Vacinação para esta faixa etária começa nesta terça-feira (09/3)

Vacinação continua nesta segunda para demais públicos já cadastrados

A população com mais de 80 anos respondeu de imediato à convocação da Secretaria de Saúde para vacinação contra a Covid-19 a partir desta terça-feira (9/03). Até a noite de domingo, 2.426 idosos da faixa etária de 80 a 84 anos foram cadastrados. As vagas para a primeira semana já foram preenchidas e o cadastro continua aberto, com os agendamentos a partir do dia 15/3. Para se vacinar o idoso deve estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastro deve ser preenchido no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O ponto de vacinação do Centro foi a unidade mais procurada, com vagas esgotadas para a vacinação na primeira semana já no primeiro dia de cadastramento, ainda na tarde de sábado. A demanda também foi grande para o ponto de vacinação no Parque de Exposições, em Itaipava. Nos dois pontos de drive thru a vacinação acontece de segunda a sábado, das 9h às 16h, e o atendimento também é feito para quem chega a pé. Nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati, onde a vacinação acontece de segunda a sexta-feira.

A vacinação para pessoas entre 80 e 84 anos estará disponível nos quatro pontos onde já vem sendo feita a aplicação de doses para o grupo de 85 a 89 anos. Nas UBSs do Quitandinha e do Itamarati; no campus da UCP, na Rua Benjamin Constant (Centro), e no Parque de Exposições em Itaipava. Em todos os pontos a vacinação é feita das 9h às 16h.

A estimativa da Secretaria de Saúde é de que pouco mais de 4.500 idosos com idade entre 80 e 84 vivam na cidade. A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Os trabalhos na cidade começaram com a vacinação de profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos. A vacinação segue avançando, de acordo com a chegada de novas remessas da vacina. Atualmente estão sendo vacinados simultaneamente na cidade: idosos com mais de 60 anos acamados; profissionais de saúde com mais de 60 anos, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 anos que apresentem comorbidades, e idosos com mais de 85 anos. Com a ampliação, a partir de terça, idosos com 80 anos também começam a ser vacinados.
 
Vagas
 
A Secretaria de Saúde está agendando por dia a imunização de 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru (Centro e Itaipava) e 100 idosos por dia em cada uma das UBSs (Quitandinha e Itamarati). Para ser vacinado, o idoso deve estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Ele deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.
A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 9.9946-1161.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em todo o mundo no dia 8 de março, é um símbolo das lutas e reivindicações pelos direitos das mulheres. Em celebração a data e em homenagem as mulheres, o Centro Pop vai promover nesta segunda-feira (08) o “Café com Elas”, reunindo mulheres em situação de rua. O encontro acontecerá na sede da unidade a partir das 09 horas.

O café da manhã será oferecido para mulheres que se encontram em situação de rua e são atendidas pelo Centro Pop. A direção da unidade estima que cerca de 15 mulheres participarão da ação. Serão realizadas atividades dinâmicas, musicais e de conscientização sobre a importância da data.

No cronograma do Centro Pop em celebração ao Dia Internacional da Mulher ainda estão previstas ações envolvendo dias de beleza e distribuição de kits de higiene para as mulheres em situação de rua.

Por conta da pandemia, o encontro acontecerá seguindo os protocolos de segurança e higiene, com o uso obrigatório de máscara, distribuição de álcool gel e distanciamento social.

Centro Pop

O Centro Pop destina-se ao atendimento de pessoas em situação de rua, em razão da condição de extrema pobreza e inexistência de moradia convencional regular, cujos vínculos familiares estão fragilizados ou rompidos. O trabalho é o de acolher essa população para a retomada da convivência em sociedade dessas pessoas. O Centro Pop oferece café da manhã, encaminhamento para o almoço no Restaurante Popular, lanches, atendimentos psicossociais, banho, lavanderia, espaço para guarda de pertences, embarques interestaduais além das atividades semanais, como por exemplo, rodas de conversas, oficinas de música e sensibilização profissional. É um espaço de socialização e convivência.

Policiais da 105ª Delegacia de Polícia já identificaram o motorista que, pela manhã, ignorou a sinalização e invadiu a área do Circuito de Lazer na Avenida Barão do Rio Branco. O homem, que será responsabilizado pela infração de trânsito, teve o veículo apreendido.

O caso foi comunicado à polícia pela manhã, pouco depois da ocorrência. O circuito funciona há anos e é uma área consolidada para a prática de atividades físicas aos domingos e feriados.
Segunda, 08 Março 2021 17:39

Boletim epidemiológico (07/03)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde deste domingo (07/03) mostra que Petrópolis fez, até agora, 124.541 testes para Covid-19, com 21.422 resultados positivos e 97.014 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

Neste momento, 96 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 65 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 161 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 69,09% e 64,76% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 570, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.
A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

As forças de segurança e equipes de fiscalização da Prefeitura realizaram entre a noite de sábado (6) e madrugada de domingo (7) mais uma operação Choque de Ordem, para garantir o cumprimento das novas medidas restritivas estabelecidas pela Prefeitura para combate à covid-19. Apesar da chuva, que reduziu o público nas ruas, oito estabelecimentos foram encontrados ainda abertos no Quitandinha, Mosela e Bingen após as 22h. Todos foram orientados e encerraram imediatamente as atividades. Em caso de reincidência, serão multados e podem até mesmo ser interditados.

Pelo decreto, comércios, bares, lanchonetes e restaurantes, mesmo os que funcionam em shoppings e centros comerciais, devem fechar às 22h (sem clientes a partir deste horário). Durante o horário de funcionamento (autorizado das 5h às 22h), os mesmos devem respeitar o limite de 50% da capacidade de ocupação. Pistas de dança seguem proibidas. Também é proibida a permanência de pessoas em vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Apenas a circulação é permitida. As medidas serão mantidas até 15 de março.

As equipes de Fiscalização de Posturas, Fiscalização Sanitária , Guarda Municipal e Polícia Militar percorreram tanto áreas do Centro quanto dos distritos. A Prefeitura segue pedindo a colaboração da população para conter a pandemia, mantendo as medidas de prevenção, sobretudo o uso de máscara e o distanciamento social, evitando as aglomerações.
Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020.
Segunda, 08 Março 2021 17:38

BOLETIM DEFESA CIVIL 07/03/2021 – 12H20

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou desde a tarde deste sábado (6) nove ocorrências em função das chuvas. Houve registro de queda de árvores na Rua Francisco Scali, na Rua Lauriano Rodrigues, no Quissamã, e no Alto Pegado, em Pedro do Rio. Na Lopes Trovão, no Meio da Serra, um poste caiu, deixando o trânsito em meia pista. Houve, ainda, quatro registros de deslizamento de terra na Estrada da Saudade, Floresta e Bairro Esperança, sem gravidade. No Centro, um buraco abriu próximo à Praça Duque de Caxias.

Não há casas interditadas nem registro de desalojados ou desabrigados. As equipes da Prefeitura – incluindo Defesa Civil, Comdep, CPTrans e Guarda Civil, seguem atuando na resposta às ocorrências, com o apoio também da Enel e da concessionária Águas do Imperador.

O município segue em estado de atenção. Há previsão de chuva moderada a forte neste domingo, à tarde e também à noite. O telefone da Defesa Civil é 199 e funciona 24 horas.
Segunda, 08 Março 2021 17:37

Boletim Defesa Civil - 06/03/21

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou quatro ocorrências entre a tarde e a noite deste sábado (6) em função da chuva que caiu na cidade. O maior índice pluviométrico registrado até agora foi de 42,55mm/h, no Itamarati. Não há casas atingidas, nem desalojados ou desabrigados.

As ocorrências foram de queda de árvore na Rua Francisco Scali e deslizamentos de terra no Floresta, Fragoso (Estrada da Saudade) – com rompimento de tubulação – e na Rua Brigadeiro Castrioto (Bairro Esperança). Nesta última, a barreira fechou a via, impedindo a passagem de veículos. Com o terreno instável, ainda não é possível fazer a remoção da terra de forma a liberar a passagem, mas há rotas alternativas com serviço de transporte público.


Equipes da Defesa Civil trabalham nas vistorias das áreas atingidas e o órgão opera em estágio de atenção. O telefone da Defesa Civil é 199 e funciona 24 horas.

O Instituto Municipal de Cultura e Esportes, registrou na manhã deste domingo na 105ª Delegacia de Polícia boletim de ocorrência pedindo apuração e identificação de um motorista flagrado, pela manhã, com o carro na área do Circuito de Lazer, na Avenida Barão do Rio Branco. O flagrante foi feito pouco depois das 8h.

O circuito, demarcado ao longo de toda a via, funciona aos domingos e feriados, das 7h30 às 14h.

A polícia foi informada  das características e a placa do veículo, de forma a facilitar e agilizar a identificação do motorista.

A Prefeitura de Petrópolis abriu tomada de contas para apuração e possível responsabilização da empresa Barra do Turvo por danos causados à administração pública em função do fornecimento de gêneros alimentícios com bichos, sem condições de uso, à rede municipal de Educação. O município notificou a empresa e vem adotando desde o início do ano as providências necessárias à investigação do caso, para buscar o ressarcimento ao erário público e o correto descarte do material, de forma a evitar a contaminação de outros itens.

Laudos da Vigilância Sanitária de janeiro e de fevereiro mostraram a contaminação de pacotes de feijão e macarrão, que foram descartados neste sábado, após adoção de todos os procedimentos legais necessários. “Os itens estavam dentro do prazo de validade, mas com bichos saindo dos pacotes. A Vigilância Sanitária foi acionada e produziu laudos atestando a impossibilidade de uso. Precisávamos tirar os itens do galpão, fazendo o descarte correto, para evitar que, com a chegada dos alimentos que estão sendo adquiridos agora, houvesse contaminação dos demais itens”, detalhou Tiago Gasparini Ramos, gerente da Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação.

A Secretária de Educação afirmou que todos os trâmites legais foram seguidos, com abertura de processo para o descarte e laudos da Vigilância Sanitária e também do Inea, para o correto descarte dos itens.

Unidade tem 12 leitos pactuados que ainda não foram utilizados. Hospital informou que pode disponibilizar leitos 48h após demanda da central de regulação

Dentro das ações preventivas para evitar um possível colapso no sistema de saúde de Petrópolis, com o aumento das internações que vem ocorrendo também por conta da transferência de pacientes de municípios vizinhos, o governo municipal, acompanhado da Secretaria de Saúde e o deputado estadual Sergio Fernandes, vistoriou na manhã deste sábado (06/3) as instalações do Hospital Nossa Senhora Aparecida, no Valparaíso. O prefeito conferiu de perto as instalações e conversou com diretores da unidade sobre necessidade de liberação de 100% dos leitos pactuados com o município para atender pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ficamos felizes por ter o prefeito aqui no HNSA, vendo de perto nossas nossas instalações. Este estreitamento de laços com a prefeitura é fundamental para nós, para que possamos atender cada vez melhor a população petropolitana e também os moradores de outros municípios que estão vindo receber tratamento aqui na cidade" declarou o diretor médico do HNSA, Haroldo Kurike.

O Hospital Nossa Senhora Aparecida tem hoje 48 leitos de UTI-Covid, 36 deles em pleno funcionamento. Na manhã deste sábado, 31 leitos estavam ocupados e cinco disponíveis para recebimento imediato de pacientes SUS. “Além destes, temos a possibilidade de oferecer ao município mais 12 leitos para receber pacientes SUS. Em caso de necessidade, estes leitos podem ser disponibilizados em 48h – prazo necessário para que possamos estruturar as equipes", afirma o diretor financeiro do HNSA, Alexandre Pessurno.
 
Na sexta-feira (06/3) a Secretaria de Saúde reativou a UPA Vermelha – um reforço de 18 leitos para internação de pacientes com covid-19, sendo 14 leitos de UTI e quatro clínicos. Até a noite de sexta-feira, Petrópolis tinha 164 pacientes internados, sendo 64 em leitos clínicos e 100 em UTIs-Covid, considerando leitos públicos e privados. A taxa de ocupação na rede SUS era de 63,64% em leitos clínicos e 68,57% em leitos de UTI-Covid.
Segunda, 08 Março 2021 16:44

Boletim epidemiológico (06/03)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde deste sábado (06/03) mostra que Petrópolis fez, até agora, 124.541 testes para Covid-19, com 21.422 resultados positivos e 97.014 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

Neste momento, 98 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 66 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 164 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 70,91% e 67,62% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 570, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.
A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Segunda, 08 Março 2021 16:43

Boletim vacinação – 06/03/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência neste sábado (06.03), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 377 pessoas foram vacinadas na cidade, dessas 333 receberam a segunda dose. Até o momento 12.231 pessoas receberam a primeira dose e outras 5.337 receberam a segunda dose do imunizante.


Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava 264 idosos foram vacinados. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vacinaram 18 pessoas. Neste sábado, 95 profissionais da saúde das redes pública e privada receberam vacinas, sendo aplicadas nove vacinas referente a primeira dose e 86 referentes a segunda dose do imunizante.
A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos seguirá sendo realizada na segunda-feira (08.03) no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro e no Parque Municipal, em Itaipava. A partir de terça (09.03) começam a ser vacinados idosos a partir de 80 anos. Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br). Importante destacar que nestes pontos de drive thru, idosos que chegam à pé também são vacinados. A vacinação para este público, também acontece de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h. Pacientes acamados também continuam sendo vacinados.

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.
Segunda, 08 Março 2021 16:42

Nota de Pesar

A Prefeitura de Petrópolis lamenta a morte do funcionário Luiz Antônio Teixeira Romão, o Rolha, que, aos 55 anos, perdeu a batalha contra a covid-19. Ele era o responsável pelo Departamento de Transportes da Secretaria de Educação.

Antes de compor o quadro da Secretaria de Educação, Rolha trabalhou como assessor parlamentar na Câmara Municipal e também atuou no setor administrativo da Comdep. Era muito conhecido e querido na cidade.

O governo municipal realizou nesta sexta-feira (06/03) nova operação Choque de Ordem, visando garantir o cumprimento das novas medidas restritivas estabelecidas pela prefeitura. Os agentes estiveram pelo Centro (13 de Maio, Praça da Liberdade e adjacências) e também nos bairros, incluindo nos distritos.

Na 24 de Maio, na Rua Adão Brand, Ponte Fones e na Praça Pasteur, os agentes orientaram os comerciantes que, no momento da chagada das equipes, ainda estavam abertos. Com o cumprimento das regras, não houve aplicação de multas nem interdições. Participaram da operação a Fiscalização de Posturas, Vigilância Sanitária, Guarda Civil, Polícia Militar e o Conselho tutelar.

O objetivo deste trabalho é desacelerar a taxa de contágio da Covid-19 e prevenir uma eventual sobrecarga, ou mesmo o colapso no sistema de saúde de Petrópolis - o que já ocorre em municípios vizinhos. O decreto municipal determina que comércios, bares, lanchonetes e restaurantes, mesmo os que funcionam em shoppings e centros comerciais, devem fechar às 22h (sem clientes a partir deste horário). Durante o horário de funcionamento (autorizado das 5h às 22h), os mesmos devem respeitar o limite de 50% da capacidade de ocupação. Pistas de dança seguem proibidas.

Também está proibida a permanência de pessoas em vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Apenas a circulação é permitida.

Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020.

Nomes foram aprovados em reunião do Conselho Deliberativo do Sehac

Responsável por mais de 600 mil atendimentos por ano, o Hospital Alcides Carneiro - maior hospital público da cidade – tem um novo diretor Geral e uma nova gerente Administrativa. O nome do médico Álvaro Veiga, para a direção Geral, e de Ronye Faraco, para o cargo de gerente administrativa da unidade, foram aprovados na sexta-feira (05.03) em reunião do Conselho Deliberativo do Sehac – Serviço Social Autônomo Alcides Carneiro, entidade que administra o Hospital Alcides Carneiro. As mudanças administrativas foram propostas pelo governo municipal, que esta semana acompanhou a rotina da unidade, com a transferência do gabinete da Secretaria de Saúde para o Hospital Alcides Carneiro na última segunda-feira (1/3).
O Hospital Alcides Carneiro realiza consultas ambulatoriais e de emergência, exames, cirurgias e partos. A unidade atende petropolitanos e também moradores de outros municípios. 

No HAC, a Secretaria de Saúde se reuniu esta semana com médicos que fazem parte do corpo clínico da unidade, ouviu demandas de enfermeiros e demais equipes, além de vistoriar setores, como o centro cirúrgico, a maternidade, as alas de internação masculina e feminina, e departamentos como a farmácia do hospital.

“Durante anos trabalhei no HAC e hoje, como gestor, considero fundamental estar aqui acompanhando de perto o funcionamento de todos os setores e ouvindo não apenas quem trabalha no hospital, mas também as pessoas que são atendidas”, considera.
Segunda, 08 Março 2021 16:38

Boletim epidemiológico (05/03)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta sexta-feira (05/03) mostra que Petrópolis fez, até agora, 124.539 testes para Covid-19, com 21.380 resultados positivos e 96.938 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Mais dez óbitos foram registrados.

Neste momento, 100 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 64 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 164 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 63,64 e 68,57% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 570, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Óbitos registrados:

Homem, 74 anos, morador no Valparaíso. Internado em 21/02 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 21/02. Paciente sem comorbidades.

Homem, 77 anos, morador no Cremerie. Internado em 25/01 no SMH. Óbito registrado em 21/02. Paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica.

Homem, 84 anos, morador no Valparaíso. Internado em 10/02 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 26/02. Paciente com câncer de pulmão.

Homem, 76 anos, morador no Provisória. Internada em 25/02 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 28/02. Paciente com arritmia cardíaca.

Homem, 74 anos, morador no Centro. Internado em 29/01 no SMH. Óbito registrado em 28/02. Paciente com doença pulmonar obstrutiva crônica e fibrose pulmonar.

Mulher, 42 anos, moradora no Centro. Internada em 24/02 na UPA Cascatinha e transferida para o HNSA. Óbito registrado em 02/03. Paciente sem comorbidades.

Homem, 48 anos, morador em Bonsucesso. Internado em 11/02 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 02/03. Paciente com obesidade e hipertensão arterial.

Homem, 86 anos, morador em Corrêas. Internado em 22/02 na UPA Cascatinha e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 03/03. Paciente com tumor cerebral.

Mulher, 76 anos, moradora do Duarte da Silveira. Internada em 02/03 na UPA Centro. Óbito registrado em 04/03. Paciente com diabete.

Mulher, 64 anos, moradora no Bataillard. Internada em 01/03 na UPA Cascatinha e transferida para o HNSA. Óbito registrado em 03/03. Paciente com tumor cerebral e insuficiência cardíaca.

A prefeitura promove no próximo domingo (07/03) um dia de atividades físicas ao ar livre em homenagem ao Dia Mundial das Mulheres (08). São aulas de alongamento, hiit, step, dança e funcional, de 8h às 11h30, no Parque Natural, na Av. Ipiranga. A programação terá público limitado, limpeza dos equipamentos utilizados ao término de cada aula, além de respeitar os decretos municipais de prevenção ao coronavírus, como o distanciamento social e o uso de álcool em gel.

São parceiros da prefeitura no Agita Petrópolis em homenagem às mulheres a Universidade Cruzeiro do Sul e a Academia 2B Boutique.

Segunda, 08 Março 2021 16:11

Boletim vacinação – 05/03/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência nesta sexta-feira (05.03), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 590 pessoas foram vacinadas na cidade, dessas 325 são referentes a segunda dose. Até o momento 12.187 pessoas receberam a primeira dose e outras 5.004 receberam a segunda dose do imunizante.

Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava e nas UBSs Quitandinha e Itamarati, PSF e casas de longa permanência foram vacinados 359 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vacinaram 27 pessoas. Nesta sexta-feira, 152 profissionais da saúde das redes pública e privada receberam a primeira dose da vacina e outros 52 receberam a segunda.

A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos seguirá sendo realizada neste sábado no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro e no Parque Municipal, em Itaipava. Importante destacar que nestes pontos de drive thru, idosos que chegam à pé também são vacinados. A vacinação para este público, também acontece de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h.
Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br).

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

A Secretaria de Saúde escolheu o dia 6 de março para dar início a programação pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado na próxima segunda-feira, em todo o mundo. As unidades básicas e postos de saúde estarão abertos neste sábado (6), de 9h às 16h, oferecendo coleta de preventivo, exames de mamas e testes rápidos de hepatite B, C, HIV e Sífilis, entre outros serviços.

Ao todo, 22 postos de saúde para atender as mulheres do 1º ao 5º distrito do município estarão envolvidos nas ações. No Centro de Saúde Coletiva, por exemplo, as mulheres encontrarão, ainda oficinas de artes, ginásticas com educador físico e avaliação das condicionalidades para o benefício Bolsa Família. Também serão oferecidas palestras e dinâmicas para todas as mulheres das comunidades.

A programação é voltada, principalmente, para as mulheres trabalhadoras que, por conta do horário de serviço, não conseguem atendimento médico durante a semana. A ideia dessas ações e agir na prevenção e garantir que as orientações e conscientização cheguem até as mulheres. 

De acordo com a Secretaria de Saúde, já a partir de segunda-feira, as Academias da Saúde dos bairros Carangola, Cremerie, Castelo São Manoel e distrito de Itaipava também estarão envolvidas na programação, idealizada de acordo com a realidade de cada uma das comunidades.

No Carangola, por exemplo, haverá rodas de conversa, aulas de “biolates”, atendimento com terapeutas e fisioterapias. Já no Cremerie a programação começa na terça-feira (09), com terapia comunitária “Mulheres e Conquistas” e palestras nutricionais. As mulheres do Castelo São Manoel poderão participar de treinamento funcional, alongamento e ainda vão ganhar um dia de beleza, com corte de cabelo, escova, cuidados com a sobrancelha e manicure. Na estrutura do Parque Municipal, em Itaipava, serão oferecidas atividades como caminhada, alongamento e rodas de conversa.

Cadastro para vacinação no site da prefeitura será aberto neste sábado (06/3)

Dando sequência ao calendário de imunização contra a Covid-19 na cidade, a Secretaria de Saúde amplia a partir de terça-feira (09/3) a vacinação de idosos para a faixa etária entre 80 e 84 anos. Para se vacinar, o idoso deve estar cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O cadastro para este público está sendo aberto neste sábado (06/3). A estimativa da Secretaria de Saúde é de que cerca de 4.518 idosos nesta faixa etária vivem na cidade. Com a vacinação deste grupo a prefeitura avança mais uma vez no processo para imunização do grupo prioritário previsto na primeira fase da campanha de vacinação contra a Covid-19, conforme prevê o Ministério da Saúde.

Até a tarde de quinta-feira (04.03), 3.500 idosos com mais de 85 anos já tinham sido vacinados, sendo 1.036 idosos com mais de 90 anos e 2.464 idosos com idade entre 85 anos e 89 anos – faixa etária cujo prazo para cadastro expira neste sábado (06/3). Até a tarde de sexta-feira 2.500 idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos já tinham sido cadastrados junto a Secretaria de Saúde para a vacinação.

A vacinação para o grupo de 80 a 84 anos começa na terça-feira (09/3) e será realizada nos quatro pontos onde já vem sendo feita a aplicação de doses para o grupo de 85 a 89 anos. Nas UBSs do Quitandinha e do Itamarati a vacinação acontece de segunda a sexta-feira; já nos pontos de drive thru, no campus da UCP, na Rua Benjamin Constant (Centro), e no Parque de Exposições em Itaipava, as equipes atendem aos idosos de segunda a sábado – nestes pontos a aplicação das vacinas também está disponível para quem chegar a pé. Em todos os pontos a vacinação é feita das 9h às 16h.

Para ser vacinado, é necessário que o idoso seja cadastrado no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Ao finalizar o cadastro é importante estar atento ao dia marcado para comparecer ao local no dia do agendamento. O idoso deve comparecer ao ponto de vacinação escolhido na data marcada, portando identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Seguindo o plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, a vacinação começou por profissionais de saúde que atuam na linha de frente, idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência, e deficientes institucionalizados maiores de 18 anos.

A vacinação vem avançando com a chegada de novas remessas do imunizante, o que permitiu a ampliação aos idosos com mais de 60 anos acamados, idosos com mais de 85 anos, e profissionais de Saúde que atuam em clinicas e laboratórios, além de profissionais de saúde com mais de 60 anos e aqueles maiores de 18 anos e menores de 60 anos que tenham comorbidades. Até quinta-feira (04/3) a Secretaria de Saúde já havia vacinado 11.922 pessoas e 4.679 já haviam recebido a segunda dose da vacina.

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação - pessoas a partir de 85 anos - possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

A Prefeitura mantém ainda um canal de comunicação direto com a população, via Whatsapp, para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas para o número (24) 99946-1161.

Equipes das secretarias de Defesa Civil e Ações Voluntárias e de Assistência Social realizaram o atendimento das quatro famílias atingidas pelo rolamento de blocos rochosos na servidão Pedro Carneiro, no Vale dos Esquilos, na manhã desta sexta-feira (05/03). Todas elas serão encaminhadas para o CRAS do Retiro e vão receber cestas básicas. Ao todo, são 12 pessoas (sendo duas crianças) que permanecem na casa de parentes. Os imóveis estão interditados pela Defesa Civil.

Ainda na noite de ontem, a Defesa Civil esteve no local, ao lado do Corpo de Bombeiros, atendendo a emergência. 

Segundo laudo da Defesa Civil, houve um desplacamento rochoso com rolamento de fragmentos no final da servidão. Os blocos atingiram três residências, destruindo parcialmente duas delas. O evento foi, provavelmente, provocado pela dilatação térmica associada a percolação de água nas fraturas do maciço. Estão interditadas quatro residências.

Será definido ainda um perímetro de risco remanescente associado a novos rolamentos. Todas as casas situadas dentro desse perímetro serão interditadas e será recomendada a evacuação das mesmas.

Grupo estuda ações que devem ser trabalhadas para o fortalecimento no desenvolvimento dos municípios

Os secretários de Desenvolvimento Econômico das três principais cidades da Região Serrana participaram de uma reunião em Teresópolis nesta quarta-feira (03.03), na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Teresópolis (ACIAT), com a proposta de criação de projetos integrados para fortalecer segmentos como turismo e tecnologia. O encontro foi organizado pelo Mercoserra.
A ideia dessa ação é criar uma sinergia entre as cidades e poder trabalhar em parceria, tendo como objetivo transformar a região em um grande polo de geração de emprego e renda, principalmente nos segmentos de turismo e tecnologia, que são fortes nas três cidades. Essa reunião serviu para darmos início a esse trabalho de cooperação.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em Petrópolis, estão constituídos mais de 14 mil estabelecimentos entre indústrias, comércio e prestadores de serviços. Além disso, cerca de 1,6 milhão de turistas visitam a cidade anualmente.

Programa de visitas às empresas tem continuidade

O trabalho permanente de aproximação com empresas do município continua. O programa, liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, criou um cronograma de visitas às empresas petropolitanas dos mais variados segmentos.

Nesse trabalho a equipe do Desenvolvimento Econômico já visitou as empresas SafeTec, HGL Engenharia, Cervejaria Imperial, Carl Zeiss, Celma, Matteis Borg/Mustad e a Alfa Laval. Todas apresentaram expectativa positiva para esse ano de 2021.

O governo municipal entregou nesta sexta-feira (05/03) quatro licenças ambientais para empreendimentos locais que esperavam pela regularização. A iniciativa garante a manutenção dos empregos gerados por essas empresas, que agora passam a funcionar de acordo com a legislação vigente. Nos meses de janeiro e fevereiro deste ano, a Secretaria de Meio Ambiente já concedeu outras 10 autorizações ambientais.

Dono de uma loja de estética automotiva há cinco anos, o petropolitano Marcos Pestana solicitou a licença ambiental em 2017 e, desde então, aguardava a documentação. A empresa realiza, entre diversos outros serviços, pintura e lavagem de veículos.

"É muito importante para a gente conseguir essa licença. Cumprimos com nossas obrigações, como o tratamento de água, com todo o planejamento, evitando a poluição hídrica. Agradeço o empenho do governo municipal. A partir de agora, poderemos trabalhar com mais tranquilidade", contou