Quarta, 19 Fevereiro 2020 18:56

CEI Boa Vista: obra entra na etapa final

Inauguração deve ocorrer em março

As obras no Centro de Educação Infantil (CEI) Boa Vista estão na etapa final. O CEI é um dos quatro que serão inaugurados nesse início do ano pela prefeitura para garantir o aumento na oferta da educação infantil no município. O prefeito esteve nesta quarta-feira (19.02) no local e conferiu o andamento das intervenções.

A expectativa é de que o local seja inaugurado em março. São seis salas de aula, refeitório, banheiros adaptados para educação infantil, além de espaço para recreação. A obra está na fase de colocação das grades de proteção e instalação de escovódromo e bebedouros. O CEI Também receberá pintura artística, tudo para tornar o ambiente o mais atrativo possível para os alunos.

Djalma Fragoso, integrante da Associação de Moradores, acompanhou a visita e agradeceu ao prefeito Bernardo Rossi. “Essa creche é um sonho que só está sendo realizado graças ao apoio do prefeito Bernardo Rossi. Era um sonho meu que acabou se tornando um sonho para toda a comunidade. O espaço está lindo, vai ficar maravilhoso, do jeito que a gente quer”, contou Djalma.

O novo CEI vai contar ainda com fraldário, lactário, rampa de acesso para o andar superior e secretarias.

Aumento na oferta de vagas na educação infantil

Vale salientar que mais três CEIs serão inaugurados em fevereiro e março pela secretaria de Educação: no Centro, Quissamã e Corrêas. Os novos locais fazem parte do planejamento da prefeitura que garante o aumento na oferta de vagas em espaços da educação infantil no município. Somente em janeiro, 2.600 crianças foram matriculadas nos CEIs do município. Deste quantitativo total, cerca de 1.600 são vagas novas, criadas a partir da adaptação e início do funcionamento de novos espaços: são crianças de até 5 anos que passaram a ser atendidas integralmente nos Centros de Educação Infantil da rede municipal.

Neste mês, a prefeitura inaugurou o novo prédio da EM Jandira Bordignon, no Quitandinha. A obra, que foi abandonada em 2016 e retomada pela atual gestão em 2018, garante a ampliação no número de alunos atendidos na escola: de 400 para 700 estudantes. O prédio conta com 12 salas de aula, quadra poliesportiva, sala de leitura e de informática e acessibilidade nos três andares.

Futuros moradores acompanham a visita

“Essa é a realização de um sonho. Na hora que receber a chave do meu apartamento, tenho certeza que vou chorar muito de tanta emoção, vou lembrar de tudo que passei. Agradecer ao prefeito é pouco, ele foi o único que trabalhou por isso tudo”, disse Ana Cristina Garcia Proença, futura moradora do conjunto habitacional Vicenzo Rivetti. Ela e mais alguns integrantes do Movimento do Aluguel Social e Moradia de Petrópolis e do Movimento Popular Permanente por Moradia, estiveram junto com o prefeito vistoriando as dependências do condomínio.

O prefeito apresentou um dos 776 apartamentos que serão entregues para a comitiva. Ele lembrou que o conjunto habitacional do Vicenzo Rivetti é o maior empreendimento popular a ser entregue na história da cidade.

Para o líder do Movimento Popular Permanente por Moradia, Marcos Borges Sagati, a futura entrega dos apartamentos será a realização de um sonho e a concretização da luta que diversas pessoas tiveram para conseguirem seus imóveis. “Essa gestão foi a única que teve a coragem de encarar essa situação. Passamos muito tempo ouvindo promessas e hoje, estar aqui, é a realização de um sonho”, atesta.

O conjunto habitacional tem 776 unidades divididas em três condomínios – os dois maiores com 300 apartamentos e o condomínio 1 com 176 moradias, agora com todos eles já sorteados. As obras estão em reta final.  

 A líder do Movimento do Aluguel Social e Moradia de Petrópolis, Cláudia Renata Ramos, também ficou satisfeita com a visita. “Realmente temos a certeza que todas as pessoas que perderam seus imóveis durante essas chuvas, terão o sonho da casa própria realizado”, ressalta.

O prefeito também lembrou que o governo resgatou a política habitacional no município. São 30 anos de esquecimento das políticas habitacionais. Vamos entregar chaves para vítimas de chuvas de 1988, 2001, 2011, 2013.

Quem não é do bloco da folia, mas quer aproveitar o feriadão de Carnaval tem opções de sobre em Petrópolis. Principais museus e atrativos turísticos da Cidade Imperial, por exemplo, estarão de portas abertas para receber os visitantes, entre eles o Museu Casa de Santos Dumont, que funciona todos os dias. O município ainda oferece cachoeiras, parques e diversas atividades para os que preferem curtir os dias de folga em contato com a natureza.

Além da “Encantada”, que abre inclusive na segunda-feira (24.02), das 9h às 17h, também estarão funcionando normalmente o Museu de Cera; o Museu de Porcelana, La Grande Vallée (Casa do Pequeno Príncipe); Palácio Quitandinha; Palácio Amarelo, entre outros. Já o Museu Imperial e o Museu Casa do Colono também abrem durante o feriadão, com exceção da segunda-feira, quando estarão fechados pra manutenção.

Pelas igrejas, algumas estarão com programação especial. A Catedral São Pedro de Alcântara, por exemplo, que também é um atrativo histórico, abre todos os dias e conta com Santa Missa de sábado (22) à quarta-feira (26). Outras como a Sagrado Coração de Jesus e a Luterana também funcionam normalmente.

Outra opção são os parques, como o Municipal em Itaipava, o Cremerie, o Parque Natural da Ipiranga e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), funcionando todos os dias. Vale lembrar que o Parque da Ipiranga está com as trilhas fechadas para manutenção. Além das diversas cachoeiras espalhadas pela cidade.

A prefeitura está promovendo melhorias em estradas vicinais nos distritos de Pedro do Rio e Posse. Os serviços estão acontecendo desde a semana passada, com a mudança do clima. O objetivo é possibilitar melhores condições para quem utiliza essas estradas, danificadas por causa das fortes chuvas do início do ano.

Em Pedro do Rio, a equipe regional da prefeitura já atuou nas estradas Posse dos Coqueiros e Anápolis. No distrito da Posse, foram atendidas as estradas de Taquaril, Albertos, Caboclos, Xingu e Cachoeirinha. Nesses locais, foi feita remoção de lama e aplicada uma camada de brita corrida com o objetivo de eliminar buracos.

Esta é uma primeira etapa do serviço, para beneficiar moradores, o transporte público e produtores rurais. Esses e outros locais voltarão a ser trabalhos de maior porte de manutenção de estradas vicinais.

O trabalho nas estradas vicinais é uma das ações do setor de manutenção viária da Secretaria de Obras. O programa Prefeitura Presente já promoveu 150 ações de aplicação de asfalto em 129 ruas de 32 bairros. Além disso, o município mobiliza três equipes diárias para promover manutenção nas ruas de calçamento.

Decisão acontece no dia 15 de março no Caxambu

As semifinais da II Copa Agita Petrópolis de futsal acontecem nesta quinta-feira (20.02) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) de Petrópolis, no Caxambu. Primeiro colocado na fase classificatória, o Nova Era joga diante do 007, terceiro no geral, às 20h. Na sequência, o Liverpool – atual campeão e segundo colocado – enfrenta o Santa Isabel, quarto. A final do torneio está agendada para o dia 15 de março, também no CIE.

O torneio começou em dezembro do ano passado, reunindo mais de 100 moradores do Caxambu em 10 equipes. O objetivo é integrar quem reside na comunidade através do futsal. Até a decisão, serão realizadas 18 partidas em cerca de 20 horas de atividades esportivas. O CIE do Caxambu é um equipamento público importante no fomento ao esporte e foi inaugurado pela atual gestão em março de 2018.

No local, atualmente, são turmas de futsal, vôlei, handebol, basquete, basquete 3x3, jiu-jitsu, muaythai, karatê, judô e capoeira, de segunda à sexta-feira, das 10h às 18h, para o público infantil. Para os adultos, existem turmas de dança, ginástica, alongamento e bocha adaptada. Todas as atividades contam com vagas para novos alunos, que podem se cadastrar diretamente no CIE, que fica na Rua Flávio Cavalcanti, S/N, Caxambu, ou através do telefone: 2233-1218.

A comunidade conta também com um horário para o futsal adulto masculino, atendendo a um desejo antigo dos moradores do Caxambu. Principal equipamento esportivo público da cidade, o local é palco de competições estudantis e amadoras que são realizadas no município.

A Império de Petrópolis é a escola de samba representante de Petrópolis no Carnaval carioca. A agremiação será a sétima a desfilar na Intendente Magalhães, que serve de base para as escolas do grupo de acesso ao Sambódromo, no dia 29 de fevereiro. Antes disso, durante o período da folia, os petropolitanos vão poder curtir as apresentações das escolas no Carnaval promovido pela prefeitura nos bairros.

No domingo (23), vai ter Império de Petrópolis em Corrêas, às 16h, e em Nogueira, às 19h. No dia seguinte, o grupo se apresenta em Pedro do Rio, às 16h, e no Alto da Serra, às 19h. E na terça-feira (25) será a vez da Posse, às 17h.

Localizado em Madureira, a Intendente Magalhães é um dos grandes centros do samba do Rio de Janeiro. Fundada há cerca de três anos, a agremiação vai levar 500 pessoas ao desfile, com um enredo sobre uma paixão nacional, a cerveja. Ele foi intitulado de: “De pão líquido à paixão nacional”, lançado no ano passado, no Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni. Sem quadra fixa, a escola é itinerante e reúne apaixonados pelo samba em toda a cidade.

Passistas, parte da bateria, o intérprete Nardo Simpatia, entre outros membros apresentam um pouco do que será levado à capital pela escola, que tem Laerte Gulini como carnavalesco. Na Intendente Magalhães, desfilam as escolas de samba da LIESB e demais associações que desejam subir para o ponto mais alto do Carnaval do Rio: a Sapucaí. Apesar de uma estrutura menor que os desfiles da Sapucaí, as fantasias e o profissionalismo são praticamente do mesmo nível, já que a vencedora do Grupo B desfila no Sambódromo no ano seguinte.

Confira as apresentações da escola nos bairros:

DIA 23/02 – DOMINGO

CORRÊAS

16h – Escola de Samba Império de Petrópolis

NOGUEIRA

19h - Escola de Samba Império de Petrópolis

DIA 24/02 – SEGUNDA

ALTO DA SERRA

19h -  Escola de Samba Império de Petrópolis

PEDRO DO RIO

16h – Escola de Samba Império de Petrópolis

DIA 25/02 - TERÇA

POSSE

17h - Escola de Samba Império de Petrópolis

Participação de representantes de 18 municípios

Coordenadores pedagógicos de todo o Estado participaram nessa quarta-feira (19.02.2020) de mais uma etapa de formação realizada pela UNDIME - União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação – no Salão Nobre da UCP. A Secretaria de Educação de Petrópolis também marcou presença no evento.

Participaram do encontro profissionais de municípios como Areal, Bom Jardim, Cachoeira de Macacu, Cantagalo, Carmo, Cordeiro, Duas Barras, Guapimirim, Macuco, Nova Friburgo, Santa Maria Madalena, São José do Vale do Rio Preto, São Sebastião do Alto, Sapucaia, Sumidouro, Teresópolis, Trajano de Moraes e Petrópolis.

A formação em Petrópolis foi realizada por professores de Duque de Caxias, Nova Friburgo e Queimados. “Somos professores que atuam nas redes, em salas de aula e estamos trabalhando em conjunto, em regime colaborativo desde 2015 para documentar o andamento da implantação da Base no Estado. Os encontros são importantes para refletirmos nossa atuação e pontos positivos da implantação”, contou Roseclair Rocha, professora da rede municipal de Duque de Caxias.

Vale salientar que a rede municipal de Petrópolis já utiliza as competências previstas pela BNCC em seu planejamento. Inclusive, desde 2017, encontros de formação são realizados regularmente com orientadores das unidades escolares onde são abordadas as orientações da BNCC. Durante o ano letivo as escolas e Centros de Educação Infantil já realizam atividades orientadas que trabalham competências como conhecimento, pensamento científico, crítico e criativo, repertório cultural, comunicação, cultura digital, trabalho e projeto de vida, argumentação, autoconhecimento e autocuidado, empatia e cooperação, responsabilidade e cidadania.

A Base Nacional Comum Curricular define os conhecimentos e habilidades essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender, da Educação Infantil até o Ensino Médio. Previsto em lei, é um documento técnico, construído a partir de outros documentos curriculares. A BNCC é obrigatória por lei. Está prevista na Constituição de 1988, na Lei de Diretrizes e Bases e no Plano Nacional de Educação. Todas as redes públicas e particulares devem construir seus currículos a partir da BNCC.

Notícias por data

« Fevereiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
          1 2
3 4 5 6 7 8 9
10 11 12 13 14 15 16
17 18 19 20 21 22 23
24 25 26 27 28 29  

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo