A feira de adoção de animais realizada no sábado (13.02) pela Cobea foi considerada um sucesso. Seis animais (três adultos e três filhotes) foram adotados durante a ação, que tem como objetivo estimular a posse responsável. O evento também fez o recolhimento de doações de ração que serão entregues aos protetores da cidade. O evento, que passa a ser realizado quinzenalmente a partir deste mês, atraiu mais de 300 pessoas na Praça Dom Pedro.

Para adotar é preciso ser maior de idade, além de ter em mãos o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência. Segundo João Valois, coordenador de Bem-estar Animal, para adotar é necessário ter responsabilidade.

Os protetores que tiverem interesse em participar da próxima edição pode fazer contato pelo telefone 2291-1505 ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Equipes da Prefeitura de Petrópolis, em conjunto com a Polícia Militar, deram continuidade operação de Choque de Ordem durante todo o sábado e domingo (13 e 14.02). Nesta ação foram autuados quatro estabelecimentos por estarem em desconformidade com os decretos vigentes. Participaram as equipes de fiscalização da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Posturas, Vigilância Sanitária, além da Guarda Civil. Também aconteceu uma ronda pela Rua 13 de Maio, do Centro, Praça da Liberdade, Castelânea (Praça Pasteur), Itamarati, Alcobacinha, Correas e Itaipava.

Durante o choque de final de semana, além das quatro autuações, os fiscais orientaram os estabelecimentos e as pessoas que estavam nas ruas sobre as regras que proíbem as aglomerações e também reforçaram a obrigatoriedade do uso de máscaras. Também foram observados se os bares e restaurantes estavam respeitando as determinações de distanciamento.

As autuações foram realizadas, pois os estabelecimentos estavam em desacordo com os decretos que estão regulamentando os bares, restaurantes e demais estabelecimentos.

A prefeitura reforça a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis. Isso inclui o uso de máscaras, sair de casa só em caso de necessidade e manter o distanciamento.

Segunda, 15 Fevereiro 2021 15:24

Boletim vacinação – 13/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, realizaram, nesta sábado (13), a vacinação contra a Covid-19 em sete unidades de saúde, quando foram vacinadas 1.001 pessoas, deste total 607 receberam segunda dose. No total, 7.492 pessoas foram vacinadas até agora no município. 255 idosos nos pontos fixos e 38 acamados foram vacinados no Centro hoje.

A idosa Odette Vecchi Pfeiffer, de 94 anos, foi uma das pessoas que receberam a vacina em casa neste sábado. A neta Marcela Pfeiffer, que é fonoaudióloga, fez questão de registrar o momento tão esperado: "Minha avó estava em confinamento desde março e recebendo raras visitas. Agendamos a vacina dela pelo site da prefeitura e tivemos a felicidade de receber a equipe hoje. Foi uma alegria muito grande para toda a família. Sai um peso enorme do ombro, apesar de ainda faltar a segunda dose. Estou muito feliz pelo trabalho que tem sido realizado pela secretaria e pelo prefeito interino que estão lutando pela população".

Neste sábado, as equipes de enfermagem estiveram no Hospital Alcides Carneiro, Hospital Santa Teresa e nas instituições de longa permanência Asilo recíproca assistência, Comunidade Jesus Menino e Yolanda Duarte. Além disso, foram vacinados os idosos acima de 90 anos nos dois pontos fixos montados no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Os dois pontos de vacinação, que também funcionam no sistema drive-thru, ficam abertos das 9h às 16h. O atendimento exclusivo para idosos atenderá maiores de 90 anos até o próximo sábado, dia 20, com exceção de domingo (14) e terça-feira (16).

A Prefeitura de Petrópolis lançou neste sábado um novo canal de comunicação para esclarecer dúvidas e receber denúncias sobre a vacinação contra a covid-19. É um número de whatsapp, o (24) 99946-1161. A intenção é dar ainda mais transparência ao trabalho e facilitar o contato entre o governo e a população.

A Secretaria esclarece que todos os técnicos de enfermagem foram treinados e orientados sobre os procedimentos adequados para armazenamento e manuseio das vacinas. A cidade recebeu vidros com uma única dose e também vidros com quantidade suficiente para dez doses de vacina. Tudo é mantido em local com a temperatura adequada até o momento da aplicação. As seringas e agulhas são descartáveis e preparadas individualmente para a aplicação da dose.

Segunda, 15 Fevereiro 2021 15:21

Ônibus Lilás em ação no Vila Rica

Durante a manhã deste sábado (13.02), o prefeito interino Hingo Hammes acompanhou a ação do Ônibus Lilás, do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), que está retomando as atividades neste ano de 2021. Na estrutura, as equipes ofereceram serviços multidisciplinares, psicólogos e auxílio jurídico. A ideia é acolher e orientar as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica. Os atendimentos estavam suspensos desde o início da pandemia, em março de 2020. O veículo fez atendimentos das 9h às 13h, em frente à Escola Municipalizada Santa Terezinha.

O Ônibus Lilás é uma estrutura móvel, voltada para o atendimento de moradoras em comunidades mais distantes.

O ônibus começa a circular neste sábado, dia 13 de fevereiro e os atendimentos acontecem sempre de 9h às 14h. Veja o cronograma:

27/02 – Praça de Secretário, em Secretário.
06/03 – Posto de Saúde da Posse
13/03 – Posto de Saúde do Brejal
20/03 – Escola M. Amélia Antunes Rabelo, em Madame Machado
27/03 – Escola Paulo Montes, em Araras.
03/04 – Escola Abelardo Delamare, no Caxambu.

Ação tem como objetivo conter disseminação da doença em Petrópolis

O governo municipal interino, em parceria com a Polícia Militar, intensificou as ações relativas à operação Choque de Ordem na noite de sexta-feira (12.02). Equipes de fiscalização da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP), Posturas, Vigilância Sanitária, além da Guarda Civil abordaram frequentadores de bares e restaurantes da Rua 13 de Maio, do Centro, Praça da Liberdade, Castelânea (Praça Pasteur), Quitandinha, Correas e Itaipava.

As equipes orientaram os estabelecimentos e as pessoas que estavam nas ruas sobre as regras que proíbem as aglomerações e também reforçaram a obrigatoriedade do uso de máscaras. Também foram observados se os bares e restaurantes estavam respeitando as determinações de distanciamento. Todos os estabelecimentos encerraram as atividades no horário previsto em decreto e nenhum foi autuado.

A prefeitura reforça a importância de cada pessoa continuar se prevenindo para que a doença continue sendo controlada em Petrópolis. Isso inclui o uso de máscaras, sair de casa só em caso de necessidade e manter o distanciamento.

A Prefeitura de Petrópolis terá um trabalho permanente de aproximação com empresas do município. O programa será liderado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que criou um cronograma de visitas às empresas petropolitanas dos mais variados segmentos. A proposta é manter uma comunicação ativa com as diretorias, entender os desafios e o posicionamento econômico de cada uma delas, além de estreitar o relacionamento do poder público com os empreendimentos que mantém atividades no município, com a finalidade de constituir um mapeamento de ações futuras em parceria com o poder público.

É uma ação propositiva, que aproxima as empresas do poder público e facilita a construção de projetos para estimular os setores que formam a cadeia econômica no município. A equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico já visitou algumas empresas, como a Carl Zeiss, Celma, Matteis Borg/Mustad e a Alfa Laval. Todas apresentaram expectativa positiva para esse ano de 2021.

O objetivo é criar esse elo com as empresas para saber como o governo pode contribuir com cada uma delas. Esse será um ativo para a construção de uma política específica para qualificar o atendimento.

O governo municipal de Petrópolis se reuniu nesta sexta-feira (12) com o secretário Estadual de Saúde, Carlos Alberto Chaves. Na pauta do encontro estavam projetos para ampliação e estruturação da rede de serviços de saúde, como o atendimento de oncologia no Hospital Alcides Carneiro (HAC), e a distribuição das vacinas contra covid-19.

O objetivo foi estreitar relações com o Estado. Além disso, Petrópolis saiu com a garantia de parcerias não só em relação à cessão de equipamentos, como também para o custeio dos serviços de oncologia.

A distribuição de novas remessas de vacina também discutida durante o encontro. O governo municipal pediu uma distribuição proporcional aos municípios. A cessão de equipamentos para a realização de cirurgias vascular e de urologia também foi tema da reunião.

