Prédio será inaugurado em fevereiro

Obra amplia a capacidade de atendimento da escola para 700 alunos

A obra na E.M Jandira Bordignon está nos ajustes finais e a previsão é de que já em fevereiro os alunos comecem a estudar no novo prédio. Acessibilidade em todos os andares e quadra poliesportiva são apenas alguns dos destaques do novo prédio. Nessa quinta-feira (23.01), uma comissão de pais de alunos visitou o espaço. O prédio será inaugurado em fevereiro.

Também participaram da visita o juiz da Vara da Infância e Juventude, Alexandre Teixeira, o promotor da Justiça da Infância e da Juventude de Petrópolis, Vicente de Paula.

A obra está na última etapa: colocação de corrimão e fase final da colocação de forro. “Muito bom. Realmente fui surpreendido, positivamente. O prédio ficou muito bonito. Venho acompanhando a luta desses pais, há muito tempo e fiquei feliz ao conferir que o prédio será entregue”, afirmou o juiz Alexandre Teixeira.

Mãe de dois alunos da E.M Jandira Bordignon, Luciana Ramaldis, fez questão de participar da visita. “A equipe da escola é maravilhosa e também merecia um prédio como esse para trabalhar. Ficou muito bom, maravilhoso”.

As aulas do ano letivo no novo prédio começarão no dia 10 de fevereiro.

Obra foi retomada nesta gestão

A obra da E.M Jandira Bordignon foi retomada após ter sido abandonada na gestão passada, em 2016. Vale lembrar que a precariedade do prédio ocasionou, em 2015, a transferência de todos os alunos para duas casas alugadas nas redondezas. A unidade, com infiltrações, goteiras, mofo e vazamentos, passou anos sem manutenção até que teve o prédio desativado.

O prédio é todo acessível, tem quadra poliesportiva e conta com espaços específicos para os setores administrativos da escola. Conforto, qualidade e segurança são os destaques desse novo prédio.

O novo prédio tem capacidade para atender até 700 alunos do 4º período da educação infantil até o 9º ano do ensino fundamental. O prédio conta com são três andares, quadra poliesportiva, rampa, banheiros e salas acessíveis.

98 crianças atendidas integralmente até o dia 24 de janeiro

Ping-pong, capoeira, corrida, vôlei, futebol e corrida são algumas das atividades oferecidas pela colônia de férias que está sendo realizada pela Secretaria da Educação na EM Monsenhor João de Deus Rodrigues, em Pedro do Rio. Noventa e oito crianças, estudantes da rede municipal, entre 6 e 11 anos, se inscreveram para as atividades que terminam nessa sexta-feira, dia 24 de janeiro. 

A colônia voltou a funcionar após seis anos. 

O diretor da E.M Monsenhor João de Deus Rodrigues, Ney Marcos de Paula Júnior, também destacou a alegria das crianças. “Eles se divertiram muito e nós também. As atividades diferenciadas são muito importantes para as crianças e foi realmente gratificante passar esse tempo com elas”, contou.

Kauã Mendes, de 8 anos, aluno do Liceu São José de Itaipava aprovou a colônia. “Foi muito legal. Gostei de todas as brincadeiras. O lanche também foi gostoso. Não quero que acabe”, comentou.

Todas as atividades oferecidas na colônia foram gratuitas e acompanhadas por profissionais. 

Alguns espaços da escola estão passando por melhorias: piscina e o quarto andar do prédio. Na piscina, uma equipe especializada está renovando os pisos – a piscina tem mais de 600 alunos matriculados nas aulas de hidroginástica, natação e aulas com alunos com deficiência. Já o quarto andar da escola está sendo reformado – no lugar que não era utilizado será montado um auditório.

No ano passado a escola passou pintura também. É um exemplo para a rede por tanto cuidado com os espaços.

Aplicação de asfalto, limpeza de praça, remoção de entulho, capina e roçada. A comunidade de Madame Machado recebeu nesta quinta-feira (23.01) um mutirão do programa Prefeitura Presente com a realização desses e outros serviços. A atuação das equipes da Comdep e das secretarias de Obras e de Serviços, com mais de 50 funcionários mobilizados, terá sequência também nesta sexta (24.01).

