Colaboradores completam 40 anos de serviços na empresa

Funcionárias também recebem flores pelo Dia das Mulheres

“Hoje venho aqui e encontro uma empresa com suas contas saneadas. Agradeço a cada colaborador por todo o apoio e o trabalho para virar o jogo”. Com essas palavras, o prefeito destacou a recuperação da companhia durante sua gestão e prestou homenagens a dois funcionários que completaram 40 anos de serviços prestados à CPTrans.

Os colaboradores Roberto Carlos Lopes Cilento e Francisco Claudio Menezes receberam das mãos do prefeito, do presidente da CPTrans, e de um vereador, moções congratulatórias e dois relógios personalizados, com a data da admissão de cada um, gravado na pulseira.

As mulheres que trabalham na CPTrans também foram agraciadas com rosas, em homenagem ao Dia da Mulher, que será comemorado no próximo domingo (08.03).

 O prefeito Bernardo Rossi e o Departamento de Agricultura deram a notícia em reunião com produtores rurais da cidade

Outra novidade é a destinação de insumos que vão ajudar a melhorar a condição do solo no Brejal

A prefeitura vai adquirir uma máquina que vai auxiliar o município a realizar a manutenção de estradas vicinais. É um triturador, que será usado para transformar entulho em material para aplicado em ruas de terra e, dessa forma, eliminar buracos. A notícia foi dada para o Sindicato Rural de Petrópolis em reunião nesta sexta-feira (06.03) em que foram apresentadas demandas de produtores rurais da cidade.

A condições das estradas vicinais é um ponto importante para produtores de várias regiões da cidade, como Brejal, Bonfim e Caxambu, que usam vias desse tipo para escoar a produção desde as áreas de plantio para o mercado em Petrópolis e no Rio. O serviço já vem sendo realizado de forma emergencial, principalmente nos distritos, nos locais mais afetados pela chuva deste início de ano, com remoção de lama e aplicação de brita corrida.

Mas além disso, o município buscou junto ao Ministério da Agricultura uma alternativa para poder realizar a manutenção dos locais com esse tipo de piso e firmou um convênio para investir R$ 859 mil para adquirir essa máquina e mais uma retroescavadeira e uma caminhão.

O Departamento de Agricultura da prefeitura também deu uma outra boa notícia, essa voltada para os produtores do Brejal. A Secretaria de Meio Ambiente converteu uma multa ambiental em compra de insumos para melhorar a condição do solo na região. As áreas agrícolas foram prejudicas em dezembro por causa de chuva de granizo que afetou, sobretudo, a produção de orgânicos.

O Sindicato Rural de Petrópolis apresentou outras reivindicações, como cursos técnicos no Senar e a revitalização de pontos de vendas diretas nos terminais de ônibus, que serão providenciados pela prefeitura.

“Foi uma reunião positiva, construtiva. O que foi pedido aqui é factível. Sabemos que a prefeitura tem uma série de prioridades em diversas áreas, mas nós também temos as nossa, são coisas que podem ser feitas rapidamente e buscamos unir o útil ao agradável. Conseguimos mostrar o que é necessário para nós”, afirmou o presidente do Sindicato, Henrique Mesquita da Costa.

Representantes da Secretaria de estado de Desenvolvimento estiveram em Petrópolis, nesta sexta-feira (06.03), para continuar os trabalhos que têm como objetivo estreitar parcerias e identificar possíveis parceiros ou empresas para as grandes festas, como é o caso da Bauernfest. No início da semana, outro encontro já havia sido realizado, com representantes da Prefeitura de Petrópolis, no Rio, para tratar do tema, incluindo outros eventos do calendário turístico.

“O turismo é nosso novo petróleo. Então temos que investir de todas as maneiras. A gente sabe que o desenvolvimento econômico vem, também, através do turismo. Por isso investir na Bauernfest é tão importante”, destacou Felipe Pereira, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do estado responsável pelo relacionamento com os municípios.

Responsáveis por movimentar mais de R$ 400 milhões na economia de Petrópolis, as grandes festas estão entre as principais ferramentas do setor na cidade. A intenção da prefeitura é expandir cada vez mais estes eventos e, para isso, atrair mais parceiros. 

No ano passado, só a Bauernfest e o Natal Imperial, principais eventos do calendário turístico, somaram juntos mais de 900 mil visitantes.

Ação do Programa Petrópolis da Paz

As iniciativas de Justiça Restaurativas no município serão ampliadas nesse ano através do Programa Petrópolis da Paz, que ministrará em março e abril, um curso de capacitação em mediação de conflitos para guardas civis. A aula magna de lançamento do curso será no dia 11 de março às 15h, no Salão Nobre da UCP.

O conteúdo será ministrado pela professora Geovana Faza. “Nosso trabalho é marcado pelo conflito, de diversas formas, o curso de mediação é matéria essencial para nosso dia a dia, além de poder ajudar na propagação da Justiça Restaurativa junto com o Programa Petrópolis da Paz”, afirma Leandro da Silva, chefe do setor de ensino da Guarda.

A primeira turma terá aulas às quartas e sextas-feiras de março e abril das 9h às 13h, na sede da Guarda.

Sobre o Programa Petrópolis da Paz

Criado em 2017 por determinação do prefeito Bernardo Rossi, o Programa Petrópolis da Paz já atua em escolas da rede municipal nas ações de mediação de conflito e círculos restaurativos, que promovem a socialização entre os jovens, fomenta o diálogo e fortalece a cultura de paz do ambiente escolar. Junto aos alunos da rede municipal, o Programa utiliza técnicas de mediação escolar, que fomentam a prevenção contra o bullying, conflitos familiares e de gerações, problemas entre alunos e professores e respeito às crenças, atuando sempre em conjunto com a família, comunidade, professores e funcionários da unidade escolar. Solucionando assim, rivalidades e prevenindo as dificuldades no dia a dia escolar, estimulando a promoção da autonomia, inclusão e paz social.

Alunos da rede municipal visitarão nova mostra do Sesc Quitandinha.

Brinquedos de lata, de flandres, panelinhas de barro, bonecas de pano e petecas de palha. São apenas algumas das peças que ficarão a mostra durante a exposição “Brinquedos do Brasil - invenções de muitas mãos” mostra itinerante de brinquedos artesanais, construídos por artesãos de todo o Brasil que será inaugurada no dia 11 de março, às 10h30, no Sesc Quitandinha. Alunos de escolas municipais participarão da abertura e da mostra e também da visitação, graças a um convite feito pela gerência do Sesc. Além disso, professores da rede participarão de uma palestra com a curadora Adriana Klisys, que abordará a temática da construção de brinquedos na educação infantil, tudo de forma gratuita.

O convite foi feito pelo Sesc para a Secretaria de Educação, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A capacitação para os professores ocorrerá no dia 12 de março, às 14h. A curadora da Exposição, Adriana Klisys, pesquisadora desta temática, ministrará a capacitação. Cem professores serão beneficiados. 

A exposição foi idealizada como parte de um projeto educativo e cultural de valorização do brinquedo artesanal para inspirar praticas criativas de construção de brinquedos pelos professores, pelas crianças e comunidade educativa.

Entrega dos certificados para os profissionais aconteceu nesta sexta-feira (06.03)

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias realizou a certificação dos Bombeiros Civis que participaram do curso de noções básicas de Defesa Civil e de prevenção de desastres nesta sexta-feira (06.03). São mais 70 profissionais capacitados também para as ações de resposta que fazem parte do Plano Verão 2020. A iniciativa contou com o apoio do SINDBOMBEIROCIVIL-RJ.

No curso foram apresentados conhecimentos sobre a legislação vigente em Defesa Civil, no Brasil e no mundo, além de noções de prevenção de desastres por meio das estratégias, programas e projetos realizados pela prefeitura. O secretário de Defesa Civil e Ações Voluntárias ministrou o treinamento e fez a entrega do certificado.

O presidente do SINDBOMBEIROCIVIL-RJ, Júlio César dos Santos Souza, destacou que a atuação em conjunto com a Defesa Civil será benéfica para a cidade. Ele também recebeu o certificado. "Esse treinamento é muito importante para os Bombeiros Civis. Quem ganha é a população. As ações de prevenção são fundamentais para uma cidade como Petrópolis e nosso grupo está disponível para ajudar", disse.

O treinamento dos Bombeiros Civis também faz parte Plano Verão 2020. Também estão incluídos neste planejamento o Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo. Os planos de contingência da estação estão disponíveis no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Ônibus Lilás fará atendimento na Praça Dom Pedro no próximo domingo (08.03) dentro do Circuito Imperial de Lazer

O Gabinete da Cidadania irá participar do Circuito Imperial de Lazer na Rua do Imperador no próximo domingo (08.02), das 9h às 14h, com uma programação dedicada ao Dia da Mulher. Serão ofertados serviços como aulas de step e de ritmo, designer de sobrancelhas, consultoria de maquiagem, atendimento do Ônibus Lilás e atendimento de uma nutricionista. Também acontecerá o sorteio de brindes das empresas apoiadoras do evento.

O trecho entre a Praça Dom Pedro e o início da Rua Marechal Deodoro funciona aos domingos com atividades esportivas e de lazer. 

Além das atividades na Rua do Imperador, o novo percurso do Circuito Imperial de Lazer da Av. Barão do Rio Branco - começando na Av. Ipiranga, também vai funcionar das 7h às 12h. Também são opções de lazer o Parque Municipal, em Itaipava, e o Parque Natural, no Centro, para quem gosta de correr, andar de bicicleta ou de andar de skate.

Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis

06 de março 2020

Dos quatro (4) notificados de Coronavírus no município, três já foram descartados após resultado negativo de exame e um continua aguardando resultados laboratoriais. Nenhum novo caso foi notificado até a presente data. 

Sinais clínicos e epidemiológicos:

Segundo protocolo do Ministério da Saúde, são pacientes suspeitos de Coronavírus pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse, falta de ar e dor no corpo e que tenham viajado para países onde foram confirmados casos da doença.

Prevenção ao Coronavírus:

Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;

Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;

Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas;

 Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz. Usar lenço descartável;

Evitar locais aglomerados e sem ventilação;

Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Março 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo