Um efetivo com mais de 100 agentes da prefeitura deu continuidade a operação “Faça a Sua Parte” nesta segunda-feira (15.05). A ação, que teve como objetivo principal fiscalizar a abertura das atividades da linha amarela do plano de retomada gradual da economia, percorreu o Centro (ruas Teresa e Paulo Barbosa), Corrêas, Nogueira, Itaipava, Posse, Pedro do Rio e Secretário. Além disso, foram prestadas orientações quanto ao uso de máscaras. O prefeito Bernardo Rossi orientou as equipes na operação, que contou também com o apoio do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.

No Alto da Serra, os fiscais flagraram pessoas praticando atividade física dentro de uma academia - serviço que ainda não está autorizado. Dentro do mesmo espaço, ainda funcionava um salão de beleza, que não possuía alvará. As equipes intimaram o fechamento das atividades e pediram o isolamento dos equipamentos. Apenas o estúdio de pilates no local está liberado. Em Pedro do Rio, duas padarias foram autuadas por permitirem o consumo de comida e bebida dentro dos estabelecimentos.

Um homem teve sua mercadoria apreendida no Centro. Ele vendia alimentos sem licença ou qualquer outro tipo de autorização na Rua Paulo Barbosa. Não foi a primeira vez que o rapaz causou problemas para a fiscalização. As equipes da Secretaria de Serviços, Segurança e Ordem Pública já haviam orientado o homem em outras vezes. 

Houve também fiscalização quanto ao uso das máscaras em espaços públicos e em estabelecimentos comerciais. Agências bancárias foram fiscalizadas para a adoção de medidas de organização das filas.

O plano de retomada das atividades, disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br/coronavirus), traz todas medidas que devem ser adotadas por cada tipo de estabelecimento para a reabertura em segurança para funcionários e clientes. As equipes de fiscalização estarão na rua permanentemente para orientar a população e coibir irregularidades.

Participaram da operação “Faça a Sua Parte” agentes da SSOP, Meio Ambiente, Procon, Vigilância Sanitária, Guarda Civil e Defesa Civil.

O serviço de higienização de ruas para combater o coronavírus continua em toda cidade. Nesta segunda-feira (15.06), o Bairro Esperança recebeu o trabalho de lavagem na Rua Brigadeiro Castrioto com aplicação de hipoclorito de sódio 0,5%, um tipo de alvejante que elimina vírus e bactérias presentes em qualquer superfície. Desde o início da pandemia, a concessionária já percorreu mais de 600 km de ruas e aplicou mais de 1,5 milhão de litros de hipoclorito de sódio.

A Comdep também promoveu higienização no Bingen, Duarte da Silveira e no Centro – Rua do imperador, Irmão D'Ângelo e 16 de Março. O trabalho conta com uso de um caminhão pipa com oito mil litros de água, sabão e cloro.

Conteúdo atualizado semanalmente

Plataforma disponível no site da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br

Junho chegou e com ele, atividades diferenciadas para os alunos da educação infantil na plataforma “Educa em Casa”. Mesmo com a impossibilidade de contato físico e com as aulas suspensas devido as ações de prevenção ao coronavirus, atividades diferenciadas, com tema junino foram acrescentadas na sessão da educação infantil, com sugestão de vídeos, músicas, brincadeiras e até receitas juninas.

Na parte de berçário e 1º período, como por exemplo, na 9ª semana de atividades há uma sugestão de rotina: higienização, estimulação, exercícios com braços e pernas, banho de sol, cantigas, almoço, contação de história e estimulação por meio de brincadeiras diferentes. Nessa semana, a sugestão é a pescaria de tampinhas (a partir dos 4 meses).

“Brincar com bebês e crianças é mais fácil do que se imagina. Não é necessário gastar muito dinheiro e nem comprar brinquedos eletrônicos para a estimulação. Objetos simples e do cotidiano podem se tornar uma brincadeira divertida e o melhor, têm um resultado importante no desenvolvimento cognitivo e coordenação motora, como por exemplo”, afirma Simone Malheiros, diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação.

Para esse público, o Educa traz, ainda, indicação de vídeos e músicas como: A galinha magricela, Peixe Vivo, Festa Junina, Festa de São João.

Há também, na 9ª semana de atividades, sugestão de rotinas para alunos do 2º e 3º períodos como: leituras, brincadeiras e atividades: Vamos contar? Desenhar com comandos; acertar a argola, fazer uma sanfona de papel, amarelinha e a história do Arraiá na floresta vem cá e a música forrozinho bom.

Para aqueles que estão no 4º e 5º período há a sugestão de leitura, brincadeiras como jogo da memória, recorte e cole, leitura e até receita de broa de milho.

“Além de trabalhar a coordenação, ao colocar a mão na massa, os alunos aprendem sobre texturas e quantidades, ótima forma de se aprender fazendo algo divertido”, acrescenta Simone Malheiros.

Notícias por data

« Junho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30          

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo