As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na terça-feira (07/12) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.138 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 95 receberam a primeira dose, 727 receberam a segunda dose e 316 receberam a dose de reforço. Até o momento 239.558 pessoas receberam a primeira dose, 210.313 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 32.987 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a vacina em 62 idosos, sendo 13 com a primeira dose e 49 com a segunda dose da vacina. A dose de reforço foi aplicada em 216 idosos, 25 pessoas maiores de 18 anos, três pacientes com comorbidades e 72 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 48 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidade. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 329 pessoas também receberam a segunda dose. Foram vacinados ainda 380 adolescentes sem comorbidades, sendo 34 com a primeira dose e 346 com a segunda dose.
Equipes aplicaram também a segunda dose em uma pessoa com comorbidade.
Um trabalhador da Saúde e um trabalhador do setor de Transportes também receberam a segunda dose.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Petrópolis fechou o mês de novembro com os índices de criminalidade mais baixos registrados na cidade, desde janeiro deste ano. O dado faz parte do levantamento mensal realizado pelo 26º BPM que mostrou redução em todos os indicadores do Sistema de Metas, utilizado para medir a segurança pública nos municípios do Estado. No caso de roubos de rua houve redução de cerca de 50%.

“Esse é o resultado da união entre os principais órgãos de segurança, como as polícias Civil e Militar, Guarda Civil Municipal, assim como o sistema judiciário e Ministério Público. Com essa integração entre as forças, Petrópolis é quem sai ganhando. Apostamos em índices ainda melhores para este mês de dezembro, pois, temos o privilégio de contar com policiais comprometidos e dedicados com a cidade”, disse o governo interino.

A produção policial também teve destaque no número de prisões e apreensões, alcançando 24 Kg de cocaína, 12 Kg de maconha e 95 presos. Ao todo, foram contabilizadas 104 ocorrências. “Isso se deve ao comprometimento de cada policial militar da unidade, que com seriedade e empenho faz seu trabalho. Temos muito orgulho e satisfação da nossa tropa que é aguerrida e, mais uma vez, conseguiu alcançar o expressivo resultado nos Sistema de Metas, reduzindo todos os indicadores”, disse o coronel André Henrique de Oliveira, comandante do 26º BPM. Segundo ele, em novembro, não foram registrados casos de Roubo de Veículo, Letalidade Violenta, Roubo de Carga ou a estabelecimento comercial.

“Agradecemos, também, o apoio da população que acredita no trabalho, participa e auxilia a polícia com denúncias que nos levam à prisão de marginais e grandes apreensões de drogas”, frisou o comandante do 26º BPM.

Pela primeira vez, desde o início da pandemia – há um ano e nove meses – Petrópolis fechou o dia com apenas um paciente internado em toda a sua rede de saúde, considerando leitos clínicos e de UTI. Dados repassados por hospitais das redes pública e privada à Vigilância Epidemiológica no fim da tarde desta terça-feira (07/12) apontaram que apenas o Hospital Nossa Senhora Aparecida – unidade conveniada ao SUS – tinha uma pessoa hospitalizada nesta terça.
“Felizmente estamos vendo dia após dia os resultados positivos da vacinação. Desde a primeira semana da pandemia a cidade não tinha um número assim”, destaca o governo interino.
“É um dado muito positivo, que nos enche de esperança. Agradecemos a toda equipe que vem trabalhando por este resultado e parabenizamos mais uma vez os petropolitanos, que estão fazendo a sua parte e abraçando a vacinação. Importante lembrarmos, no entanto, que ainda é preciso manter os cuidados: uso de máscara e higienização das mãos”, destaca o secretário de Saúde.

07.12.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta terça-feira (07.12), está em zero em leito clínico e em 1,52% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, o município tem um paciente internado. Este paciente está em leito de UTI na rede pública. Um óbito registrado no dia 1º deste mês foi confirmado e teve os dados inseridos na base de dados da prefeitura nesta terça.
Até agora, foram realizados no município 211.934 testes para Covid-19, com 50.291 resultados positivos e 161.375 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).
A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.562, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbito:

1 – Homem, 69 anos, morador de Nogueira. Internado em 31/10/21 no HST, com óbito registrado no dia 1º/12/21. Paciente com doença hepática crônica.

Moradores do Madame Machado e Independência foram vacinados na última semana

De quarta a sexta-feira equipes estarão aplicando a vacina no Retiro

Ações de busca ativa de vacinação contra a Covid-19 da Secretaria de Saúde em comunidades e áreas de difícil acesso da cidade resultaram em mais de 1.031 doses da vacina contra a covid-19 aplicadas até segunda-feira (06.12). Com o objetivo de levar a vacina contra a covid-19 para famílias em situação de risco social, o trabalho teve início no fim do mês de setembro. Dando sequência a ação, equipes da Secretaria de Saúde estarão na UBS do Retiro de quarta (08) a sexta-feira (10), para a aplicação da vacina sem a necessidade de cadastro. Outra ação será destinada a Quilombolas e moradores da região do Quilombo, no Boa Esperança (Itaipava), nesta quinta-feira (09).

