A prefeitura mobilizou equipes para fazer a limpeza e o atendimento de famílias na Posse e em Pedro do Rio após a chuva da noite do último domingo (05.01). Pelo menos 100 funcionários da Secretaria de Serviços, de Obras e da Comdep atuaram nos distritos. Outro local que contou com os trabalhos nesta segunda-feira (06) foi Corrêas. A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou mais 39 ocorrências entre a noite de domingo (05) e segunda-feira (06) – todas sem vítimas. Foram 13 casos de alagamento de imóveis em Pedro do Rio e dois deslizamentos de terra na Posse. No Brejal, na Estrada dos Targinos, houve a queda de uma ponte. Nenhuma residência foi interditada nestes locais.

Na Posse, cerca de 40 funcionários atuaram para a limpeza de bueiros, desobstrução e limpeza de ruas em comunidades como Boa Vista, Santo Antônio e no centro do distrito, na União e Indústria (próximo da agência dos Correios). Na comunidade Nossa Senhora de Fátima, além da limpeza, também foi feita manutenção da via, que vai receber nova camada de asfalto. Ainda houve limpeza de três casas no local e de outra moradia na localidade Sabará. Na Estrada do Taquaril, houve retirada de barreira para permitir o acesso de moradores.

Ainda no distrito, a Estrada dos Targinos começará a ser recuperada já nesta terça, com a recolocação de manilhas e aterramento para permitir da passagem da população. O local foi vistoriado pela Secretaria de Obras, que vai avaliar posteriormente outras intervenções de maior porte para o trecho.

Em Pedro do Rio, as equipes fizeram remoção de lama das ruas. As equipes estiveram em Barra Mansa, Jacuba, Alto Pegado e Retiro das Pedras. Em Corrêas, o trabalho de limpeza continuou próximo ao Terminal Corrêas e na comunidade Olaria.

Defesa Civil registra aumento no número de ocorrências

Desde a última quinta (02), a Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias registrou 179 ocorrências em toda a cidade. Nos últimos quatro dias, o acumulado de chuva na Rua 24 de Maio, no Centro, está em 294 milímetros. No mesmo período, em Itaipava, os pluviômetros registram 227.25 mm. São 15 imóveis interditados e as famílias estão em casas de parentes, sendo acompanhadas pela Secretaria de Assistência Social (SAS).

Quase 80 famílias já receberam visita de equipes da SAS, sendo 44 somente na comunidade Olaria, em Corrêas, onde foi registrado um alagamento devido ao transbordamento do Rio Piabanha.

Duas equipes da Secretaria de Assistência Social (SAS) visitaram nesta segunda-feira (06.01) moradores da Posse que tiveram suas casas invadidas pelas águas durante a noite deste domingo (05), quando um temporal causou danos no distrito. Desde a última quinta-feira (02), a SAS vem prestando informações e apoio às famílias atingidas pelas chuvas de verão. Todos os funcionários do órgão estão treinados para atender em situações de emergência.

Com 179 ocorrências atendidas pela Defesa Civil, imóveis interditados e casas alagadas, a equipe da SAS vem trabalhando incessantemente, atendendo os casos comunicados pela Defesa Civil e também por meio de busca ativa. Quase 80 famílias já receberam visita de equipes da SAS, sendo 44 somente na comunidade Olaria, em Corrêas, onde foi registrado um alagamento devido ao transbordamento do Rio Piabanha.

As equipes da Assistência Social iniciaram o atendimento às famílias atingidas pelas chuvas ainda na quinta-feira, quando foram registrados 200 milímetros de chuvas em apenas quatro horas. Até o momento, 15 famílias ficaram desalojadas e estão em casas de parentes, sendo acompanhadas pela secretaria. A SAS contabilizou a distribuição de cerca de 45 cestas básicas, 10 kits de higiene pessoal e 35 kits de limpeza.

“No caso de Pedro do Rio, onde um prédio com seis moradias foi interditado, as famílias pagavam aluguel. As famílias estão em casa de parentes e neste caso, faremos o acompanhamento até que elas voltem a morar em local com segurança”, explicou o diretor da SAS,Rodrigo Lopes.

Treinamento para atendimento emergencial

Em dezembro de 2019, todos os funcionários da Secretaria de Assistência Social, sendo técnicos ou administrativos, passaram por capacitação para agir em situações de chuvas fortes na cidade.

Nestas ações, a equipe de Assistência Social faz o cadastrado das vítimas para terem acesso aos serviços oferecidos imediatos além de inserir as famílias na rede socioassistencial para que tenham acesso, - quando for necessário, a benefícios eventuais.

Entre os 37 agraciados estão aposentados da rede

A prefeitura liberou mais 37 enquadramentos para profissionais da rede municipal de Educação, sendo 24 por progressão funcional – quinquênio – e outros 13 por formação. Desta vez, os enquadramentos foram liberados para profissionais que já estão aposentados. Alguns pensionistas também tiveram a progressão incorporada à pensão.

Desde que o quinquênio começou a ser liberado – em outubro de 2018 – após seis anos de congelamento, mais de 3 mil servidores já tiveram quinquênio liberado e outros 927 o enquadramento por formação.

Vale salientar que os enquadramentos representam um aumento real no salário dos servidores entre 10% e 35% - até R$ 400. Alguns terão o quinquênio incorporado aos salários; outros o enquadramento por formação e, em alguns casos, o servidor terá os dois enquadramentos somados ao vencimento.

Entre os 37 enquadramentos liberados, onze são de servidores já falecidos que tiveram o quinquênio adicionados na pensão. Para a secretaria de Educação, a atualização é necessária para os servidores.

Segunda via do boleto pode ser retirada no Centro de Cultura ou via internet

Contribuintes que quitarem a cota única do IPTU 2020 até esta segunda-feira (06.01) garantem 9% de desconto no valor do imposto. Em Petrópolis 116.051 imóveis são cadastrados pela Secretaria de Fazenda, sendo 93.143 áreas construídas e outros 22.908 terrenos. Além do desconto de 9% para pagamentos no primeiro vencimento da cota única, o município oferece ainda opções de 7% de desconto para quem quitar a cota única até o dia 6 de fevereiro, e 5% de desconto para aqueles que optarem pelo último vencimento, em 6 de março.

A retirada da segunda via do boleto para pagamento pode ser feita via internet no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br) ou presencialmente, em uma estrutura montada no Centro de Cultura Raul de Leoni. A Central de Atendimento ao Contribuinte funciona de segunda à sexta-feira, sempre das 9h às 17h. O espaço conta com uma equipe de 30 pessoas treinadas para fazer o atendimento presencial aos contribuintes. São seis guichês para emissão de segunda via do boleto. Além de retirar o boleto para pagamento em cota única, o contribuinte também pode fazer a atualização de endereço no local.

Para imprimir o boleto de pagamento via internet, o interessado deve clicar no ícone “IPTU” - à esquerda na tela e informar o número de inscrição do imóvel.

Petrópolis entra na sua última semana com o Natal Imperial. Com a cidade transformada em um grande cenário para celebrar a festa - desde o dia 14 de novembro, o público vai poder continuar conferindo toda a iluminação instalada em árvores e prédios da cidade até domingo (12.01). A programação também não para até lá, com shows, contação de história e coral no fim de semana. Entre os destaques está a apresentação do cantor Gabriel Silva, ex-The Voice Brasil.

Além da decoração que pode ser vista não só no Centro Histórico, como por toda a cidade, o evento conta com cenografia especial em dois principais pontos: a Praça da Liberdade, transformada em Vila Imperial, e o Palácio de Cristal, que foi a Casa do Papai Noel. Estes também são os principais palcos da festa, onde é realizada a programação gratuita, e que também conta com uma gastronomia especial.

Nesta última semana, as atrações serão retomadas no sábado (11). Entre elas estão apresentações de Marcelo Magno e Banda, Dudu King Trio (Blues instrumental), Florisbella conta histórias brasileiras, Coro Bienias e Prim, Gabriel Silva, Samba Maria Samba José, Banda LummeN, entre outros. A programação completa está disponível no site do evento, no endereço: http://www.petropolis.rj.gov.br/natalimperial/.

Além da programação cultural, o público que estiver no Palácio de Cristal também pode contar com gastronomia nos jardins do atrativo, com barracas de comidas típicas de diversas culturas, como japonesa, italiana, alemã, portuguesa, entre outras, além de doces e biscoitos. Todo o ponto turístico está decorado e iluminado neste Natal, assim como a Praça da Liberdade, ruas do Centro Histórico e dos distritos.

O objetivo é atender projetos socais que atendem as comunidades

Empresas podem apoiar projetos esportivos através de incentivos fiscais em Petrópolis. O prefeito sancionou a lei nº 7.916, indicação legislativa da Câmara Municipal para o executivo, no Diário Oficial de 30 de dezembro de 2019. As companhias podem destinar até 30% no Imposto Sobre Serviço de Qualquer Natureza (ISQN) ou até 50% no pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os projetos sociais. A preferência é atender as comunidades onde vivem pessoas em vulnerabilidade social.

Segundo a lei, os projetos devem atender ao desporto educacional, participação, rendimento ou de formação. É vedada a utilização dos recursos para o pagamento de remuneração de atletas profissionais, em qualquer modalidade esportiva.

Os projetos sociais e as empresas devem se cadastrar na Superintendência de Esportes e Lazer para conseguirem os benefícios. A aprovação caberá a uma comissão do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (Cmel).

A lei abraça os projetos mais antigos e os novos que surgirem. É importante o cadastro de quem realiza algum projeto social na comunidade. Caso o responsável já tenha a empresa interessada, fica ainda mais fácil. Caso não tenha, o cadastro também é importante. Vai facilitar o apoio quando surgir uma empresa interessada.

O município iniciou, de forma inédita, o processo de desenvolvimento para a coleta de dados através de plataforma on-line, ou seja, sem a necessidade presencial do usuário. O objetivo é atualizar os dados cadastrais funcionais e financeiros dos servidores públicos efetivos ativos, aposentados e seus dependentes e pensionistas. Nesta segunda-feira (06.01), a primeira fase do sistema foi apresentada para representantes das secretarias do município. A equipe está nos últimos ajustes e adequação de todo o sistema do portal de coleta – base de dados, e de acompanhamento. Um modelo de dados foi criado em formato de formulário eletrônico para iniciar a captação das informações que serão realizadas pelo site do INPAS e da Prefeitura, e também poderá ser feito pelo celular tanto nas plataformas IOS quanto Android.

Todo o Censo Previdenciário é uma realização do Instituto de Previdência e Assistência Social do Servidor Público do Município de Petrópolis (INPAS), com recursos próprios sem nenhum custo para o município. A ação de recolhimento dos dados é obrigatória e tem a previsão de início em fevereiro de 2020.

Site da prefeitura é a ferramenta para os candidatos cadastrarem seus currículos

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem 11 vagas disponíveis nesta semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Mais informações podem ser consultadas pelos telefones 2249-4337 / 2246-9019 / 2246-8942 e 2246-9009.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Rua Aureliano Coutinho, 203, no Centro. Confira as oportunidades:

Açougueiro - 1 vaga - sexo masculino - Desejável ensino médio e experiência

Auxiliar de serviços gerais - 5 vagas - sexo masculino - Ensino fundamental e experiência em serviços de manutenção geral

Auxiliar de serviços gerais - 3 vagas - ambos os sexos - Experiência

Vendedor externo - 2 vagas - ambos os sexos - Ensino médio e experiência

Informação será disponibilizada no site da prefeitura

O prazo da pré-matrícula na rede municipal termina nesta segunda-feira (06.01). Quem fez a inscrição deve ficar atento à divulgação dos resultados: dia 9 de janeiro, também no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O prazo para efetivação das matrículas será do dia 13 a 31 de janeiro no Departamento de Matriculas da Secretaria de Educação ou em um dos sete polos que serão disponibilizados para facilitar a vida dos pais ou responsáveis:

- Casa da Educação Visconde de Mauá, Av. Barão do Rio Branco, 03 – Centro;

- Polo de Educação de Itaipava, Estrada União e Indústria, 11590 A – Itaipava (Shopping 2000, sala 105);

- CEU da Posse, Estrada União e Indústria, 746-844 – Posse;

- Escola Municipal Vereador José Fernandes da Silva, Rua Teresa, 1781;

- Escola Municipal Alto Independência, Rua Leonor Maia, 1670 – Alto Independência;

- Colégio Anglicano de Araras, Estrada Bernardo Coutinho, 1643 – Araras;

- Escola São Geraldo, Rua Divino Espírito Santo, 740 – Carangola.

