Vacinação é disponibilizada em 15 salas de vacina no município

A Prefeitura de Petrópolis prorrogou a Campanha de Multivacinação no município de Petrópolis até o dia 30 de novembro. Crianças e adolescentes com até 15 anos, que estiverem com vacinas atrasadas, podem comparecer em algum dos 15 pontos de vacinação da cidade. As unidades estão de portas abertas de segunda a sexta-feira, nos cinco distritos de Petrópolis. A Campanha Nacional de Multivacinação tem o objetivo de proteger crianças e adolescentes contra sarampo, poliomielite, caxumba, catapora, meningite, entre outras doenças.

O governo municipal destaca a importância da vacinação. “A Secretaria de Saúde está disponibilizando as vacinas em pontos nos cinco distritos da cidade com o objetivo de facilitar o acesso da população à vacinação. É fundamental que os pais e responsáveis tenham esta consciência sobre a importância da vacinação para prevenir as doenças e levem as crianças e adolescentes para receberem a imunização”, declarou.

A prorrogação da Campanha de Multivacinação segue orientação do Ministério da Saúde. A Prefeitura de Petrópolis realizou no dia 23 de outubro o Dia D da Campanha na cidade. Ao todo 1.138 vacinas foram aplicadas ao longo do dia. O secretário de Saúde ressalta que a atualização da caderneta de vacinação pode ser feita de forma simultânea com a vacina da Covid-19;

“As vacinas podem ser aplicadas de forma simultânea à vacinação contra a covid-19, sem a necessidade de intervalo, o que permite, por exemplo, que adolescentes que estão sendo vacinados contra a covid-19 neste momento possam receber os demais imunizantes. São 17 tipos de vacinas que estão disponíveis nos pontos de vacinação. Reiteramos a necessidade da imunização completa das crianças e adolescentes”, declarou o secretário.

A campanha de Multivacinação está sendo realizada em 15 salas de vacinas em Petrópolis:

1 - PSF da Posse
2 - UBS de Pedro do Rio
3 - Ambulatório Escola
4 - Centro de Saúde do Itamarati
5 - Centro de Saúde Coletiva do Centro
6 - Hospital Alcides Carneiro
7 - UBS Itaipava
8 - UBS Morin
9 - PSF Alto da Serra
10 - UBS Alto Independência
11 - UBS Quitandinha
12 - UBS Mosela
13 - UBS Retiro
14 - UBS Araras
15 - PSF São Sebastião

Segunda dose antecipada para este grupo estará disponível a partir de segunda (08/11)

Pessoas que receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 do laboratório Pfizer/BioNTech até o dia 20 de setembro podem receber a segunda dose do imunizante a partir desta segunda-feira (08/11). A redução no intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose da vacina - de 12 para oito semanas - segue recomendação do Ministério da Saúde, que anunciou a medida no fim do mês de setembro.

“Para vencermos a pandemia, precisamos alcançar o maior número possível de petropolitanos vacinados. Temos hoje mais de 91% da população maior de 12 anos vacinada com pelo menos uma dose e 68% de grupo que concluíram o esquema de vacinação com a segunda dose ou dose única do imunizante. A antecipação da segunda dose da Pfizer é um passo importante para que possamos consolidar os bons resultados da vacinação que temos hoje”, destaca o governo interino.

No mês passado a prefeitura anunciou a antecipação da segunda dose para pessoas que receberam a primeira dose do imunizante da Pfizer até 30 de agosto. “A antecipação está sendo feita de forma escalonada para que a vacinação siga de forma organizada e respeitando o prazo de oito semanas, necessário entre a aplicação das doses, conforme orienta o Ministério da Saúde. Na segunda-feira, as pessoas que foram vacinadas até o dia 20 de setembro completam as oito semanas necessárias para o intervalo. Nos próximos dias anunciaremos as demais datas de antecipação”, pontua secretário de Saúde.

Após a orientação do Ministério da Saúde, a Secretaria de Saúde passou a antecipar o prazo, estabelecendo as oito semanas para as pessoas vacinadas a partir do dia 1º de outubro.

“As pessoas vacinadas a partir do dia primeiro de outubro já tiveram o intervalo reduzido, mas foi preciso organizarmos a antecipação para a aplicação daqueles que já tinham o agendamento no cartão de vacina para 12 semanas, pois estes também podem antecipar este prazo”, destaca o secretário, lembrando que, para atender estas pessoas, foi preciso um planejamento. “A Divisão de Imunização fez o planejamento considerando a chegada de novos lotes, o que nos permitiu ter em estoque vacinas em quantidade suficiente e também para que a equipe da Divisão de Imunização fizesse o levantamento dos prazos, convocando as pessoas para anteciparem a vacina na data certa”, explica.

A orientação é para que as pessoas vacinadas com a Pfizer verifiquem no cartão de vacinação o dia em que receberam a primeira dose e acompanhem as informações divulgadas pela Secretaria de Saúde para verificarem a data para receber a segunda dose. A segunda dose é aplicada no mesmo local em que a pessoa recebeu a primeira e não é necessário agendamento.

No momento da vacinação, a pessoa deve apresentar o cartão de vacinação, para que os dados referentes a primeira dose sejam conferidos pela equipe, CPF e documento de identidade com foto.

O Procon Petrópolis realizou mais uma visita fiscalizatória, nessa sexta-feira (05/11), à escola com cursos profissionalizantes, no Centro da cidade, que, segundo denúncias de alunos, fechou sem aviso prévio. Na ocasião, encontrou na sede da unidade funcionária que garantiu a entrega dos históricos escolares aos alunos e alguns certificados de conclusão, na próxima segunda-feira (08/11). Para amenizar o prejuízo dos estudantes da escola técnica, o Procon tentará intermediar a possibilidade de migração dos alunos para outros cursos existentes na cidade.

“Nosso objetivo é conversar com a proprietária do curso e tentar chegar a uma solução que pelo menos minimize o prejuízo de ordem material, profissional e moral dos alunos, já que eles investiram dinheiro, tempo e confiança nas aulas ofertadas pela escola”, disse o coordenador do Procon Petrópolis, acrescentando que uma ideia é aproveitar o histórico escolar dos estudantes e encaminhá-los para outros cursos.

“Diante de pesquisas realizadas conseguimos identificar duas outras escolas técnicas que oferecem cursos semelhantes e a ideia é que as matérias já cursadas possam ser aproveitadas para que o prejuízo seja o menor possível. Vamos apresentar essa solução e, através do diálogo, tentar ajudar”, confirmou o coordenador.

