Que os museus, as belezas naturais, o clima da Serra atrai visitantes vindos dos quatro cantos do país e até de fora todo mundo já sabe, mas um segmento na cidade vem ganhando cada vez mais destaque quando se trata de turismo: o esporte. Os eventos esportivos vêm ganhando força por aqui e a cada ano a procura pelo município para a realização de grandes campeonatos aumenta. No próximo mês, por exemplo, Petrópolis recebe a etapa do XTerra Brasil Tour – festival de esportes off-road com corrida em trilha e mountainbike – que deverá reunir mais de 3 mil pessoas, a maior parte vindo de fora.

O evento será realizado no Vale do Cuiabá nos dias 24 e 25 de agosto e, este ano, já aconteceu também em diversos estados pelo Brasil, como Minas Gerais, São Paulo e Bahia. “Muitas pessoas acompanham o circuito ao longo do país. E um dos pilares do evento é o turismo. Não é uma simples prova, que as pessoas fazem um ‘bate e volta’, muitas chegam na sexta-feira na cidade e ficam até domingo, aproveitam com a família o fim de semana. E Petrópolis, sendo uma cidade histórica, com essa veia turística, com certeza as pessoas vão gostar”, frisa Gabriela Corrêa, gerente do XTerra no Brasil.

A etapa de Petrópolis vai contar com uma prova exclusiva e inovadora de MTB em formato de seis horas, chamada de MTB Cup X6. Além dela, serão realizadas corridas no estilo trail (trilha) de 5, 10 e 21 quilômetros, duathlon (dupla em corrida) e kids (crianças).  A iniciativa conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da Turispetro.

Este ano, outra iniciativa que movimentou tanto o esporte quanto o turismo foi a Copa Internacional de Mountain Bike (CIMTB), em março. O evento, também realizado no Vale do Cuiabá, contou com a presença de mais de 5 mil pessoas de fora de Petrópolis.

Seguindo o calendário oficial, as aulas do 2º semestre na rede municipal de Educação nas escolas e Centros de Educação Infantil retornaram nessa terça-feira, seguindo a orientação da Secretaria de Educação, com atendimento no horário normal e seguindo a grade curricular.

O planejamento prevê 200 dias de aulas letivos conforme a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996. De acordo com o calendário, as aulas terminarão no dia 18 de dezembro.

O Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio recebeu os mais de 1500 alunos com novidades: os corredores da unidade escolar forma pintados e três salas estão sendo preparadas para receber novo espaço para leitura e até montagem de um blog da escola.

“Preparamos tudo com muito carinho para os alunos. No início do ano pintamos as salas, revitalizamos a parte elétrica e trocamos os vidros. Agora, pintamos os corredores e as novidades continuarão ao longo do ano”, contou a diretora do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio.

Os setores administrativos da Secretaria de Educação também estão funcionando normalmente.

A Secretaria de Educação funciona na Avenida da Imperatriz, nº 193. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30. O telefone do Departamento de Inspeção Escolar é: 2246-8675.

“Treinamento constante” é como um mantra para as forças de segurança que contam com apoio de cães. Por isso, as Guardas Civis de Petrópolis e de Teresópolis realizaram uma ação conjunta nesta terça-feira (30.07) para simular atividades como detecção de drogas, resgate em escombros e contenção de brigas e proteção de grandes públicos. Os agentes dos dois municípios aproveitaram o Parque Ipiranga para uma troca de experiências que serviu para evoluir o trabalho de quem conduz e também dos animais.

O treino em conjunto, que já aconteceu também em outras oportunidades, tanto em Petrópolis quanto no município vizinho, buscou aproximar situações que são encontradas por agentes e cachorros no dia a dia, como espaço muito amplo para procurar drogas, mata, terreno irregular, presença de pessoas, entre outros aspectos.

“Nós dividimos em duas partes: pela manhã, é o treino de detecção, em que fizemos uma pista bem alongada com odores para que os condutores e os cachorros possam ser bem treinados, tendo o máximo de variação de terreno e dificuldade. À tarde, fizemos o treino de controle de distúrbios civis, com cães para situações de aglomeração, brigas”, contou o coordenador técnico do canil da Guarda de Petrópolis, Leandro Lopes.

Esses elementos fazem diferença na preparação dos cães. Um exemplo disso é o que aconteceu com o pastor holandês DJ, que pertence à Guarda Civil de Teresópolis. Os agentes do município vizinho relataram que ele era retraído na detecção de drogas próximo a pessoas estranhas. No treino desta terça, o cachorro se apresentou com um comportamento mais confiante, o que pode ser decisivo na atuação nas ruas. 

“Apesar de ser treino, a gente coloca em prática o que estudamos semanalmente, mensalmente. A gente coloca no treino o que encontra no dia a dia. O pouquinho que a gente treinou aqui, já vemos que o cachorro mudou o comportamento e está muito mais confiante. A confiança e a detecção só melhoram com o treinamento. O trabalho com cão só se desenvolve treinando, treinando e treinando”, disse o comandante da Guarda e subsecretário de Segurança de Teresópolis, Gil Wellington.

Em Teresópolis, o canil existe desde 2012 e conta com oito animais. Por aqui, a estrutura foi lançada há pouco mais de dois anos, com 10 cães. O comandante da Guarda Civil de Petrópolis, acredita que esse tipo de ação reforça a integração com forças de segurança de outros municípios e são fundamentais para trazer novos elementos que podem contribuir com a melhora do trabalho desenvolvido pelo Grupamento de Ações com Cães.

As ações do Agosto Dourado começam logo nos primeiros dias do mês, quando será promovida a conscientização da Semana Mundial da Amamentação. A Secretaria de Saúde programa uma série de intervenções para orientar a população sobre a importância de se garantir o aleitamento materno, sendo exclusivo nos primeiros seis meses de vida e complementar até os dois anos de idade das crianças. Os profissionais da rede estarão voltados a reforçar a prática da amamentação em todas as unidades de saúde. O Centro de Saúde entra na programação com ações que começam nesta quinta-feira (1º) e se estendem até o dia 7 de agosto.

Palestras e dinâmicas de grupo farão parte dos atendimentos de todas as unidades de saúde da rede de atenção básica. De acordo com os dados divulgados pela Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Saúde, a amamentação é fator de grande relevância que contribui para salvar a vida de 13% das crianças, menores de cinco anos, em todo o mundo.

Os benefícios para a saúde e desenvolvimento saudável das crianças serão discutidos em todos os eventos. No Centro de Saúde as gestantes agendadas para as consultas de pré-natal serão recepcionadas em ambiente decorado com a temática da amamentação e participarão de palestras e dinâmicas de grupo sobre o assunto. Os eventos são abertos a todos os interessados em receber orientações e conhecer os benefícios da amamentação. A ideia é fortalecer as ações que já são realizadas com as gestantes. Atualmente, o município conta com 7.465 gestantes sendo acompanhadas pela rede.

Com o tema central, “Empoderar mães e pais, favorecer a amamentação, hoje e no futuro!”, os trabalhos envolverão os familiares das gestantes, em especial os parceiros, para que contribuam para a prática da amamentação.

O município acompanha as ações que serão realizadas em todo o país e visam mudar a realidade que constata a baixa adesão pelo aleitamento materno. De acordo com estatística nacional, somente 9% das crianças recebem a amamentação de forma exclusiva. A média de tempo do aleitamento materno é de apenas 54 dias. “Estes números são as evidências das quais precisamos para entender a urgência da necessidade de participação de todos em prol do aleitamento materno”, destaca a coordenadora da Área Técnica da Criança, Deborah Cinelli.

Uma parceria entre o Procon Petrópolis e a empresa D’acordo Mediações, responsável por negociar e mediar soluções para as empresas BMG, Avon e Volkswagen, vai garantir a instalação de um totem na sede do órgão, no Centro. Nele, o usuário poderá, de maneira rápida e facilitada, chegar a um acordo com essas três empresas. O contrato entre a prefeitura acaba de ser assinado e a previsão é que já no mês de agosto o totem seja instalado no Procon.

O funcionamento é simples: ao chegar no Procon o consumidor só precisa tirar o telefone do gancho, selecionar uma das três empresas disponíveis e aguardar o atendimento por parte do mediador. A partir daí é estabelecida uma vídeo-chamada onde o cliente pode ver com quem está falando. O consumidor deve relatar problema que vem tendo e o representante da empresa vai propor um acordo. Caso seja aceito aquele acordo, o próprio totem imprime o arquivo e o cliente assina duas vias: uma para ele e outra para o Procon, que acompanha o processo e homologa o acordo feito entre as partes.

O Procon já prepara um espaço dentro da sua estrutura para recebimento do equipamento. Para utilizá-lo não haverá necessidade de pegar senha, mas o consumidor deverá homologar os acordos, caso aceitos, com a equipe, que estará à disposição para esclarecer dúvidas, auxiliar no manuseio do totem, explicar o funcionamento das legislações no que tange às relações de consumo, entre outras questões. O objetivo, além de agilizar o atendimento, é que o consumidor saia satisfeito com a resolução do seu problema.

O terminal de autoatendimento vai funcionar no mesmo horário do Procon, de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33, no Centro – ao lado da Câmara dos Vereadores.

Fortalecer a parceria com o governo do estado para viabilizar projetos e ampliar programas e serviços no município. Com este objetivo o prefeito  participou nesta terça-feira (30.17) de um encontro com o governador Wilson Witzel e outros 74 prefeitos que fazem parte da Associação Estadual de Municípios do Rio de Janeiro (AEMERJ), no Rio.

Segurança, Saúde e Educação estão entre os temas discutidos no encontro, que foi realizado no auditório do Palácio Guanabara. Durante a reunião, os prefeitos, sugeriram ações voltadas para os municípios, como transporte público e mobilidade urbana e reivindicaram também ações do governo do Estado, intervindo junto ao governo federal em prol dos interesses dos municípios.

No início deste ano, quando o governador instalou seu gabinete em Petrópolis por dois dias, o prefeito já havia apresentado demandas do município, como a importância de ter o estado como parceiro na manutenção das UPAs, conservação das estradas estaduais e na segurança pública.

Os 500 inscritos na segunda edição da Copa Imperial de Mountain Bike, poderão retirar seus Kits na sexta-feira (02.08) das 9h às 20h e sábado (03.08) das 9h às 11h, na sede da Superintendência de Esportes e Lazer, na Praça Visconde de Mauá, 305 – Prédio do Centro de Cultura. Para retirada do Kit é importante que o atleta leve o termo de responsabilidade individual, que está no regulamento da corrida, no site da prefeitura, além da doação de uma lata de leite em pó que será entregue a instituições filantrópicas.

Os Kits que não forem retirados durante o período divulgado, as inscrições serão canceladas e, automaticamente, ficarão disponíveis no sábado (03.08) das 11h às 12h para demais interessados.

Foram disponibilizadas 300 inscrições gratuitas para o percurso de 50 e outras 200 para o de 25 quilômetros. As duas distâncias passam por trilhas em Secretário, Madrugada, Gambá, Sardual, Amil, Anápolis, Fagundes, retornando para o local da largada, na Praça de Secretário. O trajeto inteiro será demarcado com placas de sinalização.

Os servidores da educação, saúde e assistência social participaram nesta terça-feira (30.07), na Casa dos Conselhos, do segundo dia da Jornada Educativa sobre o segmento LGBT, que visa orientar e esclarecer questões sobre homofobia, acolhimento, respeito, diversidade, identidade de gêneros, documentação, assistência entre outros. A Jornada é uma realização do Gabinete da Cidadania, em parceria com Centro de Cidadania LGBTI – Baixada I – Duque de Caxias, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.

A palestra contou com o corpo técnico do estado, formado pela coordenadora Sharlene Rosa; pela assessora Jurídica, Bianca Contane; pela assistente social, Joselita Chagas e pelo psicólogo Ricardo Alexandre. A abertura da Jornada aconteceu no dia 22, sensibilizando toda a corporação da Guarda Civil. O circuito de palestras encerra nesta quarta-feira (31.07), mobilizando em torno de 200 servidores.

“Viemos orientar sobre homofobia para que ninguém mais precise passar por este constrangimento. Defendemos as questões LGBT e seus direitos, além de assistir a pessoa no que ela precisar”, destacou a coordenadora do Centro LGBT, Sharlene Rosa.

Uma das danças folclóricas mais tradicionais do Japão, o “Bon-Odori”, vista por diversas cidades na Terra do Sol Nascente durante os festivais de verão, está entre os destaques da programação do Bunka-Sai, que acontece entre os dias 08 e 11 de agosto, no Palácio de Cristal. Este ano, as apresentações estão ainda mais especiais já que a Associação Nikkei de Petrópolis vai mostrar o “Tokyo Gorin Ondo 2020”, canção e dança criadas especialmente para a Olimpíada de 2020.

As apresentações de Bon-Odori acontecem logo na abertura, na quinta-feira (08.08), às 20h; e também na sexta (09), às 20h30; no sábado (10), às 20h; e no domingo (11) às 19h. A principal característica é que todos dançam juntos formando uma grande roda.

“Já estamos ensaiando o Bon-Odori da Olimpíada há quatro meses. Ele é mais complicado, os movimentos fazem referência aos esportes, como o basquete, a natação e também os esportes paralímpicos. Mas vamos apresentar outras danças também, que vamos convidar o público para participar conosco”, frisa Michiko Ami, que faz parte da associação. “É muito fácil e qualquer pessoa pode participar”, completa Kiyoshi Ami, presidente da associação.

O "Tokyo Gorin Ondo" é a canção tema da Olimpíada de Tokyo. O single foi lançado em 23 de junho de 1963, um ano antes do grande evento, que seria a primeira Olimpíada a ser realizada na Ásia e no próprio Japão. Desde seu lançamento, a canção teve vários covers, como uma versão gravada especialmente para as de 2020 pelos artistas Ishikawa Sayuri, Kayama Yuzo e Takehara Pistol. “Essa nova versão faz referência a novas modalidades de esporte e até cita o Rio de Janeiro”, explica Ami.

O evento vai contar ainda com gastronomia típica, artes marciais, cosplay, oficinas de mangá, pipa, ikebana (arranjos florais) e origami, apresentação de Taiko, entre diversas outras atrações. A entrada é gratuita.

Servidores da Secretaria de Educação participaram nessa terça-feira (30.07) do seminário Investimento na Educação - Como garantir os direitos constitucionais da criança e do adolescente, promovido no Rio de Janeiro, pela Fundação Getúlio Vargas. O objetivo do evento foi o de fomentar ações para fortalecer a gestão pública no investimento do recurso público. O evento contou com palestras sobre Políticas educacionais voltadas para resultados, Financiamento da Educação, O papel do Legislativo na melhoria da qualidade do investimento público em Educação e Articulação entre os poderes para uma gestão eficaz na educação.
Com 286 alunos matriculados do 5º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental, a Escola São Cristóvão completou em março desse ano, 48 anos como referência no atendimento na rede municipal de Educação e, para comemorar o aniversário da escola e também as revitalizações realizadas no espaço, como a construção de uma nova cozinha, refeitório e adaptação em duas salas de aula, uma missa em Ação de Graças será realizada nessa quarta-feira (31.07), às 9h, na Igreja de São Cristóvão. Uma exposição com fotos antigas também foi organizada pela comunidade escolar. As fotografias mostram alunos novos e antigos, que fizeram parte da história da instituição.
O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo – Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico - tem 38 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura pelo site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelo (24) 2233-8113. O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846. Confira as oportunidades:

Assistente de reparos - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio e formação técnica

Assistente Inspetor de artigos aeronáuticos - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio completo, curso preparatório ANCA ou Senai (mecânica) ou experiência comprovada como mecânico de aviação

Assistente de motores de aeronaves - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio completo e carteira da ANAC

Consultor de vendas - 30 vagas - ambos os sexos - Ensino médio, ser comunicativo, dinâmico e ter facilidade com vendas

Estagiário na área de qualidade - 1 vaga - ambos os sexos - Cursando engenharia de produção ou mecânica a partir do 5 º período, ou tecnólogo da qualidade, inglês avançado e domínio do pacote office

Programador - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência comprovada