O objetivo com o Prefeitura Presente é atender as demandas dos moradores dos bairros e das comunidades de Petrópolis.

O trabalho de aplicação de asfalto aconteceu na Rua Geraldo Lourenço Dias. A capina e roçada aconteceram desde a Rua José da Gama e na 1º de Maio.

A realização do mutirão e os serviços realizados foram comemorados pela população local. “Está ficando bem arrumada nossa comunidade. Só podemos dar os parabéns pela prefeitura estar presente nos bairros. Todos os trabalhos estão muito bons”, falou o presidente da Associação dos Moradores da Comunidade 1º de Maio (que fica em Madame Machado), Amilton da Silva Oliveira.

Trabalho tem o objetivo de orientar a população sobre as chuvas fortes

Os agentes da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias distribuíram cartilhas de prevenção aos desastres de origem natural nos terminais rodoviários do Itamarati e de Corrêas nesta quinta-feira (23.01). A ideia foi aproveitar o grande fluxo de pessoas nestes locais para reforçar os cuidados que os petropolitanos devem ter em caso de chuvas fortes. A iniciativa integra as ações do Plano Verão 2020 e terá o seu encerramento no terminal de Itaipava, às 10h, na próxima terça-feira (28).

Durante a entrega do material, os agentes também fixaram os cartazes do programa SOS Chuvas em bares, lanchonetes, padaria e bancas de jornais próximas dos terminais. No ano passado, o mesmo trabalho foi realizado com a entrega de mais de três mil exemplares das cartilhas, que ensinam dicas simples, como a preparação de um kit de emergência, o conserto de vazamentos em reservatórios e caixas-d’água e o descarte correto do lixo.

Em 23 dias, são 670 ocorrências registradas pelo corpo técnico da Defesa Civil. 

O trabalho de distribuição de cartilhas também já foi realizado na Rua Teresa e acontece no dia 30 de janeiro na Rua do Imperador. 

Nos meses de novembro e dezembro do ano passado, a Defesa Civil realizou a entrega desse material educativo nas 12 comunidades da cidade que contam com 20 conjuntos de sirenes do Sistema de Alerta e Alarme. Os agentes também vistoriaram cada um dos 15 pontos de apoio existentes nos bairros. O trabalho também reforça a importância das sirenes e prepara os responsáveis pelos locais de abrigo para o verão.

O trabalho realizado nos terminais rodoviários urbanos faz parte das ações de prevenção do Plano Verão 2020. Também estão incluídos neste planejamento o Defesa Civil nas Escolas, o Defesa Civil Jovem, o SOS Chuvas e o programa Rio Limpo.

A partir deste domingo (26.01), as linhas de ônibus que operam nas 12 plataformas do Terminal Centro serão realocadas para Rua Souza Franco – lado ímpar e Rua Dr. Porciúncula. Serão remanejadas também parte das vagas de táxis, de embarque e desembarque e carga e descarga. A interdição das baias dos ônibus ocorre por conta do avanço das obras do Terminal, que estão na fase de intervenção no piso e na parte elétrica da área que ficará fechada. A mudança é temporária, com duração aproximada de 60 dias, podendo ser prorrogada caso seja necessária.

As linhas que atendem o bairro Alto da Serra passarão a atender os passageiros na Rua Souza Franco no lado ímpar entre os números 47 e 105. As mudanças não irão alterar o funcionamento da feira livre que acontece as terças-feiras e aos sábados. Já as linhas que operam na região do Quitandinha serão remanejadas para a Rua Dr. Porciúncula, em frente ao comércio. Serão realocados também parte do ponto de táxis, vagas de carga e descarga e demais vagas da Rua Dr. Porciúncula para a Rua Prudente de Aguiar.

A obra está sendo realizada pela empresa VACC Indústria, Comércio e Serviço Eireli por R$ 964,4 mil. A reforma contempla intervenções no telhado, com a instalação de telhas de aço novas, além das pinturas das paredes e das estruturas como portas de madeira, portões e guarda-corpo, nova pavimentação em asfalto, entre outras melhorias. O Terminal Centro é o maior da cidade, com demanda de 1.640 viagens de 80 linhas de ônibus partindo do local todos os dias, levando a população para diversos locais da cidade como Alto da Serra, Quitandinha, Bingen e Retiro, por exemplo.

Confira as linhas realocadas:

Para a Rua Souza Franco, linhas que atendem o bairro Alto da Serra:

414, 419, 433, 452, 457, 430, 434, 445, 451, 413, 420, 453, 415, 426, 432, 458, 429, 431, 462 e 464.

Para a Rua Dr. Porciúncula, linhas que atendem o bairro Quitandinha:

424, 440, 442, 454, 422, 437, 465, 466, 412, 404, 405, 425, 403, 423, 428, 441 e 469.

Prefeitura também estuda incluir o taekwondo na competição estudantil

O pump track e o e-sports estão confirmados na programação dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups) deste ano. Com mais essas duas novidades, são 11 modalidades esportivas em disputa na competição estudantil até o momento – o governo municipal estuda incluir também o taekwondo. As mudanças têm como objetivo superar o número de escolas participantes de 2019, quando 50 unidades escolares se inscreveram no Jeups – o maior número da história da competição.

Para apresentar as novidades, a prefeitura está convidando as escolas municipais, estaduais, federais e particulares para o congresso técnico do Jeups, que será realizado no dia 16 de fevereiro, às 15h, no Centro de Cultura Raul de Leoni.  O evento permite que os responsáveis por cada instituição de ensino opinem sobre o regulamento e a fórmula de disputa dos jogos, assim como as datas em que cada modalidade será realizada.

No ano passado, a prefeitura entregou 57 troféus e 3,1 mil medalhas na cerimônia de encerramento da competição. As modalidades em disputa foram oito, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, handebol, basquete e vôlei; e três individuais: tênis de mesa, xadrez e judô. O atletismo não foi realizado por causa da chuva na semana em que a competição seria disputada.

Com as novidades para 2020, a prefeitura quer estimular a participação de ainda mais alunos. “Com a inclusão de outras modalidades, queremos que mais estudantes estejam interessados em participar. O Jeups é uma ferramenta importante no fomento ao esporte no município. Quanto mais alunos participando, melhor”, garante o superintendente.

Aulas de lutas, artesanato, informática, corte e costura, entre diversas outras estão entre as atividades gratuitas oferecidas pelo Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa, em Pedro do Rio. E o espaço já está com inscrições abertas para 2020. Interessados devem comparecer à unidade para verificar os dias e horários disponíveis, mas é preciso se apressar, já que as inscrições não têm data para terminar, mas as vagas são limitadas e de acordo com cada curso. Para a matricula é necessário levar a identidade e CPF. Menores precisam estar acompanhados de algum responsável.

Mantido pelo Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), o Centro Cultural funciona no prédio da antiga estação de trem de Pedro do Rio, construída há mais de 130 anos. O espaço oferece dezenas de atividades gratuitas, como cursos, oficinas, exposições, encontros, palestras, além de contar com uma das quatro salas de leitura da Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral, com quase 2 mil volumes, e uma sala de artes.

Para a temporada de 2020, já estão confirmadas as aulas de capoeira, jiu-jitsu, artesanato, tricô e crochê, modelagem, corte e costura, informática, teatro e reforço escolar do 2º ao 5º ano. Os projetos terão início no dia 04 de fevereiro. “A comunidade já abraçou o centro cultural e ele é um importante espaço para os moradores daqui e até de outros bairros. Os projetos são sempre muito procurados”, explica o supervisor do centro de cultura, Joel Vieira.

O Centro Cultural Celina de Oliveira Barbosa fica na Rua Capitão José Leal, S/N, e funciona de segunda a sexta-feira, de 9h30 às 17h – horário que podem ser realizadas as inscrições. Para informações ou dúvidas sobre as atividades oferecidas e os cursos e oficinas disponíveis interessados podem ligar para o telefone: (24) 22469302. Além dos cursos, o local também conta com reuniões do Grupo A.A, além de realizar festas em datas comemorativas, apresentações culturais.

Com mais de 2.700 pessoas beneficiadas em suas duas primeiras edições, o Feirão Limpa Nome, que ocorre a partir da próxima segunda-feira (27.01), promete, mais uma vez, negociar dívidas com abatimentos que podem ser superiores a 90%. Nesta quinta-feira (23), a equipe do órgão foi às ruas para conversar com as pessoas e explicar quais dívidas pode entrar em acordo, quais documentos são importantes levar e como proceder para realizar as negociações de maneira efetiva.

Na primeira edição de 2020, as empresas que irão participar são as varejistas Casas Bahia e Ponto Frio; de telefonia, internet e TV a cabo, Oi, Claro, Tim, Vivo, Sky, Net e Tech Cable; os bancos Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú; a administradora de cartões de crédito Servir Card, além das concessionárias Enel e Águas do Imperador e pôr fim às empresas locais Gisele Jeans e grupo Bico da Bota. Todas negociações serão acompanhadas e homologadas pela equipe do Procon.

A 3ª edição ocorre até 31 de janeiro, das 09h às 16h, na sede da Prefeitura, na Avenida Koeler.

Para negociar, basta levar um documento de identidade com foto, CPF, comprovante de residência e os boletos das dívidas. Ao chegar na sede da Prefeitura (Avenida Koeler, 260), a pessoa será direcionada à Casa dos Conselhos, onde as empresas estarão dispostas em estandes. O consumidor irá receber uma senha, de acordo com a empresa para a qual quer a negociação, e aguardará sua vez para ser chamado, mas caso ele queira negociar com mais uma empresa, ele poderá fazer após o primeiro acordo ser firmado solicitando uma senha.

As secretarias municipais já trabalham em conjunto para que Petrópolis tenha um Carnaval tranquilo. A administração também vem, desde o ano passado, realizando audiências públicas com a participação dos blocos de rua e órgãos de segurança para esclarecer sobre a documentação necessária para os desfiles e ensaios.E nesta quarta-feira (22.01), mais um encontro foi promovido na prefeitura para que representantes de blocos tirassem as últimas dúvidas com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, CPTrans,Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), entre outros.

Este ano, a Cidade Imperial vai contar com atrações musicais e recreação infantil nos bairros, promovidas pela prefeitura, em cinco principais pontos: Posse, Pedro do Rio, Nogueira, Alto da Serra e Corrêas, além de blocos de rua, também apoiados pelo município. Até o momento, 12 blocos receberam o nada opor da prefeitura. Mas, para desfilarem, todos precisam ter autorização dos órgãos responsáveis.

Meses antes do Carnaval, reuniões já vinham sendo promovidas com os blocos de rua. Em setembro do ano passado, foi apresentado o fluxograma que cada responsável pelas agremiações deveria seguir. O encontro reuniu representantes dos órgãos de segurança pública, do Ministério Público Estadual, da Vara da Infância e Juventude, e de secretarias municipais, com o objetivo de garantir a organização e legalização dos desfiles e ainda a segurança dos foliões e de toda a população, além do apoio operacional, caso necessário. Também atuam com planejamento especial durante a festa, a Turispetro, a Secretaria de Serviços e Ordem Pública, a Comdep e Secretaria de Saúde.

A Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos em Petrópolis está oferecendo mais um canal de comunicação com a população: as redes sociais. Quem quiser marcar uma reunião de mediação pode solicitar o serviço pela internet, nas redes sociais do Petrópolis da Paz, no Facebook, Instagram, e também no Whatsapp pelo número (24) 98858-4891. A sede que fica na Rua Ipiranga, 193, faz parte da Coordenadoria de Relações Institucionais através do Programa Petrópolis da Paz, que começou em 2017, após uma iniciativa do prefeito Bernardo Rossi por meio da Lei n° 7.532. O programa tem a finalidade de executar a justiça social por meio do desenvolvimento da comunidade, contando com o envolvimento dos cidadãos nas suas próprias questões e conflitos, permitindo que as pessoas encontrem suas próprias soluções criativas.

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Janeiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo