Quinta, 11 Março 2021 11:29

Boletim Meteorológico

Previsão para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 11/03/2021 ÀS - 10H

A disponibilidade de umidade permanece influenciando as condições de tempo no munhicípio de Petrópolis.

PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 11/03 ÀS 12H ATÉ 12/03 ÀS 12H

Céu parcialmente nublado com períodos nublado, com chuva moderada a forte principalmente no período da tarde e noite. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada, sendo mais intensos no período da tarde. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 27°C. A umidade relativa do ar variará entre 70% e 95%.

TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 12/03 ÀS 12H ATÉ 13/03 ÀS 12H

Céu parcialmente nublado com períodos nublado, com pancadas de chuva moderada isolada a tarde e noite. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 27°C.A umidade relativa do ar variará entre 70% e 95%.


Estado informou dois casos confirmados e um suspeito, ainda em sequenciamento genético

A Secretaria municipal de Saúde, por meio de equipes do setor de Epidemiologia, está fazendo o levantamento de informações junto a duas famílias da cidade por conta de notificações do Estado referentes a variantes do Sars-CoV-2. O município foi informado sobre os casos pelo Estado nesta segunda-feira (08.03) e imediatamente acionou equipes da Epidemiologia para fazer contato com as famílias. Em um dos casos, a Secretaria de Estado de Saúde confirmou ao município a identificação da variante do tipo P2 em amostras de duas crianças de uma mesma família em Petrópolis. O terceiro caso está ainda em análise, sendo investigado pelo Estado por meio de sequenciamento genético.

Em contato com as equipes da Epidemiologia, ambas famílias relataram não terem saído do município. Em ambos casos, a suspeita é que parentes possam ter tido contato com pessoas de fora. Os dois casos confirmados são de irmãos de 7 meses. A família relatou ter recebido a visita de um parente do estado de Minas Gerais, no início do mês de janeiro. Dias depois, um familiar que tem contato com as crianças teve sintomas de Covid-19. Por conta disso, o material foi colhido e enviado para análise no dia 23 de janeiro e a confirmação para a variante P2 foi agora pelo Estado.

Na segunda família, cujo caso ainda está em análise, o material da criança, que tem cinco anos, foi colhido depois que parentes tiveram covid-19, no mês passado. O exame da criança foi colhido no dia 13 de fevereiro e a notificação apontando a suspeita de uma variante do Sars-Cov2 também foi enviada agora ao município.

As crianças não tiveram complicações, não precisaram de internação e passam bem.

O epidemiologista José Henrique Castrioto, que desde o início da pandemia acompanha a evolução dos casos na cidade, lembra que, o surgimento de variantes faz parte do processo dos vírus, mas frisa que é fundamental que a população respeite as orientações.

“Já estamos com quase um ano de pandemia. Sabemos que as pessoas estão cansadas. O surgimento de variante é um processo comum entre os vírus. Mas, mais do que nunca é fundamental que as pessoas respeitem as orientações e sigam à risca as medidas de prevenção que temos repetido desde o início da pandemia: lavar bem as mãos com água e sabão; usar álcool em gel quando sair de casa; usar máscaras o tempo todo; manter o distanciamento social, só sair de casa em caso de necessidade e sobretudo evitar as aglomerações” afirma o epidemiologista.

Restrições

Na semana passada, antes mesmos de a cidade receber informações sobre a presença de nova cepas na cidade, Petrópolis adotou medidas para tentar conter o contágio. Está sendo feito o monitoramento o tempo todo da situação da Covid-19 na cidade. Além das medidas restritivas, houve a reativação da UPA Vermelha e disponibilização de mais 18 leitos. 

O secretário de Saúde destacou que, dentro das ações de combate à Covid-19, a secretaria está empenhada em acelerar a vacinação do público prioritário, especialmente os idosos. Depende, no entanto, do envio de mais doses de vacinas.


Palestras e um curso de design de sobrancelhas marcaram as celebrações pelo Dia Internacional da Mulher, no Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, na tarde desta quarta-feira (10). Dez mulheres usuárias do espaço participaram do evento, denominado “Seja Protagonista da Sua História”.

De acordo com a coordenadora do CRAM, a maioria das mulheres em situação de violência doméstica não denunciam seus companheiros porque dependem financeiramente do agressor. "Também existem os relacionamentos em que a mulher é impedida de estudar e trabalhar, justamente para que continue submissa. Por isso, o evento teve como foco a independência financeira”, frisa.

As palestras seguiram os temas relacionados ao empreendedorismo feminino, formas de ingressar no mercado de trabalho formal, elaboração de currículos e divulgação do balcão de empregos da Prefeitura. Já o workshop de design de sobrancelhas se estenderá até a próxima quinta-feira e, além do certificado, as inscritas também vão ganhar kits com os materiais necessários para começar a trabalhar.

Em uma operação realizada na terça-feira (09.03), duas agências bancárias foram autuadas pelo Procon Petrópolis por apresentar irregularidades no atendimento ao público. Ficou constatado que, em ambos os casos, não foram fornecidas as senhas eletrônicas na área externa e o tempo de espera do cliente ultrapassava o que está previsto em lei.

