ao professor Nilton e a todos os participantes desse primeiro dia de jornada”, disse o governo interino.

Durante o encontro, o professor Nilton dos Anjos, que é professor da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994), Mestre (2002) e Doutor (2007) em Ciência da Literatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e que realizou parte de sua pesquisa doutoral (2006) e pós-doutoral (2008) na Universidad de Salamanca – Espanha, destacou, os desafios desse novo período em que a educação se tornou remota.

“Nós docentes chegamos a um ponto em que percebemos que também nós tenhamos que aprender a perguntar, reeducar a partir de novas experiências”, disse Nilton, completando que um dos questionamentos mais importantes que deve ser feito pelo professor é: a educação está longe de mim? “Temos que pensar em reaproximação da educação como um todo. Será que a educação ainda é a minha amada? De que modo a educação ainda me acrescenta enquanto eu ainda me sinto perdido? A educação é um amor. Amor por educar, por querer interagir, por gostar de aprender, amor por estar com qualquer um que nos desafie, seja aquele estudante mais indisciplinado. Educar não é uma tarefa fácil, mas é um amor”.

A secretária de Educação agradeceu a colaboração do professor Nilton. “Momento engrandecedor e rico em palavras em que todos nós, educadores nos sentimos acolhidos. Quantas vezes nos sentimos perdidos diante de tantas mudanças e obstáculos impostos por incertezas de um novo tempo? Mas a educação se reinventa. E segue adiante, pensando sempre no melhor para os alunos”.
A programação da Jornada alusiva ao centenário de Paulo Freire segue durante a semana. Confira a programação:

14/07 – Quarta-feira
Título: Saúde mental, relacionamentos positivos e qualidade de vida: por que precisamos falar sobre isso?
Horário: 10h
Palestra com Luciana Senra, Doutora (2016) e Mestra (2012) em Processos Psicossociais em Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Juiz de Fora - PPG Psicologia UFJF. Psicóloga pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora Professora do Curso de Mestrado e da Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Petrópolis-UCP/RJ. Possui experiência em Psicologia Clínica na abordagem da Terapia Cognitiva desde 2008. Coordena o Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cognição Social-NEICOS e colabora como pesquisadora no Núcleo de Estudos em Violência e Ansiedade Social-NEVAS da Universidade Federal de Juiz de Fora-UFJF, por meio do quais desenvolve pesquisas com ênfase em Psicologia Social e da Saúde nos temas processos sociocognitivos, agressividade e violência, e prevenção e promoção de saúde em contextos sociais, coletivos e educacionais

15/07 – Quinta-feira
Título: Culturas e Educações híbridas: singular? plural?
Horário: 10h
Palestra com Adriana Bruno, licenciada em Pedagogia, é Doutora e Mestre em Educação: Currículo pela PUC-SP, com Pós doutorado em educação pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa-PT. É professora associada do Departamento de Didática da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e dos Programas de Pós-Graduação em Educação e em Gestão e Avaliação da Educação Pública - ambos da UFJF. É Pesquisadora PQ-2-CNPq e é líder do Grupo de Pesquisa Aprendizagem em Rede - GRUPAR. Pesquisa, principalmente a partir dos seguintes temas: Formação de professores, Docências, Educação online e Cultura Digital, Didática, Aprendizagem de adultos, Linguagem emocional e Educação, mídias e tecnologias.


Foram eleitos na última semana os novos conselheiros do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do FUNDEB. A eleição ocorreu na Casa dos Conselhos e Comissões Augusto Ângelo Zanatta. Ao todo, 15 conselheiros foram escolhidos membros titulares e o mandato se estenderá até 31 de dezembro de 2022, conforme a Lei Federal n.º 14.113 de 25 de dezembro de 2020.

Eleitos:

PODER EXECUTIVO:
TITULAR: Karine Vaz Toraldo
SUPLENTE: Angela Maria Francisco Ayres da Motta

TITULAR: Monique Xavier Tanz
SUPLENTE: Renata Neves Silva

REPRESENTANTES DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA:
Titular: Júlia de Aguiar Montenegro
Suplente: Elaine Rosa Moreira Bento

REPRESENTANTES DOS FUNCIONÁRIOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS:
Titular: Aline do Carmo Couto
Suplente: Gabriel Abrão de Mendonça Gomes

REPRESENTANTES DOS DIRETORES DAS ESCOLAS BÁSICAS PÚBLICAS:
Titular: Rosiane Sanches Muralha
Suplente: Maria Fernanda Secco de Almeida e Silva

REPRESENTANTES DE PAIS/RESPONSÁVEIS DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA:
Titular: Vivian Rosa de Carvalho Etiene
Suplente: Paula Monteiro Chagas Silva

Titular: Monique Azevedo Pacheco
Suplente: Leandro Miguel Carvalho da Costa

REPRESENTANTES DE ESTUDANTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA:
TITULAR: Nicole Silva de Carvalho (Secundarista)
SUPLENTE: Milena Rabello Melo (Secundarista)

TITULAR: Aline Aparecida Santa Rita

SUPLENTE: Elcio Muniz Satyro


REPRESENTANTES DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO:
TITULAR: Daniel Monteiro Salomão
SUPLENTE: Simone Rebello Malheiros de Medeiros

REPRESENTANTE DO CONSELHO TUTELAR:
TITULAR: Mérilen Sá Monteiro Dias
SUPLENTE: Marise Margarida Brand

REPRESENTANTES DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL:
TITULAR: Ivair Romualdo Xavier
SUPLENTE: Carlos Henrique do Alto Ameal

TITULAR: Sylvia Reis Firmeza de Souza Lima
SUPLENTE: Ana Paula Gonçalves Cordeiro

REPRESENTANTES DE ESCOLAS DE CAMPO:
TITULAR: Josemar Vinicius Maiworm Abreu Silva
SUPLENTE: Carmem da Silva Sá

REPRESENTANTES DE ESCOLAS QUILOMBOLAS:
TITULAR: Cristina Rosário de Oliveira
SUPLENTE: Maria de Jesus da Silva

“O conselho tem um papel fundamental e a contribuição de novos integrantes é sempre positiva no trabalho conduzido de forma responsável e legítima pelo colegiado”, confirmou a secretária de Educação.

As reuniões do Conselho ocorrem sempre na terceira terça-feira de cada mês às 14 horas.

As Mídias Sociais e o poder de uma boa comunicação é o tema do "IMC nas Redes – Conversas Culturais" da próxima quarta-feira (14/07). O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Alex Avena, Carolina Costa, Fernanda Marinho e Jessica Perfeito. A mediadora da roda de conversa será a gerente do Centro de Cultura, ligado ao Instituto Municipal de Cultura (IMC).

"Cada dia mais, profissionais de todas as áreas, precisam dos espaços das mídias sociais para divulgar seus produtos e isso não é diferente nas áreas artísticas e culturais. Cremos que este encontro com especialistas poderá agregar muito valor aos que trabalham nessa área. Estamos animados", disse a gerente do Centro de Cultura.

Alex Avena é petropolitano, graduado em História e Publicidade, com vasta experiência em gestão de pessoas, resultados, crises e conflitos. Já Carolina Costa trabalha como apresentadora na TV local da cidade desde 2011. Jéssica Perfeito é atriz e estudante de administração. Atualmente trabalhando como assistente comercial de marketing , voltada para área de e-commerce.

Fernanda Marinho tem 23 anos e formação nos cursos Marketing Digital para Negócios Cervejeiros, Fundamentos do Marketing, Beer Expert, Designer Gráfico, Relatório de Mídias Sociais, Gestão Comercial de Cervejarias e Conceito e Pilares do Marketing. A empresária também dá consultorias para pessoas que procuram aprender mais sobre o ramo do marketing, e trabalha com projetos culturais, como o Cine Pagú, Maricota, Festival Reconecta, Parque de Esculturas, entre outros.

Sobre o IMC nas Redes

O IMC nas Redes foi criado pela equipe técnica do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e tem como objetivo promover encontros entre agentes culturais, instituições de relevância, especialistas nas áreas dos diversos segmentos, procurando agregar informações e conhecimento. Desde maio - quando foi lançado - até o momento, o projeto já debateu assuntos como a produção cultural para crianças, cultura e acessibilidade, cultura de sustentabilidade, artes visuais, entre outros.