Secretário vai acompanhar de perto a rotina do hospital

Maior hospital público da cidade, o Alcides Carneiro (HAC) será por uma semana o gabinete de trabalho do secretário de Saúde. A transferência dos trabalhos para o hospital foi determinada na última semana pelo Governo Municipal, a partir desta segunda-feira (1º/3). Desde que assumiu, a atual gestão vem atuando no sentido de suprir demandas identificadas no HAC. A liberação imediata de recursos pelo governo interino, garantiu, por exemplo, o reabastecimento de estoques de medicamentos na unidade e reparos em equipamentos. A transferência do gabinete do secretário de Saúde para o HAC é mais um passo no sentido de melhorar o atendimento na unidade. O objetivo do secretário de Saúde, é acompanhar de perto o dia a dia de funcionamento da unidade, que por ano presta mais de 600 mil atendimentos a petropolitanos e também moradores de outros municípios.

A intenção de transferir o gabinete para o espaço é aproximar o corpo clínico da unidade, mantendo conversas com os funcionários diariamente para poder vivenciar todas as dificuldades do hospital. Com isso, serão definidas ações mais acertadas a serem tomadas para atender as demandas, gerando melhorias para o funcionamento da unidade e para a população que busca atendimento no local.

O hospital

No HAC são realizadas cirurgias de média e alta complexidade, partos, atendimentos de emergência, além de exames de imagem e laboratoriais. Antes da pandemia, em 2019, o Alcides Carneiro realizou 602.805 atendimentos, entre cirurgias, partos, atendimentos de emergência, atendimentos ambulatoriais e exames. Em 2020 quando alguns serviços precisaram ser suspensos, como medida de segurança por conta da pandemia de Covid-19, houve uma redução de cerca de 22% nos atendimentos, que somaram 466.429. A unidade é administrada pelo Serviço social Alcides Carneiro (SEHAC).

O Hospital Alcides Carneiro conta com centros cirúrgicos, onde no ano passado foram realizadas 3.209 cirurgias. A unidade também abriga a única maternidade pública da cidade - referência para o atendimento em casos de gravidez de risco. No ano passado foram realizados 2.676 partos no HAC. O atendimento de emergência do hospital recebeu 27.901 pacientes em 2020, e os atendimentos em ambulatório, que reúne mais de 20 especialidades, registrou, apesar da pandemia, 36.597 consultas. Além disso, a unidade realizou 396.046 exames SADT – Serviço de apoio diagnóstico terapêutico.

Segunda, 01 Março 2021 12:15

Onze animais adotados em campanha da Cobea

Sucesso de público e de doações, a campanha de adoção de animais realizada no sábado (27.02) pela Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) terminou com sete cachorros e quatro gatos com novos lares. O evento, que tem como objetivo estimular a posse responsável, está sendo realizado quinzenalmente e atraiu mais de 400 pessoas para a Praça Dom Pedro. A ação também fez o recolhimento de doações de ração que serão entregues aos protetores da cidade.

Na primeira etapa da campanha, realizada no dia 13 de fevereiro, foram seis animais adotados. Para conseguir levar para casa o seu pet, é preciso ser maior de idade, além de ter em mãos o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência. O próximo evento será realizado no dia 13 de março.

Os protetores que tiverem interesse em participar da próxima edição pode fazer contato pelo telefone 2291-1505 ou pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Cobea e moto clube Insanos MC já arrecadaram 180 quilos de ração em campanha

A campanha de arrecadação de produtos em geral para pets da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), em parceria com a divisão de Petrópolis do moto clube Insanos MC, arrecadou 180 quilos de ração até o momento. As doações podem ser feitas até o dia 06 de março em três locais: no Centro de Cultura Raul de Leoni; na Rua Marechal Deodoro, 209, sala 18 (Loja BMG) e na Est. União e Indústria, 9418 (Loja Jardim Imperial).

Segunda, 01 Março 2021 11:28

Boletim Meteorológico

Previsão do tempo para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 01/03/2021 ÀS 10H
Um sistema de alta pressão sobre o oceano modificam as condições de tempo no município de Petrópolis, deixando-as estáveis.
 
PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 01/03 ÀS 12H ATÉ 02/03 ÀS 12H
Céu parcialmente nublado a com poucas nuvens, sem chuva. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 27°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 90%.
 
TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 02/03 ÀS 12H ATÉ 03/03 ÀS 12H
Céu com poucas nuvens a parcialmente nublado, sem chuva. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 17°C e máxima de 28°C. A umidade relativa do ar variará entre 55% e 90%.

Atrativo será o primeiro de Petrópolis a receber o mapeamento digital e disponibilizar a visita na palma da mão

Ter acesso ao Museu Casa do Colono de forma online, como se estivesse presencialmente no local. É essa a experiência que será oferecida através de um tour virtual pelo atrativo, com imagens em 360°. Com apenas um clique e na palma da mão, será possível conhecer a influência da cultura alemã na cidade, preservada pela Prefeitura no espaço. A Casa do Colono será o primeiro atrativo de Petrópolis a receber a tecnologia e o mapeamento digital.

A digitalização de todo o museu contará com fotos panorâmicas 360 graus dos ambientes internos e também da área externa, com a utilização de drone. A exposição, com acesso a detalhes dos objetos, fotos e textos em exposição. A intenção é produzir uma mostra interativa, auxiliar na conservação da casa e difundir o acervo do Museu. O tour virtual estará disponível no site da prefeitura de Petrópolis ainda no mês de março, podendo ser acessado por celular, tablet ou computador.

A visita virtual encomendada para a Casa do Colono vai incluir o suporte de narração dos aspectos do museu e seus ambientes, além da descrição detalhada de itens do acervo, possibilitando ainda a interação em tempo real entre o visitante e funcionários da instituição – uma alternativa importante em tempos pandemia.

O mapeamento foi realizado nesta semana, utilizando fotografias de forma tridimensional, em 360°, e imagens de drone na área externa. A previsão é que o tour virtual pelo Museu da Casa do Colono esteja disponível de forma online no dia 16 de março, data do aniversário de 178 anos da cidade de Petrópolis e da comemoração dos 45 anos de fundação do Museu da Casa do Colono.

Digitalização feita por meio da Lei Aldir Blanc

A digitalização de todo o museu é uma iniciativa da agência Roteiro Produções com a Prefeitura de Petrópolis, por meio da Lei Aldir Blanc. O serviço de captura das imagens em alta resolução foi realizado pela empresa Tour Virtual 360, pioneira em projetos de digitalização, ambientes virtuais interativos e soluções personalizadas para exposições, com 15 anos de mercado e trabalhos realizados em todo Brasil e também na Alemanha e Portugal.

“A solução digital expõe a Casa do Colono para o mundo e perpetua o registro das características das instalações e de acervo para fins de eventual restauração. O ambiente virtual não afasta o visitante presencial, mas sim aguça o interesse pela instituição, refletindo diretamente no aumento da frequência no ambiente físico”, disse o casal de fotógrafos e designers Cristiane e Ricardo Macedo, da Tour Virtual 360.

Levantamento arquitetônico

No dia 10 de fevereiro, o Museu Casa do Colono ganhou seu primeiro levantamento arquitetônico. O estudo foi feito por profissionais no primeiro semestre de 2019, na época que ainda eram acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá. Por conta da pandemia da covid-19, a doação somente pode ser feita agora, com as alunas já formadas.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1.034, na Castelânea. O local construído em 1847, conta com um acervo de utensílios de uso doméstico e de trabalho, fotografias, quadros e objetos de uso pessoal de imigrantes de origem alemã. Parte do acervo é oriundo da coleção do antigo Museu Histórico de Petrópolis, extinto em 1940, e cedido em comodato pelo Museu Imperial.

Em razão da pandemia, o horário está reduzido e seguindo todos os protocolos de segurança. Uso de máscara é obrigatório. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 14h. A entrada é franca. O telefone de contato é: (24) 2247-3715 e o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.


Segunda, 01 Março 2021 11:23

28.02.21 - Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde deste domingo (28/02) mostra que Petrópolis fez, até agora, 123.079 testes para Covid-19, com 20.567  resultados positivos e 95.421 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).  

Neste momento, 80 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 60 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 140 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 60% e 58,51% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 550, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Idosos de 85 a 89 e acamados seguem sendo vacinados
Ação será ampliada para profissionais de Saúde com mais de 60 anos ou com comorbidadades  a partir desta terça

A Secretaria de Saúde está cadastrando atualmente três grupos para a vacinação contra a Covid-19 – a aplicação das doses é realizada de forma simultânea, e atende pessoas de todos os grupos ao mesmo tempo. Estão abertos cadastros para idosos de 85 a 89 anos; pacientes acamados com mais de 60 anos; e profissionais de Saúde ainda não vacinados com mais de 60 anos, que atuam em clínicas, consultórios, laboratórios, hospitais e outros locais. Também podem se cadastrar, profissionais de saúde maiores de 18 anos e menores de 60 que tenham algum tipo de comorbidade. Idosos com mais de 85 anos continuam sendo vacinados em quatro pontos de vacinação e pacientes acamados cadastrados continuam recebendo a vacina em casa. A partir de terça (2/3) a Secretaria de Saúde ampliará a vacinação para os profissionais de Saúde do grupo especificado, em um ponto de vacinação no Hospital Nelson de Sá Earp.  

O cadastro para a vacinação de pacientes acamados com mais de 60 anos foi ampliado até sexta-feira (05/3). O cadastro deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Até a tarde de domingo (28/2) 1.683 pacientes acamados já tinham sido cadastrados junto à Secretaria de Saúde para receber a vacina contra a Covid-19.

Também continua aberto no site a prefeitura, o cadastro para a vacinação de idosos de 85 a 89 anos. Até o início da tarde de domingo, 2.246 idosos nesta faixa etária já tinham sido cadastrados pelo município. A vacinação, que teve início no dia 24 deste mês, está sendo realizada em quatro locais: postos de drive thru na UCP Benjamim Constant (Centro) e no Parque de Exposições, em Itaipava; e nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. Por dia a Secretaria de Saúde disponibiliza 500 vagas (mediante cadastramento) – 150 em cada ponto de drive thru e 100 em cada uma das UBSs. No momento do cadastro é importante estar atento a data em que o agendamento foi feito.

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde está disponibilizando também, a partir desta segunda-feira (1º/3) dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação - pessoas a partir de 85 anos - possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

A Prefeitura mantém ainda um canal de comunicação direto com a população, via whatsapp, para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas para o número (24) 99946-1161.


Segunda, 01 Março 2021 11:20

27.02.21 - Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde deste sábado (27/02) mostra que Petrópolis fez, até agora, 123.079 testes para Covid-19, com 20.485 resultados positivos e 95.327 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

Neste momento, 73 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 57 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 130 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 54,55% e 51,06% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 550, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Segunda, 01 Março 2021 11:18

Boletim vacinação – 27/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência neste sábado (27.02), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 263 pessoas foram vacinadas na cidade.  Até o momento 10.444 pessoas foram vacinadas no município e outras 4.324 receberam a segunda dose do imunizante. Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava foram vacinados 230 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vacinaram 33 pessoas.  

A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos seguirá sendo realizada na segunda-feira (1º/3) no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro e no Parque Municipal, em Itaipava. Importante destacar que nestes pontos de drive thru, idosos que chegam à pé também são vacinados. A vacinação para este público, também acontece de segunda a sexta-feira nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. A vacinação em todos os pontos é feita sempre das 9h às 16h.

Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br). Até a tarde deste sábado, 2.231 idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos haviam se cadastrado para a vacinação.  

A Prefeitura mantém ainda um atendimento via whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas ao número: (24) 99946-1161.

Profissionais com menos de 60 anos com comorbidades também serão vacinados agora
Objetivo é alcançar profissionais que atuam em consultórios, clínicas e laboratórios, já que equipes de hospitais, urgências e emergências já foram vacinadas

A prefeitura segue ampliando a campanha de vacinação contra a Covid-19 na cidade. Na terça-feira (02/3), a Secretaria de Saúde inicia a vacinação de profissionais de saúde com mais de 60 anos e profissionais de saúde com menos de 60 anos com comorbidades. O cadastro para a vacinação deste público foi aberto neste sábado (27/2) e deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para se cadastrar, o interessado deve clicar no banner “Vacinação”, que está em destaque no site da prefeitura, e em seguida escolher a opção “Cadastramento Profissionais de Saúde”. Daí em diante, basta seguir o passo a passo, informando os dados pessoais. Profissionais de Saúde com comorbidades deverão informar no momento do cadastro o tipo de comorbidade e apresentar, no dia da vacinação, laudo médico ou documento que comprove a doença. A Secretaria de Saúde irá disponibilizar, por dia, 200 vagas para vacinação deste público.

A vacinação dos profissionais de Saúde com mais de 60 anos e com comorbidades começa nesta terça (02/3) no Hospital Nelson de Sá Earp, no Bingen. O ponto de vacinação irá funcionar de segunda a sexta-feira das 9h as 16h. Profissionais de saúde deverão apresentar, no dia da vacinação, carteira do Conselho de Classe. Aqueles que têm menos de 60 anos, com comorbidades, deverão portar laudo médico que comprove o tipo de doença apontada no cadastro.

 A Secretaria de Saúde está ampliando até a próxima sexta-feira (05/3) o cadastro para a vacinação de pacientes acamados com mais de 60 anos. O cadastro deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Até o início da tarde deste sábado (27/2) 1.665 pacientes acamados já tinham sido cadastrados junto à Secretaria de Saúde para receber a vacina contra a Covid-19.

Também continua aberto no site a prefeitura, o cadastro para a vacinação de idoso com idade entre 85 e 89 anos. Até o início da tarde deste sábado, 2.223 idosos nesta faixa etária já tinham sido cadastrados pelo município. A vacinação, que teve início no dia 24 deste mês, está sendo realizada em quatro locais: postos de drive thru na UCP Benjamim Constant (Centro) e no Parque de Exposições, em Itaipava; e nas Unidades Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati. No momento do cadastro é importante estar atento a data em que o agendamento foi feito.     

Para facilitar o cadastramento de idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, a Secretaria de Saúde está disponibilizando também, a partir desta segunda-feira (1º/3) dois telefones para que idosos que estão na faixa de vacinação - pessoas a partir de 85 anos - possam solicitar, por telefone, o agendamento para a vacinação contra a Covid-19. Neste caso o idoso deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento estará disponível de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.
A Prefeitura mantém ainda um canal de comunicação direto com a população, via whatsapp, para esclarecer dúvidas sobre a vacinação contra a Covid-19. Nestes casos, as mensagens devem ser enviadas para o número (24) 99946-1161.


Reunião foi proposta pelo Governo Municipal, durante reunião em Brasília

Petrópolis vai sediar na próxima quinta-feira, dia 4, uma reunião com prefeitos da região e representantes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) para discutir a operação do departamento na BR-040, com o fim do contrato da Concessionária Rio-Juiz de Fora (Concer). O encontro foi proposto pelo Governo Municipal, que esteve na quinta-feira (25), em Brasília, com o diretor geral do DNIT, general Antônio Leite dos Santos Filho.

O encontro em Petrópolis será realizado mesmo com a discussão jurídica que envolve o caso – na quinta-feira, a Concer obteve duas liminares favoráveis e adiou a suspensão das atividades, previstas inicialmente para este domingo (28). Isso porque há necessidade de definição de pontos específicos da operação do trecho de 180 quilômetros da BR-040, atualmente sob responsabilidade da concessionária. Os deputados federais Hugo Leal e Vinícius Farah já confirmaram presença.

A concessionária obteve liminar, mas a discussão jurídica continua e o DNIT pode, a qualquer momento, assumir a administração da estrada. O departamento deve detalhar o planejamento para manutenção da rodovia, segurança e atendimento a vítimas de acidentes, entre outros serviços.

O deputado federal Vinícius Farah lembrou que o cronograma do Governo Federal aponta que uma nova empresa deve estar operando a estrada no início do segundo semestre de 2022. “É importante perceber que este processo para a realização de uma nova licitação vai mudar todo o sistema. É uma licitação com um novo modelo, novos serviços e custo mais baixo à população”, lembrou, afirmando que haverá ganho na qualidade com preço mais justo.

O  deputado Hugo Leal frisou a importância de uma ação conjunta de todos. “Precisamos estar juntos para, primeiro, retirar a Concer em definitivo da administração da estrada, e segundo, para, em colaboração com os municípios por onde passa a BR-040, auxiliar a para que os serviços sejam mantidos pelo DNIT. Também precisamos auxiliar o Governo Federal na modelagem do novo processo licitatório”, frisou.

A prefeitura municipal frisou a necessidade de agilidade em todo o processo, de forma a garantir a retomada das obras da nova subida da serra, e citou preocupação com as famílias desalojadas em função do surgimento de uma cratera no Contorno, em 2017.

O governo lembrou, ainda, a necessidade de mobilização de representantes de todos os municípios cortados pela estrada para garantir agilidade na realização de nova licitação.


Três estabelecimentos foram multados na Operação Choque de Ordem, realizada na noite de sexta-feira, no Centro e nos distritos. Os locais foram flagrados descumprindo os decretos municipais relacionados à pandemia. Além de haver aglomeração, as equipes constataram que os estabelecimentos estavam funcionando após o horário permitido.

A Operação Choque de Ordem aconteceu em conjunto com a Guarda Municipal, Polícia Militar, fiscalização de Posturas e Comdep. O Conselho Tutelar também participou da ação fazendo abordagens de adolescentes, principalmente na Praça da Liberdade. O vereador Octávio Sampaio, da Comissão de Segurança da Câmara Municipal, acompanhou a operação.

Os estabelecimentos notificados ficam em Corrêas e em Itaipava e receberam multas que variam de R$ 800,00 a R$ 2 mil. A ação teve início por volta das 20h, pelo Centro. Na 13 de Maio, bares e restaurantes foram fechados à meia noite e equipes da Comdep também trabalharam na madrugada para garantir a higienização das calçadas da via.

A Prefeitura reforça que a importância de a população manter as medidas de prevenção à covid-19, com uso de máscaras, distanciamento e cuidados com a higienização.

Subsídio de R$ 3 mil será oferecido aos professores regentes de turma e equipes gestoras da rede

Com objetivo de otimizar o ensino remoto na rede municipal, o Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, vai enviar um Projeto de Lei à Câmara Municipal que garantirá aos professores regentes de turma e equipes gestoras da rede um subsídio de R$ 3 mil, com recursos federais, em parcela única, para a compra de notebooks. A ferramenta vai assegurar mais qualidade ao ensino remoto e agilidade tanto na produção de conteúdo quanto no uso da plataforma Educa em Casa. A Educação também já enviou verba para as unidades escolares para a compra de novos computadores (desktops), para dar mais agilidade às atividades internas.

O Programa Professor Tecnológico de Petrópolis (PPTP) prevê que o subsídio será feito por meio de reembolso de despesa aos docentes no ato da compra do computador, com valor máximo de R$ 3 mil em uma única parcela. A manutenção do equipamento será de responsabilidade única e exclusiva de cada profissional e a perda ou furto acarretará a não liberação de novo subsídio. O recurso também não será incorporado aos vencimentos dos beneficiários e não será considerado para cálculo de nenhuma vantagem pecuniária.

O pagamento do subsídio também deverá seguir algumas regras: o valor será liberado apenas para professores que recebam a regência de classe e para equipe gestora (diretores, diretores adjuntos e orientadores). Também será extensivo aos professores do quadro efetivo lotados e ocupantes de funções gratificadas nos departamentos de educação infantil, ensino fundamental e educação especial, supervisão e inspeção escolar.

A Secretaria de Educação também configurou o projeto tendo em vista a formação continuada dos docentes, o apoio às formas remotas de ensino, com conteúdo pedagógico adequado e interações necessárias para as atividades do ensino remoto e melhoria da qualidade do ensino.


Segunda, 01 Março 2021 10:46

Boletim vacinação – 26/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência nesta sexta-feira (26.02), a vacinação contra a Covid-19. Durante todo o dia, 394 pessoas foram vacinadas. Deste total, cinco receberam a segunda dose da vacina. Até o momento 10.181 pessoas foram vacinadas no município e outras 4.324 receberam a segunda dose do imunizante. Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava, e nas UBSs do Quitandinha e Itamarati foram vacinados 348 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Equipes de enfermagem vacinaram ainda 10 profissionais de saúde remanescentes no HMNSE. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) e equipes de PSFs vacinaram 36 pessoas, sendo sete delas pacientes acamados com mais de 60 anos atendidos por equipes do SAD, e 29 por equipes dos PSFs, que atendem além de pacientes acamados com mais de 60 anos, idosos com mais de 90 anos.

A vacinação de idosos com idade entre 85 e 89 anos segue sendo realizada em quatro pontos fixos: no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant – Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava; além das UBSs do Quitandinha e do Itamarati. Importante destacar que os pontos de vacinação da UCP e do Parque de Itaipava funcionam no sistema drive thru, mas atendem também pessoas que chegam à pé. A vacinação é feita sempre das 9h às 16h. Até o a noite de ontem, 2.206 idosos na faixa etária entre 85 e 89 anos estavam cadastrados para a vacinação. A vacinação de pessoas com idade entre 85 e 89 anos segue até o dia 6 de março.

Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br). Idosos que encontram dificuldades para lidar com a internet, poderão a partir de segunda-feira (1º/3) fazer o cadastro pelo telefone. O serviço visa atender exclusivamente idosos que não têm acesso ou não sabem lidar com equipamentos eletrônicos para preencher sozinhos o cadastro no site da prefeitura. Nestes casos o idoso pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelos telefones 2233-8850, 2233-8852. O atendimento estará disponível de segunda a sexta, das 9h às 16h.

A Prefeitura mantém um whatsapp para esclarecer dúvidas da população sobre a vacinação contra a Covid-19: é o (24) 99946-1161.

Segunda, 01 Março 2021 10:40

26.02.21 - Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta sexta-feira (26/02) mostra que Petrópolis fez, até agora, 123.079 testes para Covid-19, com 20.292 resultados positivos e 94.925 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Mais oito óbitos foram confirmados nesta sexta-feira.

Neste momento, 67 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 58 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 125 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 56,36% e 44,68% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 550, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

A Secretaria acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano passado. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

Óbito registrado

1 – Mulher, 68 anos, moradora de Itaipava. Internada no dia 20.01.21 na UPA-Itaipava e transferida para o HNSA. Óbito registrado em 21.01.21 no HNSA. Paciente com Obesidade.

2- Mulher, 62 anos, moradora do Valparaíso. Internada no dia 11.02.21 na UPA-Centro. Óbito registrado no dia 16.02.21 na UPA-Centro. Paciente com Hipertensão Arterial e Obesidade.

3- Mulher, 68 anos, moradora do Alto Independência. Internada no dia 19.02.21 na UPA Cascatinha. Óbito registrado no dia 20.02.21 na UPA-Cascatinha. Paciente com Hipertensão e Diabetes

4- Homem, 65 anos, morador de Cascatinha. Internado em 12.02.21 e transferido para o HNSA. Óbito registrado em 24.02.21. Paciente com Hipertensão Arterial.

5 – Homem, 83 anos, morador do Itamarati. Internado em 24.01.21 na UPA-Cascatinha. Óbito registrado no dia 26.01.21 na UPA-Cascatinha. Paciente com Hipertensão e Diabetes.

6 – Mulher, 85 anos, moradora do Bingen. Internada em 03.02.21, no Hospital Unimed. Óbito registrado no dia 20.02.21, no Hospital Unimed. Paciente com Hipertensão.

7 – Homem, 89 anos, morador do Independência. Internado no dia 02.02.21 na UPA-Cascatinha e transferido para o HCC. Óbito registrado em 24.02.21 no HCC. Paciente com câncer de próstata e Diabetes.

8 – Homem, 83 anos, morador do Quitandinha. Internado em 12.02.21 na UPA-Cascatinha e transferido para o HAC em 13.02.21. Óbito registrado no dia 25.02.21 no HAC. Paciente com Hipertensão Arterial.

A união entre os órgãos de proteção ao patrimônio histórico, sociedade civil e governo municipal tem garantido mais agilidade nas ações do Conselho Municipal de Tombamento Histórico, Cultural e Artístico – CMTHCA. Além da análise dos processos de redução de IPTU para os imóveis tombados, na última reunião da entidade as discussões para a elaboração de um projeto de Educação Patrimonial foram retomadas.

A ideia é que seja elaborada uma cartilha com orientações sobre a importância dessas construções históricas para toda a cidade. A intenção é sensibilizar principalmente os proprietários de imóveis tombados no município.

O Conselho Municipal de Tombamento Cultural Histórico e Artístico de Petrópolis conta com a participação de representantes do governo e de instituições da sociedade civil, a exemplo do INEPAC e IPHAN. Sua função é ajudar na preservação do patrimônio e trabalhar para a preservação do patrimônio cultural e histórico do município, sendo este constituído por bens móveis ou imóveis, de natureza material ou imaterial, considerados de interesse público, seja por seu valor histórico, artístico, arquitetônico, urbanístico, ecológico, religioso, cultural, entre outros.

O arquiteto Paulo Lyrio, que atua ativamente no conselho, disse que a proximidade das esferas federais, estaduais e municipais, assim como a sociedade civil, tem garantido bons resultados. “O conselho está funcionando de fato e esse comprometimento de todos deu mais dinamismo às nossas ações”, frisou.