Prefeitura tem plano de contingência para o enfrentamento da doença

Petrópolis, até o momento, não tem nenhum caso suspeito de coronavírus. Uma família com relato de viagem à Itália deu entrada na UPA Centro na última quinta-feira (28), dois deles com sintomas respiratórios. A Vigilância em Saúde fez contato com a Secretaria de Estado de Saúde que não considerou os sintomas suficientes para a classificação como coronavírus. Foram recolhidas amostras para exames para Influenza nos dois pacientes, que estão em casa sob monitoramento da Secretaria de Saúde. Um quarto paciente atendido em um hospital privado do município também apresentou quadro gripal, mas apesar de ter feito viagem ao exterior, não esteve em país onde há registro de transmissão da doença. O caso também foi descartado como suspeito. Também foi colhido material para exame para Influenza, doença que também faz parte dos agravos monitorados pela Vigilância em Saúde. O paciente também não apresenta gravidade.

O Plano de Contingência ao Coronavírus de Petrópolis já foi elaborado pela Secretaria de Saúde. O documento prevê as ações a serem tomadas desde medidas de orientação para a prevenção até o atendimento. Por determinação do prefeito, a partir da próxima semana, entra em funcionamento a unidade centralizada de atendimento aos pacientes com suspeita de coronavírus. O telefone 192 do SAMU poderá ser acessado para dúvidas de pacientes com suspeita da doença.

A unidade será montada no estacionamento do Centro de Especialidades Maria Célia Machado, que fica ao lado da UPA Centro e funcionará durante 24 horas com equipe médica. O protocolo do Ministério da Saúde aponta que são considerados casos suspeitos de coronavírus os pacientes que apresentem febre, tosse, dores no corpo, secreção nasal e histórico de viagem aos países onde já foram registrados casos de transmissão da doença entre pessoas.

Segundo a secretaria de Saúde, o plano conta também com todo o esquema que será aplicado para monitoramento dos casos suspeitos que poderão ser cuidados em casa; da internação e isolamento de pacientes em casos mais graves; atuação das unidades e equipes de saúde em caso de surto do coronavírus, entre outros procedimentos que poderão ser colocados em prática de acordo com as necessidades apresentadas.

Na próxima quinta-feira, o Plano de Contingência ao Coronavírus do Município de Petrópolis será apresentado aos coordenadores de unidades de saúde públicas e privadas do município, reforçando o protocolo de manejo do Ministério da Saúde e as orientações da Secretaria de Estado de Saúde. Segundo dados do MS, 20% dos pacientes podem apresentar a evolução da doença para maior gravidade.

Aulas mais dinâmicas na escola que foi renovada

Para cativar ainda mais os 1.500 alunos matriculados no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, a unidade ganhou uma nova cara: as salas foram pintadas e transformadas em ambientes temáticos: a mudança tem como objetivo tornar o ambiente escolar ainda mais atrativo para os estudantes.

Ao todo foram criadas 16 salas temáticas na unidade escolar. “Os espaços foram ambientados para cada disciplina, assim, as aulas se tornaram mais dinâmicas e todos os envolvidos no processo mais motivados. O principal objetivo foi auxiliar o aluno no seu processo ensino aprendizagem”, explicou a diretora do Liceu, Marcia Chiote.

Ainda de acordo com a diretora, a mudança criou uma atmosfera diferente. “Os alunos ficaram mais animados. Ao término de cada aula, eles passam para outra sala, seguindo a grade escolar. Os professores também gostaram da mudança e estão cuidando das salas com muito carinho”, completa Marcia.

A intenção da escola é a de oferecer, também novas ferramentas para os professores. “Facilitando a forma de transmitir o conhecimento no dia a dia, conseguimos ainda mais atenção dos jovens. Cada sala está ganhando a cara da disciplina. Por exemplo, na sala de arte, colocamos pincéis, tintas e uma pia, que facilita a rotina do professor durante as atividades”, disse Marcia.

Além das salas ambientadas, o Liceu passou por pintura na parte interna da unidade escolar nas férias de 2020, além de reparos na parte elétrica. Uma nova sala de leitura foi implantada, bem como um espaço para os ensaios do Coral. Além disso, televisores foram instalados nas salas de aula.

Reformas na rede municipal

Colocação de alarmes, pintura e reparos nos telhados foram algumas das melhorias realizadas em janeiro deste ano pela prefeitura em 36 instituições de ensino - escolas e Centros de Educação Infantil - da rede municipal de Educação. Desde 2017 já são 117 reformas realizadas, além da retomada da obra no prédio da EM Jandira Peixoto Bordignon. A intenção, segundo a Secretaria de Educação, é de que o planejamento tenha continuidade ao longo do ano.

Mais de três milhões foram investidos desde 2017 nas reformas – pequenas e médias. O ano letivo teve início tranquilamente na rede municipal de ensino e continuamos as vistorias e reformas. Nos próximos meses novos espaços serão inaugurados o que reforçará ainda mais o trabalho de excelência que é realizado na rede, principalmente no que diz respeito ao atendimento na educação infantil.

Petrópolis está entre os destinos turísticos mais bem avaliados do mundo. É o que revelou o Travellers' Choice, prêmio anual que analisa as avaliações, pontuações e itens salvos por viajantes de todo o planeta em um dos maiores sites de viagem do mundo: o Trip Advisor. A Cidade Imperial é a única brasileira a aparecer na lista da categoria Destinos Emergentes/ Promissores, e está entre os seis pontos turísticos brasileiros que aparecem no ranking do prêmio. As informações são usadas para revelar ao viajante o que há de melhor para ser explorado.

Categoria A no Mapa do Turismo Nacional pelo segundo ano consecutivo, Petrópolis vem se destacando cada vez mais no setor. A preocupação com a preservação do patrimônio histórico da cidade, a expansão das grandes festas, o aumento da divulgação com o objetivo de atrair mais visitantes, entre outras ações, têm feito o número de turistas seguir uma linha de crescimento. A estimativa é de que o município já receba, por ano, 2,15 milhões de pessoas.

O Prêmio Travellers' Choice  reconhece os melhores dos melhores através das avaliações dos próprios viajantes que visitaram destinos, brasileiros e estrangeiros, no ano passado. Petrópolis aparece na 19ª posição na categoria Destinos Promissores, considerando as promessas que estão por vir, que vão estar em alta no próximo ano. A Cidade Imperial ficou à frente de cidades como Antuérpia, na Bélgica, Alvor, em Portugal, Agra, na Índia, entre outras.

O setor representa, hoje, R$ 760 milhões, ou seja, 6% do PIB anual. Os números registrados na cidade comprovam um crescimento nos últimos anos. Só as duas principais festas – Bauernfest e Natal Imperial – somaram juntas mais de 900 mil visitantes, com cerca de R$ 400 milhões injetados na economia. Dinheiro que chega a todo o setor de serviços, como restaurantes, hotéis, comércio, salões de cabeleireiro, taxistas, estacionamentos, entre diversos outros.

Com 26 instituições museológicas, Petrópolis é um museu a céu aberto em seu Centro Histórico, com rico patrimônio preservado com prédios, casarões e igrejas do século XIX e início do século XX. Apesar de o carro chefe da cidade ser o turismo histórico-cultural, a cidade também oferece opções de ecoturismo, turismo rural, turismo de compras, gastronômico, cervejeiro e religioso, por todos os distritos. Além disso, são cerca de 300 restaurantes, 119 meios de hospedagem e 6.339 leitos à disposição do visitante.

Em relação aos outros destinos brasileiros, lugares como Porto Seguro (BA), Gramado (RS), Arraial do Cabo (RJ), Fernando de Noronha (PE) e o parque Beto Carreiro World também estão nos rankings da plataforma. O prêmio também avaliou Destinos Badalados, Destinos em Alta e Praias.

Liverpool e Nova Era disputam o título da competição no CIE do Caxambu

A decisão da II Copa Agita Petrópolis acontece no dia 14 de março, às 20h, no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no bairro Caxambu. O jogo será entre o Liverpool - atual campeão - e o Nova Era, que fez a melhor campanha na primeira fase da competição neste ano.

O torneio começou em dezembro do ano passado, reunindo mais de 100 moradores do Caxambu em 10 equipes. O objetivo é integrar quem reside na comunidade através da modalidade. Até a decisão, foram realizadas 22 partidas em cerca de 20 horas de futsal.

Além da competição de futsal, a prefeitura estuda organizar torneios de outras modalidades coletivas, como o vôlei e o basquete. A ideia é aproveitar o ginásio poliesportivo para o fomento do esporte no bairro.

Atualmente, o CIE no Caxambu atende cerca de 800 pessoas regularmente. São turmas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3x3, jiu-jitsu, muaythai, karatê, judô e capoeira, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, para o público infantil. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica, alongamento e bocha adaptada.

Todas as atividades contam com vagas para novos alunos, que podem se cadastrar diretamente no CIE, que fica na Rua Flávio Cavalcanti, S/N, Caxambu, ou através do telefone: 2233-1218. A comunidade conta também com um horário para o futsal adulto masculino, atendendo a um desejo antigo dos moradores do Caxambu.

Aposentados e pensionistas do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (Inpas) puderam tirar dúvidas sobre o Censo Previdenciário 2020 nesta sexta-feira (28.02). O assunto foi o tema de uma palestra ministrada pela equipe técnica responsável pela pesquisa na Casa dos Conselhos. O encontro faz parte das atividades do Café com Sabedoria que acontece mensalmente com palestras sobre os mais variados assuntos.

Durante o encontro, os participantes acompanharam o passo a passo do preenchimento do formulário, que acontece de forma inédita: a coleta dos dados é feita através da plataforma online, ou seja, sem a necessidade presencial do usuário. A atualização dos dados cadastrais funcionais e financeiros é obrigatório pelos servidores públicos efetivos ativos, aposentados e seus dependentes e pensionistas. O recolhimento dos dados acontece até o mês de maio.

Segundo a aposentada Maria Aparecida Baldes Bastos, a palestra foi bem esclarecedora. “Eu já vou tentar fazer o meu cadastro e fiquei bem mais tranquila, pois se eu não conseguir, ainda tenho o suporte da equipe do Inpas. Foi muito bom o encontro para eu ter noção de como proceder”, contou.

Com o levantamento, a cidade poderá qualificar seus planejamentos administrativos e financeiros e até mesmo identificar se há alguma distorção dentro do regime. Todo o Censo Previdenciário é uma realização do Inpas, com recursos próprios sem nenhum custo para o município.

A participação dos servidores é obrigatória, até os afastados ou licenciados, por qualquer motivo, licença sem vencimentos, férias e servidores cedidos. Aquele que não atender o prazo estabelecido, sem justificativa terá seu pagamento bloqueado a partir do mês da conclusão do levantamento dos dados, ficando assim o seu restabelecimento condicionado à realização de seu recenseamento.

O Espaço Alternativo, do Centro de Cultura Raul de Leoni, abre na próxima quinta-feira (05.03) a exposição fotográfica “Petrópolis através de novos olhares”, do fotógrafo Bruno Soares. A mostra, que é uma homenagem ao aniversário da cidade – comemorado no dia 16 de março, traz uma série de fotos mostrando cenários inusitados, que nem sempre são observados na correria do dia-a-dia. Com entrada gratuita, o público poderá conferir a exposição até o dia 28 de março, de segunda-feira a sábado.

Para o fotógrafo, a ideia foi mostrar um pouco das belezas da Cidade Imperial através de sua história e arquitetura, mas mostrando ângulos diferentes. Para a mostra, ele separou suas premiadas fotografias dos últimos quatro anos.

“Com a exposição, espero incentivar mais as pessoas a fotografarem a nossa cidade e divulgar cada vez mais o nome de Petrópolis para o Brasil e o mundo”, destaca Bruno. “Para comemorar o mês de aniversário de Petrópolis, separei diversas fotos que fiz nos últimos anos. O objetivo é mostrar cenas que quase ninguém vê, devido a correria do dia-a-dia. Para fazer essas fotos, o segredo foi observar tudo com calma em uma visão quase que 360 graus”, completa ele.

O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro. O Espaço Alternativo pode ser visitado de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados de 13h às 17h. A entrada é gratuita.

Representante da cidade Imperial no Carnaval carioca, a Império de Petrópolis desfila neste sábado (29.02), na Intendente Magalhães, que serve de base para as escolas do grupo de acesso ao Sambódromo. A agremiação será a sétima a entrar na avenida, com um enredo que fala sobre uma paixão nacional: a cerveja. As apresentações da Império de Petrópolis estiveram entre os destaques da programação do Carnaval dos bairros do município, que contou com diversas atividades no Alto da Serra, Corrêas, Nogueira, Pedro do Rio e Posse.

Serão cerca de 500 pessoas no desfile levando o nome de Petrópolis ao mundo do samba. Passistas, parte da bateria, o intérprete Nardo Simpatia, entre outros membros da escola apresentaram nos dias de folia um pouco do que será levado à capital neste sábado. A agremiação tem Laerte Gulini como carnavalesco e leva o enredo: “De pão líquido à paixão nacional”. Fundada há cerca de três anos, a escola é itinerante e reúne apaixonados pelo samba em toda a cidade.

Na Intendente Magalhães, desfilam as escolas de samba da LIESB e demais associações que desejam subir para o ponto mais alto do Carnaval do Rio: a Sapucaí. Apesar de uma estrutura menor que os desfiles da Sapucaí, as fantasias e o profissionalismo são praticamente do mesmo nível, já que a vencedora do Grupo B desfila no Sambódromo no ano seguinte.

Jogos acontecem na quadra comunitária do Roseiral

Oito partidas movimentam a Copa das Comunidades neste sábado (29.02). Na categoria sub-11, jogam Vila Unida x Chapa 4; São Sebastião x Bairro da Glória; Siméria x Duarte da Silveira e Neylor x Vale do Carangola. No 15, se enfrentam Vila Unida x Modesto Guimarães; São Sebastião x Morin; Cascatinha x Duarte da Silveira e Esporte Futuro x Vale do Carangola. Os jogos serão realizados na quadra comunitária do Roseiral entre 10h e 15h.

A competição conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer.

“Esse apoio da prefeitura é fundamental para o sucesso da nossa competição”, completa Fabian Oliveira, organizador do torneio. Neste ano, entre os adultos, o título ficou com a equipe do Bairro da Glória. Ao todo, participaram 13 equipes e mais de 150 atletas.

Mais de 500 jovens envolvidos na Copa das Comunidades nos anos anteriores

Em dois anos, mais de 500 jovens participaram da competição nas categorias sub-11, 13 e 15. Foram realizadas 120 partidas em cerca de 100 horas de atividades nos bairros da cidade.

Iniciativa da Secretaria de Educação

Em março, os professores que atuam diretamente com as turmas da educação infantil na rede municipal de ensino poderão participar de mais uma formação. Desta vez, através do Departamento de Educação Infantil. As inscrições podem ser realizadas através do e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

A formação será dividida em 4 grupos com 2 encontros para cada um - serão ofertadas 35 vagas por grupo. O início será em março.

Grupo 1: encontro nos dias 03/03 e 05/05 das 9h às 11h30. O grupo 2 terá formação nos mesmos dias, mas, na parte da tarde: 13h30 às 16h. O Grupo 3 será nos dias 11/08 e 23/10 das 9h às 11hy30 e na parte da tarde das 13h às 16h. A formação ocorrerá na Universidade Estácio de Sá, no Bingen. 

As inscrições com nome do professor e matrícula devem ser repassadas pelo e-mail:  O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. .

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Fevereiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo