Exames estão programados para os dias 28 e 30 deste mês. Nas duas ocasiões, também será oferecida aos pacientes a possibilidade de testagem rápida para Sífilis e HIV

A Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu 28 de julho como Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, a partir de iniciativa e propostas brasileiras, em maio de 2012. Desde então, o Ministério da Saúde cumpre uma série de metas e ações de prevenção e controle para o combate à doença através de seu Departamento de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST).

Desse modo, a Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C, de Petrópolis, entendendo a importância do diagnóstico oportuno das hepatites virais, em parceria com a Atenção Básica, tem incentivado as equipes de saúde da família e das Unidades Básicas de Saúde (UBS) à ampliação da testagem rápida para esses e demais agravos de transmissão sexual, especialmente, neste período, bem como a divulgação de informações sobre o tema. Desta forma haverá mobilização para ampliação de testagem nas Unidades de Saúde da Família (USF) Vila Felipe, Sargento Boening e Santíssima Trindade. Desde a última semana, a UBS Pedro do Rio tem ampliado os horários para a realização das referidas testagens.

Como parte da Campanha do Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, a Área Técnica programou duas ações de incentivo à testagem para as Hepatites B e C. No dia 28/07, a equipe da Área Técnica de IST/Aids e Hepatites B e C estará no Centro de Saúde do Itamarati para, em conjunto com os profissionais daquela unidade, realizar os testes rápidos para as Hepatites B e C. Existe a necessidade de agendamento para os exames. O mesmo acontecerá no Centro de Saúde do Centro da cidade, no dia 30/07, onde todos os pacientes que chegarem serão imediatamente atendidos sem a necessidade de marcação antecipada. Nas duas ocasiões, também será oferecida ao paciente a possibilidade de testagem rápida para sífilis e HIV.  Os dois eventos acontecerão das 09h às 15h30min. Por conta da pandemia, os interessados na testagem devem entrar em contato com as unidades para mais informações. Os telefones disponibilizados à população são o (24) 2237-3616 (Centro de Saúde) e (24) 2243-5432 (UBS Itamarati).

Além disso, desde o dia 15 de junho deste ano, a Área Técnica vem oferecendo a todos os pacientes HIV positivos que têm comparecido ao serviço para a realização de exames laboratoriais de rotina, a possibilidade de fazerem os testes rápidos para as Hepatites B e C. Deste modo, desde o dia 18/06 até hoje, foram realizados 72 testes rápidos para esses agravos em pacientes que lutam contra o vírus do HIV.

Um cão da Guarda Civil encontrou 11 pinos de cocaína que foram jogados em um canteiro da Praça do Bosque do Imperador. O Grupamento de Operações com Cães fazia o patrulhamento pelo local na tarde desta quinta-feira (23/07) e, ao perceber a atuação dos agentes, um homem fugiu do local e jogou uma sacola fora. O material foi apreendido e levado a 105ª DP.  A corporação atua para coibir o tráfico de drogas em Petrópolis e realiza ações em diferentes pontos do Centro em ações próprias e em conjunto com a PM.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realizou a operação Alerta Coronavírus em Itaipava, na Posse, Secretário, e em Pedro do Rio nesta quinta-feira (22/07). Dois veículos operacionais equipados com as sirenes foram usados na ação, que acontece diariamente desde o início da pandemia em março. As mensagens reforçam a importância do isolamento social e pedem para a população usar máscaras. O trabalho de conscientização busca combater a proliferação do coronavírus.

Os agentes tiveram nas ruas José Joaquim Rodrigues (Pedro do Rio) e Nossa Senhora de Fátima (Posse), além do conjunto habitacional da Posse. As equipes também passaram pelo Vila Rica e Secretário. O alerta pede para que os moradores só saiam de casa em caso de extrema necessidade e reforçam o uso obrigatório das máscaras.

Nesta semana, as equipes realizaram a operação nas ruas Caldas Viana, Montecaseros e Irmãos D'Ângelo (Centro), Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso, Bahia e Pernambuco (Quitandinha), além das praças da Inconfidência, Liberdade e no Bosque do Imperador. Na semana passada, as equipes realizaram a operação nas ruas Luiz Salomão Viana, Dr. Luvercy Fiorini, Hercides José Estrela e Hermogênio Silva, Praça de Corrêas, Caxambu, Alcobacinha e Bela Vista. "É uma recomendação do prefeito Bernardo Rossi essa ação nos bairros", completa Anderson.

Outros bairros que receberam os agentes recentemente: Estrada da Saudade (Fragoso, Machado Fagundes, Ladeira João Ventura Torres e Pedreira), Alto Independência, Taquara, Siméria, São Sebastião, Jardim Salvador, Roseiral, Vale dos Esquilos, Chácara das Rosas e da Comunidade São Luiz, Alto da Serra (nas ruas Teresa, Vereador Arnaldo de Azevedo, Rua dos Ferroviários), Morin (ruas Augusto Severo e Pedro Ivo), Cascatinha (ruas Guilherme José Teixeira, Pedro Nava, Dr. João Barcellos, Rochedo) e Mosela (ruas Cândido Portinari, Batista da Costa, Mario Gelli e Luiz Winter).

Whatsapp da Defesa Civil envia mensagens de orientação

Outra ferramenta usada para reforçar os apelos por higiene pessoal, uso de máscaras e distanciamento social é o alerta de WhatsApp da Defesa Civil. As mensagens estão sendo enviadas diariamente para os usuários cadastrados. Além disso, a pasta também divulga os boletins atualizados da Secretaria de Saúde com os números da pandemia. Para quem quiser se cadastrar, o número é o (24) 98863-5497.

Ao mesmo tempo, os equipamentos substituídos estão sendo reciclados e instalados em locais sem iluminação pública

O programa Petrópolis Iluminada já fez a instalação de 450 luminárias de LED em São Sebastião, Posse, Atílio Marotti, Siméria e Bairro da Glória – neste último, o serviço está em andamento. Mas além desse trabalho, que torna a rede iluminação pública mais eficiente, também está sendo feita extensão de rede reaproveitando os equipamentos que deram lugar ao LED. Nesta quinta-feira (23/07), por exemplo, a Rua Crescêncio da Costa, em Itaipava, recebeu 13 novos pontos de luz.

Para dar lugar ao LED, os funcionários destacados para o serviço retiram luminárias, braços de sustentação e reatores. Todos esses equipamentos passam por reciclagem e limpeza e serão usados agora em ruas e servidões, também nos bairros.

O mesmo processo vai acontecer com a fase atual do Petrópolis Iluminada. Os equipamentos retirados dos bairros serão reciclados e vão atender locais que ainda não contam com iluminação pública. O cronograma prevê a substituição de mais de 1,7 mil pontos em 28 bairros até novembro. Nesta quinta, por exemplo, o trabalho de instalação de LED teve sequência na Rua Nossa Senhor da Glória (Bairro da Glória).

O serviço de instalação de LED realizado agora é fruto de um planejamento feito pelo Departamento de Iluminação Pública, que levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela ABNT para cada tipo de rua atendida. Lâmpadas comuns com potências 70 a 250 watts estão sendo substituídas por luminárias de 50 a 180 watts – ou seja, reduzem o gasto de energia. Além disso, esses equipamentos têm maior durabilidade, demandando menos manutenções. Por esses dois fatores, a estimativa é que a economia com as 1,7 mil luminárias instaladas neste momento passe de R$ 100 mil em um ano.

Mais 71 enquadramentos foram liberados pela prefeitura para servidores da Educação. As incorporações representam aumento real nos salários. Desta vez, os enquadramentos foram liberados para profissionais que já estão aposentados. Alguns pensionistas também tiveram a progressão incorporada à pensão.

Desse número total de enquadramentos, com relação a quinquênios – progressão funcional – foram liberados 4 para servidores aposentados e mais 47 para servidores da ativa. Enquadramentos por grau de escolaridade também foram liberados: 16 para servidores da ativa, 2 para funcionárias falecidas (incorporação na pensão) e outras 2 para funcionárias aposentadas.

Os enquadramentos podem representar um aumento no salário entre 10% e 35% - até R$ 400. Alguns terão o quinquênio incorporado aos salários; outros o enquadramento por formação e, em alguns casos, o servidor terá os dois enquadramentos somados ao vencimento.

Desde que o quinquênio começou a ser liberado – em outubro de 2018 – após seis anos de congelamento, mais de três mil servidores já tiveram quinquênio liberado e mais de mil o enquadramento por formação.

Unidade, anexa ao Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp, vai acolher 2.500 pessoas por mês

Atendimentos terão início esta tarde

O prefeito inaugurou, na manhã desta quinta-feira (23.07), o novo Centro Municipal de Ortopedia (CMO). A unidade, localizada numa casa anexa ao Hospital Municipal Dr. Nélson de Sá Earp (HMNSE), foi totalmente reformada e vai prestar atendimento ambulatorial a, aproximadamente, 2.500 pessoas por mês, desafogando a demanda de pacientes que aguarda por consultas no município. O Centro Municipal de Ortopedia vai oferecer atendimento especializado, com a criação de um ambulatório de artrose, voltado para o cuidado de joelhos, ombros, coluna, quadris e traumas ortopédicos. O local será a primeira unidade da rede pública de saúde a realizar a terapia com ácido hialurônico para tratamento da artrose, evitando, assim, a necessidade imediata de cirurgia, e trazendo mais segurança e conforto ao paciente.

Como forma de homenagear um importante médico ortopedista, com vinte anos de atuação na rede municipal de saúde, o CMO recebeu o nome do profissional, se chamando Centro Municipal de Ortopedia Dr. Henri Michel Grognet. O filho, e também médico ortopedista, Dr. Frederico Grognet, recebeu a placa e se disse emocionado pelo reconhecimento dos serviços prestados pelo pai.

“Não tenho palavras para descrever o que significa essa homenagem. Meu pai fez muito pela saúde da população e, saber que sua participação na área está sendo lembrada, é extremamente emocionante. Ele certamente está muito feliz”, disse o médico.

Reconhecidamente um novo polo de ortopedia na cidade, o CMO estará aberto de segunda a sexta-feira, entre 08h e 18h. Serão dois médicos especialistas em revezamento diariamente. O local tem 3 consultórios e uma sala de raio-x no prédio anexo, dentro do próprio HMNSE. Vale lembrar que os atendimentos de urgência permanecem sendo realizados no Hospital Alcides Carneiro (HAC), em Corrêas. O novo Centro Municipal de Ortopedia dará início aos atendimentos nesta tarde.

A comunidade Manga Larga, em Itaipava, foi mais uma atendida com o serviço de aplicação de asfalto pelo programa Prefeitura Presente. O prefeito acompanhou o trabalho realizado no local nesta quarta-feira (22.07).

Em quase sete meses deste ano, o programa já promoveu 477 ações de aplicação de asfalto em 304 localidades de 52 bairros. Nesta quarta, também foram atendidas a Comunidade do Veludo e a Rua Miguel Odorico Fintelman (Duarte da Silveira), Rua Quissamã (Quissamã), Hívio Naliato (Cascatinha), Carneiro Dias (Samambaia) e Stephanie Goetnauer (Castelânea).

Um dos objetivos com esse trabalho é proporcionar trajetos mais confortáveis para os veículos, com menos quebras de carros e menos atrasos. Os cinco distritos contam com 234 linhas de ônibus que fazem mais de cinco mil viagens diariamente.

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias são reforçados nas comunidades, somando o serviço feito diariamente pela Comdep e secretarias de Obras e de Serviços.

Competição será online: participantes precisam gravar vídeos das apresentações e enviar no formulário de inscrição

O I Open Imperial de Taekwondo de Poomsae será realizada durante o mês de agosto. Em virtude dos decretos municipais relacionados ao coronavírus, a competição será realizada pela internet: o participante precisa gravar um vídeo da apresentação e colocar no YouTube – o link deverá ser enviado junto com o formulário na ficha de inscrição. Podem participar atletas a partir dos sete anos (categoria mirim) até mais de 65 anos. As vagas, que são gratuitas, estarão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) entre os dias 3 e 20 de agosto.

As categorias de faixas coloridas (faixas e pontas amarela, verde, azul e vermelha) apresentam uma sequência única de movimentos. As faixas pretas precisam de duas sequências ininterruptas. Um grupo de cinco árbitros vai avaliar cada vídeo. Após serem descartadas a maior e a menor nota, a média do restante das avaliações será o resultado final de cada atleta. O anúncio será feito no dia 30 de agosto.

A competição é uma iniciativa do Team Polonini Taekwondo com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer, e patrocínio do restaurante Luka’s e da Maxisite Comunicação Digital. “Normalmente esse seria um evento presencial. Porém, após a realização de alguns testes, vimos que funciona fazer virtualmente tanto por transmissão ao vivo, quanto por envio do vídeo”, explica Roberto Polonini, organizador do torneio. 

Dessa maneira, o governo municipal permanece incentivando as artes marciais em todas as idades. Desde 2017, a atual gestão investe em parcerias público-privada para trazer eventos com esse perfil para a cidade. Desde então, já foram realizadas edições da Copa Petropolitana de Judô, do Open de Judô, do Open de Taekwondo, do Desafio de Muaythai, do Desafio de Jiu-jitsu, dos Jogos do Interior de Capoeira, além da realização do judô no Jeups e de três etapas do Agita Lutas.

Unidade, entregue em março após reforma total, vem realizando atendimentos em turnos durante a pandemia do novo coronavírus

O prefeito visitou, na manhã desta quarta-feira (22/07), o Posto de Saúde da Família (PSF) do bairro Sargento Boening. O local foi reinaugurado em março deste ano, após mudança do antigo ponto e reforma total da unidade.

Devido à pandemia do novo coronavírus, o PSF tem realizado os atendimentos em turnos. A cada uma hora, são feitos os agendamentos para cada profissional que atua na unidade. Desta forma, os agentes de saúde evitam a superlotação interna, conseguem dar ainda mais atenção individual a cada usuário e cumprir todos os quadros de atendimento diário.

O PSF conta, hoje, com sua equipe composta por uma médica, uma enfermeira, uma técnica de enfermagem e um dentista, além de funcionários que realizam os agendamentos e cuidam da parte administrativa da unidade. Após a mudança do antigo local, e reforma total, o PSF possui salas subdivididas e específicas a cada atendimento, como vacinação, curativos, procedimentos, consultório e sala de odontologia. Além disso, um cantinho de leitura e desenhos dedicado às crianças também foi criado no corredor principal da unidade.

O pedido, relatando os problemas enfrentados nos últimos meses no município, foi entregue hoje (21.07) em Brasília ao presidente da empresa pública.

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Procon municipal vem atuando em defesa dos consumidores, que tem enfrentado problemas com a prestação de serviços dos Correios. Além de protocolar mais de 500 reclamações de atrasos nas entregas – o que resultou e uma multa de mais de meio milhão de reais, o órgão de defesa do consumidor ainda autuou a empresa pública pela interrupção do serviço essencial nas agências de Correas, Itaipava e Posse e também pelo tempo de espera na agência Central na Rua do Imperador. O caso, que também vem sendo monitorado pelo Ministério Público Federal – MPF e que já foi comunicado à superintendência estadual dos Correios, agora também chegou à Brasília. Por intermédio do coordenador de Planejamento e Gestão Estratégica, um pedido de regularização da prestação do Serviço foi entregue hoje (21.07), ao presidente nacional da instituição, em Brasília.

411 lâmpadas comuns já foram substituídas pelas luminárias com a tecnologia que ilumina mais

O programa Petrópolis Iluminada já instalou 411 luminárias de LED em um mês de trabalho. O trabalho já foi concluído no São Sebastião, Posse, Atílio Marotti e Siméria e, agora, está avançando no Bairro da Glória. Depois da troca de lâmpadas comuns de 13 pontos de luz, nesta terça-feira (21/07) o serviço teve sequência em outro trecho da Rua Nossa Senhora da Glória.

O cronograma dessa etapa prevê a instalação de mais de 1,7 mil luminárias em 28 bairros até novembro. Esse trabalho é o mesmo que foi realizado nos últimos dois anos em 34 ruas do Centro, com 735 luminárias instaladas.

O serviço realizado agora é fruto de um planejamento feito pelo Departamento de Iluminação Pública, que levou em consideração os índices de iluminação estabelecidos pela ABNT para cada tipo de rua atendida. Lâmpadas comuns com potências 70 a 250 watts estão sendo substituídas por luminárias de 50 a 180 watts – ou seja, reduzem o gasto de energia. Além disso, esses equipamentos têm maior durabilidade, demandando menos manutenções. Por esses dois fatores, a estimativa é que a economia com as 1,7 mil luminárias instaladas neste momento passe de R$ 100 mil em um ano.

Empresa contratada pelo Dnit faz intervenções no sistema de drenagem da pista

A reforma da Estrada União e Indústria continua avançando com serviços no sistema de drenagem da pista. O trabalho nesta terça-feira (21/07) ocorreu próximo à 105ª DP, no Retiro, sendo o quinto ponto de escoamento que recebe intervenções. Essa ação vai ajudar a manter as condições da pista, que receberá uma camada nova de asfalto em quase 25 km desde a Av. Barão do Rio Branco até Pedro do Rio. A obra é responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e executada pela empresa Santa Luzia.

Antes da pandemia, a União e Indústria registrava movimento de 100 mil pessoas por dia, o que reforça a importância dessa obra. A troca de pavimento vai contribuir com a redução do número de acidentes ao longo da rodovia e também será vital para ajudar no desenvolvimento econômico do município.

Além da pavimentação e da drenagem, também estão previstos outros pontos ao longo do trabalho, como intervenções em calçadas, baias de ônibus, sinalização, entre outros. Rio Branco e o Roseiral. Em trecho já nos distritos, estão previstas 10 obras de contenção, que podem ser feitas simultaneamente à pavimentação no trecho mais próximo ao Centro.

A prefeitura tem projetos para melhorar a mobilidade urbana e o trânsito na entrada do Carangola, Correas, Bonsucesso e Itaipava e busca alinhar junto ao Dnit para poder executar essas intervenções junto ao cronograma da reforma.

Mais dois veículos serão entregues nesse ano, totalizando 11 novos ônibus adquiridos pelo poder público

Mais um avanço na rede municipal: nove novos ônibus adquiridos pelo poder público para fortalecer o transporte alunos nas localidades conhecidas como “Difícil Acesso” foram entregues nesta terça-feira (21/07) pelo prefeito para a Secretaria de Educação. Os veículos foram adquiridos em 2019, antes da pandemia, mas, entregues no último mês para o governo municipal. Ainda não há previsão para o retorno das aulas na rede pública, no entanto, os novos ônibus já estão todos equipados para reforçar a frota da Secretaria de Educação.

O prefeito conferiu os novos veículos durante uma visita na Casa da Educação e, destacou, ainda, outros investimentos na rede, como a compra e entrega para as famílias dos conjuntos pedagógicos, materiais esportivos escolares, instrumentos para bandas e mobiliário.

A compra de novos ônibus faz parte do planejamento do governo municipal para renovação total da frota de veículos que transportam alunos nas localidades conhecidas como “Difícil Acesso”. Com esse reforço, foram entregues quatro ônibus de 59 lugares, três de 29 lugares e dois com 22 lugares. Agora, a frota própria da rede municipal passa a contar com 29 ônibus e uma van.

Renovação da frota e acessibilidade

Vale destacar que o número de ônibus na frota da Educação vem crescendo: em 2016 eram 19 veículos. Em 2017, o poder público adquiriu um novo (a partir de uma verba federal repassada pelo PAR - SIMEC - Planos de Ações Articuladas vinculado ao Sistema Integrado de Planejamento, Orçamento e Finanças do Ministério da Educação, dentro do programa Caminhos da Escola) e outro foi doado pelo Colégio Dom Pedro II, do Rio de Janeiro. Agora, outros nove se juntaram à frota. Os nove novos ônibus foram comprados a partir da adesão a ata de compra do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – e o pagamento foi feito através de recursos próprios do município.

“Importante destacar que todos os ônibus possuem acessibilidade para os alunos com deficiência, cintos de segurança, ou seja, são equipados com o que há de mais moderno e isso, também representa mais tecnologia e menos gasto com manutenção”, contou Luiz Antonio Romão, responsável pelo Departamento de Transportes da Secretaria de Educação.

Os ônibus da Secretaria de Educação atuam nas rotas intituladas “Caminhos da Escola” em localidades como Bonfim, Jacó, Araras, Tapera, Rocio, Cuiabá, Vale das Videiras, Secretário, algumas localidades de Itaipava, Estrada Rio-Petrópolis e Posse. Os veículos também são utilizados pelas escolas em passeios e eventos culturais.

Além dos ônibus, a frota da Secretaria de Educação conta, ainda, com quatro carros, uma Kombi, duas vans e dois caminhões. Troca de estepes, macacos, revisão elétrica, troca de tacógrafos e de lanternas também fazem parte da revisão que é feita periodicamente nos veículos desde 2017. Os documentos dos automóveis também estão em dia.

Notícias por data

« Julho 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo