Planos de Contingência

Imprimir

Os Planos de Contingência definem o que cabe a cada órgão em um desastre natural, em relação a socorro, assistência e reabilitação. A proposta dos planos é tornar mais rápida e eficaz a resposta a deslizamentos, inundações e queimadas, fortalecendo a integração entre as diferentes instituições envolvidas com a função de cada uma definida em um documento.

A Prefeitura formulou os planos sob a forma de matrizes, ou seja, com as funções de cada órgão definidas em uma tabela – iniciativa inédita no município. Assim, em uma situação de emergência, dúvidas podem ser tiradas de forma rápida e ágil.

Nos planos foram elaborados pela Prefeitura de forma coletiva, com reuniões periódicas com os outros órgãos envolvidos – municipais, estaduais, federais, privados e ONGs –, recebendo sugestões e contribuições.

Para o aperfeiçoamento dos planos, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias, realiza exercícios simulados de mesa com representantes de dezenas de órgãos, iniciativa até então inédita no município. No exercício simulado de mesa, a Defesa Civil descreve um cenário fictício de desastre natural e cada instituição informa o que faria a cada momento.

A integração entre diferentes órgãos permite que as ações de prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação sejam melhor executadas. Todas as medidas adotadas são de caráter permanente e cíclico, ou seja, estarão sempre sendo revistas e atualizadas.


Plano Verão 2022/2023:

  • Plano de Contingência - Chuvas Intensas

Plano Inverno 2022:

  • Plano de Contingência - Estiagem e Incêndios Florestais.