Prefeito esteve reunido com um grupo de moradores nesta segunda (09.03)

As intervenções emergenciais reivindicadas pelos moradores do Brejal começam na próxima quinta-feira (12.03) com a limpeza dos bueiros e a manutenção na iluminação pública. O anúncio foi feito pelo prefeito nesta segunda (09), em um encontro com moradores da localidade. Também serão feitas as trocas das lixeiras e melhorias nas estradas vicinais e no acesso ao distrito tanto para quem vive na região quanto para os produtores rurais. No dia 18, o prefeito e a secretaria de Educação, Márcia Palma, estarão reunidos novamente com a população para ouvir as demandas relacionadas a pasta.

O prefeito explicou na reunião que as estradas foram castigadas pelas chuvas, mas ressaltou que tem um compromisso assumido de reverter esse quadro junto ao Brejal. Recentemente, a prefeitura anunciou que vai adquirir uma máquina que vai auxiliar o município a realizar a manutenção de estradas vicinais. É um triturador, que será usado para transformar entulho em material para aplicado em ruas de terra e, dessa forma, eliminar buracos.

Segundo Alfredo Chaves, presidente da Associação da Microbacia do Brejal, a reunião "foi satisfatória por ter debatido assuntos pertinentes a região". Ele explicou ainda que a função dos moradores, a partir de agora, será de acompanhar o andamento das intervenções. "A presença do prefeito Bernardo Rossi e dos demais secretários nos dá mais segurança. Quando falamos na nossa comunidade, são mais de 82 quilômetros de estradas e mais de duas mil pessoas", destacou.

A Posse recebeu ações de melhoria do acesso com aplicação de material asfáltico em 2019 em locais como estradas vicinais Arnaldo Dycherhoff, Caboclos, Contrões e Taquaril. Neste ano, a chuva vem prejudicando as condições de estradas vicinais e, por isso, a equipe regional da prefeitura vem realizando intervenções pontuais com raspagem da rua e aplicação de brita corrida em locais como Taquaril, Albertos, Caboclos, Xingu e Cachoeirinha. Essa é uma primeira etapa do serviço, que será complementada com a manutenção das vias e com asfalto.

Todos os imóveis são adaptados para receber alunos da educação infantil

Quatro novos Centros de Educação Infantil serão inaugurados nos próximos dias pela prefeitura: são CEIs no Centro, Quissamã, Boa Vista e Corrêas, onde aproximadamente 700 alunos, de até cinco anos, serão atendidos. Em três locais a adaptação já está sendo feita. O secretário-Chefe de Gabinete e antigo presidente do Conselho Municipal do Direito das Crianças e dos Adolescentes (CMDCA), visitou dois novos espaços que serão inaugurados pelo poder público nesse mês: CEI Monsenhor Monsenhor Paulo Daher, no Centro, e CEI Dagmar Rolando, em Corrêas.

Nos dois CEIs, mais de 400 crianças já estão sendo atendidas, em fase de adaptação: os imóveis foram mobiliados, receberam brinquedos e adaptações para receber as crianças de até cinco anos.

No CEI Monsenhor Paulo Daher, no Centro, 200 crianças já estão em fase de adaptação – matriculados do berçário até o 5º período da educação infantil. No imóvel são 17 salas de aula, brinquedoteca, sete banheiros e área de lazer com quadra e parquinho.  “Os alunos estão se adaptando muito bem, inclusive com relação à alimentação. São cinco refeições diárias com acompanhamento nutricional”, contou a diretora do CEI Monsenhor Paulo Daher, Quelle Cristina da Costa.

No CEI Dagmar Rolando de Oliveira, em Corrêas, já são 250 crianças sendo atendidas. Além de salas preparadas para as crianças, o CEI conta com uma área externa, brinquedos educativos, espaço para artes, brinquedoteca e horta.

No novo CEI Corrêas, as salas são ventiladas, com telas de proteção, mobiliário e brinquedos novos. O nome do CEI - Dagmar Rolando de Oliveira – homenageia uma merendeira que atuou muitos anos na região e conquistou o amor das crianças.

Serão quatro CEIs inaugurados em março e abril pela secretaria de Educação: no Centro, Quissamã, Corrêas e Boa Vista. São cerca de 700 novas vagas apenas nesses novos espaços. Vale salientar que a Secretaria de Educação também aumentou o número de vagas ofertadas em espaços já em funcionamento em bairros como Bingen, Centro e Jardim Salvador.

Ampliação de vagas também no ensino fundamental

Ainda em fevereiro, a prefeitura inaugurou o novo prédio da EM Jandira Bordignon, no Quitandinha. A obra, que foi abandonada em 2016 e retomada pelo prefeito Bernardo Rossi em 2018, garante a ampliação no número de alunos atendidos na escola: de 400 para 700 estudantes. O prédio conta com 12 salas de aula, quadra poliesportiva, sala de leitura e de informática e acessibilidade nos três andares.

A reunião, que aconteceu na manhã desta segunda-feira (09.03), na Casa dos Conselhos, elegeu por unanimidade Roberto Vicente Krepker Gonçalves como novo presidente e como vice Gilson Domingos da Silva, e também foram empossados sete novos membros titulares e suplentes, representantes da sociedade civil.

Os alunos da Escola Municipal Abelardo de Lamare abriram o evento com uma apresentação musical. A unidade que atende 293 crianças do Caxambu, realiza um trabalho da humanização dos sentimentos por meio da música. A unidade faz parte das 43 instituições cadastradas no CDMCA, que atende mais de 7 mil crianças na cidade.

O novo presidente eleito falou sobre a responsabilidade da posição e elogiou a gestão anterior. “Agradeço a oportunidade que a sociedade civil está me dando por esses próximos dois anos. Não tenho nenhuma crítica, só elogio para antiga gestão. Agradecemos ao prefeito e a toda equipe. Tenho certeza que continuarão a nos apoiar e assim iremos manter todo o trabalho”, destacou o novo presidente do CMDCA, Roberto Vicente Krepker Gonçalves.

Durante o encontro, o agora ex-presidente do CMDCA e secretário Chefe de Gabinete, prestou contas sobre seus dois anos de gestão e apresentou todas as ações que foram realizadas. A gestão realizou festas temáticas, como Páscoa, Dia das Crianças, Festa Julina e Chegada do Papai Noel. Além das leis sancionadas pelo prefeito, uma que garante duas barracas solidárias durante a Bauernfest para ajudar as instituições associadas e a outra que isenta as entidades e instituições do pagamento das taxas de lixo e IPTU.

No ano passado também foi realizada a eleição dos novos membros para o Conselho Tutelar e de forma inédita aconteceu com urnas eletrônicas, agilizando e dando mais transparência ao pleito. O Conselho possui o Funcria que captou doações da sociedade - pessoas jurídicas, físicas e empresas - e repasse do poder público, para atender a projetos apresentados pelas instituições. Para 2020, foram aprovados 19 projetos assistenciais, e 3 chancelados, no valor de até R$ 50 mil, que serão financiados pelo Funcria.

Segundo o promotor da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula Mauro Junior, esta gestão foi muito importante para o desenvolvimento do CDMCA.

“Esta gestão foi melhorando as ações e foi muito proveitosa e o conselho evolui em vários aspectos. O aumento de parceria é um reflexo do bom trabalho que foi realizado. O resultado das contribuições mostra a confiança que o conselho possui perante as instituições e pessoas comuns. É um trabalho sério que fiscalizamos de perto”, frisou o promotor.

Somente este ano mais de 11 mil doses da vacina foram aplicadas. Expectativa é de atingir, pelo segundo ano consecutivo, a meta de imunização

Em mais uma ação contra o sarampo, a cidade vai receber, nesta terça-feira (10/03) e quarta-feira (11/03), um ônibus especialmente preparado para imunização da população. O posto especial vai atender, em ambos os dias, na Praça Dom Pedro das 9h até 15h. A campanha, que tem como público alvo os bebês a partir dos seis meses de vida até adultos com 59 anos de idade, segue até o dia 13 de março nos demais postos de saúde do município. Até o último sábado (07/03), na realização de mais um Dia D contra o Sarampo, foram aplicadas, este ano, 11.568 doses da vacina.

O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso e cerca de 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas acabam contraindo a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira. Os sintomas se manifestam entre 10 e 14 dias após a exposição ao vírus e incluem coriza, tosse, infecção nos olhos e febre alta. Três a cinco dias após o início dos sintomas, uma erupção cutânea aparece. Geralmente, começa como manchas vermelhas planas que aparecem no rosto e se espalham para o pescoço, tronco, braços, pernas e pés.

A vacina já faz parte do calendário de rotina e a primeira dose é feita em crianças com 12 meses, com reforço aos 15 meses. Como estas duas doses, o indivíduo fica imunizado por toda a vida. Devido à nova ocorrência de casos de sarampo no país, todas as crianças devem receber a vacina já ao completarem seis meses de vida.

Para quem não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão de vacinas ou não se lembra, duas doses da vacina serão necessárias (12 meses até os 29 anos) ou uma dose (no caso de pessoas a partir de 30 anos aos 59 anos de idade).

No ano passado, a cobertura vacinal do município ficou em 96% do público alvo, acima do que o Ministério da Saúde preconiza, que é 95%. Ao longo de 2019, foram aplicadas 17.304 doses. A expectativa é de que este ano o município também atinja a meta de imunização contra o sarampo.

Ação da Secretaria de Educação tem como objetivo o preenchimento de 335 vagas

O resultado parcial do processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado de professores para o reforço no atendimento na rede municipal de Educação já está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O prazo para apresentação de recurso segue até terça-feira (10.03) e a documentação deve ser apresentada diretamente na sede da Secretaria de Administração – que fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846, das 12h às 18h.

Após a análise dos pedidos de recurso – o candidato que não concordar com o resultado deverá apresentar os documentos necessários (no caso de desclassificação por falta de documento) e a justificativa (explicando as razões do recurso). Após a análise dos pedidos, uma nova parcial será divulgada, também no site da prefeitura.

O edital está disponível no site: http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/concursos/processos-seletivos.html. O objetivo é o de preencher, ao todo, 335 vagas de professor, distribuídas entre as atribuições: professor de educação infantil, professor de anos iniciais, educação física, ciências, educação artística, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática – com vagas para negros e índios, além de pessoas com deficiência.

 

O edital está fundamentado na Lei nº 7.931 de 24/01/2020, que regulamenta as contratações de pessoal por prazo determinado para atender à necessidade temporária até a admissão dos aprovados no Concurso Público que está em processamento.

 

A Jornada de Trabalho será de 20 (vinte) horas semanais. A remuneração de acordo com os cargos está especificada no edital. O contrato terá duração de até 12 (doze) meses. 

 

O chamamento público foi publicado no Diário Oficial do dia 4 de fevereiro, onde estão discriminados todos os requisitos do processo. O documento pode ser acessado no endereço eletrônico da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br.

Neste mês é o aniversário do Museu Casa do Colono - inaugurado em 16 de março de 1976 como parte das comemorações pelo aniversário de Petrópolis -, e para celebrar a data, o Museu dará continuidade à todo vapor ao Programa Educativo "Divirtam-se conhecendo o Museu Casa do Colono". A iniciativa, promovida pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), conta com a parceria da Secretaria de Educação, com o incentivo à visitação das crianças da rede municipal de ensino, e o apoio da historiadora e animadora cultural Vânia Nicolau, com o seu projeto “Minha Cidade tem História para Contar”.

Com o lema é brincando que se aprende, o museu tenta trazer o mundo mágico da imaginação através da contação de histórias para falar do passado, refletir sobre o presente e discutir, de forma lúdica e educativa, projeções para um futuro melhor.

“Segundo pesquisas no campo museal a aproximação entre museus e escolas pode despertar o interesse de crianças e jovens pela história, artes, ciências e o conhecimento de um modo geral. Além do mais, para a maioria desses jovens o passeio escolar proporciona o primeiro contato desse público com museus e instituições culturais, despertando o hábito de visitar e se interessar por museus e centros culturais, sensibilizando também para a importância do patrimônio cultural local, reconhecimento da identidade cultural e orgulho de sua própria origem. Afinal é preciso conhecer para cuidar”, explica a museóloga Ana Carolina Vieira.

Na semana do aniversário será trabalhado também o Projeto Sementes da História. A ideia é de que esses jovens sejam os multiplicadores dessa história e também atuem na construção de uma comunidade saudável. Ao final da visita, sementes e mudinhas de plantas serão distribuídas aos alunos. A ação visa promover a integração das crianças e sua inserção na comunidade, na formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, semeando o respeito ao patrimônio público como bem de todos e noções de cidadania vigentes na sociedade. “A partir daí o território onde eles moram é valorizado, memórias culturais são reavivadas, valores são reafirmados, pontes são construídas, e transformações acontecem”, completa a museóloga.

O Museu também convida o público à participar da campanha "Você faz parte dessa História", que busca incentivar a doação de acervos relacionados à memória da imigração germânica em Petrópolis, já tendo recebido importantes objetos desde então, e que confiram também a nova identidade visual da exposição de longa duração. Com novos painéis expositivos, suportes museográficos e legendas bilíngues, que contam um pouco da história da imigração germânica em Petrópolis e sua importância para a construção e o desenvolvimento socioeconômico e cultural da cidade. O projeto de Revitalização da Exposição do Museu Casa do Colono foi idealizado pela Partes Design e executado pela designer Miriam Barrutia, sendo um dos aprovados na Seleção de Projetos Artísticos Culturais do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE) e foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura.

O museu tem entrada gratuita. A visitação é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. Para programar uma visita e saber mais informações sobre os projetos, basta entrar em contato pelo email:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou pelo telefone: (24) 2247-3715.

Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis

09 de março 2020 

Dos quatro (4) notificados de Coronavírus no município, três já foram descartados após resultado negativo de exame e um continua aguardando resultados laboratoriais. Nenhum novo caso foi notificado até a presente data. 

Sinais clínicos e epidemiológicos:

Segundo protocolo do Ministério da Saúde, são pacientes suspeitos de Coronavírus pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse, falta de ar e dor no corpo e que tenham viajado para países onde foram confirmados casos da doença.

Prevenção ao Coronavírus:

Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;

Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;

Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;

 Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz. Usar lenço descartável;

Evitar locais aglomerados e sem ventilação;

Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

Funcionárias foram recepcionadas com música e flores

O Dia Internacional das Mulheres foi marcado por homenagens no Hospital Alcides Carneiro (HAC) nesta segunda-feira (09.03). Logo pela manhã, as funcionárias da unidade foram recebidas com música ao vivo e uma decoração especial na fachada do prédio. O prefeito participou das festividades e agradeceu o empenho das mulheres que contribuem diretamente no funcionamento do maior hospital público do município.

Além da recepção musical, as 51 funcionárias em cargos de chefia foram homenageadas com flores e um café da manhã. A construção do Novo Hospital Alcides Carneiro teve início pela abertura do novo centro obstétrico, com o objetivo de ampliar e qualificar o atendimento às mulheres que passam pelo momento mais importante de suas vidas.

Obras do HAC

Além do novo centro obstétrico, que abriu novas vagas em leitos de observação e salas de pré-parto, parto e pós-parto (PPP), o número de leitos de enfermaria da maternidade também está crescendo. No setor, de 44 leitos a unidade passará a contar com um total de 64. Na pediatria serão 15 novos leitos, além da abertura de uma brinquedoteca. Também está em andamento o processo para a abertura de um banco de leite na unidade, compondo este bloco de obras.

Entre as ações previstas, as petropolitanas vão poder contar com shiatsu, dicas de maquiagem e de prevenção a uma série de doenças

Em continuidade às comemorações do Dia Internacional da Mulher, o Centro de Saúde preparou algumas ações especiais ao público feminino. Até a próxima sexta-feira (13/03), das 9h as 15h, a unidade estará oferecendo atividades como shiatsu, sessão de maquiagem, prevenção e cuidados necessários contra a sífilis e o HPV, importância das vacinas para mamães e bebês, cuidados para mulheres com hipertensão e diabetes, alimentação saudável e importância do exame preventivo em consultas ginecológicas, entre outras.

As atividades, que tiveram início nesta segunda-feira (09/03), foram cuidadosamente elaboradas e possuem acompanhamento de profissionais da área de saúde, como médicos e enfermeiros.

Nesta segunda-feira, cerca de 30 mulheres puderam assistir às palestras dedicadas a elas sobre a importância das vacinas, exames de preventivo, importância da qualidade auditiva e dicas do dia a dia sobre fonoaudiologia. Ainda esta semana as mulheres poderão contar com mais palestras a respeito de postura corporal, terapias alternativas, fisioterapia e incontinência urinária. O Centro de Saúde Professor Manoel José Ferreira fica na Rua Santos Dumont, nº 100, no Centro de Petrópolis.

Nesse ano, dez Centros de Educação Infantil serão beneficiados com a ação

Estimulo cognitivo, disciplina e concentração. Esses são apenas alguns dos benefícios da musicalização para crianças na educação infantil e é justamente dessa forma que o Projeto Ação Social pela Música do Brasil – Núcleo Petrópolis - vem atuando em cinco CEIs da rede municipal de Educação, desde 2018. O resultado vem sendo tão positivo que a ação será ampliada nesse ano: mais cinco CEIs receberão o projeto nesse ano, com aulas gratuitas de musicalização infantil.

Uma apresentação especial da orquestra do projeto, realizada nessa segunda-feira (09.03.2020), marcou a formalização da ampliação. Os CEIs que serão beneficiados com o projeto nesse ano são: CEI Ana Carolina Telles (Duques), CEI Romano Canavese (Independência), CEI Professora Graça Costa (Pedro do Rio), CEI Nossa Senhora Aparecida (Gloria) e CEI Santa Edwiges (Vila Rica). Já participam da ação desde 2018 os CEIs: São Judas, Escola Municipalizada Frei Aniceto, Casa da Solidariedade Nossa Senhora Aparecida, São João Batista e Santo Antônio / Santo Agostinho.

Com a ampliação, serão aproximadamente 500 crianças participando das aulas de musicalização. “A Ação Social surgiu em 2011, com a ideia da orquestra e veio crescendo até que percebemos que a educação infantil também merecia esse carinho. A musicalização é muito importante na primeira infância. Através da ludicidade, as crianças aprendem, disseminam a cultura musical e, isso, podemos perceber, tem um impacto positivo na formação deles, criando uma nova perspectiva sobre o futuro. É maravilhoso”, explicou Jaqueline Moreira, coordenadora do projeto.

Dois professores visitarão as escolas e ministrarão as atividades da musicalização infantil com as crianças, de acordo com suas idades. “Serão quase 500 beneficiadas pelo projeto nesse ano. O Ação Social pela Música do Brasil conta com o apoio da GE Celma, tanto com relação aos instrumentos como também no fornecimento de toda a infraestrutura necessária”, comentou Jaqueline.

O local se tornou o principal ginásio público poliesportivo do município

Um espaço voltado para a iniciação esportiva e também ao alto rendimento. Quase dois anos após a inauguração, o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no bairro Caxambu, se tornou o principal ginásio público poliesportivo do município. Desde 2018, o local recebe competições infantis e universitárias, que neste ano começam a ser disputadas no dia 31 de março, com as partidas de futsal dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). O espaço recebe ainda etapas de torneios regionais e nacionais, que reúnem atletas de diversas regiões do país.

Além dos eventos, o CIE atende a cerca de 800 adultos e crianças mensalmente em 14 modalidades esportivas e tem a capacidade para contemplar até duas mil pessoas com as atividades. A prefeitura estuda a possibilidade de aumentar o número de esportes oferecidos dentro do complexo, como, por exemplo, a inclusão de aulas de boxe nos próximos meses. 

Neste momento, são oferecidas aulas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3x3, jiu-jitsu, muay thai, karatê, judô e capoeira, de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h, para o público infantil. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica, alongamento e bocha adaptada. A comunidade conta também com um horário para o futsal adulto masculino, atendendo a um desejo antigo dos moradores do Caxambu.

Além do CIE, a atual gestão já entregou as quadras comunitárias dos bairros Morin e Pedras Brancas. Estão em obras os espaços na Comunidade do Alemão, Vila São José, Posse e Oswaldo Cruz. No Vale do Carangola e no Amazonas (Quitandinha), os trabalhos terão início em breve. Também irão passar por intervenções as quadras no Independência e Bairro da Glória.

Ação da Secretaria de Educação tem como objetivo o preenchimento de 335 vagas

O resultado parcial do processo seletivo simplificado para contratação por tempo determinado de professores para o reforço no atendimento na rede municipal de Educação já está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br). O prazo para apresentação de recurso segue até terça-feira (10.03) e a documentação deve ser apresentada diretamente na sede da Secretaria de Administração – que fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846, das 12h às 18h.

Após a análise dos pedidos de recurso – o candidato que não concordar com o resultado deverá apresentar os documentos necessários (no caso de desclassificação por falta de documento) e a justificativa (explicando as razões do recurso). Após a análise dos pedidos, uma nova parcial será divulgada, também no site da prefeitura.

O edital está disponível no site: http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/servicos-na-web/concursos/processos-seletivos.html. O objetivo é o de preencher, ao todo, 335 vagas de professor, distribuídas entre as atribuições: professor de educação infantil, professor de anos iniciais, educação física, ciências, educação artística, geografia, história, inglês, língua portuguesa e matemática – com vagas para negros e índios, além de pessoas com deficiência.

O edital está fundamentado na Lei nº 7.931 de 24/01/2020, que regulamenta as contratações de pessoal por prazo determinado para atender à necessidade temporária até a admissão dos aprovados no Concurso Público que está em processamento.

A Jornada de Trabalho será de 20 (vinte) horas semanais. A remuneração de acordo com os cargos está especificada no edital. O contrato terá duração de até 12 (doze) meses. 

O chamamento público foi publicado no Diário Oficial do dia 4 de fevereiro, onde estão discriminados todos os requisitos do processo. O documento pode ser acessado no endereço eletrônico da prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br.

Notícias por data

« Março 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo