Segunda, 29 Novembro 2021 10:53

28.11.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, neste domingo (28.11), permanece em 3,33% para leito clínico e 4,55% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, a cidade continua com seis pacientes internados, sendo dois em leitos clínicos e quatro em UTIs.

Até agora, foram realizados no município 209.900 testes para Covid-19, com 50.184 resultados positivos e 159 .429 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Segunda, 29 Novembro 2021 10:52

Boletim vacinação – 27/11/2021 (sábado)

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência no sábado (27/11) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 1.232 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 53 receberam a primeira dose, 957 receberam a segunda dose e 222 receberam a dose de reforço. Até o momento 238.753 pessoas receberam a primeira dose, 202.584 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 30.382 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a segunda dose da vacina em dois idosos. A dose de reforço foi aplicada em 163 idosos, 16 pessoas maiores de 18 anos, três pacientes com comorbidades e 40 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 38 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 384 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 576 adolescentes sem comorbidades, sendo 15 com a primeira dose e 561 com a segunda dose.
Equipes vacinaram seis gestantes e quatro puérperas com a segunda dose.
Saúde.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Segunda, 29 Novembro 2021 10:51

27.11.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, neste sábado (27.11), está em 3,33% para leito clínico e 4,55% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são seis pacientes internados, sendo dois em leitos clínicos e quatro em UTIs.

Até agora, foram realizados no município 209.900 testes para Covid-19, com 50.184 resultados positivos e 159 .429 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Governo interino acompanha mutirão de exames no Alcides Carneiro

O sábado (27) foi marcado pelo Dia D do Novembro Azul nas unidades de saúde de Petrópolis: exames e ações para conscientizar os homens sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata foram realizados ao longo do dia. O governo interino conferiu os trabalhos no Hospital Alcides Carneiro. No maior hospital público da cidade foram realizados 70 exames voltados exclusivamente para os homens. Ao todo mais de 30 unidades de saúde em diferentes pontos da cidade abriram as porta para a realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicemia.

“O Novembro Azul é um movimento importante para incentivarmos que os homens cuidem da saúde. Além de ofertar os atendimentos necessários para esse público, a Secretaria de Saúde alerta para a necessidade de se manter a rotina de exames e os cuidados com a saúde. Agradeço às equipes que se dedicaram para atender a população neste sábado de campanha”, disse o governo interino.

No HAC ao longo de todo o dia, equipes do Centro de Imagem realizaram 30 ultrassonografias de próstata, 17 tomografias de pelve e 23 ressonâncias magnéticas. Entre os atendidos estava o aposentado Moisés Lopes Neves, que aos 84 anos tem consciência sobre a importância da prevenção. “Cuidar da saúde é importante. Vim fazer um ultrassom de próstata e fui muito bem atendido”, disse. “A médica foi super atenciosa com meu pai, a equipe da recepção também nos atendeu muito bem. Foi excelente”, completou Joana D’Arc Pinheiro Pereira, que acompanhava o pai no exame.

“São procedimentos de rápida execução e muito importantes pois, junto com outros exames e a avaliação urológica, é possível fazermos uma avaliação geral sobre a saúde do homem e prevenir o câncer de próstata. O movimento da campanha está muito bom, os pacientes agendados estão comparecendo para fazer os exames. Começamos os atendimentos as 8h e vamos até as 17h e tivemos uma boa adesão”, avalia a médica radiologista Tatiana Mendes Ribeiro.

Ao todo, durante a semana, foram 256 atendimentos voltados para o público masculino somente no HAC.

“Importante destacar que o ambulatório da unidade também ampliou as consultas Tudo para garantir o melhor atendimento possível para o público masculino. Novembro está acabando, mas, os cuidados devem ter continuidade sempre. Esta é a nossa mensagem”, pontua o secretário de Saúde.

Nas unidade de Saúde dos bairros as ações contaram com abordagens sobre disfunções sexuais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Câncer de Pênis e Câncer de Próstata, solicitação de exames de acordo com a demanda do especialista, orientações junto com a Academia de Saúde, abordagem e fortalecimento sobre o Pré-Natal do parceiro, realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal do homem, orientações sobre planejamento familiar, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicose, mensuração de peso e altura para cálculo do IMC e vigilância nutricional do homem.

Os moradores da comunidade do Floresta começaram o dia de forma diferente neste sábado, 27. Já nas primeiras horas da manhã, cerca de 70 pessoas se juntaram aos agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para a realização do exercício simulado do Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamentos que começou a ser praticado às 10h. O treinamento visa preparar os moradores para uma atuação ágil, segura e preventiva, com foco em salvar vidas, em dias de chuva forte na localidade. A iniciativa do governo municipal, que recebeu o apoio de instituições como o Rotary Club de Petrópolis e Legião da Boa Vontade (LBV), implementou o sistema que tem como foco o uso de apitos para o acionamento e mobilização da população em dias de emergência.

“É muito importante essa integração com a comunidade, para que a população se sinta parte do projeto que estamos implementando”, destacou o governo interino.

Os moradores foram capacitados ao longo dos últimos dois meses para essa prática que visa preparar a população local para o período de chuvas intensas na cidade. “Esse é um importante passo para a Defesa Civil aumentar a resiliência das comunidades, fazendo uma capacitação para que a população se sinta mais preparada e em momento de emergência possa se deslocar para ponto de apoio em segurança. Esse é um projeto piloto e a tendência é que se espalhe para outras comunidades”, destacou o secretário de Defesa Civil, reforçando que o diferencial do sistema é a participação da comunidade, que se envolve desde o monitoramento junto às equipes da Defesa Civil, até o acionamento da população feito com os apitos.

Cerca de 25 agentes da Defesa Civil atuaram no treinamento dos moradores. Na ocasião, todo o processo real de uma situação de emergência foi simulado. A equipe de gestão e monitoramento da Defesa Civil efetuou o envio de uma mensagem de aviso para a comunidade, através do grupo criado especificamente para a localidade em um aplicativo. Nessa mensagem, os agentes simularam um cenário crítico da possibilidade de ocorrência de deslizamentos. “O acionamento ocorre quando o próprio monitoramento da Defesa Civil identifica a ocorrência de chuva forte. A partir disso é feito o disparo de mensagem para um grupo da comunidade que se mobiliza para deslocar os moradores para o ponto de apoio”, explicou o diretor técnico da Defesa Civil, o geógrafo Luiz Henrique Alves da Silva, reforçando que o monitoramento para acionar a comunidade é feito tanto pelas equipes da Defesa Civil, quanto pelos moradores, que para esse processo também foram orientados a usar pluviômetros caseiros que ajudam a acompanhar o volume e intensidade de chuva na região.

O Sistema de Alerta e Alarme Alternativo para Escorregamentos tem como princípio, o comprometimento da comunidade para o alerta e mobilização dos moradores de áreas de risco, em dias de chuva forte. Durante o exercício simulado, o grupo de moradores voluntários, integrantes do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (NUDEC), praticaram o uso dos apitos para o acionamento da população. O instrumento sonoro é a alternativa para a localidade que não possui sirenes. “Eu vou ser uma das colaboradoras, junto com a Defesa Civil, para quando for necessário apitar para que as pessoas que moram em área de risco, saiam de suas casas e se desloquem para o ponto de apoio. É importante que as pessoas tenham essa consciência”, destacou a moradora do Floresta, Vanda de Souza.

Durante o treinamento, os agentes da Defesa Civil orientaram os moradores sobre as áreas definidas para o posicionamento dos voluntários que farão o uso dos apitos de alerta; o percurso da rota de fuga; abertura e funcionamento do ponto de apoio, que na localidade funcionará na Escola Municipal Duque de Caxias. “Estamos muito conscientes de todo o trabalho que temos nesse projeto, estamos muito dispostos e esperançosos de que seja um ponto de apoio com acolhida para a população”, destacou a diretora da escola, que reuniu a equipe da escola para dar apoio ao simulado e reforça que sente que a comunidade está mais preparada para o enfrentamento de situação de emergências que possam surgir por conta das chuvas fortes.

Unidade de conservação é uma das três sob gestão do município

O Parque Natural Municipal Padre Quinha, na Avenida Ipiranga, recebeu 4.500 visitantes desde março. O local é uma das três unidades de conservação (UC) administradas pela Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria de Meio Ambiente, e estava fechado devido a pandemia. Além disso, a UC está com edital aberto para a composição de um conselho consultivo, onde a sociedade civil poderá auxiliar na gestão da reserva ambiental.

Os dados foram levantados a partir de uma pesquisa do perfil do visitante realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. “Este levantamento é importante para que consigamos entender qual tem sido o público que mais procura pelo Parque. Quem chega no local, pode acessar um QR Code com uma pesquisa”, explicou o governo interino.

“Temos percebido que o Parque também se tornou um atrativo turístico, com a procura de visitantes de diversos lugares. No entanto, é importante lembrar que os frequentadores do espaço precisam cumprir as regras de uso do espaço, já que é uma unidade de conservação”, disse o secretário de Meio Ambiente.

A inauguração ocorreu em 2007, mas a preocupação com o avanço imobiliário vem da década de 1980. Na ocasião, sociedade civil e governo, liderados pela família de Raphael Born, procuravam formas de preservar o “pano de fundo” verde e natural da Catedral São Pedro de Alcântara. Desde então, se tornou um ambiente de contemplação da natureza. “Lá no parque, é possível ter uma ideia de como era a Mata Atlântica antes da colonização”, explica o historiador e educador ambiental.

O Parque Natural Municipal Padre Quinha funciona de terça-feira a domingo, das 8h30 às 17h30. Na recepção, os visitantes devem observar as regras de funcionamento da unidade de conservação, como em relação ao lixo e acesso de pets, por exemplo.

Outras unidades

Além do Parque, a Prefeitura também administra outras duas unidades de conservação: a Floresta Municipal do Quarteirão Italiano e o Monumento Natural (Mona) da Pedra do Elefante, no Taquaril. O último foi inaugurado em 2009 e conta com uma trilha de acesso para uma montanha com o formato que lembra um elefante.

Uma equipe visitou o Mona na quinta-feira (25) para entender as demandas locais. “É uma área que, nas épocas de seca, costuma sofrer com queimadas. Para essa UC, também estamos com as inscrições para os conselhos consultivos. Um dos objetivos dos conselhos é discutir políticas públicas e estratégias de conservação entre a sociedade civil e o governo”, afirmou a técnica em análise e recuperação ambiental, Julia Horta.

A unidade mais recente é a Floresta do Quarteirão Italiano, no Independência. O espaço foi criado em outubro de 2020. A ideia é que seja um espaço de discussão de temas ambientais. “Com o conselho consultivo, estamos chamando a população para, juntos, escrevermos a história da floresta”, disse o secretário de Meio Ambiente.

Inscrição para os Conselhos

As inscrições para a composição dos conselhos consultivos das unidades de conservação estarão abertas até segunda-feira (29). As vagas são para setores da sociedade civil, governo e Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comdema). Para conferir os editais e obter maiores informações, os interessados podem acessar o site da Secretaria de Meio Ambiente: https://www.petropolis.rj.gov.br/sma/.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na sexta-feira (26/11) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.829 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 58 receberam a primeira dose, 2.372 receberam a segunda dose e 399 receberam a dose de reforço.

Até o momento 238.700 pessoas receberam a primeira dose, 201.627 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 30.160 pessoas maiores de 18 anos, além de idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização as equipes aplicaram a segunda dose da vacina em sete idosos. A dose de reforço foi aplicada em 309 idosos, 37 pessoas maiores de 18 anos, cinco pacientes imunossuprimidos e 48 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 31 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 1 281 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 1.090 adolescentes sem comorbidades, sendo 24 com a primeira dose e 1 066 com a segunda dose.

Equipes vacinaram oito gestantes, sendo três com a primeira dose e cinco com a segunda dose. Também receberam a segunda dose oito puérperas.

A segunda dose da vacina também foi aplicada em dois trabalhadores da Saúde.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Segunda, 29 Novembro 2021 10:44

26.11.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta sexta (26.11), permaneceu em zero para leito clínico e 3,03% para leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são quatro pacientes internados: um em leito clínico na rede privada e três em leitos de UTI nas redes pública e privada.

Até agora, foram realizados no município 209.900 testes para Covid-19, com 50.184 resultados positivos e 159.429 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.556, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O clima natalino tomou conta do Parque Municipal de Itaipava nesta sexta-feira (26), no início das atividades do Natal Sesc RJ. O governo interino marcou presença no evento e prestigiou a apresentação da banda do 32º Batalhão de Infantaria Leve - Montanha (32º BIL). O lançamento oficial do Natal Imperial 2021 – que inclui também toda a programação Natal Sesc RJ – será na quinta-feira da próxima semana, dia 2 de dezembro, às 18h, com os shows de acendimento das luzes e, na sequência, do padre Omar Raposo, com “Sucessos do Rei”, na Praça da Liberdade.

No Parque Municipal, uma série de atividades está disponível para o público, como high jump, kart a pedal, recreação esportiva, futmesa, chute a gol inflável, jogo da memória e o espetáculo “Ciência ou Mágica?”. Todas elas funcionam de segunda até sexta-feira, das 10h às 16h. Elas se repetem no sábado e no domingo, quando também será possível visitar uma exposição de robótica e participar de uma oficina de hóquei.

“Será um Natal diferente. Esta união que estamos promovendo, com a prefeitura e iniciativa privada é o que buscamos no dia a dia”, ressaltou o governo interino, que esteve acompanhado do secretário de Turismo, de Serviços, Segurança e Ordem Pública e do vereador Gil Magno.

O Trio Dona Flô será a atração cultural no próximo domingo, às 16h. O grupo liderado por Suzane Werdt convidará Dominique Rabello para embalar o público com um repertório que passeia por diversas vertentes da música nordestina, como o baião, o xote, o coco e o maracatu, desde os mais tradicionais até composições contemporâneas. Além da programação em Itaipava, o Natal do Sesc em Petrópolis prevê instalações artísticas natalinas iluminadas em pontos turísticos: Sesc Quitandinha, pórticos do Quitandinha e do Bingen, Senac Petrópolis, Praça Dom Pedro, CEFET, além das ruas Teresa e 16 de março.

O secretário de Turismo disse que a expectativa em Itaipava é grande com relação às atrações do Natal do Sesc no Parque Municipal, que irão movimentar toda a cadeia produtiva do turismo local, bem como o segmento do comércio e serviços. "O Sesc RJ vem somar ao Natal Imperial deste ano com uma variada programação cultural. Além disso, teremos o tradicional Petrópolis Gourmet, que acontece entre os dias 3 e 5 de dezembro, também no Parque Municipal. Será um Natal inesquecível para turistas e moradores, com resultados positivos para todos", disse.

Natal Imperial 2021: geração de empregos e fortalecimento da economia

De 2 de dezembro até 9 de janeiro, serão 39 dias de evento, com mais de 400 horas de programação: mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo tanto o Centro e distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 concertos de corais e, ainda, a Caravana Natalina, com músicos que vão percorrer bairros da cidade em cima de um trio elétrico. Juntos, Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.

Entre os destaques da programação deste ano estão os shows do padre Omar Raposo com “Sucessos do Rei” na abertura do evento, além de Danilo Caymmi no dia 4 de dezembro e de Pretinho da Serrinha, no dia 1º de janeiro, abrindo o ano com muita animação. As orquestras de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Maré e OSB (Octeto de Cordas) também estarão presentes, além de artistas locais, como Gustavo Tibi - participante do The Voice Brasil no ano passado - Tribo de Gonzaga, Banda Sambalanço, entre outros.

Um dos pontos altos da programação será nos dias 22 e 23 com o balé O Quebra-Nozes, apresentado pela CIA BEMO/TMRJ e solistas convidados do balé do Theatro Municipal, no Teatro Mecanizado do Quitandinha. Já no palco da Praça da Liberdade, o Studio DNA apresentará sua criação inédita “Um Natal Espetacular” no dia 9 de janeiro. O Concerto de Natal do Coral Integração (composto da junção de 18 corais da cidade) e a peça teatral Auto de Natal, sucesso em anos anteriores, também estão confirmados.

O município também confirmou a iluminação das principais ruas do Centro da cidade e uma árvore de Natal com 35 metros de altura na Praça da Liberdade. Também haverá iluminação e decoração especial em Itaipava, na Estrada União e Indústria. No Centro, o Túnel de Luz, que será montado na Rua 16 de Março, também dará um charme ainda mais especial ao Natal Imperial.

Diariamente também haverá o Show do Acendimento, momento em que as luzes da cidade serão acionadas. Será feito por artistas caracterizados, todos os dias, às 18h, na Praça da Liberdade. Nesta edição haverá, ainda, a Casa do Papai Noel, que será montada na Prefeitura – no anexo do Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, onde funciona a Casa dos Conselhos Municipais.

Pelas ruas do Centro Histórico e dos bairros ocorrerá a Caravana Natalina, espetáculo musical itinerante. Já no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse acontecem shows com o Coral da Igreja Luterana, no dia 11, e da Lyra Voncantem, no dia 18. Em Nogueira e em Pedro do Rio, a banda marcial Frei Aniceto se apresenta nos dias 5 e 17, respectivamente. O Concerto de Natal dos Corais acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes no dia 18, em Araras.

A programação completa já está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br) e será disponibilizada também no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

A Prefeitura e a Comdep receberam, na tarde desta sexta-feira (26), o Selo de Responsabilidade Social do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), pela contribuição na Comissão de Articulação de Programas Sociais (COAPS). A homenagem, assinada pela desembargadora Renata Machado Cotta, foi entregue pelo presidente do TJRJ, desembargador Henrique de Andrade Figueira, durante solenidade com representantes de outros municípios que também foram agraciados.

O selo é resultado da inserção de adolescentes e jovens, que se encontram em situação de vulnerabilidade social, no mercado de trabalho por meio do Programa Portal da Aprendizagem. O programa é resultado de um Termo de Cooperação Técnica firmado entre o TJRJ, a Prefeitura e a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep). "É muito gratificante participar da construção de uma política pública voltada para a redução dessa vulnerabilidade de adolescentes e jovens pela aprendizagem profissional", disse o governo interino.

Por meio da iniciativa, que partiu dos juízes Alexandre Teixeira e José Cláudio de Macedo Fernandes, jovens indicados pela Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Petrópolis (preferencialmente em vulnerabilidade social, de baixa renda ou que tenham medida socioeducativa ou medidas protetivas aplicadas) são encaminhados para que sejam contratados como aprendizes na Comdep. O acordo criou 40 vagas.

“Desde a posse, declaramos que a questão social era uma das prioridades da atual administração. Sempre defendi que o Tribunal deve ser atuante na área. Sou grato aos que estão sendo agraciados neste evento. São colaboradores que investem e ajudam a recuperar esses jovens. Esse ano temos 330 jovens empregados, o que demonstra o sucesso do programa”, afirmou o presidente do TJRJ, desembargador Henrique Carlos de Andrade Figueira.

A desembargadora Maria Luiza de Freitas Carvalho, membro da COAPS, também destacou a colaboração dos agraciados como parte fundamental para o desenvolvimento do projeto. “O momento é de reconhecimento e gratidão aos colaboradores que deram oportunidades a tantos jovens em situação de vulnerabilidade social, contribuindo efetivamente para mudar suas vidas para melhor. Sem essa conjugação de esforços, não conseguiríamos alcançar nosso propósito. O resultado do empenho de nossos colaboradores se vê no quantitativo de jovens empregados, que nesse ano chegou a 330”, disse a desembargadora.

O juiz Alexandre Teixeira, destacou que é papel do Estado promover a qualificação do jovem para o mercado de trabalho. "Isso significa mais dignidade para todos", frisa.

Além de Petrópolis, outros doze colaboradores receberam o Selo de Responsabilidade Social, por auxiliarem a Coaps na inclusão e acesso ao trabalho de adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A cerimônia foi realizada no Salão Nobre do Fórum Central.

Foram agraciadas também as prefeituras do Rio de Janeiro e de Maricá, a Comlurb, o 4º Ofício de Registro de Imóveis da Comarca do Rio de Janeiro, o Cartório do 4º Registro Civil das Pessoas Naturais- Catete, A Nossa Drogaria, Casa e Vídeo, Supermercado Vianense, Banco Itaú, Escritório Fabio Azevedo e Bragança e Firjan/ Senai.

A interdição começa às 8h30 e dura até o fim da montagem da atração, que faz parte do Natal Imperial

A Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) interditará totalmente neste domingo (28), a partir das 8h30, a passagem de veículos na Rua 16 de Março, no Centro Histórico. A intervenção é para a montagem do Túnel de Luz, uma das atrações do Natal Imperial 2021.

“Nos anos em que fez parte da programação da festa, o Túnel de Luz foi uma das atrações mais procuradas pelos moradores da cidade e pelos turistas. Ela volta para tornar especial o Natal de todos que estiverem na nossa cidade nesta época do ano”, destaca o governo interino.

O Túnel de Luz, com cerca de 100 metros de comprimento, será formado por milhares de lâmpadas, que apagam e acendem, sincronizadas com músicas natalinas. Durante o Natal Imperial, serão realizados espetáculos de 30 em 30 minutos, das 19h às 21h, a partir do dia 4 de dezembro. A atração seguirá, todos os dias, até 9 de janeiro.

“Além do trabalho de montagem neste domingo, o funcionamento do Túnel de Luz também vai resultar no fechamento total da via nos dias e horários em que os espetáculos acontecem. Ou seja, sempre das 19h às 21h. Por isso, pedimos para que os motoristas evitem esse trecho nesse período do dia”, destacou o diretor-presidente da CPTrans, lembrando que as interdições são importantes para dar segurança às pessoas que estiverem no local da atração.

Cadastramento será feito pelo site da Prefeitura de Petrópolis

Começa no dia quatro de janeiro de 2022 a pré-matrícula para alunos novos que desejam ingressar nas escolas do Ensino Fundamental (do quinto ao nono ano) da rede municipal de Petrópolis. As inscrições serão pelo site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) e vão até o dia 14 do mesmo mês. A listagem com o nome dos alunos será divulgada no dia 20 e a partir do dia 21 de janeiro, a Secretaria de Educação, por meio do Setor de Matrícula inicia o agendamento para a efetivação da matrícula.

Para os alunos novos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) o prazo para a pré-matrícula também é de quatro a 14 de janeiro de 2022. O cadastramento para a EJA também será pelo site da Prefeitura de Petrópolis.

Os alunos já matriculados na rede municipal de ensino e desejam ingressar na EJA devem pedir a transferência no Setor de Matrícula da Secretaria de Educação entre os dias 10 e 14 de janeiro de 2022.

A Secretaria de Educação ressalta que o cadastro para os centros de Educação Infantil acontece ao longo do ano, por meio de agendamento, sempre na primeira quinzena de cada mês.
Com relação a transferência interna de alunos que são da rede municipal, a Secretaria de Educação explica que o prazo para as solicitações terminou no dia 17 de novembro.

O Setor de Matrícula da Secretaria de Educação fica localizado na Rua da Imperatriz, número 193, no Centro. O atendimento é de 8h30 as 16h30. Os telefones para contato são: (24) 2246-8664/2246-8683.

A obra era aguardada há quase três anos por moradores

Foram mais de três anos de espera para a conclusão do muro de contenção na margem do rio Piabanha, no trecho da Rua Coronel Duarte da Silveira, Bingen, na altura do número 700 - próximo à antiga Fagam. Espera que foi encerrada nesta semana, com a entrega da obra, que teve início mês passado, após anúncio do governo interino. No local, ainda foi construído um muro gabião, na margem oposta, na servidão Pedro Voguel. A intervenção, contou com um investimento de R$ 323 mil.

“Desde o início do ano temos avançado muito com as obras de contenção. Muitas delas estavam aguardando solução há anos, o que também era o caso da rua Coronel Duarte da Silveira. Acompanhei o início desse trabalho e hoje estou feliz de poder apresentar o resultado. Conseguimos fazer todo o processo licitatório e ainda incluir na melhoria a recuperação da margem no trecho da Pedro Justen”, informou o governo interino.

Em 2018, o muro na margem do rio começou a ceder o que provocou também o afundamento de parte da Rua Coronel Duarte da Silveira. “Quando a nossa gestão assumiu a prefeitura nos comprometemos a tirar do papel obras que já estavam nessa fila de espera. Há pouco mais de dois meses entregamos a contenção no Rio Piabanha, no trecho do acesso ao Vila Militar, outra obra aguardada desde 2018”, conta o secretário de Obras.

Em julho, com recursos do município e apoio de empresários do bairro Carangola, foi feita também a recuperação da Rua Agostinho Bernardo Rodrigues, no Cidade Nova, Carangola. “Foram 15 metros de extensão de um muro gabião com dois metros de altura, ou seja, 30m² de muro. O trecho cedeu há alguns anos, o que vinha dificultando a passagem, especialmente de veículos pesados no local, muitos ônibus e caminhões, já que houve estreitamento da via”, lembrou o secretário de Obras.

Um enorme sucesso. Esse foi o resumo da primeira edição do Petrópolis TechSummit 2021, que reuniu em um ambiente os mais renomados profissionais do mercado nacional e internacional, que apresentaram novas propostas e conceitos tecnológicos durante a última quinta-feira (25). Promovido pela Prefeitura de Petrópolis e Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana, a edição contou com oito palestrantes de empresas como IBM, Amazon, Embraer, e instituições como LNCC, Exercito Brasileiro, Firjan e Parque Tecnológico de São josé dos Campos.

O governo interino falou sobre a consolidação de Petrópolis como um dos maiores polos de tecnologia do país. “Tenho a certeza que, em um curto espaço de tempo, o município será um dos mais importantes polos tecnológicos. Temos mão de obra qualificada, uma rede de empresas de tecnologia renomadas e a preparados para receber a tecnologia 5G, mesmo antes da capital do Estado. Tenho certeza que esse será mais um movimento pra que a gente possa avançar de forma sólida, desenvolvendo a tecnologia do nosso município. Temos todas as prerrogativas necessárias para o desenvolvimento deste setor”, disse o governo interino, que ainda destacou que Petrópolis avançou demais na questão da empregabilidade. “Vale destacar que o município já conseguiu ultrapassar o número de empregos de 2019. A nossa empregabilidade está em expansão e sei que em 2022 vamos avançar ainda mais”, completou.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação disse o governo estadual irá investir no fomento da mão de obra na cidade. “É preciso que o poder público passe a dialogar com o empresário, como parceiro, e deixe de lado as mazelas da antiga política que atrapalhavam o desenvolvimento no Estado. A secretaria estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação vai introduzir novos cursos na cidade de Petrópolis para que os empresários assumam um compromisso empregando essa mão de obra na cidade, aumentando a renda permitindo uma economia mais próspera”, afirma o secretário.

O secretário estadual de Desenvolvimento Econômico relatou que o governo estadual possui um plano para transformar Petrópolis em um grande polo de tecnologia. “Petrópolis vai se consolidar como um polo nacional de tecnologia de forma permanente. Muito em breve será divulgado um projeto público que vai ratificar essa vocação da cidade para o setor tecnológico. É uma obra grandiosa”, destacou.

Para o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, o Petrópolis TechSummit veio ratificar todo trabalho que está sendo feito para atender e consolidar uma cadeia produtiva voltada para este setor. “Vamos transformar Petrópolis, colocar a cidade no mapa das maiores cidades tecnológicas do país. Nós temos sete multinacionais instaladas na cidade, cinco universidades e várias escolas técnicas. Esse cenário é um caminho para a viabilidade deste projeto, além da nova Lei de Incentivos Fiscais que vem facilitar ainda mais a prospecção de novos negócios para este setor”, aponta ele.

Para o presidente do Serratec, Guilherme Alves, Petrópolis abriga todas as condições de receber mais empresas. “Vamos trazer empregos qualificados para a região, por meio da tecnologia. Temos uma área de mil metros disponíveis no Serratec e estão sendo lançado agora o Centro Tecnológico da Região Serrana no Quitandinha, para receber mais empresas na cidade. Tecnologia é um vetor de crescimento e queremos fazer de Petrópolis um dos principais polos de tecnologia do país”, afirma.

A programação contou com as palestras do empresário e presidente do Serratec, Guilherme da Motta Alves, do chefe do Centro Tecnológico do Exército, General de Brigada Armando Ferreira; do coordenador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Paulo Giarola; da gerente regional de Serviços Tecnológicos da FIRJAN, Carla Giordano; do vice-presidente Executivo de Operações da EMBRAER, Luís Carlos Marinho; do diretor do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), Fábio Borges; do presidente da IBM América Latina, Antônio Martins e do gerente de Operações da Amazon, Marcelo Amaral.

Na transmissão online a presença foi maciça, com picos de até 400 pessoas prestigiando o evento. O Petrópolis TechSummit 2021 ainda contou com a presença de secretários municipais, autoridades dos poderes legislativo e judiciário e empresários do setor tecnológico.

Cenário econômico local e global e estratégias futuras fizeram parte da pauta do encontro

O secretário de Desenvolvimento Econômico, no ato representando o governo interino, esteve presente a uma reunião de líderes de empresas multinacionais que estão sediadas em Petrópolis, que aconteceu na sede da GE Celma na manhã desta sexta-feira (26.11).

Representantes de empresas como a Carl Zeiss, Alfa Laval, Mustad, Andritz, além da IBM – única sem sede no município a participar – debateram sobre perspectivas de negócios e sobre os desafios e estratégias a serem implementadas dentro do cenário global, nacional e local. Também conversaram sobre o ambiente econômico dentro de Petrópolis e as oportunidades d crescimento dentro do município.

“Grandes empresas desenvolvem seus negócios dentro da cidade, gerando emprego e renda para os petropolitanos. O governo municipal precisa estar atento as demandas dessa parcela produtiva para que, cada vez mais, haja o incremento de novos negócios se desenvolvendo no município”, aponta o governo interino.

Para o secretário de Desenvolvimento Economico, Petrópolis tem trabalhado para garantir a melhor ambiência de negócios e facilitar o crescimento econômico.

“Estamos trabalhando por diversas frentes, com foco nas vocações da cidade. Ontem realizamos a primeira edição do Petrópolis TEchSummit, que reuniu uma plateia fantástica e palestrantes de nível internacional, com um alcance muito grande. Esse foco na tecnologia, somado ao turismo de negócios e ao próprio apelo que Petrópolis tem nacionalmente, transformam esse ambiente em algo extremamente propicio para que novas empresas possam se instalar e consolida as empresas que já estão trabalhando suas plataformas na cidade. Estamos no caminho certo e as empresas também enxergam esse quadro com muito otimismo”, destaca o secretário.

A medida visa garantir mais acesso às vagas de estacionamento nas áreas da cidade que receberam maior número de visitantes em dezembro

Durante o mês de dezembro, a cidade de Petrópolis receberá mais visitantes, especialmente os que buscam o destino por causa do Natal Imperial - cuja programação foi anunciada na última segunda-feira (22) pela Prefeitura. E, para garantir mobilidade e acesso às vagas de estacionamento nas áreas mais procuradas por turistas e pelos petropolitanos durante as festas, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans vai promover, entre os dias 1 e 24, uma reorganização do estacionamento rotativo em 33 ruas do Centro Histórico e do bairro Quitandinha, que receberão ou estão próximas das áreas que onde acontecerão eventos da programação.

Para garantir mais acesso às vagas, o horário de funcionamento do estacionamento rotativo, que, atualmente, se encerra às 19h, passa a funcionar entre as 8h e às 22h, a partir das quartas-feiras, em algumas dessas ruas. Além disso, está prevista a extensão do rotativo para funcionar também aos domingos, em pontos determinados da cidade.

“É uma medida necessária nessa época porque a demanda por vagas aumenta significativamente. É uma forma de democratizar o acesso a essas vagas num período em que as pessoas buscam essas áreas da cidade para participar da festa e, facilitar o acesso dos petropolitanos e dos turistas têm impacto direto na nossa economia”, destacou o diretor-presidente da CPTrans.

Na avenida Koeller, que dá acesso à Praça da Liberdade, um dos locais que recebe as luzes e eventos do Natal Imperial, o rotativo será operado de quarta-feira a domingo, de 8h às 22h, na pista sentido Catedral. Já no sentido oposto, também ocorrerá o estacionamento regulamentado a partir das sextas-feiras, de 18h às 22h e sábados e domingos, de 8h às 22h. Outras vias importantes do Centro Histórico, como a Avenida Tiradentes (nos dois sentidos), a Rua Imperatriz, a Rua Marechal Deodoro e a Rua General Osório também contarão com extensão do horário e dias de funcionamento do estacionamento rotativo.

No Quitandinha, também acontecem mudanças na área do acesso ao Parque Cremerie, na Estrada da Independência, nas duas pistas da Rua Joaquim Rolla e na Rua República da Argentina.

“Todas essas mudanças serão sinalizadas e agentes de trânsito darão suporte para os motoristas para dar mais fluidez ao trânsito e tirar eventuais dúvidas”, destacou o presidente da CPTrans.

Horto Municipal, Cremerie e Quitandinha também terão cobrança

A partir deste sábado (27), o estacionamento no Horto Mercado Municipal, em Itaipava, também passa a contar com funcionamento de estacionamento rotativo, com a cobrança nos mesmos valores praticados nas demais áreas demarcadas da cidade. Já a partir do dia 1 de dezembro, a medida também será aplicada na área do entorno do Sesc Quitandinha e do Parque Cremerie.

O Balcão de Emprego da Prefeitura, que é coordenado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico está oferecendo 12 vagas essa semana. Caso o candidato tenha alguma dúvida ou interesse pode procurar o atendimento presencial no Detra, que fica na Dr. Porciúncula 75, Centro. O telefone para contato é o 2246-8942.

Para que o candidato possa pleitear uma das vagas é necessário que o cadastro e o currículo também estejam atualizados, para que as empresas possam fazer o contato correto com aquelas pessoas que possuam o perfil para a oportunidade ofertada. Essa atualização é feita diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/candidatos/add/.

Os empresários interessados em oferecer vagas de emprego podem disponibilizar as vagas, de forma gratuita, diretamente no site da prefeitura www.petropolis.rj.gov.br/e-gov/sde/balcao_de_empregos/empresas/index. Basta fazer o cadastro e informar a vaga.

Vale ressaltar que a prefeitura é responsável apenas pela divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo. Sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. As seis vagas disponíveis desta semana são essas:

1. Técnico Instalador / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 60 anos / Ensino Médio / Experiência de 1 ano / CNH B

2. Auxiliar de Escritório / Feminino / Uma vaga / Faixa Etária de 20 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 2 anos

3. Eletricista de Instalações / Ambos os sexos / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 2 anos / CNH B

4. Servente de Obras / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Médio / Experiência de 2 anos

5. Açougueiro / Masculino/ Duas vagas / Faixa Etária de 20 a 60 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 2 anos

6. Borracheiro / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 60 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

7. Técnico em Refrigeração / Ambos os sexos / Duas vagas / Faixa Etária de 18 a 55 anos / Ensino Fundamental / Experiência de 6 meses

8. Auxiliar Administrativo / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Superior / CNH B

9. Auxiliar Operacional / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 25 a 45 anos / Ensino Superior / CNH B

10. Oficial de Manutenção / Masculino / Uma vaga / Faixa Etária de 21 a 50 anos / Ensino Médio / Experiência de 6 meses

Os equipamentos passarão a ser utilizados já durante o período do Natal Imperial como forma de identificar problemas no trânsito.

Agentes da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes - CPTrans e guardas civis municipais, que atuam no Grupamento de Trânsito, além de policiais rodoviários federais, realizam nesta semana uma capacitação de 100 horas para pilotagem de drones. O curso, iniciado na terça-feira (23) e que se encerra nesta sexta-feira (26), prepara os agentes públicos para que sejam capazes de operar o equipamento nas ações de fiscalização de trânsito. O objetivo é que vôos já aconteçam durante o período do Natal Imperial, quando o número de visitantes aumenta na cidade.

“Ao longo desses últimos meses, viemos preparando a cidade para receber o Natal Imperial e os visitantes que os eventos, que acontecem ao longo de todo o mês de dezembro e início de janeiro, atraem. Além do trabalho intenso com a vacinação, elaboramos um plano minucioso para garantir melhoria na mobilidade urbana. Concluímos, nessa semana, o asfaltamento de uma das vias mais importantes de acesso ao Centro Histórico e conseguimos também o apoio do Exército na extensão de horário para a passagem pelo Vila Militar. Também foi ampliado o horário de funcionamento dos rotativos. A ação com os drones, será mais uma importante ferramenta para a festa e posteriormente para lidar com os desafios diários do nosso trânsito”, avalia o governo interino.

Para estarem aptos para operarem o equipamento, os agentes de trânsito tiveram aulas teóricas e práticas, não apenas de pilotagem, mas também sobre as leis brasileiras de operação desse tipo de equipamento e os protocolos da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC. “Eles ainda são orientados sobre os protocolos de segurança para decolarem com o drone, o que checar antes de levantar vôo, quais as medidas de segurança devem ser tomadas em solo e no espaço aéreo, para que todo o procedimento ocorra dentro dos mais rigorosos protocolos de segurança”, ressalta Jorge Vargas, diretor da empresa T4 Drones, que executa o treinamento em Petrópolis.

Para o agente de trânsito da CPTrans, a novidade ajudará a dar mais celeridade no trabalho diário. “Quando estiver muito engarrafado vamos poder levantar o vôo e descobrir o foco da retenção. Se se trata de um acidente ou outro tipo de problema. Saber o ponto exato vai tornar o deslocamento do agente mais preciso, o que acaba não só dando mais agilidade ao atendimento e à solução do problema, mas também promovendo a economia de recursos públicos”, destacou.

Além do Natal Imperial, os agentes estão aptos para buscar soluções para os desafios do trânsito no município. “Temos ainda a Bauernfest, temos as obras que estão em andamento na estrada União e Indústria, o asfaltamento que vem melhorando a pavimentação de mais de 60 ruas na cidade e ainda os desafios de fiscalizar o estacionamento irregular. Ter uma ferramenta como essa, tendo a tecnologia como aliada, será fundamental para que a gente possa trazer ainda mais soluções para o trânsito”, pontua o direto-presidente da CPTrans.

Para garantir o cumprimento das ofertas anunciadas na Black Friday, o Procon Petrópolis realizou nessa sexta-feira (26) uma ação fiscalizatória no comércio da cidade. Não foram encontradas infrações, no entanto, o Procon reforça os direitos dos consumidores.

“O desconto não anula as questões referentes a troca e garantias. No caso das compras online, o consumidor possui, também, sete dias para desistir da compra, mesmo com defeito ou não. Por isso, independente de ser uma época de promoções, o consumidor deve ter os seus direitos preservados e a orientação é tirar todas as dúvidas possíveis antes da compra para evitar problemas futuros”, conta o coordenador do Procon.

Apenas uma denúncia foi recebida, de uma possível falta de produtos no estoque de um estabelecimento comercial. “Já estamos averiguando o fato”, comentou o coordenador do Procon, ressaltando que, caso o consumidor se sinta lesado, pode procurar o Procon Petrópolis. “A equipe pode e deve auxiliar quem precisar de orientação e ajuda”.

Consumidores que precisarem podem agendar uma reunião presencial no Procon para relatar o caso ou tirar dúvidas. Os números para contato são: (24) 2246-8469, 2246-8471, 2246-8473, 2246-8475, 2246-8477, 2246-8470, 2246-8472, 2246-8474 e 2246-8476.

O agendamento também pode ser feito pelo aplicativo ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . O Procon funciona na Rua Doutor Moreira da Fonseca, número 33, no Centro Histórico.

Realizada nessa sexta-feira (26), iniciativa contou com vistoria mecânica e vale troca de óleo gratuito

Os motociclistas que passaram pela Praça Dom Pedro nessa sexta-feira (26) foram recebidos pela Parada Positiva: Ação educativa para os condutores de moto com orientações demonstrativas sobre a importância dos equipamentos de segurança no trânsito e testes com carros, sobre os chamados “pontos cegos''. Além disso, a iniciativa contou com vistorias mecânicas completas. De brinde, os condutores receberam um vale troca de óleo gratuito. O evento foi realizado pela Prefeitura de Petrópolis, em parceria com a CPTrans, Moto Mundi e Vigilância Epidemiológica.

“A segurança no trânsito é um dever de todos. Todas as informações são tão importantes quanto os cuidados na condução, por isso, esse trabalho de conscientização dos motociclistas sobre os riscos é essencial”, destaca o governo interino, lembrando que o governo municipal possui uma pesquisa para os motociclistas.

Na ação, os 72 motociclistas que estiveram no local foram convocados para responderem o questionário, que tem o objetivo de conhecer o perfil de condutores de motos em Petrópolis. O levantamento está sendo realizado pela Vigilância Epidemiológica em parceria com a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), e, também pode ser respondida no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br)

O motociclista Ricardo Kneitz, de 52 anos, foi um dos participantes da Parada Positiva. “Respondi o questionário e verifiquei os índices de ocorrências e acidentes com motos. Além disso, fiz a verificação de alguns itens para manutenção na minha moto e realizei a verificação dos pontos cegos. É impressionante como realmente quem está dentro do carro não enxerga e não escuta o motociclista do lado de fora”.

De 2016 a 2020, o Sistema de Informação de Agravos (SIAVE) da Vigilância Epidemiológica de Petrópolis, constatou que 63,52% de todas as notificações corresponderam a acidentes com motocicletas, dentre todos os tipos de acidentes envolvendo automóveis, ciclistas, pedestres, ônibus, caminhões, entre outros. Pessoas com idade entre 15 a 49 anos representam o maior número de acidentados. Com relação a óbitos por tipo de acidentes de trânsito registrados no Sistema de Mortalidade (SIM), 48,65% das mortes aconteceram com condutores de motos. A faixa etária com maior incidência foi de pessoas de 15 a 39 anos.

O proprietário da Moto Mundi também destacou a importância da conscientização. “Os números são muito negativos relacionados ao mau uso da motocicleta. Com essa ação educativa o nosso objetivo é reduzir o número de acidentes de moto. A nossa ideia com a Parada Positiva é conscientizar os condutores de carros e motos sobre os pontos cegos. O check-up da moto é importante, pois, mais de 60% dos acidentes de moto poderiam ter sido evitados se a manutenção da motocicleta estivesse em dia”.

ia D da campanha será neste sábado (27) em mais de 30 unidades de saúde e no HAC

Com o objetivo de alertar os homens sobre o cuidado contínuo com a saúde, a Prefeitura de Petrópolis realizou nesta sexta-feira (26) o Pit Stop de atendimentos para a população masculina, durante a campanha do Novembro Azul. O movimento mundial busca, além da conscientização sobre o câncer de próstata, chamar a atenção dos homens para a importância da prevenção. Na ação, que ocorreu na Praça Dom Pedro, foram realizadas orientações de saúde, verificação de pressão arterial e glicemia, além de testagem rápida para Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

“O Pit Stop na Praça Dom Pedro foi incentivo para o governo interino. O secretário de Saúde agradeceu o empenho da Secretaria de Saúde em prol da população. “Neste Novembro Azul realizamos ações em saúde no Centro Administrativo, no Centro de Saúde, no HAC e vamos ter o dia D, amanhã. Agradeço o apoio e comprometimento de todos”.

A ação foi realizada pela Secretaria de Saúde por meio das Áreas Técnicas de Saúde do Homem, com apoio da Defesa Civil, do SaMU e do Gabinete da Cidadania. Além de atendimentos de saúde, os homens receberam cartilhas sobre a violência doméstica. Foram 65 pessoas que fizeram os testes para IST, com um total de 260 testes realizados (HIV, sífilis, hepatites B e C). Entre um atendimento e outro, o engenheiro Fernando Lucas, de 61 anos, foi sorteado com uma cesta de produtos para cuidados do corpo.

“Fiz os testes de IST e Aids, que eu nunca tinha feito. Realizar os exames é de extrema importância. Não sabemos o que pode estar acontecendo com a nossa saúde. E a Prefeitura está proporcionando isso para a população. É muito bom ter essas ações para o povo”, disse.

A programação do Novembro Azul da Prefeitura de Petrópolis continua neste sábado (27), com o Dia D de atendimento ao público masculino, em mais de 30 unidades de saúde do município. Além disso, o Hospital Alcides Carneiro (HAC), unidade pública de referência para a realização de cirurgias oncológicas e diagnóstico de câncer, está realizando uma semana dedicada à saúde do homem. São pelo menos 228 atendimentos para diferentes procedimentos - entre consultas, exames e cirurgias, exclusivamente voltadas para o público masculino.

Hospital Alcides Carneiro realizará 70 exames voltados para os homens

O Dia D da campanha do Novembro Azul em Petrópolis será realizado neste sábado (27). O movimento mundial que busca conscientizar os homens sobre o câncer de próstata, também alerta o público masculino sobre o cuidado integral da saúde. Em mais de 30 unidades de saúde do município serão oferecidos testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicemia, entre outros atendimentos. Os postos de saúde funcionarão das 9h às 16 horas.

“Os homens também devem comparecer as consultas de rotina, passar por exames e sobretudo, seguir as orientações e tratamentos. É um acompanhamento necessário não apenas para a prevenção a doenças com o câncer, mas, também para o controle de problemas de saúde crônicos, como hipertensão e diabetes, por exemplo. Levando informação para as pessoas e alertando para os cuidados que devem ser mantidos, conseguimos diminuir o número de pacientes com doenças em estágio avançado”, destaca o governo interino.

No Dia D da campanha do Novembro Azul, o Hospital Alcides Carneiro (HAC) também realizará 70 exames voltados para os homens: 30 ultrassonografias de próstata, 17 tomografias de pelve e 23 ressonâncias magnéticas. Ao todo, durante a semana, são 256 atendimentos voltados para o público masculino. O ambulatório da unidade também ampliou as consultas para o público masculino em especialidades como cardiologia, otorrinolaringologia, proctologia, reumatologia, urologia, urologia pré-operatório, cirurgia geral, cirurgia vascular pré-operatória, cirurgia plástica, vasectomia e hematologia. O HAC é o hospital público de referência para a realização de cirurgias oncológicas e diagnóstico de câncer, entre eles, o câncer de próstata.

O secretário de Saúde destaca o trabalho realizado na rede de saúde do município. “No Novembro Azul, o chamamento é para os homens, para que todos estejam atentos a importância do cuidado, da prevenção e do diagnóstico não apenas do câncer, mas, também de outras doenças que comprometem a saúde dos homens. O HAC, que é o maior hospital público da cidade e, também referência para procedimentos oncológicos, terá uma programação especial para este público”.

Entre as ações previstas no Dia D estão, abordagem sobre disfunções sexuais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Câncer de Pênis e Câncer de Próstata, solicitação de exames de acordo com a demanda do especialista, orientações junto com a Academia de Saúde, abordagem e fortalecimento sobre o Pré-Natal do parceiro, realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis, atendimento odontológico, atualização do cartão vacinal do homem, orientações sobre planejamento familiar, consulta multidisciplinar com médico, enfermeiro, dentista e assistente social, aferição de pressão arterial e glicose, mensuração de peso e altura para cálculo do IMC e vigilância nutricional do homem.

A coordenadora da Área Técnica de Saúde do Homem ressalta os eixos abordados com os homens. “Entre os principais pontos da política de saúde do homem estão acesso e acolhimento, sexualidade responsável e planejamento familiar, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina e prevenção de violência e acidentes”.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social realizou nessa sexta-feira (26/11) a entrega de 20 Carteiras do Idoso. O documento permite viajar de forma gratuita ou com 50% de desconto no valor das passagens interestaduais de ônibus e é direcionado a idosos com mais de 60 anos que recebem até dois salários mínimos e não possuem meios de comprovação de renda. Em outubro, outras 38 carteiras foram entregues pela SAS.

“Ação importante e que faz a diferença na vida dessas pessoas. Quem tiver dúvidas sobre a aquisição das carteiras pode procurar auxílio em um dos nove Centros de Referência em Assistência Social, CRAS, do município”, afirma o governo interino.

De acordo com o governo federal, para solicitar a carteira é preciso ter o Número de Identificação Social (NIS), o número de credenciamento no Cadastro Único para programas sociais do governo federal. Caso a pessoa ainda não possua o NIS, é possível fazê-lo em um CRAS - Centro de Referência de Assistência Social ou em um posto do Instituto Nacional do Seguro Social - INSS.

“Caso o idoso já tenha o NIS, basta solicitar a carteira no próprio CRAS. A entrega também é realizada no próprio CRAS, onde foi feito o pedido”, reforçou o secretário de Assistência Social.

Importante destacar que, para o uso do bilhete de viagem do idoso, a solicitação deve ser feita diretamente nos guichês das empresas, com a carteira e um documento de identidade com foto. O pedido deve ser feito com antecedência.

“Rita de Cácia Andrade, 67 anos, recebeu a carteirinha. “Ajuda muito. Fico muito feliz com esse auxílio, faz toda diferença para mim”, contou.