“São ações planejadas por equipes da Secretaria de Saúde para que possamos garantir que todos os petropolitanos tenham acesso à vacina. Petrópolis tem números muito positivos na vacinação contra a covid-19. Temos 81,06% da população acima de 12 anos com esquema vacinal completo, mas a busca ativa é fundamental para encontrarmos pessoas que, por alguma razão, ainda não tomaram a vacina. Continuamos pedindo para as pessoas que ainda não tomaram alguma dose da vacina compareçam aos pontos de vacinação”, ressalta o governo interino.

Na última sexta-feira, 81 moradores da região do Madame Machado receberam a vacina. Na segunda-feira (06), a ação foi levada ao Independência, onde 73 pessoas receberam a vacina contra a covid-19. Importante lembrar que nestes casos o trabalho é voltado exclusivamente para moradores que já são cadastrados e atendidos pelas equipes de estratégia de Saúde da Família, que são avisados com antecedência sobre o dia de vacinação na sua área.

“Além das ações realizadas por equipes das unidades de saúde e equipes volantes percorrendo localidades de difícil acesso para alcançarmos pessoas que muitas vezes encontram dificuldade para chegar a ou ponto de vacinação, estamos levando a vacina contra a covid-19 para as ações de saúde realizadas nos terminais rodoviários, o que permite que as pessoas possam tomar a vacina na volta do trabalho, pois nestes casos a vacinação ocorre até as 20h”, explica o secretário de Saúde, que destaca o cenário epidemiológico atual na cidade.

“Temos hoje uma situação mais estável em relação à covid-19, tanto em relação à demanda por atendimentos, quanto nas internações, que se mantém em níveis baixos. A vacinação está avançando em diferentes frentes. Seguimos com a imunização de adolescentes, com a aplicação de doses de reforço, mas a pandemia ainda não acabou”, explica o secretário de Saúde.

Equipes de Secretaria de Saúde já percorreram as localidades: Bairro da Glória, Pedro do Rio, Araras, Mangalarga, Osvaldo Cruz e Atílio Marotti em outubro, e Duques, Meio da Serra, Duarte da Silveira, Ambulatório Escola, e nos terminais rodoviários do Centro, Bingen, Corrêas e Itaipava em novembro.

Petrópolis tem nesta terça-feira (07), 239.463 pessoas que receberam a primeira dose, 209.586 que receberam a segunda dose, 6.805 com a dose única e 32.671 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde que receberam a dose de reforço do imunizante.

Equipes também fazem a busca ativa para atualizar demais vacinas

Em paralelo, a Secretaria de Saúde está realizando a busca ativa para atualização do cartão de vacina de moradores de comunidades. Do dia 29/11 a 3/12, foram aplicadas 203 doses de rotina em crianças, adolescentes, adultos e idosos, e 93 para a Influenza no Madame Machado. Desde o dia 3 até 10/12, está sendo realizada a vacinação de rotina na região do Carangola.

A Secretaria de Saúde inicia nesta quarta-feira (08/12) a aplicação da segunda dose da vacina Pfizer/BioNTec para pessoas que receberam a primeira dose do imunizante até o dia 16 de novembro. A redução do intervalo - de oito semanas para 21 dias - segue a orientação do Ministério da Saúde. Até segunda-feira (06), 81,06% do público maior de 12 anos já apresentava o esquema vacinal completo com as duas doses ou dose única da vacina. Nessa mesma faixa etária, 92.25% da população havia recebido pelo menos uma dose do imunizante.

“Estamos com uma taxa de cobertura boa e essa redução no intervalo das aplicações vem somar para que tenhamos cada vez mais pessoas imunizadas. Mais uma vez convocamos todos a vacinação. Os resultados da campanha são incontestáveis se analisarmos os números de internações e óbitos comparados ao avanço da vacinação na cidade”, destaca o governo interino.

No município 239.463 pessoas receberam a primeira dose, 6.805 receberam a dose única e 209.586 completaram o esquema de vacinação. Equipes da Divisão de Imunização aplicaram até o momento, 32.671 doses de reforço.

A Secretaria de Saúde lembra que, para receber a segunda dose, não é necessário agendamento. Basta retornar ao ponto onde foi feita a primeira aplicação e apresentar o cartão de vacinação. O documento é fundamental para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe. A pessoa também precisa portar CPF e documento de identidade com foto.

“A redução de internações e óbitos que vemos hoje, com a cidade voltando aos patamares registrados nas primeiras semanas da pandemia, é resultado da vacinação. A orientação neste momento é para que a pessoa verifique no seu cartão a data em que recebeu a primeira dose e retorne para concluir o esquema de vacinal quando chegar o momento. A orientação também vale para quem por algum motivo perdeu a data de retorno. Nestes casos, a pessoa deve procurar o posto o quanto antes.”, explica o secretário de Saúde.

Ao passo que a imunização avança, Petrópolis segue consolidando o cenário de queda nos números de internações e mortes. Dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde apontam que - com oito mortes registradas - novembro foi o mês com menor número de óbitos por covid-19 confirmados na cidade desde o início da pandemia, em março do ano passado, quando foram confirmadas as duas primeiras mortes pela doença.

Campanha de Adoção vai acontecer após o encerramento da Cãominhada de Natal

Em comemoração ao Dezembro Verde, mês de combate ao abandono de animais, a Dog’s Heaven, em parceria com os lojistas da Rua 16 de Março (Rua 16) e apoio da Prefeitura, por meio da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional – CEAI e a Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), vai realizar a 3ª edição da Cãominhada de Natal neste domingo (12). A iniciativa tem início marcado para às 10h, mas com concentração a partir das 9h30, na Praça Dom Pedro II. Os interessados em participar devem levar os seus pets caracterizados com roupas natalinas. Camisas comemorativas serão distribuídas gratuitamente pelos organizadores.

“Iniciaremos na Rua 16 de Março, fazendo o trajeto de ida e volta. Teremos uma agente comunitária, acompanhada de um cão guia, liderando a caminhada. Ao final, retornaremos à Praça Dom Pedro II para dar início à mais uma edição da Campanha de Adoção de Animais”, frisa a coordenadora de Bem-estar Animal.

O empresário João Marcos Carreiro, proprietário do Grupo Terê Frutas, é um dos apoiadores da causa e foi o responsável pelo pagamento das camisas que serão usadas na ação. “Essa é uma causa muito importante, pois, mais do que nossos amigos, os animais também são criaturas feitas por Deus e merecem ser bem tratadas”, disse.

A Cãominhada de Natal possui três objetivos principais: confraternização natalina entre os amantes da causa animal no município, o protesto contra o abandono de animais e arrecadação de ração para manutenção dos cães financiados pela Dog's Heaven.

“Estamos convidando todos os protetores independentes, ong’s, tutores e pessoas envolvidas com a causa. É importante a união dos amantes de cães para que possamos ajudar e crescer cada vez mais a nossa atuação na cidade”, afirma Márcia Coelho Netto, uma das voluntárias da Dog's Heaven.

A lojista Alvanei Abi Daud, proprietária da loja Mr. Hugo, e umas das líderes da Rua16, relembrou toda a trajetória de criação da Cãominhada junto à Dog’s Heaven. “Estávamos nervosos com a realização da primeira edição. No final, foi tudo mágico e emocionante. Os cães estavam lindos e, ainda, arrecadamos inúmeras coisas para os animais. Agora, já virou tradição. Estamos no terceiro ano e com muita felicidade”, destacou.

Cobea vai promover a 15 ª Campanha de Adoção de Animais

Após o término da Cãominhada de Natal, a Coordenadoria de Bem-estar Animal vai estar promovendo, até às 15h, a 15ª edição da Campanha de Adoção de Animais, na Praça Dom Pedro II. Os pets disponíveis para acolhimento serão levados pelas instituições Dog’s Heaven, Irmão Animal, Projeto Cão Sem Dono, GAPA Itaipava e Cão Amor. Os interessados em ganhar um novo amigo precisam apresentar carteira de identidade, CPF, comprovante de residência fixa, ser maior de 18 anos, além de atender os pré-requisitos exigidos pela Cobea para garantir que os animais estarão seguros de seus direitos básicos.

“É muito importante estarmos em união com os protetores independentes da cidade. Este fim de semana, teremos mais dois eventos em parceria. Só temos que agradecer a todos eles pelo contínuo apoio”, avalia a coordenadora da Cobea.

Uma equipe da Vigilância Ambiental vai participar dos dois eventos, na Praça Dom Pedro II, para a realização de uma etapa extra da vacinação antirrábica. Também serão feitos cadastramento de pessoas que possuem mais de 15 animais em sua residência para receberem as doses dos cães e gatos em casa.

As empresas Kifera, Rospauth, Escola de Tosa Cíntia Lima, Dalpet e Vetnil vão estar apoiando os dois eventos e sortearão brindes aos participantes. Vale destacar que, em caso de chuvas, as iniciativas ganharão uma nova data. Em caso de dúvidas, a Coordenadoria disponibiliza o e-mail, Whatsapp e telefone para atendimento da população.
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ; telefone: (24) 2291-1505; whatsapp (24) 98839-7243.

O "IMC nas Redes – Conversas Culturais" de amanhã (08) vai destacar o Dia Nacional da Astronomia - comemorado no dia 2 de dezembro. O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Amanda Tosi, Maria Elizabeth Zucolotto e Diana Andrade. Elas formam "As Meteoríticas", um grupo de mulheres cientistas da UFRJ que caçam meteoritos pelo mundo. A mediadora da roda de conversa on-line será a gerente do Centro de Cultura.

Após caçarem meteoritos pelo planeta, elas analisam estas rochas em seus laboratórios em busca de informações preciosas sobre a formação do sistema planetário que estão contidas apenas nestes viajantes espaciais. Além disso, elas trabalham na divulgação científica e são incentivadoras de meninas e mulheres na ciência através de palestras, blogs e redes sociais. Elas trabalham em conjunto com o meteorito Santa Luzia, que é o segundo maior do Brasil.

"Nunca em nossas lives falamos sobre os astros e nada é mais presente em nossas vidas como nossa curiosidade sobre o céu, a lua, o sol, as estrelas. Muita honra receber três astrônomas em nosso IMC nas Redes", disse a gerente.

Concertos clássicos também são destaque na programação da festa

A programação do Natal Imperial 2021 desta semana conta com uma série de atrações por toda a cidade. Nesta quarta (8), na escadaria do Hospital Santa Teresa, acontece a apresentação do Coro de Câmara dos Canarinhos de Petrópolis às 18h. Na quinta (9), também no mesmo local e horário, será a vez do Coral das Meninas dos Canarinhos de Petrópolis. Outro destaque é a presença de Toni Garrido no Parque Municipal, em Itaipava, no sábado (11), às 21h. A Tribo de Gonzaga se apresenta na Praça Visconde de Mauá, às 18h, na sexta (10). Toda a programação é gratuita.

"Contamos com uma programação extensa, bastante variada, que vai atender a todos os públicos. A programação foi construída por todos os nossos parceiros, com a realização da Dellarte, o apoio do Sesc, da iniciativa privada e do poder público. Essa união de esforços está proporcionando um Natal Imperial marcante para todos, que só foi possível pelo avanço da vacinação", destacou o governo interino.

Ainda na sexta (10), acontece o show “Azul” de Daniel Pellegrini, às 19h, na Casa do Papai Noel, que funciona no prédio anexo da prefeitura. O espetáculo “Natal Pelo Mundo” dos Canarinhos de Petrópolis será na escadaria da Câmara Municipal às 20h. No Centro Cultural de Pedro do Rio, tem show de Natal com a banda Sambalanço. Segundo o presidente do Instituto Municipal de Cultura (IMC), “É função do poder público e da Dellarte contribuir para a democratização e descentralização da cultura, além do apoio aos talentos da nova geração. O Natal Imperial 2021 tem esse objetivo”, destacou.

O Natal Imperial conta ainda com uma programação enriquecida por uma série de concertos de música clássica que ocorrem no Cineteatro do Museu Imperial, local tradicional dos concertos mensais que a Sociedade Artística Villa-Lobos realiza há mais de 50 anos em Petrópolis. Os concertos são apresentados todas as sextas e sábados, às 18h30m, com entrada franca. As senhas são retiradas 1 hora antes.

A programação de música clássica foi organizada pelo Instituto Dell’Arte e visou dar um panorama de vários estilos de música, incluindo obras do período medieval aos compositores contemporâneos, assim como incluiu conjuntos que não são usuais, como voz e acordeão, com Camila Marliere e Tibor Fittel, que se apresentam nesta sexta, com um repertório de árias de ópera e canções brasileiras.

“Após um ano e meio de ausência, os concertos de música clássica voltam a acontecer em Petrópolis, dentro da programação do Natal Imperial no Cineteatro do Museu Imperial. Eles vão esquentar o público tradicional de frequentadores da Sociedade Artística Villa-Lobos (SAV), preparando a volta de sua série de concertos que devem acontecer a partir de abril do próximo ano”, declarou Myrian Dauelsberg, Presidente do Instituto Dell’Arte.

A festa, que começou no dia 2 de dezembro e vai até 9 de janeiro, conta com mais de 400 horas de atividades. São mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo o Centro e os distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 apresentações de corais e, ainda, concertos e recitais no Museu Imperial. Juntos, o Natal Imperial e Natal Sesc RJ vão gerar mais de mil empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

A programação completa do Natal Imperial está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br). Mais informações no Disque Turismo de Petrópolis: 0800 024 1516 e WhatsApp (24) 2237-3321. De segunda a sábado e feriados, das 9h às 17h, e aos domingos, das 9h às 14h.