botão whatsapp

Turismo
de Natureza.

Petrópolis está localizada na Serra Verde Imperial, na Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro a apenas 65 km da capital e aqui, temos muitas opções para quem busca a sua conexão com a natureza. Cercada por belíssimas montanhas, a Cidade Imperial oferece espaços naturais exuberantes que são de tirar o fôlego dos amantes da natureza, verdadeiras molduras que misturam fauna, flora, ar puro, uma grande motivação para quem procura um destino turístico com esse perfil.

Recomendado o acompanhamento
de guias da região.
  • 200 km de trilhas
  • Cercada 70% por Mata Atlântica
  • Fauna e flora abundante
  • 4º melhor clima do Brasil
  • Cachoeiras
  • Parques



O Turismo de Natureza está diretamente ligado às experiências em áreas naturais e tem um papel muito importante dentro da cadeia produtiva do Turismo no que tange às questões de sustentabilidade e preservação do meio ambiente. Estar num ambiente natural, muitas vezes significa contemplação e admiração. Para outras pessoas, vai muito além disso, pois estar em contato com a natureza é uma filosofia de vida, dentro das suas mais variadas vertentes, seja como lazer, turismo ou esporte.

O Turismo em áreas naturais precisa ser desenvolvido de forma sustentável, criando a oportunidade do encontro equilibrado do homem com a natureza, estimulando a preservação dos ambientes naturais, pensando na sustentabilidade, através do controle da capacidade de carga e na segurança dos visitantes.

Com muito orgulho, apresentamos
o nosso embaixador do Ecoturismo,

Henrique Avancini,
ciclista petropolitano,
campeão brasileiro de Mountain Bike.

Parques e Piqueniques

A cidade possui uma grande variedade de Parques e Praça onde é possível entrar em contato com a natureza, fazer um piquenique e praticar atividades e esporte ao ar livre.
O Parque Natural Municipal Padre Quinha é um espaço de lazer e contemplação da natureza em pleno Centro Histórico. O Parque Crémerie possui quadras de esportes, piscina, lago com pedalinhos, área verde e espaços para piquenique. O Parque Municipal Prefeito Paulo Rattes (Parque de Itaipava) possui ampla área de lazer ao ar livre, que agrada a todas as idades e Parque Nacional da Serra dos Órgãos, além da paisagem deslumbrante, possui diversas opções de lazer.

Circuitos Ecorrurais

Em áreas rurais de Petrópolis, desfrute de passeios nos circuitos ecorrurais, que vão proporcionar o contato com belas paisagens e o conhecimento sobre as atividades dos produtores locais, podendo inclusive adquirir ou saborear o que é produzido. Cada circuito tem características e atrações diferenciadas: Araras-Videiras, Caminhos do Brejal, Pedras do Taquaril e Vale do Bonfim. Vale a pena conferir.

Passeio de Jeep

Os tours de jeep passam por lugares que conciliam a beleza natural, a diversidade, a história e a cultura dos pontos turísticos da Cidade Imperial. Você vai visitar o centro histórico, produtores rurais, fazendas históricas e trafegar por estradas abertas por antigos desbravadores. Explore a serra e aproveite tudo o que ela pode oferecer, de uma maneira divertida, cheia de aventura e inusitada.

RECOMENDAÇÕES E CUIDADOS

Para que sua experiência em Petrópolis seja inesquecível e proveitosa, sugerimos alguns cuidados necessários, pensando em seu bem estar e segurança.

Recomendações

Confira as recomendações para a sua segurança e para a sustentabilidade do atrativo natural, essas dicas foram contribuição de especilistas em Turismo de Natureza em Petrópolis.

TURISMO DE
NATUREZA