Segunda, 15 Fevereiro 2021 15:02

Boletim vacinação – 12/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, realizaram, nesta sexta-feira (12), a vacinação contra a Covid-19 em sete unidades de saúde, quando foram vacinadas 536 pessoas, deste total 168 receberam segunda dose. No total, 7.098 pessoas foram vacinadas até agora no município. 292 idosos nos pontos fixos e 20 acamados foram vacinados hoje.

Nesta sexta-feira, as equipes de enfermagem estiveram no hospital Sociedade Médico Hospitalar (SHM), Hospital Santa Teresa, nas casas de repouso Florada da Serra, Solar da Serra, Basílio Bento e Alti Home. Além disso, foram vacinados os idosos acima de 90 anos nos dois pontos fixos montados no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Os dois pontos de vacinação, que também funcionam no sistema drive-thru, ficam abertos das 9h às 16h. O atendimento exclusivo para idosos atenderá maiores de 95 anos até sábado (13) e maiores de 90 anos até o próximo sábado, dia 20, com exceção de domingo (14) e terça-feira (16).

Os aparelhos de ressonância magnética e tomografia voltaram a funcionar nesta sexta-feira no Hospital Alcides Carneiro (HAC). Ambos foram encontrados inoperantes, após apresentarem problemas em novembro. Os equipamentos, agora, serão utilizados em horário ampliado, na tentativa de zerar a fila que se formou em 2020, em função da pandemia e da paralisação dos exames.


A ressonância, que funcionava das 7h30 às 18h, agora terá operação até 21h30. A previsão é que, com o equipamento, o município consiga fazer 500 exames por mês, com prioridade, neste início, para pacientes da oncologia. Já o tomógrafo vai funcionar 24h. A capacidade é de 2 mil exames por mês.
No caso da tomografia, contamos na rede, ainda, com dois hospitais, o Hospital Clínico de Corrêas (HCC) e o Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), que são credenciados pelo SUS e estão oferecendo uma quantidade maior de exames neste mês de fevereiro. O governo municipal trabalhou para garantir o funcionamento dos equipamentos, liberando, já nos primeiros dias à frente da administração municipal, recursos para a contratação de técnicos e compra de peças e insumos necessários para os reparos.
A Secretaria de Saúde explicou que o município segue trabalhando para contratar uma empresa para o serviço de ressonância, para encurtar mais rapidamente a fila de espera, mas deixou claro que há dificuldades neste processo.

Imagens registradas pelas 56 câmeras do Centro Integrado de Operações (CIOP) serão utilizadas pelas equipes para identificar pontos com aglomerações durante o período de Carnaval. O plantão das equipes da Polícia Militar (PM), Guarda Civil, SAMU, Defesa Civil e CPTrans começa nesta sexta-feira (12/02), monitorando a movimentação do público. Caso alguma ocorrência neste sentido seja flagrada, a ação de resposta dos órgãos de segurança será imediata.

Além disso, PM, Guarda Civil, Vigilância Sanitária e Fiscalização de Posturas também estarão com reforço do efetivo nas ruas. Hoje, por exemplo, as equipes estarão na Praça de Corrêas, local onde costuma haver encontros pré-carnaval. O choque de ordem, na rua 13 de Maio e nos arredores do Centro, também será realizado.

Segundo a comandante do 26º BPM, tenente-coronel Simone de Almeida Silva, praças e bares serão fiscalizados para que não ocorra aglomeração de populares durante o carnaval. “Pretendemos que neste período exista conscientização da população para o período de pandemia que estamos enfrentando. Precisamos que todos entendam que são corresponsáveis pela segurança e saúde local”, disse.

O trabalho será integrado e tem como objetivo principal preservar a vida do petropolitano. O efetivo foi para atender a toda a cidade durante o carnaval.

As denúncias de aglomerações poderão ser feitas pelos telefones 9 9860-0845 e 2246-9041 (Vigilância Sanitária), 2246-9257 ou 153 (Guarda Civil) ou 190 (PM).

De hoje (12) até a próxima terça-feira (16), petropolitanos e turistas terão uma opção a mais de lazer no município. De forma experimental, quatro modalidades de veículos turísticos estão circulando pelo Centro Histórico e arredores.

Tem jipe, tuk tuk motorizado, carro antigo e trenzinho. Também havia previsão de passeio em carruagem elétrica, mas este foi suspenso por problemas técnicos (o veículo passa por manutenção). Os percursos dos jipes e carros antigos podem se estender até o Palácio Quitandinha. Alguns também fazem parada no Trono de Fátima.

Além dos empresários responsáveis por cada uma das modalidades, o início da atividade foi acompanhado pelas Secretarias de Turismo, pela CPTrans, e pela coordenadora da ação pela Turispetro, Marília Mills, assim como o assessor Especial da Turispetro, Rogério Elmor.

A intenção, com esta etapa experimental, é enriquecer e fortalecer cada vez mais o setor, atendendo turistas, veranistas e os próprios petropolitanos.

O embarque dos tuk tuks acontece na Praça Princesa Isabel, enquanto os carros antigos (veículo inglês Vauxhall, do ano 1949) acontece na Praça 14 Bis. Os trenzinhos continuam na calçada do Museu Imperial e os jipes, na Rua Alfredo Pachá.

O cumprimento dos protocolos de saúde, como higienização dos veículos, disponibilização de álcool em gel e uso de máscaras são exigências e serão rigorosamente observados.

Apesar de não haver ponto facultativo, há previsão de aumento na circulação de petropolitanos e turistas nos próximos quatro dias. De acordo com o último levantamento da Secretaria de Turismo (TurisPetro), a taxa média de ocupação hoteleira (levando em conta os decretos municipais que determinam o funcionamento de apenas metade dos leitos, em função da pandemia), está em 63,24% do primeiro ao quinto distrito do município.

Atualmente, Petrópolis conta com 113 meios de hospedagens, entre hotéis, pousadas e hostels com 6.828 leitos. Os visitantes e turistas encontrarão 22 museus e centros culturais preparados para a recebê-los.

A prefeitura, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), promove neste sábado (12/02) a primeira etapa da campanha de adoção de animais. O evento será realizado na Praça Dom Pedro, de 10 às 15h, e também vai recolher ração para ajudar os protetores da cidade. A ação, que será quinzenal, vai contar com duas barracas para os protetores - estes deverão estar cadastrados na Cobea para serem incluídos no cronograma. O objetivo é estimular a posse responsável com a frase, "Não compre, adote".

Os animais (filhotes e adultos) levados para a feira pelos protetores estarão vacinados, vermifugados e as fêmeas castradas. Para adotar é preciso ser maior de idade, além de ter em mãos o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência.

A feira será não apenas para a adoção, mas também uma forma de conscientizar o público sobre a posse responsável, cuidado com os animais, além de ser uma forma de apoio aos protetores.

Os protetores interessados em participar das próximas etapas podem fazer contato com a Cobea através do telefone: (24) 2291-1505 ou por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . A campanha de adoção também é uma maneira de conscientizar a população sobre os cuidados necessários com os pets.

A Cobea está estabelecendo um calendário fixo de campanhas de adoção de animais, que trará a possibilidade dos protetores se programarem e organizarem antecipadamente. 

Campanha em parceria com o moto clube Insanos MC

Além da campanha de adoção de animais, a Cobea está arrecadando ração, produtos de higiene e insumos em geral para pets em parceria com a divisão de Petrópolis do moto clube Insanos MC. As doações podem ser feitas no Centro de Cultura Raul de Leoni, Rua Marechal Deodoro, 209, sala 18 (Loja BMG) e na Est. União e Indústria, 9418 (Loja Jardim Imperial) e podem ser feitas até o dia 6 de março.

Começou nesta sexta-feira (12/02) a vacinação de idosos a partir dos 90 anos contra o coronavírus. As equipes da Secretaria de Saúde trabalham em dois pontos fixos montados na Universidade Católica de Petrópolis (UCP), na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Os dois locais, que também funcionam no sistema drive thru, ficam abertos das 9h às 16h.

As equipes atenderão neste sábado (13), na segunda-feira (15), e de quarta-feira (17) a sábado (20). Para uma melhor organização dos trabalhos, as equipes pedem que o cadastro seja feito previamente, pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou diretamente no endereço http://bit.ly/PetropolisVacinacaoCOVID19. Quem não tiver acesso à internet ou tiver dificuldades, no entanto, pode ir diretamente à posto, que o formulário será preenchido na hora.

Até o momento, Petrópolis recebeu 38% das doses para atender o público previsto na primeira fase da campanha. É importante dizer que as pessoas podem vir ao longo do dia. Pela manhã o movimento tem sido maior e, com isso, estão sendo registradas filas, mas à tarde um número bem menor de pessoas tem procurado os postos.

Farmacêutico aposentado, Eni Gomid, de 94 anos, era só alegria no momento da vacinação. “Eu, que trabalhei na área da saúde, fico muito emocionado nesse momento. As coisas vão melhorar logo”, disse. "É uma alegria muito grande. É a esperança para que as coisas voltem ao normal”, disse Clarisse Vogel, de 93 anos.

No dia da aplicação, o idoso deve apresentar identidade, cartão de vacina e comprovante de residência. O secretário de Saúde lembra que pessoas que testaram positivo para coronavírus nos últimos 90 dias não podem ser vacinados. Pessoas que estão com sintomas também não podem tomar a vacina neste momento. Estas devem aguardar e serão vacinadas posteriormente.

Ponto de apoio para pacientes com sintomas de covid-19 continuará operando em estrutura montada ao lado

A UPA Cascatinha voltará a funcionar neste sábado (13) como unidade de pronto atendimento, recebendo pacientes que buscam os serviços de urgência e emergência em função de problemas de saúde não relacionados ao coronavírus. O ponto de apoio montado ao lado da UPA seguirá funcionando, com médicos 24h, atendendo pacientes com sintomas de covid-19. A mudança leva em conta o controle da taxa de ocupação de leitos hospitalares para pacientes com covid-19, que, na última quinta-feira, estava em 38% nos leitos clínicos e 23% nos leitos de UTI.

Segundo o governo municipal, as equipes da Secretaria de Saúde manterão o monitoramento dos números. Se for preciso, futuramente, a unidade pode voltar a funcionar para internações de pessoas com sintomas de covid-19.

Na última quinta-feira (11), dos 20 leitos para internação na UPA Vermelha (10 clínicos e 10 UTIs), seis estavam ocupados. No Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE), dos 58 leitos para internação (44 clínicos e 13 de UTI), 18 estavam ocupados.

 
Esta mudança vai permitir uma melhor assistência à população, que voltará a contar com quatro portas de entrada não covid (UPA Cascatinha, UPA Centro, UPA Itaipava e Pronto Socorro Leônidas Sampaio). Os três pontos de apoio para pacientes com sintomas de covid-19 continuarão funcionando ao lado da UPA Cascatinha, no Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE) e ao lado da Unidade Básica de Saúde de Itaipava.

No caso dos pontos de apoio, o que funciona ao lado da UPA Cascatinha tem médicos 24 horas. Os dois outros, no HMNSE e em Itaipava, também funcionam 24h, mas com atendimento médico das 8h às 20h. Das 20h às 8h há equipes de enfermagem para a realização de exames e orientação.

Petrópolis teve, até agora, desde o início da pandemia 17.113 casos de covid-19 confirmados.


O governo municipal se reuniu, hoje (11.02) com empresários do ramo de hotéis, bares e restaurantes para pedir a mobilização da categoria para garantir o cumprimento dos decretos municipais relacionados a pandemia do coronavírus durante o Carnaval. Isso porque, apesar de não haver ponto facultativo, há previsão de aumento na circulação de petropolitanos e turistas em Petrópolis entre os dias 12 e 17 de fevereiro.

No período, visando resguardar ainda mais o sistema de saúde do município e a economia da cidade, as fiscalizações pelos órgãos responsáveis serão mais rigorosas. 

Bares e restaurantes podem funcionar até meia-noite, mas devem garantir a restrição de lotação em 30% da capacidade do local. Também devem disponibilizar álcool em gel para os clientes e manter o distanciamento entre as mesas. A música ao vivo está autorizada, mas os espaços não podem oferecer pista de dança. Além do Chefe de Gabinete da prefeitura, estiveram na reunião representantes da Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, de Segurança e Ordem Pública e da Divisão de Fiscalização de Posturas.

As fiscalizações serão intensificadas com o apoio da Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

Para o presidente do Sindicato de Hospedagem e Alimentação de Petrópolis, Germano Valente, o funcionamento dos bares nesse período é importante uma vez que o setor foi um dos mais impactados pela pandemia.

“É importante que a população seja consciente e tome os cuidados necessários. Acredito que manter os bares abertos com as medidas de segurança é fundamental para recuperação da economia e até mesmo possibilidade de geração de novos empregos a médio prazo”, disse, afirmando que todas as questões de segurança sanitária continuarão sendo observadas rigorosamente pelos estabelecimentos.

Reparos emergenciais seguem acontecendo nos distritos

A Secretaria de Obras segue realizando serviços de reparo em estradas vicinais nos distritos. O trabalho está feito desde o início de janeiro e atende, de forma emergencial, moradores e produtores rurais até que uma intervenção maior possa ser desenvolvida no período correto.

Nesta quinta-feira (11.02), as intervenções foram feitas nas Estradas Santa Maria e dos Pilatos na localidade do Brejal, na Posse. Equipes da Secretaria de Obras usaram máquinas para nivelar as ruas e cobrir os buracos. Também foi feito um trabalho de limpeza das caixas de passagem para facilitar o escoamento de água e manter as vias em boas condições por mais tempo.

Neste mês de fevereiro equipes de diversos setores do governo interino se reuniram com moradores e produtores rurais do Bonfim e Brejal para debater melhorias para as regiões.

Todas as intervenções realizadas desde o início de 2021 são emergências para atender o pedido urgente da população, porém a reestruturação completa das estradas só pode ser feita durante do período de estiagem. Durante o verão, onde as chuvas são constantes, a ação da água prejudica o serviço.

Segunda, 15 Fevereiro 2021 14:07

Boletim vacinação – 11/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, realizaram, nesta quinta-feira (11), a vacinação contra a Covid-19 em sete unidades de saúde, quando foram vacinadas 522 pessoas, deste total 318 receberam segunda dose. No total, 6.730 pessoas foram vacinadas até agora no município. Cinquenta e sete idosos acima de 95 anos e 33 acamados foram vacinados hoje.

Nesta quinta-feira, as equipes de enfermagem estiveram no Hospital Municipal Nelson Sá Earp, UPA Cascatinha, na Casa de Repouso Despertar, Lar Cotinha e Recanto da Terceira Idade. Além disso, foram vacinados os idosos acima de 95 anos nos dois pontos fixos montados no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Os dois pontos de vacinação, que também funcionam no sistema drive thru, ficam abertos das 9h às 16h. O atendimento exclusivo para idosos atenderá maiores de 95 anos até sábado (13) e maiores de 90 anos a partir desta sexta-feira (12) até o próximo sábado, dia 20, com exceção de domingo (14) e terça-feira (16).

Município recebeu mais 2.670 doses da vacina CoronaVac

Petrópolis vai ampliar a vacinação de idosos contra o Coronavírus. A partir desta sexta-feira (12), além dos idosos com mais de 95 anos, aqueles que têm 90 anos ou mais também poderão ser vacinados em um dos dois pontos de vacinação instalados no campus da UCP, localizado na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque de Itaipava, das 9h às 16h. A ampliação da campanha foi garantida após a chegada de uma nova remessa da vacina CoronaVac no início da tarde desta quinta-feira (11), quando foram recebidas 2.670 novas doses.

Até o momento, o município recebeu apenas 38% das doses para atender a primeira fase da campanha de imunização contra a Covid-19.

A vacinação dos idosos com 90 anos ou mais seguirá as mesmas orientações feitas para os idosos com mais de 95 anos: para agilizar o atendimento, a vacinação pode ser agendada na página da prefeitura na internet (www.petropolis.rj.gov.br). A vacinação será feita desta sexta-feira (12) até o próximo sábado (20), com exceção de domingo (14) e terça-feira (16), que é feriado de carnaval. Os pontos de vacinação funcionam das 9h às 16h. No dia da aplicação, o idoso deve apresentar identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 90 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinadas neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Vacinação de acamados

A equipe do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) iniciou nesta quinta-feira (11) a vacinação dos acamados. O atendimento aos pacientes iniciou em Corrêas, após análise dos mapas de calor elaborados em parceria com a Fiocruz Petrópolis, e nos próximos dias estará no Centro. Os técnicos do SAD fazem as visitas identificados com crachás e são transportados por carros oficiais da prefeitura.

O cadastro deve ser feito por idosos acima de 60 anos e pessoas maiores de 18 anos com comorbidades, que estão acamados, e não são atendidos por Posto de Saúde da Família (PSF), na página da prefeitura pela Internet (www.petropolis.rj.gov.br) ou pelo telefone do Serviço de Atendimento Domiciliar: 2235-2684, que funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h30h. Para fazer o cadastramento, que seguirá até o fim de fevereiro, é preciso informar nome completo, data de nascimento, CPF ou cartão SUS, endereço e telefone.

Ao longo da semana, as equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, também estão aplicando a segunda dose da vacina nos profissionais de saúde de unidades hospitalares, nos idosos residentes em instituições de longa permanência e nos deficientes que vivem em residências inclusivas.


O governo municipal e a Fiocruz vão ampliar o monitoramento da covid-19 na cidade. A intenção é envolver as equipes da Atenção Básica, com estratégia Saúde da Família, no método, desenvolvido pela instituição, que usa a cartografia participativa, para monitorar a incidência da doença na cidade. O objetivo é traçar estratégias e avaliar medidas de prevenção e controle baseadas nos resultados obtidos pela ferramenta.

Para a Secretaria de Saúde, a cartografia participativa desenvolvida pela Fiocruz será fundamental para a tomada de decisões. A ferramenta gera mapas cartográficos de calor que indicam as áreas de maior incidência da doença e como este trânsito acontece entre os bairros. É uma excelente forma de analisar o avanço da covid-19. Os mapas já foram utilizados para identificar os dois primeiros bairros que começaram a receber nesta quinta-feira (11), as equipes para vacinação domiciliar de acamados, que não conseguem se locomover.

A aplicação da ferramenta nas unidades da Atenção Básica, com estratégia de Saúde da Família, vai permitir mapear quase metade da população da cidade.

“O principal objetivo deste sistema geográfico é permitir avaliar a gravidade para discutir estratégias e alertar a população sobre a presença da doença. O sistema funciona como um sinal de alerta que permite uma ação rápida para bloquear a contaminação e proteger os indivíduos”, explicou o diretor do Fórum Itaboraí - Política, Ciência e Cultura na Saúde/Fiocruz-Petrópolis, Felix Rosenberg.

Segundo Rosenberg, a cartografia participativa consiste na aquisição de dados sobre os territórios, oriundos do departamento de Vigilância em Saúde e também a partir da visão de quem vive e trabalha nestes locais, principalmente os agentes comunitários de saúde. O trabalho foi iniciado em 2017 em oito áreas prioritárias, dando origem aos mapas territoriais, ricos em detalhes e agora serão ampliados para todas as unidades da Atenção Básica com estratégia Saúde da Família. O método faz uma micro vigilância que envolve a população e estimula a corresponsabilidade no enfrentamento da doença.

Segunda, 15 Fevereiro 2021 14:00

Boletim vacinação – 10/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, realizaram, nesta quarta-feira (10), a vacinação contra a Covid-19 em dez unidades de saúde, quando foram vacinadas 289 pessoas, deste total 72 receberam segunda dose. No total, 6.526 pessoas foram vacinadas até agora no município. Noventa e cinco idosos acima de 95 anos foram vacinados hoje.

Nesta terça-feira, as equipes de enfermagem estiveram no Hospital Municipal Nelson Sá Earp, na Farmácia Popular do Centro, ambulatório de especialidades, na Bougainville Residência Geriátrica e no Lar Nossa Senhora Aparecida. Além disso, foram vacinados os idosos acima de 95 anos nos dois pontos fixos montados no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Os dois pontos de vacinação, que também funcionam no sistema drive thru, ficam abertos das 9h às 16h. O atendimento exclusivo para idosos acima de 95 anos continua até sábado (13).

Começou nesta semana a campanha de arrecadação de ração, produtos de higiene e insumos em geral para pets da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea) em parceria com a divisão de Petrópolis do moto clube Insanos MC. As podem ser feitas no Centro de Cultura Raul de Leoni, Rua Marechal Deodoro, 209, sala 18 (Loja BMG) e na Est. União e Indústria, 9418 (Loja Jardim Imperial) e podem ser feitas até o dia 6 de março.

O objetivo da campanha é ajudar os protetores da cidade com as arrecadações. "Essa é uma parceria inédita no país", destaca Luciano Fiuza, subdiretor da divisão de Petrópolis do moto clube Insanos MC. "A nossa ideia, ao lado da Cobea, é ajudar os protetores de animais nessa causa tão nobre", completa.

Além dessa ação em conjunto, a Cobea vai promover feiras de doação de animais quinzenalmente a partir de fevereiro. O primeiro evento será no próximo sábado, dia 13 de fevereiro, na Praça Dom Pedro, de 10h às 15h. O objetivo é estimular a posse responsável com a frase, "Não compre, adote".

Para adotar é preciso ser maior de idade, além de ter em mãos o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência.

Os agentes da Guarda Civil e da CPTrans vão passar por uma atualização de trânsito na Academia da Guarda Municipal (GM) do Rio de Janeiro. O objetivo é que todo o contingente das duas corporações seja preparado para atuar de acordo com as novas normativas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). 

Recentemente, o Grupamento de Operações com Cães da Guarda Civil participou de um treinamento de provas de faro, buscas de armas e entorpecentes, abordagem e condução dos animais. Além da equipe de Petrópolis, participaram o 1º Batalhão de Polícia do Exército e de Companhias de Operações com Cães de Teresópolis e dos municípios de Arraial do Cabo, Guapimirim, Macaé e do Rio de Janeiro.

O objetivo também foi a interação dos componentes das instituições de segurança pública, com troca de experiências e aprimoramento das técnicas utilizadas. Os animais desempenham diferentes atividades de apoio às forças de segurança: detecção de substâncias entorpecentes e de armas, busca e resgate de pessoas, controle de distúrbio, proteção, além da cinoterapia.

Campanha será ampliada nos próximos dias para idosos a partir de 90 anos

O governo municipal acompanhou nesta quarta-feira (10) o início da vacinação de idosos a partir dos 95 anos contra o coronavírus. As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estão trabalhando em dois pontos fixos montados no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro, e no Parque Municipal, em Itaipava. Os dois pontos de vacinação, que também funcionam no sistema drive thru, ficam abertos das 9h às 16h. O atendimento exclusivo deste público será feito até sábado (13).

A ampliação da campanha de vacinação contra a covid-19 foi possível com a confirmação da chegada de novas remessas da vacina. O município está na expectativa de receber mais de 2,6 mil doses da vacina nesta semana. Isso permitiu que fosse montado um planejamento para ampliar a vacinação. 

Será iniciada nesta quinta-feira (11) a vacinação de idosos acamados, que não se locomovem, e estamos nos preparando para iniciar o atendimento de pessoas de 90 a 95 anos. Esta nova etapa será iniciada assim que as novas doses chegarem à cidade.

O movimento, neste primeiro dia, foi maior pela manhã, logo que a campanha começou. É importante frisar que as equipes permanecerão nos pontos de vacinação até as 16h. Nesta quarta-feira foi verificado fila no início do dia, mas a procura foi pequena no restante do dia.

O agendamento pelo site ajuda a evitar aglomerações, mas quem não conseguir fazer o agendamento pode se dirigir diretamente para receber a vacina. Aqueles que não tiverem feito o agendamento podem ir aos postos. Basta apresentar identidade, comprovante de residência e carteira de vacina.

Aos 99 anos, Leoni Willon da Silva, de 99 anos, foi uma das primeiras a tomar a vacina no Centro. “Estou bem, com saúde, e quero continuar assim”, afirmou. Mercedes de Carvalho Magalhães, 96 anos, também aproveitou o primeiro dia para garantir a primeira dose da vacina em Itaipava. “Estou animada. Não quero morrer, não. A vacina me dá um novo ânimo”, contou.


A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP) começou nesta semana a renovação da iluminação pública da Rua Coronel Duarte da Silveira, no Bingen. As lâmpadas convencionais estão substituídas por 131 luminárias do sistema led e a previsão é de que todo o trabalho esteja concluído até o fim da próxima semana.

O programa de eficientização do Governo Municipal quer padronizar e uniformizar a iluminação pública em todo o município. Recentemente houve troca de luminárias na Castelânea e no Alto da Serra, totalizando 119 substituições. No Duarte da Silveira, serão substituídas as lâmpadas a vapor de sódio de 70W, 100W e 150W. A ação da SSOP também vai acontecer na Rua Luíz Winter.

Os locais contemplados, além de possuir várias industrias e depósitos de supermercados, são as principais vias de acesso a importantes bairros, como Castrioto, Duarte da Silveira e Centenário.

A tecnologia de luz de LED possibilita, ainda, menor necessidade de manutenções. Isso porque, ela tem mais durabilidade. Uma lâmpada de vapor de sódio de 250W, por exemplo, tem vida útil de 32 mil horas e demanda um reator que dura 20 mil horas em média. Já uma luminária de LED com 180W dura 50 mil horas.

Todo o estudo do Departamento de Iluminação Pública levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT para cada tipo de rua. A instalação proporciona mais segurança, economia com menor necessidade de manutenção.

Referência da cultura germânica em Petrópolis, o Museu Casa do Colono ganhou seu primeiro levantamento arquitetônico. O trabalho, desenvolvido por um grupo de arquitetas quando ainda eram acadêmicas do curso de Arquitetura e Urbanismo, traz um levantamento das plantas técnicas e de implantação e das fachadas do Museu. Os documentos foram recebidos pelo prefeito interino Hingo Hammes nesta quarta-feira (10/02).

O levantamento arquitetônico vai auxiliar em novas pesquisas e projetos de melhorias para o Museu Casa do Colono. Com esse material, o governo municipal poderá conseguir recursos para elaboração e execução de projetos de exposições, de conservação e restauro, acessibilidade, entre outros. 

O levantamento foi feito pelos profissionais na época que ainda eram acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Estácio de Sá. "Diante da ausência de registros técnicos acerca da edificação, decidimos fazer a doação das informações levantadas para o Museu", explicou Karina Souza, de 24 anos, hoje arquiteta. "Por conta da pandemia, só conseguimos fazer a doação agora, depois de formadas", contou.

O trabalho foi desenvolvido na disciplina de Técnicas Retrospectivas, ministrada pelo professor Luís Felipe Spangenberg. “É uma matéria que precisa ser aprendida na prática e que busca preparar os alunos para lidar com o patrimônio, assunto que é muito importante para a nossa cidade. Foi um trabalho muito bem desenvolvido por esse grupo de alunas e que vai contribuir imensamente com a história de Petrópolis”, disse o professor.

O Museu Casa do Colono fica na Rua Cristóvão Colombo, 1.034, na Castelânea. O atrativo fica aberto de terça a domingo, das 8h30 às 16h. O telefone de contato é: (24) 2247-3715 e o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O Ônibus Lilas, do Centro de Referência em Atendimento à Mulher – CRAM, está retomando as atividades. No próximo fim de semana, a estrutura estará em Pedro do Rio, atendendo mulheres do Vila Rica e adjacências. Neste sábado, o veículo ficará estacionado das 9h às 13h, na Escola Municipaliza Santa Teresinha.

Na estrutura, as equipes oferecem serviços multidisciplinares, psicólogos e auxílio jurídico. A ideia é acolher e orientar as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica. Os atendimentos estavam suspensos desde o início da pandemia, em março de 2020. A ideia é acolher e orientar as mulheres, especialmente as vítimas de violência doméstica.

O CRAM, explica que o ônibus lilás é uma estrutura móvel, voltada para o atendimento de moradoras em comunidades mais distantes. Contribui para que mostremos às mulheres vítimas de violência que elas têm uma rede de apoio com que podem contar no município, mesmo em bairros mais distantes. O veículo é equipado com salas que garantem a privacidade e dispõe de atendimento multidisciplinar às vítimas de violência.

O ônibus começa a circular neste sábado, dia 13 de fevereiro e os atendimentos acontecem sempre de 9h às 14h.

Veja o cronograma:

13/02 – Escola Santa Teresinha, no Vila Rica.
27/02 – Praça de Secretário, em Secretário.
06/03 – Posto de Saúde da Posse
13/03 – Posto de Saúde do Brejal
20/03 – Escola M. Amélia Antunes Rabelo, em Madame Machado
27/03 – Escola Paulo Montes, em Araras.
03/04 – Escola Abelardo Delamare, no Caxambu.

A vacinação de idosos começa nesta quarta-feira (10) em Petrópolis, com pessoas a partir de 95 anos. A aplicação será feita até sábado (13). Além disso, equipes do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) iniciam, nesta quinta (11), a vacinação dos acamados que já foram cadastrados. A ampliação da campanha de vacinação está sendo realizada após a confirmação da Secretaria Estadual de Saúde de que será enviada nova remessa da vacina nos próximos dias.

Para evitar aglomerações, a Secretaria de Saúde abriu agendamento para idosos maiores 95 anos no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). A intenção com o agendamento é facilitar a organização do atendimento aos idosos, mas mesmo quem não conseguir agendar será atendido. No dia da aplicação, o idoso deve apresentar identidade, cartão de vacina e comprovante de residência.

A vacinação dos idosos maiores de 95 anos será feita de quarta-feira (10) a sábado (13), das 9h às 16h, em dois pontos de vacinação que funcionarão com estrutura fixa e também no sistema drive-thru: no Parque de Itaipava e no campus da UCP na Benjamin Constant.

Vacinação de acamados levará em conta mapa de calor de covid-19

Nesta quinta-feira (11), pacientes acamados que já realizaram o cadastramento no site da prefeitura vão começar a receber a vacinação domiciliar. As equipes de enfermagem do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) estarão identificadas com crachás e serão transportados por carros oficiais da prefeitura e acompanhados por veículo da Guarda Civil.

O cronograma da vacinação dos acamados vai obedecer às recomendações da Fiocruz que realizou um estudo que identificou por meio de mapas de calor as regiões com maior índice de contaminação por Covid-19 na cidade. A Secretaria de Saúde iniciará a vacinação dos acamados pelos bairros de Corrêas e Centro. A vacinação será feita de domingo a domingo, com estimativa de vacinar 50 pessoas por dia. As visitas domiciliares exigem um maior cuidado e mais tempo por causa do deslocamento entre as residências. A Secretaria de Saúde ressaltou a importância da cooperação da Fiocruz e agradecendo a instituição, por meio do diretor da Fórum Itaboraí/Fiocruz Petrópolis, Felix Rosemberg.

As pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 90 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Por isso, devem aguardar e depois se apresentar em um dos postos de vacinação.

Calendário vacinação contra a Covid-19:

10/02 até 13/02 – Vacinação de idosos com mais de 95 anos
11/02 (início) – Vacinação de acamados
10/02 (início) – Ponto fixo no HMNSE para atendimento de profissionais de UBSs e PSFs que não foram vacinados nas unidades a que estão vinculados.

Representantes das secretarias municipais participaram de uma reunião na noite da última segunda-feira (08/02) com líderes comunitários e moradores da região do Brejal para conversar sobre as principais demandas da localidade. Foi o primeiro encontro da equipe do governo interino com a população da região, na tentativa de buscar soluções em conjunto. Também foi uma oportunidade para os representantes do governo municipal detalharem as ações desenvolvidas em cada setor.

Segundo a Coordenadoria Especial de Articulação Institucional,  essa série de encontro vai continuar sendo realizada. O primeiro deles foi realizado na semana passada no Bonfim. O objetivo é a aproximação com as comunidades de forma bem clara e transparente.

Estiveram presentes representantes das secretarias de Desenvolvimento Econômico, SSOP, Defesa Civil, Meio Ambiente e CPTrans.

O governo municipal se reuniu nesta terça-feira (09/02) com representantes do Instituto Caminhos da Roça, no Parque Municipal, em Itaipava. O encontro serviu para o prefeito conhecer o Projeto Secretário Sustentável, que prevê ações em conjunto entre o poder público e a iniciativa privada nas áreas de segurança, mobilidade urbana, desenvolvimento sustentável, esporte e lazer. O objetivo do projeto é realizar melhorias em toda a região, proporcionando mais conforto para moradores e turistas.

Uma das propostas discutidas é a possibilidade de criação de uma cabine para a Guarda Civil próximo da entrada da cachoeira da Rocinha. O projeto está pronto e a obra, se aprovada, seria custeada pela iniciativa privada. O grupo também discutiu a necessidade de reforço nos serviços de limpeza, operações de fiscalização da CPTrans para organizar o trânsito nos fins de semana, e criação de projetos esportivos e de lazer na Praça de Secretário.

A presidente do Instituto Caminhos da Roça, Janice Caetano, ressaltou que o grupo busca uma parceria com a prefeitura para melhorar os serviços na região, pensando nos moradores e também nos visitantes. "Eu fiquei bastante satisfeita com a receptividade. Além do prefeito interino, secretários municipais também participaram e todos se mostraram muito solícitos em ajudar. Temos alguns problemas que, com boa vontade, podemos resolver juntos”, disse.

Além do prefeito interino Hingo Hammes, participaram do encontro representantes da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, da Comdep, da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional e da Guarda Civil. Também estiveram presentes os vereadores Júnior Coruja (PSD) e Júnior Paixão (DC).

O Parque Natural Municipal, na Avenida Ipiranga, será reaberto na próxima terça-feira (16). A Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está preparando o espaço com ações de pintura do pórtico de entrada, vistoria e limpeza das trilhas, entre outros serviços, para garantir a receptividade aos visitantes.

Para a reabertura, a secretaria está assegurando o cumprimento de todo o protocolo da Vigilância Sanitária. Na entrada, haverá aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e será exigido o uso de máscara, respeitando o decreto municipal publicado no último dia 5 de fevereiro, que autorizou o funcionamento do espaço e também do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso)

O horário de funcionamento do espaço permanece de segunda a domingo, de 8h30 às 17h30.

Segunda, 15 Fevereiro 2021 13:34

Boletim vacinação – 09/02/2021

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, realizaram, nesta terça-feira (09), a vacinação contra a Covid-19 em dez unidades de saúde, quando foram vacinadas 255 pessoas, sendo 124 pessoas recebendo a segunda dose. No total, 6.309 pessoas foram vacinadas até agora no município.

Nesta terça-feira, as equipes de enfermagem estiveram no Hospital Municipal Nelson Sá Earp, quatro unidades dos Centros de Atenção Psicossocial, Centro de Especialidades Odontológicas do Centro e de Corrêas, Ambulatório de Saúde Mental, farmácia popular do Hospital Alcides Carneiro e farmácia popular de Corrêas.

O governo municipal recebeu representantes do grupo Fibromialgia Petrópolis nesta terça-feira (09/02). Foram ouvidas as demandas do grupo, que são a regulamentação da Lei Municipal que determina atendimento prioritário para pessoas com a doença e a criação de uma cartilha de orientação específica para quem sofre com a síndrome. A vereadora Gilda Beatriz (PSD) também participou da reunião.

O grupo pediu a criação de uma carteirinha que garanta esse atendimento prioritário em órgãos públicos municipais, estacionamentos, concessionárias públicas e privadas, entre outros. A elaboração de uma cartilha com as orientações específicas para quem sofre com a síndrome também foi discutida.

Segundo Simone Araújo, que representa o grupo Fibromialgia Petrópolis, cerca de cinco por cento da população brasileira sofre com essa síndrome. O grupo garantiu ainda que, em maio, será realizada a primeira Semana de Conscientização sobre a Fibromialgia.

"É importante esse diálogo com a prefeitura, que pode nos ajudar com essas demandas. Para a gente, é fundamental a elaboração da carteirinha, garantindo que o atendimento prioritário seja garantido. A cartilha também será um grande avanço, ajudando as pessoas que sofrem com a síndrome", ressaltou Simone.

Vinte mudas de árvores foram plantadas nas margens do Rio Piabanha, no Duarte da Silveira, em uma ação conjunta entre a Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Comdep, Inea e a equipe do projeto Cílios D’Água. O gesto, realizado nesta segunda-feira (08/02), teve como objetivo lembrar o Dia do Agente de Defesa Ambiental, comemorado em 6 de fevereiro. A parceria é uma extensão do trabalho iniciado em janeiro, lembrando vítimas da Covid-19 na cidade.

Foram plantadas mudas de mulungu, paineira, angico e imbaúba, árvores leguminosas nativas da Mata Atlântica e que tem como principal característica a fixação de nitrogênio no solo. Segundo Eduardo Pinheiro, chefe da Revis Serra da Estrela – órgão ligado ao Inea, essas espécies se adaptam bem às margens de rio.

"O nitrogênio desempenha papel fundamental na planta, sendo diretamente ligado a composição de aminoácidos e proteínas. Escolhemos árvores nativas, mudas que vão crescer rapidamente nesse lugar, contribuindo com a qualidade da água", explicou Eduardo.

A Secretaria de Meio Ambiente destacou a parceria do governo municipal com a sociedade civil, através do projeto Cílios D'Água, com a ideia é estender o plantio de árvores para toda margem do Rio Piabanha, sempre com o apoio da comunidade no entorno. 

Segundo Luiz Salgueiro, idealizador do projeto Cílios D'Água, a continuidade do trabalho vai trazer diversos benefícios para o município. O reflorestamento das margens dos rios contribui com a quantidade e qualidade da água disponível, retém os sedimentos e parte dos poluentes químicos, evitando a poluição das águas.

“A mata ciliar possui a função de conservar o ambiente ao redor de rios e redes de drenagem. Preservar essa vegetação ajuda a combater a escassez de água, além de melhorar a absorção para os lençóis freáticos. Vamos continuar com essas ações em parceria com o governo municipal, Inea e outros entes”, disse Luiz.

Os parques municipais e a sede do Parque Nacional Serra dos Órgãos (Parnaso) foram autorizados a reabrir em Petrópolis. O decreto permitindo o funcionamento dos locais e as regras sanitárias que devem ser seguidas foi publicado no Diário Oficial (DO) do dia 5 de fevereiro de 2021. O documento, que tem como base nota técnica da saúde, leva em consideração o controle da taxa de ocupação de leitos hospitalares.

Dessa maneira, o Parque Natural Municipal de Petrópolis, na Avenida Ipiranga, voltará a funcionar. Parque Cremerie e Parque Municipal, em Itaipava, já estavam abertos. A sede do Parnaso, em Corrêas, também está autorizada a reabrir, de acordo com as regras sanitárias previstas pelo município e também portaria do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O decreto determina o uso obrigatório de máscara, exige o distanciamento mínimo de dois metros entre os sofás, mesas, cadeiras e bancos dos espaços comuns, além de manter fechados, até que haja condições de perfeita sanitização, os centros de visitantes, banheiros, campings e bebedouros. Os parques terão que disponibilizar solução sanitizante aos visitantes e também para os funcionários.

As aulas do Agita Petrópolis retornaram nesta segunda-feira (08/02) em Cascatinha, Posse, Bataillard, Vale do Cuiabá, Madame Machado e no Vila Rica. Ao longo desta semana, voltam as atividades no Alto da Serra, Caxambu, Centro, Quitandinha e São Sebastião. Os núcleos do Contorno e do Oswaldo Cruz estão sendo reorganizados e o regresso do programa deve acontecer até o fim do mês. A novidade será a instalação de um núcleo no Vicenzo Rivetti em março.

O Agita Petrópolis é um marco, um divisor de águas do esporte em Petrópolis e possibilita, de forma democrática, levar atividade física de forma gratuita para toda a cidade.

Por enquanto, em virtude da pandemia do coronavírus, permanecem sendo realizadas atividades do Agita Petrópolis apenas para o público adulto. Cabe ressaltar que os locais em que acontecem as aulas são usados tapetes sanitizantes, termômetros e também é disponibilizado o álcool em gel para os alunos. Em Cascatinha, por exemplo, os alunos comemoraram o retorno das atividades.

"Estou muito feliz pelo retorno das aulas. Além dos benefícios para a minha saúde, também reencontro minhas amigas, fizemos uma turma muito legal aqui", disse a aluna Heloísa Helena. "É uma alegria enorme retornar no Agita. Melhorei das dores na coluna e nas pernas, me sinto mais animada para o dia a dia. É ótimo para todos aqui", garantiu Claudia Salgueiro.

Os interessados em participar do Agita Petrópolis podem ligar para o (24) 2233-1218 para outras informações. Segundo o Instituto Municipal de Cultura e Esportes, a ideia é ampliar o Agita Petrópolis para mais locais ao longo desse ano.

A prefeitura, através da Secretaria de Serviço, Segurança e Ordem Pública (SSOP) e da Guarda Civil, e a Polícia Militar estão alinhando ações para evitar aglomerações em todo o município. Em um encontro realizado nesta segunda-feira (08/02) na sede do 26º Batalhão de Polícia Militar houve também um esboço de como será realizado o trabalho de fiscalização durante o Carnaval. Importante lembrar que o governo municipal não decretou ponto facultativo nos dias 15 e 17 de fevereiro.

O encontro serviu para discutir sobre o carnaval, e também para alinhamento das ações do dia a dia, como o choque de ordem. 

Segundo a comandante do 26º BPM, tenente-coronel Simone de Almeida Silva, praças e bares serão fiscalizados para que não ocorra aglomeração de populares durante o carnaval. “Pretendemos que neste período exista conscientização da população para o período de pandemia que estamos enfrentando. Precisamos que todos entendam que são corresponsáveis pela segurança e saúde local”, disse.

Na última sexta-feira (05), três estabelecimentos foram notificados pelo descumprimento dos decretos municipais relacionados à pandemia, durante mais uma operação do choque de ordem. As equipes flagraram as irregularidades em bares do Bingen e da Mosela. Neste mesmo dia, na Rua Treze de Maio, bares e restaurantes foram fechados à meia noite.

Segunda, 15 Fevereiro 2021 13:24

Boletim vacinação – 08/02/2021

Dez unidades de saúde receberam as equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, nesta segunda-feira (08), quando foram vacinadas 315 pessoas, sendo 131 pessoas recebendo a segunda dose. No total, 6.178 pessoas foram vacinadas até agora no município.

Nesta segunda-feira, as equipes de enfermagem estiveram no Hospital Municipal Nelson Sá Earp, vacinando as equipes do Departamento de Doenças Infecto Parasitárias (DIP), Ambulatório de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e nos postos de saúde Brejal, Posse, Secretário, Pedro do Rio e Vila Rica.

Mais de mil notificações foram emitidas em 40 dias

Operações conjuntas entre a CPTrans, Polícia Militar, Guarda Municipal e Detran já resultaram na emissão de mais de mil notificações de veículos irregulares, em menos de 40 dias, no município. Desde o dia 11 de janeiro, quando as ações foram retomadas, os órgãos realizaram onze ações em diferentes pontos da cidade.

No período, foram realizadas abordagens na Praça da Liberdade, Avenida Barão do Rio Branco, Morin, Bonfim, Itaipava, Araras e Ruas José Carneiro Dias, Paulo Barbosa e Bernardo Proença. Quase 50% das notificações foram aplicadas pelo Detran, relacionadas à circulação de motos irregulares, inclusive por conta do barulho excessivo emitido por elas.

Ao todo, foram 1.016 notificações, sendo 507 delas aplicadas em motos. O foco das ações é verificar, principalmente, a circulação de motos barulhentas, mas carros também foram abordados. A maioria dos veículos abordados são motos, mas carros também foram interceptados.

De acordo com a CPTrans, os agentes verificaram diferentes tipos de infrações, como alteração de características veiculares, transporte irregular, condutor sem cinto de segurança e falando ao celular, além de crianças sendo transportadas no banco da frente. O objetivo é garantir o ordenamento do trânsito.


Os alunos da rede municipal de ensino - cerca de 41 mil estudantes - retomaram as aulas no formato remoto pela plataforma Educa em Casa nesta segunda-feira (08.02). Durante o mês de fevereiro será feita a ambientação, revisão e fortalecimento dos conteúdos que foram apresentados ao longo do ano passado. Os alunos que não tem acesso à internet continuarão recebendo o material impresso conforme calendário de entrega disponibilizado por cada unidade escolar.

De acordo com a Secretaria de Educação, no início de março, com o novo formato da plataforma Educa em Casa, os professores terão a oportunidade de colocar no site suas próprias atividades para os estudantes, de acordo com as turmas. Um chat também funcionará para esclarecer dúvidas dos alunos.

O ensino híbrido - presencial e online – será autorizado a partir do dia 5 de abril, seguindo as orientações do plano de retorno. O documento, elaborado por um grupo de trabalho que conta com a participação de representantes de várias instituições, inclusive do Ministério Público, está passando por ajustes e vai nortear o retorno com todos os cuidados necessários. Antes da reabertura, as unidades de ensino passarão por vistoria e aquelas que estiverem prontas, receberão um selo de “Escola Segura”.

Conforme o plano de retorno, as escolas da rede municipal terão planejamentos específicos para garantir o acolhimento necessário dos alunos com EPIs, afastamento e cuidados necessários de acordo com a sua realidade. Os funcionários da Educação passarão por formação realizada pela Secretaria de Saúde sobre uso de equipamentos e atendimento dos alunos. As orientações para os pais serão feitas pelas unidades escolares e Secretaria de Educação.

Os responsáveis pelos alunos podem tirar suas dúvidas pelo telefone da inspeção escolar: 2246-8675

Previsão de chegada de uma nova remessa da vacina vai permitir ampliação da campanha. Prefeitura vai abrir pontos de vacinação que funcionarão também no sistema drive thru no Parque Municipal, em Itaipava, e no campus da UCP na Rua Benjamin Constant, no Centro

A Secretaria de Saúde está abrindo na noite desta segunda-feira (8) cadastramento de idosos acima de 95 anos para agendamento da vacinação contra a Covid-19. O cadastro deve ser feito no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br – na página principal). A vacinação para este público começa na próxima quarta-feira (10) e será realizada até sábado (13), das 9h às 16h, em pontos que funcionarão também no sistema drive thru no Parque Municipal, em Itaipava, e no campus da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) na Rua Benjamin Constant, no Centro.

Com a previsão de chegada de uma nova remessa das vacinas nesta semana, a prefeitura está dando um primeiro passo para imunizar os idosos e continuará cobrando dos governos federal e estadual o envio de remessas proporcionais a todos os municípios a fim de garantir a ampliação da vacina o mais rápido possível.

Para tomarem a vacina, idosos acima de 95 anos deverão apresentar, no dia da aplicação, carteira de identidade, cartão de vacina e comprovante de residência. Pessoas que testaram positivo para a Covid-19 nos últimos 90 dias ou que estejam com sintomas não poderão ser vacinados neste momento. Estes devem aguardar e, depois, se apresentar em um dos postos de vacinação. Na quarta-feira também será iniciada a vacinação da segunda dose da CoronaVac para o público prioritário, vacinado na primeira etapa.


Equipes iniciarão nesta semana aplicação da segunda dose da CoronaVac

O calendário da aplicação da segunda dose seguirá a mesma sequência anterior para imunizar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência e maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas. Ao mesmo tempo, as equipes estarão vacinando os trabalhadores da saúde, tanto nas unidades hospitalares como nas instituições de longa permanência, que não foram contemplados na primeira etapa.

Um ponto fixo também será montado no Hospital Municipal Nelson Sá Earp (HMNSE). Uma equipe de enfermagem ficará no hospital para atender trabalhadores das UBS’s e PSF’s que por algum motivo não puderam ser vacinados nas suas unidades de origem. Para serem vacinados no HMNSE, os trabalhadores precisam apresentar documento com foto que comprove o vínculo com a unidade.


A Prefeitura realizou na noite de sexta-feira (05), mais uma operação de choque de ordem na cidade. Desta vez, três estabelecimentos localizados no Bingen e na Mosela foram notificados pelo descumprimento dos decretos municipais relacionados a pandemia, principalmente, por conta de aglomerações.

As equipes da Secretaria de Serviços e Ordem Pública, Secretaria Municipal de Saúde, CPTrans e Polícia Militar iniciaram a ação na Rua Treze de Maio, onde bares e restaurantes foram fechados à meia noite. De acordo com a Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública, no início da noite já havia sido verificada a informação sobre a possível realização de uma festa have, em Corrêas. A equipe esteve no local, mas não encontrou nenhuma movimentação.

Além de fiscalizar, o objetivo das ações é conscientizar a população, principalmente os jovens, de que a pandemia não acabou e que o decretos precisam ser respeitados. A meta é salvar vidas, impedindo a propagação do vírus. Os estabelecimentos reincidentes no descumprimento das regras serão multados.

A Prefeitura reforça que o mais importante nesse momento são as vidas dos petropolitanos e que a operação também ajuda a reduzir a ocupação em leitos, evitando que o vírus se espalhe ainda mais.

O governo municipal e a Secretaria de Saúde estão cobrando dos governos Federal e Estadual distribuição proporcional das vacinas contra o coronavírus aos municípios. O pedido, que será feito pessoalmente esta semana em reuniões em Brasília e no Rio de Janeiro, tem como objetivo permitir que todos os municípios avancem simultaneamente na campanha de vacinação. Nas últimas semanas, a entrega de quantidades maiores às capitais permitiu que, nessas regiões, os idosos já começassem a ser vacinados. Petrópolis, até o momento, recebeu 9 mil doses de vacinas, o que representa 33% do total necessário para a vacinação do público prioritário previsto na primeira etapa dos trabalhos.

A partir da próxima quarta-feira (10), a Campanha de Vacinação contra a Covid-19 entrará em uma nova etapa na cidade, quando será iniciada a aplicação da segunda dose da vacina da Coronavac ao público prioritário, vacinado na primeira etapa. O calendário desta etapa seguirá a mesma sequência anterior para imunizar os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao coronavírus, idosos acima de 60 anos residentes em instituições de longa permanência e maiores de 18 anos que vivem em residências inclusivas. Ao mesmo tempo, nossas equipes estarão vacinando os trabalhadores da saúde, tanto nas unidades hospitalares como nas instituições de longa permanência, que não foram contemplados na primeira etapa.

Um ponto fixo também será montado no Hospital Municipal Nelson Sá Earp (HMNSE). Uma equipe de enfermagem ficará no hospital para atender trabalhadores das UBS’s e PSF’s que por algum motivo não puderam ser vacinados nas suas unidades de origem. Para serem vacinados no HMNSE, os trabalhadores precisam apresentar documento com foto que comprove o vínculo com a unidade.

A prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), colocou em dia, nesta sexta-feira (05/02), o pagamento dos projetos culturais financiados pelo Fundo Municipal de Cultura referente ao Edital 02/2019 que já foram realizados. O investimento total foi de R$ 150 mil.

Ao todo, 13 projetos foram contemplados, sendo que 11 realizaram as atividades de maneira online e receberam os valores. Outros dois preferiram não realizar, esperando para executá-los quando eventos com público presencial voltarem a acontecer. O pagamento deles ocorrerá após a operação das atividades.

O concurso tem como objetivo descentralizar os recursos e proporcionar que projetos dos mais diversos segmentos sejam realizados.

Vale lembrar que o Fundo Municipal de Cultura foi instituto pelo Sistema Municipal de Cultura, e tem como objetivo principal o financiamento através de editais para a realização de projetos culturais.

A Casa do Trabalhador, instalada em Petrópolis no último dia 14, encerrou o mês de janeiro com saldo positivo. Foram 1.448 atendimentos. No período, foram emitidas 321 carteiras de trabalho, incluindo as CTPS digitais. A novidade, no entanto, é a transferência para o local de núcleo da Fundação Leão XIII e a disponibilização de um espaço para uso de empresários.

A Casa do Trabalhador é um espaço de possibilidades tanto para quem busca uma oportunidade de emprego quanto para o empresário, que conta com o suporte para realização de processos seletivos e qualificação profissional.

Por meio da parceria com a Fundação Leão XIII, no local estão sendo emitidos documentos como carteira de identidade e certidões de casamento e nascimento. Essa parceria é importante para atender as famílias mais carentes. Tem direito as pessoas que recebem até dois salários mínimos. 

No local, os cidadãos obtêm orientações e informações relacionadas ao balcão de empregos e recebem dicas de como se preparar para uma entrevista, por exemplo.

Petrópolis recebeu nesta quinta-feira (4) cinco influenciadores digitais que vieram conhecer alguns dos principais pontos turísticos do município. Em uma parceria entre a Prefeitura, por meio da Turispetro e a iniciativa privada, o passeio começou por volta das 8h30 da manhã e inclui visitas ao Vale do Amor, Casa de Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio Quitandinha e duas cervejarias (Bohemia e Colonus).

Juntos, os cinco influencers - Renata da Silva Vallejo, do Tô na Serra BR; Alana Costa Rodrigues, do Redescubra o Rio; Amanda Tavares Morbeck; e Isaac Mariano e Joyce Meyer, do Descubra Petrópolis – somam, nas redes sociais, quase 315 mil seguidores.

“Ainda não conhecia a cidade e achei o passeio bastante produtivo. Petrópolis é uma cidade rica culturalmente. Antes de vir, fiz uma enquete e percebi que um número expressivo dos meus seguidores tem apenas a Bauernfest como referência, mas a cidade tem muito mais a oferecer”, afirmou Isaac Mariano.

“Com essa parceria estamos divulgando Petrópolis, fortalecendo o turismo e contribuindo para o aquecimento da economia do município. Este é o momento de unir forças para incentivar a chegada de novos visitantes”, disse Caroline Barros, da Jeep Tour, que ofereceu o passeio.


Confira:

Alana
https://www.instagram.com/redescubraorio/


http://www.instagram.com/tonaserrabr/

Amanda Morbeck
https://www.instagram.com/amanda.morbeck/

Isaac Mariano:
https://instagram.com/isaacmarianno?igshid%3qfx0bag1m18m

Livia Regly
https://instagram.com/ruivadefarmacia?igshid=e24ftkbanz8h

Giovanna Regly
https://instagram.com/gioregly?igshid=19mipdvovh41w

A Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), em parceria com a divisão de Petrópolis do moto clube Insanos MC, realiza uma campanha de arrecadação de ração, produtos de higiene e insumos em geral para pets a partir de segunda-feira (8 de fevereiro) até o dia 6 de março. As doações podem ser feitas no Centro de Cultura, Rua Marechal Deodoro, 209, sala 18 (Loja BMG) e na Est. União e Indústria, 9418 (Loja Jardim Imperial). O objetivo da ação em conjunto é ajudar os protetores de animais da cidade. 
A parceria da Cobea com o moto clube Insanos MC é inédita e vai ajudar diversos protetores da cidade. "Todo mês realizamos uma grande ação social, com o objetivo de ajudar o próximo. A nossa ideia, ao lado da Cobea, é ajudar os protetores de animais nessa causa tão nobre", explica Luciano Fiuza, subdiretor da divisão de Petrópolis do moto clube Insanos MC.

Além dessa ação em conjunto, a Cobea vai promover feiras de doação de animais quinzenalmente a partir de fevereiro. O primeiro evento seria realizado neste sábado (06/02), mas em virtude da previsão de chuva, foi adiado para o dia 13 de fevereiro. A ação acontece na Praça Dom Pedro, de 10h às 15h. O objetivo é estimular a posse responsável com a frase, "Não compre, adote".

Para adotar é preciso ser maior de idade, além de ter em mãos o documento de identidade, CPF e um comprovante de residência.

O Governo municipal entregou nesta quinta-feira (4/2) ao presidente da Fecomércio-RJ, Antônio Florêncio de Queiroz Junior, o projeto de reurbanização do entorno do Palácio Sesc Quitandinha. O encontro foi na sede da federação, no Rio. Os técnicos do Sesc, agora, irão analisar a viabilidade técnica e orçamentária do plano apresentado pelo governo municipal.

O projeto foi feito por empresas de Petrópolis e estão previstos nesta remodelagem uma academia ao ar livre, nova iluminação com fiação enterrada, uma pista de caminhada, ciclofaixa, revitalização das calçadas de pedra portuguesa existente no entorno do Palácio Quitandinha, implementação de rampas de acessibilidade nas travessias de pedestre, instalação de piso podotátil nas rampas de acessibilidade, além da remodelação e urbanização de praças.

A prefeitura lembra que a ideia é aproveitar melhor o SESC Quitandinha e toda a área ao redor. O Quitandinha concentra um polo de tecnologia, do Serratec ao LNCC, além do setor hoteleiro e a área gastronômica.
"O presidente da Fecomércio já solicitou que as demandas de Petrópolis sejam analisadas com carinho”, disse o diretor-presidente do Sicomércio, Marcelo Fiorini, também presente ao encontro.

Também estavam presentes na reunião o presidente em exercício da Câmara, Fred Procópio, e o presidente do Sindicato de Bares e Alimentação, Germano Valente.