Hino de Petrópolis

Imprimir

História do Hino e de seu autor

De uma indicação do professor e então vereador Paulo Ribeiro, através do projeto 1637/69, surgiu o concurso para a escolha do Hino do Município de Petrópolis.

A Deliberação nº 2849, de 6 de maio de 1970, assinada  pelo prefeito Paulo Rattes, estabeleceu um prêmio de cinco mil cruzeiros novos ao vencedor, quantia essa depois alterada para dez mil cruzeiros , pela Deliberação nº 3168, de 2 de dezembro de 1971, do prefeito João Ésio Caldara.

A 20 de julho de 1972, a comissão que apontou o Hino de Petrópolis, reuniu-se no Salão Hermogênio Silva, da Câmara Municipal. Presidida pelo então secretário municipal de Educação e Cultura, professor Gil Mendes, teve como membros do júri Maria de Lourdes Tornaghi, Waldyr Dalmaso, Clever Costa de Castro, Joaquim Eloy Duarte dos Santos, João Augusto da Costa e Ely Francisco Fagundes.

Entre os diversos concorrentes, a comissão, após minunciosa análise, escolheu, por voto secreto, o de Geraldo Ventura Dias, autor dos hinos do Serrano e do Petropolitano F.C.

A Deliberação nº 3333, de 27 de outubro de 1972, sancionada pelo prefeito Caldara, tornou obrigatória a execução do Hino de Petrópolis nas solenidades oficiais patrocinadas pelo município.

Geraldo Ventura Dias nasceu na cidade de Juiz de Fora, em Minas Gerais, em 6 de outubro de 1925. Estudou no Instituto Granbery, tendo-se diplomado bacharel em Ciências Contábeis, além de ter frequentado cursos de língua italiana.

Em sua cidade natal, ingressou nos quadros do Banco do Brasil, aposentando-se, na função de gerente, após trinta e três anos de serviço.

Transferindo-se para Petrópolis, cidade em que residiu por cerca de quarenta anos, iniciou intensa participação em clubes de serviço, associações esportivas, etc. Tornou-se sócio e presidente do Rotary Clube de Petrópolis e conselheiro nato do Petropolitano F.C.

Em 1972, recebeu o título de cidadão petropolitano, outorgado pela Câmara Municipal, por seus relevantes serviços prestados à nossa cidade.

Em 1987, obteve o primeiro lugar no "Concurso de Poesia Farid Félix", promovido pela Academia Petropolitana de Letras, entidade em que ocupou a cadeira nº 8 até seu falecimento, ocorrido em 10 de junho de 2000.

Pelo decreto nº 577, de 11 de agosto de 2000, o prefeito Leandro Sampaio denominou Escola Municipal Geraldo Ventura Dias a uma escola localizada na Estrada Velha da Estrela, no Meio da Serra.

 

 

Petrópolis,
tens do passado gloriosas tradições,
Petrópolis,
cultura e fibra de homens de outras nações,
Que lutaram e criaram as riquezas,
guardaram as belezas
que devemos defender.
Petrópolis,
tranqüilidade, nossa fonte de saúde;
Petrópolis,
o teu futuro é a tua juventude
que estuda e trabalha consciente
de que a luta no presente,
vitória vai trazer.
Para frente, para o alto,
construir,
com amor e com vontade,
progredir,
vem viver aqui na serra,
onde a sorte nos sorri.

Quem pensa que é feliz em outra terra                             BIS
é porque
ainda não viveu aqui.

(Letra e Música de autoria de Geraldo Ventura Dias)

Download