Aproveitar as delícias da comida japonesa e ainda conhecer um pouco das tradições orientais através de diversas atrações está entre as principais opções para famílias que pretendem aproveitar o dia em Petrópolis para comemorar este Dia dos Pais. No domingo (11.08), o Bunka-Sai – que acontece desde quinta (08) no Palácio de Cristal - chega a seu último dia com a expectativa de receber muitos pais e filhos para celebrarem a data em clima de festa. A entrada é gratuita.

O evento abre às 9h e vai até 20h, com cerca de 20 atrações tanto para adultos quanto para as crianças.

A programação conta com apresentação de judô às 9h; logo depois, às 10h, tem KendôKage-ryu(combate com espadas) e Undokai (gincana esportiva para crianças). Também às 10h tem apresentação do Coral dos Canarinhos de Petrópolis; seguido de Nihon no monogatari - (Contos infantis japoneses) às 10h30; JiuJitsue Ninjutsu às 11h; Aikdo às 12h; Bon-Odori (dança folclórica) e oficina de origami às 13h; oficinas artísticas japonesas de 14h às 17h; Taiko às 14h; apresentação sobre como vestir kimono às 15h; cotação de história e Taiko às 16h; oficina de mangá às 17h; apresentação de cosplay de 17h às 19h; oficina de haicai (poema japonês) às 18h; e Bon-Odori encerrando a noite às 19h.

O evento também conta com quatro exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural"; “SHI DOORO - lanternas de pedra”; “Pipas Rokako” e "Templos do Japão. Pinturas hiperrealistas do monge budista Hoon".

A quinta edição da Ação Social será realizada nesse sábado (10.09), pela Secretaria de Assistência Social, na comunidade do Independência. Os atendimentos acontecerão entre 9h e 14h, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Independência. O evento será uma das atrações que acontecerão no mesmo dia no bairro, onde haverá ainda mutirão de consultas médicas e serviços de saúde, de 8h às 16h, e às 10h, inauguração do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Independência.

A Ação Social integra os serviços que serão realizados na comunidade. O evento reúne profissionais de diferentes áreas do poder público para levar os serviços para a comunidade.

No sábado, os atendimentos serão para a solicitação de emissão da primeira e segunda via de documento de identidade; orientação para o registro no Castro Único (CadÚnico) para a inclusão em programas sociais, como o Bolsa Família e demais benefícios municipais; orientações jurídicas e prevenção contra a violência à mulher; recreação; e corte de cabelo. A ação reúne uma gama de profissionais que trabalham de forma voluntária para a oferta dos serviços.

Esta será a quinta edição do evento, que já beneficiou cerca de 560 pessoas em cada região onde foi realizado esse ano. A última Ação Social foi realizada no Ambulatório do Hospital Alcides Carneiro, no último sábado. Esse ano o evento já foi levado para Comunidade do Alemão, no mês de maio e em junho, para a Posse e Pedro do Rio.

Em 2018 foram realizadas 16 Ações Sociais por vários bairros da cidade. Ao todo, 10 mil pessoas foram atendidas pelos diferentes serviços oferecidos durante os eventos. Para esse ano as ações estão programadas para acontecer até setembro. O evento ainda vai percorrer os bairros do Meio da Serra, Boa Vista, Atílio Marotti, Amazonas e Duques.

Assim como será neste sábado, na semana passada os serviços sociais foram oferecidos durante o mutirão da saúde. O objeto foi agregar serviços para a população.

As empresas da cidade também estão se programando para participar da segunda edição do Feirão Limpa, que acontece este mês de 26 a 30 de agosto. As sapatarias Bico da Bota, Stella Maris e Real Modas acabam de confirmar presença na iniciativa, que vai ocorrer das 9h às 16h. A novidade é a loja de produtos infantis, Pirulito. Já são 19 empresas confirmadas entre varejistas, bancos, telefonia, TV à cabo e internet. O Feirão é organizado pela prefeitura, por meio do Procon, e será sediado na Casa dos Conselhos, que fica na Avenida Koeler, 260 – Centro.

O objetivo das empresas é negociar com consumidores que, por algum motivo, deixaram de pagar as compras feitas com carnê. A ideia é oferecer descontos e oportunidades exclusivas para quitar os débitos. Com isso, além de regularizar a situação financeira junto à instituição, o consumidor também recupera o crédito na praça e consegue ter seu nome limpo do Serviço de Proteção ao Crédito.

Estão confirmadas no Feirão Limpa Nome, as concessionárias Enel e Águas do Imperador, as varejistas Casas Bahia e Ponto Frio; as empresas de telefonia, internet e TV à cabo, Oi, Claro, Tim, Vivo, Sky, Net e Tech Cable; os bancos Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e, pela primeira vez, Banco do Brasil; além das sapatarias locais Bico da Bota, Stella Maris e Real Modas e da loja de produtos infantis, Pirulito. O Procon mantém às portas abertas para quem quiser, com sua empresa, participar do feirão. Para isso, é só ir à sede do órgão, no Centro, que fica na Rua Dr. Moreira da Fonseca, 33 – Centro.

A ação também contará com a participação da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para consultar se estão com o nome negativado junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e por qual empresa. Essa inclusão atende a uma demanda percebida na primeira edição, onde muitas pessoas sabiam que estavam com o nome negativado, mas, desconheciam qual empresa havia colocado o nome no cadastro. Além disso, a OAB estará homologando os acordos junto com os fiscais do Procon e a UCP e a Estácio de Sá marcarão presença com os estagiários auxiliando a população.

A primeira edição contou com quase 900 pessoas que negociaram um montante superior a R$ 2,5 milhões. Em média, o abatimento de 84,93%, mas, houve registros superior a 99%. Na prática, somados todos os participantes do evento, o valor acordado junto às empresas fio de R$ 390.057,60. A repercussão dos acordos chegou aos municípios vizinhos e foi possível selar negociações também com pessoas de Areal, Paraíba do Sul, Três Rios, Teresópolis, Magé e Levy Gasparian.

O trabalho para ampliar em duas mil o número de vagas de creche em Petrópolis passa pela construção do Centro de Educação Infantil da comunidade Boa Vista, no Estrada da Saudade. As obras, que foram vistoriadas pelo prefeito nesta sexta-feira (09.08), já ultrapassaram 60% de conclusão. A unidade vai receber até 90 crianças no ano que vem.

O planejamento feito pela prefeitura para a ampliação de vagas inclui o CEI Augusto Meschick, na Rua 24 de Maio, que foi inaugurado em junho com 130 vagas, e outra unidade que vai oferecer 200 vagas também no Centro. Além dessas, ainda serão ofertadas novas vagas em espaços que já estão em funcionamento no Bingen, Centro e Jardim Salvador. Até o fim de 2020, serão inaugurados espaços na Estrada da Saudade, Independência, Cascatinha, Itaipava, Castelo São Manoel, Carangola e Alto da Serra, concluindo a meta da Secretaria de Educação.

O novo CEI vai contar com quatro salas e um berçário, além de fraldário, lactário, banheiros (incluindo um adaptado para crianças com deficiência), rampa de acesso para o andar superior, cozinha, refeitório e secretarias. A estrutura de todos os cômodos já está pronta.

Nos últimos 20 dias, uma equipe de cinco funcionários deu sequência a parte de embolso, colocação de portas, arremate da parte de esquadrias. Nas próximas semanas, o número de operários vai aumentar para 12 a 15 pessoas para dar andamento ao trabalho de revestimento externo, pinturas e sistemas elétricos e hidráulicos.

“Essa obra é muito importante porque a creche faz falta para a gente. Nós queremos e lutamos por isso há muito tempo. É um sonho que está sendo realizado, algo que a gente precisa muito”, falou o morador do Boa Vista e membro da associação de moradores, José Carlos Silva.

 

Revitalização da parte elétrica, pintura geral, troca de pisos e adequações nos banheiros são algumas das melhorias que serão realizadas no prédio da EM Leonardo Boff, no Contorno. A prefeitura vai abrir um processo de licitação para que a obra seja executada, o que permitirá que os 88 alunos matriculados na instituição possam voltar ao prédio no Contorno. Hoje os alunos estudam em um outro prédio.  O assunto norteou uma reunião realizada nessa sexta-feira (09.08) entre o prefeito, o procurador da República, Charles Stevan da Mota Pessoa, secretários municipais e representantes da comunidade.

O prédio foi desocupado em novembro de 2017 após a abertura de uma cratera no Contorno, às margens da rodovia BR-040, na altura do quilômetro 81 da pista de descida da Serra. O incidente acarretou a interdição total do local, além da mudança dos moradores da região. Desde então, os alunos – matriculados do 4º período da educação infantil até o 5º ano do ensino fundamental – estão sendo atendidos em um imóvel alugado pela Concer, no Duarte da Silveira.

Após a obra realizada pela concessionária no local, quando a cratera foi fechada e a pista da BR-040 desinterditada, o prédio da escola também foi desinterditado, mas, para que os alunos possam voltar a ser atendidos, melhorias são necessárias no prédio.

O procurador da República, Charles Stevan da Mota Pessoa, ressaltou o empenho da comunidade e a importância do compromisso do município em executar a obra. “O prédio não passa por reformas há muito tempo e essa revitalização será muito importante para os moradores da região que sempre ajudam e tem orgulho da escola”, disse.

O resgate da comunidade foi salientado pela diretora da EM Leonardo Boff, Angélica Domingas. “Ficamos aliviados em saber que o poder público nos ajudará a recuperar a escola, o que representa o fortalecimento dessa comunidade que tanto já sofreu e ainda sofre por conta dos problemas ocasionados pela cratera”.

A prefeitura liberou mais 65 enquadramentos por tempo de serviço para profissionais aposentados da Educação. Os quinquênios começaram a ser liberados pelo poder público em outubro de 2018, após seis anos de congelamento. Desde então, mais de 2.600 servidores já tiveram os quinquênios incorporados aos salários.

O município também está liberando os enquadramentos por formação. O número de beneficiados já ultrapassou 380.

Os enquadramentos podem representar, em alguns casos, ganho real entre 10% e 35%, ou seja, um aumento de até R$ 400, dependendo do caso: alguns servidores poderão ter o enquadramento por formação e o quinquênio somados ao vencimento, outros só a formação ou só o quinquênio.

Para a secretária de Educação, Márcio Palma, a atualização mostra o compromisso do poder público.

A importância da mudança de comportamento para um trânsito mais seguro foi o tema das ações de Educação para o Trânsito, realizada nesta semana, pela equipe da CPTrans. Ao todo, cerca de 650 pessoas entre crianças, adolescentes e adultos foram impactadas com as atividades. O objetivo é fomentar a ideologia de um trânsito mais seguro com foco em atividades que demonstrem a necessidade da mudança de comportamento para minimizar as estatísticas de acidentes.

Na terça-feira (06.08) foram realizadas duas palestras voltadas para os jovens aprendizes do CIEE, na Universidade Estácio de Sá. São 250 pessoas com idade entre 16 e 21 anos, além dos professores que assistiram a palestra, que teve a equipe da Operação Lei Seca falando sobre a importância da segurança no trânsito – cadeirantes, vítimas da mistura de álcool e direção.

“São depoimentos tocantes, que impactam pela veracidade de suas histórias e que fazem as pessoas de refletirem sobre a realidade vivida por um terceiro, mas que poderiam ser com elas. Principalmente nestes casos, onde os jovens ou estão iniciando na direção ou já pensando em tirar habilitação é importante ter essa consciência”, destaca a chefe do setor de Educação para o Trânsito, Márcia Pereira.

Na quinta (08.08), uma atividade foi realizada com crianças de 4 a 12 anos na Escola Nilton São Thiago, em Nogueira. Em parceria com o Detran Educação, a iniciativa buscou evidenciar aos pequenos os cuidados ao atravessar a rua, usando sempre a faixa de pedestres. Eles também foram estimulados a tratar do tema em casa, com suas famílias, levando panfletos sobre o assunto.

Está marcada para segunda-feira (12.08) a abertura da 3ª Semana Municipal da Juventude, dia em que é comemorado o Dia Internacional da Juventude. O evento acontece às 9h, na Casa dos Conselhos – Avenida Koeler, 260 – Centro, e conta com a palestra "A importância da Participação Social e Política dos Jovens", ministrada pelo Cientista Político e Presidente da Fundação Ulysses Guimarães (FUG-RJ), Amaury Cardoso. A Semana está cheia de atrações gratuitas para os jovens, entre elas, rodas de conversas, debates, oficinas e exposição. A finalidade é promover atividades culturais, educacionais e de saúde, fortalecendo as políticas públicas no município.

O Dia D da Semana Mundial do Aleitamento Materno teve ação na Praça D. Pedro com abordagens a gestantes, mães, pais e familiares. Os profissionais das áreas técnicas da Secretaria de Saúde deram orientações de saúde com atendimento sobre nutrição, odontologia, psicologia e prevenção ao tabagismo. O evento também abriu espaço para o bem-estar e beleza com corte de cabelo, maquiagem, massagem nas mãos e higienização facial. A iniciativa marca as ações voltadas para intensificação da amamentação realizadas em todas as unidades da rede de atenção básica da Secretaria de Saúde na primeira semana do mês.

Desde às 9h todas as mães e gestantes que passaram pela praça foram abordadas com orientações e entrega de brindes. A campanha deste ano busca alertar para a importância da participação dos pais e de toda a família no apoio ao aleitamento. “A amamentação é uma experiência muito boa, é muito importante para o bom desenvolvimento do meu bebê, sem contar o contato gostoso que tenho com ele quando estou amamentando”, destaca a vendedora, Ingrid Furtado Silva, de 29 anos.

Mãe do segundo filho, o Arthur André, com um mês de vida, Ingrid conta com o apoio do marido na rotina da amamentação. “Ele me ajuda muito, é muito importante o apoio do pai e de toda a família”, frisa. O evento contou com o  psicólogo Fernando Araújo, que atuou como voluntário dando orientações e tirando dúvida de mães e gestantes. Na ocasião, o profissional aproveitou para abordar sobre os aspectos não só biológicos, mas psicossociais que envolvem o aleitamento materno.

“A amamentação envolve questões biológicas, mas também esbarra com a vontade da mãe em amamentar. A mãe enfrenta várias questões de sua referência pessoal, de interferências do meio em que vive, da disponibilidade em amamentar, do apoio do pai e familiares, entre outros”, conta o psicólogo, ressaltando que ações como essa são de grande importância para incentivar a prática do aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses de vida da criança e complementar até os dois anos de idade. Segundo ele, por conta da necessidade de retomar a vida profissional após o nascimento dos filhos, o índice de mães que oferecem o aleitamento exclusivo nos primeiros meses de vida é de apenas 27%.

A consultora de vendas Janeane Margarido, de 28 anos, é um desses casos. Com dificuldades nos primeiros dias após o parto, ela conseguiu amamentar sua filha Antonella, hoje com um ano de idade, até os três meses exclusivamente com leite materno. “Não foi fácil no início, mas depois ela mamou bastante, mas parei com três meses. Hoje ela ainda mama à noite”, conta a mãe.

As ações de sensibilização ao aleitamento materno terão continuidade ao longo de todo o mês nas unidades de saúde.

A mistura de música com esporte vai ser boa no Vale do Cuiabá este mês. O XTerra - evento esportivo que reúne Mountain Bike, corridas no estilo trail (trilha) de 5, 10 e 21 quilômetros, duathlon (dupla em corrida) e kids (crianças) – vai contar até com um show musical, com a apresentação do cantor Rodrigo Santos, ex-integrante do Barão Vermelho. Rodrigo tem no rock a sua principal vertente. O evento acontece nos dias 24 e 25 de agosto durante todo o dia – sendo o show no dia 24, às 17h, e no dia 25 às 14h, no Vale do Cuiabá.

Os interessados em participar das provas devem garantir a vaga no site oficial do evento: www.xterrabrasil.com.br, que está com as inscrições abertas. A iniciativa conta com o apoio da prefeitura, através da Superintendência de Esportes e Lazer e da Turispetro. Para quem quiser aproveitar apenas o show não é necessária a inscrição. A apresentação é gratuita.

“É aberto ao público e qualquer pessoa pode assistir ao show. Este ano tivemos shows em todas as etapas e as pessoas gostam muito, aproveitam ainda mais o evento. No Vale do Cuiabá teremos até uma área de foodtruck. Já que teremos prova o dia todo, as pessoas podem aproveitar”, explica Gabriela Corrêa, gerente do XTerra no Brasil.

Há 36 anos contando a história do pop rock nacional, o baixista e vocalista Rodrigo Santos foi durante 26 anos artista do Barão Vermelho (1991/2017) e também tocou com Lobão, Kid Abelha, Leo Jaime, Miquinhos Amestrados, Os Britos, Blitz e Moska. Santos está em carreira solo há 11 anos e promete animar os atletas após as provas.

OXTerraBrazil Tour é um festival de esportes off-road que agrega toda a família para um fim de semana de muita diversão, adrenalina e, principalmente, contato com a natureza, em diversos lugares do país. O evento já passou por Fernando de Noronha (PE), Natal (RN), Tiradentes (MG), Paraty (RJ), Mangaratiba, Búzios (RJ), Brasília (DF), Ponta Grossa (PR), Manaus (AM), entre outros.

A Festa da Cultura Japonesa, Bunka-Sai, que acontece durante o fim de semana no Palácio de Cristal, foi palco nesta sexta-feira (09.08) das apresentações realizadas por mais de 100 alunos da Escola Municipal Fábrica do Saber, com o tema desastres naturais, que foram desenvolvidas durante o semestre em sala de aula. A turma participou também do Jogo do Pedrinho junto com os alunos da Escola Municipal Paulo. O Japão que é referência na gestão de risco de desastres de origem natural envolvendo as crianças, serviu de inspiração para atual gestão criar o Defesa Civil nas Escolas, programa de ensino obrigatório na rede municipal.

Os trabalhos desenvolvidos pelos alunos relacionaram as ameaças naturais do Japão com Petrópolis. No primeiro semestre os alunos trabalharam o tema incêndios florestais, estiagem e educação ambiental. Já para o segundo semestre a abordagem é sobre desastres naturais, inundações, deslizamentos, cuidado com o lixo entre outros.

Segundo a professora que trabalhou o programa Defesa Civil das Escolas com os alunos da Fábrica do Saber, Rafaela Aguiar Neves, as crianças são muito curiosas com o assunto. “Trabalhamos muito a questão da água, como as cheias e inundações. Eles fizeram pinturas, colagem, poesia, música e participaram de oficinas de mangá, além do Karatê. Todas essas atividades são muito importantes para a conscientização das crianças”, disse.

“As crianças são o futuro do nosso mundo. Fiquei muito feliz com todas as atividades que eles apresentaram hoje. O Japão é um exemplo de perseverança. Eu gostei muito, foi maravilhoso”, pontuou o presidente da associação Nikkei, Kiyoshi Amir.

Criado pela atual gestão, o Defesa Civil nas Escolas envolveu mais de 20 mil alunos em 631 atividades neste ano. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 180 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais.

A ação itinerante realizada nesta sexta-feira (09.08) pelo Procon respondeu a questionamentos de cerca de 50 pessoas que passaram pela Praça Alcindo Sodré, entre 13 e 17h, sobre as relações de consumo. A atividade, com foco no Dia dos Pais, teve exatamente esse objetivo: esclarecer à população seus direitos e deveres enquanto consumidores. Regras de trocas de presentes e de diferenciação de preços foram as dúvidas mais frequentes dos petropolitanos.           

No caso de trocas uma das principais dicas é que o cliente saiba que os lojistas não estão obrigados a efetuar a troca de produtos, exceto se esta situação estiver prevista pelo comerciante no ato da compra e estiver disposta em um documento. No caso de roupas e calçados, é importante verificar a possibilidade de troca se o presente não agradar, pois a troca é garantida pelo Código de Defesa do Consumidor somente se o produto apresentar defeito e após ser levado para a assistência técnica.

Outra dica importante é que o consumidor fique atento se o valor anunciado será o mesmo cobrado no caixa – uma obrigação legal. Em hipótese alguma o valor de cobrança deve ser maior. É importante ainda, que o cliente tire todas as dúvidas sobre os produtos. Os consumidores têm o direito a obter todas as informações sobre o produto ou serviço adquirido, inclusive por escrito, se assim desejar.

Quem quiser tirar alguma dúvida ou denunciar alguma prática abusiva pode contatar o Procon pela página do órgão no Facebook, o Procon Petrópolis; pelo site www.petropolis.rj.gov.br/procon. Há, ainda, o WhatsApp Denúncia, no número 98857-5837 ou os telefones 2246-8469 / 8470 / 8471 / 8472 / 8473 / 8474 / 8475 / 8476 e 8477. Atendimento presencial pode ser realizado na unidade do Centro, que fica na Rua Moreira da Fonseca, nº 33. A unidade de Itaipava localizada no Centro de Cidadania, que fica na Estrada União e Indústria, 11.860. Os telefones da unidade são: 2222-1418, 2222-7448 e 2222-7337.

Evento vai até domingo com mais de 50 atrações

O Palácio de Cristal se transformou em um pedacinho do Japão com a abertura, na noite desta quinta-feira (08.08), do Bunka-Sai. A festa que homenageia a cultura e as tradições milenares dos japoneses vai contar com quatro dias de intensa programação, com muita dança folclórica, música, oficinas, gastronomia e diversas outras atividades até domingo (11). O prefeito, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Yoshitaka Hoshino, e o presidente da Associação Nikkei de Petrópolis, Kiyoshi Ami abriram oficialmente a festa com a sangria do barril de saquê.

A relação de Petrópolis com o Japão é um marco na história da imigração nikkei. A cidade foi a primeira do país a receber uma representação diplomática japonesa. Em 1897 foi o primeiro contato oficial do Japão com o Brasil e foi aqui que a delegação se instalou. O encantamento do terceiro ministro na época, Fukashi Sugimura, com a cidade deu origem, 11 anos mais tarde, à imigração japonesa no Brasil.

O primeiro dia de festa contou, além da sangria do barril, chamado de Kagami Biraki pelos japoneses, também com uma apresentação de Bon-Odori (dança folclórica) e da cantora Anna Hannickel interpretando os hinos do Brasil, Japão e Petrópolis. A abertura também teve a presença da vice-cônsul cultural, Keiko Kikuchi, o diretor-presidente da Associação Cultural e Esportiva Nipo-brasileira do Rio de Janeiro, Minôru Matsura, o presidente do Instituto Cultural Brasil Japão, Sohakú Bastos, além de secretários municipais, vereadores, entre outras autoridades. Nesta 11ª edição, a festa comemora 111 anos da imigração japonesa no Brasil.

“É um grande prazer estar aqui de novo. Esta é uma festa que já está bem marcada no calendário da cidade. E é sempre uma alegria retornar a essa Cidade Imperial”, ressaltou o cônsul. “Estou emocionado, com tantas pessoas aqui hoje. O principal objetivo da festa é estreitar os laços entre o Brasil e o Japão. Contamos com a presença de todos durante as atrações”, completa o presidente da Associação Nikkei.

Programação no fim de semana

A programação está repleta de atividades durante todo o fim de semana. Nesta sexta, tem atividade de Defesa Civil para as crianças, inspirado nas técnicas japonesas; contação de histórias japonesas; judô; oficinas de bonecas japonesas de papel, de mangá e de ábaco; Aikido; e Bon-odori. Já  no sábado, o público vai poder contar com um torneio de judô; karatê; oficinas de ikebana (arranjo de flores), mangá, ábaco, pipas e como escrever seu nome em japonês; cerimônia do chá; apresentações do coral Cant’Vox, Orquestra Social Ação Pela Música e Anna Hannickel; e ainda Taiko; técnicas sobre como vestir o kimono; música popular japonesa; Bon-odori; Concurso de fotografia de cerejeiras; e torneio de Pokemon GO.

 E no domingo, tem apresentação do Coral dos Canarinhos; KendôKage-ryu (combate com espadas; gincana; JiuJitsu; Ninjutsu; Aikido; Bon-odori; oficinas de origami, mangá e haicai; além de taiko; apresentação de cosplay; e técnica sobre como vestir o kimono.

O evento também conta com quatro exposições: “Dois países, dois povos e um só homem e sua expressão cultural"; “SHI DOORO - lanternas de pedra”; “Pipas Rokako” e "Templos do Japão. Pinturas hiperrealistas do monge budista Hoon".

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo