Depois de mais de um ano e meio de estudos e discussão das áreas técnicas de várias secretarias municipais, a prefeitura finalizou o Manual de Calçadas Acessíveis. Trata-se de um documento que vai orientar intervenções em calçadas que proporcionem condições de uso para todas as pessoas, incluindo as pessoas que possuem alguma redução de mobilidade, como pessoas com deficiência, idosos, grávidas, carrinho de bebê, entre outros casos. O resultado desse trabalho, construído com orientação da Firjan e da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), foi apresentado nesta quarta-feira (24.07) ao prefeito, que agora enviará para a Câmara de Vereadores um projeto de lei para instituir o Manual em Petrópolis.

O manual feito por Petrópolis ganhou o nome de “Todos na Calçada”. Nesse documento, foi colocada o conceito de calçada ideal, que inclui as noções de como devem ser usados cada espaço nela (área para livre circulação, para uso de mesas ou canteiros de jardinagem, entre outros), travessia de pedestres e rampas. Também estão descritos os tipos de materiais a serem usados para intervenção necessária – concreto, ladrilhos, pedra portuguesa ou outros tipos. O documento ainda fala de mobiliários, vegetação e itens como patrimônio histórico, topografia, fiscalização. 

Para o presidente da Firjan na Região Serrana, Júlio César Talon, o Manual de Calçadas Acessíveis impacta diretamente a vida dos mais de 300 mil habitantes e também dos visitantes de Petrópolis, que tenham ou não tenham dificuldades de mobilidade.

“À medida que eu fui entendendo um pouco mais do objetivo desse projeto e dos benefícios que ele pode trazer para a nossa cidade e a nossa região, eu fiquei extremamente encantado. O grau de engajamento e comprometimento que essa equipe teve só me leva a pensar que o sucesso desse projeto é incontestável. E eu não tenho dúvidas que esse programa vai dar a Petrópolis mais um diferencial em relação às demais cidades do Estado do Rio de Janeiro”, afirmou.

Durante a fase de elaboração, foram realizadas diversas reuniões com técnicos da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica, Secretaria de Obras, de Educação, de Saúde, de Defesa Civil, CPTrans, Controladoria e Gabinete da Cidadania. Além desses encontros, esses técnicos foram levados para atividades externas em que eles viveram na pele algumas das dificuldades que as pessoas com mobilidade reduzida enfrentam todos os dias.

Acompanhadas pelo especialista em Desenvolvimento Setorial da Firjan, Luiz Gustavo Tavares Guimarães, os técnicos da prefeitura encararam a cidade em cadeiras de rodas e com os olhos vendados – para simular as situações vividas por cegos – com o objetivo de entenderem quais os desafios que eles vivem ao se locomover nas calçadas e, assim, poder montar o manual para atender de forma mais adequada a essas e outras pessoas.

“Esse é o resultado de um grande trabalho, de um grande esforço de vários técnicos. Tivemos um grupo de trabalho muito representativo, o que é muito difícil de ver em outras cidades. Aqui em Petrópolis, pelo empenho e pelo entendimento do que é esse projeto, a gente teve uma resposta muito boa de toda a prefeitura. Daqui para frente, vamos apresentar todo trabalho para a sociedade civil organizada, criamos a lei e disponibilizamos o Manual na internet”, explicou Luiz Gustavo.

O prefeito assinou nesta quarta-feira (24.07), o acordo de Cooperação Técnica com a empresa BrazilLab, para a implementação da plataforma de gerenciamento do Sistema Único de Assistência Social (GESUAS). O objetivo é inteirar todas as informações cadastradas pelos equipamentos dos SAS, e que as mesmas possam ser acessadas em qualquer lugar pelos técnicos, agilizando o serviço da assistência, que atende em média 25 mil pessoas por mês.

O sistema foi adquirido após uma intermediação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a BrazilLab que selecionou a startup GESUAS para ser implantado do município. O projeto prevê o treinamento de todos os profissionais da secretaria, assim como o desenvolvimento e manutenção da plataforma.

Entre os serviços prestados pelo GESUAS, estão: a gestão baseada em dados; agilidade no registro de dados e obtenção de informações; conhecimento dos territórios e respectivas situações de vulnerabilidade; violações de direito e risco social; melhoria de indicadores de gestão; agilidade e assertividade na prestação de contas e monitoramento das instâncias estadual e federal.

“Já sabíamos que Petrópolis é um grande polo de inovação, escolhemos a cidade entre mais de nove prefeituras para que o projeto startup selecionado fosse implantado. Aqui tem o porte e estrutura para que a plataforma funcione”, contou o coordenador de Projetos da BrazilLab, Fernando Rabelo. O idealizador da GESUAS, Ígor Guadalupe, contou que a plataforma será um facilitador de acesso aos dados cadastrados. “Os técnicos poderão acessar toda a base de dados pelo celular, facilitando todo o trabalho de acompanhamento dos assistidos”, disse.

O programa de gestão contribuirá para o mapeamento dos usuários dos serviços sociais, além de identificar demandas dos territórios de maior risco social.

Petrópolis está cada vez mais perto de ganhar uma unidade móvel para atendimento ao consumidor. A licitação para a contratação do veículo, uma espécie de furgão, e de toda a sua estrutura foi concluída e a previsão é que em até 90 dias o serviço itinerante já esteja acontecendo nos bairros da cidade. O contrato com a vencedora da licitação, a empresa Roda Brasil Representações, Comércio e Serviço foi assinado na última semana. O Procon Móvel vai contar com os mesmos serviços disponíveis nas unidades físicas, ampliando o acesso à população, que terá, próximo as suas casas, todo o aparato disponível nas sedes do Centro e de Itaipava.

A equipe do Procon já trabalha com um cronograma de atendimentos às comunidades. Descentralizado, a ideia é levar toda a infraestrutura do órgão de defesa do consumidor para locais como Araras, Brejal, Caxambu, entre outros. O equipamento vai contar com todo o aparato para que o atendimento seja feito em qualquer lugar da cidade, dependendo apenas de espaço para estacionamento. Ele será totalmente acessível, com elevadores para acessibilidade, computadores com internet, banco de espera, TV, entradas USB para carregamento de smartphones, conexão wi-fi, além de toldos e mesas com cadeiras para montar uma segunda estrutura do lado de fora do veículo.

O prefeito destaca que a aquisição do Procon Móvel vai oportunizar a mais pessoas que tenham garantindo seus direitos no que tange as relações de consumo.

Com toda a estrutura do Procon, o petropolitano só precisará levar até à unidade móvel os comprovantes relacionados à queixa que pretende fazer e seus documentos de identificação. O órgão atende a denúncias de consumidores que tiveram algum problema em suas relações de consumo e sua capacidade de resolver essas demandas é superior a 90%. São duas unidades do órgão de defesa do consumidor: a principal, que fica no Centro e um polo avançado, localizado em Itaipava.

O Procon Móvel é mais um braço do órgão e foi adquirido graças a recursos de multas em empresas que lesaram o consumidor de alguma forma. Então, foi revertida essas multas para a infraestrutura que vai garantir um atendimento ainda melhor para o consumidor. Outro passo importante em relação a isso é a Aplicativo do Procon Petrópolis, onde o usuário poderá protocolar denúncias e reclamações de qualquer lugar.

O aplicativo já está sendo licitado. Nele, utilizando um smartphone com internet o usuário poderá efetuar suas reclamações inserindo fotos e informações sobre a denúncia, acompanhar as demandas pelo número de protocolo, ver seu histórico de atendimento, além de ter acesso ao código de defesa do consumidor diretamente na plataforma.

As artes marciais fazem parte das principais características da cultura japonesa e é por isso que elas ganharão destaque no Bunka-Sai, com uma intensa programação esportiva. A festa que homenageia as tradições e os costumes da Terra do Sol Nascente acontece entre os dias 08 e 11 de agosto, no Palácio de Cristal, e vai contar com demonstrações de Aikido, Jiu-jitsu, Karatê, Judô, Ninjutsu, Kendô Kage-ryu, além de um torneio de judô. O evento ainda vai contar com o Undokai, uma gincana japonesa para as crianças. A entrada é gratuita.

Serão quatro dias com programação para todos os gostos, que ainda inclui, claro, a gastronomia japonesa, além de shows, oficinas de mangá, origami e ikebana, cosplay, apresentação do Taiko, entre diversas outras atividades.

Algumas das artes marciais já são conhecidas dos brasileiros, como o Jiu-jitsu, Karatê e o Judô, mas alguns nomes ainda são estranhos por aqui. O Aikido, por exemplo, é uma arte marcial criada no Japão, que usa a luta de absorver o movimento dos atacantes para controlar suas ações com o mínimo esforço. Já o Ninjutsu surgiu a partir da necessidade do emprego de espiões (Ninja) durante o período medieval japonês (século VI). Consistia em um conjunto de técnicas que capacitavam os agentes a agir em todas as situações no campo de batalha. E o Kendô Kage-ryu é um estilo de kenjutsu (técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais) criado no século XV no Japão.

Durante a festa, a demonstração de Aikido acontece nos dias 09 e 11, às 19h e 12h, respectivamente; a de Judô nos dias 09 e 11, às 14h e às 9h; a de Karatê no dia 10, às 9h; de KendôKage-ryu, Jiu-jitsu e Ninjutsu, dia 11, às 10h e 11h; além do Undokai também no dia 11, às 10h, e o 2º torneio Judoca Matheus Especial, dia 10, de 9h às 17h.

A Secretaria de Defesa Civil e Ações Voluntárias vai fazer mais três campanhas humanitárias dentro do Plano Inverno municipal. A próxima será a arrecadação de fraldas geriátricas em homenagem ao Dia dos Pais que serão entregues no dia 8 de agosto no Sanatório Oswaldo Cruz em Corrêas. As outras serão a sexta etapa da doação dos agentes para o Banco de Sangue do Santa Teresa e a entrega de roupas infantis e brinquedos a instituições carentes no Dia das Crianças.

Principal novidade para este ano dentro das ações humanitárias, a campanha de Dia dos Pais é inédita e vai atender aos 250 pacientes do SOC.

Neste ano, a Defesa Civil também já realizou a campanha do agasalho, que arrecadou cerca de duas mil peças de frio. Dentro dessa ação, também aconteceu a Festa Julina solidária, encerrando o trabalho de inverno. A campanha contou com o apoio da GE Celma, da Legião da Boa Vontade e do Centro de Cidadania.

Desde 2017, a Defesa Civil já promoveu campanhas do agasalho com mais de seis mil peças de frio entregues para instituições de acolhimento; arrecadou chocolates colaborando com a Páscoa da Sociedade Pestalozzi; distribuiu rosas em lares de idosos da cidade no Dia das Mães, organizou a doação quatro campanhas no Banco de Sangue Santa Teresa, além de entregar fraldas no Dia das Crianças para a Creche Santo Antônio, da Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho em Nogueira.

O Centro de Cultura Raul de Leoni recebe, no próximo mês, o espetáculo “Tributo à Legião Urbana: Todo o Sentido do Mundo”. A banda e também seu vocalista, o poeta do rock Renato Russo, serão homenageados por Sandro Gomes, vocalista da banda Concreto Humano, que se apresenta no dia 02 de agosto, às 20h, no Teatro Afonso Arinos. Clássicos como “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Quase sem querer” e “Vento no litoral” poderão ser assistidos e ouvidos ao vivo; assim como músicas do “Lado B”, tais como “Eu era um lobisomem juvenil”, “Petróleo do futuro”, “Flores do mal” e “Acrilic on canvas”. Os ingressos já estão a venda.

Poucos são os artistas que conseguem, de forma tão ímpar, captar os anseios das pessoas para transformar “os gritos da alma” em poesia e música. Renato Russo fazia isso como ninguém: tinha uma capacidade única de entender, refletir e transmitir os sentimentos; através da Legião Urbana, externava todo o sentido do mundo. A partir disto, desde a sua morte em outubro de 1996, Renato Russo e a Legião Urbana recebem homenagens em forma de shows que “pipocam” por todo o Brasil. E em Petrópolis não poderia ser diferente: há nove anos o poeta do rock e a Legião Urbana são homenageados por Sandro Gomes, que agora retoma suas raízes no Centro de Cultura.

Sandro Gomes, que também assina a produção e direção artística do show desde a primeira edição em 2011, explica que “é muito difícil montar uma sequência de repertório para o espetáculo que seja o ‘ideal’, pois a Legião gravou muitos álbuns, mais de 150 músicas, e infelizmente, acaba uma ou outra canção ficando de fora. No entanto, para este show do dia 02 de agosto, como de costume, a galera pode esperar umas 26 músicas pelo menos; será, como sempre, um show memorável”, disse.

O Centro de Cultura Raul de Leoni fica na Praça Visconde de Mauá, 305, no Centro. Informações e convites através do número de celular e whatsapp: (24)98801-7880 ou pelas redes sociais (Instagram e Facebook: @concretohumano).

O Palácio de Cristal vai contar com uma programação de peso esta semana, recebendo shows do Festival Sesc de Inverno. O primeiro acontece nesta quarta-feira (24.07), com o grupo Jazzeado, que interpretará releituras de sucessos da MPB na linguagem do jazz com improvisos e muita descontração. Na quinta (25), será a vez de Samanta Dias, que apresenta o projeto Garimpo: Brasil em Forma de Canção. Um passeio pela canção brasileira em toda a sua riqueza e diversidade. E na sexta (26) quem sobe ao palco é D'Avilla Quinteto, sob regência do Maestro Rodrigo, que apresentará temas e composições do guitarrista norte-americano George Benson. Todos os shows acontecem a partir de 19h, com entrada gratuita. O Festival Sesc de Inverno conta com a parceria da Prefeitura de Petrópolis.

Os jogos das quartas de final da Copa das Comunidades na categoria sub-20 agitam as quadras comunitárias da cidade no próximo sábado (27.07). O Serrinha joga em casa contra o Duques após o empate em 2 a 2 no primeiro jogo. O Lopes Trovão também joga diante da sua torcida após o confronto de ida terminar em 5 a 5 contra o Félix. Após a vitória no primeiro jogo por 3 a 1, o Vale do Carangola tem o mando de campo contra o São Sebastião. O Bairro da Glória quer manter a vantagem de 1 a 0 que conquistou em sua quadra diante do Quitandinha. As partidas acontecem simultaneamente a partir das 13h.

A Copa das Comunidades conta com o apoio da prefeitura desde o ano passado, através da Superintendência de Esportes e Lazer.“Esse apoio é fundamental no sucesso da nossa competição”, completa Fabian Oliveira, organizador do torneio.

Na categoria adulta, a competição terminou em abril com o título do Bairro da Glória. Ao todo, participaram 13 equipes e mais de 150 atletas. O artilheiro da competição foi Vitor Paranhos, do Chácara Flora, com 28 gols. Da mesma equipe foi eleito o craque da competição, o armador Marcelo Teodoro. O goleiro menos vazado foi Marcus Vinícius, do time campeão.

A próxima categoria em disputa será o sub-9, que começa na primeira semana de agosto e será realizada sempre aos sábados, em uma quadra comunitária das comunidades participantes. Os responsáveis pelos projetos sociais interessados em participar podem entrar em contato pelo telefone: (24) 97402-7107 e garantir sua vaga. “A ideia é integrar os projetos sociais, além de retirar os jovens das ruas, mantendo longe das drogas e da criminalidade”, explica Fabian.

Mais de 500 jovens envolvidos no ano passado

Em 2018, mais de 500 jovens participaram da Copa das Comunidades nas categorias sub-11, 13 e 15. Foram realizadas 120 partidas em cerca de 100 horas de atividades nos bairros da cidade. No 11, o título ficou com a equipe do Montese. Já no sub-13, o time que representou o Taquara faturou o troféu. No 15, os meninos do Vila Unida levaram a melhor.

Na quinta-feira (25.07) é comemorado o dia Internacional da Mulher Negra: Caribenha e Latino Americana, e o dia em que é celebrado do Dia Nacional de Teresa de Benguela. Em homenagem as datas, os Movimentos Negros Municipais Unificado (MNU), em parceria com o Conselho Municipal de Promoção e Igualdade Racial (COMPIR), farão uma solenidade na sexta-feira (26.07) para entregas de moções às 19h, na Câmara Municipal de Petrópolis. Na ocasião, a nova diretora do MNU tomará posse. Farão parte do evento a Juíza de Paz na Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Elizabeth Maller; a coordenadora do Gabinete da Cidadania, Anna Maria Rattes; o vereador Justino do Raio X; a presidente do COMPIR, Edna Queiroga; a coordenadora do MNU, Lourdes Petronilho e representantes do Movimento Negro: Nacional, Estadual e Municipal.

Alvará Online - BANNER

Notícias por data

« Julho 2019 »
Seg. Ter Qua Qui Sex Sáb. Dom
1 2 3 4 5 6 7
8 9 10 11 12 13 14
15 16 17 18 19 20 21
22 23 24 25 26 27 28
29 30 31        

Alvará Online - BANNER

Casa dos Conselhos

DO

Cadastro da inscrição do IPTU para crédito da Nota Imperial

turispetro

iluminacao

balcao empregos

plano compras

portal transparencia

licitacao

Concursos

Casa dos Conselhos

ecidade

jrestaurativa

gabinete cidadania.fw

cpge

EOUVmunicipios

selo acesso_informacao.fw

Relatorio CMVP

cmv-logo