Os pais deverão comparecer no local e na data indicada no resultado para efetivação da matrícula levando os seguintes documentos:

*Cópia da certidão de nascimento/casamento e documento de identidade do aluno (original e cópia);

*Duas fotos 3x4;

*Declaração de situação, impressa após fechamento do calendário 2019 e/ou histórico escolar original;

*Registros de vacina contidos na Carteira de Vacinação para alunos que efetivarem matrículas até o 2º ano do Ensino Fundamental (original e cópia);

*Comprovante de residência atualizado (original e cópia);

*Carteira de identidade e CPF do responsável (original e cópia);

*Cartão do Bolsa Família (se beneficiário, original e cópia) / cartão do SUS (original e cópia);

*Laudo específico para alunos da modalidade da educação especial (original e cópia);

*Comprovante de tipo sanguíneo e fator RH (Lei Municipal nº 7.216, de 27/08/2014, original e cópia).

Segunda, 06 Janeiro 2020 18:10

Cram realiza 711 atendimentos em 2019

O atendimento cresceu 11,5% em relação ao ano passado

O crescimento no número de mulheres que buscam por atendimento no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) tem sido expressivo nos últimos três anos. De janeiro a dezembro de 2019 foram 711 assistências prestadas às mulheres, um crescimento de 11,5% em relação à 2018, quando foram realizados 638 atendimentos. Já os atendimentos de 2018 cresceram 45,85 % se comparados a 2017.

O órgão, que é subordinado ao Gabinete da Cidadania, oferece orientação jurídica, acompanhamento social e psicológico e trabalha em parceria com as delegacias de Petrópolis para atender à mulher em situação de violência – seja ela moral, verbal, patrimonial, física ou sexual. Os dados coletados pela equipe do CRAM mostram que o aumento das denúncias se deve a coragem das vítimas e a confiança na rede de apoio que incentiva a busca pela ajuda, com ações como o projeto Mulher 365, que realizou palestras, panfletagem, ações de conscientização em praças públicas, escolas, Guarda Civil, Corpo de Bombeiros, entre outras instituições. Todas as ações com a finalidade de mudar o comportamento de violência contra a mulher.

Em 2019, setembro foi o mês que o órgão realizou o maior número de atendimentos, foram 81 casos, sendo 37 iniciais (primeiro atendimento) e 44 retornos. A prefeitura disponibiliza além do CRAM, equipamentos que auxiliam esta vítima no enfrentamento da violência doméstica. Petrópolis já possui a sala Violeta, no fórum em Itaipava, onde questões voltadas para a vítima de violência doméstica são resolvidas de forma mais rápida. E a sala Lilás, onde as vítimas serão atendidas em um local exclusivo, para que a mesma seja preservada do agressor em um momento tão delicado. O local já está em fase de acabamento e será inaugurada no primeiro semestre de 2020.

“Todo sucesso do nosso trabalho se dá à dedicação da nossa equipe. Juntas, cada uma no seu setor, acolhemos a vítima que chega fragilizada. Sem falar na parceria do CRAM com as secretárias de Educação, Saúde e Assistência Social, além das delegacias 105ª e 106ª, IML, 26° BPM e 15° cbmerj”, disse Cleo de Marco.

Petrópolis também conta com o Ônibus Lilás, um veículo totalmente adaptado para oferecer todo o suporte de atendimento às vítimas de violência doméstica, que não podem ir até a sede, principalmente mulheres das áreas rurais. 

As vítimas que buscam pelo CRAM podem contar com um atendimento na sede do órgão, todas as quartas-feiras, das 14h às 16h, com a psicóloga Dra. Liane Diehl, que ministra um Grupo de Apoio Terapêutico (GATE), onde as mulheres são ouvidas, respeitadas e contam umas com o apoio das outras e da equipe órgão.

Notícias por data

« Janeiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo