Secretaria de Saúde inicia nesta terça (08/06) vacinação de pessoas com comorbidades a partir de 18 anos

Vagas para agendamento serão disponibilizadas de acordo com o número de doses de vacina disponíveis no município

O governo interino anunciou nesta segunda-feira (7/6) a ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19 na cidade: pessoas com comorbidades a partir dos 18 anos já podem se cadastrar no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e começam a ser vacinadas nesta terça-feira (8/6). O município também vai avançar para uma nova fase da vacinação a partir de quinta-feira (10/6), com cadastramento, no mesmo endereço eletrônico, de pessoas sem comorbidades com 59 anos. Estas começam a ser vacinadas na sexta-feira (11/6). A exemplo do que foi feito com os grupos anteriores, a ampliação para outras faixas etárias será feita pela Secretaria de Saúde de foram escalonada, de acordo com a chegada de novas remessas de vacinas. Lembrando que Petrópolis recebeu nesta segunda feira (07/06) 3.750 doses da vacina AstraZeneca (Fiocruz).

Em Petrópolis, a Secretaria de Saúde segue os critérios do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, com ampliação de faixas etárias sendo feita de acordo com a quantidade de primeiras doses recebidas. A cidade tem 88.205 pessoas vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a covid-19 e 37.153 moradores da cidade que já completaram o esquema de imunização, recebendo também a segunda dose, o que corresponde a 28,76% do total de moradores da cidade que receberam a primeira dose da vacina e 12,11% que já concluíram o esquema de vacinação.

“Petrópolis segue mantendo índices de vacinação acima das médias do Estado e do país. O planejamento, com cadastro e acompanhamento rigoroso dos estoques, faz com que a cidade seja hoje uma referência em vacinação, avançando de forma organizada e responsável”, destacou o secretário de Saúde, lembrando o município tem, hoje, 16.582 pessoas com comorbidades já vacinadas.

O secretário frisa ainda que, para receber a vacina é necessário preencher o cadastro e explica que a vacinação segue também disponível para os demais públicos já contemplados dentro do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde. A vacinação na cidade vem sendo realizada em 10 pontos distribuídos nos cinco distritos.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Podem se cadastrar para a vacinação no momento:

- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos
- Profissionais da Educação acima de 18 anos que atuam na Educação infantil (crianças de 0 a cinco anos) em Centros de Educação Infantil e em escolas que têm turmas da educação infantil
- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos
- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos
- Pessoas com autismo maiores de 18 anos
- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 18 anos.
- Pacientes renais crônicos em diálise com mais de 18 anos
- Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos
- Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

* Pessoas com mais de 59 anos poderão se cadastrar a partir de quinta-feira (10.06)

* Gestante e puérperas com comorbidades acima de 18 anos podem se vacinar. Elas não precisam se cadastrar previamente e devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina

Empresa apadrinhou a cidade, que foi selecionada pelo Movimento Unidos pela Vacina

O governo interino e o secretário municipal de Saúde receberam nesta segunda-feira (7) equipamentos que irão reforçar a estrutura do setor de Vigilância Epidemiológica para a vacinação dos petropolitanos contra a Covid-19. Os materiais foram doados pela empresa Carl Zeiss, que apadrinhou a cidade dentro do Movimento Unidos pela Vacina. O movimento reúne entidades, empresas, associações e ONGs, com o propósito de tornar viável vacinar todos os brasileiros até setembro de 2021.

Foram entregues hoje 60 mil seringas de 3mL com agulha; dez computadores; cinco mesas para computador; cinco cadeiras; dez nobreaks; seis geladeiras para conservação dos medicamentos, 30 caixas térmicas de oito litros, com termômetro embutido; 30 caixas térmicas de 15 litros, com termômetro embutido; dez caixas térmicas de 36 litros, com termômetro embutido; 60 termômetros digitais, de máxima e mínima, com cabo extensor e dois termômetros digitais a laser.

“Estes materiais são um reforço importante no momento em que temos expectativa de ampliar ainda mais a vacinação, iniciando o chamamento também das pessoas sem comorbidades. Estamos trabalhando para atender ainda mais grupos a medida em que o Ministério da Saúde encaminhe lotes maiores de vacinas à cidade. Petrópolis é hoje uma referência em vacinação e seguiremos avançando”, destacou o governo interino, que agradeceu ao presidente da Zeiss na América Latina, David Ferran, em nome dos petropolitanos, o apoio da empresa que tem sede na cidade, e também ao Movimento Unidos pela Vacina. “Além de alemães, somos também petropolitanos. A Carl Zeiss é uma empresa que está há mais de 40 anos na cidade, que tem grande parte de seus funcionários no município. Sempre tivemos uma grande responsabilidade social e, diante de toda a situação que estamos vivendo, vimos uma oportunidade para ajudarmos nossa cidade. Estamos aqui para ficar e para colaborar com a cidade. Tenho muito a agradecer ao Movimento Unidos pela Vacina, que tornou tudo isso possível, e à equipe da Prefeitura, por toda a disponibilidade e organização”, afirmou Ferran.

O Secretário de Saúde lembrou que a cidade tem índices de vacinação acima das médias nacional e do Estado. Sem que ocorresse qualquer interrupção desde o início da campanha, Petrópolis tem 88.205 pessoas que já receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19 e 37.153 pessoas que receberam também a segunda dose necessária para completar o esquema de vacinação. “Essa parceria público-privada reforça a capacidade da vacinação da secretaria e contribui para ampliar a capacidade de armazenamento e melhorar a logística em relação aos insumos, possibilitando mais agilidade na vacinação da população. Agradecemos ao Unidos pela Vacina e à Zeiss, que, como empresa sediada na cidade, se mostrou sensível a esta causa e hoje entrega estes materiais, o que demonstra, de forma concreta, o carinho que tem por nossa cidade e pelos petropolitanos”, destaca o secretário que lembra que o reforço de materiais será importante no planejamento da campanha de imunização contra a Covid-19.

A doação foi realizada em solenidade na tarde desta segunda-feira (7) na sede do Departamento de Vigilância em Saúde. “Este material será de suma importância para solidificar as ações da nossa equipe e para que, assim que tivermos mais vacinas, possamos imunizar, o quanto antes, toda a nossa população”, frisou a diretora de Vigilância em Saúde.

O Movimento Unidos pela Vacina é composto por entidades, ongs, empresários e pessoas da sociedade civil que querem contribuir e ajudar a acelerar o processo de vacinação. A seleção dos municípios beneficiados pelo projeto foi feita através da conversa e pesquisa com os municípios, identificando as demandas a serem sanadas para agilizar o processo de vacinação e identificar em que mais, além da vacina, a iniciativa privada pode ajudar para que a vacinação avance. A partir desta conversa inicial, o movimento busca empresas que possam adotar e entregar os produtos para agilizar a vacinação. "É com muita emoção e muita alegria que fazemos esta entrega hoje. É uma iniciativa que mostra a força do coletivo, da sociedade civil organizada. É o poder público aberto para receber e a Carl Zeiss dando sua contribuição para fazer acontecer a vacinação de forma mais rápida e segura à população”, afirmou Andréa Sophia, líder do núcleo do Rio de Janeiro do Grupo Mulheres do Brasil.

"Sentimos muito orgulho em fazer parte do Unidos pela Vacina. O movimento uniu a sociedade civil e várias empresas, ONGs e especialistas da saúde por um bem comum, que é vacinar todos os brasileiros o mais rápido possível. Toda contribuição é válida e muito importante. Estamos muito felizes com o apoio da Carl Zeiss à cidade de Petrópolis. Temos certeza de que as doações serão fundamentais para garantir o bem-estar da população petropolitana", comentou Maria Fernanda Fadel, líder do comitê de sustentabilidade do núcleo RJ do Grupo Mulheres do Brasil.

O Movimento Unidos pela Vacina surgiu por iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil para engajar a sociedade, em conjunto com empresários de todo o Brasil, com o objetivo de tornar possível a vacinação de todos os brasileiros até setembro de 2021.


As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na segunda (07/06) a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 1.498 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 1.275 receberam a primeira dose e 223 receberam a segunda dose. Até o momento 89.480 pessoas receberam a primeira dose. Destas, 37.376 receberam a segunda dose do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passará a ser divulgado sempre na parte da manhã a partir de hoje.

Nos pontos de imunização foram vacinados 82 idosos, sendo 52 com a primeira dose e 30 com a segunda. Sete pacientes crônicos acamados também foram vacinados, sendo cinco deles com a primeira dose e dois com a segunda.

Receberam também a primeira dose, nove pessoas com deficiências e 931 pessoas com comorbidades, sendo 929 com a primeira dose e duas com a segunda. Além destes, três gestantes foram vacinadas, sendo duas com a primeira dose e uma com a segunda. Duas puérperas também foram vacinadas com a primeira dose.

Equipes vacinaram ainda 260 profissionais de Saúde, sendo 72 com a primeira dose e 188 com a segunda. Também receberam a primeira dose da vacina, 204 profissionais de Educação.

A campanha de imunização contra a covid-19 segue nesta terça-feira (08/06) em 10 pontos da cidade. Para a vacinação é preciso estar cadastrado junto a Secretaria de Saúde. Os dados devem ser preenchidos no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde, um assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. Há, ainda, informações sobre a vacinação contra a gripe. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Podem se cadastrar para a vacinação no momento:

- Pessoas com comorbidades acima de 18 anos

- Profissionais da Educação acima de 18 anos que atuam na Educação infantil (crianças de 0 a cinco anos) em Centros de Educação Infantil e em escolas que têm turmas da educação infantil

- Trabalhadores da saúde com mais de 18 anos

- Pessoas com síndrome de down maiores de 18 anos

- Pessoas com autismo maiores de 18 anos

- Pessoas com deficiência permanente cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) com mais de 18 anos.

- Pacientes renais crônicos em diálise com mais de 18 anos

- Pessoas com paralisia cerebral maiores de 18 anos

- Idosos com mais de 60 anos (aqueles que perderam o chamamento feito anteriormente)

* Pessoas com mais de 59 anos poderão se cadastrar a partir de quinta-feira (10.06)

* Gestante e puérperas com comorbidades acima de 18 anos (não precisam se cadastrar previamente e devem apresentar laudo indicando que estão aptas a receber a vacina)

A vacinação de gestantes e puérperas maiores de 18 anos com comorbidades, está sendo feita com a aplicação da vacina CoronaVac. As doses do imunizante do Butantan destinadas a este público estão sendo aplicadas em dois pontos da cidade: no campus da UCP Benjamin Constant (Centro) e no Parque Municipal, em Itaipava.

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde registrou, nesta segunda (07/06), 49,35% em leitos clínicos e 51,35% em UTIs. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, incluindo hospitais públicos e privados, são 190 pacientes internados, sendo 104 em UTIs e 86 em leitos clínicos. Nove óbitos foram contabilizados nesta segunda.

Até agora foram realizados no município 163.642 testes para Covid-19, com 38.576 resultados positivos e 122.083 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.205 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados pendentes de meses anteriores. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbito registrados:

Mulher, 67 anos, moradora no Vila Militar. Internada em 26.05.2021 no HCC. Óbito registrado em 29.05.2021 no HCC. Paciente com hipertensão arterial.

Mulher, 92 anos, moradora no Centro. Internada em 24.05.2021 na UPA Centro. Óbito registrado em 24.05.2021 na UPA Centro. Paciente com hipertensão arterial, doença cardiovascular e diabetes.

Mulher, 26 anos, moradora na Mosela. Internada em 06.04.2021 no HAC. Óbito registrado em 30.05.2021 no HAC. Paciente com hipotiroidismo.

Homem, 51 anos, morador no Siméria. Internado em 01.05.2021 no Hospital Unimed. Óbito em 31.05.2021 no Hospital Unimed. Paciente sem comorbidades.

Mulher, 59 anos, moradora no Floresta. Internada em 28.05.2021 na UPA Cascatoha e transferida para o HMNSE. Óbito registrado em 02.06.2021 no HMNSE. Paciente com hipertensão arterial.

Homem, 53 anos, morador no Boa Vista. Internado em 17.05.2021 na UPA Cascatinha e transferido para o HMNSE. Óbito registrado em 04.06.2021 no HMNSE. Paciente sem comorbidades.

Mulher, 60 anos, moradora no Jardim Salvador. Internada em 02,05.2021 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 04.06.2021 no Hospital Unimed. Paciente com doença cardiovascular crônica e diabetes.

Homem, 47 anos, morador na Mosela. Internado em 14.05.2021 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 04.05.2021 no Hospital Unimed. Paciente sem comorbidades.

Mulher, 49 anos, moradora no Floresta. Internada 26.05.2021 na UPA Cascatinha e transferida para o HMNSE. Óbito registrado em 06.06.2021 no HMNSE. Paciente com hipertensão arterial e diabetes.

O mutirão de serviços do programa Acelera Petrópolis já está em andamento no município. As ações foram iniciadas pelo Independência, mas irá se estender também por outras oito comunidades da região. Durante toda a semana, o governo interino vai acompanhar os trabalhos e na manhã desta segunda-feira (07), esteve conduzindo as atividades.

“A comunidade do Independência é a primeira a receber as ações do Acelera Petrópolis e vamos continuar avançando com este mutirão de serviços, sempre priorizando as áreas mais carentes. São pequenos serviços que fazem uma grande diferença no dia a dia dos moradores. Nosso objetivo é valorizar as comunidades, resgatando a autoestima de quem vive nestas áreas”, disse o governo interino. Além do Independência, as equipes estarão empenhadas no São Sebastião, Siméria, Quitandinha, Taquara, Bairro Mauá, Cremerie, Dr. Thouzet, Quitandinha e Valparaíso.

Na manhã desta segunda-feira, equipes da Comdep, Secretaria de Obras, Secretaria de Assistência Social, assim como Coordenadoria Especial de Articulação Institucional, CPTrans e Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, deram inicios aos trabalhos. O governo municipal esteve na Unidade Básica de Saúde – UBS e no CRAS – Centro de Referência em Atendimento Social, conversando com os profissionais dos locais. Na ocasião, ele anunciou a retomada das reuniões do “Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, que estavam suspensas por conta da pandemia.

No Independência, a Comdep intensificou o trabalho de capina, roçada, revitalização dos parquinhos e limpeza de rios e córregos. 

Para a coordenadora Especial de Articulação Institucional, o “Acelera Petrópolis significa a aproximação da gestão com as comunidades. “O programa é uma forma da prefeitura estar mais presente na comunidade. Existem questões que, apesar de pequenas, são de grande significado para a população local, como revitalização de praças e pontos de ônibus, por exemplo”, disse.

Uma base do governo interino está montada na Igreja Batista do Alto Independência, na Rua José Lino, 378. No local, moradores podem fazer os cadastros para serem beneficiados com as tarifas sociais de água e energia elétrica, por exemplo.

O Procon Petrópolis está orientando consumidores sobre bancos que estão realizando empréstimos sem a prévia e exigida solicitação ao consumidor, gerando descontos indevidos decorrentes de empréstimos não contratados. Nos últimos meses, o órgão vem observando número crescente de pessoas reclamando sobre o problema.

De abril de 2020 até hoje, segundo o Procon, 68 pessoas ingressaram com reclamações formais contra instituições bancárias e financeiras por conta dessa manobra fraudulenta. Para evitar o problema, o consumidor deve procurar a agência do INSS responsável pelo seu benefício e solicitar o bloqueio para futuros empréstimos. 

Para aqueles que já contraíram o empréstimo sem a sua autorização, o Procon Petrópolis recomenda que se dirija ao setor de atendimento do Procon, onde será registrada a ocorrência e tomada as medidas cabíveis. “O consumidor, munido de seus documentos (extrato, protocolo de reclamação do INSS, identidade e CPF) poderá nos procurar para que possamos entrar em contato com a instituição financeira, exigindo meio de pagamento para que seja efetuada a devolução dos valores ilicitamente creditados, sem juros, multa ou outra qualquer tarifa. E um outro detalhe: pode ser indenizado pelos danos de ordem moral e material caso acesse o judiciário”, finalizou o coordenador do Procon Petrópolis.

Desde março, quando foram ampliadas as medidas restritivas de proteção contra o coronavírus, foram impedidos de entrar no município 11.524 veículos

No fim de semana prolongado pelo feriado de Corpus Christi, as barreiras sanitárias distribuídas em quatro pontos na cidade registraram o retorno de 1.316 veículos que tentavam entrar em Petrópolis. Foram impedidos de acessar no município quem estava em desacordo com as exceções previstas no decreto publicado no Diário Oficial do dia 22 de março, que ampliou as medidas restritivas de circulação visando a proteção à vida no combate ao coronavírus.

Apenas no sábado (5), foi registrado o retorno de 748 veículos na barreira sanitária do Quitandinha, uma das principais entradas da cidade. O número que representa mais da metade dos retornos registrados entre quarta-feira (2) e domingo (6). Desde março são 11.524 entradas impedidas pela fiscalização, quase 10% desse volume registrado nos últimos dias.

Para ter acesso a Petrópolis, as pessoas de outras cidades precisam comprovar propriedade de imóvel aqui ou apresentar voucher demonstrando reserva em meio de hospedagem local ou agendamento para compra nos polos de moda (que são disponibilizados pelos próprios polos de moda). Além da entrada do Quitandinha, os controles sanitários estão distribuídos no Bingen, Alto da Serra e Itaipava.

As barreiras sanitárias funcionam com ações também durante a noite e madrugada, com a presença da Guarda Civil, da secretaria de Saúde e da CPTrans. Os veículos estão sendo abordados para a aferição de temperatura


A estrutura da cobertura da quadra na comunidade Oswaldo Cruz começou a ser instalada. Estão sendo instaladas 18 colunas que irão sustentar o telhado, que será em telha de alumínio e era um pedido antigo dos moradores do local. Além disso, houve melhorias no piso e serão realizadas a pintura dos vestiários, revisão da parte elétrica, com colocação de refletores de LED, instalação de tabela de basquete, rede de vôlei e traves.

Também está em andamento a reforma da quadra esportiva da Vila São José. No local, o piso já foi concretado, a quadra já teve troca do alambrado e instalação dos refletores de iluminação. Nos próximos dias, o local vai ganhar pintura e a instalação de traves e cestas de basquete.

Além disso, o governo interino realiza a reforma estrutural em outras quadras comunitárias pela cidade, como por exemplo, no Bela Vista.

As atividades são financiadas pelo Fundo Municipal de Cultura

A arte circense é o destaque nos lançamentos culturais desta semana. Mais três projetos deste segmento serão lançados através do Fundo Municipal de Cultura (FMC) nos próximos dias. As apresentações acontecem após o governo interino que homologar o resultado do edital do FMC de 2020, empenhando um valor total de R$ 220.400,00. Graças a essa ação da atual gestão da prefeitura, 84 projetos serão agraciados pela verba do FMC.

Hoje (07/06) será lançada a apresentação “In Lucem”, às 19h, no Canal Cultura Petrópolis. A performance é de caráter lúdico, que busca a união de elementos primitivos e modernos. A apresentação lembra que apesar do grande avanço da tecnologia e do uso de aparelhos eletrônicos na rotina atual, a sociedade não pode esquecer de coisas que parecem simples, porém sempre foram de extrema importância para o ser humano, para sua sobrevivência e conforto.

Na quinta-feira (10), no mesmo canal, também às 19h, acontece uma oficina de caráter prático e destinada a iniciantes e/ou quem nunca tentou fazer malabarismo. No primeiro momento será mostrado como confeccionar as bolinhas, usando materiais que qualquer pessoa possui em casa. Depois disso, será ensinado o tutorial de como manipular as bolinhas, começando com exercícios utilizando apenas duas bolinhas. Os exercícios vão aumentando o grau de dificuldade conforme a aula avança.

Já o projeto “Com Quantos risos Se Faz Nossa Humanidade? – Palhaces e direitos Humanos” visa, através de uma gama de ações artísticas, propiciar uma reflexão sobre os possíveis vínculos da arte da palhaçaria com a questão dos direitos humanos e de que forma a figura do palhaço pode contribuir para que melhor nos percebamos, nos entendamos e nos relacionemos. A programação será exibida através do Instagram e do canal do Youtube do grupo Teatro Circense Andança do dia 10 até 12 de junho.

PROGRAMAÇÃO: “Com Quantos risos Se Faz Nossa Humanidade? – Palhaces e direitos Humanos”

10/06 – Apresentação do espetáculo “O Grande Circo do Meio-Dia”, com Madson José e Renata Alves;
- Podcast com Maristela Barenco com o tema “Em Profunda Conexão Com a Natureza”.

11/06 - Realização da oficina de palhaços “Qual É a Sua Graça?”, com Madson José;
- Realização do Cabaré de Palhaços, com participação de artistas convidados. Serão apresentados quatro números de palhaços com duração de cinco a dez minutos cada;
- Live com Syilvio Costa Filho e Pita Cavalcanti, do grupo Pessoal Aí, com o tema “Oh, Rai’o Sol, Suspende a Lua, o Palhaço, o Teatro e a Rua”.
12/06 - Apresentação do espetáculo solo de palhaço “Flor de Cacareco”, com Madson José;
- Live show musical com Marco Aureh, com o título “Das Cantigas de Cena, Riso e Reflexão



Estão disponíveis 10 vagas de emprego no Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Os candidatos que tiverem interesse devem cadastrar os seus currículos pelo site www.petropolis.rj.gov.br.

O Balcão de Empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942. Confira as oportunidades:

1. Auxiliar de Estoque – 1 vaga – Masculino – Ensino Médio Completo

2. Farmacêutico – 2 vagas – ambos os sexos - Experiência em CTPS / Ensino Superior Completo

3. Vendedor Externo – 2 vagas - ambos os sexos - Ensino Médio Completo / Experiência em televendas e cobrança

4. Auxiliar de Farmácia – 2 vagas – ambos os sexos - Ensino Médio Completo

5. Vendedor- 2 vagas – ambos os sexos - Ensino Médio Completo / Experiência em CTPS

6. Camareira – 1 vaga – Feminino - Ensino Médio Completo / Experiência em CTPS

Participação de José Luís "Nino" Dalla Costa

Os professores da rede municipal de Educação inscritos no projeto “Petrópolis Olímpica – Uma Educação de Valores” participarão nessa terça-feira (07/06) às 14h30 de uma formação especial que contará com a participação de José Luís "Nino" Dalla Costa, Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e professor titular do Curso de Educação Física da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Campus de Erechim. O encontro será realizado de forma remota e o link será enviado aos participantes pela equipe técnica da Secretaria de Educação.

O projeto Petrópolis Olímpica – Uma Educação de Valores” é uma ação da Secretaria de Educação lançado nesse ano e que vem promovendo formações mensais com os profissionais que atuam nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) da rede municipal de Educação, com o objetivo de proporcionar para gestores, professores, educadores e alunos uma diversidade de experiências, incorporando o esporte e a educação olímpica em suas rotinas de aprendizagem.

José Luís “Nino” Dalla Costa será o convidado desse mês no encontro do Petrópolis Olímpica. O professor tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar.

Vale salientar que o projeto prevê a criação de métodos e projetos diferenciados, usando a Educação Olímpica como referência, sempre com o suporte da Secretaria de Educação, que disponibiliza bases norteadoras através de apostilas online e livros de atividades.