Terça, 04 Fevereiro 2020 18:40

Construção da ETA Araras avança

Nova Estação de Tratamento de Água do município vai beneficiar diretamente mais de 120 mil moradores dos distritos

Na contramão de município que vem enfrentando dificuldades com fornecimento de água, Petrópolis está investindo para reforçar o abastecimento nos distritos. A construção de Estação de Tratamento de Água (ETA) Araras está avançando e passou por um momento importante nesta terça-feira (04.02): a preparação da base do reservatório que será instalado no local.  A ETA Araras, com previsão de ficar pronta no início do segundo semestre, vai beneficiar mais de 120 mil pessoas.

A ETA Araras vai agregar 9,5 milhões de litros de água tratada por dia na cidade. Esse reforço no abastecimento beneficia diretamente os distritos da Posse, de Pedro do Rio e de Itaipava, além da região de Nogueira. Porém, de acordo com a Águas do Imperador, ela será interligada aos seis principais sistemas de abastecimento do município, melhorando a distribuição também em outras regiões.

De acordo com a Águas do Imperador, a ETA Araras utilizará tecnologia de ponta em todos seus processos. Totalmente automatizada, será inteiramente operacionalizada pelo Centro de Controle Operacional (CCO) da concessionária.  O processo de tratamento é de ciclo completo – floculação, decantação, filtração e desinfecção –, com reaproveitamento da água de lavagem dos filtros e decantadores, e mais sistema de tratamento de lodo.

Nesta terça, foi feita a concretagem da base de onde ficará um reservatório com capacidade de 1 milhão de litros.

Também está sendo construída uma adutora com quase 1 km de extensão, para fazer a distribuição da água tratada na estação. Segunda a concessionária, 400 metros já foram instalados. Esse ponto de obra deve ser concluído em março. As duas obras juntas representam um investimento de R$ 12,3 milhões, que teve início em agosto do ano passado.

“Esses são projetos que estão preparando a cidade para o futuro. Nesse momento em que a região metropolitana sofre problemas que a ninguém que estivesse acontecendo, Petrópolis está fazendo o dever de casa. Esse planejamento estratégico representa muito esforço da equipe da prefeitura, dos secretários, da Comdep. Essa estação de tratamento de água vai levar água até Cascatinha, passando por Correas, Nogueira, Itaipava, Pedro do Rio. Com isso, quem vive em outros locais, também terá mais água. Petrópolis pode ficar tranquila porque tem abastecimento de água para mais de 50 anos”, destacou o superintendente da Águas do Imperador, Márcio Salles.

Calendário respeita o número de aulas letivos previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional

Escolas e Centros de Educação Infantil da rede municipal de Educação iniciaram nessa terça-feira (04.02) o ano letivo 2020. Todas as unidades abastecidas com merenda de qualidade. As aulas do 1º semestre seguem até o dia 10 de julho. O calendário, que respeita o número de aulas letivos previsto na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), Lei Federal nº 9.394 de 20 de dezembro de 1996, foi aprovado pelo Comed – Conselho Municipal de Educação.

A Secretaria de Educação fez todo o planejamento necessário para garantir que as escolas e Centros de Educação Infantil estivessem prontos para o recebimento dos alunos nesse início de ano letivo. O acompanhamento continua ao longo do ano. Cardápios de qualidade com supervisão nutricional, variedade e quantidade também são diferenciais na rede municipal de Educação.

Outros espaços serão inaugurados ainda em fevereiro e março – são novos Centros de Educação Infantil. O planejamento feito pelo poder público para garantir o aumento no número de vagas continua. Nos próximos dias serão mais quatro CEIs inaugurados, cerca de 700 vagas. Além disso, será inaugurado no próximo sábado o novo prédio da Escola Municipal Professora Jandira Bordignon. No novo prédio o aumento na capacidade de atendimento vai aumentar de 400 para 700 alunos.

O atendimento – com adaptação – nas escolas que passaram a atender de forma integral também começou nesse início de ano letivo. Nesse ano são 24 escolas atendendo de forma integral mais de dois mil alunos. O integral oferece atividades diferenciada, reforço na alimentação, além do reforço em Língua Portuguesa e Matemática. A rede comemora esse avanço. A oferta de vagas no integral é seis vezes maior na comparação com o ano de 2016, quando apenas quatro escolas ofereciam o integral.

Matricula: agendamento para quem perdeu o prazo ou deseja fazer transferência

Os pais ou responsáveis que ainda desejam matricular os filhos em uma das escolas da rede municipal de Educação, mas não fizeram a pré-matrícula ou não compareceram no dia marcado para a efetivação da matrícula ou, ainda, aqueles que desejam fazer a transferência da matricula, no ensino fundamental podem ser atendidos pela equipe da Secretaria de Educação através de agendamento. Os pais que perderam os prazos ou que resolveram pedir transferência, ou ainda, que decidiram agora matricular os filhos na rede serão atendidos pelo Departamento de Matriculas da Secretaria de Educação. O agendamento tem como objetivo facilitar a vida desses pais e permite uma melhor organização nos atendimentos.

Os agendamentos podem ser feitos através dos telefones 2246-8666 ou 2247-7458 – das 8h às 18h. Dúvidas também podem ser esclarecidas na Secretaria de Educação – que fica na Rua da Imperatriz, nº 193, Centro - e no Polo de Educação de Itaipava - na Estrada União e Indústria, nº 11.590, sala 105. Informações adicionais também podem ser adquiridas através dos telefones: 2246 - 8683 e 2246-8685.

Novo prédio da Escola Jandira Bordignon será inaugurado no sábado

No próximo sábado (08.02.2020), às 9h30, o prefeito Bernardo Rossi vai inaugurar o novo prédio da EM Jandira Bordignon, no Quitandinha. A obra da E.M Jandira Bordignon foi retomada pelo prefeito Bernardo Rossi, após ter sido abandonada na gestão passada, em 2016. Vale lembrar que a precariedade do prédio ocasionou, em 2015, a transferência de todos os alunos para duas casas alugadas nas redondezas. A unidade, com infiltrações, goteiras, mofo e vazamentos, passou anos sem manutenção até que teve o prédio desativado.

O novo prédio tem capacidade para atender até 700 alunos do 4º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. O prédio conta com são três andares, quadra poliesportiva, rampa, banheiros e salas acessíveis. As aulas na unidade escolar serão iniciadas no dia 10 de fevereiro.

Com a previsão de 140 milímetros de chuva até a próxima sexta-feira (07.02), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias permanece em estado de atenção. O órgão mantém todo o contingente de 52 agentes de prontidão 24 horas para atender aos chamados dos moradores, que podem ser feitos pelo telefone 199. O órgão mantém monitoramento constante dos radares e dos pluviômetros e, em caso de necessidade, poderá acionar as sirenes do sistema de Alerta e Alarme. Todos os equipamentos estão funcionando normalmente.

Segundo o Climatempo, as condições para chuva permanecem altas até o fim da semana sobre todo o estado do Rio de Janeiro. Até a quinta-feira (06.02), a maiorias das regiões fluminenses terá dias com muitas nuvens e com chuva a qualquer hora. Na sexta-feira (7) e no fim de semana, os períodos com sol até aumentam e a temperatura sobe, mas as pancadas de chuva continuam à tarde e à noite.

Em janeiro, a Defesa Civil registrou um quantitativo de ocorrências que corresponde a 47% do total de atendimentos do ano passado. Foram cadastradas 734 em 2020, enquanto nos 12 meses de 2019 foram 1.575 chamados. Os índices de chuva também aumentaram: foram 690,6 milímetros acumulados em janeiro na Rua 24 de Maio, um crescimento de 711% em comparação com o mesmo período do ano passado (85,4 milímetros na localidade).

Por conta da grande quantidade de chuva que já caiu em janeiro, é importante que os moradores que vivem em áreas de risco tenham atenção redobrada. A população deve ligar para o 199 e informar caso haja alguma ocorrência.

Todas as sirenes estão funcionando perfeitamente, mas é necessário cumprir um protocolo de acionamento.

Em Petrópolis são 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme em 12 comunidades: Gentio, Buraco do Sapo, 24 de Maio, Alto da Serra, Bingen, Dr. Thouzet, Independência, Quitandinha, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria e Vila Felipe. O acionamento leva em consideração os acumulados recentes 24 e 96 horas - associados a quantidade de chuva na última hora. Os protocolos são iguais para todos os bairros que apresentam maior risco geológico (primeiro distrito).

Outra ferramenta importante para a população é o alerta de Whatsapp da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias. O número é o (24) 98863-5497. Uma mensagem simples garante o recebimento de alertas em quatro estágios: vigilância, atenção, alerta e alerta máximo. É mais uma forma de prevenção, que ajuda os petropolitanos a permanecerem atentos neste período crítico.

O projeto “Obras do Mês”, que reúne trabalhos realizados no Atelier Aberto, do Centro de Cultura Raul de Leoni, já está com a mostra de fevereiro em exposição. Desta vez, o público vai poder conferir as obras dos artistas Regina Lemgruber, que apresenta uma pintura em acrílico sobre tela, e Camilo Moreira, que trabalha com lixo tecnológico. A entrada é gratuita e a exposição poderá ser visitada até o dia 29 de fevereiro.

O projeto “Obras do Mês” foi criado no fim do ano passado, com o objetivo de expor os trabalhos dos participantes do Atelier Aberto, que acontece gratuitamente na Sala Etiènne Demonte, sempre às quartas-feiras. Artistas plásticos de todas as tendências estéticas e formações usam o espaço do Centro de Cultura para a criação de suas obras. E, a cada mês, trabalhos de dois artistas são expostos ao público.

“Neste mês, Regina Lemgruber apresenta em sua obra um tema floral, com cores vibrantes. E Camilo Moreira um trabalho feito com lixo de computadores, celulares, impressoras, monitores. São duas excelentes obras que estão expostas no corredor do terceiro andar do Centro de Cultura”, explica Paulo Campinho, animador cultural do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE).

O projeto tem como objetivo ocupar e valorizar os espaços do Centro de Cultura Raul de Leoni, um dos principais equipamentos culturais de Petrópolis. Além dos trabalhos realizados no “Atelier Aberto”, a iniciativa também conta com artistas convidados.

O funcionamento do Centro de Cultura é de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h e aos sábados de 13h às 17h.

Conheça os artistas do mês

Regina Lemgruber cursou Ilustração Botânica (aquarela e nanquim) no Jardim Botânico do Rio de Janeiro e no KewGardens de Londres. Trabalhou como ilustradora no Jornal O Globo e no IBGE. Foi professora na PUC – RJ e é mestre em Artes Visuais pela UFRJ.Regina apresenta uma pintura em acrílico sobre tela medindo 195 X 95 cm no Obras do Mês

Já Camilo Moreira trabalha com o lixo tecnológico e sua correta destinação. Esse lixo que é descartado de computadores, celulares, impressoras, monitores, enfim, tudo se transforma em matéria prima para sua produção artística. Além disso ele tem uma ação pedagógica com oficinas para crianças e adultos mostrando seu processo criativo. Sua peça em exposição mede 80 X 60 cm.

Na manhã desta terça-feira (04.02), técnicos de nove unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), estiveram reunidos com as equipes do Centro de Saúde Coletiva para prestar informações sobre os serviços sociais que podem ser acessados por meio dos equipamentos da Assistência Social.

A parceria entre as áreas visa promover melhor atendimento aos usuários com orientações sobre programas e benefícios sociais disponibilizados na rede de assistência do município.

A ideia é que os funcionários conheçam melhor os serviços para bem orientar a população. Por exemplo, alguém que vá ao Centro de Saúde e precise de uma orientação sobre o Bolsa Família, ou qualquer outro serviço da SAS, o funcionário terá conhecimento onde e como essa pessoa deverá proceder.

O CRAS executa serviços de proteção social básica, organiza e coordena a rede de serviços socioassistenciais locais da política de assistência social. O CRAS atua com famílias em seu contexto comunitário, visando à orientação e o convívio sócio familiar e comunitário. Neste sentido é responsável pela oferta do Programa de Atenção Integral às Famílias.

Evento reúne representantes das escolas no dia 12 de fevereiro

Apresentação do regulamento das três novas modalidades - pump track, taekwondo e e-sports - além do calendário dos jogos e as regras gerais da competição. Estes são os objetivos do congresso técnico dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis, que será realizado no dia 12 de fevereiro, às 15h, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Também será a oportunidade para os representantes das unidades escolares opinarem sobre a organização do torneio estudantil.

As mudanças para 2020 buscam superar o número de escolas participantes do ano passado, quando 50 unidades escolares se inscreveram – o maior número da história do Jeups. São 12 modalidades esportivas garantidas no torneio estudantil. As inscrições para as escolas começam no dia 13 de fevereiro e no mês seguinte começam os jogos.

Essa é uma maneira de aperfeiçoar a organização dos jogos estudantis, abrindo espaço para que todos opinem para que a competição seja ainda melhor neste ano. Este é um encontro técnico, com a participação de professores e diretores que representam as escolas.

Os jogos estudantis são uma ferramenta de fomento ao esporte. A prefeitura trabalha pelo aumento do número de alunos participantes. Em 2016, só 19 escolas participaram dos jogos. Em 2017 foram 41 e em 2018 foram 44. No ano passado, os jogos tiveram um número histórico com a inscrição de 50 escolas.

Em 2019, o governo municipal entregou 57 troféus e 3,1 mil medalhas na cerimônia de encerramento da competição, realizada no Palácio Quitandinha. As modalidades em disputa foram oito, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, handebol, basquete e vôlei; e três individuais: tênis de mesa, xadrez e judô. O atletismo não foi realizado por causa da chuva na semana em que a competição seria disputada.

Com as novidades para este ano, a prefeitura quer estimular a participação de ainda mais alunos.

Na próxima quarta-feira (05.02.2020), a prefeitura de Petrópolis em parceria com o Sebrae e o Sicomércio apresentarão o edital de financiamento da FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro) e AGERIO (Agência de Fomento do Estado do Rio de Janeiro). O documento tem como objetivo apoiar Micro, pequenas e médias empresas por intermédio do aporte de recursos financeiros de fomento e financiamento disponibilizados por ambas as agências. A apresentação ocorrerá às 14h, no Sicomercio - Rua Irmãos D'Ângelo, 48 - Cobertura, Centro. A inscrição deve ser feita através do link: https://loja.rj.sebrae.com.br/loja/evento/31113899 .

O evento é gratuito e as inscrições são limitadas. É Importante a participação de todos os empresários que se dedicam a inovação. Oportunidade única de conhecer o edital, analisar as possibilidades e investir no crescimento dos negócios.

A intenção da iniciativa é a de ampliar a competitividade no mercado através da inovação. Os alvos são as empresas de base científico-tecnológica em fase de crescimento. O financiamento será variável – de acordo com a realidade da empresa. Os recursos da FAPERJ são do tipo subvenção econômica e destinados a despesas de custeio. Já os recursos da AGERIO são na modalidade crédito.

O SEBRAE atua com apoio técnico através de consultoria na elaboração do projeto que o empresário pretende apresentar como proposta.

Notícias por data

« Fevereiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29  

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo