Unidade que beneficiará 90 mil moradores das regiões de Itaipava, Pedro do Rio e Posse

O prefeito voltou a acompanhar as obras de construção da unidade onde funcionará o serviço de urgência e emergência de Itaipava. Os trabalhos seguem o cronograma para que a nova unidade, que oferecerá atendimento semelhante ao das UPAs, seja entregue até o fim do ano para os moradores de Itaipava, Pedro do Rio e Posse. A estimativa é de que 90 mil pessoas sejam beneficiadas. Nesta etapa da obra, já foram finalizadas a instalações hidráulicas e alvenarias. A próxima fase, que já está em andamento, é a da instalação elétrica.

O novo prédio vai facilitar o acesso para a população dos arredores, sendo localizado em área central da região e próximo ao terminal rodoviário. O serviço contará com toda a estrutura de uma UPA, com salas amarela e vermelha, sala infantil, além de uma sala de medicação, nebulização e uma central de material esterilizado (CME). Atuarão no local 21 médicos clínicos, 14 pediatras, 36 técnicos de enfermagem, 14 enfermeiros, 4 farmacêuticos, 2 assistentes sociais, além de direção médica, coordenação de enfermagem, profissionais de radiologia e administrativo.

A construção da unidade está sendo feita a partir de uma parceria público privada com o Grupo Petrópolis. A empresa destinou R$ 1,5 milhão para a aquisição de equipamentos.

Este é o quarto bairro onde os moradores trocarão materiais recicláveis por descontos na conta de luz

O prefeito inaugurou nesta quinta-feira (19.09), o quarto ecoponto da cidade. Os moradores de Araras, agora têm um local apropriado na Estrada Bernardo Coutinho, nº 3.435, onde já ficam a quadra poliesportiva e a UBS, para levar todo material reciclável e conseguir descontos na conta de luz. A ação acontece em parceria entre a Comdep e a Enel Distribuição Rio. De  janeiro até agosto de 2019, os três postos da cidade recolheram 81 toneladas de materiais recicláveis. A expectativa é que o novo ponto, inicialmente recolha 200kg por dia.

A troca inaugural de resíduos foi feita por dois funcionários da Comdep, Francisco Gonçalves da Silva e Ana Maria dos Santos Kappler, conhecida como Naná, que levaram mais de 30 garrafas pet. “Precisamos conscientizar os moradores da importância de trazer aqui o lixo separado para ser descartado certo. Sustentabilidade é preservar nosso planeta”, frisou Francisco Gonçalves da Silva.

De acordo com o executivo de governo da Enel, José Américo Daher Rocha, o novo ecoponto facilita o recolhimento de resíduos dos moradores da região. “Aqui é uma área com reserva ecológica, onde a conscientização deve ser constante. É necessário que o lixo seja descartado de forma correta e os moradores ainda recebem desconto na conta de luz com a ação. A instalação do ecoponto beneficia a todos”, contou.

“Ficamos felizes com o carinho do prefeito com a sustentabilidade. Precisamos consumir conscientemente, temos uma comunidade engajada nos projetos que são uma ponte com o poder público”, disse a presidente do projeto Araras, Mariana Malta.

A gestora do Rebio Araras – Inea, Isabela Bernardes contou que o local será muito importante para a região que é uma grande Reserva Biológica. “ A ação tem uma grande importância, pela proximidade da reserva com a comunidade. As práticas sustentáveis minimizam os impactos na natureza e o novo ecoponto é o espaço que faltava para os moradores”, disse.

Como participar:

Qualquer cliente, pessoa física ou jurídica, pode participar do programa. Para isso, basta apresentar a conta de energia na primeira vez que levar o material reciclável ao ecoponto. Pelo número do cliente, é feito um cadastro e o morador ganhar um cartão. A partir da segunda vez que for levar o material reciclável ao ecoponto, basta apresentar o cartão. O desconto será computado no cartão e o abatimento virá na próxima fatura.

A Câmara Municipal aprovou nessa quinta-feira (19.09), em segunda discussão, o projeto de lei encaminhado pelo prefeito que prevê a doação, por parte do município, de uma rua que foi projetada, mas nunca utilizada - localizada no meio do terreno da feirinha - para a Associação da Feirinha de Itaipava. A ação possibilitará que o espaço continue sendo usado para fomentar a economia e atrair turistas e consumidores para a região.

De acordo com o poder público, o objetivo é o de fortalecer a atividade econômica gerada nos 390 stands da feirinha de Itaipava: no terreno, onde funciona a feirinha, chamado Loteamento Vilar do Carmo, a chamada Rua B, fica no meio do terreno. O espaço foi projetado como rua, mas, nunca foi utilizado com esse fim, nem recebeu as características de uma rua. A criação da chamada “Rua B” ocorreu durante a criação do condomínio.

Para desafetar a área correspondente a rua que foi projetada e garantir que a adoção seja efetivada, foi criada a lei que passa a área de uso público para bem dominical, sem utilidade pública.

A lei garante que a região seja utilizada somente para fomento das atividades econômicas atualmente exploradas pelos associados e a geração de empregos e renda. Com a aprovação da Câmara, o projeto agora, segue para sanção do prefeito Bernardo Rossi.

A dieta não vai ter vez neste fim de semana. Até domingo (22.09) Petrópolis leva seus moradores e turistas a mergulharem na cultura e nas tradições italianas com a Serra Serata e, claro, a farta gastronomia é o destaque do evento. Com o Palácio de Cristal transformado em uma verdadeira piazza italiana, o evento conta com barraquinhas de alimentação com as mais diversas tentações para todos os tipos de paladar e ainda atividades para toda a família, com contação de história para as crianças, shows e danças folclóricas. A entrada é gratuita.

Tanto nesta sexta-feira (20.09), quando no sábado (21), a festa abre às 10h e vai até à meia noite. E no domingo o funcionamento é de 10h às 22h. No cardápio da festa, com sugestões tipicamente italianas, estão delícias como massas, foccacia, bruschetta, polenta, gnocchi, risotto, frittata, entre outras. A programação cultural é outro destaque, com tributos a Renato Russo, Eros Ramazzotti e Laura Pausini.

Quem passar pela festa durante o fim de semana vai poder contar com o ator Tatá Francisco recebendo os visitantes em sua estilizada “gôndula” e ainda o casal em perna de pau Raul e Iza Lima. Uma performance de violinos também acontece entre as mesas do evento, nos jardins do Palácio. Nesta sexta, o destaque da programação é o tributo a Renato Russo, feito pela banda Concreto Humano, às 21h. No sábado, a homenagem é para Eros Ramzzotti, com A Rebelião, no mesmo horário, e no domingo tem tributo a Laura Pausini, com Cristiano Gavioli, às 19h.

Para a presidente da Casa D’Italia Anita Garibaldi, Graça Vescovini, a expectativa é boa para o fim de semana. “Acredito que será um sucesso, pois o clima está nos ajudando. Contamos com a presença de representantes das outras colônias na abertura para nos homenagear e esperamos que o público venha prestigiar a Serra Serata durante o fim de semana. Onde encontrará uma gastronomia tipicamente italiana, vinhos, doces e um ambiente envolto em boa música e simpatia”, disse.

Centro de Saúde e PSF Pedras Brancas funcionarão esse sábado

Este sábado (21.09) será dia de mutirões de saúde no Centro de Saúde, na Rua Santos Dumont – Centro e no PSF Pedras Brancas, na Mosela. Os eventos visam facilitar o acesso aos serviços da rede pública abrindo as unidades em um dia extra. Entre 8h e 17h, haverá atendimentos para 112 pacientes agendados no Centro de Saúde para consultas de odontologia, nutrição, ginecologia e fisioterapia. No PSF Pedra Brancas o trabalho, das 9h às 14h, será voltado para toda a população com orientação sobre saúde bucal, palestras, aferição de pressão e glicemia.

Os mutirões têm sido importante alternativa para o atendimento das pessoas que, em virtude do trabalho, não conseguem comparecer às unidades durante a semana. Os sábados têm sido uma opção da Secretaria de Saúde para expandir os atendimentos e o acesso da população. 

No Centro de Saúde essa vai ser a quarta edição dos mutirões deste ano.  Cerca de 700 pessoas foram atendidas até o momento nos atendimentos realizados no local aos sábados, que além de consultas agendadas, também promovem a verificação de pressão arterial, glicemia e os usuários são convidados a participar de bate-papo. Nesta edição o tema será nutrição. No PSF Pedras Brancas haverá palestras sobe o empoderamento feminino e sobre a importância da prática de atividades físicas.

Os mutirões estão sendo realizados com regularidade no Centro de Saúde. Ainda esse ano serão feitas outras edições nos dias 19 de outubro e 23 de novembro. “Estamos nos mobilizando para garantir a ampliação do número de consultas ofertadas e maior acesso a todos os serviços”, destaca a diretora do Centro de Saúde, Élida Marta dos Santos.

A Secretaria de Saúde tem atuado para que os mutirões de atendimento em saúde sejam realizados em todas as unidades de forma regular. Esse ano já foram realizados três mutirões no Centro de Especialidade Maria Célia Machado, onde 430 pessoas foram atendidas; um na UBS do Independência, que também abriu as portas aos sábados para o atendimento de 86 pacientes; e no ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, onde outros três foram feitos para aproximadamente de 760 pessoas.

Palestras, plantio de mudas e a exibição do musical “O Planeta e Suas Histórias”. Um grupo de 260 alunos da Escola Municipal Maria Campos, no Centro, participou do primeiro dia de atividades que marcam o Dia da Árvore – comemorado no próximo sábado (21.09) – em Petrópolis. As crianças apresentaram trabalhos de temas diversificados, como a reciclagem, coleta de lixo e sobre a importância da água para o planeta. A ação aconteceu nesta quinta-feira (19) e foi organizada pelo Gabinete da Cidadania com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente.

O musical foi apresentado pela ambientalista Valéria Wanderley e teve como temas questões ambientais do dia a dia, como o descarte correto do lixo, reciclagem e a preservação das nascentes de água. O grupo de crianças – de seis aos 11 anos – também exibiu trabalhos relacionados a questões ambientais. “Precisamos cuidar do mundo em que vivemos. Sem a água e sem as florestas, não existe vida”, disse Pedro Emanuel Nascimento, de 10 anos.

“Os professores também trabalham as questões ambientais em sala de aula, com a produção de cartazes e maquetes. Um dia como esse funciona como um marco para as crianças, algo que eles sempre irão se lembrar”, conta a diretora da escola, Raquel Cunha. A ação do Gabinete da Cidadania busca preservar as matas e as florestas existentes em Petrópolis.

“Petrópolis é uma cidade repleta de recursos naturais que precisam ser preservados”, explica Monique Cornelsen, assessora do Gabinete da Cidadania, que participou do dia de atividades. Nesta sexta-feira (20), a programação terá continuidade na prefeitura com alunos do Centro Educacional Comunidade São Jorge. No sábado, o Meio Ambiente vai doar mudas na Praça Dom Pedro de 9h às 13h.

Campanha #EuPlanteiAbraços será lançada

A Secretaria de Meio Ambiente lança no próximo sábado (21) a campanha #EuPlanteiAbraços. Quem usar a hashtag em publicações nas redes sociais em meio à natureza vai receber certificados eletrônicos e mudas de árvores entregues pelo setor de educação ambiental. A ação valerá até o fim do mês de outubro.

“Através das redes sociais, queremos mobilizar um grande número de pessoas. É só tirar uma foto plantando ou abraçando uma árvore e participar”, aponta o coordenador de Educação Ambiental Anderson Campos.

Programação do Dia da Árvore:

- Sexta-feira (20.09)

8h - Aula de educação ambiental com alunos do Centro Educacional Comunidade São Jorge, na Prefeitura.

9h - Caminhada com os estudantes no Parque Natural da Av. Ipiranga.

- Sábado (21.09)

9h às 13h - Doação de mudas de árvores na Praça Dom Pedro.

Em 1995, Renato Russo reúne conceituados músicos do país para a gravação de seu segundo disco solo, “Equilíbrio Distante”, com músicas do cancioneiro popular italiano. Um dos hits de maior sucesso do CD, "Strani Amori", rendeu até um videoclipe, no qual Renato aparece pela última vez. E é por isso que a Serra Serata – a Festa Italiana de Petrópolis – vai contar com um tributo a esse ícone da música brasileira. O show, que será realizado pela banda Concreto Humano, acontece nesta sexta-feira (20.09), às 21h, no Palácio de Cristal, onde o evento é realizado até domingo (22).

“Vamos cantar tanto músicas do CD ‘Equilíbrio Distante’, quanto músicas da Legião Urbana cantadas em italiano, numa referência ao álbum lançado por Jerry Adriani, em 1999, chamado ‘Forza Sempre’”, destaca o vocalista da banda, Sandro Gomes.

O repertório vai contar com hits como "La Forza Della Vita", que fez parte da trilha-sonora da novela “O Rei do Gado”, da TV Globo, e “La Solitudine”. Quatro das faixas do álbum de Renato Russo ("La Solitudine", "Gente", "Strani amori" e "Lettera") são covers da cantora italiana Laura Pausini, que na época em que o CD foi lançado ainda era desconhecida no Brasil.

Além do principal show da noite, o público da Serra Serata também vai poder contar, na sexta-feira, com stand de figurino, performance Comédia Dell’arte, danças folclóricas e performance de violinos. O evento funciona até domingo com diversas atividades culturais e ainda, claro, gastronomia típica, um dos pontos altos da festa.

Quinta, 19 Setembro 2019 18:34

Educadores participam de ciclo de formação

“Aprendizagem que parece diversão - prática dinâmica e adaptável”

Mais 38 educadores que atuam nos Centros de Educação Infantil da rede municipal de Educação participaram de mais uma etapa do ciclo de formação “Aprendizagem que parece diversão - prática dinâmica e adaptável”, realizado pelo Departamento de Educação Infantil da Secretaria de Educação. O encontro foi ministrado pelo professor de educação física Luiz Miguelotti, nessa semana, na Universidade Estácio de Sá.

Durante a formação, os educadores receberam informações sobre reeducação motora na infância e como a avaliação motora pode fornecer dados para intervenção em múltiplas áreas da educação infantil, além de dados sobre avaliação psicomotora e desempenho motor.

O curso foi aprovado pelos educadores. “Agradeço a todos que planejaram este curso enriquecedor que nos mostrou estratégias diferentes para trabalhar com os pequenos. Professor Miguelotti obrigada por trazer tanta sabedoria e reparti-la conosco”, contou a educadora Rosângela Furtado

“Foram ricos nossos encontros. Gostei demais. O professor é maravilhoso”, disse Marilene Ferreira.

Estimular a prática esportiva nos bairros. Esse é o objetivo do Festival das Comunidades, que será realizado no dia 5 de outubro, às 10h, na quadra comunitária do João de Deus, no Retiro. Na programação estão incluídos jogos de futebol society para crianças e adolescentes e uma aula de ritmos para os adultos. Todas as atividades oferecidas são acompanhadas por dois professores de educação física, garantindo mais segurança aos participantes.

Com a continuidade do Festival das Comunidades neste ano, a prefeitura garante a prática regular de atividades físicas durante o ano todo nos bairros da cidade. Todos os participantes recebem uma medalha do programa, como forma de incentivar a prática esportiva. O programa faz parte de um conjunto de ações criadas pela atual gestão buscando o fomento ao esporte. O Agita Petrópolis, por exemplo, atende a cerca de 2,5 mil pessoas mensalmente. O Festival será realizado nos locais que ainda não temos núcleos oficiais do Agita.

No ano passado, o Festival das Comunidades aconteceu no Comunidade do Alemão, Neylor, São Sebastião, João de Deus, Oswaldo Cruz, Chácara Flora, Gaspar Gonçalves, Boa Vista, Alberto de Oliveira e Caxambu. Foram mais de 500 pessoas atendidas na programação, com diversas atividades. Além do festival, o governo municipal também mantém parcerias com projetos sociais e trabalha de maneira integrada entre as pastas, oferecendo diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

Os interessados em participar podem procurar a sede da Superintendência de Esportes e Lazer da cidade, que fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, na Praça Visconde de Mauá, no Centro ou fazer contato com a unidade pelo telefone: 2233-1218.

Iniciativa do Sebrae que busca fortalecimento das cidades nos negócios

Petrópolis, Teresópolis e São José do Vale do Rio Preto iniciaram nessa quinta-feira (19.09) o primeiro encontro prático do curso do Sebrae “Liderança Empreendedora”, ação que vai capacitar secretários municipais para fortalecer as cidades como ambientes competitivos e favoráveis aos negócios, além de aproximar os gestores das três cidades. A primeira etapa contará com dois dias de curso.

A abertura oficial foi realizada pela coordenadora regional do Sebrae, Claudia Pacheco e pelo secretário-chefe de Gabinete da prefeitura de Petrópolis, pelo prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen e pelo vice-prefeito de São José do Vale do Rio Preto, Marcelo Bagio.

“Agradeço a participação dos secretários municipais das três cidades. Todos juntos, atualizando os conhecimentos em prol de uma nova visão de gestão, focada no empreendedorismo e fortalecimento das cidades como ambientes competitivos e favoráveis aos negócios é um ganho enorme e o Sebrae está aqui para isso, auxiliar os gestores pelo bem das cidades”, garantiu Claudia.

Na ocasião, o secretário-Chefe de Gabinete destacou que o município alcançou bons resultados no quesito desburocratização por causa do apoio do Sebrae.

O prefeito de Teresópolis, Vinícius Claussen destacou a importância da região serrana na retomada do crescimento do Estado. “Fazer um curso com três cidades envolvidas no mesmo ideal de crescimento é brilhante. Temos desafios enormes na rotina, mas não podemos esquecer do potencial da nossa região e o fortalecimento dos laços entre as cidades é essencial. Vamos buscar conhecimento, novas tecnologias e sempre avançar. O Papel do líder também é o de inspirar as pessoas e temos que estar sempre atualizados”.

O vice-prefeito de São José do Vale do Rio Preto também agradeceu a oportunidade. “Fantástica a iniciativa e estamos muito dispostos a aprender a e contribuir para o crescimento da nossa região”.

O curso está sendo ministrado pelo consultor do Sebrae, Gustavo Grisa. Resiliência econômica, gestão empreendedora e inteligência fiscal serão temas abordados na próxima etapa do curso, em outubro.

No quesito Resiliência Econômica serão tratados temas como previsibilidade de arrecadação, investimento seletivo, gestão pública de longo prazo e matriz econômica diversificada. Já o eixo Gestão Empreendedora vai focar nos serviços públicos inteligentes, marketing de cidade, investimento em capital social e cultura de resultados. Inteligência Fiscal vai tratar de questões como orçamento real, política fiscal isonômica, tecnologia de ponta, fluxo inverso com o contribuinte, aumento de receita própria e análise e controle de dívidas.

Após a capacitação – que terá duração de 3 dias – o município terá, ainda, a oportunidade de aproveitar 12 horas de consultoria com equipe técnica do Sebrae para colocar projetos em pratica.

Adicional de 20% nos salários para os profissionais que atuam na rede municipal de Educação

O prefeito sancionou nessa quarta-feira (17.09) a Lei que prevê a gratificação para funcionários que atuam como auxiliares de serviços gerais na rede municipal de Educação. Mais de 200 servidores serão beneficiados com a ação que prevê adicional de 20% sobre o vencimento do cargo. A solenidade, na Casa dos Conselhos Augusto Ângelo Zanata, contou com a participação de mais de 100 profissionais. O projeto foi aprovado na Câmara Municipal.

Na ocasião, a representante do Sepe, Rose da Silveira, agradeceu ao prefeito. “É uma promessa que foi cumprida e que é muito válida para a categoria. É um dia de alegria. Apresentamos a ideia que foi acolhida pelo prefeito. Esses são profissionais que realizam o trabalho que ninguém quer fazer e é fundamental para manter o ambiente escolar”, contou Rose da Silveira.

A gratificação é de 20% sobre o vencimento do cargo. Em alguns casos, como o do servidor Luan de Oliveira, servidor desde 2013 e que atua no Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrosio, ao somar a gratificação de 20%, o quinquênio – enquadramento por tempo de serviço – e o reajuste do salário em 2019, o aumento no vencimento chega a 50%

“Achei maravilhosa essa gratificação. Fez uma diferença grande no meu salário. Como estou fazendo universidade, vai ser melhor ainda porque eu quero intensificar os meus estudos”, disse Luan.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Setembro 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
            1
2 3 4 5 6 7 8
9 10 11 12 13 14 15
16 17 18 19 20 21 22
23 24 25 26 27 28 29
30            

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo