Uma das unidades educacionais da rede municipal que foi ampliada, nesse ano, para garantir o aumento no atendimento de crianças na educação infantil foi o CEI Primeira Infância. Localizado no Centro, o CEI aumentou o atendimento de 38 para 148 crianças nesse ano – um acréscimo de 389% no número de vagas só nesta instituição. E, para alcançar o planejamento de abertura de 2 mil novas vagas até o fim de 2020, a Secretaria de Educação vai inaugurar novos espaços. Só nesse ano, serão quatro novas creches.

Até até o fim do ano, a meta da prefeitura e que mais quatro espaços sejam criados e aumentar 1.090 vagas só nesse ano.

Matriculados do berçário até o 5º ano da educação infantil, os alunos do CEI Primeira Infância também estão aproveitando os brinquedos novos instalados na brinquedoteca que foi montada na creche.

“Eles são muito felizes no CEI. Nossa meta é garantir que eles tenham todo o carinho possível. Montamos um espaço novo, com brinquedos específicos para as faixas etárias deles e a nossa rotina é maravilhosa. A equipe também é muito parceira e isso faz toda a diferença”, explicou a diretora do CEI Primeira Infância, Claudienir de Souza Dias.

De acordo com o planejamento do poder público, até novembro, serão inaugurados quatro CEIs que irão oferecer 800 novas vagas. Além dessas, ainda serão ofertadas em espaços que já estão em funcionamento no Bingen, Centro e Jardim Salvador, novas vagas. Até o fim de 2020 serão inaugurados espaços na Estrada da Saudade, Independência, Cascatinha, Itaipava, Castelo São Manoel, Carangola e Alto da Serra, concluindo a meta da Secretaria de Educação.

A Clínica de Especialidade Maria Célia Machado realiza, nesta quinta-feira (22.08), mais um mutirão de consultas. Neste dia são esperados cerca de 60 pacientes agendados para as especialidades de neuropediatria, endocrinologia, cardiologia e otorrinolaringologia. Esta será a terceira vez que a unidade abre as portas para atendimento em horário estendido, das 17h às 20h.

Outros dois mutirões de especialidades já foram realizados. Nesses primeiros, aproximadamente 370 pessoas foram atendidas.

Em cada mutirão da clínica foram oferecidos agendamentos para diferentes tipos de especialidades. A unidade conta ainda com atendimento de alergologia, cardiologia de risco cirúrgico, dermatologia, fisiatra, gastroenterologia, geriatria, hepatologia, nefrologia e pneumologia adulto. A Secretaria de Saúde tem adotado os mutirões de terceiro turno e aos sábados para agilizar os atendimentos e facilitar o acesso aos serviços de saúde.

No último fim de semana, cerca de 200 pessoas foram atendidas no Centro de Saúde. O mutirão foi terceiro realizado na unidade, quem tem aberto as portas aos sábados uma vez ao mês, para a realização de consultas. Na unidade, o próximo a ser realizado será no dia 21 de setembro.

A equipe do Procon Petrópolis foi às ruas nesta quarta-feira (21.08) para convidar à população para participar do Feirão Limpa Nome. O evento, que começa na próxima segunda-feira (26.08) e dura até sexta (30) entre 9h e 16h, vai oportunizar negociações de devedores com abatimentos de até 90% nas dívidas e parcelamentos exclusivos. São 24 empresas de diversos segmentos como bancos, concessionárias de serviços públicos, varejistas, telefonia, internet, TV à Cabo, cartões de crédito, sapatarias, entre outras. As negociações serão realizadas na Casa dos Conselhos, prédio anexo à Prefeitura, que fica na Avenida Koeler, 260 – Centro.

Nas ruas, a equipe do Procon abordou às pessoas, distribuiu material informativo no comércio e explicou sobre como vai funcionar o Feirão Limpa Nome. As empresas que irão participar são os bancos Santander, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú e Banco do Brasil; as empresas de telefonia, internet e TV à cabo, Oi, Claro, Tim, Vivo, Sky, Net e Tech Cable; as concessionárias Enel e Águas do Imperador; as varejistas Casas Bahia e Ponto Frio; as sapatarias Bico da Bota, Stella Maris e Real Modas; as lojas de vestuário Pirulito e Gisele Jeans; a Ótica Obeslico; a Universidade Católica de Petrópolis negociando dívidas de alunos e ex-alunos e a Servir – empresa de cartões de crédito do Grupo Mil.

Os números do Feirão compravam o sucesso da edição realizada entra janeiro e fevereiro: foram quase 900 pessoas que negociaram um montante superior a R$ 2,5 milhões. Em média, o abatimento de 84,93%, mas, houve registros superior a 99%. Na prática, somados todos os participantes do evento, o valor acordado junto às empresas foi de R$ 390.057,60. A repercussão dos acordos chegou aos municípios vizinhos e foi possível selar negociações também com pessoas de Areal, Paraíba do Sul, Três Rios, Teresópolis, Magé e Levy Gasparian.

Novidade nesta edição é que os consumidores vão contar com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) para consultar se estão com o nome negativado junto ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e por qual empresa. Essa inclusão atende a uma demanda percebida na primeira edição, onde muitas pessoas sabiam que estavam com o nome negativado, mas desconheciam qual empresa havia colocado o nome no cadastro. Além disso, a OAB estará homologando os acordos junto com os fiscais do Procon e a UCP vai participar com estudantes de direito dando auxílio nas dúvidas dos consumidores, bem como os estudantes de direito da Estácio, que também irão auxiliar no Feirão.

Confira a lista com as empresas:

Bancos

- Santander

- Bradesco

- Caixa Econômica Federal

- Itaú

- Banco do Brasil

Cartões

- Servir

Telefonia, internet e TV à cabo

- Oi/Velox

- Claro

- Tim

- Vivo

- Sky

- Net

- Tech Cable

Concessionárias

- Enel

- Águas do Imperador

Universidade

- UCP

Varejistas

- Casas Bahia

- Ponto Frio

Sapatarias

- Bico da Bota

- Stella Maris

- Real Modas

Vestuário

- Pirulito

- Gisele Jeans

Ótica

- Obelisco

O Agita Petrópolis será ampliado para a Posse e vai atender até 300 pessoas com atividades físicas gratuitas. O núcleo vai contar com aulas de ginástica, dança, vôlei e futsal para adultos. Para o público infantil, serão oferecidos treinamentos de iniciação ao futsal e vôlei. As atividades acontecerão no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) – Praça Corta Rio. A novidade começa a funcionar em setembro e as inscrições já podem ser feitas no próprio CEU da Posse ou pelo telefone: 2233-1218.

Atualmente o programa atende cerca de 2,5 mil pessoas em 17 bairros com diversas modalidades esportivas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que 62% dos brasileiros - entre jovens e adultos - não praticam qualquer atividade física. O município quer seguir na contramão desses números e investe para que mais pessoas tenham acesso a prática regular.

No Agita Petrópolis são oferecidas aulas de ginástica, alongamento ou dança no Contorno, Centro, Cascatinha, Vila Rica, Bairro da Glória, Caxambu, São Sebastião, Alto da Serra, Retiro, Bataillard, Oswaldo Cruz e Madame Machado. No Meio da Serra e no Pedras Brancas, são turmas de futsal e no Contorno de futebol society. Na Estrada da Saudade, o basquete e o vôlei acontecem na Fábrica do Saber. A capoeira acontece no Amazonas e Oswaldo Cruz.

O governo municipal ainda mantém parcerias com projetos sociais e também oferece diversas modalidades esportivas nos PSFs, nas Academias da Saúde e nas Escolas Municipais.

Também voltou a ser realizado neste ano o Festival das Comunidades - projeto itinerante pelas quadras comunitárias nos bairros da cidade.

O Defesa Civil nas Escolas foi bastante elogiado no 3º Encontro de Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil de Grandes Metrópoles, realizado nesta quarta-feira (21.08) em Guarulhos (SP). Participaram representantes das prefeituras de São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas e da cidade sede do evento, além do promotor da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil. Petrópolis foi convidada para a discussão por conta do pioneirismo e dos resultados do programa, que busca desenvolver a cultura de prevenção aos desastres de origem natural.

O encontro tem o objetivo de compartilhar experiências e desafios comuns em municípios com mais de um milhão de habitantes. As autoridades presentes no evento concordaram da importância do Defesa Civil nas Escolas não apenas para Petrópolis, mas também para outros municípios do país. "O trabalho nas escolas é exemplar e deveria ser replicado também pelas grandes metrópoles", disse o coronel Waldir Pires, coordenador da Defesa Civil de Guarulhos.

Segundo o promotor da ONU no Brasil, Sidnei Furtado, o projeto está alinhado com o Marco de Sendai e pode ser implementada em qualquer cidade presente neste evento. "Foi muito interessante a exposição do projeto Defesa Civil nas Escolas. Trata-se de uma iniciativa inédita no Brasil e que pode ser replicado em diversas cidades", explicou.

O programa transformou Petrópolis em referência no Estado do Rio de Janeiro pela ação efetiva de prevenção nas escolas. Membros do Conselho Gestor de Defesa Civil das Regiões Norte e Noroeste do Estado (Cogesdec) e representantes dos municípios da Região Serrana estiveram na cidade conhecendo o trabalho. Também estiveram na cidade membros das prefeituras de Areal, Nova Friburgo e Teresópolis conhecendo o Defesa Civil nas Escolas.

Nos cinco primeiros meses letivos deste ano, o programa envolveu mais de 20 mil alunos em 631 atividades. Os trabalhos foram desenvolvidos em todas as 180 unidades da rede municipal, além de outras 30 particulares e outras duas estaduais. Os alunos trabalharam as ameaças de inverno. Neste semestre, serão desenvolvidos trabalhos que envolvam os riscos relacionados ao verão, como os deslizamentos de terra e as inundações.

 A prefeitura foi premiada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) com um pluviômetro semiautomático e um kit educativo para serem usados dentro da política pública.

Quem precisa garantir a Carteira de Trabalho pode solicitar a primeira e a segunda via do documento nos polos de atendimento mantidos pelo Departamento de Trabalho e Renda da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – DETRA. Entre janeiro e julho desse ano foram emitidos 2.604 documentos na sede do departamento, no Polo de Modas da Rua Teresa e também em Itaipava, no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti.

O atendimento é feito sem necessidade de agendamento prévio, um benefício para quem precisa do documento e não pode esperar.

Em janeiro foram emitidas 449 carteiras no Centro e 199 em Itaipava; em fevereiro, foram 239 no Centro e 184 em Itaipava. Já em março, foram 178 no Centro e 139 em Itaipava; em abril, 183 no Centro e 147 em Itaipava. Em maio foram 206 no Centro e 151 em Itaipava e, em junho, foram 143 no Centro e 116 em Itaipava. No mês de julho, 125 documentos foram solicitados no Centro e 145 em Itaipava.

O serviço é oferecido na sede do Detra, que funciona no Polo de Modas da Rua Teresa e no Centro de Cidadania Desembargador Jorge Loretti, que fica na Estrada União Indústria, nº 11.860, sala 05, em Itaipava.

Para fazer a primeira via da Carteira de Trabalho são necessários os documentos: CPF (original); Identidade (original); certidão de nascimento / casamento e comprovante de residência. Para quem vai fazer a segunda via são necessários o CPF e identidade (original); certidão de nascimento / casamento; comprovante de residência (com CEP correto); número e série da CTPS anterior (encontrado em rescisões de contrato, extrato de FGTS, folha de seguro desemprego).

Ano passado, durante todo o ano fora 5.459 novos documentos e em 2017, Departamento de Trabalho e Renda contabilizou 2.780 documentos.