Entenda:

Após o recebimento de diversas denúncias sobre o fechamento, sem aviso prévio, o Procon realizou na última quinta-feira (04/11) uma visita à sede de uma escola que oferta cursos profissionalizantes, no Centro da cidade. No local, a equipe encontrou o prédio fechado e sem nenhum tipo de comunicação visual explicando o fato. Como forma de alerta, o Procon solicitou que os estudantes da unidade procurassem o órgão para confeccionar uma reclamação formal, que poderá ser encaminhada ao judiciário, caso a escola não emita os certificados para os estudantes e o histórico de matérias já cursadas.

Cabe informar que, consumidores que quiserem denunciar o fechamento de cursos temporariamente sem aviso prévio, ou, ainda, de forma definitiva e também outras irregularidades podem agendar uma reunião presencial no Procon para relatar o caso ou tirar dúvidas. O contato também pode ser feito através dos números: 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O Procon funciona na Rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33, no Centro Histórico.

Petrópolis, cidade serrana a 65 quilômetros do Rio de Janeiro, vai sediar, no dia 25 de novembro, a primeira edição do Petrópolis TechSummit 2021 - “Tecnologia para os novos desafios da sociedade”. O evento, que vai reunir nomes de grande expressão no cenário nacional e internacional do setor de tecnologia e inovação, é realizado pela Prefeitura de Petrópolis e pelo Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana. O objetivo do Petrópolis Tech Summit 2021 é difundir ideias, compartilhar soluções e provocar reflexões sobre como a tecnologia vem contribuindo e como pode ser estruturante nos desafios da nossa sociedade. O evento será realizado em formato híbrido, sendo transmitido direto do Serratec, pelo canal do Youtube do parque tecnológico ( https://bit.ly/SerratecOficial), das 9h às 17h.

Na programação, estão confirmados o presidente da IBM América Latina, Antônio Martins; o vice-presidente executivo de operações da EMBRAER, Luís Carlos Marinho; o gerente de operações da Amazon, Marcelo Amaral; o chefe do Centro Tecnológico do Exército, General Brigadeiro Armando Ferreira; o coordenador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Paulo Giarola; o diretor do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), Fábio Borges; a gerente regional de serviços tecnológicos da FIRJAN, Carla Giordano; e o presidente do Serratec, Guilherme Alves.

“Hoje Petrópolis tem posição de destaque no segmento de tecnologia. Nas últimas duas décadas, atraiu importantes investimentos nesta área e vem formando pessoas altamente qualificadas. É um setor com enorme potencial de crescimento não apenas em Petrópolis, mas em toda a Região Serrana. Já sediamos um importante e organizado arranjo produtivo, com o Laboratório Nacional de Computação Científica, a Faeterj e o Serratec, que tem ambiente para startups, incubadoras e outros novos negócios. Temos universidades de ponta e grandes empresas do setor”, lembrou o governo interino, acrescentando que a nova Lei de Incentivos Fiscais da cidade estimula a chegada de novos negócios e o crescimento dos já existentes.

“O Petrópolis TechSummit 2021 vai debater o avanço do uso de soluções tecnológicas efetivas, que podem e deverão ser transferidas para a esfera pública. Os participantes terão a oportunidade de interagir com os palestrantes ao longo do dia de programação, bem como a exposição de novidades em relação aos avanços do setor no mercado nacional e internacional. Será um dia de troca de conhecimento técnico e gabaritado”, frisa.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, a construção do evento é a afirmação de Petrópolis como uma cidade que possui uma forte vocação tecnológica e que vai oferecer ainda mais empregos qualificados.

“É um momento de afirmação e realização de Petrópolis como um campo tecnológico expressivo. O evento será único e certamente marca o início de um novo ciclo na cidade. Reunimos um conjunto de palestrantes de expressão nacional e mundial. A inovação tecnológica é justamente isso, fruto da diversidade de competências múltiplas e complementares”, atesta.

Para o empresário e presidente do Serratec, “é imprescindível nos reunirmos, integrando fundadores e CEOs de empresas de tecnologia, startups e aceleradoras, formuladores de políticas públicas, agências de fomento e instituições acadêmicas para refletirmos coletivamente, gerarmos ideias, compartilharmos soluções e fazermos novas perguntas sobre como a tecnologia pode contribuir para os novos desafios da sociedade. Esse é nosso papel como parque tecnológico que somos, trabalhamos para desenvolver pessoas e gerar impacto social, desenvolver o arranjo produtivo de TI da nossa região, promover convergência e impulsionar a inovação, apoiando o desenvolvimento sustentável de nossos territórios,”, destaca o empresário, ressaltando que o objetivo é que o encontro seja incorporado no calendário anual de eventos do Serratec e da cidade.

Para participar do Petrópolis TechSummit 2021 basta se inscrever no link: https://bit.ly/petropolists2021

Adicione também o evento a sua agenda (Google): https://bit.ly/PetrópolisTechSummit2021

Siga também as redes sociais do evento: Instagram e Linkdin: @petropolistechsummit

Previsão de 250 atendimentos

Para dar celeridade no atendimento das famílias nos CRAS Centro e CRAS Itaipava, a Secretaria de Assistência Social realizará o segundo mutirão nesses equipamentos nesse sábado (06/11), das 9h às 17h. A previsão é de que sejam realizados 250 atendimentos, já previamente agendados pela equipe da Assistência Social. Vale destacar que nos Centros de Referência de Assistência Social são executados serviços de proteção social básica, além da organização e coordenação da rede de serviços sócio-assistenciais locais.

O mutirão diminui a demanda reprimida de atendimentos, principalmente no que diz respeito aos dados do CadÚnico - entre os programas que podem ser acessados com o CadÚnico em dia estão o Bolsa Família, o Benefício de Prestação Continuada (BPC), o SuperaRJ e a tarifa social de energia elétrica.

“No primeiro mutirão, realizado em outubro, 171 pessoas foram atendidas e tiveram sua situação regularizada no CadÚnico. Essa é uma iniciativa importante que garante rapidez no suporte a essas famílias que precisam do acesso a programas governamentais de auxílio”, explicou o governo interino.

O secretário de Assistência Social explica que os mutirões estão sendo realizados para agilizar os atendimentos e evitar espera em função da demanda. Sem os mutirões, estaríamos agendando para janeiro. Não queremos esta espera, especialmente num momento como o que vivemos", frisou.

“Com o mutirão conseguimos adiantar esses atendimentos, as pessoas não estão precisando esperar, o que é extremamente importante para o público que é atendido nos CRAS. São petropolitanos que precisam desse cuidado; A atualização de dados ou a inserção em programas específicos garante o auxílio necessário para as pessoas em vulnerabilidade social. Estamos aqui para apoiar quem mais precisa e vamos fazer da melhor forma possível”, garantiu o secretário de Assistência Social.

O CRAS Centro fica na Avenida Dom Pedro I, nº 340. O CRAS Itaipava fica no Centro da cidadania - Estr. União e Indústria, nº 11860.

A Escola Municipalizada Santa Terezinha, na Vila Rica Rica, em Pedro do Rio, participa neste sábado (6) do I Colóquio Brasileiro de Aprendizagem Solidária. O evento tem o objetivo de reunir a comunidade educacional e sociedade civil para compartilhar experiências e conhecimentos que possam auxiliar na construção de projetos educacionais.

A escola, única unidade do Estado do Rio de Janeiro a participar do evento, vai apresentar o projeto “Nós cuidamos da Vila com o Vila Recicla”. A iniciativa ficou em 1º lugar na categoria 3 do 1º Prêmio Aprendizagem Solidária - Experiências que transformam – em premiação que aconteceu em 2020.

“Essa iniciativa da escola serve de exemplo. Quero parabenizar aos professores e alunos que idealizaram e colocaram em prática esse projeto”, disse o governo interino.

O projeto “Escolas Solidárias” acontece em alguns países como Argentina, Peru, Chile e no Brasil, atualmente, está em quatro escolas: três em São Paulo e uma no Rio de Janeiro, na Escola Municipalizada Santa Terezinha. Todas estarão apresentando seus projetos no evento.

O I Colóquio Brasileiro de Aprendizagem Solidária acontece de forma online e é promovido pelo Instituto Singularidades em parceria com a Rede de Aprendizagem e Inovação Solidária (Rais). Quem quiser assistir ao evento pode se inscrever por meio do link: https://forms.gle/KetdPM6vDo4nNeaGA.

O evento tem início às 9h e partir das 10h tem início a apresentação dos projetos premiados em 2020. O trabalho da Escola Municipalizada Santa Terezinha será a segunda a se apresentar.

Em parceria com a RAIS (Rede de Aprendizagem e Inovação Solidária), realizamos o I Colóquio Brasileiro de Aprendizagem Solidária, que tem o objetivo de reunir a comunidade educacional e do terceiro setor para compartilhar experiências e conhecimentos que possam auxiliar na construção de significados educacionais, tornando os processos pedagógicos mais ativos e colaborativos.

O Procon Petrópolis autuou, nessa sexta-feira (05/11), uma agência do Itaú pela demora no atendimento e por não fornecer senha para os clientes que estavam do lado de fora do estabelecimento, o que configura omissão na informação do tempo que o consumidor ficou esperando. A notificação ocorreu durante ação de fiscalização do órgão em instituições bancárias de Corrêas e Itaipava.

A autuação representa o início do processo administrativo que pode levar a multa. “Eles têm dez dias para justificar a demora no atendimento e, sobretudo, a ausência de distribuição de senhas do lado de fora da agência. Infelizmente já percebemos que esta é uma política já definida pelos bancos. Ao agir dessa forma, retiram do cliente o único meio que eles possuem para fazer valer os seus direitos. Encontramos, também, clientes idosos esperando atendimento desde as 8h30 da manhã nessa agência”, informou o coordenador do Procon.

Vale salientar que a demora pode incorrer em outras punições. “Estamos incluindo agora, além dos artigos das leis municipais e estaduais que estabelecem limite de tempo máximo para atendimento bancário, um artigo do Código de Defesa do Consumidor que prevê, inclusive, sanções penais ao fornecedor que induz o consumidor em erro. Isso porque, ao receber a senha somente quando ingressa no interior da agência, o consumidor só pode computar o pequeno período de espera, o que falseia a realidade dos fatos, já que, o tempo em que permaneceu na fila do lado de fora, muitas vezes, ultrapassa duas horas e trinta minutos”, esclarece o coordenador.

Além do Itaú, a equipe do Procon também visitou agências do Santander, Caixa Econômica Bradesco e Banco do Brasil, onde não foram constatadas intercorrências nos atendimentos.

Consumidores que quiserem denunciar demora no atendimento de instituições bancárias também outras irregularidades podem agendar uma reunião presencial no Procon para relatar o caso ou tirar dúvidas. O contato também pode ser feito através dos números: 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O Procon funciona na Rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33, no Centro Histórico.

Evento realizado no Copacabana Palace teve por objetivo conectar noivas aos fornecedores mais renomados do setor

A Prefeitura de Petrópolis esteve oficialmente representada no IC Week, evento realizado pela Revista Inesquecível Casamento, que aconteceu nesta quarta e quinta-feira (3 e 4/11) no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro. A convite da Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), o secretário da Turispetro representou o município no dia inaugural, que teve também a presença do presidente da AssociEventos e do gerente administrativo do Petrópolis Convention & Visitors Bureau.

No IC Week, que já tem mais de 40 edições realizadas com enorme sucesso, além de exposições, acontecem mesas redondas, desfiles, palestras e talk shows, sempre com os melhores profissionais nacionais e internacionais. Lá as noivas se inspiram e conhecem as melhores tendências para o casamento, os profissionais lançam produtos e serviços novos e se relacionam com o mercado.

O governo interino destaca a importância da cidade como destino para o mercado de casamentos. "Há alguns anos que Petrópolis vem conquistando os noivos, como uma ótima opção para um destination wedding de fácil acesso. A qualidade e o profissionalismo dos nossos profissionais, além dos incomparáveis locais que temos a oferecer, fazem essa diferença. Importante participar de um evento deste porte nesse momento de retomada", disse.

"Todo esse potencial que temos a oferecer vem sendo amplamente divulgado nas feiras em que o município e toda a sua cadeia produtiva está sendo representada, como aconteceu recentemente na ação O Rio Continua Lindo. E perto!, que apresentou um pouco dos atrativos turísticos para vários destinos emissores de turismo para a nossa cidade", lembra o secretário de Turismo.

O subsecretário de Grandes Eventos do Estado destacou a presença de Petrópolis no evento. "São eventos como este que divulgam os destinos e fazem movimentar a cadeia produtiva de todo o estado, inclusive no interior. Petrópolis tem uma excelente infraestrutura de atendimento e a participação na IC Week foi importante para divulgar o trabalhos dos atrativos e profissionais da cidade", disse.

Vários profissionais de Petrópolis participaram do evento como expositores. Entre estes, a estilista Roberta Calazans, que mantém um ateliê no centro. Segundo ela, a participação no IC Week pode representar um divisor de águas para muitos profissionais do setor. "Mostrar o que Petrópolis tem a oferecer em eventos desse porte é fundamental. Tenho muitas clientes do Rio, que sobem a Serra em busca do meu ateliê. Isso é importante pois assim estou levando o nome de Petrópolis para onde minhas peças forem", destacou.

Também estiveram presentes a diretora admnistrativa da Turispetro, Marília Mills e a diretora da AssociEventos, Rosana Cândido. A proposta é levar o nome da cidade como um dos principais "Destination Wedding" no Estado, neste que é o mais elegante evento voltado a noivas de cunho nacional. O evento tem programação online até o dia 13 de novembro, que pode ser acompanhada pelo site www.icweekonline.com.br

Após o recebimento de diversas denúncias sobre o fechamento, sem aviso prévio, o Procon realizou nessa quinta-feira (04/11) uma visita à sede de uma escola que oferta cursos profissionalizantes, no Centro da cidade. No local, a equipe encontrou o prédio fechado e sem nenhum tipo de comunicação visual explicando o fato. Como forma de alerta, o Procon solicita que os estudantes da unidade procurem o órgão para confeccionar uma reclamação formal, que pode ser encaminhada ao judiciário.

“Estamos recebendo desde quarta-feira alunos dos cursos oferecidos pela instituição reclamando que encontraram a escola de portas fechadas. A empresa foi contatada pelo Procon, mas, não retornou informando o motivo do fechamento. Fizemos uma visita e constatamos o imóvel fechado e alguns móveis do lado de fora da casa. Procuramos pelos responsáveis do curso, objetivando uma solução que, ao menos, amenize os danos causados”, explicou o coordenador do Procon Petrópolis.

Ainda de acordo com o Procon, a escola técnica oferece cursos profissionalizantes em diversas áreas e, por isso, tem alunos que buscam especialização para encontrar uma melhor colocação no mercado do trabalho.

“É uma situação lamentável. Dezenas de jovens e adultos depositaram suas esperanças na empresa, buscando melhores condições no mercado e agora se encontram desamparados. Não sabem se o fechamento é temporário ou definitivo. Não têm qualquer orientação”, disse o coordenador, esclarecendo que as instituições de ensino devem comunicar os alunos sobre fechamento temporário ou de forma definitiva com antecedência. Ele ainda alerta para os cuidados que os consumidores devem ter quando procuram esse tipo de serviço.

“Cabe alertar o cidadão para o aumento do número de cursos dessa natureza, sobretudo, nessa época em que todos buscam um emprego. Antes de se matricular em qualquer instituição, pesquise, busque o Procon para se informar sobre a procedência das empresas e sua regularidade”, finalizou.

Consumidores que quiserem denunciar o fechamento de cursos temporariamente sem aviso prévio, ou, ainda, de forma definitiva e também outras irregularidades podem agendar uma reunião presencial no Procon para relatar o caso ou tirar dúvidas. O contato também pode ser feito através dos números: 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476. O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O Procon funciona na Rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33, no Centro Histórico.

Segunda, 08 Novembro 2021 13:00

Boletim vacinação – 04/11/2021 (quinta)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na quinta-feira (04/11) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.363 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 159 receberam a primeira dose, 1.242 receberam a segunda dose e 962 receberam a dose de reforço.

Até o momento 237.070 pessoas receberam a primeira dose, 175.044 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 20.763 idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização três dosos foram vacinados, sendo um com a primeira dose e dois com a segunda. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 867 idosos, nove pacientes imunossuprimidos e 86 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em  96 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 1.197 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 70 adolescentes sem comorbidades, sendo 60 com a primeira dose e 10 com a segunda. Uma pessoa com comorbidade também  recebeu a segunda dose do imunizante.

Equipes aplicaram a vacina em 14 gestantes, sendo uma com a primeira dose e 14 com a segunda. Também  foram vacinadas seis puérperas, sendo uma com a primeira dose e cinco com a segunda.

A segunda dose da vacina também foi aplicada em um profissional de Educação, 12 trabalhadores da Saúde, e um trabalhador do setor de Transportes.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428

Segunda, 08 Novembro 2021 12:58

Boletim Epidemiológico – 04/11/21 (Quinta)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta quinta-feira (04/11), está em 10% em leito clínico e 6,06 em leitos de UTI. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são 10 pacientes internados, sendo seis em UTIs e quatro em leitos clínicos. Dois óbitos foram confirmados e inseridos na base de dados do município nesta quinta-feira.

Até agora, foram realizados no município 205.536 testes para Covid-19, com 49.719 resultados positivos e 155.714 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.553, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos:

Homem, 80 anos, morador no São Sebastião. Internado em 05.10.2021 no SMH. Óbito em 06.10.2021 no SMH. Paciente com doença cardiovascular crônica.

Mulher, 25 anos, moradora no Quissamã. Internada em 16.10.2021 no HAC. Óbito registrado em 01.11.2021 no HAC. Paciente com obesidade.

Secretário de Saúde assumiu a presidência técnica do consórcio

O governo interino assumiu na tarde desta quinta-feira (04/11) a presidência do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região Serrana. Até então a presidência era do prefeito de Cordeiro.

O CIS-Serra foi criado em 2004 com o objetivo de fortalecer as ações de Saúde entre municípios da Região Serrana, como compra de insumos e prestação de serviços comuns a todos os municípios.

A chapa de Petrópolis foi eleita por unanimidade por representantes de 16 municípios que integram consórcio. O secretário de Saúde, que vem participando de reuniões para a reestruturação do Cis-Serra, é o novo presidente técnico do Conselho.

“O Consócio é um instrumento que consolida a união dos municípios para que juntos possamos fortalecer as políticas de saúde pública na nossa região. A presença do secretário de Estado de Saúde em nossa última reunião, mostrou que a Região Serrana tem força”, completa o secretário de Saúde.

A vice presidência do Cis-Serra passou a ser do prefeito de Teresópolis e o vice-presidente técnico, é o secretário de Saúde de Teresópolis.

A chapa teve a aprovação de representantes das prefeituras de Teresópolis, Nova Friburgo, Bom Jardim, Duas Barras, Cordeiro, Carmo, Cantagalo, Macuco, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, Sumidouro, Guapimirim, Cachoeira de Macacu, Macuco e São Sebastião do Alto.

A proposta de trazer a sede do Cis-Serra para Petrópolis foi aprovada em 27 de agosto. Será a primeira vez que o município será sede do Consórcio. Atualmente a sede está instalada no município de Cordeiro.

"Prevenção e diagnóstico do câncer de próstata"

Novembro é o mês mundial de combate ao câncer de próstata, o mais comum entre os homens e, para conscientizar a população da importância do diagnóstico precoce e a necessidade de os homens comparecerem às consultas com urologistas, a Secretaria de Assistência Social planejou palestras nos nove CRAS – Centro de Referência em Assistência Social - da cidade.

“Conscientização é o melhor caminho. O cuidado e a prevenção são importantíssimos para a detecção da doença e o tratamento, que deve iniciar o mais cedo possível. Parabenizo as equipes dos CRAS que estão sempre atentas e planejam ações informativas para o público que é atendido pela Assistência Social”, afirma o governo interino.

Três profissionais serão responsáveis pelas palestras: Andréa Cristina Moreira Sixel, Ester Ferreira Ribeiro e Tais Maria Carvalho. Vale salientar que, na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e, quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Em 2021 a estimativa é que serão diagnosticados no país mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata, mas, quando diagnosticada precocemente, a doença tem 90% de chance de cura, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia.

“As equipes da Secretaria de Assistência Social estão empenhadas em oferecer aos petropolitanos todas as informações referentes aos equipamentos públicos da Assistência Social, acesso a benefícios e programas governamentais, mas, também sempre aderem às campanhas de conscientização tão importantes para a preservação da vida. Por isso, esperamos que os homens participem dos encontros. Com diálogo, conscientização e cuidado poderemos mudar o futuro de muitas pessoas”, afirmou o secretário de Assistência Social.

Os encontros serão realizados sempre às 14h. Confira a programação dos CRAS:

09/11 (terça-feira) - CRAS Centro / Rua Dom Pedro

10/11 (quarta-feira) - CRAS Independência / Rua José Lino Pai, S/N (escola)

11/11 (quinta-feira) - CRAS Quitandinha / Rua Algoas, S/N (Salão da Igreja)

16/11 (terça-feira) - CRAS Posse / Estrada União e Indústria) ao lado do Ciep)

17/11 (quarta-feira) - CRAS Corrêas / Rua Vigário Corrêa, 443, Correas.

18/11 (quinta-feira) - CRAS Itaipava / Estrada União e Indústria, 11860

23/11 (terça-feira) - CRAS Retiro / Rua Hermogênio Silva, 238

24/11 (quarta-feira) - CRAS Carangola / Rua Waldemar Vieira Afonso, 19

25/11 (quinta-feira) - CRAS Madame Machado / Rua Geraldo Lourenço Dias (Centro Comunitário)

Em um ano, aumento no número de registros no Centro de Referência em Atendimento à Mulher foi de 137%

Pela primeira vez em 10 meses, o número de registros de violência psicológica recebidos pelo Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), superou os casos de violência física comunicados à instituição este ano. Enquanto em outubro de 2020 foram contabilizados 69 atendimentos, no mesmo período de 2021, as equipes fizeram 164 acolhimentos, o que representa um aumento de 137%.

O número é resultado, principalmente, da ampliação do acesso aos serviços do CRAM, que criou novos meios para a comunicação das vítimas de violência doméstica. Atualmente, além do espaço físico no prédio anexo ao Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont, as mulheres contam com o Ônibus Lilás, que percorre as comunidades e com o atendimento remoto pelo telefone e whatsapp.

A violência psicológica, segundo a coordenadora do CRAM, está sendo identificada em mais de 60% dos atendimentos realizados pelas equipes. “A maioria das mulheres que passa ou já passou por uma situação de abuso psicológico não consegue identificar tão facilmente. É uma violência de difícil detecção, mas é capaz de causar danos muitas vezes irreversíveis a vítima”, explica.

Como forma de levar ainda mais informação para as mulheres, o CRAM estará retomando os ciclos de palestras sobre os tipos de violência doméstica a partir de novembro. “O conhecimento liberta uma mulher”, ressalta. Ela destaca ainda a importância do Ônibus Lilás que, somente este ano, já percorreu mais de 40 comunidades. “Estando dentro das comunidades, conseguimos explicar os tipos de violência e disponibilizar atendimento com nossa psicóloga. O que não podemos é deixar que as mulheres normalizem a violência psicológica simplesmente porque não deixa marcas físicas”.

Os atendimentos no Centro de Referência em Atendimento à Mulher podem ser realizados ainda pelo telefone (24) 98839-7387, que também funciona como whatsapp. Nesta sexta-feira, o Ônibus Lilás estará no Castelo São Manoel, em Corrêas. Entre 9h e 13h, os atendimentos vão acontecer na Academia da Saúde e de 13h30 as 16h, serão realizados ao lado da Escola Municipal Magdalena Tagliaferro. Haverá ainda a participação do Gabinete da Cidadania, Programa Petrópolis da Paz e Coordenadoria da Juventude.

O Balcão de Emprego da Prefeitura, que é coordenado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 11 vagas essa semana. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/.

Os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As seis vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Gerente Administrativo / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 23 a 40 anos / Ensino Superior / Experiência em CTPS

2. Administrador / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 23 a 40 anos / Ensino Superior / Experiência em CTPS

3. Técnico Eletricista / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 2 anos / CNH B

4. Assistente Administrativo / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 23 a 40 anos / Ensino Superior / Experiência em CTPS

5. Operador de Caixa / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 6 meses

6. Recepcionista de Hotel / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 55 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 6 meses

7. Jardineiro / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 30 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 6 meses

8. Mecânico de Refrigeração / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 20 a 45 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 1 anos / CNH B

9. Auxiliar de Corte / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 40 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 1 ano

10. Auxiliar de Escritório / Feminino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Médio / Experiência em CTPS de 2 anos

11. Assistente de Laboratório / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 23 a 40 anos / Ensino Superior / Experiência em CTPS

Ação faz parte do projeto Asas da Imaginação e tem a proposta de difundir a arte entre os visitantes do equipamento público

Dez artistas petropolitanos estarão no Parque Cremerie no próximo sábado (06/11), a partir das 10h, utilizando os cenários naturais do equipamento público municipal como inspiração para a criação ao vivo de suas obras. A ação faz parte do projeto Asas da Imaginação, que foi idealizado pela artista plástica Vivi Gamarano, e tem o objetivo de integrar profissionais das artes plásticas com a inspiradora natureza que a cidade possui.

"Achamos ótima a ideia de oferecer mais essa atração cultural no Cremerie, que já vem tendo uma série de atividades nos fins de semana, sempre em parceria com a sociedade civil. Será uma oportunidade para uma troca de experiências e para que cada artista possa mostrar o seu trabalho à população, que muitas vezes não conhece tudo o que é produzido no local", destaca o governo interino.

De acordo com o secretário de Turismo, o grupo de artistas, liderado por Vivi Gamarano, procurou a pasta interessado na utilização do Parque para a realização da apresentação. "Uma boa oportunidade também para interagir com as crianças. Posteriormente, o grupo pode voltar a se reunir para organizar coletivas, exposições e mostras no local", disse.

"Nossa proposta é fazer uma imersão no mundo da pintura, promovendo a interação não só com os artistas participantes, mas também com o público de todas as idades que estiverem visitando o parque na data. As pessoas terão a oportunidade de conhecer um pouco sobre a criação artística e, certamente, irão contribuir com a divulgação de talentosos profissionais que temos em Petrópolis", explicou Vivi Gamarano.

Além dela, que desenvolve a técnica acrílica sobre tela, participarão da ação Adriana Saory (acrílica sobre tela), André Gross (óleo sobre tela), Fernanda Fonseca (pintura em porcelana), IGGA (acrílica sobre tela), Letícia Belém (pintura com lápis pastel), Saulo Thomaz (acrílica e posca sobre tela), Simões (óleo sobre tela) e Verônica Mageste (aquarela e artes em papel).

A fotógrafa Carol Sardinha, também integrante da ação, documentará tudo para que os artistas possam depois divulgar o Asas da Imaginação em suas respectivas redes sociais, registrando a experiência e os cenários que o Parque Cremerie oferece. Os artistas levarão também algumas peças já prontas, realizando uma verdadeira exposição coletiva ao ar livre.

"Com essa quantidade de artistas será uma experiência inédita do projeto. Já fizemos uma ação inicial no Parque Natural da Ipiranga e o resultado foi muito positivo. Vamos torcer agora para que o tempo esteja bom e que o público possa aproveitar essa oportunidade", destaca Vivi Gamarano, que acredita que esta ação trará um grande incentivo para a atividade transformadora que é a arte.

Alunos da rede municipal assistiram nesta quarta e quinta-feira (3 e 4) o espetáculo teatral “Plantou Palavra, Colheu Poesia” com a atriz Daniele Yanes, a narizinho do Sítio do Pica Pau Amarelo. A apresentação aconteceu no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse. O projeto conta também com duas oficinas de Teatro Literatura Brincante para profissionais da rede municipal de ensino, que acontecem nesta sexta (5).

As três apresentações, todas gratuitas, aconteceram no anfiteatro do CEU da Posse e contou com a presença de cerca de 150 crianças, respeitando todas as medidas sanitárias neste momento de pandemia da covid-19 (com espaçamento entre os alunos, o uso de máscara e do álcool em gel). As oficinas, que também são gratuitas, serão ministradas para 60 professores da rede municipal.

“O CEU da Posse é um equipamento que permite realizar programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação profissional, entre outras atividades para a comunidade. Essas parcerias são importantes porque além de promoverem entretenimento, também levam cultura para os nossos alunos e garantem capacitação para os nossos professores”, disse o governo municipal.

Petrópolis é a primeira cidade a receber o InConto Marcado, projeto de incentivo à leitura que existe há 10 anos e que apresenta espetáculos teatrais baseados em obras da literatura brasileira. O projeto tem o patrocínio da Enel Distribuição Rio e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro, através do Edital Enel de Seleção de Projetos Culturais e Esportivos Incentivados – RJ e é uma iniciativa da produtora, educadora e atriz Daniele Yanes.

“O InConto bebe em algumas das fontes mais tradicionais da arte, como o teatro mambembe, a contação de histórias e a literatura. Une essas forças para tocar e encantar toda sorte de crianças, inclusive as enrugadas e calvas”, explica Daniele Yanes, idealizadora e produtora executiva do projeto. ‘Mais do que um projeto de teatro, o InConto Marcado é essencialmente uma iniciativa que busca o incentivo à leitura e este objetivo está presente em todos os seus pilares, trazendo o Livro como um elemento-chave, que oferece ao público acesso a um universo mágico, criativo e transformador”, analisa Daniele.

Com 10 anos em atividade, o InConto Marcado é um projeto de incentivo à leitura que apresenta espetáculos teatrais baseados em obras da literatura brasileira. Através das potências do teatro, da poesia, da literatura e da música, se dedica a semear o gosto pela leitura e pelas artes em geral. É um encontro marcado entre a arte brasileira e a educação, entre os artistas e o público, entre professores e alunos, todos juntos no mesmo momento In Conto, dentro do Conto, através do teatro.

Segunda, 08 Novembro 2021 12:26

Boletim vacinação – 03/11/2021 (quarta)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na quarta-feira (03/11) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.652 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 248 receberam a primeira dose, 1.551 receberam a segunda dose e 853 receberam a dose de reforço.

Até o momento 236.911 pessoas receberam a primeira dose, 173.802 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 19.801 idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.  

Nos pontos de imunização nove idosos foram vacinados, sendo quatro com a primeira dose e cinco com a segunda. Equipes aplicaram também a dose de reforço em 747 idosos, três idosos institucionalizados, 21 pacientes imunossuprimidos e 82 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em  129  pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 1.499 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 121 adolescentes sem comorbidades, sendo 114 com a primeira dose e sete com a segunda. Uma pessoa com comorbidade também  recebeu a segunda dose do imunizante.

Equipes aplicaram a segunda dose da vacina em quatro gestantes. Também  foram vacinadas três puérperas, sendo uma com a primeira dose e duas com a segunda.

A segunda dose da vacina também foi aplicada em seis profissionais de Educação, 22 trabalhadores da Saúde, e cinco trabalhadores do setor de Transportes.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Em boletim divulgado nesta terça (03), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias informa sobre a instabilidade no tempo que continua a afetar o município nos próximos dias. Para a noite de hoje e madrugada desta quinta-feira (4), a previsão é de céu encoberto a nublado, com nevoeiros esparsos e possibilidade de chuva fraca a moderada de forma isolada. Nesta terça-feira (3), principalmente nas primeiras horas do dia, o órgão atuou com as equipes reforçadas para o suporte a todos os chamados pela cidade. Ao todo, somente hoje, foram 18 ocorrências. Desde segunda-feira (1), quando o órgão passou a atuar em Estágio Operacional de Atenção, foram 63 atendimentos.

Entre os atendimentos estão quedas de árvore e poste, deslizamentos, infiltração, avaliação estrutural de imóveis e vias, análise de risco geológico, alagamentos, rolamento de pedras e vistorias preventivas. “Vamos manter o estágio operacional de atenção e as equipes de sobreaviso para o suporte a demandas que ainda podem surgir em decorrências dos últimos dias de chuva constante. Pedimos a população que siga as orientações de segurança da Defesa Civil e ao sinal de qualquer instabilidade, que acionem o 199”, destacou o secretário de Defesa Civil.

Com acumulados de chuva que ultrapassam 100 milímetros nas últimas 72 horas, a Defesa Civil continua em atenção por conta das condições que ainda oferecem risco de escorregamento de terra pela cidade. Até o momento, o maior registro de acumulado de chuva está no primeiro distrito, com 130.9 milímetros nas últimas 72 horas.

Acumulados de chuva:

1º distrito: 45.99 mm/24h - 53.21 mm/48h - 130.97 mm/72h - 132.19 mm/96h
2º distrito: 16.00 mm/24h - 18.25 mm/48h - 90.25 mm/72h - 90.25 mm/96h
3º distrito: 3.00 mm/24h - 4.75 mm/48h - 65.25 mm/72h - 82.00 mm/96h
4º distrito: 0.60 mm/24h - 9.49 mm/48h - 53.82 mm/72h - 57.36 mm/96h
5º distrito: 0 mm/24h - 0 mm/48h - 70 mm/72h - 70.5 mm/96h

A Prefeitura está dando mais um passo na ampliação dos serviços de coleta seletiva, realizada pela Comdep, no município. A Escola Municipalizada Santa Terezinha, no Vila Rica, está recebendo um projeto piloto para a coleta de óleo saturado de cozinha. Bombonas de 50 litros para captação do material já foram instalados na unidade para atender, inclusive, a comunidade.

“Queremos levar essa conscientização para as crianças. Mostrar a importância, para o meio ambiente, da separação, descarte correto e reciclagem do óleo usado. Desta forma os impactos são mitigados e o óleo é transformado em resíduo de alto valor”, destaca o governo interino.

O material coletado será encaminhado para as cooperativas de catadores e empresas de recicladoras que reaproveitam o óleo na produção de outros produtos, como sabão, por exemplo. Além do recolhimento do produto, a Comdep vai promover palestras sobre educação ambiental, coleta seletiva e reciclagem do material.

A próxima etapa será a implantação da coleta seletiva de lixo de porta a porta na região. “Garantindo a destinação correta desse tipo de material estamos dando a nossa contribuição para diminuir a poluição do meio ambiente. Buscamos políticas públicas de preservação ambiental, pois, entendemos que elas são essenciais para o futuro da nossa população. Por isso estamos levando essa discussão para dentro das escolas”, diz o presidente da Comdep.

Recolhimento também em 18 regiões e nos Ecopontos

Petropolitanos que queiram fazer o descarte correto de óleo de cozinha podem armazená-lo em garrafas pet e fazer entrega em um dos quatro ecopontos do município. O produto também é recolhido pelas equipes de coleta seletiva que realizam o serviço de porta a porta em 18 regiões da cidade.

A ampliação de coleta seletiva na cidade tem acontecido de forma gradual. Depois da Posse, Araras e Vale das Videiras, o serviço foi implantado no Centro da cidade. Além de um caminhão estacionado de segunda a sexta-feira, na Rua Irmãos D’ângelo, de 18h às 19h30, para receber os materiais, os coletores fazem o recolhimento de porta a porta nos estabelecimentos comerciais e condomínios.

Os ecopontos estão localizados na Rua General Rondon, em frente a Comdep; na Rua Mosela; Parque Municipal de Petrópolis, em Itaipava e em Araras, na Estrada Bernardo Coutinho, 30 e 35. Moradores de comunidades ainda não incluídas nas rotas podem solicitar a coleta através do telefone (24) 2235-8437, para agendamento.

Cronograma de coleta seletiva:

Segunda-feira – Bingen, Vila Militar e Brejal.
Terça-feira – Mosela, Bataillard, Moinho Preto, Pedras Brancas e Campo do Serrano.
Quarta-feira – Valparaíso (todas as ruas e servidões)
Quinta-feira – Morin (todas as ruas e servidões), Araras e Vale das Videiras
Sexta-feira – Alto da Serra, Sargento Boening, Vila Felipe, Chácara Flora, Alto Tamancoldi e Dom João Braga.

Segunda, 08 Novembro 2021 12:19

Boletim Epidemiológico – 03/11/21 (Quarta)

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta quarta-feira (03/11), está em 13,33% em leito clínico e 6,06 em leitos de UTI. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são 14 pacientes internados, sendo sete em UTIs e sete em leitos clínicos. Um óbito foi confirmado e inserido na base de dados do município nesta quarta-feira.

Até agora, foram realizados no município 205.336 testes para Covid-19, com 49.614 resultados positivos e 155.587 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, hoje em 1.551, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Óbitos:

Mulher, 86 anos, moradora na Mosela. Internada em 11.09.2021 no Hospital Unimed. Óbito registrado em 20.10.2021 no Hospital Unimed. Paciente com imunodepressão e doença cardiovascular crônica.

Depois de seis anos de espera, a comunidade do Atílio Marotti ganhou um novo Centro de Educação Infantil (CEI). O governo interino inaugurou a nova unidade, totalmente reformada, na manhã desta quarta-feira (3), em uma solenidade marcada pela emoção de funcionários e ex-funcionários e também de moradores da região. O CEI Irmã Dulce vai atender 42 crianças de zero a três anos, que já iniciam as aulas na próxima segunda-feira (8).

“A comunidade está recebendo um espaço totalmente reformado e novo. É uma satisfação podermos entregar um Centro de Educação Infantil com essa qualidade e todo preparado para atender as crianças. Ver a felicidade de todos aqui nos enche de orgulho. Sabemos que muitas vezes o que essas crianças têm de melhor está dentro do espaço escolar, por isso é importante garantir a elas um espaço digno, de excelência, como este”, disse o governo municipal.

O novo CEI Irmã Dulce conta com quatro salas de aulas, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, banheiros e dois pátios (sendo um coberto). “É a realização de um sonho estar aqui hoje, juntos, inaugurando o novo CEI para a comunidade”, comentou a diretora. “É um resgate desse espaço onde agora as crianças podem se desenvolver. O CEI reformado foi uma luta da comunidade e a sua reabertura, completamente reformado, representa muito para a comunidade”, disse o ex-diretor do CEI. O presidente da Associação de Moradores da região também falou sobre a importância da nova unidade para a comunidade e do sonho realizado.

Para o secretário de Educação, a inauguração do CEI Irmã Dulce vai garantir que as crianças da comunidade possam ter garantido o direito à educação, à leitura, ao aprendizado, à diversão e a se desenvolverem em um ambiente adequado e adaptado para elas. “Temos o compromisso de manter as escolas e centros de Educação Infantil funcionando e com as melhores condições possíveis. Quando falamos em educação, estamos falando de um dos pilares para uma sociedade mais justa”, ressaltou o secretário.

A solenidade de inauguração contou com a presença de vereadores, que também parabenizaram a equipe do governo municipal e a comunidade pelo novo CEI. O secretário de Obras, servidores da Secretaria de Educação e moradores também estavam na inauguração. "Trabalhamos muito para entregar esta obra e fico feliz de ver a diferença", finalizou o secretário de Obras.

O governo interino participou, na manhã do último domingo (31), de uma ação do projeto Reage Mãe, que ajuda mulheres grávidas e puérperas em situação de vulnerabilidade social. Trinta mulheres participaram do ato, com palestras de profissionais da Secretaria de Assistência Social, que apresentaram os serviços disponibilizados nos CRAS da cidade, entrega de kit materno, roupas para os bebês provenientes de doações, além de um sorteio para serviço de corte de cabelo, manicure e pedicure, além de um café da manhã para as participantes.

O evento, que foi organizado na Casa dos Conselhos, teve apoio da Coordenadoria Especial de Articulação Institucional, do Gabinete da Cidadania e da Secretaria de Assistência Social. Para o governo municipal, essa ação vai ajudar diversas mulheres que necessitam de apoio em um momento muito importante de suas vidas.

“Gostaria de parabenizar o trabalho que é realizado pelo projeto. Ações como esta, muitas vezes, vão além da atuação do poder público. A prefeitura está de portas abertas e sempre estará ao lado de ações como essa, de muita importância e significado para essas mulheres que precisam de todo apoio e carinho”, destaca.

O secretário de Assistência Social também falou sobre o projeto, enfatizando que o governo está ao lado dessas mulheres que precisam de ajuda durante a gestação e após o parto. “Colocamos toda a infraestrutura da secretaria à disposição. As assistentes sociais puderam esclarecer todas as dúvidas sobre os mecanismos de auxílio para elas em todas esferas do poder público e tenho certeza que contribuímos para que essas mulheres grávidas possam ter uma gestação tranquila e as que já tiveram seus filhos tenham todo o suporte necessário”, aponta.

A organizadora do projeto Reage Mãe disse que a mulher sempre é julgada dentro da sociedade, e que precisa dessa rede de apoio. “A maternidade é algo muito bonito, mas muitas mulheres precisam de ajuda. O objetivo aqui é dar empoderamento a elas, é gerar uma corrente positiva em prol dessas mamães”.

A coordenadora do Gabinete da Cidadania afirma que o projeto tem uma importância muito grande para as mulheres que são atendidas e que, como mulher e mãe, estará sempre que puder disponibilizando o apoio necessário ao trabalho que é realizado. “O Gabinete da Cidadania está de portas abertas e sempre ao lado de ações e projetos que venham de encontro ao bem-estar da população”.

O governo interino anunciou a ampliação do Agita Petrópolis para mais um local: Santa Isabel, no Caxambu. A partir do dia 9 de novembro, a prefeitura vai oferecer o programa – primeiro próprio do município para estimular a prática de atividade física – na sede da Associação de Moradores, que fica na Estrada José Almeida Amado, s/n, às 17h30, sempre as terças-feiras. Os interessados em participar das atividades podem entrar em contato pelo telefone (24) 2233-1218 para mais informações.

Com mais esse núcleo, são 22 locais atendidos com atividades físicas regulares no Agita Petrópolis - seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. O programa busca combater o sedentarismo com atividades gratuitas nos bairros do município. Em uma hora de aula, são promovidas atividades que desenvolvem a elasticidade e melhoram a habilidade articular, além de retirar as tensões dos músculos e a sobrecarga nas articulações.

Criado em 2017, o programa conquistou ainda mais espaço nesse ano. São mais de 800 pessoas atendidas pelas aulas de ginástica, dança, alongamento e hiit. "Esporte promove saúde e qualidade de vida. O Agita Petrópolis é um grande marco, um divisor de águas do município", destacou o governo municipal.

O programa conta com núcleos no Alto da Serra, Bataillard, Benfica (dois núcleos), Cascatinha, Caxambu, Centro, Corrêas, Contorno, Madame Machado, Oswaldo Cruz, Pedro do Rio, Posse, Quitandinha, São Sebastião, Vale do Cuiabá, Vicenzo Rivetti e Vila Rica. Os interessados em participar podem entrar em contato com a secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL) para se cadastrar. “Estamos muito felizes em atender mais uma localidade”, disse o secretário da SEPJIL.

Também como forma de prevenção ao coronavírus, são usados tapetes sanitizantes, termômetros e também é disponibilizado o álcool em gel para os alunos em cada núcleo. "Ainda é fundamental que a população mantenha os cuidados, respeitando as regras sanitárias e o uso de máscara, por exemplo. Precisamos praticar esporte, mas de forma segura, respeitando os protocolos determinados", completou o secretário.