A Prefeitura de Petrópolis está aplicando quase 35% de sua receita na área da Saúde – percentual que representa mais do que o dobro do mínimo constitucional, 15% - e com isso, vem reafirmando seu compromisso em melhorar e ampliar os serviços à população. Um balanço feito pela Secretaria de Saúde mostra os avanços: novas ambulâncias, expansão da coleta de exames laboratoriais para 100% das Unidades Básicas de Saúde, ampliação de horários de atendimento nos postos, mutirões de consultas, novas unidades para atendimento da população e licitação de novos leitos de UTI são uma mostra das conquistas para a área..Os números de pessoas atendidas na rede pública de Petrópolis também revelam que o trabalho não para. Nas unidades de urgência e emergência, a média mensal foi de 27 mil atendimentos em 2019 – são mais de 324 mil atendimentos ao longo de 2019. No último ano, também foi registrado o aumento dos números de consultas médicas e procedimentos ofertados pelo SUS na cidade.

Os números foram apresentados durante a Conferência Extraordinária da Saúde, realizada no dia 14 de dezembro. A gestão apontou que o índice de 35% é mais que o dobro do previsto pela Constituição Federal, - regulamentada pela Lei Complementar 141, de 13 de janeiro de 2012, que determina que o limite mínimo de transferência para o setor seja de 15% da receita tributária anual. Além disso, vem sendo feita a busca por investimentos Federais e Estaduais. Nos três últimos anos, foi registrado um aumento 71% na captação de verbas direcionadas ao município por meio de emendas parlamentares.

A Secretaria de Saúde encerra 2019 com duas importantes ações: a licitação para a ampliação das vagas de leitos de UTI Adulto e a finalização das obras da UPA de Itaipava, uma importante conquista para a oferta dos atendimentos de urgência e emergência nos distritos, beneficiando 90 mil pessoas.

Ampliação de programas e horários de atendimento nos postos

Também foi destaque em 2019 a aplicação do programa Visão Feliz, que em menos de dois meses reduziu a espera por atendimento para as consultas para cirurgias de catarata. Com o programa, Petrópolis conseguiu duplicar a cota de cirurgias no município. Além disso, a cidade agora é responsável pela Central Estadual de Regulação para pacientes oftalmológicos, regulando os atendimentos de 25 municípios, qualificando o fluxo e se tornando referência em atendimento para toda Região Serrana e Centro Sul.

A implantação e reativação de horário estendido em Unidades Básicas de saúde é considerada ainda um importante passo na melhoria de oferta dos serviços. Já são 8 unidades com horário ampliando, entre Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família (PSFs), além do Centro de Especialidades Odontológicas de Corrêas.

Para 2020, estão previstas a realização de Concurso Público, abertura de 10 leitos de UTI para o HMNSE, Centro de Imagens no HMNSE com ressonância magnética, inauguração do Centro Ortopédico, formação de novas 13 equipes para atenção primária, duas novas Academias da Saúde (Posse e Araras), duas novas Residências Terapêuticas, implantação da Unidade de Acolhimento Adulto, entre outros projetos.

Para o Hospital Alcides Carneiro as metas são o novo mamógrafo e dispositivo de estereotaxia, abertura do Hemonúcleo, implementação da Casa Mamãe, Gestante e Puerpera, novo Centro obstétrico (já em finalização das obras), ampliação de leitos da UTI Pediátrica, abertura da Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (UNACOM), abertura do Banco de leite, Sala lilás, centro de fisioterapia e 20 novos leitos de maternidade.

Realizações Saúde (2017 a 2019)

- Mutirões de consultas e exames do Alcides Carneiro

- Mutirões de consultas e exames do Centro de Saúde Coletiva

- Inauguração UBS Posse

- Inauguração UBS Araras

- Reinauguração USF (Unidade de Saúde da Família) Menino Jesus de Praga (Bingen)

- Projeto Visão Feliz para cirurgias de cataratas

- Nova sede do Núcleo de Assistência Farmacêutica em Corrêas, Implantação de Sistema Informatizado nas farmácias ambulatoriais e polos de assistência farmacêutica

- Reativação da Unidade Avançada do Samu na Posse

- Reinauguração do Ambulatório de Saúde Mental na Rua Dom Pedro, 185

- Reinauguração do Centro de Especialidades Odontológicas na Rua Monsenhor Bacelar, 358 e do Centro de Especialidades Odontológicas de Corrêas

- Reinauguração do Serviço de Fisioterapia do Centro de Saúde Coletiva

- Implantação do Serviço de Atenção Domiciliar

- Implantação do serviço de Angiotomografia Computadorizada no Hospital Alcides Carneiro

- Implantação da Ouvidoria do SUS

-  Implantação do serviço de verificação de óbito pelo SAMU

- Reestruturação do Programa de Saúde Escolar em parceria com a Secretaria de Educação, com alcance de cerca 10.000 alunos

- Aumento de 12 leitos de clínica médica no HMNSE

 - Atualização da REMUME em 2018 e divulgada digitalmente e impressa a partir de fevereiro de 2019

- Inauguração do Centro de Imagem do Hospital Alcides Carneiro

-  Lançamento Portal da Saúde

- Habilitação de 02 Leitos de UTI Neonatal, 5 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCA) e 10 de Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal (UCINCO)

- Programa de Informatização das Unidades Básicas de Saúde

-  Assinatura do convênio com a FMP/FASE

-  Adesão ao Programa Saúde na Hora na Unidade de Saúde do Alto da Serra e da Posse

- Implantação e reativação do horário estendido em 8 unidades de saúde

- Incorporação de três novas ambulâncias para o SAMU

-  Aquisição de 1 ambulância para o HMNSE

- Aquisição de 1 ambulância para o Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra)

- Aquisição de 3 ambulâncias para o HAC e UPAs

- Ações de prevenção em saúde: Agosto Dourado, Grupo Hiperdia e Saúde do Homem (Novembro Azul), Outubro Rosa entre outras

- Formação de conselhos locais de saúde

Números de consultas em 2019
Atenção especializada (média mensal)

  • Consultas médicas – 10.930 / consulta com outros especialistas – 19.943
  • Atenção básica (média mensal)
  • Consultas médicas – 16.972 / consulta com outros especialistas – 15.085
  • Urgência e emergência  – 27.517
  • Exames em 2019 (média mensal)
  • Ressonâncias magnéticas – 334
  • Ultrassonografias – 4.468
  • Tomografias – 4016
  • Exames laboratoriais – 36.339

Números Hospital Alcides Carneio 2019 (média mensal)

  • Consultas médicas ambulatoriais – 5.722
  • Exames de Imagens – 5.330
  • Exames diagnósticos – 1.458
  • Exames laboratoriais – 36.339
  • Procedimentos/exames – 1.358
  • Internações – 886
  • Cirurgias – 714
  • Hemoterapia - 272

Equipe do Alcides Carneiro realizou 3.047 partos em 2019

O primeiro bebê do ano nascido no Hospital Alcides Carneiro (HAC) é uma menina: Aurora. A pequena chegou ao mundo de parto normal às 16h57 do dia 1º de janeiro. Durante 2019, foram registrados 3.047 partos na Maternidade do HAC. O setor, referência em atendimento às gestantes no município, está sendo ampliado.

A menina é o primeiro filho de Milena Machado Rodrigues, de 19 anos. O nascimento da pequena foi tranquilo e rápido, contou a mãe. “Entrei na sala de parto e 18 minutos depois ela nasceu”. A jovem está internada na unidade acompanhada da mãe, Leila Machado. “É minha primeira neta e a primeira bisneta da família”, comemorou. Leila elogiou o atendimento recebido pela filha e neta na unidade. “A médica foi muito atenciosa, muito boazinha com elas”, contou. 

O parto de Aurora foi realizado pela médica obstetra Evelyn Nascimento e a menina nasceu com 2.740 kg e 45 centímetros. A pequena já está mamando no peito e a alta de ambas deve ocorrer até amanhã. “A bebê deverá ter alta hoje (02.01) mas fica com a mãe até sua liberação, que acontece normalmente em 48 horas após o parto, se tudo correr como o esperado”, contou a enfermeira da unidade, Bianca Nunes.

Somente no mês de dezembro de 2019, 260 bebês nasceram na maternidade do HAC, que conta atualmente com 40 leitos e quatro leitos para o pré parto. Este número, no entanto, será ampliado. A prefeitura está investindo  R$ 20,8 milhões no Hospital Alcides Carneiro. Deste montante, 13 milhões para obras de reforma e ampliação e outros R$ 7,8 milhões para a aquisição de equipamentos destinados a diversos setores da unidade. Na maternidade serão mais 20 leitos de internação, novo centro obstétrico, mais vagas em UTI Neonatal, além de um banco de leite.

Lançado em meados de outubro, o programa Prefeitura Presente termina 2019 com 172 ruas de 43 bairros atendidas com o serviço de aplicação de asfalto em dois meses e meio. Neste período, foram realizadas 285 ações de tapa-buraco para melhorar as condições de vias que servem, principalmente, de itinerário para linhas de ônibus que atendem as comunidades de Petrópolis.

Um dos objetivos com esse trabalho é proporcionar trajetos mais confortáveis para os veículos, com menos quebras de carros e menos atrasos. Os cinco distritos contam com 234 linhas de ônibus que fazem mais de cinco mil viagens diariamente.

O Prefeitura Presente visa ampliar os serviços que já são feitos normalmente pela Comdep, pela Secretaria de Obras, pela SSOP e pela CPTrans e atender os moradores nas comunidades. Esses serviços que estão sendo feitos em toda cidade são demandas dos moradores.

Nesses dois meses e meio, o trabalho de aplicação de asfalto aconteceu em ruas dos bairros Alto da Serra, Araras, Bairro da Glória, Bairro Esperança, Bataillard, Bela Vista, Bingen, Carangola, Cascatinha, Castelânea, Castelo São Manoel, Caxambu, Centro, Chácara Flora, Corrêas, Duarte da Silveira, Duchas, Duques, Dr. Thouzet, Estrada da Saudade, Fazenda Inglesa, Independência, Itaipava, Itamarati, Moinho Preto, Morin, Mosela, Nogueira, Posse, Quarteirão Brasileiro, Quissamã, Quitandinha, Retiro, Roseiral, Samambaia, São Sebastião, Sargento Boening, Siméria, Taquara, Valparaíso, Vila Felipe, Vila Militar e Vila Rica.

“Só posso agradecer pelo serviço feito aqui na comunidade da Serrinha, realmente estava ruim aqui na rua com os buracos, tinha carro que ia do outro lado para desviar e quase causava acidente. Então está todo mundo aqui muito agradecido pelo que foi feito pela comunidade”, falou o morador do Independência, Romilson da Silva, após o serviço realizado neste mês de dezembro.

Além do tapa-buraco, outros serviços de limpeza, iluminação pública, pintura de meio-fio e sinalização de vias serão reforçados nas comunidades de Petrópolis. A meta é chegar a 150 homens trabalhando nos bairros, somando ao que já é feito diariamente pela Comdep, além das secretarias de Obras e de Serviços e CPTrans.

As equipes de limpeza também já estão atuando desde o início do mês de novembro do ano passado, fazendo capina, raspagem e pintura de meio-fio em ruas do Quitandinha, Meio da Serra, Vila Rica, Águas Lindas, Nogueira, Siméria, Itaipava, Valparaíso, Vila Militar e locais como os cemitérios do município, o Parque Municipal em Itaipava e o curral de apreensões de cavalos.

As votações para eleger os vencedores dos concursos do Natal Imperial estão na reta final. A escolha da “Casa Mais Enfeitada” e da “Vitrine Mais Enfeitada” vai até a próxima segunda-feira, dia 6, 18h. Para ver os concorrentes, basta ir na página oficial do evento no Facebook e curtir as fachadas mais bonitas – quem receber mais curtidas serão premiados com viagens.

As casas que estão na disputa ficam na Av. Barão do Rio Branco (Centro), na Rua Itatiaia (Quitandinha) e Rua Visconde de Taunay (Corrêas). Já as vitrines que concorrem são das lojas Bem Me Quero, que fica na Rua 16 de Março, da Katz, na Rua Barão de Amazonas – ambas no Centro.

Os votos podem ser dados na página www.facebook.com/Natalimperial. Os premiados ganham uma viagem para Nova Friburgo, com hospedagem de dois dias e uma noite no Hotel Domingues Mirador, além da cessão de um carro de luxo. Todas as informações estão disponíveis no edital.

Local é referência no setor de tecnologia, oferece cursos gratuitos e tem o EcoPonto

Mais de 200 serviços de manutenção foram executados em 2019 no CERT – Centro de Excelência e Referência Tecnológica – administrado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Além da recuperação, principalmente de computadores da prefeitura, o CERT também oferece cursos gratuitos e funciona como EcoPonto, local de referência para o descarte correto de materiais eletrônicos. Os consertos realizados nesse ano geraram uma economia de, aproximadamente, R$ 85 mil, para a administração pública.

Em todo ano, foram realizadas pelo CERT mais de 300 doações e empréstimos de aparelhos tecnológicos e 65 computadores foram cedidos para outras secretarias municipais.

Os computadores, impressoras e teclados consertados são direcionados para secretarias e também para os CIDs – Centros de Inclusão Digital – que oferecem aulas gratuitas de informática nas comunidades. Alguns materiais são encaminhados pelos outros setores da administração pública. Outros são recebidos no EcoPonto, passam por uma triagem e, quando recuperados, também são encaminhados para serem reaproveitados. 

Cursos gratuitos:

No CERT também são ofertados cursos gratuitos como Informática básica, pacote office, escrita criativa e montagem de microcomputadores. Mais de 100 pessoas participaram dos cursos ao longo do ano.

São aceitos alunos a partir dos 12 anos de idade e as inscrições podem ser feitas no próprio CERT. As aulas são dinâmicas, com instrutores qualificados e totalmente gratuitas.

Um dos cursos mais procurados no CERT é o de montagem e manutenção de computadores. Durante o curso os alunos aprendem a identificar defeitos, fazer a reciclagem de computadores e até formatar máquinas.

“Temos aulas teóricas que envolvem o conhecimento da parte física do computador, software, mouse, teclado e também a parte interna, como as placas mães. Os alunos aprendem a identificar os vários tipos de placas, os principais defeitos que podem ser encontrados e como conserta-las. Depois das aulas teóricas, partimos para a pratica e, a partir daí, os alunos aprendem a montar e desmontar um computador, a trocar as peças e formatar as máquinas; Em uma das aulas trabalhamos com casos reais”, explica o professor Carlos Daniel Montes.

As inscrições para os cursos de 2020 deverão ser feitas depois do dia 20 de janeiro de 2020. O CERT fica na Rua Bingen, nº 520. Para se inscrever nos cursos os interessados devem levar carteira de identidade e CPF.

Desde o mês de março do ano passado, 1.206 crianças da rede municipal de ensino participaram das palestras de conscientização sobre violência doméstica, ministradas pela delegada da 106ªDP, Juliana Ziehe, com o projeto “Minha Aurora” ” criado pela Polícia Civil, em parceria com a prefeitura de Petrópolis, através do Gabinete da Cidadania.

A iniciativa do Projeto Minha Aurora criou um novo modelo de atendimento de saúde e social a vítimas de estupro e tem um trabalho educativo de orientação sobre como identificar e agir em casos de abuso sexual. Ao mesmo tempo, os novos equipamentos do Posto Regional de Polícia Técnico-Científica (PRPTC) vão auxiliar a Polícia Civil a dar uma resposta mais rápida – velocidade no resultado do exame que comprova o abuso sexual -  nas investigações desses crimes. As ações de conscientização já passaram por dez escolas municipais, com o apoio do Gabinete da Cidadania.

“ O ano de 2019 foi muito importante, pois implementamos o projeto Minha Aurora em parceria com a prefeitura realizando diversas palestras nos colégios municipais. Distribuímos cartilhas para prevenção do crime de estupro e tiramos dúvidas das crianças e adolescentes que são as maiores vítimas deste crime. Aproximamos a população da polícia civil, através das informações e conseguimos atingir nosso objetivo. Ano que vem os trabalhos continuarão”, destacou a delegada da 106ª Delegacia de Polícia, Juliana Ziehe.

Durante quase todo ano letivo, os alunos puderam ter mais conhecimento sobre crimes cibernéticos, violência doméstica, abuso sexual e estupro, bulying, lei Maria da Penha entre outros. O grupo recebe informações também sobre a ampla rede de atendimento que a cidade oferece para este tipo de caso. A vítima possui assistência na rede de saúde; no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM); Sala Violeta no fórum de Itaipava, além da sala Lilás que já está em fase de finalização.

Jorge Lucas, o Romarinho, é funcionário da Comdep e treina com a equipe da academia VO2

Funcionário da Companhia de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) há quase duas décadas, Jorge Lucas, de 49 anos, trabalha no serviço de limpeza no Centro Histórico, mas tem talento para o esporte. Conhecido na cidade como Romarinho, por causa da semelhança física com o ex-jogador de futebol, ele não se dedica apenas no serviço de capina: nas horas vagas treina corrida de rua. Campeão da faixa etária de 45 aos 49 anos do ranking municipal dos corredores em 2019, o atleta também foi destaque na 95ª Corrida de São Silvestre, disputada na última terça-feira (31.12) em São Paulo. Jorge completou o percurso de 15 quilômetros em 59 minutos.

"É a minha quarta participação na São Silvestre e estou muito satisfeito. Há 10 anos eu me dedico bastante nos treinamentos e tenho conseguido bons resultados nas corridas", disse Jorge Lucas, que também já disputou uma prova em Florianópolis. "Eu acordo cedo para correr e depois vou trabalhar. À noite ainda faço mais uma caminhada. O treinamento é preparado pelos professores da VO2. O esporte me faz muito bem, mudou minha vida", garante.

O atleta Romarinho só saí de cena quando está trabalhando. São quase 20 anos cuidando da limpeza do município como funcionário da Comdep. Serviço feito com muito amor e carinho, como ele mesmo garante. "Eu amo a minha cidade e sei o quanto é importante o meu serviço. Me dedico bastante para ajudar a deixar tudo limpo e organizado. Não apenas pelos turistas, mas também, por cada petropolitano que vive aqui", completa.

Jorge Lucas será premiado neste mês como um dos vencedores do ranking municipal dos corredores de rua em 2019. Ao todo, serão entregues 95 troféus para os atletas mais bem colocados em 24 faixas etárias diferentes, mais os cinco primeiros na classificação geral, tanto no masculino quanto no feminino. O ranking foi criado pela atual gestão municipal e contou com a aprovação do Conselho Municipal de Esportes e Lazer (CMEL).

A premiação dos corredores acontece apenas em janeiro por conta do calendário esportivo do município. Neste ano, as corridas que contaram pontos para o ranking foram até novembro, no entanto, nos próximos anos as provas podem acontecer até o mês de dezembro.

O resultado do ranking municipal dos corredores de rua está disponível no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

O Centro Municipal de Ortopedia (CMO), que funcionará em prédio anexo ao Hospital Municipal Nélson de Sá Earp (HMNSE), aumentará o atendimento da especialidade na rede municipal de saúde. O novo espaço terá capacidade para ofertar até 2.500 consultas por mês. As obras de estruturação do prédio estão em andamento e a expectativa é de que o centro comece a funcionar ainda no primeiro trimestre deste ano.

Em aproximadamente um mês, as obras de adaptação do prédio já avançaram 30%. O Centro Municipal de Ortopedia contará com ampla recepção e sala de espera, três consultórios, salas de exames, sala de procedimentos e banheiros. A nova unidade de atendimento possuiu duas rampas de acesso para cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de mobilidade.

O CMO será a primeira unidade da rede pública de saúde a realizar a terapia com ácido hialurônico para tratamento da artrose. O uso do produto para tratamento e prevenção da doença evita, em muitos casos, a cirurgia, trazendo mais segurança para o paciente. Dois profissionais especializados neste tipo de terapia atuarão no novo espaço.

Também será ofertado atendimento em especialidades dentro da ortopedia (ombro, joelho, quadril, coluna e ortopedia pediátrica). Outro diferencial do Centro Municipal de Ortopedia é que a unidade contará com um aparelho de exame de desintometria óssea e um ultrassom, que será usado para auxiliar o tratamento para os casos de artrose.

Com a abertura desta nova unidade, a rede pública de saúde dará um salto na qualidade do serviço de ortopedia. Isto porque, hoje, os atendimentos ambulatoriais na especialidade são feitos nos ambulatórios do HMNSE e do Hospital Alcides Carneiro, mas mesmo assim, a demanda por esta especialidade é grande e por isso a necessidade de aumentar a oferta. 

Banner INFOS ATUAIS2

Notícias por data

« Janeiro 2020 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
    1 2 3 4 5
6 7 8 9 10 11 12
13 14 15 16 17 18 19
20 21 22 23 24 25 26
27 28 29 30 31    

Prestação de conta COVID-19

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo