Está oficialmente aberta a 2ª Semana da Mediação de Conflitos em Petrópolis. O evento, que é uma realização da Prefeitura de Petrópolis, através da Secretaria Especial de Articulações, pelo Programa Petrópolis da Paz, aconteceu neste sábado (21.09), na Universidade Católica de Petrópolis, com a presença de autoridades e profissionais do segmento. A abertura contou com a apresentação musical dos jovens do projeto Arte Suzuki e com a palestra do advogado, especialista em arbitragem, mediação e negociação, professor e coordenador da Comissão de Mediação do Centro de Arbitragem e Mediação da Câmara de Comércio Brasil Canadá, Adolfo Braga Neto, que  falou sobre “Administração Pública".

"Este ano a semana está voltada para a justiça restaurativa trazendo ícones da mediação para nos ensinar a trabalhar os círculos restaurativos, principalmente com as crianças, alcançando até a comunidade", destacou a coordenadora do Petrópolis da Paz, Elsie-Elen Carvalho.
De acordo com o palestrante, Adolfo Braga, o evento é excelente para a prática da mediação, beneficiando a população e também órgãos públicos. "A mediação é ampla e é muito importante discutir um componente que já foi implantado dentro do município. Precisamos promover o diálogo em todas as perspectivas do conflito", disse.

"O evento tem um valor enorme para a sociedade. A cultura de paz precisa ser implantada. A apresentação do projeto Suzuki também tem tudo a ver com a paz. É uma prática que precisa acontecer com frequência em nossas vidas", contou Fátima Brasil.

O evento acontece até o dia 29 de setembro, também em locais como a Casa dos Conselhos; na Universidade Estácio de Sá; na Unopar; na Casa Claudio de Souza; na quadra da Comac, e na Casa da Educação. Os interessados em participar das palestras que são gratuitas,  podem se inscrever pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScpIVassd1JDZ9MqzDKZHbLyasXyyimTDILElWjuyG4P0kTMA/viewform?vc=0&;c=0&w=1.

O Programa Petrópolis da Paz realiza a mediação no município, em três segmentos: a escolar nas unidades de ensino da cidade; a comunitária e a Justiça Restaurativa - com a primeira Câmara Pública de mediação do país, que já atendeu mais de 150 casos. A mediação de conflitos consiste em dialogar com as partes, alcançando um resultado positivo para ambos, sempre de forma positiva e cooperativa.

Estiveram presentes na abertura a secretária de Saúde, Fabíola Heck; a coordenadora do Núcleo de Direito da UCP, Cintia Said Coelho e a coordenadora do Centro de Mediação Cejusc de Petrópolis e Itaipava, Stella Maris Mansur.


Programação:

22/09/2019 (domingo) - horário de 9h às 12h
Tema: Roda de autores  - Livro Mediação de Conflitos na Prática – Estudos de Casos Concretos
Autores: Celeida Laporta, Sabrina Nagib – Magda Hruza Alqueres e Marcia Marques de Oliveira
Tema: Roda de Conversa, lidando com conflitos, mágoas e danos.
Facilitadora: Mariana Garcia / Petrópolis da Paz
Local: Casa dos Conselhos
          Av Koeler, 260, Centro.
           
23/09/2019 (segunda-feira) - horário 19h às 21h
Tema: CNV - Comunicação Não Violenta na Mediação de Conflitos.
Palestrante: Sergio Harari
Local: Universidade Estácio de Sá
          Rua Bingen, 50 Sala 302, Bingen.
         
24/09/2019 (terça-feira) - horário 10h às 12h
Tema: Conflitos Familiares: Desfazendo nós e refazendo laços.
Palestrante: Maria de Fatima Almeida
Local: Universidade Estácio de Sá
          Rua Bingen, 50 Auditório, Bingen.
         
25/09/2019 (quarta-feira) - horário 19h às 21h
Tema: Cultura de Paz
Palestrante: Leandro Uchoas
Local: Universidade UNOPAR
          Rua Montecaseros, 222 Auditório, Centro.

26/09/2019 (quinta-feira) - horário 10h às 13h
Seminário
Tema: Resolução de Conflitos na 5ª dimensão.
Palestrante: Gabriela Assmar
Tema: A Mediação e a Justiça Restaurativa: Meios consensuais como caminho para o fortalecimento da justiça social.
Palestrante: Geovana Faza.
Local: Universidade Católica de Petrópolis - UCP
          Salão Nobre.
          Rua Benjamin Constant, 213 Centro.

27/09/2019 (sexta-feira) - horário 10h às 13h
Seminário
Tema: Justiça Restaurativa
Palestrante: Vanessa Cavaliere Felix
Tema: Justiça Restaurativa
Palestrante: Anna Di Masi - MPRJ
Local: Universidade Católica de Petrópolis – UCP
          Salão Nobre
          Rua Benjamin Constant, 213 Centro.

27/09/2019 (sexta-feira) - horário 16h às 18h
Tema: Dialogando com os Conflitos por meio de vários métodos e abordagens.
Palestrantes: Ana Claudia Paranagua
                    Ana Lucia Loureiro
Local: Casa Claudio de Souza 
          Praça Rui Barbosa, 5 Centro.

28/09/2019 (sábado) - horário 9h às 13h
Tema: 1ª Gincana da Paz
Facilitadora: Vanessa Siqueira / Petrópolis da Paz
Local: Quadra da COMAC
          Rua Doutor Sá Earp, 88 – Morin

29/09/2019 (domingo) - horário 10h às 11h30
Tema: Um encontro com Célia Passos.
Palestrante: Célia Passos
Local: Casa da Educação
          Av. Barão do Rio Branco, 03 Centro.

Petrópolis se despede da Serra Serata, a Festa Italiana, neste domingo (22.09). E para encerrar com chave de ouro, o evento vai contar com uma intensa programação, que começa já a partir das 10h no Palácio de Cristal. Entre as atrações estão apresentações musicais, dança, teatro e contação de história, com destaque para o show de Cristiano Gavioli que faz um tributo a Laura Pausini. As barracas com as delícias da culinária típica também estarão abertas durante todo o dia.A entrada é gratuita.

Promovida pela prefeitura, através da Turispetro e do Instituto Municipal de Cultura e Esportes (IMCE), com a parceria da Casa D’Italia Anita Garibaldi, a festa começou na última quarta-feira (18), com sucesso de público. E, nestes cinco dias de evento, Petrópolis conta com um pedacinho da Itália em um de seus atrativos turísticos mais visitados.

Quem passar pela festa, além de curtir os shows e atrações, vai poder contar ainda com o ator Tatá Francisco recebendo os visitantes em sua estilizada “gôndola” e também o casal em perna de pau Raul e Iza Lima. Uma performance de violinos também acontece entre as mesas do evento, nos jardins do Palácio. A atração principal da noite, o tributo a Laura Pausini, acontece às 19h.

Além dos atendimentos médicos, os pacientes receberam orientações sobre o cuidado com a saúde

Mais um mutirão de consultas movimentou o Centro de Saúde que neste sábado abriu as portas para o atendimento de 112 pacientes para consultas agendadas com profissionais de odontologia, nutrição, ginecologia e fisioterapia. Além dos atendimentos marcados, a unidade também ofereceu aferição e pressão arterial e glicemia, além de palestras sobre cuidados com alimentação e saúde. No Centro de Saúde essa vai ser a quarta edição dos mutirões deste ano.  Cerca de 700 pessoas foram atendidas até o momento nas ações realizadas no local aos sábados.

Elizeth Terezinha de Brito, de 69 anos, aproveitou a oportunidade para buscar resultados de exame, como preventivo. “Achei muito interessante esse funcionamento aos sábados. Facilita a vida das pessoas. Minha filha trabalha e não tem tempo para consultas durante a semana. Agora, com esses mutirões, ela poderá se consultar”.

Carla Maria Henrichs, de 19 anos, também aproveitou a iniciativa. No mutirão, ela teve oportunidade de garantir uma consulta ginecológica. “o atendimento é muito bom e poder vir aos sábados facilita a nossa vida. Muitas pessoas acabam recorrendo só particular, que é caro, porque não podem deixar o trabalho para uma consulta semanal, por isso, achei uma iniciativa maravilhosa”.

Os mutirões visam facilitar o acesso aos serviços da rede pública abrindo as unidades em um dia extra. Desde o ano passado a medida vem sendo intensificada. Em 2018 foram realizados seis mutirões, que garantiram a antecipação de 1300 consultas. Esse ano, mais de 1400 pessoas foram atendidas nos atendidas aos sábados ou em ações realizadas em horário estendido ao logo da semana.

No Centro de Saúde serão realizados mais dois mutirões, nos dias 19 de outubro e 23 de novembro. No próximo dia 26 de setembro, a Clínica de Especialidades Maria Célia Machado vai funcionar em horário estendido para mais uma ação para o atendimento de pacientes em dermatologia, endocrinologia e otorrinolaringologia.

Notícias por data

« Setembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo