A Prefeitura de Petrópolis está ampliando as medidas restritivas, em ação para enfrentamento à covid-19. O governo municipal vai acatar as determinações do Governo do Estado e, ainda, indicar outras restrições, na tentativa de desacelerar a taxa de contágio do coronavírus. Nos próximos 10 dias, desta sexta-feira (26) até domingo (4), a cidade seguirá com entrada restrita a turistas e visitantes. As barreiras sanitárias funcionam 24 horas e pessoas de fora só acessam o município com apresentação de voucher comprovando a reserva na rede hoteleira ou em loja dos polos de compras. Continuam proibidas as aglomerações, tanto em áreas públicas quanto privadas, em qualquer hora do dia, e a permanência de pessoas nas ruas das 22h às 5h.

Decreto municipal que será publicado ainda nesta quinta-feira (25) também proíbe a realização de eventos de qualquer natureza. Parques, pontos turísticos, casas de shows, boates, casas de festas, pistas de dança, espaços de recreação infantil e áreas de lazer de condomínios e também de hotéis e pousadas deverão ficar fechados. Cachoeiras também estão proibidas, com impedimento inclusive de estacionamento nestas áreas.

A Secretaria de Saúde lembra que o município vem ampliando o número de leitos para atender a população. São 112 leitos de UTI e 134 leitos clínicos no sistema de atendimento a pacientes com covid-19 pelo SUS.

 


DECRETO N.º 050 de 25 de março de 2021

Amplia as Medidas de Proteção à Vida relativas a Covid-19 em face ao cenário nacional.

Diário Oficial 6141 Quinta-feira, 25 de março de 2021 

 


LEI N.º 8.120 de 29 de março de 2021

Dispõe sobre medidas de proteção a vida que devem ser adotadas pelo Poder Executivo para fortalecer o combate ao COVID-19 no âmbito municipal.

Diário Oficial 6143 Segunda-feira, 29 de março de 2021 

 

 

 

A Prefeitura está promovendo ações para limpeza em ruas e calçadas. O objetivo é a desinfecção dos locais muito usados pela população para tentar conter a propagação do coronavírus. O serviço de lavagem foi feito com a substância hipoclorito de sódio 0,5%, um tipo de alvejante que elimina vírus e bactérias presentes em superfícies.

Equipes já percorreram com um caminhão-pipa o distrito de Itaipava, Nogueira, Correas, Quitandinha, Praça Pasteur, Coronel Veiga, Pontes Fones, Rua do Imperador, Praça da Liberdade, Rua Monsenhor Bacelar, além de promover a limpeza na UPA Centro. No bairro Alto da Serra diversos pontos de ônibus foram desinfectados, além da barreira sanitária instalada na saída da Serra Velha.

A limpeza tem como objetivo evitar a propagação do coronavírus na cidade. Também peço que a população faça sua parte, evitando aglomerações, usando máscara e álcool em gel o tempo todo.

Em menos de 96 horas, mais de 100 veículos já foram impedidos de entrar em Petrópolis nas barreiras sanitárias. O acesso de pessoas de outras cidades só está sendo permitido àquelas que comprovarem propriedade de imóvel aqui ou apresentarem voucher demonstrando reserva em meio de hospedagem local ou agendamento para compra nos polos de moda.

Somente hoje (25.03), até às 14h, foram 37 carros bloqueados. Na barreira do Quitandinha, retornaram oito veículos provenientes de outras cidades até esse horário. No Bingen, três automóveis foram impedidos de entrar no município. Em Bonsucesso, foram 21. Já no bloqueio do Alto da Serra, cinco carros foram obrigados pelas equipes a voltar para os seus municípios.

O trabalho realizado nas barreiras sanitárias conta com equipes da CPTrans, Vigilância Sanitária, Guarda Civil, Defesa Civil e da coordenadoria especial de Relações Institucionais, por intermédio dos agentes regionais. Ações nas cachoeiras também serão realizadas a partir de amanhã (26) com a participação da Secretaria de Meio Ambiente e do Inea.

O objetivo da barreira sanitária é diminuir a migração de pessoas de fora para a cidade, buscando impedir o aumento da circulação e reduzir a taxa de contágio.

Quinta, 25 Março 2021 10:38

Boletim Meteorológico

Previsão para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 25/03/2021 - ÀS 10H
O transporte de umidade do oceano para o continente associado às temperaturas elevadas poderão provocar áreas de instabilidades na cidade de Petrópolis.
 
PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 25/03 ÀS 12H ATÉ 26/03 ÀS 12H
Céu com poucas nuvens a parcialmente nublado, com chuva fraca a moderada isolada no período da tarde. Ventos de S/SW a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 90%.
 
TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 26/03 ÀS 12H ATÉ 27/03 ÀS 12H
Céu parcialmente nublado, com chuva fraca a moderada isolada no período da tarde. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar variará entre 60% e 90%.


Quinta, 25 Março 2021 10:34

Boletim epidemiológico – 24/03/2021

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quarta-feira (24/3) mostra que Petrópolis fez, até agora, 130.508 testes para Covid-19, com 23.897 resultados positivos e 100.718 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Mais cinco óbitos foram contabilizados nesta quarta-feira (23/3).

Neste momento, 145 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 134 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 279 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 62,41% e 88,12% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 643, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos registrados:

1 – Homem, 74 anos, morador do Chácara Flora. Internado na UPA Itaipava no dia 13/3/21 e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 17/03/21 no HNSA. Paciente tinha hipertensão arterial e diabetes.

2 – Mulher, 66 anos, bairro Siméria. Internada em 19.03.21 no PSLS. Óbito registrado no dia 20.03.21 no PSLS. Paciente com hipertensão arterial e obesidade.

3 – Homem, 52 anos, morador do Capela. Internado no HCC no dia 20/3/21. Óbito registrado no HCC no dia 22/3/21. Paciente tinha hipotireoidismo, diabetes e hipertensão arterial.

4 – Mulher, 87 anos, moradora do Chácara Flora. Internada em 16/3/21 na UPA Cascatinha. Óbito registrado em 18/3/21 na UPA Cascatinha. Paciente com hipertensão arterial.

5 – Homem, 34 anos, morador de Correas. Internado em 04/3/21 na UPA Cascatinha e transferido para o SMH. Óbito registrado no SMH no dia 21/3/21.

Quinta, 25 Março 2021 10:25

Boletim vacinação – 24/03/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência nesta quarta-feira (24.03), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 1.192 pessoas foram vacinadas na cidade, destas 147 receberam a segunda dose. Até o momento 21.282 pessoas receberam a primeira dose e outras 7.427 receberam a segunda dose do imunizante.

Nos pontos de drive thru do Centro, de Itaipava e do Bingen e nas UBSs do Morin, Itamarati e Quitandinha, 928 idosos foram vacinados recebendo a primeira dose e nove a segunda dose. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e dos PSFs vacinaram 101 pessoas, destas 19 receberam a primeira dose e 82 receberam a segunda dose da vacina.

Equipes do setor de Epidemiologia vacinaram ainda 154 profissionais de saúde, sendo 98 com a primeira dose e 56 com a segunda dose da vacina.

A vacinação de idosos com mais de 75, segue sendo realizada em seis pontos: no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro, no Parque Municipal, em Itaipava, na UCP do Bingen, que funcionam de segunda a sábado. E ainda nas UBSs do Quitandinha, do Itamarati e do Morin, onde a vacinação é feita de segunda a sexta-feira.

Nesta quinta-feira (24.03) será aberto o cadastro para a vacinação de idosos com mais de 70 anos. A vacinação para este público terá início nesta sexta-feira (26/3).

Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br). Importante destacar que nos pontos de drive thru, idosos que chegam a pé também são vacinados. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h. Pacientes acamados continuam sendo vacinados.

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via WhatsApp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Após nova instrução dos governos federal e estadual, Prefeitura amplia vacinação para profissionais de saúde

A Prefeitura de Petrópolis está ampliando a vacinação contra a covid-19 para os profissionais da área de saúde que ainda não foram imunizados e trabalham em hospitais, clínicas, ambulatórios, consultórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias e drogarias, além de outros estabelecimentos de saúde.

O trabalho segue determinação do Ministério da Saúde, que orientou que os municípios atuem para alcançar a marca de 85% destes profissionais vacinados. Este grupo, assim como outros trabalhadores da área, faz parte do público prioritário elencado pelo Ministério da Saúde, incluído na primeira fase da campanha nacional de vacinação.

Para tomar a vacina é preciso se cadastrar no site da Prefeitura, o www.petropolis.rj.gov.br. Basta acessar o link “Cadastro Vacinação” e, em seguida, a área destinada ao cadastro de profissionais da área de saúde. Este cadastro será reaberto, com as alterações necessárias, às 21h desta quarta-feira.

Nesta terça-feira (23), uma nova instrução normativa do Ministério da Saúde orientou quem deve ser vacinado neste momento: médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, instrumentadores cirúrgicos, técnicos em radiologia, assistentes sociais, técnicos e auxiliares de enfermagem, técnicos de laboratório, coletores laboratoriais, técnicos em saúde bucal, auxiliares em saúde bucal, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias.

Profissionais de educação física e da área veterinária também estão na lista, mas o Ministério determinou que fossem vacinados neste momento apenas os que trabalham em estabelecimentos de assistência, vigilância à saúde, regulação e gestão à saúde, ou seja, que atuam em estabelecimentos de serviços de saúde, a exemplo de hospitais, clínicas, ambulatórios, unidades básicas de saúde, laboratórios, farmácias, drogarias e outros locais, determinação já cumprida pelo município.

Na nova orientação, o ministério frisou que trabalhadores dos demais estabelecimentos de serviços de interesse à saúde, como por exemplo academias de ginástica, clubes, salão de beleza, clínica de estética, óticas, estúdios de tatuagem e estabelecimentos de saúde animal, neste momento, não devem ser incluídos nos grupos prioritários elencados inicialmente para a vacinação.

Cadastro será aberto nesta quinta (25/3), às 11h

Prefeitura vai abrir mais dois pontos de vacinação, um no centro e outro em Corrêas

A Prefeitura de Petrópolis vai ampliar nesta sexta-feira (26) a vacinação de idosos na cidade, passando a atender também quem tem de 70 a 74 anos. O cadastramento deste público será iniciado nesta quinta-feira (25), às 11h, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O cadastro segue aberto também para quem tem mais de 75 anos, que já está sendo vacinado. Levando em conta a aplicação da primeira dose do imunizante, o número de vacinados na cidade até o momento representa 6,59% da população petropolitana - percentual superior ao do Estado 4,89%.

Para atender a demanda com o aumento da faixa etário do público a ser imunizado, a Secretaria de Saúde está aumentando de seis para oito os locais de vacinação, com abertura de mais um ponto de vacinação no Centro e outro em Corrêas.

A vacinação em Petrópolis segue as determinações do Ministério da Saúde. Para ser vacinado o idoso precisa estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastro deve ser feito pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e é importante estar atento à data de agendamento da vacinação.

No site, o interessado pode escolher um entre oito pontos de vacinação disponíveis. Os novos pontos que serão abertos na sexta-feira funcionarão no Petropolitano Football Club (na Avenida Roberto Silveira) e na Escola Municipal Josemar Contage, em Corrêas. Há, ainda, as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Morin, Itamarati e Quitandinha, e outros três pontos, que atendem quem chega a pé e também no sistema de drive thru, na UCP do Bingen, no Parque Municipal (em Itaipava) e no campus da UCP na Rua Benjamim Constant, no Centro – Em todas unidades, a vacinação é feita das 9h às 16h.

Importante lembrar que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinadas neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde disponibilizou dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.


O Governo Municipal esteve reunido com membros do Conselho de Cultura nesta quarta-feira (24/03) na prefeitura. O encontro serviu para apresentar as ações realizadas pelo executivo ao segmento, como a criação do Instituto Municipal de Cultura (IMC), a homenagem aos vencedores do Prêmio Maestro Guerra-Peixe, além da retomada das obras no Theatro D. Pedro e no Palácio de Cristal.

Os conselheiros também apresentaram algumas demandas como a criação de uma lei municipal de incentivo à Cultura. A ideia deles é que as empresas possam apoiar projetos por meio de incentivos fiscais. Ficou acordado que a elaboração da minuta da Lei será discutida dentro do Conselho, para posteriormente, ser apresentada ao município.

O diretor-presidente do IMCE explicou os processos burocráticos superados para que as obras do Theatro D. Pedro e do Palácio de Cristal fossem retomadas. Os dois equipamentos são muito aguardados pelo segmento para que projetos de fomento à cultura sejam realizados.

“Foi um ótimo encontro, o primeiro da Cultura com o novo prefeito. Hingo está bem aberto ao diálogo, o que nos deixou satisfeitos. É muito importante para a sociedade civil ter o canal aberto com poder público. Quem ganha com esse trabalho em conjunto é a cultura de Petrópolis”, ressaltou Diana Iliescu, presidente do Conselho Municipal de Cultura.