Unidade vai funcionar em casa anexa ao HMNSE e poderá atender até 2.500 pacientes por mês

O prefeito visitou, na manhã desta quarta-feira (11.03), as obras do novo Centro Municipal de Ortopedia de Petrópolis (CMO). A unidade vai atender à grande demanda ortopédica da cidade numa casa ao lado do Hospital Municipal Nélson de Sá Earp (HMNSE). O novo espaço terá capacidade para ofertar até 2.500 consultas por mês.

As obras de estruturação do prédio estão em andamento e a expectativa é de que o centro comece a funcionar ainda no primeiro trimestre deste ano. Em aproximadamente um mês, as obras de adaptação do prédio já avançaram 30%. O Centro Municipal de Ortopedia contará com recepção e sala de espera, três consultórios, salas de exames, sala de procedimentos e banheiros. A nova unidade de atendimento possuiu duas rampas de acesso para cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de mobilidade.

As obras, já em fase de conclusão, mostraram que detalhes como iluminação e acessibilidade receberam atenção especial.

O CMO será a primeira unidade da rede pública de saúde a realizar a terapia com ácido hialurônico para tratamento da artrose. O uso do produto evita, em muitos casos, a cirurgia, trazendo mais segurança para o paciente. Dois profissionais especializados neste tipo de terapia atuarão no novo espaço. Também será ofertado atendimento em especialidades dentro da ortopedia (ombro, joelho, quadril, coluna e ortopedia pediátrica). Outro diferencial do Centro Municipal de Ortopedia é que a unidade contará com um aparelho de exame de densitometria óssea e um ultrassom, que será usado para auxiliar o tratamento dos casos de artrose. A inauguração do novo CMO está prevista para o mês de abril.

Inauguração da reforma será realizada no sábado, dia 14 de março, às 9h30

Mais de R$ 3 milhões foram investidos pelo poder público, desde 2017, em reformas nas unidades educacionais da rede municipal e um dos espaços que recebeu melhorias foi o CEI Paroquial Nossa Senhora Aparecida, na Comunidade do Alemão. O prefeito vai inaugurar a reforma na creche no próximo sábado (14.03), às 9h30.

No ano passado, em agosto, um incêndio destruiu duas salas de aula no CEI Paroquial Nossa Senhora Aparecida. Imediatamente após o ocorrido, o poder público deu início a reforma na unidade que recebeu, além de pintura, melhorias como: colocação de piso nas salas de aula e cozinha, reforma na dispensa, pintura em todos os espaços, reforma na sala da diretoria, cobertura na escada para o 2º andar da unidade e novas portas em um dos banheiros. Além disso, o CEI ganhou nova máquina de lavar roupas e geladeira, novos extintores de incêndio, ar condicionado nas salas e recebeu novos brinquedos, bem como tatames e colchonetes.

A diretora do CEI, Vitória Caetano, que está à frente do Centro de Educação Infantil há 12 anos, ficou feliz com a reforma. “É uma alegria muito grande para todos nós que trabalhamos no CEI. Nossas crianças merecem tudo de melhor. Agradeço o apoio do poder público”, conta.

Os petropolitanos terão um feriado prolongado para comemorar o aniversário da Cidade Imperial, nesta segunda-feira (16.03). E não só na data, mas também durante todo o fim de semana o que não vão faltar são atividades para todos os gostos. Além das solenidades oficiais em homenagem aos 177 anos de Petrópolis, tem feiras de cerveja artesanal e de produtos locais, festival de verão inspirado na cultura alemã, shows, entre outras atrações. Todos com entrada gratuita.

Na segunda-feira, as solenidades começam com uma missa celebrada pelo Bispo Diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, às 9h30, na Catedral São Pedro de Alcântara. Em seguida, às 10h30, acontece uma homenagem a Júlio Frederico Koeler, na Praça Princesa Isabel, seguida de uma homenagem ao Imperador D. Pedro II, na Praça D. Pedro, às 11h, e, logo após, o parabéns para a cidade, às 11h30.

Petrópolis Sommer Festival

Já na sexta-feira (13) será aberto o Petrópolis Sommer Festival, com uma temática totalmente germânica que vai desde a sua decoração e ambientação, passando por diversas atividades culturais, como dança folclórica, desfiles temáticos, jogos típicos, concursos, até gastronomia, cervejas locais, chope a metro, entre outras atrações que resgatam as tradições dos colonizadores. O evento acontece até o dia 16 de março, na Rua Alfredo Pachá, no Centro, com entrada gratuita.

Praça Visconde de Mauá com Deguste, feira EcoSol e shows

Também na sexta, abre a edição “Viva Petrópolis, da Deguste, em comemoração ao aniversário da cidade. O evento, que acontece também no sábado, conta com cervejas artesanais, gastronomia, música e recreação infantil, na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia).

No mesmo espaço, só que no domingo e na segunda acontece a feira EcoSol, com diversos produtos locais. Além disso, a prefeitura promove na praça uma série de atividades: no domingo tem oficina de percussão e ritmos nordestinos, às 14h; oficina de dança com forró e passinho, às 15h, Forrozeando, às 16h; e tributo a George Benson, às 19h.  Já no domingo tem Coral Pró Tempore, às 11h; Forró dá Choro (roda de forró com chorinho), às 14h; Bloco Fole & Folia, às 16h; Grupo de Passinho da Serra, às 17h20; e encerramento também com o Fole & Folia, às 18h.

Bandas Marciais

Tradicionais em Petrópolis, as bandas marciais também fazem parte da programação. No domingo, tem apresentação da Banda Musical Euterpe, às 10h, no Alto da Serra. Na segunda, no mesmo horário tem apresentação da Banda Marcial Frei Aniceto, nas escadarias dos Correios; Banda Marcial Imperial Petropolitana na Praça da Liberdade; Banda Wolney Aguiar na Praça D. Pedro; e Banda Musical 1º de Setembro na Praça Paulo Carneiro.

Comunidade Católica Jesus Menino celebra 30 anos

Também no fim de semana de aniversário da cidade, no domingo (15), o Parque Municipal, em Itaipava recebe um grande evento, das 9h às 18h, que vai reunir cantores da música católica para celebrar os 30 anos da Comunidade Católica Jesus Menino. Na programação estão cantores renomados da Igreja Católica, como Thiago Brado, Ghislaine Cantine, Italo Villar, banda Anjos de Resgate, Totô da banda Expresso HG, entre outros. Marcos León e Guto Brinholi, também produtor do documentário Human Life, serão atrações internacionais no evento. Além desses artistas, várias bandas e cantores da Diocese de Petrópolis e de outros estados do país estarão presentes.

 Atividade que teve início esta semana e termina no dia 31 de março no Vale das Videiras.

Garantir e preservar a saúde dos moradores. Esta foi a intenção de mais uma visita do Ônibus Lilás à localidade do Brejal, no distrito da Posse. O evento fez parte das comemorações da semana da mulher em Petrópolis e contou com uma equipe de oito pessoas. Na ação, agentes da área técnica de Saúde da Mulher realizaram, em conjunto com a área técnica do IST/AIDS e o Gabinete da Cidadania, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites B e C. Orientações sobre violência doméstica e Infecções Sexualmente Transmissíveis também fizeram parte do trabalho.

Na ação desta terça-feira (10/03), 152 testes de saúde foram realizados, 38 pessoas atendidas pelas agentes e nenhum teste reagiu positivamente. A atividade do Ônibus Lilás vai permanecer durante todo o mês de março na cidade. No próximo dia 17 a equipe vai atender no Boa Esperança. Dia 24 os agentes estarão em Secretário. O trabalho será encerrado doa 31 de março no Vale das Videiras. O atendimento tem início às 9h e encerramento às 16h

Medida visa proteger pessoas com deficiência, idosos, além dos animais

O prefeito sancionou a lei municipal que determina a proibição da soltura de fogos de estampidos e de artifícios com efeito sonoro ruidoso. A medida visa proteger pessoas com deficiência (em especial os autistas), idosos e os animais. O município tem um prazo de 60 dias para regulamentar, com efeitos a partir do dia 9 de março.

O barulho causado pelos fogos é nocivo para pessoas com transtorno do espectro do autismo. Sobretudo as crianças que podem ser muito sensíveis a sons e, com o estouro, ficarem ansiosas e entrar em crises. Já com relação aos animais, a medida protege não somente animais com donos, mas especialmente os de rua e os silvestres.

Essa medida é mais uma ação efetiva da prefeitura pela causa animal. No ano passado, o executivo determinou o fim do uso de cavalos em charretes de passeios. Este anúncio foi feito pelo prefeito Bernardo Rossi em março, após 117 mil pessoas votarem pelo fim do uso dos animais para o trabalho.

Também neste sentido, a prefeitura criou o Conselho Municipal de Proteção e Defesa dos Animais (Comupa) e implementou, também em 2019, a Semana Municipal de Proteção Animal.

Com participação de 36 agentes, capacitação será ministrada pelo programa de justiça restaurativa Petrópolis da Paz

A Guarda Civil iniciou nesta quarta-feira (11.03) mais uma capacitação de agentes. Até o fim de abril, 36 integrantes da corporação farão um curso de mediação de conflitos. As aulas serão ministradas em parceria com o programa de justiça restaurativa Petrópolis da Paz. A abertura contou com uma palestra realizada na UCP pela especialista no tema do curso, a mestre em direito Geovana Faza, que será a instrutora das aulas.

A intenção é fazer com que os guardas estejam preparados para conseguir lidar com conflitos e encontrem as melhores formas de solucionar as situações encaradas pelos agentes no dia a dia.

O curso vai se dividir em aulas teóricas (na sede da Guarda) e práticas, com 100 horas de estudos no total. Todos os alunos são voluntários.

Com mestrado pela própria UCP tratando de Justiça Restaurativa, Geovana Faza é instrutora de Mediação e Conciliação pelo Conselho Nacional de Justiça e pelo Conselho da Justiça Federal. Desde 2014, ela também exerce a função de diretora do Centro Judiciário de Conciliação e Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania da Justiça Federal em Juiz de Fora. Na abertura do curso, ela parabenizou o poder público pela iniciativa.

“O programa é pioneiro em Petrópolis e é um orgulho estar aqui participando desse momento. A cultura da paz é um sonho. Igualdade, liberdade e um olhar fraterno deve fazer parte das ações na nossa rotina. Temos que fortalecer esses laços e esse curso é um exemplo para outras cidades”, falou.

Criado em 2017 por determinação do prefeito, o programa Petrópolis da Paz já atua em escolas da rede municipal nas ações de mediação de conflito e círculos restaurativos, que promovem a socialização entre os jovens, fomenta o diálogo e fortalece a cultura de paz do ambiente escolar. Junto aos alunos da rede municipal, o programa utiliza técnicas de mediação escolar, que fomentam a prevenção contra o bullying, conflitos familiares e de gerações, problemas entre alunos e professores e respeito às crenças, atuando sempre em conjunto com a família, comunidade, professores e funcionários da unidade escolar. Solucionando assim, rivalidades e prevenindo as dificuldades no dia a dia escolar, estimulando a promoção da autonomia, inclusão e paz social.

Em uma reunião na manhã desta quarta-feira (11.03), no Parque de Exposições em Itaipava com representantes da Economia Popular Solidária, o prefeito definiu o local para instalação de 10 barracas onde os artesãos e produtores do coletivo irão trabalhar durante o período da 31ª Exposição Agropecuária.

Além do chefe do executivo e de secretários municipais, participaram do encontro o presidente da ONG Raízes do Ofício, Marcelo Xavier, e os demais representantes do coletivo.

Agentes de viagem de diversos estados estão em Petrópolis para um famtour. O grupo já percorreu alguns dos principais atrativos turísticos da Cidade Imperial, como o Museu Casa de Santos Dumont, Catedral São Pedro de Alcântara, Palácio Quitandinha, entre outros, e continua o roteiro turístico nesta quinta-feira (12.03). A proposta, uma iniciativa da prefeitura, através da Turispetro, e do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, é que eles vivenciem experiências no município e conheçam de perto os principais pontos de visitação, para que possam replicar de forma mais eficiente as informações sobre o destino.

O grupo, que estava no estado para participar do 13° Encontro Comercial Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo), realizado no Centro de Convenções Sulamerica, no Rio, nesta terça-feira (10), chegou a Petrópolis logo após o evento e participou de um “Welcome Drink” no Casablanca Center Hotel. Mesmo sem terminar ainda o famtour o grupo já se mostrou encantado com tudo que a cidade oferece para o visitante. O agente de viagem Davi Rodrigues, que tem uma agência em São Paulo, estava entre eles e confirmou o potencial de Petrópolis para o setor.

“Trabalho com turismo educacional não formal, ou seja, a educação através da vivência. E aqui é o paraíso pra isso. Estou encantado também com o ensino de HGTP (História e. Geografia de Petrópolis, Turismo e Educação para o Trânsito) nas escolas, porque traz para os moradores um pertencimento sobre sua história e isso é muito bom pro visitante que chega. O acolhimento das pessoas aqui é fantástico. Tenho certeza de que os clientes da agência vão adorar o destino”, destaca.

Na Cidade Imperial, o grupo, que é formado por profissionais vindos, principalmente, de São Paulo, conta com um roteiro programado pela Turispetro e o PC&VB. Além de pontos turísticos, eles também passam por experiências em restaurantes e o famoso Chá da Princesa.

Presidente do Petrópolis Convention & Visitors Bureau, Samir El Ghaoui agradeceu os parceiros que tornaram a iniciativa possível. “Ter este grupo aqui é um privilégio. Eles estão vendo de perto o que podemos oferecer, experimentando nossa hospitalidade. É uma experiência que eles não esquecerão. A partir daqui, atuarão também como multiplicadores, divulgando nosso destino em diversos outros estados”, frisou, lembrando a atuação do Sebrae, do Rio C&VB e da Secretaria de Estado de Turismo para a realização do famtour.

Nesta quinta-feira, o grupo faz visitas no Museu de Porcelana, Museu de Cera, entre outros atrativos.

Dessa vez, as vagas são para educadores que atuam nos Centros de Educação Infantil

A Secretaria de Educação vai dar sequência, nesse ano, à formação: Aprendizagem que parece diversão - Pratica dinâmica e adaptável", com educadores que atuam nos Centros de Educação Infantil.  Os encontros serão realizados com os educadores que atuam nos Centros de Educação Infantil.

As inscrições devem ser feitas pelo pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A formação será dividida em três encontros: Desenvolvimento e Aprendizagem Motora; Desempenho motor da infância ao alto rendimento e Medida e avaliação psicomotora e de desempenho motor.

Os encontros serão realizados durante todo o ano no Centro e também na Praça CEU, na Posse. O calendário com as datas e horários já foi enviado para as unidades escolares.

Liverpool e Nova Era disputam o título da competição no CIE do Caxambu

A II Copa Agita Petrópolis será decidida no próximo sábado (14.03), às 20h, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no bairro Caxambu. O jogo será entre o Liverpool - atual campeão - e o Nova Era, que fez a melhor campanha na primeira fase da competição neste ano. Promovido pela prefeitura, por meio da Superintendência de Esportes e Lazer, o torneio tem como objetivo a integração entre os moradores do local.

A copa começou em dezembro do ano passado, reunindo mais de 100 moradores do Caxambu em 10 equipes. Até a decisão, foram realizadas 22 partidas em mais de 20 horas de futsal. A prefeitura estuda organizar competições de outras modalidades, como o vôlei e o basquete, ainda este ano.

Atualmente, o CIE no Caxambu atende cerca de 800 pessoas regularmente. São turmas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3x3, jiu-jitsu, muaythai, karatê, judô e capoeira, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, para o público infantil. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica, alongamento e de bocha adaptada.

Todas as atividades contam com vagas para novos alunos, que podem se cadastrar diretamente no CIE, que fica na Rua Flávio Cavalcanti, S/N, Caxambu, ou através do telefone: 2233-1218. A comunidade conta também com um horário para o futsal adulto masculino, atendendo a um desejo antigo dos moradores do Caxambu.

Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis

11 de março 2020

O município tem três (3) casos suspeitos de Coronavírus aguardando resultado de exames laboratoriais para confirmação. Os pacientes, atendidos em unidades públicas e privadas, estão sob monitoramento hospitalar e domiciliar e clinicamente bem.

Sinais clínicos e epidemiológicos:

Segundo protocolo do Ministério da Saúde são pacientes suspeitos de Coronavírus pessoas que apresentem sintomas como febre, tosse, falta de ar e dor no corpo e que tenham viajado para países onde foram confirmados casos da doença.

Prevenção ao Coronavírus:

Lavar as mãos com água e sabão com frequência e evitar levar as mãos aos olhos, nariz e boca;

Quando não for possível lavar as mãos, usar o álcool gel 70º para a higienização;

Não compartilhar objetos pessoais como toalha, copos, talheres, pratos e garrafas; 

Ao tossir ou espirrar, cobrir a boca e o nariz. Usar lenço descartável; 

Evitar locais aglomerados e sem ventilação;

Evitar contato próximo com pessoas com sintomas da doença.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Março 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30 31          

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo