A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realizou a operação Alerta Coronavírus em Nogueira nesta quinta-feira (30/07). Um veículo operacional equipado com as sirenes móveis esteve no Calembe, Águas Lindas e Vila Epitácio com mensagens que reforçam a importância do isolamento social e que pedem para a população usar máscaras. O trabalho de conscientização busca combater a proliferação do coronavírus.

Na segunda (27) passada, a operação aconteceu no Castelo São Manoel, Bonfim, Vista Alegre e Caititu. O alerta pede para que os moradores só saiam de casa em caso de extrema necessidade e reforçam o uso obrigatório das máscaras. Nas últimas semanas, as equipes realizaram a operação nas ruas Caldas Viana, Montecaseros e Irmãos D'Ângelo (Centro), Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco (Quitandinha), Luiz Salomão Viana, Dr. Luvercy Fiorini, Hercides José Estrela e Hermogênio Silva, além do Caxambu, Alcobacinha e Bela Vista e as praças da Inconfidência, Liberdade e de Corrêas e no Bosque do Imperador. 

Outros bairros que receberam os agentes recentemente: Estrada da Saudade (Fragoso, Machado Fagundes, Ladeira João Ventura Torres e Pedreira), Alto Independência, Taquara, Siméria, São Sebastião, Jardim Salvador, Roseiral, Vale dos Esquilos, Chácara das Rosas e da Comunidade São Luiz, Alto da Serra (nas ruas Teresa, Vereador Arnaldo de Azevedo, Rua dos Ferroviários), Morin (ruas Augusto Severo e Pedro Ivo), Cascatinha (ruas Guilherme José Teixeira, Pedro Nava, Dr. João Barcellos, Rochedo) e Mosela (ruas Cândido Portinari, Batista da Costa, Mario Gelli e Luiz Winter).

Whatsapp da Defesa Civil envia mensagens de orientação

Outra ferramenta usada para reforçar os apelos por higiene pessoal, uso de máscaras e distanciamento social é o alerta de WhatsApp da Defesa Civil. As mensagens estão sendo enviadas diariamente para os usuários cadastrados. Além disso, a pasta também divulga os boletins atualizados da Secretaria de Saúde com os números da pandemia. Para quem quiser se cadastrar, o número é o (24) 98863-5497.

Unidade tem 142 alunos matriculados

Prédio foi adaptado para receber alunos da educação infantil em 2018

O investimento na oferta de vagas na educação infantil é um dos destaques do poder público. Novos espaços e organização da rede municipal de Educação são projetos prioritários da Secretaria de Educação e um dos Centros de Educação Infantil referência no atendimento desse público é o CEI Professora Herminia Matheus. Criado em 2018, o CEI tem 142 matriculadas, do 1º ao 5º período da educação infantil. Nessa quinta-feira (30.07), o prefeito visitou o local, conferiu as melhorias realizadas na creche, o mobiliário e brinquedos novos entregues nesse ano no CEI.

Desde a criação do CEI, o prédio recebeu pintura das salas de aula, fachada, troca de portas e adaptações nos banheiros. Nesse ano, mobiliário novo e brinquedos pedagógicos e também para o parquinho chegaram no CEI.

A diretora do CEI, Carla Corrêa, destacou a parceria com as famílias. “Agradeço o apoio da Secretaria de Educação, o CEI está lindo e tenho certeza que as crianças vão adorar as novidades. As famílias são muito presentes nas nossas ações, nos dão suporte e incentivam o nosso trabalho e isso é muito importante. Estou com saudades de todos”, garantiu Carla.

Aumento na oferta de vagas na educação infantil

Desde 2017 o poder público vem investindo no aumento da oferta de vagas na educação infantil. Ampliações e abertura de novos Centros de Educação Infantil – realizadas antes da suspensão das aulas devido à prevenção ao coronavírus - garantirão que até o final do ano sejam contabilizadas na rede municipal a criação de mais de duas mil vagas nos CEIs.

Além dos novos CEIs que foram abertos nesse ano pelo poder público – CEI Monsenhor Paulo Daher (Centro), CEI Dagmar Rolando (Corrêas) e CEI Anna Maria Nardi (Quissamã), a Secretaria de Educação também aumentou o número de vagas ofertadas em espaços já em funcionamento em bairros como Bingen, Centro e Jardim Salvador. Dois outros CEIs, o Boa Vista e o que vai funcionar no prédio do antigo colégio Cenecista estão em fase final de obras.

Inscrições para processo de seleção devem ser feitas na internet

Uma boa notícia para Petrópolis: a rede de atacado de autosserviço Assaí Atacadista já abriu as inscrições para o processo seletivo que vai escolher 262 pessoas para trabalharem na nova loja da rede, no Roseiral. Todo o processo de seleção será feito exclusivamente pela internet e as inscrições devem ser feitas no link: https://expansaoassaipetropolis.gupy.io/. Os candidatos deverão colocar um e-mail e contato telefônico para que a empresa os acione.

A rede Assaí Atacadista faz parte do GPA, maior grupo de varejo da América do Sul, tem 169 lojas pelo Brasil e em expansão, emprega mais de 44 mil colaboradores.

Para o Diretor de Trabalho e Renda da Prefeitura, Bruno do Nascimento, a parceria com os departamentos de recrutamento e seleção das redes de supermercados que estão sendo instaladas na cidade tem dado bons resultados nos últimos anos com centenas de pessoas contratadas.

‘Essa parceria com a Rede Assaí reforça a capacidade da Prefeitura em ser um intermediário importante auxiliando as empresas a contratar e ajudando os profissionais a conseguirem uma oportunidade de emprego. A Prefeitura é um parceiro que está disponível para quem está precisando de um profissional. O Balcão de Empregos tem mais de 20 mil currículos cadastrados de profissionais nas mais diferentes áreas e deve ser utilizado pelo conjunto das empresas em nossa cidade”.

Importante salientar que a única forma de inscrição no processo será pelo link da empresa até 31 de agosto. Caso o candidato seja aprovado, a empresa entrará em contato por meio de e-mail.  

Confira as vagas: 

Chefe de recebimento de notas fiscais - 1 vaga - Ensino médio completo - experiência comprovada

Auxiliar de recebimento de notas fiscais - 3 vagas - Ensino médio completo - Experiência com lançamentos, emissão de notas, entrada e saída de notas e faturamento

Administrativo - 1 vaga - Ensino superior completo - Experiência em gestão de empresas de serviços terceirizados, contratos de prestação de serviços, gestão de custos e orçamentos.

Cartazista - 1 vaga - Ensino médio completo - Experiência na função

Chefe de depósito - 1 vaga - Ensino médio completo - Experiência comprovada

Operador de empilhadeira - 6 vagas - Ensino médio completo - curso de empilhadeira atualizado e CNH

Conferente de carga e descarga - 4 vagas - Ensino médio - Experiência comprovada

Auxiliar de depósito - 12 vagas - Ensino médio completo - Não exigida experiência anterior

Chefe de cafeteria - 1 vaga - Ensino médio - Experiência comprovada

Atendente de cafeteria - 5 vagas - Ensino médio completo - Experiência

Operador de caixa - 72 vagas - Ensino médio - Desejável experiência com atendimento ao público

Empacotador - 20 vagas - Ensino médio completo ou cursando - Maior de 18 anos

Chefe de frente de caixa - 2 vagas - Ensino médio completo - Experiência comprovada

Fiscal de caixa - 7 vagas - Ensino médio completo - Experiência

Fiscal de atendimento ao cliente - 4 vagas -Ensino médio - Experiência

Chefe de manutenção - 1 vaga - curso técnico em eletrotécnica e edificações

Auxiliar de manutenção - 1 vaga - Ensino médio - Experiência

Repositor de mercadorias - 68 - Ensino médio completo - Não exigida experiência anterior

Repositor pleno de mercadorias - 4 vagas - Ensino médio completo - Exigida experiência anterior

Chefe de seção de mercearia - 4 vagas - Ensino médio completo - Experiência

Chefe de seção de hortifruti - 1 vaga - Ensino médio completo - Experiência

Chefe de seção de perecíveis - 2 vagas - Ensino médio - Experiência

Fiscal de prevenção de perdas - 18 vagas - Ensino médio completo - Experiência

Chefe de seção prevenção de perdas - 1 vaga - Ensino médio - Experiência comprovada

Nutricionista - 1 vaga - Ensino superior - Experiência

Cozinheiro - 1 vaga - Ensino médio - Experiência

Auxiliar de cozinha - 4 vagas - Ensino médio

Chefe de seção RH - 1 vaga - Ensino superior completo em administração de empresas, gestão de RH e psicologia

Auxiliar de RH - 1 vaga - Ensino médio completo - Experiência

Assistente de TI - 1 vaga - Ensino superior cursando ou ensino técnico - Experiência

Auxiliar Controle de Qualidade - 1 vaga - Ensino superior cursando a partir do 3°ano de Nutrição, Veterinária, Engenharia de alimentos ou curso Técnico em nutrição, Técnico em alimentos completo.

Chefe de venda de cartão - 1 vaga - Ensino médio, desejável ensino superior cursando - Experiência

Atendente de vendas de cartão - 6 vagas - Ensino médio completo - Experiência

Operador de televendas (vendedor de atacado) - 2 vagas - Ensino médio completo - Experiência.

O prefeito conheceu nesta quinta-feira (30/07) um projeto para implantar uma nova área de lazer em Cascatinha. O objetivo é aproveitar uma área de 700 metros da Companhia Petropolitana para uma ciclovia, uma praça, um parquinho infantil e uma academia ao ar livre. O vereador Marcelo Chitão apresentou a ideia.

Um projeto básico já foi aprovado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), uma vez que o local possui tombamento pelo órgão, e agora precisa ser detalhada para nova análise. Com isso, o município vai buscar viabilizar o projeto.

A Companhia Petropolitana de Tecidos foi criada no século XIX e foi uma das mais importantes fábricas da história do município, com uma grande colônia de imigrantes italianos trabalhando no local, mas faliu quase um século depois da fundação. Desde 1981, a área possui tombamento pelo Iphan.

“A ideia é fazer esse espaço como um parque para a população poder usar para lazer, para atividades físicas”, explicou o vereador.

O prefeito sinalizou que pode buscar apoio ao projeto junto a iniciativa privada em parceria com a Secretaria de Obras, de Serviços e da Comdep.

A empresa pública ainda se comprometeu a regularizar a prestação do serviço e a negociar um Termo de Ajustamento de Conduta

Na manhã desta quarta-feira (29.07), o Procon municipal, bem como o Procon estadual, se reuniu com gestores dos Correios no Rio de Janeiro (em uma reunião online) e discutiu a regularização da prestação dos serviços por parte da empresa pública em Petrópolis. Desde o início da pandemia, o atraso nas entregas e o fechamento de agências na cidade gerou uma série de autuações por parte do órgão de defesa do consumidor, resultando inclusive em uma multa de mais de meio milhão de reais. Os gestores dos Correios anunciaram a reabertura da unidade da Posse no dia 5 de agosto e ainda aceitaram que seja negociado um Termo de Ajustamento de Conduta – TAC, em que empresa se comprometerá na regularização dos serviços que apresentaram falha.

No encontro, que teve a presença da coordenadora do Procon Petrópolis, o chefe de gabinete do Procon estadual (Francisco Saint Clair), além do coordenador operacional dos Correios no Estado (Roberto Fraga), o gerente estadual de agências (Marcelo Jorge Rocha) e a gerente da Central de Distribuição de Benfica, na Capital, (Úrsula Ferreira), foi anunciado pela empresa pública que a agência do distrito da Posse, fechada a dez dias, vai retomar o atendimento a partir do dia 5 do próximo mês.

O Correios alegou ainda que durante a pandemia sofreu drástica redução em seu quadro de funcionários e que, especificamente no caso de Petrópolis, o número de servidores no grupo de risco para a Covid-19 é maior. Os afastamentos fizeram com que a empresa passasse a atuar com apenas 37,5% de seu efetivo. Ainda de acordo com os gestores, a contratação de novos funcionários - anunciada no mês passado - resultou em 32 reposições de postos nas cinco agências da cidade e na Central de Entrega de Encomendas - CEE, do bairro Mosela.

A melhora na prestação do serviço, depois de sucessivas falhas, foi percebida pelo órgão de defesa do consumidor em Petrópolis.

Na semana passada, dia 21, o coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica do município, Dalmir Caetano, protocolou em Brasília um requerimento assinado pelo prefeito Bernardo Rossi e pela coordenadora do Procon para que o presidente dos Correios, General Floriano Peixoto Neto, interviesse na situação da falha da prestação do serviço no município. O encontro de hoje, organizado pelo Procon estadual, para tratar a questão de Petrópolis, foi um desdobramento desse pedido.

Até aqui, 513 luminárias foram instaladas em cinco bairros

O programa Petrópolis Iluminada segue avançando no trabalho de instalação de luminárias de LED nos bairros. Nesta quarta-feira (29/07), o trabalho começou no Dr. Thouzet, com substituição de lâmpadas comuns pela tecnologia que ilumina mais e economiza energia em 44 pontos.

Até aqui, foram instaladas 513 luminárias em São Sebastião, Posse, Atílio Marotti, Siméria e Bairro da Glória. O planejamento do Departamento de Iluminação Pública segue até novembro e prevê colocação de 1,7 mil luminárias em 28 bairros.

O morador Carlos Roberto da Silva gostou de saber que o serviço feito no bairro onde ele vive vai trazer mais iluminação para o local.

“Muito bom isso, vai ajudar a iluminar mais a servidão onde eu moro, que tem só uma luminária. Vai ficar bem melhor”, afirmou ele.

O serviço realizado agora é fruto de um planejamento feito pelo Departamento de Iluminação Pública, que levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela ABNT para cada tipo de rua atendida. Lâmpadas comuns com potências 70 a 250 watts estão sendo substituídas por luminárias de 50 a 180 watts – ou seja, reduzem o gasto de energia. Além disso, esses equipamentos têm maior durabilidade, demandando menos manutenções. Por esses dois fatores, a estimativa é que a economia com as 1,7 mil luminárias instaladas neste momento passe de R$ 100 mil em um ano.

“A criança que possui inteligência emocional se torna um sujeito capacitado a gerir suas emoções com mais assertividade e também se relaciona mais satisfatoriamente com outras pessoas”

O desenvolvimento infanto-juvenil está relacionado a estímulos diferenciados. Na plataforma Educa em Casa, criada pela Secretaria de Educação para oferecer atividades pedagógicas aos alunos da rede nesse período em que as aulas estão suspensas na rede municipal – e sem data prevista para o retorno – muito além dos conteúdos diferenciados de acordo com os anos de escolaridade, há também uma sessão específica de orientação aos pais que é preparada pela equipe do Departamento de Educação Especial. Um dos destaques é o material que traz sugestões de jogos para realização em família.

A plataforma Educa em Casa pode ser acessada através de um link na página principal da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br. A ideia é que as atividades lúdicas e criativas com foco no desenvolvimento possam auxiliar as crianças a aprender de uma forma divertida. 

As dicas levam em consideração o fato de que as crianças têm muita facilidade em aprender através das brincadeiras e conquistam uma série de conhecimentos, habilidades, capacidades e atitudes para administrar de forma funcional as próprias emoções.

Vale destacar que foram comprados mais de 40 mil conjuntos pedagógicos – um para cada aluno da rede. Todo o material foi comprado pela prefeitura de Petrópolis, com recursos próprios, por meio de um processo de licitação criado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – FNDE, ou seja, o governo federal abriu um grande processo de compra e as prefeituras interessadas tiveram a oportunidade de adquirir e pagar por todo material recebido. Importante destacar que a prefeitura de Petrópolis aderiu à ata do FNDE em dezembro de 2019, quando foi aberta a possibilidade de adesão. A entrega dos conjuntos pedagógicos para a Prefeitura de Petrópolis começou em março e terminou no final de maio deste ano, ou seja, 2020.

Confira as dicas de jogos:

O OUTRO LADO DA MOEDA - O objetivo deste jogo em família é visualizar que existem diversas formas de interpretar uma mesma situação.

Para iniciar o jogo, recorte, dobre e embaralhe as frases de situações em que cada membro da família não concorde com a ação do outro. Cada participante retirará uma frase por vez, e dirá como se sentiu ao ler a situação fazendo uma reflexão sobre as perguntas: Como você acha que essa pessoa se sentiu nesse momento? Qual emoção? Alguma vez você já se sentiu assim? Por quê? Feito isso, falará sobre a outra face da moeda, ou seja, qual seria a outra forma de visualizar aquela situação.

Reflexão: A família irá refletir sobre os pontos positivos e negativos que foram citados, e decidirá em que podem melhorar para estabelecer a harmonia e a comunicação em família.

CONTOS DE FAMÍLIA - O objetivo desta atividade é despertar memórias afetivas, autoconhecimento e também estimular a criatividade.

Solicite a cada integrante da família que coloque, numa caixinha, três objetos que lhe trazem recordação, no caso de crianças pequenas o adulto pode ajudá-la. Depois de escolhidos os objetos, a família se reúne e cada integrante irá contar sua história com os objetos escolhidos. A ideia é falar sobre o motivo pelo qual escolheu determinado objeto, o que ele faz lembrar, que emoção desperta e qual importância o objeto tem para você.

Reflexão: Através dessa atividade, a família poderá redescobrir a sua história, criando vínculos e memórias afetivas.

ADIVINHE SE PUDER - O objetivo da atividade é proporcionar conexão entre pais e filhos, conversando sobre seus melhores momentos, e situações que vivenciaram que não foram tão positivas.

Solicite à criança que desenhe uma situação que vivenciou com muita emoção e represente a história por meio da mímica, usando os gestos corporais. Toda família pode participar; quanto maior o número de pessoas envolvidas, mais divertida fica a atividade.

Reflexão: Essa atividade auxilia no desenvolvimento da empatia e incentiva a valorização dos melhores momentos em família. Adquirir competências como consciência, adequação e autonomia emocional auxilia no desenvolvimento da inteligência emocional.

Ampliação é de 50% nas vagas de clínica médica e clínica cirúrgica.

Unidade será uma extensão da pediatria já existente e única com internação infantil pelo SUS em Petrópolis

O prefeito esteve na noite desta terça-feira (28/07) no Hospital Alcides Carneiro (HAC), para a inauguração de mais 15 leitos da nova pediatria na unidade hospitalar. A entrega é uma ampliação das 31 vagas já existentes no local que fazem do hospital a referência de tratamento e internação infantil no município pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Com os novos leitos, no segundo andar do hospital, a unidade soma 46 vagas específicas ao atendimento às crianças.

Com o maior investimento em 28 anos, desde que foi municipalizado, o Hospital Alcides Carneiro realizou, nesta gestão, suas maiores reformas e ampliações, com recursos que somam mais de R$ 20 milhões, numa parceria entre a prefeitura e o Centro Universitário Arthur Sá Earp Neto/Faculdade de Medicina de Petrópolis, FMP/Fase. A obra física foi orçada em R$ 13 milhões e a equipagem em R$ 7,8 milhões. Dentre as obras já entregues, estão a reforma total do Centro Obstétrico, a inauguração da Sala Lilás e, no último dia 15 deste mês, a inauguração de novos 17 leitos da maternidade do Hospital Alcides Carneiro. Com recursos próprios, podemos citar a recente inauguração do novo laboratório de análises clínicas, num espaço mais amplo e capaz de atender, não apenas aos pacientes internos da unidade, como a boa parte da população da cidade, também pelo SUS.

O investimento total de R$ 20,8 milhões inclui os R$ 13 milhões que a Faculdade de Medicina destinou como pagamento pelo uso do espaço como hospital-escola, e mais R$ 7,8 milhões que a Prefeitura empregou para a compra de material, como equipamentos de anestesia, incubadoras, monitores, mesas cirúrgicas e desfibriladores, entre outros materiais destinados, também, às demais áreas de atendimento. O Centro Obstétrico, entregue em 1º de fevereiro deste ano, oferece quatro salas de parto, sendo uma de pré-parto, duas de parto e uma de pós-parto, além de 10 leitos de apoio para o acolhimento de gestantes. Segundo o prefeito, o aumento de 50% na quantidade de vagas inauguradas, hoje, vai fazer a diferença em relação ao atendimento de toda a população da cidade.

Com a abertura de mais 15 vagas, o sistema de saúde da cidade vai ser capaz de suprir, com mais facilidade, a demanda pediátrica pelo SUS. O mesmo crescimento está previsto para as equipes de saúde que atenderão na unidade. Novos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem serão contratados para compor as equipes à medida que os atendimentos demandarem pelo serviço especializado.

“São mais leitos para a população atendida pelo SUS em Petrópolis. O Hospital Alcides Carneiro já possuía 31 leitos e, hoje, temos um crescimento de 50% dessa capacidade com a inauguração de mais 15 leitos de pediatria, em clínica médica e clínica cirúrgica. Vale dizer que, entre eles, a unidade tem um quarto privativo e um de isolamento, além de uma nova brinquedoteca. Com certeza uma expressiva melhora na qualidade na prestação de serviços de saúde em Petrópolis”, afirmou o Diretor Geral Interino das UPAs e Hospital Alcides Carneiro, José Vitor Caldeira.

 

 

CPTRANS iniciou a colagem nesta segunda-feira (27/07)

A CPTRANS está promovendo a colagem de adesivos indicativos de lotação no interior de toda frota de coletivos que servem a população petropolitana. No informativo, está contido o número máximo de pessoas que podem viajar sentadas e em pé em cada ônibus. O serviço teve início nesta segunda-feira (27/07) e vai ter continuidade ao longo da semana, incluindo os veículos que ficam nas garagens das empresas.

A CPTrans faz um demonstrativo dessa lotação. Um microônibus, com área útil de 3m², pode carregar seis passageiros em pé, com mais 25 sentados, totalizando 31. Já um veículo denominado como micrão, que tem área útil de 4m², pode circular com 8 usuários em pé, mais 35 sentados, somando 43 passageiros.

Um ônibus convencional, que é o mais comum, com 11 metros de comprimento e área útil de 6m² pode transitar com lotação de acordo com a nota técnica de 12 passageiros em pé, mais 40 sentados, o que representa 52 pessoas no ônibus. Por último, um veículo convencional longo, com 13 metros de comprimento e área útil de 8m², muito usado nas linhas troncais como 700, 300, 100 e em alguns bairros mais populosos como Vale do Carangola, Vicenzo Rivetti, Alto Independência, Duarte da Silveira, Araras e Posse, pode carregar 16 passageiros em pé e mais 45 sentados, um total de 61 pessoas.

Pagina 1 de 1497

Notícias por data

« Outubro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo