Dia do Ipê Amarelo

Imprimir

ipe florO município institui no calendário das comemorações do Município de Petrópolis, o “Dia do Ipê Amarelo” a ser comemorado no dia 28 de junho.

O ipê-amarelo está presente nas matas do Rio de Janeiro e Minas Gerais e nas florestas do Rio Grande do Sul do país. A madeira da árvore é pesada, dura e compacta. É de longa durabilidade, mesmo sob condições favoráveis ao apodrecimento. Seu florescimento acontece na época do inverno. É muito usada em projetos ornamentais e de paisagismo.

O Ipê Amarelo

Ipê-amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás. Em outras regiões brasileiras, os ipês recebem outras denominações.O nome científico Tabebuia, de origem tupi-guarani, significa pau ou madeira que flutua. É denominada, pelos índios, de caxeta, árvore que nasce na zona litorânea do Brasil, cuja madeira íntegra (inatacável) resiste ao apodrecimento.

O ipê amarelo é a árvore mais conhecida, a mais cultivada e, sem dúvida nenhuma, a mais bela. Não há região do país onde não exista pelo menos uma espécie dele, porém a existência do ipê em habitat natural nos dias atuais é rara entre a maioria das espécies.

As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração na arborização de ruas em algumas cidades brasileiras. Originária do Brasil é a espécie de ipê mais utilizada em paisagismo. Durante o inverno, as folhas do ipê-amarelo caem e a árvore fica completamente despida. No início da primavera, entretanto, ela cobre-se inteiramente com sua floração amarela, dando origem ao famoso espetáculo do ipê-amarelo florido. Quanto mais frio e seco for o inverno, maior será a intensidade da florada.

Nome científico: Tabebuia chrysotricha 
Nomes populares: ipê-amarelo, ipê-tabaco 
Origem: Brasil 
Família: Bignoniáceas 
Luminosidade: sol pleno 
Porte: Pode chegar a 8 metros de altura 
Clima: quente e úmido 
Copa: rala, com diâmetro um pouco maior que a metade da altura 
Propagação: Sementes 
Solo: fértil e bem drenado 
Podas: recomenda-se apenas podas de formação

Ipe-amarelo

disque
De segunda a sexta,
das 9h às 18h
FAX: 2233-8182

RIO20

Guia para Investidores

Guia para Investidores