Ação acelera as devolutivas e encaminhamentos necessários para atendimento nos equipamentos públicos

Encaminhamento para atendimento nos CRAS e inclusão em programas federais de auxílio, além do diagnóstico das necessidades urgentes das famílias. Esses são alguns dos objetivos alcançados pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social, a partir da instituição de uma equipe multidisciplinar que começou, em outubro, a atender os casos encaminhados a partir das denúncias do Disque 100 (Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos) e Ministério Público.

Com profissionais das áreas de psicologia e serviço social, a equipe consegue acelerar a devolutiva: a partir do recebimento da denúncia, os profissionais realizam um levantamento sobre o caso, conferindo, inclusive, se a pessoa / família já é atendida em algum equipamento público. Durante a visita, a equipe faz o estudo de caso que, posteriormente é enviado como devolutiva para o Disque 100 ou Ministério Público, com os apontamentos necessários: encaminhamento para inclusão em programas governamentais - atendimento em equipamentos como CRAS, CREAS ou, até mesmo, Secretaria de Saúde.

“A equipe está conseguindo dar celeridade necessária para o cumprimento dos prazos estipulados para resposta. Além disso, fortalece o trabalho da Assistência Social no auxílio às pessoas que estão precisando do suporte do poder público”, afirmou o governo interino.

Segundo o secretário de Assistência Social, a centralização da demanda na equipe multidisciplinar também desafoga a demanda dos CRAS. “Agora, profissionais específicos recebem as notificações e conseguem planejar as ações de forma que as conclusões dos casos sejam feitas respeitando prazos e fortalecendo o usuário que necessita de auxílio”, explicou.

Sobre o Disque 100:

Importante salientar que o Disque 100 é um programa do governo federal de disseminação de informações sobre direitos de grupos vulneráveis e de denúncias de violações de direitos humanos.

Qualquer pessoa pode reportar fato relacionado a violações de direitos humanos, da qual seja vítima ou tenha conhecimento – a denúncia pode ser anônima. É através dos relatos feitos pelo Disque 100 que o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos recebe, analisa e encaminha aos órgãos de proteção e responsabilização as denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes, pessoas idosas, pessoas com deficiência, população LGBTQIA+, população em situação de rua, entre outros.

O serviço funciona diariamente, 24 horas por dia, incluindo sábados, domingos e feriados. As ligações podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita, de qualquer terminal telefônico fixo ou móvel, bastando discar 100.

Programação faz parte do Festival das Comunidades, programa itinerante de promoção da saúde através do esporte

Atividades esportivas e de lazer movimentaram o Conjunto Habitacional Oswaldo Santarsiérie Médici, na Posse, no feriado de segunda-feira (15/11). A prefeitura, através da secretaria de Esportes, Promoção da Saúde, Juventude, Idoso e Lazer (SEPJIL), promoveu mais uma edição do Festival das Comunidades, programa itinerante de promoção da saúde através do esporte. Foram realizadas aulas de ginástica, dança, futebol e recreação. A ação seguiu os protocolos vigentes de segurança contra a Covid-19.

Apesar do espaço não contar com uma quadra comunitária, a equipe de profissionais de Educação Física realizou as atividades em uma área de lazer que pertence ao Conjunto Habitacional. “A criançada aproveitou para brincar, dançar e jogar futebol. Temos uma equipe de professores muito competente, que soube usar o espaço da melhor maneira possível”, destacou o secretário da SEPJIL.

"Criamos o programa em 2017, quando fui Secretário de Esportes. É uma atividade itinerante e que abre espaço para pessoas de todas as idades participarem", explica o governo interino. No próximo sábado (20), Dia da Consciência Negra, o Festival das Comunidades será realizado na E.M. Alto Independência. A prefeitura também vai promover um “aulão” com os professores do Agita Petrópolis para a comunidade.

“Vamos ter atividades para os adultos e também para a criançada no próximo sábado”, disse o governo interino. Em 2021, o Festival das Comunidades já foi realizado nas quadras comunitárias do Atílio Marotti, Moinho Preto (Vila São Francisco), Vila Rica, Bela Vista, 24 de Maio, Parque Cremerie e no Duques. Em Cascatinha, em virtude da chuva, a realização do programa precisou ser adiada. É uma atividade itinerante e que acontece por toda a cidade.

“Vamos agraciar todas as regiões da cidade até o fim do ano com muito esporte e lazer, promovendo saúde e qualidade de vida", completou

Parte da programação da 9ª edição da Ubuntu - Festa Afro-Brasileira do município, o "IMC nas Redes – Conversas Culturais" de hoje (17/11) vai debater a realização do evento neste ano. O encontro virtual será transmitido nas redes sociais da prefeitura (Facebook e Youtube), às 19h, com a participação de Maria Clara dos Santos, Apóstola Ana Paula e Cintia Silva Xavier. A mediadora da roda de conversa on-line será a gerente do Centro de Cultura.

Maria Clara dos Santos é pedagoga formada pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense, mestranda em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela UERJ e professora da rede municipal de Teresópolis. Integrante do Grupo de pesquisa Afrovisualidades - Estética e política da imagem negra/ UERJ. Ela é militante e ativista da pauta preta.

Cintia Silva Xavier é advogada, presidente da comissão de igualdade racial da OAB Petrópolis. Faz parte da diretoria do Instituto Brasileiro do Direito das Famílias de Petrópolis (IBDFAM). Ela cursa pós-graduação em direito de família e crimes cibernético. Já a Apóstola Ana Paula é presidente da Escola de Profeta e da Fundação Luz das Nações. Advogada. Coordenadora da Área do Ministério Mães Unidas em Oração Internacional em Jacarepaguá, Rio de Janeiro. Relações Públicas Do Ministério e membro da Equipe MIPI-BR.

As equipes de enfermagem, sob coordenação do departamento de Vigilância em Saúde, deram sequência na terça-feira(16/11) a vacinação contra a covid-19. Durante todo o dia, 2.050 pessoas foram vacinadas na cidade. Destas 98 receberam a primeira dose, 1.630 receberam a segunda dose e 322 receberam a dose de reforço.

Até o momento 238.016 pessoas receberam a primeira dose, 188.002 receberam a segunda dose, 6.805 receberam a dose única e 25.457 idosos institucionalizados e acamados, idosos maiores de 60 anos, pacientes imunossuprimidos e trabalhadores da Saúde receberam a dose de reforço do imunizante. Por conta da logística de informações para fechamento dos dados o boletim da vacinação passou a ser divulgado na parte da manhã.

Nos pontos de imunização quatro idosos foram vacinados, sendo dois com a primeira dose e dois com a segunda dose da vacina. Equipes aplicaram a dose de reforço em 287 idosos e também em cinco pacientes imunossuprimidos e 30 trabalhadores da Saúde.

A primeira dose da vacina foi aplicada ainda em 67 pessoas com idade entre 18 e 59 anos sem comorbidades. Na faixa etária abaixo de 59 anos, 1.549 pessoas também receberam a segunda dose. Também foram vacinados 88 adolescentes sem comorbidades, sendo 27 com a primeira dose e 61 com a segunda.

Equipes também aplicaram a vacina em nove gestantes, sendo uma com a primeira dose e oito com a segunda dose. Também foram vacinadas cinco puérperas, das quais uma com a primeira dose e quatro com a segunda dose.

Também receberam a segunda dose da vacina quatro trabalhadores da Saúde e dois profissionais de transporte.

Em caso de dúvidas é possível utilizar o Whatsapp da Saúde - assistente virtual que fornece informações sobre a vacinação, locais de atendimento a pacientes com sintomas da doença e boletins. O atendimento está disponível pelo número (24) 9.9200-1428.

Quarta, 17 Novembro 2021 10:23

16.11.21 - Boletim Epidemiológico

A taxa de ocupação de leitos para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde, nesta terça-feira (16.11), permaneceu em 0% para leito clínico e em 3,03 % para os leitos de UTI na rede pública. Levando em conta toda a rede de saúde da cidade, somando hospitais públicos e privados, são seis pacientes internados: quatro pessoas em leitos de UTIs públicos e privados e duas em leitos clínicos da rede privada.

Até agora, foram realizados no município 207.741 testes para Covid-19, com 50.033 resultados positivos e 157.591 negativos (levando em consideração testes rápidos e swab).

A Secretaria de Saúde esclarece que o número de óbitos, em 1.555, é atualizado nos boletins apenas após o registro do atestado de óbito e do resultado do exame do paciente no sistema da Vigilância Epidemiológica, o que é feito por equipe administrativa. Trata-se de medida de segurança para evitar erro na informação divulgada pela Secretaria de Saúde. É possível acompanhar a evolução dos casos no portal da transparência do coronavírus, no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O nivelamento do piso e recuperação das calçadas estão previstos na intervenção que começa nesta semana.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, dá início nesta semana à recuperação da rua Afrânio Melo Franco, onde está localizado o polo tecnológico do município. A via receberá camada nova de asfalto para nivelamento do piso, assim como recuperação das calçadas. Além disso, ainda está prevista a recuperação das calçadas.

“Essa é uma obra que acontece para trazer uma melhoria mais imediata ao trecho. Estamos trabalhando em um projeto maior, para o qual estamos buscando recursos”, destaca o secretário de Obras, lembrando que o governo interino vem acompanhando as intervenções de perto.

Asfaltamento retomado no Siméria

A prefeitura retomou nesta terça-feira (16) o trabalho de asfaltamento no bairro Siméria, que está incluído no programa Acelera Petrópolis do governo municipal. Equipes da secretaria de Obras continuam a recuperação da rua Manoel Francisco de Paula e estrada Presidente Sodré. Na rua Manoel Francisco de Paula, cujo o serviço foi iniciado a partir do ponto final da linha de ônibus que atende ao bairro, a intervenção acontece em um trecho de mais de 2,2km, até o encontro com a rua Olavo Bilac. Desde julho, quando teve início o trabalho de recuperação viária, mais de 25km de ruas foram asfaltadas pela prefeitura, com aplicação da nova camada de asfalto CBQU (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), o asfalto quente.

Além do Siméria, a secretaria de Obras retoma nesta semana o trabalho de asfaltamento, que tem acontecido em período noturno, na rua Washington Luiz, no trecho entre as Duas Pontes e a rua do Imperador. “Já pavimentamos a rua Coronel Albino Siqueira, a Cardoso Fontes e a Napoleão Esteves em poucos dias, além de termos concluído a Saldanha Marinho”, lembra o subsecretário de Obras, que ressalta ainda que o município já avançou com o trabalho no Bingen, no centro, em Nogueira, Itaipava, Morin, Alto da Serra e Castelânea. “Ainda seguiremos pelo Siméria, Quitandinha, Mosela, Quarteirão Brasileiro, Sargento Boening e Valparaíso”.

Mais de 25km já concluídos

Em Nogueira, o trabalho incluiu os 1,6km da Rua Promenade, um trecho de 1,7km da Estrada do Calembe. Além da rua Belo Horizonte (750m), rua Dr. Bina (350m) e rua Padre Correa Lima. Foram quase 6km de ruas asfaltadas. No Bingen, a pavimentação incluiu a rua Dr. Paulo Hervê, um dos principais acessos à cidade, e rua Dr. Henrique Cunha (400m), a avenida Lúcio Meira e as Ruas Luiz Winter (350m) e João Xavier (2,7km), totalizando quase seis quilômetros de pavimentação nova. O trabalho também foi executado na avenida Koeller, no Centro Histórico, e na estrada do Catobira (Itaipava).

Em toda a cidade serão mais de 60 ruas (44km). A secretaria de Obras, iniciou o trabalho no dia 13 de julho. A Rua João Xavier recebeu 2,7 quilômetros de piso CBUQ (concreto betuminoso usinado a quente), material que também foi aplicado em pouco mais de 500 metros da Rua Luiz Winter, 500 metros da Avenida Lúcio Meira e 1,1km da Rua Dr. Paulo Hervê.

Em Itaipava, além da estrada do Catobira, foram concluídas também as melhorias na rua Joaquim Agante Moço que, junto com a rua Desembargador Luiz Antônio Severo, que se tornaram uma alternativa para os motoristas no trecho de Itaipava, onde acontecem as obras do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes - DNIT. “São mais de 6km. Um trabalho que também incluiu o recapeamento asfáltico em algumas servidões do Morin e também um trecho das Duas Pontes e ruas Washington Luiz e Nelson de Sá Earp (no centro). Também começamos os trabalhos no Alto Pedro Ivo, na rua Eugênio Werneck e rua Bela Vista, no Morin”, informa o subsecretário de Obras.

Com o objetivo de esclarecer dúvidas para facilitar o acesso de pacientes com fibromialgia à carteirinha de identificação que permite prioridade em atendimentos para portadores da doença, técnicos da Secretaria de Saúde se reuniram nesta terça-feira (16/11) com a representante do grupo Fibromialgia Petrópolis. A reunião aconteceu na sede da Secretaria de Saúde no Centro Administrativo da prefeitura, na Av. Barão do Rio Branco, 2.846. Conforme estabelecido em lei, a Secretaria de Saúde está recebendo a documentação dos pacientes para a emissão da carteirinha que dá direito a prioridade de atendimento para esta pessoas.

“É uma vitória pra nós, pacientes com fibromialgia, vermos que esta lei, que já foi uma conquista importante ao ser proposta e sancionada, está saindo do papel. Estávamos muito preocupados em afinar junto à Secretaria de Saúde esta organização, pois somente no nosso grupo somos 150 meninas com fibromialgia. Percebemos a disposição da Secretaria de Saúde em fazer as coisas da melhor forma, nos recebendo aqui hoje para discutirmos o assunto e já afinando vários pontos importantes pra nós, pacientes”, destaca a representante do grupo Fibromialgia Petrópolis.

A regulamentação da lei foi publicada na semana passada no Diário Oficial do município. “Já recebemos a documentação das primeiras pacientes, que receberão suas carteirinhas nos próximos dias. Estamos trabalhando para garantir aquilo que é direito de todos os que têm fibromialgia”, destaca o governo interino.

A emissão da carteirinha deve ser solicitada junto ao setor de protocolo da Secretaria de Saúde, que funciona no Centro Administrativo na Av. Barão do Rio Branco. A solicitação pode ser feita pelo paciente ou por um representante indicado pelo mesmo por meio de declaração de próprio punho.

“A possibilidade desta solicitação ser feita por um representante já foi aberta por conta do diálogo da Secretaria com os representantes dos pacientes, uma vez que muitos deles encontram dificuldades de locomoção por conta das dores provocadas pela doença. A Superintendência de Atenção à Saúde também está adotando providências para melhorar o acesso dos pacientes para atualização dos laudos médicos de fibromialgia”, explica o secretário de Saúde. Para a emissão da carteirinha, o paciente pode apresentar laudo emitido pelo médico que o acompanha, tanto na rede pública quanto privada.

No momento da solicitação é preciso apresentar – original e cópia - dos seguintes documentos: laudo médico emitido nos últimos 12 meses com diagnóstico de fibromialgia (CID M 79.7), uma foto 3x4, cartão SUS, CPF, documento de identidade com foto (RG, Carteira de Trabalho, CNH, etc) e comprovante de residência - conta de luz, gás ou telefone dos últimos 3 meses.

A carteirinha provisória fica pronta em um prazo de cinco dias úteis e a data para retirada é comunicada, por equipes das áreas técnicas de Doenças Crônicas não Transmissíveis (Dant) que fazem contato com o paciente por telefone.

“Para facilitarmos o acesso a estes pacientes, a atualização dos laudos deixa de ser restrita a especialistas, sendo possível também, conforme a avaliação médica de cada caso, que confirme o diagnóstico de fibromialgia daquele paciente, que o laudo seja emitido por um médico clínico. A orientação é para que os pacientes que têm fibromialgia e precisam atualizar o laudo busquem a unidade de saúde mais próxima da sua casa para que recebam o atendimento ou as orientações necessárias”, explica a superintendente de Atenção à Saúde.

As ações do mutirão de serviços do programa Acelera Petrópolis estão levando melhorias para a comunidade do Bairro da Glória. Operações de tapa buracos e a presença do CRAS Volante, marcaram o primeiro dia das atividades no local nessa terça-feira (16).

“Estamos fazendo um trabalho intenso para garantir que nossas comunidades sejam atendidas com todos os serviços oferecidos pela Prefeitura. Unindo esforços, estamos assegurando que nossa população seja beneficiada e possa viver com mais dignidade e qualidade de vida”, disse o governo interino. As intervenções envolvem, principalmente, a Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis – Comdep, Secretaria de Assistência Social, Obras, CPTrans e Coordenadoria Especial de Articulações Institucionais – CEAI.

O CRAS volante está montado da Escola Municipalizada Marieta Gonçalves e, por meio da estrutura, a Secretaria de Assistência Social fez o atendimento de 16 pessoas neste primeiro dia do serviço, na comunidade. No local, os moradores podem verificar atualizar dados e tirar dúvidas sobre benefícios como o Bolsa Família e o Cartão Imperial.

O objetivo também é o de oferecer os serviços de recadastramento e atualização dos dados junto ao CadÚnico, mais próximo das comunidades. O atendimento do CRAS Volante ocorre de 9h às 16h. Os atendimentos são realizados por orientadores e assistentes sociais da SAS.

Ainda nessa terça-feira, toda a extensão da Rua Nossa Senhora da Glória recebeu a operação de tapa-buracos, permitindo melhorias para a circulação tanto de pedestres quanto para os veículos dos moradores. As intervenções do mutirão de serviços incluem diferentes serviços à comunidade, como ações de capina, roçada, pintura de postes, revitalização e instalação de abrigos de ônibus, sinalização viária, tapa-buracos, melhorias em praças e parquinhos, por exemplo.

“Cozinhas comunitárias: da teoria à prática” é o tema no próximo dia 18 de novembro, do Ciclo Básico de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável, realizado pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Comsea), em parceria com a Prefeitura e o Ministério Público, por meio da 2ª Promotoria de Tutela Coletiva de Petrópolis. O assunto será abordado por Maria da Conceição de Almeida Ferreira, a Concita da Pindoba.

Pedagoga e presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar do Maranhão e coordenadora Geral do Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional, Concita iniciará a palestra, que será transmitida pelas redes oficiais da Prefeitura, como Facebook e Youtube, às 19h. O Ciclo Básico de Formação em Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável é voltado para a formação de gestores, servidores públicos da Saúde, Educação, Assistência Social, Defesa Civil e Meio Ambiente e membros de conselhos municipais.

A assistente social e coordenadora do Mesa Brasil Sesc, Cida Pessoa e Denise Tarin, procuradora de Justiça do Ministério Público do Rio de Janeiro, coordenadora do Projeto Segurança Humana-MPRJ também serão as palestrantes e vão falar, respectivamente, nos dias 25 de novembro e dois de dezembro, sobre “Banco de alimentos: da teoria à prática” e “Aspectos jurídicos do direito à alimentação”.

Quarta, 17 Novembro 2021 10:10

Campanha: Cobea já viabilizou 107 adoções

Cinco animais são adotados na 2ª etapa distrital

A 2ª etapa distrital da Campanha de Adoção de Animais realizada pela Prefeitura de Petrópolis, por meio da Coordenadoria de Bem-estar Animal (Cobea), ocorreu no último sábado (13) no Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes, em Itaipava. Nessa edição, cinco animais ganharam um novo lar e as instituições GAPA Itaipava e Dog’s Heaven foram as responsáveis por disponibilizar os cães e gatos castrados, vacinados e vermifugados. Desde fevereiro, as campanhas realizadas pela Cobea já viabilizaram 107 adoções.

O governo interino destacou a importância de institucionalizar o ato também nos distritos. “Queremos criar um hábito nos moradores de outras localidades para os nossos eventos. Com isso, vamos conseguir ampliar, cada vez mais, as adoções através da regularidade das ações nas regiões mais afastadas do Centro”, disse.

A campanha contou, ainda com a presença do Grupamento de Operações com cães, do canil Rufus Von Kru Gdorf, da Guarda Civil Municipal, e o apoio da Rospauth, que presenteou os novos tutores com um cupom de 10% de desconto em produtos da sua loja.

“Foi muito produtivo a etapa do fim de semana. Chegamos às 107 adoções ao todo neste ano. Um resultado excelente visto que fizemos edições em diferentes endereços, com direcionamento específico para animais idosos e especiais, e também aos filhotes que comumente são os mais preteridos. Até dezembro, temos a certeza que vamos obter números mais expressivos em todo o município”, afirmou a coordenadora de Bem-estar Animal.

Nos últimos 45 dias, desde o início do mês de outubro até a primeira quinzena de novembro, choveu em 81,4% dos dias no município. Nos 35 dias de registro de chuva, a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias atendeu 203 ocorrências e atuou na maior parte dos dias com o efetivo reforçado. A maioria chamados foi para casos de deslizamentos (56), seguido de quedas de árvores (46), avaliação de risco estrutural (25), avaliação de risco geológico (22), problemas em via (21), infiltração (14), avaliação de muro (11), queda de postes (5) e alagamentos (3).

Na maioria das vezes, ao longo do período, a Defesa Civil estabeleceu Estágio Operacional de Atenção para o município. Vale lembrar que não houve registro de vítimas. "As equipes da Prefeitura estão trabalhando de maneira integrada, o que vem garantindo melhores resultados na ponta", lembrou o governo interino, citando a atuação conjunta da Defesa Civil com secretarias como a de Obras, Comdep, CPTrans, Guarda Civil, Assistência Social e Articulação Institucional, além da Educação. “Tivemos um período intenso de ocorrências em que colocamos todo o nosso efetivo para atuar e garantir maior agilidade nos atendimentos. Esse é um período em que essa passa a ser uma rotina para as nossas equipes, que estão cada vez mais preparadas para oferecer o suporte necessário para a população”, destacou o secretário de Defesa Civil.

No período, na maioria dos dias do mês de outubro, a passagem de frentes frias de forma oceânica favoreceu a entrada de ventos úmidos na cidade. Este cenário resultou em chuva contínua que perduraram por vários dias, principalmente no primeiro distrito. Em alguns dias, ventos em altos e médios níveis em conjunto com essa disponibilidade de umidade intensificaram as chuvas, resultando em acumulados significativos ao fim do mês.

Numa análise fechada de 30 dias, o maior acumulado de chuva foi registrado na região do Independência, que chegou a alcançar 665,2 milímetros no mês. Esse volume ultrapassa em 269,5% a quantidade de chuva esperada para todos os dias de outubro.

O Petrópolis TechSummit 2021, organizado pela Prefeitura de Petrópolis e pelo Serratec - Parque Tecnológico da Região Serrana, com o apoio da Firjan, vai receber a presença do coordenador do Parque Tecnológico de São José dos Campos, Paulo Cesar Giarola. Sua palestra terá como eixo principal o papel dos parques tecnológicos brasileiros como indutores da inovação, do empreendedorismo e da competitividade empresarial. O Petrópolis TechSummit 2021 acontecerá no dia 25 de novembro, das 9h às 17h, com transmissão pelo Youtube do Serratec: https://bit.ly/SerratecOficial 

Paulo Cesar Giarola é formado em Engenharia Mecânica pela – Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), pós graduado em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e MBA em Administração de Projetos pela – Fundação Instituto de Administração (FIA). Tem carreira de 34 anos na execução e coordenação de atividades complexas e multidisciplinares em diversos ambientes empresariais como o Parque Tecnológico São José dos Campos, Vale Soluções em Energia S.A., Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), Grupo Louis Dreyfus, Rhodia S.A. e Kodak Brasileira Ltda.

Giarola também atuou como membro suplente do Conselho Consultivo da Finep; Diretor da Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras (ANPEI); membro da comissão executiva do Fundo Setorial Aeronáutico (CT-Aero) e membro do Aerospace Engineering Advisory Board da Embry-Riddle Aeronautical University.

Programação do Petrópolis TechSummit 2021

Na programação ainda estão confirmadas as palestras do empresário e presidente do Serratec, Guilherme da Motta Alves; do chefe do Centro Tecnológico do Exército, General de Brigada Armando Ferreira; da gerente regional de Serviços Tecnológicos da FIRJAN, Carla Giordano; do vice-presidente Executivo de Operações da EMBRAER, Luís Carlos Marinho; do diretor do Laboratório Nacional de Computação Cientifica (LNCC), Fábio Borges; do presidente da IBM América Latina, Antônio Martins e do gerente de Operações da Amazon, Marcelo Amaral.

O Petrópolis TechSummit 2021 funcionará em formato híbrido (presencial e transmissão online) em redes sociais e no Youtube. No dia do evento basta acessar o link do Youtube do Serratec: https://bit.ly/SerratecOficial
As pessoas também podem adicionar o evento na agenda, basta acessar o link https://bit.ly/PetrópolisTechSummit2021

Polo de estomia do Centro de Saúde atende 261 pessoas

O Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira, no Centro, promoveu uma série de ações para os pacientes atendidos pelo polo de estomia da unidade, iniciativa para chamar atenção sobre a importância do Dia Nacional dos Ostomizados, celebrado em 16 de novembro. Realização de mamografias, palestras e uma caminhada pela Rua Santos Dumont, foram algumas das atividades realizadas. No Centro de Saúde são atendidos, atualmente, 261 pacientes ostomizados.

“O tratamento é importante e garante a segurança que esses pacientes precisam. São todos vitoriosos e fizemos questão de promover esse dia especial para mostrar isso”, afirmou o governo interino.

As pessoas atendidas pelo polo de estomia do Centro de Saúde receberam uma palestra sobre os direitos e deveres dos pacientes ostomizados. Além disso, participaram de um café da manhã especial, com sorteio de brindes, além de uma caminhada pela Rua Santos Dumont. Todos vestidos com a camisa com a frase: “Ostomia: mais Aceitação, menos Rejeição”. Os pacientes receberam, também, atendimento exclusivo, com realização de mamografia, testes rápidos contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta de preventivo, agendamento de ultrassonografia e de consultas clínicas, de orientações sobre tabagismo, planejamento familiar e consultas odontológicas. Eles também participaram de uma palestra sobre alimentação saudável.

Elcineia Granja da Silva, usa uma bolsa de colostomia há 1 ano e 3 meses. “É de um valor imenso a realização de ações de valorização como essa. As pessoas acham que estar ostomizada acabou a vida, e é muito pelo contrário. Eu estou aqui, malho, tenho minha vida normal. Gosto de ir à praia, piscina e cachoeira. E estamos aprendendo cada vez mais”.

A diretora do Centro de Saúde destacou a união do grupo: “Os pacientes ostomizados atendidos no Centro de Saúde são muito unidos. Eles abraçam todas as ideias que que sugerimos e sempre com muita animação. Temos muito orgulho do que construímos e vamos trabalhar para oferecer cada vez mais para eles”.

Prefeitura implementa novo protocolo de acompanhamento a pacientes ostomizados

Desde o início do mês de agosto, a Prefeitura de Petrópolis implementou um novo protocolo de acompanhamento de ostomizados no Centro de Saúde Coletiva Professor Manoel José Ferreira: os pacientes passam a contar com atendimentos com equipe multidisciplinar composta por médico, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e fisioterapeuta. Além disso, a cada dois meses, os profissionais de enfermagem fazem consultas de rotina, a partir de agendamento prévio.

Entre as alterações, também está o novo protocolo para a entrega de bolsas de colostomia, que teve ampliação do horário para retirada, que pode ser feita das 8 às 20 horas na segunda, quarta e sexta-feira, e das 8 às 17 horas às terças e quintas-feiras. Os pacientes recebem o material em quantidade suficiente para um mês de tratamento e não mais de forma fracionada. A mudança foi feita, visando melhorar as condições de atendimento e consequentemente, a qualidade de vida dos pacientes. O Centro de Saúde atende 261 pacientes ostomizados. Desse total, 189 fazem retirada mensal de bolsas de colostomia na unidade, entre homens, mulheres e crianças.

Pacientes ostomizados precisam de cuidados frequentes

A ostomia é um procedimento cirúrgico realizado no aparelho digestivo ou urinário, que tem como objetivo criar um desvio dos conteúdos que passam por estes sistemas para o meio externo, para serem recolhidos por uma bolsa coletora. A ostomia promove uma ligação do intestino ou da bexiga urinária, conforme o caso clínico, até uma abertura na parede abdominal.

A bolsa de colostomia é um dispositivo médico, utilizado em pacientes que realizaram a cirurgia de Colostomia que consiste na abertura do cólon (parte longa do intestino grosso) através da parede abdominal. Esse mecanismo, é realizado em pessoas que sofrem de doenças inflamatórias no intestino, câncer intestinal ou alguma doença que exige a amputação do reto. A bolsa de colostomia é um saco coletor, localizado ao lado do abdômen, que exerce a função de receber as fezes ou a urina.

Por meio de uma parceria com a Prefeitura, a KNN Idiomas está oferecendo aos servidores municipais de Petrópolis e seus dependentes bolsas de estudo com até 50% de desconto, sem taxa de matrícula e parcelamento de todo o material didático. O benefício é destinado para os cursos de inglês, francês, espanhol e alemão. As aulas são presenciais.

“A qualificação é fundamental para qualquer setor. Ficamos felizes por termos parceiros que oferecem aos servidores e seus dependentes oportunidades de melhorar o seu currículo”, disse o governo interino.

Para mais informações sobre os cursos disponíveis, o servidor pode entrar em contato com a equipe da KNN Idiomas através do telefone (24) 2220-1887, que também funciona como whatsapp ou pelo e-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. . Postos de atendimento também serão montados nos dias 18 e 19 de novembro, no Centro Administrativo da Prefeitura, na Avenida Barão do Rio Branco, 2.846, Centro.

Em Petrópolis, além do espaço, localizado na Estrada União e Indústria, 11303 Loja 3 e 4, para o próximo ano, uma nova unidade será inaugurada no Centro da cidade.

Termina nesta terça-feira (16), o prazo para as inscrições para os cursos que estão sendo oferecidos pela Faetec, por meio de uma parceria com a Prefeitura. O objetivo é qualificar a mão de obra no município em áreas que disponibilizam mais vagas no período final do ano. Há um total de seis cursos disponíveis, que incluem áreas como oratória, gramática de língua inglesa e técnicas para atendimento em bares e restaurantes.

“Neste primeiro momento, estamos focando no movimento de fim de ano, porém, a intenção é que essa parceria tenha continuidade. Passar esses conhecimentos, principalmente aos jovens, é fundamental para inseri-los e contribuir para que permaneçam no mercado de trabalho”, ressaltou o governo interino

“Essa parceria com a Prefeitura está nos rendendo muitos frutos, mesmo à curto prazo. Os cursos possuem certificados de participação, são gratuitos e uma forma de auxiliar o município como um todo. Com eles poderemos gerar mão de obra para empregos que garantem muitas vagas nesse período de festas de final de ano”, destacou o gestor da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) de Cascatinha, Washington Souza, que estará ministrando o curso de Apresentação e Oratória.

Abaixo, a lista de cursos disponíveis:

* Técnicas e recursos para contração de histórias;

* Vendedor excelente;

* Boas Práticas em Serviços de Alimentação;

* Apresentação e Oratória;

* Gramática de Língua Inglesa (Iniciante);

* Técnicas Para Atendimento em Bares e Restaurantes.