Saúde já vacinou 9.290 pessoas e 4.307 concluíram a imunização com 2ª dose

Petrópolis recebeu mais um lote de vacinas na manhã desta quinta-feira (25.02). São mais 3.650 vacinas Oxford/AstraZeneca enviadas pela Secretaria de Estado de Saúde. Com essas, Petrópolis chega as 15.710 doses recebidas da vacina - levando em conta apenas remessas para primeira dose, considerando as vacinas Oxford/Astrazeneca e também CoronaVac. Até a tarde de quarta-feira (24.02), a Secretaria de Saúde havia vacinado 9.290 pessoas que fazem parte do grupo prioritário estabelecido pelo Ministério da Saúde e o trabalho continua. As equipes hoje atuam na vacinação de idosos a partir de 85 anos e acamados com mais de 60 anos.

De acordo com o Plano Nacional de Imunização, na primeira fase, devem ser vacinados trabalhadores da saúde; idosos com mais de 60 anos que vivem em instituições de longa permanência; deficientes maiores de 18 institucionalizados e idosos com mais de 75 anos. Após a vacinação de profissionais da linha de frente que atuam em UTIs, urgências e emergências, as ações começaram a ser feitas de forma escalonada, avançando de acordo com disponibilização de vacinas pelo Ministério da Saúde.

Na quarta-feira (24.05), primeiro dia de vacinação para a faixa etária entre 85 a 89 anos, foram vacinados 492 idosos. Para vacinar, o idoso deve estar cadastrado junto à Secretaria de Saúde. O cadastramento é simples, basta acessar o site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e clicar no banner da vacinação, que aparece no destaque do site, e escolher a opção de cadastramento.

A Secretaria de Saúde, lembrou que, conforme o município for recebendo novas doses, a vacinação será ampliada para outras pessoas também incluídas na primeira fase dos grupos prioritários.
Vacinação para idosos com 85 a 89 anos
Com uma estimativa de 2.600 pessoas na cidade com idade entre 85 e 89 anos, a Secretaria de Saúde ampliou os pontos de vacinação. Os atendimentos, cadastrados no site, podem ser feitos para as Unidade Básicas de Saúde do Quitandinha e do Itamarati, além dos dois pontos de drive thru, na UCP da Rua Benjamim Constant, no Centro, e no Parque de Exposições de Itaipava, que atendem também quem chega a pé. Em todos os pontos, a vacinação é feita da 9h as 16h. Por dia, a Secretaria de Saúde disponibiliza o agendamento para 500 idosos - 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru e 100 idoso por dia em cada uma das UBSs.

Para evitar aglomerações é importante que os idosos respeitem a data do agendamento. No momento da vacinação, eles devem levar documento de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

A Secretaria de Saúde lembra que pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Nestes casos, elas devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.
Quinta, 25 Fevereiro 2021 11:05

Boletim Meteorológico

Previsão para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 25/02/2021 - ÀS 10H

Ventos em médios e altos níveis da atmosfera associados à disponibilidade de umidade modificam as condições de tempo no município de Petrópolis.

PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 25/02 ÀS 12H ATÉ 26/02 ÀS 12H

Céu variando entre parcialmente nublado e nublado, com pancadas de chuva moderada a forte isolada, principalmente nos períodos da tarde e noite. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 27°C. A umidade relativa do ar variará entre 50% e 95%.

TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 26/02 ÀS 12H ATÉ 27/02 ÀS 12H

Predomínio de céu nublado, com chuva moderada a forte isolada durante o período, sendo mais intensa no período da tarde e noite. Ventos de S/SE a N/NE com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 25°C. A umidade relativa do ar variará entre 70% a 95%.

Quinta, 25 Fevereiro 2021 10:54

24.02.21 - Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quarta -feira (24/02) mostra que Petrópolis fez, até agora,123.027 testes para Covid-19, com 20.090  resultados positivos e 94.559 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab). Um óbito foi confirmado nesta quarta-feira.

Neste momento, 74 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 67 estão em leitos clínicos, considerando leitos privados e SUS, totalizando assim, 141 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 58,18% e 48,94% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 542 é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela pasta.

Acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

 

Óbito registrado

Mulher, 67 anos, moradora do Morin. Internada em 09.02.21 na UPA-Cascatinha e transferida para o HNSA em 13.02.21. Óbito registrado no dia 20.02.21. Paciente tinha Hipertensão Arterial e Diabetes.

A Secretaria de Educação está pedindo que pais e/ou responsáveis por alunos da rede municipal de ensino fiquem atentos aos horários de retirada dos cartões do Programa Merenda Certa nas escolas onde os mesmos estão matriculados. A preocupação é organizar a entrega e evitar aglomerações. Os cartões começaram a ser entregues nesta quarta-feira (24), seguindo calendário específico que está sendo divulgado pela secretaria conforme a empresa contratada entrega os cartões ao município.

Neste primeiro dia de entrega, os cartões foram liberados para alunos de 17 unidades de ensino. Nesta quinta-feira, estudantes de outras 39 escolas e/ou Centros de Educação Infantil (CEIs) receberão os cartões e na sexta-feira, alunos de outras seis unidades. A Secretaria pede aos pais para que compareçam à escola no horário especificado pela equipe gestora da unidade de ensino, que está agendando horários diferentes para cada turma. No horário marcado, eles receberão os cartões, que serão entregues com o crédito de R$ 70 referente ao mês de fevereiro. A data de entrega dos demais cartões a alunos das escolas restantes será definida nesta quinta-feira (25).

A secretária de Educação lembrou que a entrega dos cartões está sendo feita agora porque foi necessário abrir processo para contratação de prestadora do serviço no mês de janeiro, já que o contrato anterior havia sido encerrado em dezembro. “Foi preciso concluir o processo e a empresa trabalha na confecção dos novos cartões. Estamos fazendo a distribuição dos cartões às escolas conforme a empresa faz a entrega. É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos ao calendário, observando as datas, e busquem junto à unidade gestora da escola onde a criança está matriculada informação sobre o horário para retirada dos cartões”, orientou, lembrando que os antigos cartões devem ser descartados e que alunos matriculados após 15 de fevereiro na rede municipal de ensino receberão os cartões posteriormente, na segunda remessa.

Confira o calendário:

*É necessário comparecer à escola no horário agendado pela equipe gestora. Em caso de dúvidas, entre em contato com a escola.*

As seguintes escolas fizeram a distribuição dos cartões nesta quarta-feira, dia 24:

E.M.Abelardo de Lamare
E.M.Bataillard
E.M.Leonardo Boff
E.M.Clemente Fernandes
E.M.Dom Pedro de Alcântara
E.M.Duque de Caxias
E.M.Luiz Carlos Soares
E.M.General Heitor Borges
E.M.João Kopke
E.M.Odette Fonseca
E.M.Gov. Marcello Alencar
E.M.Joaquim Deister
E.M.Robert Kennedy
E.M.Rotary
E.M.Rosalina Nicolay
E.M.Ed.Esp. Santos Dumont
E.M.Soroptimista

As seguintes escolas farão a distribuição dos cartões na quinta-feira, dia 25:

E.M.Major Júlio Frederico Koeler
E.M.Marieta Gonçalves
E.M.Odette Young Monteiro
E.M.Fábrica do Saber
E.M.Antonio Leite Garcia
E.M. Prof. Paulo Monte
E.M. Rosemira de Oliveira Cavalcanti
E.M.Amélia Antunes Rabello
E.M.Augusto Pugnaloni
E.M.Celina Schechener
E.M.Darcy Correa da Veiga
E.M.Paula Buarque
E.M.Dr.Theodoro Machado
E.M.Arnaldo Dyckerhoff
E.M.Carlos Canedo
E.M. Dr. Barros Franco
E.M.Major Theofilo de Carvalho
E.M. Taquaril
E.M. Beatriz Zaleski
E.M. Antonio José de Lima
E.M. Felix Wan Erven de Barros
E.M. Hildebrando de Carvalho
E.M. Oswaldo da Costa Frias
E.Mzda. Carmen Nunes Martins
E.Mzda. Avelino de Carvalho
E.M. Geraldo Ventura Dias
E.M. Salvador Kling
E.M. Prefeito Jamil Sabrá
Liceu Municipal Carlos Chagas Filho
E.M. Vereador José Fernandes da Silva
E.M. Ana Mohammad
E.M. Alto Independência
E.M. Almirante Tamandaré
E. Mzada. Frei Aniceto (CEI)
E.M. Pedro Amado
E.M. Professora Maria da Glória Vasconcellos
E.M. Sebastião Lacerda
E.M.Lúcia de Almeida
E.M.Magdalena Tagliaferro

As seguintes escolas farão a distribuição dos cartões na sexta-feira, dia 26:

Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio
E.M. Prof. Josemar Contage
E.M. Americo Fernandes Ribeiro
E.M. Monsenhor Cirilo Calaon
E.M. Paulo Saldanha
E.M. Flávio Maciel

A data de entrega dos cartões dos alunos das demais escolas será divulgado nesta quinta-feira.

Quinta, 25 Fevereiro 2021 08:50

Boletim vacinação – 24/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, realizaram, nesta quarta-feira (24.02), a vacinação contra a Covid-19 dando sequência ao processo de vacinação. Durante todo o dia, 631 pessoas foram vacinadas. Deste total, 53 receberam a segunda dose da vacina. Até o momento 9.290 pessoas foram vacinadas no município e outras 4.307 receberam a segunda dose do imunizante. Nos pontos de drive thru do Centro e de Itaipava, e nas UBSs do Quitandinha e Itamarati foram vacinados 492 idosos com idade entre 85 e 89 anos. Em paralelo, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) vacinaram 14 pacientes acamados.

Nesta quarta-feira, as equipes de enfermagem estiveram no Hospital Nelson de Sá Earp, no Hospital Clinico de Correas; nos PSFs do Brejal e do Alto da Serra e em dois conventos.

Além da vacinação volante, foram imunizados os idosos entre 85 e 89 anos nos dois pontos fixos montados no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava, e nas UBSs do Quitandinha e do Itamarati. Importante destacar que os pontos de vacinação da UCP e do Parque de Itaipava funcionam no sistema drive thru, mas atendem também pessoas que chegam à pé. A vacinação é feita sempre das 9h às 16h. A vacinação de pessoas com idade entre 85 e 89 anos segue até o dia 6 de março. Para receber a vacina, idosos devem estar cadastrados no site da prefeitura. (www.petropolis.rj.gov.br)

Cadastramento deve ser feito no site da Prefeitura. No momento do preenchimento do formulário é importante estar atento à data de vacinação

O movimento foi grande nos pontos de vacinação no primeiro dia da campanha para a imunização contra Covid-19 entre pessoas com idade entre 85 e 89 anos. Ao todo, 492 idosos receberam a primeira dose da vacina nesta quarta-feira (24). Além dos pontos que funcionam no sistema de drive thru na UCP da Benjamim Constant (Centro), e no Parque Municipal de Itaipava (que atendem também quem chega a pé), a vacina está sendo aplicada em duas Unidades Básicas de Saúde - UBSs do Quitandinha e do Itamarati. Para receber a vacina o idoso precisa fazer um cadastro prévio no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A Secretaria de Saúde estima que 2.600 pessoas nesta faixa etária vivem na cidade. Entre estas pessoas está Ondina Ferreira, que, aos 87 anos, foi uma das primeiras a chegar ao ponto de vacinação do Centro na quarta.

“Estava ansiosa para chegar a minha hora de vacinar. Minha vida mudou muito desde o início da pandemia, não posso sair mais de casa. Essa vacina é um alívio”, afirmou Ondina Ferreira, de 87 anos, que estava acompanhada da filha Eliane Martins. “É uma tranquilidade para nós vaciná-la. Estávamos muito preocupados por causa da idade dela”, disse, emocionada, lembrando que a Covid-19 é uma doença grave.

Maria Tavares Correa, de 86 anos, esteve no posto de vacinação acompanhada pelo sobrinho, Paulo Cesar Correa. “Estou feliz em receber a vacina. Mas sei que, mesmo depois de tomar a segunda dose, será necessário manter todos os cuidados, continuar usando a máscara, lavar bem as mãos. Todo cuidado é pouco”, destacou ela. Paulo Cesar Correa disse que, para a família, o momento representa um alívio. “Estou muito feliz por ver minha tia vacinada. Toda equipe aqui é muito boa. Fomos muito bem recebidos e atendidos, estão de parabéns!”, disse.
Ao todo, a Secretaria de Saúde irá disponibilizar doses para vacinar 500 idosos por dia, com agendamento de 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru (Centro e Itaipava) e 100 idosos em cada uma das UBSs (Quitandinha e Itamarati).


Quase 2 mil idosos com 85 a 89 anos já fizeram o cadastro para a vacinação

Até a tarde de ontem, 1.990 pessoas com idade entre 85 e 89 anos já estavam cadastradas junto à Secretaria de Saúde do município para receber a vacina. A Secretaria orienta que, no momento do preenchimento do cadastro, seja observada a data em que a vacina está sendo agendada, para que o idoso compareça ao ponto de vacinação escolhido na data marcada.

O morador do Caxambú, Custódio Correa, de 89 anos, aguardava a vacina e se sentiu mais esperançoso após receber a 1ª dose. “A gente que já tem mais idade precisa ter mais cuidado com esta doença. Estava esperando a minha hora de ser vacinado”, contou o idoso, que foi à pé ao ponto de vacinação da UCP. “São só 10 minutos de caminhada, eu gosto de andar. Agora já ficarei mais tranquilo”, disse.

Mais de mil idosos com mais de 90 anos foram vacinados

Na terça-feira (23.02) a Secretaria de Saúde concluiu a etapa de vacinação para idosos com mais de 90 anos. Ao todo, 1003 idosos foram vacinados. A vacinação dos idosos, das faixas etárias mais vulneráveis, trouxe alívio aos vacinados às famílias.

“Ficamos mais tranquilos agora com meu avô vacinado, pois ele gosta muito de sair – contou Márcia Fernandes Soares, neta de Miguel Fernandes, que, aos 90 anos, recebeu a doses da vacina. “Fiquei com medo desta doença. Tive 9 filhos e sempre trabalhei. Eu tenho bastante idade por isso fiquei com medo. Agora, vacinando, me sinto mais tranquilo”, disse.

No momento da vacinação, os idosos devem portar identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação. A vacinação para esta faixa etária (85 a 89 anos) será realizada até o dia 6 de março.


Por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), a prefeitura de Petrópolis vai promover neste sábado (27) uma nova etapa da campanha de adoção de animais. A ação acontecerá na Praça Dom Pedro, no centro da cidade, das 10h às 15h. O objetivo é estimular a posse responsável com a frase "Não compre, adote". Também serão recolhidas rações para ajudar os protetores da cidade.

A primeira etapa realizada no dia 13/02 foi considerada um sucesso, com a adoção de seis animais (três adultos e três filhotes). Para adotar é preciso ser maior de idade, além de ter em mãos o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência.

O evento vai contar com cinco barracas para os protetores incluídos no cronograma da Cobea. Também estarão presentes representantes da Gapa e Dog's Heaven, ongs da causa animal. Os animais (filhotes e adultos) levados para a feira pelos protetores estarão vacinados e vermifugados. As fêmeas, castradas.

Os protetores interessados em participar das próximas etapas podem fazer contato com a Cobea através do telefone: (24) 2291-1505 ou por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

 

Campanha em parceria com o moto clube Insanos MC

Além da campanha de adoção de animais, a Cobea está realizando uma ação em conjunto com a divisão de Petrópolis do moto clube Insanos MC. A parceria visa a arrecadação de ração, produtos de higiene e insumos em geral para pets. As doações podem ser feitas no Centro de Cultura Raul de Leoni, Rua Marechal Deodoro, 209, sala 18 (Loja BMG) e na Est. União e Indústria, 9418 (Loja Jardim Imperial). Quem se interessar pode doar até o dia 6 de março.

Secretários municipais e agentes regionais alinharam as ações que serão realizadas nas comunidades nas próximas semanas. Em um encontro realizado nesta terça-feira (24/02), também foi feito um balanço dos serviços já executados nos primeiros 50 dias de governo interino. A reunião, realizada na prefeitura, aconteceu por meio da Coordenadoria Especial de Relações Institucionais, após uma solicitação da equipe da Secretaria de Obras.

Entre os temas discutidos estão as estradas vicinais, as operações tapa-buracos, recolhimento de lixo e entulho, além da instalação de programas de esporte e lazer. 

Segundo Cristiano Faria, agente regional do Retiro, os encontros são importantes para que o governo municipal entenda quais são as prioridades dos bairros. "É muito bacana ter essa ligação direta do secretariado com os agentes, já que fazemos um trabalho em conjunto. Em pouco tempo, já conseguimos realizar muita coisa, trabalhando sempre em equipe".

Também participaram do encontro representantes das secretarias de Meio Ambiente e Obras, da CPTrans, da Comdep, e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).

O Grupo Executivo (GEX) da Prefeitura, que reúne representantes das secretarias do Desenvolvimento Econômico, Fazenda, Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica e Procuradoria, iniciou neste ano uma revisão de todos incentivos fiscais vigentes. O objetivo é checar o cumprimento dos requisitos para a obtenção e manutenção do benefício.

Desde a implementação da lei, em 2003, 343 empresas foram beneficiadas, com investimentos comprovados na ordem de mais de R$ 2 bilhões e que contribuíram para a geração de 26.049 empregos diretos até o momento. Atualmente, com as revisões realizadas, cerca de 100 empresas estão com cadastro ativo e recebem os incentivos.

Dentro do processo de revisão, as equipes analisam itens incluídos como condicionantes para a obtenção do benefício, incluindo investimentos com uso da cadeia produtiva da cidade, como mão-de-obra, compras, aluguel de maquinário, entre outros expedientes. Também é analisada a geração de empregos, que deve estar em consonância com o volume de vagas acordado para obtenção do incentivo fiscal, entre outros itens.

Importante destacar que para obter os incentivos fiscais e estímulos, as empresas interessadas devem apresentar requerimento, que é analisado pelo GEX. O grupo avalia as informações e documentações necessárias para que seja feita a concessão do incentivo fiscal. Após a liberação, os benefícios e isenções previstos na lei passam a ser analisados, acompanhados e fiscalizados pelo governo municipal.

A realização do evento marca o retorno da competição ao Brasil após 17 anos

Petrópolis vai sediar uma etapa da Copa do Mundo de Mountain Bike em abril de 2022. A prova será realizada em uma fazenda no Vale do Cuiabá. Nesta terça-feira (23/02), o prefeito interino Hingo Hammes recebeu o embaixador da competição no país, o ciclista petropolitano Henrique Avancini, primeiro brasileiro a conquistar uma etapa do torneio. Também participaram do encontro secretários municipais, empresários do ramo de hotelaria, guias turísticos e os organizadores da prova. A expectativa é que mais cinco mil pessoas visitem a cidade por conta da Copa do Mundo.

A realização do evento em Petrópolis marca o retorno da competição ao Brasil após 17 anos. A última realização no país foi em 2004. Essa competição é considerada, ao lado da Tour de France, o principal evento ciclístico mundial. "Estou muito feliz. Essa é uma competição grandiosa, da qual participam os principais ciclistas do planeta. Meu papel como atleta é difundir o esporte, além de divulgar a cidade que eu tanto amo. É uma satisfação enorme e uma grande alegria participar desse momento", disse Henrique Avancini.

Segundo a Turispetro, o evento deve movimentar toda a cadeia de turismo na cidade, com aproveitamento da maior parte dos seis mil leitos existentes no município. 

O mercado brasileiro de ciclismo vem crescendo de forma estável já há alguns anos. Segundo a Abraciclo, o crescimento da produção no Brasil em 2020 foi de 12,8%, com um total de 750 mil bicicletas fabricadas. Um dos motivos desse aumento é a bike entrando no dia a dia do brasileiro durante a pandemia, como explica Rogério Bernardes, organizador do evento.

“Essa conquista representa muito não só para nós e para o Henrique, mas para o ciclismo brasileiro, que será mais uma vez o centro do mapa mundial do esporte em 2022. Vamos fazer o melhor trabalho possível para que a Copa do Mundo não saia nunca mais do Brasil. E tenho certeza que a torcida brasileira vai eletrizar e fazer história”, contou Rogério.