Cadastramento deve ser feito a partir deste sábado (20) no site da Prefeitura


Idosos com idade entre 85 e 89 anos devem se cadastrar a partir deste sábado (20.02) para a vacinação contra a covid-19. A ampliação da imunização para esta faixa etária está prevista para começar na próxima quarta-feira (24.02). Para se vacinar é preciso fazer o cadastro na página da prefeitura na internet (www.petropolis.rj.gov.br). A estimativa da Secretaria de Saúde é de que cerca de 2.600 pessoas nesta faixa etária morem na cidade. A vacinação para esta faixa etária será realizada até o dia 6 de março.

Com o aumento do público a ser vacinado, os locais de vacinação serão ampliados de dois para quatro pontos fixos. A partir de quarta-feira, além dos pontos que funcionam na UCP da Benjamim Constant e no Parque Municipal de Itaipava, as vacinas estarão disponíveis também nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Quitandinha e do Itamarati. Em todos os pontos a vacinação acontece sempre de 9h as 16h. Importante destacar que mesmo nos locais com sistema drive thru, as vacinas são aplicadas também em idosos cadastrados que se apresentem a pé.

Para possibilitar que todos os idosos com mais de 90 anos sejam imunizados, a vacinação para esta faixa etária foi ampliada até terça-feira (23.02). Com isso, já a partir de quarta,  a vacinação será estendida às pessoas com 85 anos ou mais. 

Com a ampliação da vacinação, a Secretaria de Saúde irá agendar por dia a imunização de 150 pessoas em cada um dos dois pontos de drive thru e 100 idoso por dia em cada uma das UBSs. Todo o planejamento está sendo feito para que a vacinação prossiga de forma tranquila para os idosos, com todo o cuidado para que as aglomerações sejam evitadas.

A Secretaria de Saúde frisa que não é necessário que haja uma corrida aos pontos de vacinação no primeiro dia, uma vez que o município tem vacinas em dose suficiente para imunizar todas as pessoas desta faixa etária específica.


Para as pessoas com mais de 90 anos, a vacinação segue até terça-feira (inclusive neste sábado) nos postos montados no campus da UCP na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava, que também funcionam com sistema de drive thru, das 9h às 16h.

Para ser vacinado, é necessário fazer o agendamento no site da prefeitura e comparecer ao local com identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Sexta, 19 Fevereiro 2021 11:09

Boletim Meteorológico

Previsão do tempo para as próximas 24 horas

ANÁLISE SINÓTICA – 19/02/2021 - ÀS 10H

O posicionamento da Zona de Convergência do Atlântico Sul sobre a Região Sudeste influencia as condições de tempo no Município de Petrópolis, favorecendo a formação de áreas de instabilidades.

 

PREVISÃO DO TEMPO - VÁLIDA DE 19/02 ÀS 12H ATÉ 20/02 ÀS 12H

 Predomínio de céu parcialmente nublado, com períodos nublados, com pancadas de chuva moderada a forte, sendo mais intensas no período da tarde e noite. Ventos de S/SE a S/SW com intensidade fraca a moderada, com rajadas de vento forte durante as pancadas. Temperatura mínima de 18°C e máxima de 27°C. A umidade relativa do ar variará entre 75% e 90%.

 

TENDÊNCIA DO TEMPO - VÁLIDA DE 20/02 ÀS 12H ATÉ 21/02 ÀS 12H

Predomínio de céu parcialmente nublado, com pancadas de chuva moderada a forte nos períodos da tarde e noite. Ventos variando entre S/SE e S/SW com intensidade fraca a moderada. Temperatura mínima de 19°C e máxima de 27°C. A umidade relativa do ar variará entre 75% e 90%


A equipe da UPA de Cascatinha, que voltou a funcionar como unidade de pronto atendimento no último sábado (13), viveu momentos de emoção nesta quinta-feira (18), com um parto dentro da unidade. O menino Arthur nasceu às 08h25 em parto normal, cinco minutos após a mãe dar entrada na UPA.

A mãe, de 21 anos, deu entrada na unidade já em trabalho de parto, às 8h20. Sem tempo hábil para a transferência da gestante, a equipe decidiu fazer o parto no local. Arthur nasceu após 39 semanas de gestação. Mãe e bebê passam bem.

Enfermeira do plantão desta quinta-feira, Betânia Faraco conta que foi pega de surpresa. “O nosso plantão começou às 8h e, 20 minutos depois, nos deparamos com essa situação. Fomos pegos de surpresa. Após a chegada da gestante, ela foi direcionada para um ambiente da unidade adequado para a realização do parto”.

“Foi um momento de muita alegria, ansiedade e de muita adrenalina. Prestamos toda a assistência necessária à mãe e ao bebê de forma rápida. Estou muito feliz de ter participado desse momento, foi emocionante”, contou ela.

Mãe e filho foram encaminhados em uma ambulância para o Hospital Alcides Carneiro por volta de 9h10 e, se tudo correr bem, devem ter alta neste sábado.

O Governo Municipal esteve reunido nesta quinta-feira (18.02) com representantes da rede de Economia Popular Solidária. O encontro teve a finalidade de estreitar a relação do coletivo com a atual gestão municipal e discutir pautas relacionadas ao grupo.

O grupo falou sobre o trabalho na Praça Alcindo Sodré e na Praça de Visconde de Mauá e apresentou algumas diretrizes do Plano Municipal da Economia Solidária, como a criação do Centro de Referência da Economia Solidária, a formação de cooperativas de trabalho para a criação de projetos estruturantes com objetivo de aumentar a renda e geração de empregos, além de questões que envolvem o Conselho Municipal da Economia Solidária e o seu fundo.

O município ainda fará o encaminhamento das demandas apresentadas e, dentro das possibilidades, atender os pleitos apresentados na reunião.

A Economia Popular Solidária se constituiu em uma importante estratégia econômica e social para diversos empreendimentos, famílias e pessoas, especialmente para driblar o quadro econômico precário do Estado.

Sexta, 19 Fevereiro 2021 10:34

Boletim epidemiológico

O boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde desta quinta-feira (18/02) mostra que Petrópolis fez, até agora, 119.601 testes para Covid-19, com 18.485 resultados positivos e 92.316 negativos (levando em consideração testes rápidos e Swab).

Neste momento, 63 pessoas estão internadas em leitos de UTI privados e pelo SUS. Outras 49 estão em leitos clínicos privados e pelo SUS, totalizando 112 internações em toda a rede da cidade. A ocupação de leitos clínicos pelo SUS é de 38,18% e de 43,62% em leitos de UTI.

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 531, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde.

Acrescenta, ainda, que trabalha na atualização de dados de notificações e casos em análise no sistema, inserindo dados não lançados no fim do ano. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.gov.br).

Sexta, 19 Fevereiro 2021 10:33

Boletim vacinação – 18/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, realizaram, nesta quinta-feira (18), a vacinação contra a Covid-19 em seis unidades de saúde, quando foram vacinadas 841 pessoas, deste total 634 receberam segunda dose. No total, 8.150 pessoas foram vacinadas até agora no município. Quarenta e seis idosos acima de 90 anos e 28 acamados foram vacinados hoje no Centro.

Nesta quinta-feira, as equipes de enfermagem estiveram no Lar Santa Catarina, Lar Bela Vida, Clínica Pousada das Bromélias, Hospital Alcides Carneiro, Hospital Unimed e Hospital Municipal Nelson Sá Earp. Além disso, foram vacinados os idosos acima de 90 anos nos dois pontos fixos montados no campus da UCP, na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava.

Os idosos com 90 anos ou mais que ainda não conseguiram se vacinar contra a Covid-19 terão até a próxima terça-feira (23) para ir até um dos dois postos de vacinação. O prazo para atendimento exclusivo desta faixa etária, que terminaria neste sábado (20), foi ampliado para facilitar o acesso da população. Para se vacinar é preciso fazer o cadastro na página da prefeitura na internet (www.petropolis.rj.gov.br).

“A vacina é a única forma de se proteger contra o coronavírus, por isso, é fundamental que nossos idosos sejam vacinados. Estamos ampliando o período de vacinação para facilitar o acesso dos idosos com mais de 90 anos que ainda não conseguiram tomar a primeira dose”, explicou o prefeito interino Hingo Hammes.

A vacinação continua sendo feita em um dos dois postos montados no campus da UCP na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava, que também funcionam com sistema de drive thru, das 9h às 16h, de segunda-feira a sábado. Para ser vacinado, é necessário fazer o agendamento no site da prefeitura e comparecer ao local com identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 30 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Não é segredo que o esporte proporciona benefícios para o corpo. Além disso, a prática de atividades físicas também é excelente para a saúde mental, pois pode combater os sentimentos de ansiedade e depressão, melhorar o foco e fortalecer a autoestima, principalmente para os idosos. Em meio a pandemia, o Agita Petrópolis se tornou um grande aliado dos mais de 2,5 mil petropolitanos que participam regularmente das aulas de ginástica, dança e alongamento em 13 bairros.

Há quase dois anos no programa, a dona de casa Michele Pereira Gomes de Oliveira, de 41 anos, perdeu peso, ganhou força e ganhou mais qualidade no sono. Mas os benefícios vão além disso. "Eu adoro participar do Agita.
É muito divertido. Às vezes a gente chega aqui um pouco desanimada, mas depois da aula é só alegria. Ainda mais nessa pandemia, não é? Quanto mais coisa a gente faz, melhor é", disse ela, que é aluna do núcleo do Centro.

"O mais importante é a segurança. As turmas são pequenas, existe o distanciamento, além da exigência da máscara e o álcool em gel. Com segurança, podemos participar das aulas e se exercitar. Me livrei das dores da época em que eu era sedentária. Me sinto mais leve, mais saudável, muito mais feliz", concluiu Michele.

Heloísa Helena, aluna do núcleo em Cascatinha, também ressaltou os benefícios para a saúde mental. "Estou muito feliz pelo retorno das aulas. Além dos benefícios para a minha saúde, também reencontro minhas amigas, fizemos uma turma muito legal aqui, uma sempre ajuda a outra", contou.

As atividades do programa voltaram na última semana em Cascatinha, Posse, Bataillard, Vale do Cuiabá, Madame Machado, Vila Rica, Alto da Serra, Caxambu, Centro, Quitandinha e São Sebastião. Os núcleos do Contorno e do Oswaldo Cruz estão sendo reorganizados e o retorno do Agita Petrópolis deve acontecer até o fim do mês. Os interessados em participar podem ligar para o (24) 2233-1218 para outras informações.

Falta muito pouco para a conclusão da reforma e adequação dos espaços do Centro de Educação Infantil Irmã Silvana, na Comunidade do Neylor, no Retiro. Na manhã desta quinta-feira (18), o governo municipal esteve no local acompanhando o andamento do trabalho, que está sendo realizado em parceria com a comunidade.

O local atende 70 crianças do berçário ao 5º período e as ações vão garantir o atendimento de mais qualidade para os alunos, quando ocorrer o retorno das aulas presenciais.

Além da pintura interna e externa, o local ganhou reforma completa da cozinha, banheiros e despensa, troca de portas, construção de área externa para os botijões de gás, intervenções no telhado e limpeza de calhas. A secretaria foi levada para um espaço que estava ocioso da área externa. Com área mais ampla, ela dá condições de atendimento mais adequado aos pais e aos próprios funcionários. 

As obras estão sendo acompanhadas pela diretora da unidade, Sônia Damico, que tem contado com o apoio da comunidade. “Essa parceria está garantindo um serviço de excelência e as crianças serão as principais beneficiadas”, frisa.