Disciplina e concentração são apenas alguns dos benefícios que as aulas de violão proporcionam aos 20 jovens que estão participando da Orquestra de Violões Raphael Rabello, na Casa da Educação Visconde de Mauá. E, para estimular ainda mais o ensino, a Casa da Educação preparou uma aula mais que especial nessa quarta-feira (21.08): um encontro dos aprendizes com o músico Marcel Powell, filho do violinista Baden Powell, considerado um dos maiores músicos brasileiros de sua época e um dos maiores violonistas de todos os tempos.

“Meu pai me deu apoio, mas, a escolha pela música foi minha mesmo. Foi natural. Aos três anos já tinha contato com a música e foi muito interessante. A rotina do músico não é fácil. É preciso estudar o tempo todo, buscar sempre melhorar, o estudo consome de quatro a seis horas do meu dia. Muito interessante poder conversar sobre música com os alunos da orquestra”, disse Marcel Powell.

Na ocasião, Marcel também destacou a disciplina. “É preciso estar atento, ouvir muito tudo o que está a sua volta. Estudar técnicas, repertórios e a linguagem atual da música. O músico deve se renovar o tempo todo”, completou.

O bate-papo foi intermediado pelos professores João Pedro Gomes e Lucas Gotelip, responsáveis pelas aulas de violão. “Eu gostei muito. Estou aprendendo a tocar e quero continuar aprendendo sempre. Gostei também das dicas sobre estudo”, disse Luís Henrique Guerra Peixe, 10 anos, aluno da Escola Santa Maria Gorete.

A diretora da Casa da Educação, Maria Fernanda Secco, destacou os benefícios das aulas de violão. “Além de aprender as possibilidades da música, as aulas ajudam na concentração, disciplina, coordenação motora, escrita e promove mudanças positivas durante o desenvolvimento pedagógico de cada estudante. Foi uma honra receber o Marcel Powell, tenho certeza que nossos alunos não se esquecerão deste dia”.

Casa da Educação: destaque na oferta de cursos e oficinas

A orquestra de violões é apenas uma das atividades realizadas pela Casa da Educação Visconde de Mauá. Alunos da rede municipal participam, no local, de cursos gratuitos no contraturno escolar como ballet, violino, flauta, inglês, teatro, informática e desenho. Mais informações podem ser obtidas através do telefone: 2246-8661.

O futebol de campo dos Jogos Estudantis Municipais (Jems) envolveu cerca de 300 estudantes em dois dias de competição no Sesc de Nogueira. Nesta quarta-feira (21.08) foram realizadas 11 partidas que definiram os vencedores da categoria sub-15 masculina. Ao todo, a competição estudantil reuniu 30 escolas da rede municipal em cerca de 100 horas de atividades esportivas variadas.

No mês passado, foram disputados o futsal, basquete, vôlei, handebol, tênis de mesa e xadrez, com a participação de 800 alunos no Centro Esportivo da Fábrica do Saber, na Estrada da Saudade.

Mais uma vez, o transporte está garantido para os alunos que participam do Jems. Desde o início da atual gestão, a Secretaria de Educação disponibiliza um ônibus que busca os estudantes nas escolas e leva até o local em que acontecem as partidas. A prefeitura quer estimular que os jovens participem da competição.

Em 2018, foram 21 instituições de ensino que participaram da competição. Neste ano, são 30 escolas inscritas nos Jems. Dessa forma, mais alunos também estão presentes nas modalidades esportivas disputadas.

Prefeito vistoriou os materiais adquiridos por recursos recuperados de emendas parlamentares

Equipamentos serão usados para estruturar rede de atenção básica do município

O prefeito recebeu nesta terça-feira (20.08) equipamentos e veículos oriundos de emendas parlamentares recuperadas no valor total de R$ 4,8 milhões. Os recursos serão direcionados para a Secretaria de Saúde, para equipar as unidades de saúde da rede de atenção básica. Essa é a segunda remessa de materiais adquiridas por emendas parlamentares para a pasta da saúde.

O município recebeu dois carros, 130 computadores, 50 impressoras, 13 compressores odontológicos, 20 televisores, nove geladeiras, quatro cardioversores, dois desfribiladores e dois ultrassons.

Está é a segunda grande aquisição por emenda parlamentar. Dessa forma, a prefeitura garante mais estrutura para a oferta dos serviços para a população. Em aquisição de recursos de emenda parlamentar anterior, a Secretária de Saúde adquiriu outros seis carros para a renovação da frota de veículos da área.

Os seis primeiros automóveis foram destacados para serviços administrativos dos setores de Saúde Mental, Bucal, Assistência Farmacêutica e Área Técnica. Os dois novos carros entregues nesta terça-feira, também serão acrescidos à rede da Atenção Básica. Assim como os demais também serão inseridos no sistema de monitoramento, que garante a preservação do automóvel e prestação do serviço adequado.

Os computadores serão instalados nas unidades de saúde, para a instalação do prontuário eletrônico na rede de atenção básica. As 54 unidades serão informatizadas de forma que as informações sejam compartilhadas em rede. Atualmente cinco unidades já estão informatizadas e preparadas para funcionar com os dados sincronizados.

Universidade iniciará curso de pós-graduação em Gestão de Restauro e Patrimônio

20 profissionais serão capacitados

O Campus da UERJ Petrópolis iniciará nesta semana as aulas do curso de pós-graduação em Gestão de Restauro e Patrimônio. Vinte pessoas participarão da especialização que terá duração de um ano e meio. As aulas ocorrerão aos sábados. O prefeito fez uma visita ao campus nessa terça-feira (20.08) e agradeceu a coordenadoria da universidade pela iniciativa.

No próximo sábado será realizada a aula inaugural do curso, que terá, no total, 900 horas de duração. Doze professores serão responsáveis pelas aulas que ocorrerão aos sábados, das 9h às 17h.

"Sentíamos a necessidade desse curso, porque muitos graduados estão procurando por essa especialização. O restauro é um mercado que sempre tem procura, ainda mais em uma cidade histórica como Petrópolis. Vamos trabalhar o quesito de arquitetura ligada a preservação e educação patrimonial”, explicou Freddy van Camp, coordenador da UERJ em Petrópolis.

 Projeto prevê a instalação de 423 fossas sépticas e filtros para o tratamento de esgoto

A primeira fossa séptica do programa de Revitalização de Políticas Públicas das Áreas Rurais do município já foi instalada no bairro Bonfim e marcou o lançamento do projeto, nessa terça-feira (20.08). Iniciativa do Poder Público, Emater e Comitê Bacias do Piabanha, o programa tem como objetivo conscientizar a população sobre o destino correto do lixo e cuidado com a água, além de possibilitar a qualidade do recurso hídrico captado para o abastecimento da comunidade.

Dois bairros serão agraciados nesse primeiro momento pelo programa: Bonfim e Caxambu. O programa prevê a instalação de 423 fossas sépticas e filtros para o tratamento de esgoto.    

De acordo com o poder público, o saneamento melhora o condicionamento da vida urbana e rural. Edmardo de Oliveira Campbell, superintendente Regional do Piabanha- SUPPIB-INEA salientou a participação dos moradores no processo. “A conscientização é importante e os moradores estão entusiasmados. O ponta pé do projeto começou no Bonfim e vamos acompanhar todo o processo”.

Nesse primeiro momento, Bonfim e Caxambu serão as comunidades beneficiadas. “Por critérios técnicos, e com intuito de melhorar a qualidade das águas captadas para o abastecimento rural e urbano, as comunidades escolhidas para iniciar o projeto são o Bonfim e o Caxambu, onde totalizamos 423 unidades de fossas a serem implantadas. A ideia não é a só a de colocar as fossas nessas casas, mas, também, de capacitar os moradores a usar corretamente esse instrumento que colabora com a preservação do meio ambiente”, explicou o diretor do Departamento de Agricultura, José Maurício Soares.

O projeto de saneamento Rural das comunidades do Bonfim e Caxambu prevê a instalação de um kit básico composto de fossas, filtros, tubos e conexões que perfazem o valor unitário de R$ 1.732,98 - que totaliza para as duas comunidades o valor de R$ 733.050,54. Vale ressaltar que, com a ajuda do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, foi destinado um TAC (Termo de Ajuste de Conduta) para aquisição de 122 Kit de fossas sépticas, o que vai ajudar a economizar o valor de R$ 156.404,00 no total geral de gastos para a implantação de fossas nas duas comunidades.

Para Flaviano Barcelos, presidente da Associação de Moradores do Bonfim, a ação representa a água pura, tão necessária para a comunidade. “Ter esse cuidado com o tratamento da água mostra o cuidado com a população, um benefício para todos os moradores. Estamos muitos felizes com essa ação”.

Marco Antonio Coelho, presidente da Associação de produtores do Bonfim, também destacou o impacto positivo na comunidade. “Há muitos anos esperávamos por esse auxilio que mudará a realidade da nossa área rural.

São 101 quinquênios e 152 enquadramentos por formação

Mais 253 enquadramentos foram liberados para servidores da Educação pelo poder público. As incorporações serão acrescentadas no salário deste mês. Foram liberados 101 enquadramentos por tempo de serviço – quinquênios - e 150 enquadramentos por formação. Os enquadramentos já beneficiaram mais de três mil servidores.

Os quinquênios, que estavam congelados há seis anos, começaram a ser liberados em outubro do ano passado e os enquadramentos por formação, em abril deste ano.

Os enquadramentos podem representar, em alguns casos, ganho real entre 10% e 35%. Na prática, esses enquadramentos podem representar um aumento real nos salários dos servidores de até R$ 400. Alguns casos, os servidores poderão ter o enquadramento por formação e o quinquênio somados ao vencimento.

Começam nesta quarta-feira (21.08) os jogos de basquete da fase final dos Jogos Estudantis Unificados de Petrópolis (Jeups). Serão realizadas 54 partidas até o próximo sábado (24) no Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro Caxambu. Mais de 200 atletas, nas categorias sub-13, 15 e 18, devem participar das disputas da modalidade.  Este ano o Jeups bateu recorde de adesão com 50 escolas inscritas. O maior número era dos anos de 2002 e 2018, quando 44 instituições participaram. A tabela com toda a programação das modalidades pode ser encontrada no site da prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).

Nesta fase final, acontecem 212 partidas em cinco modalidades, com a participação de 247 equipes, reunindo cerca de 2 mil alunos. São oito equipes classificadas em cada categoria dos esportes em quadra – no entanto, o basquete, no sub-18 masculino, e o futsal, no 15 e 18 masculino, são 16 escolas. O aumento no número de escolas e na participação dos estudantes acontece graças ao fortalecimento dos jogos estudantis.

Após a realização do basquete, será a vez dos jogos de vôlei, que também serão realizados no CIE. Ao todo, são nove modalidades em disputa no Jeups, sendo cinco coletivas: futebol de campo, futsal, basquete, handebol e vôlei; e quatro individuais como tênis de mesa, xadrez, judô e atletismo.

Além delas, o apoio ao Banco de Sangue Santa Teresa é a novidade para 2019. As instituições de ensino que levarem o maior número de pessoas para a mobilização ganharão pontos equivalentes aos esportes em disputa. Serão aceitas doações até o dia 30 de setembro.

Outra novidade é o projeto Selecionados Jeups. Serão formadas seleções com os principais atletas das categorias sub-15 e 18 no basquete, handebol, vôlei e futsal (apenas no feminino, já que no masculino a Liga Petropolitana de Desportos representa a cidade). Uma comissão de professores está avaliando o desempenho dos estudantes, que serão selecionados após o encerramento de cada modalidade.

Os moradores da Rua João Xavier, no Bingen, receberam os técnicos do programa Defesa Civil na Sua Casa para vistorias com foco na prevenção de desastres. Os agentes realizaram 11 atendimentos, que serão encaminhados para as pastas e órgãos responsáveis. A iniciativa da Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias tem a finalidade de trabalhar antecipadamente nas comunidades, atendendo a população durante todo o período de estiagem, buscando diminuir as ocorrências que acontecem com as fortes chuvas de verão.

A equipe também realizou uma ação de orientação aos moradores sobre os riscos de deslizamentos, preservação das fontes de águas, construções irregulares entre outros. Os agentes foram acompanhados pela responsável pelo ponto de apoio da João Xavier, Ângela Ramos de Lima, que trabalha há 18 anos como voluntária da Defesa Civil.

“É muito importante trabalhar dessa forma, antes das chuvas fortes. Conseguimos mostrar para os técnicos todas as nossas necessidades e isso é muito importante. Uma ação como essa só pode trazer benefícios para o nosso bairro”, afirmou Ângela. “A presença da Defesa Civil na comunidade mostra que não estamos esquecidos”, disse Maria Célia de Araújo, moradora da comunidade.

O Defesa Civil na Sua Casa já levou técnicos para a Comunidade do Alemão, Neylor, Siméria, Duarte da Silveira, Vila Operária em Cascatinha e no Bairro da Glória. São mais de 50 atendimentos realizados somando esses locais. Os atendimentos serão realizados até o fim do período de estiagem, em outubro.

Um calendário está sendo elaborado pela Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias para atender as comunidades do município. Os interessados em receber o programa no seu bairro podem ligar para o (24) 2246-9291 e agendar o atendimento dos técnicos.

Os alunos da Orquestra de Violões Raphael Rabello, da Casa da Educação Visconde de Mauá, participarão de uma aula especial na quarta-feira (21.08), com o músico Marcel Powell, filho do violinista Baden Powell, considerado um dos maiores músicos brasileiros de sua época e um dos maiores violonistas de todos os tempos. O encontro ocorrerá às 10h. A Casa da Educação fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

Evento: Aula de violão com Marcel Powell

Quando: Quarta-feira (21.08)

Horário: 10h

Local: Casa da Educação – Avenida Barão do Rio Branco, nº 03.

Site da prefeitura é a ferramenta para os candidatos cadastrarem seus currículos

O Balcão de Empregos da Prefeitura, administrado pelo Departamento de Trabalho e Renda (Detra), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, tem 13 vagas disponíveis nessa semana. Os candidatos devem cadastrar os seus currículos na prefeitura no site www.petropolis.rj.gov.br. Outras informações pelo telefone (24) 2233-8113.

O balcão de empregos realiza a divulgação das vagas e os encaminhamentos dos candidatos para processo seletivo, sendo assim, fica a cargo do empregador a responsabilidade pelas entrevistas e possíveis contratações. O Detra fica na Avenida Barão do Rio Branco, nº 2846.

Confira as oportunidades:

Assistente de reparos - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio e formação técnica do Senai

Assistente mecânico de motores - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio, carteira ANAC

Conferente - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Encarregado de mercearia - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Encarregado de perecíveis - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Estagiário de engenharia - 1 ambos - Cursando engenharia mecânica ou mecatrônica, inglês avançado

Locutor de supermercado - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Motorista de van - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio, experiência comprovada em transporte na rota Petrópolis X Rio de Janeiro, CNH categoria D

Passadeira - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino fundamental e experiência

Pizzaiolo - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Serralheiro - 1 vaga - ambos os sexos - Experiência

Tesoureiro - 1 vaga - ambos os sexos - Ensino médio e experiência comprovada

Além dessas, uma vaga foi cadastrada uma vaga para deficientes. A chance é para assistente administrativo, ambos os sexos. Para concorrer é necessário ter ensino médio, conhecimento do pacote office, experiências administrativas e laudo médico atualizado.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Agosto 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
      1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31  

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo