Petropolitanos e turistas terão a oportunidade de fazer passeios na cidade em carruagens elétricas, jipes turísticos, tuk tuk motorizado, carros antigos e trenzinhos neste mês. Os veículos circularão em roteiros específicos, de maneira experimental, de 12 a 17 de fevereiro. Os trajetos estão sendo definidos e permitirão que o público conheça os serviços aprovados em 2020, quando um chamamento público reuniu empresas interessadas em oferecer serviços de passeio turístico no município.

Os representantes de veículos turísticos se mostraram otimistas quanto à implementação do projeto no período. Para a empresária Mariana Andrada Maria Barbosa, os passeios oferecerão experiências agradáveis. “É um projeto que oferece a oportunidade de conhecer os pontos turísticos através de uma experiência única”, disse Mariana, proprietária das carruagens elétricas.

O cumprimento dos protocolos de saúde, como higienização dos veículos, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras são exigências e serão rigorosamente observados.

Profissionais de treze unidades da atenção básica foram vacinados

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, estiveram nesta segunda-feira (01) em treze unidades básicas de saúde e uma unidade hospitalar. Nesta segunda-feira, foram vacinados 240 profissionais de saúde, totalizando 3.853 pessoas vacinadas no município.

Neste sábado, as equipes de enfermagem estiveram no Hospital Nossa Senhora Aparecida e nas unidades básicas de saúde no São Sebastião, Siméria, Alto da Serra, Meio da Serra, 24 de Maio, Morin, Vila Felipe, Sargento Boening, Caxambu, Mosela, Bataillard, Pedras Brancas e Moinho Preto.

Nesta etapa, a vacinação foi estendida aos demais profissionais de saúde que atuam nas unidades hospitalares que não foram contemplados na primeira etapa. Também serão vacinados todos os funcionários e agentes comunitários de Saúde que estão na ativa nas UBS, PSF, Pronto Atendimento, Centro de Saúde, Serviço de Atendimento Domiciliar e Núcleo de Apoio à Saúde da Família.

Guia pode ser retirada pela internet e no Centro de Cultura Raul de Leoni
 
Está acabando o prazo para o pagamento da cota única do IPTU com desconto de 7%. O contribuinte que quiser quitar o imposto com o benefício deve fazer o pagamento até a próxima sexta-feira (05.01). Quem perder esse prazo ainda terá a chance de pagar o tributo com desconto de 5% até dia 5 de março de 2021.

A guia deve ser retirada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). Para impressão, o interessado precisa informar apenas o número de inscrição do imóvel no site. Também é possível retirar o boleto no posto de atendimento montado no Centro de Cultura Raul de Leoni, 305, no Centro. O pagamento pode ser feito na rede bancária (exceto no Bradesco) e também nas casas lotéricas.

A arrecadação do IPTU é de suma importância para que o município possa continuar provendo os serviços básicos. Esse recurso garante aos cidadãos petropolitanos acesso a saúde, educação, limpeza urbana e infraestrutura.

As negociações de dívidas ativas continuam a ser realizadas na Procuradoria Geral, que funciona na Avenida Koeler, 260, anexo B, segundo andar, de segunda a sexta-feira, das 12h30 às 18h30.

A Prefeitura não vai decretar ponto facultativo nos dias 15 e 17 de fevereiro, período do feriado de Carnaval (16). A decisão tem relação com as medidas de enfrentamento ao coronavírus. Dessa maneira, as repartições públicas irão funcionar normalmente.

A medida pode contribuir para reduzir aglomerações e evitar o aumento de infecções pelo coronavírus. Fiscais das secretarias de Fazenda; Serviço, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Vigilância Sanitária e Guarda Civil estarão monitorando o descumprimento das normas de distanciamento social nos principais pontos da cidade durante esses dias.

Idosos e pessoas com comorbidades que estão acamados e não são cadastrados em PSFs precisam informar seus dados para posterior agendamento da vacinação

A secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (1) cadastramento para vacinação domiciliar. O cadastro deve ser feito por idosos acima de 60 anos e pessoas maiores de 18 anos com comorbidades, que estão impossibilitados de se locomover e/ou acamados, e não são atendidos por Posto de Saúde da Família (PSF). O cadastro pode ser feito pelo telefone do Serviço de Atendimento Domiciliar: 2235-2684. A partir desta terça-feira, o cadastro poderá ser realizado também pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O cadastramento será realizado durante todo o mês de fevereiro para posterior agendamento da vacinação. A vacinação domiciliar será realizada pelas equipes de enfermagem, exclusivamente para pacientes acamados, que não têm condições de locomoção e que não sejam cadastrados em um PSF. As datas da vacinação serão anunciadas assim que o município receber novas remessas da vacina.

A Secretaria de Saúde esclarece que os demais idosos serão vacinados assim que novas doses sejam recebidas pelo município. Os idosos acima de 60 anos que não estão acamados serão vacinados assim que uma nova remessa seja enviada. Esse público, no entanto, será vacinado nos postos de vacinação que estarão em funcionamento na cidade.

Para fazer o cadastro, é preciso informar nome completo, data de nascimento, CPF ou cartão SUS, endereço e telefone. Além dos idosos acima de 60 anos acamados, podem fazer o cadastramento pacientes maiores de 18 anos acamados que tenham as seguintes comorbidades: diabetes mellitus, hipertensão arterial severa, hipertensão arterial leve ou moderada com lesão em órgão-alvo e/ ou comorbidades associadas, hipertensão de difícil controle, doença pulmonar obstrutiva crônica, pacientes oncológicos, insuficiência renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólidos ou de medula óssea, demais indivíduos imunossuprimidos, anemia falciforme, obesidade grau 3 (IMC maior ou igual a 40) e síndrome de down.

O cadastramento pode ser feito pelo site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) a partir desta terça-feira ou pelo telefone do Serviço de Atendimento Domiciliar, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30h.