A Prefeitura de Petrópolis informa que as páginas eletrônicas da CPTrans e da plataforma Educa em Casa, que atende os alunos da rede municipal de forma remota, foram alvos de um ataque cibernético feitas por hacker. A página da CPTrans sofreu o ataque na quinta-feira (04.03) e o Educa em Casa foi atacada hoje (05.03) pela manhã. O município esclarece que todos os dados são de domínio público e não houve nenhuma alteração em nenhum conteúdo de ambas as páginas.

O governo municipal também informa à população que o ataque promovido em seu site não afetou nenhuma informação ou dado interno da própria prefeitura, pois os mesmos ficam armazenados em servidores separados, não ocorrendo nenhum tipo de acesso externo. O Departamento de Tecnologia da Informação (DETEC) já promove o reparo na plataforma do Educa em Casa e o site da CPTrans já funciona normalmente. Todas as medidas de segurança foram tomadas para evitar ações externas aos conteúdos eletrônicos do site da Prefeitura.

Sexta, 05 Março 2021 11:56

Boletim Meteorológico

Previsão para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 05/03/2021 - ÀS 10H
A aproximação de uma frente fria pela Região Sudeste modificam as condições de tempo no município de Petrópolis.
 
PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 05/03 ÀS 12H ATÉ 06/03 ÀS 12H
Céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva moderada a forte isolada acompanhada por raios entre a tarde e noite. Ventos de N/NE a N/NW com intensidade moderada com rajadas ocasionais de vento forte durante as pancadas. Temperatura mínima de 20°C e máxima de 29°C. A umidade relativa do ar variará entre 45% e 80%.
 
TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 06/03 ÀS 12H ATÉ 07/03 ÀS 12H
Céu nublado a encoberto, com chuva moderada a forte principalmente nos períodos da tarde e noite. Ventos de N/NW a S/SW com intensidade moderada com rajadas ocasionais de vento forte. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 27°C. A umidade relativa do ar variará entre 45% e 80%.


Sexta, 05 Março 2021 10:20

Boletim epidemiológico (04/03)

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quinta-feira (04/03) mostra que Petrópolis fez, até agora, 124.507 testes para Covid-19, com 21.360 resultados positivos e 96.921 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

Mais dois óbitos foram registrados.
Neste momento, 100 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 65 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 165 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 70,91% e 69,23% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 560, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

Homem, 70 anos, morador no Centro. Internado em 11/02 no Hospital Santa Teresa. Óbito registrado em 03/03. Paciente com doença arterial cardíaca e hipertensão arterial.

Mulher, 76 anos, moradora no Quitandinha. Internada em 23/02 na UPA do Centro e Transferida para o HMNSE. Óbito registrado em 03/03. Paciente com diabete, hipertensão arterial e obesidade.

O Governo Municipal vem reivindicando junto ao Estado e ao Ministério da Saúde o envio de mais doses de vacinas contra a Covid-19. O assunto esteve na pauta de uma reunião no Ministério da Saúde na semana passada.

Desde a chegada do primeiro lote de vacinas, em 19 de janeiro, Petrópolis recebeu doses suficientes para vacinar 18.940 pessoas, considerando a última remessa vacinas CoronaVac, recebida nesta quinta-feira (04.03). O total de vacinas recebidas até o momento, corresponde a pouco mais de 6% da população petropolitana e permite a vacinação de 63% do público que faz parte da 1ª fase do Plano Nacional de Vacinação, estimado em Petrópolis em 30 mil pessoas.

Com a chegada de novas doses, o município vai ampliar, no início da próxima semana, o público a ser vacinado, ainda atendendo o público previsto na primeira fase da campanha.

Para atender o aumento de demanda por internações, a prefeitura está redimensionando a rede de Saúde, com a reabertura da UPA Vermelha. A unidade vai operar com 18 leitos, sendo 14 de UTI e 4 de clínica médica. A UPA Vermelha será exclusiva para a internação de pacientes com covid-19 e voltará a funcionar no prédio da UPA Cascatinha, que teve o atendimento suspenso provisoriamente. O ponto de apoio para atendimento de pacientes com sintomas de covid-19 montado ao lado da UPA seguirá funcionando normalmente, com médicos 24h.

Com a mudança, pacientes que precisem de atendimento de emergência não covid devem se dirigir à UPA Centro, UPA Itaipava ou ao Pronto Socorro Leônidas Sampaio, no Alto da Serra. Já pacientes com sintomas de covid devem se dirigir aos pontos de apoio, que funcionam ao lado da UPA Cascatinha (com médicos 24h), no primeiro andar do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) e ao lado da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Itaipava (estes dois pontos de apoio com médico das 8h às 20h e enfermeiros 24h).

Este redimensionamento da rede é necessário para que a cidade consiga atender a demanda que está surgindo. Hoje, além de atender os pacientes da cidade, a rede recebe também pacientes de fora. Isso porque a regulação de leitos para covid-19, por lei, é atualmente feita pelo Estado, que busca as vagas e direciona os pacientes.

Infectologista da rede municipal de Saúde, José Henrique Castrioto de Cunto frisou a importância da antecipação do município, adotando medidas para conter, agora, a disseminação do coronavírus e minimizar a pressão sobre a rede de saúde. “Esta medida dá fôlego ao sistema. Não estamos na mesma situação de dezembro, quando houve uma sobrecarga da rede, mas hoje, com a regulação estadual, precisamos nos manter em alerta”, enfatizou.

Também infectologista da rede, Marco Liserre ressaltou a importância da participação da população para conter a disseminação do vírus e evitar a necessidade de medidas ainda mais restritivas. “As pessoas precisam manter o uso de máscaras, os cuidados de higiene com a lavagem das mãos e o distanciamento. É preciso que as pessoas evitem aglomerações”, frisou.

O monitoramento de internações registradas na cidade apontou um aumento de cerca de 39% no número global de internações (leitos clínicos e de UTI) nos últimos 14 dias, passando de 118, em 20 de fevereiro para 165 no fim da tarde de quinta-feira (04.03). A Secretaria de Saúde já sente também o impacto das alterações no sistema de regulação imposto pelo Estado, que permite, com a regulação de leitos sendo feita pelo Estado, que pacientes de outros municípios que precisam de leitos de UTI-Covid, sejam transferidos para Petrópolis. Desde a semana passada Petrópolis registra uma média de 10 internações de pacientes de outros municípios. Na noite de quinta-feira, por exemplo, 13 pacientes de fora da cidade estavam internados em leitos de UTI-Covid na rede SUS da cidade.

A Secretaria de Saúde também está suspendendo a realização de cirurgias eletivas – estando garantidas, no entanto, os procedimentos e cirurgias de emergência e oncológicas.

Medidas são preventivas e visam evitar colapso da rede

O Governo Municipal anunciou, na noite desta quinta-feira (04.03), um pacote de medidas restritivas com o objetivo de conter os casos de Covid-19 e prevenir uma eventual sobrecarga, ou mesmo o colapso no sistema de saúde de Petrópolis - o que já ocorre em municípios vizinhos. O decreto que será publicado nesta sexta-feira (05.03) e entra em vigor imediatamente determina que comércios, bares, lanchonetes e restaurantes, mesmo os que funcionam em shoppings e centros comerciais, devem fechar às 22h (sem clientes a partir deste horário). Durante o horário de funcionamento (autorizado das 5h às 22h), os mesmos devem respeitar o limite de 50% da capacidade de ocupação. Pistas de dança seguem proibidas. Também passa a ser proibida a permanência de pessoas em vias, áreas e praças públicas das 22h às 5h. Apenas a circulação é permitida. A fiscalização terá o apoio da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal. As medidas serão mantidas até 15 de março.

A Secretaria de Serviços Segurança e Ordem Pública irá intensificar também a fiscalização sobre os estabelecimentos, verificando o cumprimento dos decretos, e adotará medidas mais duras, como a interdição do estabelecimento em caso de descumprimento das regras. A Prefeitura também fará uma campanha de conscientização da população e utilizará as sirenes de alerta e alarme da Defesa Civil com mensagens aos moradores de comunidades.

As medidas foram anunciadas durante reunião que contou com a participação de infectologistas da rede pública do município, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades ligadas à hotelaria e setores de alimentação e eventos.

O monitoramento diário da situação da covid-19 na cidade apontou um aumento na demanda por atendimento nos pontos de apoio após o carnaval, assim como nas internações. A situação está estável no momento. 
Denúncias sobre descumprimento de decretos municipais e aglomerações podem ser feitas à Guarda Municipal, pelos telefones 153 ou (24) 2246-9257 (funciona 24h); Fiscalização, pelos telefones (24) 2246-9042 ou 2246-9043 (funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h); e Vigilância Sanitária, pelos telefones 2246-9041 (funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h). Denúncias de aglomerações também podem ser feitas à Polícia Militar, pelos telefones 190 ou 2291-4020.


Sexta, 05 Março 2021 10:10

Boletim vacinação – 04/03/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência nesta quinta-feira (04.03), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 407 pessoas foram vacinadas na cidade, dessas 121 são referentes a segunda dose. Até o momento 11.922 pessoas receberam a primeira dose e outras 4.679 receberam a segunda dose do imunizante.

Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava e nas UBSs Quitandinha e Itamarati, PSF e casas de longa permanência foram vacinados 226 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Nesta quinta-feira, 163 profissionais da saúde das redes pública e privada receberam a primeira dose da vacina e outros 18 receberam a segunda.

A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos seguirá sendo realizada nesta quinta-feira (3/3) no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro e no Parque Municipal, em Itaipava. Importante destacar que nestes pontos de drive thru, idosos que chegam à pé também são vacinados. A vacinação para este público, também acontece de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h.
Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br).

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Turismo – Turispetro, participou esta semana do 1º Encontro de Gestores Públicos do Turismo Fluminense. O encontro, que reuniu prefeitos, secretários e técnicos da área, aconteceu em Niterói, onde a Secretaria de Estado de Turismo, apresentou um planejamento estratégico e entregou um guia que vai ajudar na organização e estruturação de ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento do setor.

O secretário de Turismo salientou a necessidade do trabalho integrado entre o poder público e iniciativa privada para o desenvolvimento do setor. O encontro teve adesão significativa de gestores de quase todas as regiões do Estado. 

O Planejamento Estratégico e o Guia de Turismo, elaborados por técnicos da SETUR/TurisRio foram entregues pelo secretário de Estado de Turismo, Gustavo Tutuca. Ele apresentou, também, as demandas recebidas através dos municípios e que serão utilizadas no direcionamento da secretaria no processo de retomada pós-pandemia. A cidade aparece na lista divulgada pelo Ministério do Turismo como destino de viagem tendência em 2021.

No evento, os gestores ainda acompanharam uma palestra de Edmilson Suassuna, Subsecretário de Projetos, Convênios e Captação de Recursos Federais da SERGB/RJ, sobre “Estratégias para Captação de Recursos por Emendas Parlamentares Federais” e também conheceram o Programa de Capacitação para Excelência em Gestão do Turismo Fluminense, que será desenvolvido por meio de uma parceria da SETUR e Escola de Contas e Gestão do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro.

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transporte – CPTrans e o Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro - Detro, realizaram, nesta quinta-feira (04/03), uma operação conjunta para inibir a circulação de veículos irregulares no município. Até o fim da manhã, três carros que faziam o transporte ilegal de passageiros foram rebocados.

A ação teve início por volta das 6h30, no Alto da Serra. As principais irregularidades encontradas foram carros de transporte alternativo circulando com letreiro luminoso e veículos particulares fazendo a condução de passageiros entre os municípios de Petrópolis e Magé, pela Serra Velha da Estrela.

“Essa pratica prejudica o trabalho daqueles que atuam dentro da legalidade, como os ônibus, táxis e os carros que circulam pelo sistema de aplicativo. É uma concorrência desleal. Hoje, o objetivo da ação foi o de coibir esses tipos de serviço que não cumprem as normas previstas na legislação. Além disso, não oferecem nenhuma segurança para os usuários”, frisa o presidente da CPTrans, Luciano Moreira.

As equipes do Detro atuaram ainda na Rua Caldas Viana, no Centro, com objetivo de melhorar a qualidade e a segurança do transporte intermunicipal.

Formação de novos NUDECs também está em pauta na Defesa Civil

Integrar a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias às comunidades através de uma gestão de risco participativa. Com esse objetivo, a prefeitura está trabalhando na reativação e criação de novos Núcleos Comunitárias de Defesa Civil (NUDECs). A ideia é que as demandas e necessidades locais sejam identificadas através de lideranças, ocorrendo também a integração com as diversas pastas da gestão do município. Nesta semana, por exemplo, os agentes estiveram na Posse reunidos com a comunidade.

Na Posse e no Morin, a organização do NUDEC já ganhou solidez para o início das atividades de treinamento e capacitação. Nas comunidades do Sargento Boening, São Sebastião e Floresta, a Defesa Civil já deu início ao processo de estruturação desses núcleos comunitários.

Os NUDECs estão conectados a outros setores da sociedade civil, como igrejas, escolas e ONGs a criação de uma rede de cooperação local se fortalece, principalmente, com a participação voluntária desses diferentes atores. 

Está previsto para as próximas semanas, uma reunião com os representantes das comunidades do Quitandinha, com o objetivo de integrar as diferentes localidades em um núcleo que se articule em todas as áreas da região.


Sexta, 05 Março 2021 04:59

Boletim metereológico

Previsão do tempo para as próximas 24 horas 
ANÁLISE SINÓTICA – 04/03/2021 ÀS 10H
Um sistema de alta pressão sobre o oceano permanece influenciando as condições de tempo no município de Petrópolis.
PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 04/03 ÀS 12H ATÉ 05/03 ÀS 12H
Céu com poucas nuvens a parcialmente nublado, sem chuva. Ventos de E/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 29°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 90%.
TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 05/03 ÀS 12H ATÉ 06/03 ÀS 12H
Céu parcialmente nublado a nublado, com pancadas de chuva moderada a forte isolada principalmente no período da tarde e noite. Ventos de N/NE a N/NW com intensidade moderada com rajadas ocasionais de vento forte. Temperatura mínima de 20°C e máxima de 30°C. A umidade relativa do ar variará entre 45% e 85%.