Desde o início da pandemia, as agências bancárias alteraram o horário de funcionamento com o objetivo de manter o distanciamento social. Porém, com a necessidade de atendimento, acabam sendo formadas filas na porta das agências, com clientes em pé e expostos ao tempo, conforme denúncias recebidas e constadas pelo Procon Petrópolis.

Na terça-feira, o Procon Petrópolis emitiu um auto de infração para as agências do Itaú e Bradesco por descumprimento da Lei Municipal 5763/01, que estabelece 15 e 20 minutos com o máximo de espera no setor caixa em dias normais e até 30 minutos em vésperas de feriados prolongados. O órgão observou também que não foram distribuídas senhas eletrônicas a partir da chegada dos clientes na fila.

Por serem reincidentes, os bancos foram multados em 400 UFET. O Procon Petrópolis deixa claro para a população para que continue denunciando as agências que descumprem as regras de relação entre a instituição e o cliente. Por isso, podem utilizar seus canais de comunicação podem agenda para uma reunião presencial ou tirar dúvidas sobre eventuais irregularidades pelos telefones (24) 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476.

O agendamento também pode ser feito através do aplicativo, ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O Procon funciona na rua doutor Moreira da Fonseca, número 33, no Centro Histórico.

Quinta, 11 Março 2021 09:55

Boletim vacinação – 10/03/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência nesta quarta-feira (10.03), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 696 pessoas foram vacinadas na cidade, destas 100 receberam a segunda dose. Até o momento 14.062 pessoas receberam a primeira dose e outras 5.819 receberam a segunda dose do imunizante.

Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava e UBSs, 464 idosos com mais de 80 anos foram vacinados - 462 deles receberam a primeira dose e dois receberam a segunda dose. Quatro idosos institucionalizados foram vacinados nesta quarta-feira - dois deles receberam a primeira dose da vacina e dois receberam a segunda dose do imunizante. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e PSFs vacinaram 62 pessoas, sendo 28 atendidas por equipes do SAD e 34 por equipes de PSFs - destas, 19 receberam a primeira dose e outras 15 receberam a segunda dose.

Nesta quarta-feira, 166 profissionais da saúde das redes pública e privada receberam vacinas, sendo aplicadas 85 vacinas referentes a primeira dose e 81 referentes a segunda dose do imunizante.

A vacinação de idosos com mais de 80 anos seguirá sendo realizada na quinta-feira (11.03) no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro e no Parque Municipal, em Itaipava e nas UBSs do Quitandinha e do Itamarati.

Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br). Importante destacar que nestes pontos de drive thru, idosos que chegam à pé também são vacinados. A vacinação para este público, também acontece de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h. Pacientes acamados também continuam sendo vacinados.

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Quinta, 11 Março 2021 09:53

Boletim Epidemiológico –10/03/2021

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quarta-feira (10/3) mostra que Petrópolis fez, até agora, 126.891 testes para Covid-19, com 21.923 resultados positivos e 98.116 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Dois óbitos foram registrados.

Neste momento, 116 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 75 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 191 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 74,55% e 70,48% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 586, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo ainda dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Óbitos registrados:

- Homem, 95 anos, morador da Provisória. Internado em 01.03.21 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 06.03.21 no Hospital Unimed. Paciente com doença cardíaca crônica e asma.

- Homem, 73 anos, morador do São Sebastião. Internado em 24.02.21 na UPA-Cascatinha e transferido para o HMNSE. Óbito registrado em 09.03.21 no HMNSE. Paciente com Diabetes.

Eles vão se tornar facilitadores da pasta nos bairros

Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente fizeram uma capacitação para os agentes regionais da prefeitura nesta terça-feira (10/03). Eles foram orientados sobre os serviços públicos oferecidos pela pasta, como as autorizações para o corte e podas de árvores e a fiscalização de crimes ambientais. O objetivo é que os agentes se tornem facilitadores, levando ao Meio Ambiente as demandas mais urgentes dos bairros.

O corte de árvores, seja em terreno público ou particular, deve ser autorizado pela Secretaria de Meio Ambiente, caso contrário, o proprietário pode ser multado. A pasta atua também na fiscalização de crimes como desmatamento, queimada, movimentação de terra e poluição de curso hídrico. 

"Já sabemos como acionar a Secretaria de Meio Ambiente de forma emergencial. Podemos ajudar também com fotos, referências, enfim, vamos estar próximos da pasta e trabalhar por melhorias em nossas comunidades", garante Luís Roberto dos Santos Nascimento, agente regional da região da Castelânea.


Com o olhar voltado para o conforto e a segurança de 214 alunos do 1º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental II da Escola Municipal Luiz Carlos Soares, localizada no Morin, o governo municipal, por meio da Secretaria de Educação, autorizou o processo licitatório para a reforma do prédio que abriga a unidade de ensino.

O colégio irá ganhar uma reforma no telhado, parte elétrica e hidráulica, além de pintura interna e externa. Em 2018 a unidade foi beneficiada com uma intervenção, com a construção de um muro na parte de trás da unidade, colocação de telas no muro e adaptações no refeitório.

O processo licitatório para iniciar a obra já está em andamento.

A Escola Municipal Luiz Carlos Soares também possui o regime de ensino integral para cerca de 95 alunos do 1º ao 5º ano.