SOBRE

Desde os primórdios da Humanidade que são utilizadas substâncias psicoativas – aquelas que alteram o funcionamento do Sistema Nervoso Central -, diminuindo, aumentando ou perturbando a atividade cerebral.

O uso, abuso e a dependência destas substâncias têm se expandido, sob diversos aspectos ao longo da história, inclusive com uma variedade cada vez maior daquelas produzidas laboratorialmente,

Na atualidade após o advento da Internet, onde as informações circulam numa velocidade intensa, um grande número de pessoas vem tendo acesso ao conhecimento e aquisição de substâncias psicoativas; drogas lícitas e ilícitas.

Porém é também sabido e facilmente observável que o contato e iniciação do uso, está mais precoce e abusivo. E é muito tênue a linha entre o uso, o abuso e a dependência, que se instaura com facilidade.

As pesquisas e descobertas, baseadas em evidências científicas, apontam para alguns fatores que predispõem o indivíduo a tornar-se dependente, quais sejam: fatores genéticos, psicológicos e sociais.

Sabe-se que as crianças e adolescentes, assim como as mulheres, estão frequentemente muito expostos e vulneráveis à experimentação e, por conseguinte, aumentando o consumo, rapidamente tornando-os dependentes.

Portanto, segundo documento expedido na XX ª Assembleia Extraordinária da ONU (Viena -2000) a temática dos problemas relacionados ao uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas são de RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA.

img content_sobre

 

Missão

 

Reduzir, com prevenção, o uso abusivo de álcool e outras drogas, bem como transtornos do exagero, de forma a promover melhoria na qualidade de vida emocional na qualidade de vida emocional da sociedade; influenciando políticas públicas e educacionais através do fornecimento de informações e ferramentas científicas, estabelecimento de parcerias e convênios adequados.

Visão

 

A coordenadoria irá implementar os 7 pilares (prevenção nas empresas, trânsito, síndrome alcoólica fetal/SAF, suicídio, políticas públicas e capacitação) na sua estrutura a fim de ser vista como efetiva referência no tema e tornar-se uma secretaria municipal de prevenção e cuidado, ampliando sua influência para o estado e demais unidades federais do Brasil num prazo máximo de 02 anos.

Valores

 

  • Acolhimento
  • Respeito à diversidade humana
  • Confiança
  • Aceitação
  • Serenidade
  • Equilíbrio emocional
  • Oratória
  • Amor pelo que faz
  • Responsabilidade nas decisões

Banner INFOS ATUAIS2

legislacao cmpad

curiosidades cmpad

calendario cmpad

galeria cmpad

artigos cmpad